tododia.com.br | 3,00 31 ago | 2021 05 cidades consórcio

16
Após adesão da prefeitura ao Cismetro, oficializada no último sábado para oferecer consultas médicas e exames a pacientes da rede pública, Secretaria de Saúde trabalha na definição dos serviços para os próximos 3 meses P3 Consórcio de Saúde vai começar a atuar em Americana ainda em 2021 Mauro Luchiari morre aos 84 Dentista americanense foi membro do Lions Clube por mais de 50 anos tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 TERÇA Cidades 05 Brasil + Mundo 09 Bandidos invadiram a cida- de do interior paulista na ma- drugada desta segunda, ex- plodiram agências bancárias e fizeram reféns de escudo humano. Três morreram. Quadrilha leva terror e morte a Araçatuba Clayton Khan/Folhapress DESTRUIÇÃO | Veículos incendiados durante ação de quadrilha que assaltou bancos em Araçatuba CAPTANDO ENERGIA DO SOL | A Secretaria de Saúde de Americana anunciou nesta segunda-feira (30) que, além do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, agora o pronto atendimento do bairro Antônio Zanaga e as unidades básicas de saúde do São Vito e Jardim Boer (foto) também passaram a integrar o Programa de Eficiência Energética, gerenciado pela CPFL Paulista. Com isso, agora são quatro unidades de saúde que se beneficiam do programa, com a geração própria de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos. P6 Cidades 04 O relatório que apontará se 13 mortes de pacientes com Covid-19 no Hospital Mu- nicipal de Americana estão ou não relacionadas ao fun- cionamento inadequado de respiradores adquiridos pela prefeitura deve ser divulgado no próximo dia 16. Relatório sobre respiradores deve sair dia 16 CPFL / Divulgação Americana vai receber carreta da mamografia Cidades 03

Upload: others

Post on 22-Nov-2021

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

Após adesão da prefeitura ao Cismetro, oficializada no último sábado para oferecer consultas médicas e exames a pacientes da rede pública, Secretaria de Saúde trabalha na definição dos serviços para os próximos 3 meses P3

Consórcio de Saúde vai começar a atuar em Americana ainda em 2021

Mauro Luchiari morre aos 84

Dentista americanense foi membro do Lions

Clube por mais de 50 anostododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 TERÇA

Cidades05

Brasil + Mundo09

Bandidos invadiram a cida-de do interior paulista na ma-drugada desta segunda, ex-plodiram agências bancárias e fizeram reféns de escudo humano. Três morreram.

Quadrilha leva terror e mortea Araçatuba

Clayton Khan/Folhapress

DESTRUIÇÃO | Veículos incendiados durante ação de quadrilha que assaltou bancos em Araçatuba

CAPTANDO ENERGIA DO SOL | A Secretaria de Saúde de Americana anunciou nesta segunda-feira (30) que, além do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, agora o pronto atendimento do bairro Antônio Zanaga e as unidades básicas de saúde do São Vito e Jardim Boer (foto) também passaram a integrar o Programa de Eficiência Energética, gerenciado pela CPFL Paulista. Com isso, agora são quatro unidades de saúde que se beneficiam do programa, com a geração própria de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos. P6

Cidades04

O relatório que apontará se 13 mortes de pacientes com Covid-19 no Hospital Mu-nicipal de Americana estão ou não relacionadas ao fun-cionamento inadequado de respiradores adquiridos pela prefeitura deve ser divulgado no próximo dia 16.

Relatório sobre respiradores deve sair dia 16

CPFL / Divulgação

Americana vai receber carreta da mamografia

Cidades03

Page 2: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

OPINIÃO / j o r n a l to d o d i a

02Terça, 31 de Agosto de 2021

Fonte: CPTEC | Unicamp

25°

12°Predomínio de sol

CLIMA NA RMC

As entidades (...) veem com grande preocupação a escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades

EMPRESÁRIOS DO PAÍS Em manifesto divulgado ontem

+ 0,43%88

Dólar Com.- 0,12%R$ 5,189

Euro- 0,08%R$ 6,123

Bovespa- 0,78%119.739 pontos

ECONOMIA

Mega Sena

Quina

Federal

01 - 19 - 35 - 40 - 47 - 54

Concurso 2.404 | 28/08/2021

Concurso 5.644 | 30/08/2021

28 - 33 - 40 - 74 - 79

1º Prêmio 0441832º Prêmio 0912193º Prêmio 0664634º Prêmio 0176725º Prêmio 084923

Concurso 5.592 | 28/08/2021

Número Bilhete

SUA SORTE

Esta edição tem 16 páginas

ISSN

1807

-950

4

Jornal TODODIAFundado em 28 de outubro de 1996

Ano XXII - Nº 8.866

TODODIA - O jornal da Região Metropolitana de Campinas

FRASE DO DIA

FALECIMENTOSSanta Bárbara d’Oeste

Maria Aparecida CovolanFaleceu ontem, aos 72 anos. Era filha de Fidencio Covolan e

Marina Balan Covolan. Será sepultada hoje, às 10h, no Cemitério Campo da Ressurreição.

(Funerária Araújo-Orsola)

Sandra Aparecida SattiFaleceu ontem, aos 58 anos. Era casada com Lourival Pires

de Abreu, deixando a filha Michele Cristina. Foi sepultada no Cemitério da Paz.

(Funerária Araújo-Orsola)

Roberto Parizotti | Fotos Públicas

TAPETE DE FLORES | As flores do ipê-amarelo prenunciam a primavera e se confundem com o gramado em praça na capital paulista.

IMAGEM DO DIA

Estudar ouvindo música Os policiais não formam um corpo ideológico homogêneo

Muitos alunos têm dú-vidas se ouvir música durante os estudos pode melhorar o desempenho. De acordo com um es-tudo da Universidade de Caen, na França, estudar ouvindo música favorece a concentração do estu-dante. Já a pesquisa rea-lizada pela Universidade de Phoenix, nos EUA, apontou que os alunos que ouviam música ti-nham um rendimento menor do que aqueles que não ouviam.

Vale ressaltar que cada ser humano é único e possui suas próprias características e limita-ções. Logo, isso não sig-nifica necessariamente que é impossível ouvir música enquanto estuda e ter um rendimento ex-celente.

Os policiais, tanto civis quanto militares, não formam um corpo ideológico homogêneo ou unificado; ao contrá-rio do que o imaginário popular possa definir, há uma diversidade de pensamentos dentro das instituições, que re-flete bem a pluralidade de nossa sociedade.

De senso geral a to-dos os policiais, pode-mos citar somente o norteamento pelo bem comum dos cidadãos, em que a segurança da população, pela na-tureza de nossa ativi-dade, ocupa lugar de destaque.

As polícias são ins-tituições de seguran-ça inseridas no Estado Democrático de Direito e, dentro das peculia-ridades da atividade policial, é livre o pen-samento político, desde que respeitados os limi-tes legais.

Na variação do espec-tro de ideias, valores e crenças há reduzido extremismo político dentro das polícias, as-sim como na socieda-de. A nosso ver, esse extremismo ideológico é incapaz de gerar fra-turas institucionais ou sublevações antidemo-cráticas.

Ser simpatizante de algum mandatário de

LEONARDO CHUCRUTERAQUEL KOBASHI GALLINATIDIRETOR-GERAL DO COLÉGIO E

CURSO ZEROHUM PRESIDENTE DO SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SP E DIRETORA NACIONAL DA ADEPOL

Para começar, é preci-so entender que alguns tipos de música específi-cos devem ser seleciona-dos. Por exemplo, não dá para optar por um “pan-cadão” ou um “rock pe-sado” – esses estilos são ótimos para fazer ativi-dade física – mas, duran-te o estudo, ao invés de te ajudar, podem acabar atrapalhando.

A plataforma de strea-ming Spotify também realizou uma pesquisa utilizando diferentes ti-pos de gêneros musicais para avaliar como cada matéria se comportava com o estilo de música. Escutar música clássica, por exemplo, melhorou o desempenho nas dis-ciplinas exatas. Já nas de linguagens ficou enten-dido que músicas acom-panhadas de letras não eram adequadas, princi-

palmente quando se faz necessário muita aten-ção, pois o cérebro pode começar a captar a letra da música e tirar o foco da leitura.

É claro que o estilo musical de cada pessoa varia e alguns não gos-tam da música clássica. Por isso, o que fazer? Pri-meira opção: crie uma playlist com músicas que você já conhece que não tenham letras muito estrondosas. Assim, seu cérebro não vai prestar tanta atenção naquela letra, deixando apenas um som de fundo.

A segunda opção é o famoso estilo lo-fi, que tem características de leveza e simplicidade, e não tem muitos vocais. Ele ajuda a manter o foco e a concentração. E se você quer manter o ritmo de calmaria, pode optar pelo som da natureza.

Assim como os bebês se acalmam com as can-ções de ninar, o barulho da chuva pode ser uma alternativa para te con-centrar. Não existe fór-mula mágica. Veja o que se aplica melhor a você e bons estudos.

Alguns tipos de música específicos

devem ser selecionados

poder não deve criar estigma ou censura, por mais que haja uma crítica geral e substan-cial ao representante do poder constituído. As instituições fazem parte da estrutura do Estado, e não podem sofrer tentativas de in-gerência por parte de governos.

Diferentemente do que se possa arguir, desde a redemocratiza-ção os policiais procu-raram lutar por maio-res direitos, garantias, condições de trabalho, qualificação e princi-palmente remuneração condigna a cargo tão essencial à democracia.

O que deve ser a pauta principal da so-ciedade é a efetivação concreta das políticas públicas de valorização estabelecidas na Lei que instituiu o SUSP (Sistema Único de Se-gurança Pública) e um pacto social que inte-gre de verdade as forças policiais e estabeleça um padrão remunera-tório equilibrado para seus profissionais.

Sete de setembro é o dia em que celebramos a emancipação brasi-leira do reino de Portu-gal. Uma data em que reafirmamos nossa au-tonomia e identidade como nação indepen-dente e democrática.

Que na data de nossa Independência glorifi-quemos a pátria brasi-leira, pensando na va-lorização dos policiais do Brasil – uma imensa maioria de verdadeiros heróis sociais que su-peram as mais comple-xas adversidades pelo bem de cada uma das pessoas que vivem em solo brasileiro.

(19) 9 9444-6774 - Redação(19) 3471-2700 - Distribuição

(19) 98826-0438 - Financeiro(19) 98767-1388 - Comercial

facebook.com/jornaltododia

Fale conosco

@jornaltododia

Expediente: Avenida São Jerônimo, 2.210 - Morada do Sol - CEP: 13.470-310Telefone 3471.2700 | www.tododia.com.br | [email protected] sugestões de pauta: 3471.2710 e [email protected] anunciar: 3471.2740 e [email protected]ão de anúncio: Sede do jornal | Para assinar: 3471.2784

Mande sua mensagem, sua foto, conte sua história, dê sua opinião, ajude a fazer o TODODIA: [email protected]

Presidente: Roberto Romi ZanagaEditor-chefe: Wagner de Freitas

Marcia MarconMaria Cristina Luchiari PisoniRicardo AlécioRoberto Romi Zanaga

Conselho Editorial:

Page 3: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CIDADES / j o r n a l to d o d i a

03Terça, 31 de Agosto de 2021

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

O Cismetro (Conselho Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas) deve come-çar a atuar em Americana ainda este ano, para ofe-recer consultas médicas, exames e outros proce-dimentos a pacientes da rede pública, que estão na fila de espera por atendi-mento.

A previsão é do secretá-rio de Saúde da cidade, Da-nilo Carvalho de Oliveira.

A adesão da prefeitura ao consórcio, aprovada pela Câmara na semana passada em regime de ur-gência, foi publicada no úl-timo sábado (28) no Diário Oficial do município.

De acordo com o secre-tário, a pasta já trabalha na definição dos serviços que serão realizados nos próxi-mos três meses.

“Acredito que nas pró-ximas semanas já come-

çamos a usar o consórcio. Estive com o diretor do Cismetro para construir o plano de trabalho, com números de consultas e exames. Vamos divulgar a prévia dos três primei-ros meses de atuação nos próximos dias”, afirmou Oliveira.

Atualmente, Americana possui mais de 31 mil pes-soas só na fila para consul-tas médicas e outras 7.829 aguardando por exames e outros procedimentos.

A principal demanda a ser atendida pelo consór-cio é a de consultas em dermatologia, que hoje conta com uma lista de espera de 3.882 pacientes. Na sequência vêm os aten-dimentos em cardiologia (3.340), neurologia (3.161) e oftalmologia (3.108).

Entre os exames, o mais procurado é a ultrasso-nografia transvaginal, com 1.513 pessoas na fila. “Não vamos conseguir ze-rar a fila de seis anos em

três meses, mas com cer-teza vamos conseguir ter uma redução significativa das nossas filas de con-sultas e exames”, disse o secretário nesta segunda--feira.

Segundo o superinten-dente do Cismetro, Élcio Ferreira Trentin, Ame-ricana já possui profis-sionais credenciados e o grupo busca por novos parceiros.

Todos os serviços serão realizados em estabeleci-mentos de saúde da rede de Americana, que conta com 17 unidades básica, um núcleo de especiali-dades, além de assistência oferecida pelo SUS (Sis-tema Único de Saúde) no Hospital Municipal Dr. Waldermar Tebaldi.

O Consórcio Intermuni-cipal da Região Metropo-litana de Campinas atua desde 2014 e possui 18 membros, contando com Americana. Nova Odessa estuda a adesão ao grupo.

Secretário de Saúde afirma que planejamento para os próximos três meses já está em andamento

Cismetro começa a atuar em Americana ainda neste ano

RENATO PEREIRAAMERICANA

SAÚDE

Americana receberá carreta da mamografia para 600 exames

Americana deve realizar entre os próximos dias 4 e 16 de outubro aproxima-damente 600 exames de mamografia, na carreta de exames do “Programa Mulheres de Peito”, do go-verno do estado.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (30) em entrevista coleti-va de imprensa realizada pelo prefeito Chico Sar-delli (PV) e o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB).

Macris, que na semana passada esteve na cidade para anunciar o repasse de R$ 2,5 milhões em ver-bas do governo estadual à cidade, intermediou também a realização do mutirão de exames.

“Havia uma demanda grande da cidade no sen-tido de equacionar a solu-ção para esse problema”, comentou o deputado.

A carreta ficará estacio-nada na Praça Comenda-dor Müller, em frente à biblioteca.

A previsão é que sejam oferecidos 50 exames por dia, entre às 9h e 18h du-

rante a semana, e 25 exa-mes aos sábados, entre às 9h e 13h.

A iniciativa é destina-da a mulheres de 50 a 69 anos. Para realizar o exame será preciso apre-sentar apenas o RG ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o secretário de Saúde de America-

na, Danilo Carvalho de Oliveira, a pandemia de Covid-19 fez com que o úmero de consultas fosse reduzido e, consequente-mente, a demanda pelos exames.

“Vamos fazer uma bus-ca ativa por essas mu-lheres que precisam do exame e conversar com os ginecologistas da rede sobre a melhor forma de chegarmos até elas”, disse.

A pasta pretende ofe-recer a todas as pacien-tes que fizerem o exame consultas para continui-dade de eventuais trata-mentos.

O evento acontece du-rante a campanha “Outu-bro Rosa”, voltada à cons-cientização do câncer de mama.

PAPANICOLAU Oliveira comentou

ainda que a secretaria estuda, por meio da coor-denação de saúde da mu-lher, uma ação preventiva de exames Papanicolau para mulheres do Assen-tamento Milton Santos e bairro Monte Verde.

“Hoje já temos um mé-dico que está destinado a atender aquele público, mas infelizmente por falta de definição em relação a condição de moradia, não pode ser atendida pelo SUS, que funciona a partir de um cadastro em área descrita”, disse. O secre-tário pretende ainda pro-mover uma campanha de vacinação infantil nos bairros. | RENATO PEREIRA

Marília Pierre /Prefeitura de Americana/Divulgação

AMERICANA | Macris, Chico e Odir, com secretário e vereadores no anúncio da carreta

O QUE É O CISMETROFundado em 2014 inicialmente pelas prefeituras de Holambra, Artur Nogueira e com adesão de Cos-mópolis, o consórcio se denomina um grupo formado pelas cidades consorciadas (19 atualmente, mas o grupo pode aumentar a qualquer tempo). O Cismetro se identifica com grupo sem fins lucrativos, que não é uma classificado como OS (Organização Social) e não faz a gestão de unidades de Saúde. A fina-lidade é “realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população”, segundo descrito no site do consórcio.

COMO FUNCIONAOs municípios consorciados pagam uma taxa mensal de custeio, fixa e rateada igualmente, e podem decidir quantos e quais serviços e exames querem adquirir das empresas fornecedoras previamente cre-denciadas no Cismetro, segundo uma tabela de valores fixa regional, sem custos ou taxas adicionais. No ano de 2020, Limeira, por exemplo, uma das cidades consorciadas, realizou mais de 128 mil atendimen-tos por meio da rede do Cismetro. Rio Claro, a mais recente no grupo, teve 12 mil atendimentos no ano.

QUAIS CIDADES JÁ PARTICIPAMAmparo, Artur Nogueira, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Ipeúna, Iracemápo-lis, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Morungaba, Paulínia, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santo Antonio de Posse e Tatuí

SAIBA MAIS SOBRE O CISMETRO

COVID-19

Estado de saúde do Padre Itamar pioraO Padre Itamar Gon-

çalves, de 74 anos, que segue internado com Covid-19 no Hospital da Unimed, de Americana, voltou a ter seu quadro de saúde agravado nes-ta segunda-feira (30). Conforme comunicado divulgado no final da

tarde pela Paróquia São Jorge, de Nova Odessa, onde ele atua, o padre apresenta complicações renais. Por conta disso, uma equipe de hemo-diálise deu início a um estudo sobre o caso.

Além disso, prossegue o comunicado, “seu ní-

vel de secreção também está elevado e a equipe médica avalia, ainda, que possa ter havido algum evento neurológico”.

O pároco, que tomou as duas doses da vaci-na contra a Covid-19, foi diagnosticado com o novo coronavírus no

último dia 14 de agosto. Por orientação médica, foi internado para obser-vação, mas seu quadro se agravou e ele chegou a ser intubado na UTU (Unidade de Terapia In-tensiva) do Hospital da Unimed.

No dia 23, a paróquia

chegou a divulgar que ele passaria por processo de extubação, mas o proce-dimento não pôde ser concretizado e ele segue em coma induzido.

Padre Itamar também já dirigiu a Paróquia São Domingos, de Ame-ricana. | DA REDAÇÃO

Veículo do Programa ‘Mulheres de Peito’ ficará no Centro de 4 a 16 de outubro

Divulgação

PADRE ITAMAR | Na UTI

Page 4: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CIDADES 04Terça, 31 de Agosto de 2021

NO FOCO DO PT

TIRO DE GUERRA

TIRO DE GUERRA (2)

APOIO À EDUCAÇÃO

EXERCÍCIOS

NO FOCO DO PT (2)

EXERCÍCIOS (2)

O presidente da Câmara de Sumaré, Willian Souza, teve seu nome lançado como pré-candidato do PT a deputado federal, durante evento no sábado (28), no Chapéu Brasil, com a presença de Fernando Haddad e do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Luiz Marinho, que “convocou” o vereador para as eleições de 2022. No encontro, que reuniu cerca de 500 militantes do PT, o ex--ministro afirmou que o partido planeja uma chapa forte de candidatos à Câmara para eleger uma grande bancada - e que conta com o petista em Sumaré, que está em seu segundo mandato na Câmara.

A Câmara de Americana promove nesta terça-feira (31), às 19h30, sessão solene para homenagem a 21 ex-atiradores do Tiro de Guerra 02-045 de Americana e entrega da Medalha de Mérito Tiro de Guerra, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A solenidade será realizada em atendimento a requerimento de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB) e transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 8 da NET, pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

Durante a cerimônia de hoje na Câmara, serão homenageados 21 ex-atiradores que serviram o Tiro de Guerra de Americana em diversas turmas – entre eles, o prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) e o prefeito de 2015 a 2020, Omar Najar (MDB). Eles receberão também a Medalha de Mérito Tiro de Guerra, honraria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que será entregue pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PSL).

Os vereadores Fernando da Farmácia (PTB), Gualter Amado (Republicanos) e Lucas Leoncine (PSDB) visitaram na última quarta-feira (27) a Escola Estadual Professora Maria José de Mattos Gobbo, em Americana, juntamente com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). A comitiva foi conhecer o es-paço onde será instalado um laboratório para uso dos alunos. A implantação será feita com uma verba federal de R$ 100 mil, obtida através de emenda parlamentar elaborada pelo deputado a pedido dos três vereadores. Durante a visita, os parlamentares foram recebidos pelo diretor da escola, Holford Willian Antoniassi de Almeida, e por professores.

Chico Sardelli e o vice-pre-feito Odir Demarchi recebe-ram ontem representantes do Sincomércio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bár-bara) e do Sesc Campinas para a apresentação de uma nova parceria. Ameri-cana agora faz parte da lista de municípios atendidos pelo projeto “Guia de Exercí-cios Ao Ar Livre”, idealizado pelo Sesc e executado em parceria com o sindicato.

Quem fez questão de par-ticipar do evento do PT em Sumaré, no último sábado, foi a vereadora do partido em Americana, Professora Juliana. A parlamentar esteve no assentamento do MST para participar do encontro com Fernando Haddad. Na pauta: novos rumos para o estado de São Paulo e o papel da militância e dos parla-mentares municipais no fortalecimento do diálogo com a população.

A proposta apresentada no gabinete de Chico Sardelli ontem orienta os cidadãos sobre o uso das “Academias ao Ar Livre”. Através de adesivos com código QR doados ao município e que serão instalados em cada apare-lho, o público, com uso do celular, é direcionado para uma plataforma online, para assistir aos vídeos produzidos pelos educa-dores de atividades físicas do Sesc Campinas.

FOGO [email protected]

Comissão apura se 13 mortes têm relação com aparelhos inadequados

Secretário prevê relatório sobre respiradores dia 16

O relatório que apon-tará se 13 mortes de pa-cientes com Covid-19 ocorridas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, em junho deste ano, es-tão ou não relacionadas ao funcionamento ina-dequado de respiradores adquiridos pela prefeitu-ra deve ser divulgado no próximo dia 16.

De acordo com o secre-tário de Saúde de Ameri-cana, Danilo Carvalho de Oliveira, a comissão de Prontuário e Óbito do HM encaminhará o parecer sobre as mortes à Vigilância Sanitária do estado.

Na sequência o docu-mento deve ser enviado ao MP (Ministério Públi-co) de Americana, que abriu inquérito para apu-rar o caso após denúncia de profissionais do HM envolvendo os aparelhos, da marca VentMed.

O caso é acompanha-do pela Anvisa (Agência

Nacional de Vigilância Sanitária).

“Estamos com a comis-são avaliando se as infor-mações dos prontuários são suficiente para che-gar a um nexo causal das mortes ou se elas estão relacionadas com os apa-relhos” disse Oliveira.

A Anvisa pede informa-ções sobre as mortes dos pacientes com Covid-19, ocorridas entre os dias 12 e 30 de junho deste ano.

No início de julho, uma

análise técnica apontou problemas nos respira-dores depois de uma de-núncia feita pela ex-ve-readora Maria Giovana.

Ela teve acesso e en-caminhou ao MP um relatório técnico inter-no da área de Saúde, assinado por profissio-nais de fisioterapia e enfermagem da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), afirmando que os equipamentos não estariam funcio-

nando adequadamente, colocando “em risco a vida” de pacientes de Covid-19 no HM.

A denúncia levou o MP a instaurar inquérito para apurar o caso.

Os respiradores foram adquiridos com uma verba de R$ 700 mil re-passada pela Câmara. “Eu, como secretário, tenho a maior urgência que isso seja esclarecido o quanto antes”, disse Oliveira.

HOSPITAL MUNICIPAL DE AMERICANA

RENATO PEREIRAAMERICANA

RESPIRADORES | Chico e Odir entre Thiago Martins e Danilo Oliveira no dia da entrega

Prefeitura de Americana / Divulgação

CAMPINAS

Divulgada classificação do concurso da Guarda

A Secretaria de Ges-tão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas divulgou nesta segunda--feira (30) a classificação final do concurso para a Guarda Municipal. A publicação, que está dis-ponível no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/), tam-bém traz a classificação dos candidatos inscritos como pessoas com defi-ciência.

Para este concurso, fo-ram oferecidas 60 vagas, sendo 10 para mulheres e 50 para homens.

A próxima etapa é a homologação, prevista para esta quarta-feira (1).

Mais de 9,1 mil can-didatos se inscreveram para o concurso, aberto em julho de 2019. Dos candidatos, 1.198 eram mulheres e 7.919 eram homens.

Os candidatos já parti-ciparam da prova objeti-va, exame antropométri-co, TAF (Teste de Aptidão

Física) e Avaliação Psico-lógica.

De acordo com a coor-denadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin, além das diferentes fases, o recur-so de um candidato tam-bém causou demora na finalização do processo. “Tivemos uma decisão judicial sobre o teste de aptidão física de um candidato e, por conta da pandemia, não foi possível realizar o teste antes. Finalizamos esta etapa e estamos dando andamento ao processo”, disse.

Após a homologação, os candidatos já podem ser convocados para a reunião de preenchi-mento de vagas e os pre-sentes darão prossegui-mento às outras etapas, que são o exame mé-dico, a pesquisa social, a avaliação psicológica para porte de armas e o curso de formação.

| DA REDAÇÃO

VANDALISMO

Contêiner de lixo é destruído em N.Odessa

Mais um contêiner de coleta de lixo foi incendia-do por vândalos em Nova Odessa. A ação criminosa ocorreu na madrugada desta segunda-feira (30), no Jardim São Manoel. O caso foi denunciado à Polícia Civil pela Pass Am-biental, empresa contrata-da pela Coden Ambiental para operar o sistema de coleta e destinação de resí-duos sólidos na cidade.

A caixa de coleta estava posicionada na Rua Wal-demar Augusto, próxima à esquina com a Rua Vitório Crispin, e foi totalmente

destruída pelo fogo. De acordo com a Diretoria Técnica da Coden, a Pass providenciará a instalação de um novo recipiente.

Ao todo, o município conta com 120 contêiners com capacidade de mil litros, que foram instala-dos em diversos pontos da cidade desde 2019 para o descarte de lixo doméstico. Os equipamentos, porém, são alvos constante de vandalismo.

A Coden informa que denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 190.

| DA REDAÇÃODivulgação

SOBROU NADA | Contêiner foi destruído em N. Odessa

Page 5: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CIDADES 05Terça, 31 de Agosto de 2021

LUTO

Dentista americanense Mauro Luchiari morre aos 84 anos

O dentista america-nense Mauro Luchiari faleceu na tarde desta segunda-feira (30), aos 84 anos, em decorrência de complicações cardiológi-cas e respiratórias.

Ele passou mal e foi levado ao Hospital Vera Cruz, em Campinas, mas não resistiu.

Luchiari foi membro do Lions Clube de America-na por mais de 50 anos, entidade onde ingressou na década de 1960 e exer-ceu os cargos de presiden-te e diretor social, além de ser um dos fundadores do CPC (Centro de Promo-ção à Deficiência Visual), que também presidiu.

“Meu pai sempre foi uma pessoa formidável. Sempre teve uma relação muito próxima à família. A gente se reunia duas, três vezes na semana. Foi uma pessoa muito pre-sente na vida da gente e

trazia muita alegria”, dis-se um dos filhos de Lu-chiari, o ex-comandante da PM (Polícia Militar) Mauro Luchiari Júnior.

O amigo José Eduardo Schneider, do Lions Clube Americana, também res-saltou o bom humor do dentista e a facilidade em colaborar com o próximo.

“O Mauro era aquela pessoa sempre pronta para diminuir o proble-ma de quem precisasse

ou até resolver. Tomava a frente de qualquer even-to para arrecadar fundos sociais. Ele tinha mui-to amigos, é uma perda muito grande”, declarou.

Além de Mauro Lu-chiari Júnior, Luchiari deixa a esposa Wilma, os filhos Fábio e Cíntia, e os netos Murilo e Isabela. O horário e local de sepul-tamento ainda não havia sido definido até a con-clusão desta edição.

RENATO PEREIRAAMERICANA

Divulgação

MAURO LUCHIARI | Falecimento aos 84 anos

COVID-19

Estado supera marca de 50 milhões de doses de vacina

O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 50 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Por volta das 10h desta segunda-feira (30), o “Va-cinômetro”, plataforma disponibilizada pelo go-verno, marcou 50.018.998 doses aplicadas desde 17 de janeiro.

“Considerando somen-te os adultos, a proporção de pessoas que recebeu pelo menos uma dose deve chegar a 98% hoje [segunda]”, diz a Secre-taria Estadual da Saúde, em nota. “Mais de 47% das pessoas com 18 anos ou mais já completou o esquema vacinal” afirma trecho do texto.

Entre o total absoluto de vacinas aplicadas até a manhã desta segunda--feira, 33,2 milhões são re-ferentes à primeira dose, 15,6 milhões de segunda e 1,1 milhão de dose única (Janssen).

FOLHAPRESSSÃO PAULO

VACINA | Quase 50% com esquema completo no estado

A partir do próximo dia 6, São Paulo começa a vacinar pessoas a partir de 60 anos com a tercei-ra dose da vacina contra o novo coronavírus. O calendário ainda não foi divulgado.

Segundo o governo es-tadual, Botucatu (328 km de SP) é o município com maior percentual de vaci-nas aplicadas (140,43%). O município passou por um processo de vacinação em

massa com o imunizante da AstraAzeneca, que teve a segunda dose aplicada em cerca de 62 mil pes-soas no início do mês.

Polôni (487 km de SP), Descalvado (243 km de SP), Turmalina (597 km de SP) e Ocauçu (427) km de SP) vêm a seguir, com cer-ca de 117% de vacinação. Ao todo, 22 cidades apare-cem com mais de 100% de pessoas vacinadas, segun-do o governo estadual.

Veja os esquemas de vacinação desta terça-feira nas cidades de Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa

Região segue vacinando adolescentesCOVID-19

As prefeituras da região abrem a semana intensifi-cando a campanha de va-cinação contra a Covid-19 no público adolescente, com e sem comorbidades.

Em Santa Bárbanra d’Oeste, a prefeitura ini-ciou nesta segunda-feira (30) a vacinação para ado-lescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades.

A imunização segue nes-ta terça, das 9h às 17h, nos ginásios municipais Djani-ro Pedroso (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras). Não há necessidade de agendamento.

A imunização também prossegue para adolescen-tes de 12 e 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, pessoas com 18 anos ou mais, com e sem comorbidades, grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz num perío-do de até 45 dias) com e sem comorbidades com 18 anos ou mais, pessoas

com deficiência perma-nente, cadastradas ou não no BPC com 18 anos ou mais; pessoas com Síndro-me de Down; profissionais da Educação com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde.

AMERICANAEm Americna, onde

também foi iniciada nesta segunda-feira (3) a vacina-ção contra a Covid-19 nos adolescentes com 15 anos ou mais, sem comorbida-des, a Secretaria de Saúde informou ter aplicado on-tem mais 2.185 doses. Fo-ram vacinadas 1.016 pes-soas com a primeira dose e 1.169 com a segunda dose.

Assim, o total de doses aplicadas em Americana subiu para 263.188, sendo 174.657 da primeira dose, 82.464 da segunda e 6.067 de dose única.

O “Vacinômetro” da pre-feitura apontava no final da tarde desta segunda o índice de 84,6% da “popu-lação vacinável” com ao menos uma dose da vaci-na, e 42,8% com esquema completo de imunização (duas doses ou dose única, no caso da Janssen).

Os percentuais levam em consideração a “popu-

lação vacinável” de Ame-ricana (com 12 anos ou mais), que é de 206.444 habitantes.

A campanha prossegue nesta terça, para os públi-cos já inseridos, mediante agendamento pelo www.saudeamericana.com.br.

NOVA ODESSADevido a problemas de

instabilidade no sinal de internet das UBSs (Uni-dades Básicas de Saúde), a Secretaria de Saúde de Nova Odessa informou que, já a partir desta terça--feira (31), passa a vacinar tanto os adultos quanto os adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, em um só local – o Ginásio de Esportes do Jd. Santa Rosa. Até ontem, os ado-lescentes foram atendidos nas UBSs.

Além disso, tanto no caso dos adultos quanto dos adolescentes, volta a valer o cronograma de atendimento pelo mês de nascimento. Assim, nes-ta terça, serão atendidos, para primeira dose, os nas-cidos nos meses de abril, maio e junho. Na quarta, será a vez dos nascidos em julho e agosto – e assim por diante.

DA REDAÇÃONOVA ODESSA

Divulgação

IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19 | Campanha avança entre jovens na região

Hortolândia inicia amanhã faixa dos 14A Prefeitura de Hor-

tolândia inicia nesta quarta-feira (1) a vaci-nação contra a Covid-19 para adolescentes de 14 e 15 anos, sem comorbida-des. Este público já pode fazer o cadastro no site “Vacina Já”, do governo estadual, e o agendamen-to no site da prefeitura.

De acordo com a Secre-

taria de Saúde, estão sen-do abertas cerca de 3.000 vagas até sábado (4).

A vacinação desse pú-blico será feita somente no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campinei-ro, na Rua Euclides Pires de Assis, 200. A vacinação acontece das 8h às 15h30.

De acordo com a Se-

cretaria de Saúde, os me-nores serão imunizados com a vacina da Pfizer, que é única vacina auto-rizada pela Anvisa (Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitária) para o público menor de 18 anos. A va-cinação será feita somen-te para adolescentes que fizeram o cadastro e o agendamento. | DR

Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas

Page 6: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CIDADES 06Terça, 31 de Agosto de 2021

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu na última semana, das mãos do diretor de Operações dos Supermercados São Vicente, Maurício Cavicchiolli, a doação de 100 cartões-alimentação no valor de R$ 100,00 cada, que serão revertidos para famílias carentes. Segundo o prefeito, os cartões já estão sendo entregues desde ontem a famílias priorizadas pelas equipes do Fundo Social de Solidariedade e da Diretoria de Promoção Social, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social. Participaram do encontro o titular da pasta, Samuel Marin, e a presidente do Fundo, Juçara Rosolen. “Esse ato de solidariedade é o mínimo que podemos fazer pela população de Nova Odessa que sempre nos acolheu muito bem. Os supermercados permaneceram abertos mesmo no momento de maior risco da pandemia, somos um serviço essencial, e também tivemos um custo humano. Mas agora é hora de fazer alguma coisa para contribuir, e decidimos entregar esses cartões nas cidades onde estamos presentes, que na prática são equivalentes a uma cesta básica”, explicou Cavicchiolli. No total, a rede está doando mil cartões às Promoções Sociais das prefeituras das cidades onde mantém lojas.

A secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP) promove, nesta quarta-feira (1), a 15ª Conferência Regional da Advocacia, em Rio Claro. Advogadas e advogados interessados podem participar de forma virtual, por meio de inscrições na plataforma Sympla (https://bit.ly/3jsfgFS). Participam do encontro as 12 subseções que compõem a região: Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Americana, Araras, Capivari, Santa Barbara d’Oeste, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, São Pedro e Artur Nogueira. A programação prevê uma série de seminários abordando diversos temas, com o objetivo de proporcionar troca de idéias, experiências e o diálogo sobre temas de interesse dos profissionais do Direito, além de apresentar as ações realizadas pelo Sistema OAB SP/Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp) durante os anos de 2020 e 2021.

A Feira de Artesanato de Santa Bárbara d’Oeste começará nesta quarta-feira (1) na Praça Central. O evento segue até dia 11 de setembro, exceto no dia 7 de Setembro, feriado do Dia da Independência do Brasil. Artesãos comercializarão seus trabalhos feitos à mão de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h – atendendo com cuidados redobrados devido às medidas de prevenção à Covid-19. Também serão expostas peças artesanais feitas pelos alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Santa Bárbara.

São Vicente doa 100 cartões-alimentação em Nova Odessa

OAB SP promove amanhã 15ª Conferência Regional da Advocacia

Feira de Artesanato começa amanhã em Santa Bárbara

GIRO

Divulgação

APOIO | Doação do São Vicente em Nova Odessa

Além do HM, PA do Zanaga e UBSs Boer e São Vito ganham painéis solares

Saúde amplia unidades com geração própria de energia

A Secretaria de Saúde de Americana anunciou nesta segunda-feira (30) que, além do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, o pronto-atendi-mento do bairro Antônio Zanaga (PA Zanaga) e as unidades básicas de saú-de do São Vito e Jardim Boer também passaram a integrar o Programa de Eficiência Energética (PEE-ANEEL), gerencia-do pela CPFL Paulista. Com isso, agora são qua-tro unidades de saúde que se beneficiam do programa, com a geração própria de energia elétri-ca por meio de painéis fotovoltaicos.

No Hospital Municipal, além dos painéis, o pro-grama também realizou durante o mês de maio a substituição de 231 lâm-padas antigas por equi-pamentos de led. A usi-na solar do HM passou a gerar uma economia de 436,1 MWh por ano. Na unidade do PA Zanaga a economia será de 87,3 MWh ao ano; na UBS São Vito, de 36,3 MWh e

AMERICANA

DA REDAÇÃOAMERICANA

HORTOLÂNDIA

Novo CRAS será inaugurado hojeA Prefeitura de Hor-

tolândia promove nesta terça-feira (31), às 8h30, cerimônia de inaugu-ração do CRAS (Centro de Referência de Aten-dimento Social) Santa Clara. O evento marca a mudança de endereço da unidade, que funcionava na região central e agora atende na Rua Estados Unidos, 217, no Jardim Santa Clara do Lago II.

O órgão, que integra a rede de assistência social da Secretaria de Inclu-são e Desenvolvimento Social, ampliou sua área de cobertura, passando a atender usuários do Jar-dim Santa Esmeralda e das Chácaras Assaí. An-teriormente, funcionava na Rua Zacarias Costa Ca-margo, 50, no Remanso Campineiro, em imóvel agora desativado.

A unidade, que atendia 3.882 famílias inscritas no CadUn (Cadastro Único) do governo Feferal, acom-panha agora 4.147 famí-

lias, de acordo com dados de dezembro de 2020. São moradores de 39 bairros da região a serem atendi-dos na unidade.

O Centro de Referência oferece diversos servi-ços públicos, benefícios e projetos de assistência social, por meio de aten-dimento técnico, Cadas-tro Único, acompanha-

mento familiar pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Forta-lecimento de Vínculos), ofertado por OSCs (or-ganizações da sociedade civil) parceiras.

“O CRAS representa a presença do poder no território. O espaço de

acolhida aos que mais precisam. A Secretaria de Inclusão Social quer ter um olhar diferenciado, implementando políticas públicas capazes de opor-tunizar aos cidadãos o resgate de sua dignidade”, afirma o secretário de In-clusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimun-do da Silva. | DA REDAÇÃO

CENTRO DE REFERÊNCIA | Em novo prédio no Jardim Santa Clara do Lago II

Divulgação

PAINÉIS FOTOVOLTAICOS | PA do Zanaga (esq.) e UBS do Boer estão no programa

CPFL / Divulgação

na UBS do Jardim Boer a previsão é de economizar 34,7 MWh.

De acordo com a CPFL, o investimento nas qua-tro unidades chegou a R$ 1.669.818,99. Desse total, R$ 1.236.336,00 foram investidos no HM; R$ 246.571,05 no PA Zana-ga, R$ 95.664,18 na UBS São Vito e R$ 91.247,76 na UBS do Jardim Boer. Todos os painéis já estão em funcionamento, com alimentação de energia

elétrica em cada uma das unidades de saúde.

Para o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, o programa irá contribuir satisfatoria-mente para a economia dos recursos da Pasta. “É um programa inovador e que traz uma contribui-ção enorme do ponto de vista econômico para a Secretaria de Saúde; sem dúvida alguma, a popula-ção de Americana é quem ganha com tudo isso”, de-

clarou o secretário.O prefeito Chico Sar-

delli agradeceu a CPFL pelo compromisso com o bem-estar dos ameri-canenses. “A adoção de iniciativas sustentáveis é uma de nossas bandeiras e a CPFL tem sido uma grande parceira nesta ca-minhada. A substituição das fontes de energia nos prédios públicos de Ame-ricana demonstra este comprometimento”, dis-se Chico.

Page 7: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

BRASIL+MUNDO / j o r n a l to d o d i a

07Terça, 31 de Agosto de 2021

O Brasil registrou 313 mortes por Covid e 12.453 casos da doença, nesta segunda-feira (30). Com isso, o país chegou a 579.643 óbitos e a 20.751.108 pessoas infectadas desde o início da pandemia.A média móvel de mortes é de 671 por dia, 20% menor que duas semanas atrás. Acre, Piauí e Ceará não registraram óbitos nas últimas 24 horas. O Brasil registrou 1.707.984 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 905.115 primeiras doses e 806.370 segundas. Ao todo, 130.019.681 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil - 57.056.839 delas já receberam a segunda dose do imunizante.

Cerca de 1,8 milhão de microempreendedores individuais (MEI) com tributos e obrigações em atraso referentes a 2016 e a anos anteriores ganharam mais um mês para regularizar a situação. O prazo, que acabaria nesta terça-feira (31), foi prorrogado pela Receita Federal para 30 de setembro. Caso não quitem os tributos e as obrigações em atraso, ou não parcelados, de 2016 para trás, os MEI serão incluídos na Dívida Ativa da União. A inscrição acarreta cobrança judicial dos débitos e perda de benefícios tributários. Por causa das dificuldades da pandemia, a cobrança não abrangerá os MEI com dívidas recentes. Somente os débitos de cinco anos para trás serão inscritos. Quem aderiu a algum parcelamento neste ano também não será cobrado.

Conhecido como a inflação do aluguel, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) desacelerou para 0,66% em agosto. Com o resultado, o indicador também perdeu fôlego em 12 meses, mas o acumulado ainda registrou forte variação, de 31,12%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30) pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Em julho, o índice havia avançado 0,78%. O acumulado em 12 meses era maior na ocasião, de 33,83%. O IGP-M é frequentemente usado como referência para reajustes de contratos de locação de imóveis. Por isso, é chamado de inflação do aluguel.

País registra mais 313 mortes por Covid em 24 h e se aproxima de 580 mil óbitos

Receita adia para 30 de setembro prazo de regularização de débitos do MEI

Inflação do aluguel desacelera, mas segue acima de 30% em 12 meses

GIRO

Arquivo / TodoDia Imagem

VACINA | País aplicou ontem 1,7 milhão de doses

O ex-deputado aliado de Bolsonaro foi preso por ordem de Moraes, do STF

PGR agora denuncia Roberto Jefferson por incitação ao crime

A PGR (Procuradoria--Geral da República) de-nunciou o ex-deputado Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bol-sonaro, sob a acusação de incitação ao crime. Na acusação, datada da última quinta-feira (25), a Procuradoria cita uma série de entrevistas em que o presidente nacio-nal do PTB estimulou a população a invadir o Congresso e a atacar ins-tituições como o STF (Su-premo Tribunal Federal).

A denúncia menciona a Lei de Segurança Na-cional no trecho relativo à incitação a “prática de crime”. Segundo o artigo 23 da norma, é crime in-citar animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições civis ou pregar a violência entre as classes sociais. Jefferson também foi en-quadrado pela PGR na lei que define crimes resul-tantes de preconceito de raça ou de cor e no artigo do Código Penal que trata do crime de calúnia.

A defesa do petebista afirmou que se manifes-taria tão logo concluísse a leitura da denúncia da PGR. O líder nacional do PTB foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes em 13 de agosto no âmbito do inquéri-

to que investiga suposta organização criminosa voltada a atacar as insti-tuições a fim de abalar a democracia.

Na decisão em que determinou a prisão, Moraes afirmou que Jef-ferson “pleiteou o fecha-mento do Supremo Tri-bunal Federal, a cassação imediata de todos os mi-nistros para acabar com a independência do Po-der Judiciário, incitando a violência física contra os ministros, porque não concorda com os seus posicionamentos”.

O ministro afirmou também que o político divulgou vídeos e mensa-

gens com o “nítido obje-tivo de tumultuar, dificul-tar, frustrar ou impedir o processo eleitoral, com ataques institucionais ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ao seu presi-dente”, o ministro Luís Roberto Barroso.

A prisão foi decretada a pedido da Polícia Fe-deral e não houve mani-festação da PGR, que não cumpriu o prazo dado de 24 horas para se posicio-nar. Na semana passada, a Procuradoria havia pe-dido para Moraes con-verter a prisão preventiva em domiciliar.

Na denúncia agora, a PGR também faz esse pe-

dido. E defendeu ainda que seja analisado even-tual envio do caso à Jus-tiça de primeira instância em razão de Jefferson não ser autoridade com prerrogativa de foro no Supremo. A peça é assi-nada pela subprocura-dora-geral da República Lindôra Araújo, uma das auxiliares mais próximas do procurador-geral, Au-gusto Aras.

A representante da PGR listou uma série de situa-ções nas quais, em seu entendimento, a conduta do presidente nacional do PTB incorreu em in-fração penal. Foram indi-cadas entrevistas e publi-cações em redes sociais entre fevereiro e julho deste ano.

De acordo com Lin-dôra, Jefferson não se re-tringiu a atacar ministros do STF. Direcionou tam-bém suas declarações a senadores, incluindo in-tegrantes da CPI da Covid. “Concentrar as pressões populares contra o Sena-do e, se preciso, invadir o Senado e colocar para fora da CPI a pescoção. Porque moleque a gente trata a pescoção. Aqueles moleques da CPI, que os senadores irmãos metra-lha, que ousam acusar um presidente honrado, digno e decente, como o presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirmou Jef-ferson, em maio, durante uma entrevista.

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

FOLHAPRESSBRASÍLIA

Arquivo / TodoDia Imagem

ACUSAÇÃO | Para PGR, Jefferson estimulou violência

VACINAÇÃO

SP vai atrasar entrega de CoronaVac a ministérioO governo de São Pau-

lo e o Instituto Butantan entregaram um novo lote de dez milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde na manhã desta segunda--feira (30), chegando as-sim a um total de 92,85 milhões de doses des-tinadas à campanha de vacinação nacional con-tra a Covid-19.

O quantitativo se aproxima do total de 100 milhões de doses que faz parte do acordo do instituto com a pas-ta, embora não tenha conseguido cumprir a previsão de completar o

quantitativo até o dia 30 de agosto, como havia sido prometido pelo go-verno paulista. Restam 7,15 milhões de doses a serem entregues à pasta.

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Di-mas Tadeu Covas, o Bu-tantan não vai entregar essas doses faltantes até a esta terça (31), quan-do seria o final do mês de agosto, mas que elas serem enviadas antes do final de setembro. O mo-tivo da nova previsão, ainda segundo Dimas Covas, foi a “manifes-tação do Ministério da Saúde que exclui a Co-

ronaVac como a vacina para terceira dose”.

“Estamos reprogra-mando porque temos outros contratos para se-rem previstos, com ou-tros estados e até mesmo outros países, e portanto não vamos finalizar a en-trega do montante de 54 milhões [previstos no se-gundo acordo feito com o Ministério da Saúde, totalizando assim 100 milhões] até o final de agosto”, disse Covas.

As doses serão enca-minhadas ao PNI (Pro-grama Nacional de Imu-nizações), para serem distribuídas proporcio-

nalmente aos estados. Ainda de acordo com o diretor do Butantan, há mais 13 milhões de do-ses da CoronaVac já em processamento no ins-tituto e que as próximas liberações de lotes serão quase diárias.

A disputa entre o go-verno paulista e a pas-ta da saúde teve início em setembro de 2020, quando o então minis-tro da Saúde, Eduardo Pazuello, firmou um acordo com o instituto paulista para compra de 46 milhões de doses da CoronaVac.

| FOLHAPRESS

Page 8: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

BRASIL+MUNDO 08Terça, 31 de Agosto de 2021

REPÚBLICA EM XEQUE

Surpresa, decepção e até irritação. Essas são sensações citadas por representantes de enti-dades empresariais para definir como receberam a informação do adiamen-to de um manifesto con-vocado por Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Fe-deração das Indústrias do Estado de São Paulo). Cer-ca de 300 entidades rece-beram, na semana passa-da, um convite oficial da Fiesp, enviado por email, para aderir a um mani-festo que seria publicado nos principais jornais do país defendendo a neces-sidade de harmonia entre os três Poderes. O convide de adesão, assinado por Skaf, avisava que o custo de mídia ficaria sob res-ponsabilidade da Fiesp e que bastava confirmar a participação até as 17h da sexta-feira (27).

O manifesto seria pu-blicado nesta semana, provavelmente terça-fei-ra (31). As cerca de 200 entidades que confirma-ram participação ficaram sabendo nesta segunda (30) pela mídia, em decla-rações de pessoas ligadas ao governo, que a Fiesp suspendera a publicação. O presidente de uma das entidades qualificou a ati-tude de Skaf como falta

Principais entidades representativas do PIB do Brasil foram surpreendidas com passo atrás de Paulo Skaf

Fiesp adia manifesto pela democracia e irrita empresários signatários

FOLHAPRESSSÃO PAULO

Divulgação

PRESSÃO | O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, teria atendido a pedido de Arthur Lira

A PRAÇA É DOS TRÊS PODERESA Praça dos Três Poderes encarna a representação arquitetônica da independência e harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, essência da República. Esse espaço foi construído for-mando um triângulo equilátero, cujos vértices são os edifícios-se-de de cada um dos poderes.Esta disposição deixa claro que nenhum dos prédios é superior em importância, nenhum invade o limite dos outros, um não pode prescindir dos demais. Em resumo, a harmonia tem de ser a regra entre eles.Este princípio está presente de forma clara na Constituição Fede-ral, pilar do ordenamento jurídico do país. Diante disso, é primor-dial que todos os ocupantes de cargos relevantes da República sigam o que a Constituição nos impõe.As entidades da sociedade civil que assinam este manifesto veem com grande preocupação a escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades públicas. O momento exige de todos sere-nidade, diálogo, pacificação política, estabilidade institucional e, sobretudo, foco em ações e medidas urgentes e necessárias para que o Brasil supere a pandemia, volte a crescer, a gerar empregos e assim possa reduzir as carências sociais que atingem amplos segmentos da população.Mais do que nunca, o momento exige do Legislativo, do Executivo e do Judiciário aproximação e cooperação. Que cada um atue com responsabilidade nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna. Este é o anseio da Nação brasileira.

ÍNTEGRA DO MANIFESTO

Febraban abandona discrição contra Paulo GuedesA Febraban (Federa-

ção Brasileira de Ban-cos) deixou de lado seu estilo discreto e passou a entrar em embates com o governo de Jair Bolso-naro e, em particular, a gestão do ministro Paulo Guedes na economia. A instituição, que sempre atuou nos bastidores em defesa dos interesses dos maiores bancos do país, evitando exposição pú-blica, rachou depois de

uma tentativa de elabo-rar um manifesto pela “harmonização entre poderes” que, em uma das versões, continha críticas diretas à condu-ção da economia.

A tensão entre o se-tor e Guedes foi agra-vada pela deterioração do cenário econômico ao longo deste ano. No mais novo episódio, a Caixa Econômica Fede-ral e o Banco do Brasil

ameaçaram deixar de fazer parte da Febra-ban por discordarem do manifesto em defesa da democracia endossado pela instituição.

O texto foi votado re-motamente pelas insti-tuições e, votos venci-dos, Caixa e BB pediram então ao presidente da Febraban que a carta tivesse a assinatura de cada banco, e não da Fe-braban. | FP

de deferência institucio-nal, mas outros usaram palavra mais duras. Cha-maram a decisão de ma-nobra política unilateral e até covarde.

No caso da indústria automotiva, há executi-vos falando em traição. Pessoas ligadas a entida-des do setor contam que trabalharam por sema-nas no texto do manifes-to e ficaram frustradas com o adiamento da car-ta. Os executivos avaliam

que houve censura por parte da Fiesp, e veem uma conotação política no adiamento.

A decisão de Paulo Skaf visa esperar os desdobra-mentos das manifesta-ções de 7 de setembro, diz um representante do se-tor. Na avaliação de outro executivo, Skaf, que está no fim de seu mandato à frente da Fiesp, não quer se desgastar com o presi-dente Jair Bolsonaro, que teria reagido muito mal à

ideia da carta.A Anfavea (associação

das montadoras) e a Fe-nabrave (que reúne os distribuidores de veícu-los) representam cerca de 80 empresas e algo como 20% do PIB (Produto In-terno Bruto) industrial. As entidades chegaram a propor pontos mais enfá-ticos na carta, com maior pressão sobre o Executivo, mas foram convencidas a optarem por um discurso ameno, sem citar nomes.

Em nota, a Fiesp afir-mou que, além das 200 entidades que apoiaram o documento, dezenas de outras também ma-nifestaram interesse em participar do texto.” “Em função desse cenário, in-formamos que estende-mos o prazo para novas adesões, que poderão ser feitas ao longo da sema-na”, afirmou.

PEDIDO DE LIRAA decisão do presidente

da Fiesp de adiar a publi-cação do manifesto é atri-buída por empresários a um gesto dele a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Segundo sig-natários, Skaf justificou o adiamento como uma forma de atender a um pedido do deputado para postergar a publicação do texto. Para empresários, além de já ter sido pró-ximo de Bolsonaro, Skaf estaria em débito com o parlamentar.

7 DE SETEMBRO

Justiça libera manifestações pró e contra Jair BolsonaroApesar da proibição do

governador de São Paulo, João Doria (PSDB), uma decisão liminar (provi-sória) concedida nesta segunda-feira (30) pela Justiça garante aos gru-pos de oposição a Jair Bolsonaro o direito de realizar manifestação no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, em 7 de setembro.

No mesmo dia (e ho-rário semelhante, no período da tarde), apoia-dores do presidente mar-caram um ato na ave-nida Paulista durante a tarde - com a presença

prevista de Bolsonaro. A manifestação do Dia da Independência tem sido vista com ressalvas pelas autoridades devido às ameaças golpistas incen-tivadas pelo presidente, além da tensão causada pela anunciada presença de policiais militares à paisana no protesto.

Diante desse cenário, Doria chegou a afirmar, na semana passada, que manifestações contrárias a Bolsonaro não pode-riam ocorrer no dia 7 em nenhum local do estado de São Paulo. O governa-dor, que se elegeu como

aliado do presidente em 2018, mas agora se opõe a ele e quer disputar a Pre-sidência em 2022, argu-mentou razões de segu-rança para o veto.

Doria afirmou nesta segunda, porém, que não irá recorrer da decisão. “Não vamos recorrer, portanto vamos seguir a orientação do juiz. [...] Os que são contra Bolsonaro poderão se manifestar no Anhangabaú. E os que são pró-Bolsonaro vão se ma-nifestar na avenida Pau-lista. [...] O que nós não queremos é um encontro dos que são a favor e dos

que são contra, isso seria nocivo e colocaria em ris-co a integridade até física dos manifestantes”, disse.

A Secretaria de Segu-rança Pública já se prepa-ra para o policiamento de ambos os protestos. Nesta semana, tanto organiza-dores dos atos de esquer-da como os da direita têm reuniões marcadas com a Polícia Militar para tra-tar do planejamento das manifestações. A edição de 7 de Setembro dos atos com a bandeira “fora, Bol-sonaro” é organizada em parceria com o Grito dos Excluídos. | FOLHAPRESS

Arquivo

PROTESTOS | Paulista e Anhangabaú serão palco de atos

Page 9: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

BRASIL+MUNDO 09Terça, 31 de Agosto de 2021

Bandidos invadem cidade, explodem agências bancárias e fazem reféns de escudo; 3 morrem e 4 ficam feridos

Quadrilha causa terror e morte em AraçatubaVIOLÊNCIA

Criminosos fortemen-te armados invadiram Araçatuba, a 521 km de São Paulo, na madruga-da desta segunda-feira (30), espalhando o terror na cidade de quase 200 mil habitantes. O grupo explodiu três agências bancárias, fez moradores reféns, disparou bombas e ateou fogo em veículos durante a fuga. Ao menos três pessoas acabaram mortas na ação, e outras quatro ficaram feridas - três estão em estado gra-ve e foram levadas para a Santa Casa local. Segundo a Polícia Militar, um mo-rador de rua foi atingido pela explosão de uma das bombas deixadas nas ruas e teve os pés e uma das mãos decepados.

Pedestres e motoristas foram abordados pela quadrilha e feitos reféns na hora da fuga. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram pessoas sentadas no meio da rua, andando a pé e amarra-dos em tetos de carros, como escudos humanos.

Após a ação, a quadri-lha fugiu em direção ao bairro rural Engenheiro Taveira. Até o momento, as autoridades não divul-garam quanto dinheiro foi roubado. As investi-gações serão conduzidas pela Polícia Federal, com apoio das polícias esta-duais. De acordo com as polícias, os criminosos conseguiram levar di-nheiro das agências da Caixa e do Banco do Bra-sil. Esta última é uma uni-dade regional que arma-zena o dinheiro recolhido de outras agências da re-gião (Seret). Isso explica

a quantidade de maços com notas de pequeno valor (R$ 5) deixados para trás pelos criminosos, em um dos veículos usados no ataque.

De acordo com a polí-cia, houve confronto com os criminosos e trocas de tiros em ao menos dois locais de Araçatuba. Até a manhã desta segunda--feira (30), três suspeitos haviam sido identificados - um morreu, outro ficou ferido e um terceiro foi detido.

Cerca de 380 policiais, entre civis e militares, es-tão na cidade para tentar prender outros integran-tes da quadrilha e avan-çar nas investigações. O comandante-geral da PM, Fernando Alencar Medeiros, também se deslocou para o local.

Dois helicópteros da PM sobrevoam a região e equipes do Gate, especia-listas em explosivos, es-tão analisando o material deixado pelos bandidos. Sabe-se, até agora, que os criminosos usaram Meta-lons, uma espécie de su-perdinamite caseira, que foram acionados a dis-tância por celulares.

BOMBASForam deixados bom-

bas em pelo menos 20 pontos da cidade, in-cluindo um caminhão carregado com emulsão explosiva em frente a uma das agências que foram atacadas, segundo a polí-cia. Durante a fuga, os cri-minosos deixaram para trás munição e armas de fogo, dentre elas fuzis ca-libre .50 e 7.62 mm, além de “miguelitos”, que são artefatos de metal utili-zados para furar pneus de veículos.

Até o momento, a po-lícia confirma a mortes de três pessoas na ação, entre elas um criminoso e um homem que estava dentro de um carro fil-mando a ação dos ban-didos. Ele teria levado a esposa para casa e retor-nou para registrar o que estava acontecendo na cidade.

A exemplo do que aconteceu em outros ata-ques semelhantes, a qua-drilha atirou para o alto, usou explosivos e colo-cou fogo em veículos para

dificultar o acesso dos policiais. Rodovias foram bloqueadas por veículos incendiados e motoris-tas tiveram dificuldade de acesso à cidade. Além disso, o grupo utilizou um drone para monitorar a movimentação.

Segundo o coronel Ca-milo, secretário-executi-vo da PM paulista, mais de 20 criminosos e 10 dez veículos estiveram envol-vidos na ação. A quadri-lha também abandonou carros usados no roubo em rodovias da região. A

polícia suspeita que os criminosos trocaram de veículos para escapar.

SURPRESAA ação surpreendeu

quem circulava pela cida-de durante a madrugada. “Mais de 70 pessoas fica-ram na minha loja. Nós nem dormimos. O centro está lotado de bombas, todo mundo ficou com muito medo. Provavel-mente, quem trabalha no centro não vai conseguir fazer nada hoje”, disse o empresário Arnaldo San-

FOLHAPRESSARAÇATUBA

Fotos: Reprodução TV

AÇÃO | Ruas na região central de Araçatuba foram bloqueadas devido aos explosivos

TENSÃO | Criminosos mantiveram moradores reféns sobre carros e nas ruas da cidade

Ataque não ficará impune, diz governador

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o ataque a bancos em Araçatuba não ficará impune.

“As cenas de terror vivenciadas pela po-pulação de Araçatuba não ficarão impunes. Dois criminosos fo-ram presos e um ter-ceiro foi morto em confronto com a po-lícia. Há uma grande força-tarefa envol-vendo 380 policiais e 2 helicópteros Águia para prender e punir os responsáveis”, dis-se o tucano em uma rede social.

Em nota, a SSP (Se-cretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo disse que “estão em andamen-to buscas para locali-zar os criminosos”.

| FP

tos, dono de uma loja de skate e um bar. Há bom-bas abandonadas nas esquinas junto aos esta-belecimentos dele. A jor-nalista Priscila Andrade, que mora no centro, pró-ximo ao local do ataque, ficou uma hora e meia abaixada dentro de casa para se proteger dos tiros.

“Foi assustador, nunca passei por algo assim na vida. Os criminosos esta-vam fortemente armados e atirando para que as pessoas não saíssem às ruas”, descreveu.

AFEGANISTÃO

EUA terminam retirada e encerram ocupação de 20 anosOs Estados Unidos

completaram a retirada de suas tropas do Afega-nistão nesta segunda (30), um dia antes do prazo li-mite anunciado pelo pre-sidente Joe Biden. Com isso, encerram a presença militar de duas décadas no país asiático, a mais longa guerra de sua his-tória. Os últimos aviões decolaram do convulsio-nado aeroporto de Cabul, o que foi confirmado pelo Pentágono no fim da tar-de, após uma operação de evacuação de 122 mil

pessoas desde 14 de agos-to, véspera da tomada da capital pelo Talibã.

O grupo fundamenta-lista islâmico volta assim ao poder do qual havia sido expulso pela Opera-ção Liberdade Duradou-ra, que visava puni-lo por te abrigado e protegido a Al Qaeda, rede terrorista que cometeu os atenta-dos de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Iniciada há 19 anos, 20 meses e 24 dias, a ação consistiu no mais lon-go engajamento militar

americano. Acabou com uma caótica retirada marcada por fiascos: das

imagens de afegão caindo dos céus após se agarrar a um cargueiro C-17 em

decolagem ao atentado de quinta (26), que com quase 200 mortos foi o mais letal na capital em toda a guerra.

Ao longo das duas dé-cadas, segundo estudo da Universidade Brown (EUA), morreram cerca de 160 mil pessoas (das quais 2.298 soldados americanos, 3.814 mer-cenários, 1.145 aliados; o restante, afegãos). O custo ficou em US$ 2,26 trilhões, número que o Pentágono coloca na casa dos US$ 1 bilhão.

As ações de combate tiveram seu auge de 2010 a 2012, quando cerca de 100 mil soldados opera-ram no país. Em 2014, elas foram encerradas e apenas uma força re-sidual permaneceu no Afeganistão, transferindo bases e missões para o Exército local.

Essas forças fracassa-ram redondamente em conter o Talibã, que após se espalhar pelo país, aos poucos conquistou espa-ço pelo interior afegão.

| FOLHAPRESS

Arquivo / TodoDia Imagem

SAÍDA | Retirada de afegãos da capital Cabul foi caótica

Page 10: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

/ j o r n a l to d o d i a

10Terça, 31 de Agosto de 2021

Uma caixinha de remé-dios é item que não falta na maioria das casas bra-sileiras, mas médicos aler-tam que eles só devem ser tomados com indicação profissional, pois a auto-medicação traz riscos à saúde.

“É um problema de saúde pública”, diz Abrão Cury, clínico geral e lí-der da Clínica Médica do Hcor, sobre a automedica-ção. “Pessoas muitas vezes

fazem uso inadequado de medicamentos não só em relação ao problema de saúde que têm, mas tam-bém à quantidade.”

Ele afirma que, além de provocar danos ain-da mais graves à saúde, o uso não controlado de remédios pode também silenciar sintomas que servem de alerta para doenças mais graves. Cury citaouso de antibióticos sem recomendação médi-ca,”podendo causar uma piorado quadro infeccio-so, se presente, e gerar

resistência” dos microrga-nismos à medicação.

O neuro cirurgião Ygor Peçanha Alexim, do ICNE-

-SP (Instituto de Ciências Neurológicas de São Pau-lo), chama atenção aos medicamentos vendidos

sem receita e, assim, mais acessíveis à população.

“Os anti-inflamatórios [como ibuprofeno e nime-sulida] e corticosteroides [como prednisona e dexa-metasona] causam efeitos colaterais como insufi-ciência renal aguda, e úl-cera gástrica”, alerta.

Os remédios usados contra a Covid sem com-provação científica tam-bém causam problemas à saúde.

A ivermectina, utilizada para tratar doenças cau-sadas por vermes, e pode

levar a “uma hepatite me-dicamentosa fulminante”, enquanto a cloroquina al-tera o funcionamento do coração.

A automedicação pode até agravar o problema que deveria resolver, afir-mam médicos. “Uma das causas mais comuns de cefaleia crônica é o abuso de analgésicos. O diag-nóstico ocorre quando o paciente tem dor de ca-beça por ao menos 15 dias no mês, e usa analgésicos simples ou múltiplos por ao menos 10 dias”.

JULIANA SANTOSFOLHAPRESS

Arte: Folhapress

Tomar remédios por conta própria também pode camuflar doenças mais graves

Automedicação traz riscos à saúdeALERTA

Uso não controlado de remédios pode silenciar sintomas que seriam alertas

Page 11: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CULTURA / j o r n a l to d o d i a

11Terça, 31 de Agosto de 2021

FESTA DE 2019 | Representantes dos países que participaram da Festa das Nações

Fotos: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

ORGANIZAÇÃO | O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e representantes de sete entidades assistenciais da cidade que vão participar da festa

Evento volta, após dois anos suspenso por causa da pandemia, com venda dos pratos típicos pela internet

Festa das Nações drive-thruNOVA ODESSA

A tradicional Fes-ta das Nações de Nova Odessa será retomada após dois anos sem ser realizada em função da pandemia de Covid-19. A edição de 2021 vai trazer um novo forma-to: compras online dos pratos típicos, com re-tirada via drive-thru. O anúncio foi feito pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e representantes de sete entidades assis-tenciais da cidade nesta segunda-feira (30), em uma reunião na Prefei-tura. A festa deverá ser realizada a partir do dia 9 de outubro.

“Tenho certeza que a população vai enten-der esse novo formato

da Festa das Nações de Nova Odessa para 2021, a importância de continuar ajudando as nossas entidades, e vai participar dessa edição on-line. Temos sempre a vontade de ajudar as nossas entidades, por-que vocês nos ajudam bastante também. En-tão no que precisar da Prefeitura, vocês podem contar conosco”, afir-mou Leitinho.

O formato foi apre-sentado pelas Dire-torias de Cultura e de Comunicação da Pre-feitura, e vai funcionar assim: a partir de um novo site criado espe-cialmente para divulgar a festa, o público pode-

DA REDAÇÃONOVA ODESSA

- Culinária australiana - AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa)

- Culinária tradicional leta - ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta)

- Culinária italiana - APAE

- Pratos típicos brasileiros - Comunidade Geriátrica de Nova Odessa

- Comida típica dos Estados Unidos - Lions Clube Nova Odessa

- Culinária mexicana - SOS

- Culinária alemã - Clube Rotary Nova Odessa

PRATOS TÍPICOS

Tenho certeza de que a população vai entender esse novo formato, a importância de continuar ajudando nossas entidades e vai participar dessa edição on-line

CLÁUDIO JOSÉ SCHOODER prefeito de Nova Odessa

Festa deve ser realizada a partir do

dia 9 de outubro

rá comprar seus pratos típicos preferidos de cada “país” representa-do por uma entidade, e então retirar esse prato numa data determinada na própria sede da ONG participante.

A diretora-geral da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Ex-cepcionais), Maria Te-reza Casazza, a Tereca, afirmou que está mui-

to ansiosa e feliz pelo novo formato. “Vai ser um formato bom, que veio para melhorar, é um formato que vai pe-gar. O on-line nos per-mite entregar uma coisa melhor, mais planeja-da, pois no presencial a montagem das barra-cas e a organização dos voluntários nos dá um trabalho muito grande e complexo, por isso acho

que é uma nova logís-tica, que nos dá mais segurança e tranqui-lidade”, disse a repre-sentante da APAE, ins-tituição que participa da Festa desde sua pri-meira edição trazendo a culinária italiana.

O presidente da AAA-NO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), Thiago Rodri-guez, também mostrou

otimismo em relação ao novo formato digital do evento. “É um mo-vimento importante, podemos ampliar as oportunidades das en-tidades assistenciais de Nova Odessa. Claro que são novos desafios, mas acho que o principal deles é fazer a popula-ção entender a impor-tância e o porquê desse novo formato”, afirmou Rodriguez.

“A Festa tem que atrair os jovens, afinal temos uma base forte deles, que querem cul-tura, que querem entre-tenimento. Sabemos o alcance do meio digital e das redes sociais, por isso as entidades es-tão se esforçando para que esse novo formato aconteça”, ressaltou o presidente. A AAANO participa da Festa das Nações desde 2015 e, neste ano trará as comi-das da Austrália.

PREPARAÇÃOA 33ª edição da Festa

começará no dia 9 de

outubro, mas seu pla-nejamento já começou, por isso é importante a preparação das pessoas para essa “nova” festa. Uma das voluntárias da Comunidade Geriá-trica, Sheila Ferruccio falou pela organização. “Estamos muito empol-gados e felizes com o novo formato, acho que é um meio de inovar.”

“O mundo se adaptou à pandemia, e a nossa Festa tem que se adap-tar também a essa si-tuação de emergência. Claro que as entidades terão que se empenhar na divulgação, mas acredito que teremos um bom resultado, ain-da não tão bom quanto na festa presencial. O importante é não passar mais um ano em bran-co”, afirmou Dorival Ga-zzetta, do SOS (Serviço de Orientação e Solida-riedade), que represen-ta o México.

Cada uma das sete entidades participantes apresentaram uma culi-nária de algum país.

Arquivo / TodoDia Imagem

Page 12: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CULTURA 12Terça, 31 de Agosto de 2021

Sudoku

Palavras cruzadas

Para jogar, preencha os quadradinhos com números de 1 a 9, sem repetir algarismo em cada uma das linhas verticais e horizontais.

HoróscopoÁRIES | 21/3 a 20/4 Negociar é fundamental nesta parte do caminho, porque se tornou possí-

vel chegar a um acordo que permita os interesses divergentes encontrarem um consenso e a necessária harmonia que dinamize a convivência. Em frente.

TOURO | 21/4 a 20/5 Muitos detalhes precisam ser revistos e postos em ordem antes

de colocar em marcha seus planos, porém, não será necessário gastar muito tempo nessa empreitada, ape-nas dar uma olhada em tudo e amarrar as pontas soltas.

GÊMEOS | 21/5 a 20/6 Não importa se você sabe bem o que deseja, o que importa agora é que

você faça algo concreto, porque isso facilitará tudo. Você pode se distrair e imaginar que haveria algo melhor, mas o que fizer será o que valerá.

CÂNCER | 21/6 a 21/7 Se tudo que você pensa a respeito da vida e das pessoas se materializas-

se num instante e acontecesse, você gostaria mesmo do resultado? Há uma permissividade na mente que não se aplica à vida concreta.

LEÃO | 22/7 a 22/8Tudo está no ar, ainda sem consistência sufi-ciente para se tornar um

caminho consolidado. Porém, vale a pena seguir em frente, não se detendo para elevar queixas sobre isso. Afinal, tudo começa em pensamentos.

VIRGEM | 23/8 a 22/9 Sempre haverá por aí pessoas que não queiram valorizar seus

interesses e pretensões, mas nem sempre você estará com essa bola toda para contrariar essas pessoas. Agora você está com essa bola, jogue seu jogo.

LIBRA | 23/9 a 22/10 Mais vale um problema na mãos do que milhares de soluções voando na

mente sem ser colocadas em prática. Tenha em vista que, ao agir, pelo menos você cria uma oportunidade de tudo adquirir fluidez e dinamismo. Aí sim.

ESCORPIÃO | 23/10 a 21/11Você sente mais do que pensa, mas os pensa-

mentos ajudariam você a reconhecer quais dessas sensações valeria a pena levar a sério e investigar. Pensar bem é algo que precisa ser treinado, ninguém nasce sabendo.

SAGITÁRIO | 22/11 a 21/12Há retificações a fazer nos relacionamentos

que mais interessarem a você, porque os que não forem do seu interesse, melhor nem perder tempo com esses, já que haverá trabalho suficiente com os outros.

CAPRICÓRNIO | 22/12 a 20/1Foque em algum assunto específico que você

queira ver colocado em marcha, e assuma uma atitude firme em relação a quaisquer eventualidades que obstaculizem o caminho. Assim, você avançará bastante no jogo.

AQUÁRIO | 21/1 a 19/2 Nem tudo que você de-seja é necessário e nem todas as necessidades

são desejáveis, porém, nos raros momentos em que umas e outras con-vergem, é quando sua alma se sente leve, feliz e disposta a tudo.

PEIXES | 20/2 a 20/3 Se você percebe tudo que você percebe, então sua alma se torna

responsável por se expressar à altura das percepções, porque, senão, o que acontece é um desequilíbrio que vai se acumulando e condensando em mau humor.

[email protected]

Page 13: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

CULTURA 13Terça, 31 de Agosto de 2021

Instagram

Adriana Perroni

HORTOLÂNDIA

A Prefeitura de Hor-tolândia abriu inscrições para o curso livre de dança sertaneja e vane-ra (estilo de dança típica do Rio Grande do Sul). O curso começará no dia 9 de setembro na Unida-de Cultural Arlindo Zadi. Haverá uma turma na segunda-feira e outra na quinta-feira, ambas no horário das 19h30 às 21h. Em virtude da pandemia, o curso será retomado com 50% da capacidade do espaço. Por isso, estão

disponíveis 25 vagas para cada uma das turmas.

A Secretaria de Cultu-ra ressalta que o curso seguirá os protocolos sa-nitários para evitar a dis-seminação do Corona-vírus que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e dispo-nibilização de álcool em gel na entrada e na saí-da. Além disso, os alunos deverão apresentar, obri-gatoriamente, a cartei-rinha de vacinação para comprovar ter recebido as duas doses da vacina contra a Covid.

As inscrições vão até o

dia 9 de setembro e de-vem ser feitas na Secreta-ria de Cultura, que fica na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

“Estamos retomando gradativamente as ati-vidades culturais com segurança e cumprindo os protocolos sanitários. No caso do curso livre de dança sertaneja e vane-ra, a retomada das aulas acontece em virtude dos benefícios físico e mental que a dança traz”, disse o secretário de Cultura, Ré-gis Athanázio Bueno.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 9 de setembro para duas turmas de 25 vagas cada uma

Cursos ensinam a dançar sertanejo e ritmo típico do Sul

DA REDAÇÃOHORTOLÂNDIA

Divulgação

NO RITMO | Aula do curso de dança sertaneja, registrada antes da pandemia

TV Tudo

AleatórioPor obra do acaso ou não,

na transmissão de Juventu-de e São Paulo, domingo, na Globo, não teve o “Craque do Jogo”, aqui criticado na últi-ma semana.

E o dólar não subiu e nem caiu por causa disso. Ao con-trário, a grande maioria nem sentiu falta.

BastidorO fato de, no caso em

questão, não ter aconteci-do a escolha do “Craque do Jogo” ainda não é algo a ser comemorado.

Parece que isso só acon-teceu por questões técnicas. Problemas com o site. Ou o destino jogando a favor do bom senso.

ExpectativaEntre o pessoal da CNN

Brasil já existe a certeza de novas mudanças agora em setembro. Mas, por enquan-to, só isso. Está tudo ainda muito restrito à sua mais alta cúpula.

É hoje Nesta terça, como combi-

nado, tem o lançamento do Star+, serviço de streaming da Disney.

O final de semana e até o dia de ontem, incluindo-se necessários testes, foram reservados para os últimos ajustes.

DetalheEntre o que o Star+ tem

para oferecer em sua plata-forma de streaming, inclui--se a ESPN.

O objetivo é entrar no mesmo mercado que a DAZN tentou e não foi muito feliz.

TurbulênciaJá de algum tempo insta-

lou-se um clima de animosi-dade entre os funcionários e a alta direção da Rede TV!.

Alguém, com a devida res-ponsabilidade, precisa dar um fim nisso. Passou até da hora, porque se trata de uma situação que acaba sendo prejudicial a todos.

De voltaThais Melchior, Raquel na

fase Jacó, em “Gênesis”, assi-nou com o SBT.

Na verdade, trata-se de um retorno. Ela que esteve em “As Aventuras de Polia-na”, fará novamente a per-

sonagem Luísa em “Poliana Moça”.

E mais... Myriam Rios, para a mes-

ma personagem Ruth Gou-lart, também fechou para “Poliana Moça”.

A atriz se recupera de uma cirurgia na cabeça para reti-rada de aparelhos auditivos.

PrevisãoO elenco principal de

“Poliana Moça” já iniciou os trabalhos de preparação no SBT. As gravações deverão começar entre fim de se-tembro e começo de outro. Estreia prevista para maio de 2022.

Bate – Rebate• Tiago Leifert confirmou,

durante a final da “Super-dança” domingo, para outu-bro a próxima temporada do “The Voice Brasil” na Globo...

• ... E fica a expectativa sobre alguma novidade no time de técnicos do progra-ma.

• A primeira temporada do novo “Show do Milhão” no SBT terá 13 episódios...

• ... Comandado por Celso Portiolli, o programa volta ao ar na sexta-feira.

• Eduardo Moscovis vai aparecer somente nos capí-tulos finais de “Um Lugar ao Sol”, substituta de “Império”.

• Júlio Andrade, tão logo conclua a última temporada de “Sob Pressão”, irá se pre-parar para a série “Betinho”, da Globoplay...

• ... Mas sem pressa, por-que as gravações serão ape-nas no primeiro semestre de 2022.

• Rosane Svartman e Pau-lo Halm, dupla de sucesso no horário das 19h, pode ter retorno anunciado em breve à fila do horário.

• Recém-saída da “Su-perdança”, Viviane Araújo já entrou na mira das próximas novelas da Globo...

• ... Viviane também de-veria fazer a série “Mal Se-creto”, da O2 Filmes para Globoplay, mas não se falou mais sobre esse assunto.

C’est finiNo ar há 84 anos, a partir

desta quarta-feira, a rádio Bandeirantes apresenta seus novos slogans - Fecha-da com você e Fechada com a verdade, e logomarca.

“Esse novo posiciona-mento consolida o processo de mudança na grade que foi iniciado no ano passado, reforçando a veia analítica e do debate sobre os grandes assuntos do país e do mun-do”, declara Thays Freitas, gerente executiva de jorna-lismo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

JornalismoAdriana Perroni, ex-GloboNews, é a nova contratação

da Record para a equipe de repórteres do “JR”. Apesar da semelhança no sobrenome, ela não tem parentesco com a Monalisa Perrone, da CNN Brasil. Uma com “i”, outra com “e”, como se verifica.

Page 14: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

ESPORTES / j o r n a l to d o d i a

14Terça, 31 de Agosto de 2021

NO JAPÃO

O lançamento do dis-co deu dois ouros para o Brasil no sexto dia de Jo-gos Paralímpicos de Tó-quio, o que levou o país à contagem de 99 meda-lhas douradas na história. O esperado título de nú-mero 100 teve que espe-

rar mais um pouco.Claudiney Batista dos

Santos triunfou na classe F56 e se tornou bicam-peão. Elizabeth Gomes, aos 56 anos, confirmou seu domínio, bateu o próprio recorde mundial e sagrou-se campeã pela primeira vez, na junção das classes F51, F52 e F53.

Vinícius Rodrigues le-

vou a prata nos 100 ra-sos classes T42/63, assim como Alessandro da Sil-va no arremesso do peso classe F11 e Bruna Ale-xandre no tênis de mesa, classe 10.

O Brasil soma 35 meda-lhas em Tóquio: 12 ouros, 8 pratas e 15 bronzes, na sexta posição do quadro geral.

Em seis dias de Jogos Paralímpicos em Tóquio, os atletas brasileiros já conquistaram 35 medalhas

Brasil chega a 99 ouros em Paralimpíadas

FOLHAPRESSSÃO PAULO

Só um centésimo atrás do ouroO brasileiro Vinícius

Rodrigues, 26, conquis-tou a prata nos 100 m classe T42/63 (atletas amputados e outras de-ficiências) com a marca de 12s05, apenas um centésimo atrás do pri-meiro colocado. O ouro foi para Anton Prokho-rov, do Comitê Paralím-pico Russo, com 12s04. Leon Schaefer, da Ale-manha, levou o bronze, com 12s22.

Ele fez sua estreia nas Paralimpíadas e que-brou o próprio recorde paralímpico da classe T63, que havia esta-belecido nas elimina-tórias. Prokhorov, que não usa prótese, bateu o recorde mundial da classe T42.

“Lógico que, em to-dos os sonhos, a visua-

FORÇA | Gigante arremessa o peso a 13,39m TÊNIS DE MESA | Bruna Alexandre

BICAMPEÃO | Claudiney Batista dos Santos SONHO | Elisabeth Rodrigues tem marca de 17,62m

EM CAMPO | Brasil goleia o Japãp por 4 a 0

Fotos: CPB

ESTREIA | Vinícius Rodrigues quebra próprio recorde

Brasileiros dominam o disco e com recorde mundialCom recorde mundial,

Elizabeth Rodrigues Go-mes, 56, conquistou o ouro no lançamento do disco classes F51/52/53 (atletas que competem sentados por compro-metimento dos membros inferiores). Ela obteve a marca de 17,62 m para ganhar a prova.

“Parece que estou vi-vendo um sonho que se tornou realidade. Foram cinco anos esperando por esse grande feito. Eu e minha treinadora Rosea-ne Faria viemos galgando a cada treino, a cada suor

derramado”, disse Beth, emocionada.

Também no lança-mento do disco, Claudi-ney Batista dos Santos foi bicampeão. O atleta, que disputa a sua 3ª Pa-ralimpíadas, quebrou o próprio recorde com a marca de 45,59 m e con-quistou o bicampeonato na classe F56 (atletas sen-tados). “Eu sempre entro nas provas para buscar o meu melhor e sempre respeitando os adversá-rios. Quando a gente faz o que gosta, tem tudo para dar certo”, disse.

Gigante leva prata

Alessandro da Silva, 37, conquistou a prata no arremesso do peso classe F11 (para pessoas com deficiência visual), sua segunda medalha em Jogos Paralímpicos, após o ouro no lan-çamento do disco em 2016. O paulista nascido em Santo André e apeli-

dado de “Gigante” pelo seu 1,90 m de altura ar-remessou o peso a 13,89 m. Ficou atrás apenas do iraniano Mahdi Olad, com 14,43 m. Gigante começou a perder a vi-são por conta da toxo-plasmose a partir dos 25 anos e ficou totalmente cego em 2013.

Futebol goleia de novo

A seleção brasileira de futebol de 5 (para cegos), invicta em Jogos Paralímpicos, conquis-tou mais uma vitória em Tóquio-2020. A equipe goleou o Japão por 4 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A.

Com o resultado, a se-leção já se garantiu nas semifinais da competi-ção. Os gols da partida foram marcados por Ricardinho (2), Tiago Paraná e Nonato.A Se-leção segue em busca do pentacampeonato.

Prata inédita feminina

Bruna Alexandre, 26, ficou com a medalha de prata no tênis de mesa após perder a fi-nal da classe 10 para a australiana Qian Yang, por 3 a 1 (13/11, 6/11, 11/7 e 11/9). Foi o me-lhor resultado de uma brasileira no esporte. O país agora soma três

pratas e quatro bron-zes na história dos Jo-gos, ainda em busca da sua primeira medalha dourada. “Tive chance, queria trazer o ouro para o Brasil, mas ao mesmo tempo estou feliz por ter consegui-do evoluir nos últimos anos”, afirmou.

lização que a gente faz é da [medalha] dou-radinha. Mas estou na minha primeira Para-limpíada. Vamos tra-balhar firme que Paris está logo ali. Estou no-vinho”, afirmou o bra-

sileiro, em entrevista ao SporTV, referindo-se aos Jogos de 2024.

O atleta de Maringá (PR) teve a perna es-querda amputada aci-ma do joelho após so-frer acidente de moto.

Page 15: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

ESPORTES 15Terça, 31 de Agosto de 2021

Quinta-feira (2/9)19h – Fluminense x Juventude*

Sábado (4/9)21h – Bahia x Fortaleza21h – Cuiabá x Santos

Domingo (5/9)18h15 – Athletico-PR x Sport

Terça-feira (7/9)21h30 – Corinthians x Juventude21h30 – Chapecoense x Fluminense

Flamengo x Atlético-GO**São Paulo x América**Atllético-MG x Grêmio**Internacional x Bragantino**Ceará x Palmeiras**

• 19ª RODADA

TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

0102030405060708091011121314151617181920

Clubes PG J V GP SGAtlético-MG 39 18 12 27 14Palmeiras 35 18 11 29 9Fortaleza 32 17 9 27 11RB Bragantino 32 18 8 29 10Flamengo 31 16 10 32 16Corinthians 27 18 7 15 2Atlético-GO 25 18 6 15 -2Ceará 24 18 5 19 0Athletico-PR 23 17 7 23 2Internacional 23 18 5 22 0Santos 22 18 5 19 -4São Paulo 22 18 5 15 -5Juventude 21 17 5 14 -5Cuiabá 20 17 4 17 -1Bahia 19 18 5 20 -8Fluminense 19 17 4 13 -5América-MG 18 18 4 15 -7Grêmio 16 17 4 12 -6Sport 16 18 3 8 -6Chapecoense 7 18 0 14 -15

*Jogo atrasado de rodada anterior** jogos adiados e sem datas defi nidas

Luiz Figueiredo/CBF

SELEÇÃO | Tite cumprimenta Hulk na chegada da apresentação dos atletas

César Greco/Palmeiras

PREPARO | Luiz Adriano ainda trabalhapara se recuperar

Rubens Chiri / São Paulo FC

FOLGA | Crespo espera ter jogadores em forma

LESÕES

Artilheiros sofrem no PalmeirasEm um ano de glórias

para o torcedor palmei-rense, com a conquista da tríplice coroa –Paulistão, Copa do Brasil e Liberta-dores–, os atacantes Luiz Adriano e Rony foram os grandes destaques e arti-lheiros do time. Na atual temporada, porém, a vida da dupla não está sendo nada fácil, com a luta con-tra as lesões.

Rony conseguiu se re-cuperar de uma lesão sé-ria no músculo adutor da coxa esquerda –quase uma ruptura total, segundo o técnico Abel Ferreira– e re-tomou a confiança com o gol marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, sábado (28), justamente usando sua perna esquer-da. Foi o fim de um jejum de 13 jogos sem gols do ca-misa 7 alviverde.

O caso de Luiz Adriano, porém, é mais complica-do. Ele sofreu um edema no joelho direito que o

deixou no departamento médico durante todo o mês de julho. Quando me-lhorou, entrou no segun-do tempo do duelo contra

o Fortaleza, pelo Brasilei-rão. No duelo seguinte, a partida de ida contra o São Paulo pelas quartas de final da Libertadores,

o camisa 10 sofreu um trauma no mesmo joelho, tirando-o de ação mais uma vez.

Por isso, ficou fora do confronto contra o Atlé-tico-MG, pelo Nacional. Desde então, conseguiu se recuperar e foi relacio-nado para os três jogos seguintes: a volta contra o São Paulo pela Libertado-res e os duelos com Cuia-bá e Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

No entanto, em ne-nhum deles foi colocado em campo pelo técnico Abel Ferreira. Após a vi-tória sobre o Furacão, o comandante explicou a situação do atacante, que marcou 20 gols na última temporada, mas tem ape-nas 3 na atual, em 22 par-tidas disputadas. “Ele está trabalhando bem para voltar à melhor forma e nesta temporada ain-da vai nos ajudar”, disse Abel. | FOLHAPRESS

Governo havia liberado público, mas CBF não conseguiu viabilizar medidas

Brasil e Argentina não terá venda de ingresso

O duelo entre Brasil x Argentina pelas Elimi-natórias para a Copa do Mundo, que acontece no próximo domingo (5), na Neo Química Arena, não terá mais venda de ingressos. O governo de São Paulo havia autori-zado a presença de 12 mil pessoas no estádio corintiano. A abertura parcial dos portões era uma iniciativa das autori-dades de fazer do clássico sul-americano um even-to-teste para a liberação de torcedores no futebol paulista, que desde o iní-cio da pandemia não re-cebe público.

Entretanto, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não conse-guiu viabilizar a tempo o plano de comercialização de ingressos, assim como o protocolo para verifica-ção de testes PCR negati-vos e de comprovantes de vacina dos torcedores.

Apesar da ausência de público pagante, o jogo receberá cerca de 1.500 convidados.

A seleção brasileira encara a Argentina no

ELIMINATÓRIAS

FOLHAPRESSSÂO PAULO

segundo confronto da rodada tripla das Elimi-natórias. Na primeira partida visita o Chile, em Santiago, e fecha a data Fifa diante do Peru, em Pernambuco.

“A referida decisão ocorre por conta da fal-ta de tempo hábil para o desenvolvimento de sis-tema integrado que per-mita o efetivo controle

de compra, verificação de testes, comprovantes de vacinas e acesso do público ao estádio com segurança.

CBF, FPF (Federação Paulista de Futebol) e de-mais autoridades seguem em permanente contato a fim de aprimorar a inte-gração entre os sistemas em prazo viável, cum-prindo os requisitos para

a realização do evento--modelo com sucesso”, afirmou a confederação em nota.

Além da ausência de torcida, a seleção brasi-leira deverá também ter a ausência de jogadores que atuam no futebol inglês. Nove dos convo-cados pelo técnico Tite ainda não conseguiram a liberação de seus clubes.

RECUPERAÇÃO

São Paulo usa folga para vencer desafios

Depois de uma ma-ratona de jogos desde o início da temporada, o São Paulo parte agora para um período de 13 dias sem partidas ofi-ciais. O próximo com-promisso será contra o Fluminense, pelo Bra-sileirão, no dia 12 de setembro. Até lá, o téc-nico Hernán Crespo e a comissão técnica têm uma lista de objetivos a cumprir.

O principal deles é a recuperação dos atletas. O São Paulo tem seis jogadores no departa-mento. Com exceção do goleiro Thiago Couto e do volante William, que se recuperam de cirur-gias, os demais tratam lesões musculares e de-vem entrar em forma

no período. São eles: o zagueiro Arboleda, os laterais Welington e Orejuela e os atacantes Marquinhos e Rigoni.

O argentino foi substi-tuído durante a partida contra o Juventude com dores na coxa direita. Ele começou o trata-mento com gelo na re-gião ainda no banco de reservas.

As lesões têm dado dor de cabeça ao São Paulo na temporada. O clube paulista já teve mais de 30 problemas físicos desde o início do Campeonato Paulista. A expectativa de Crespo é ter seus jogadores em forma para conseguir escalar o time que ele considera ideal.

| FOLHAPRESS

Page 16: tododia.com.br | 3,00 31 Ago | 2021 05 Cidades Consórcio

ESPORTES 16Terça, 31 de Agosto de 2021

Thiago Barreto / Rio Branco

EM LIMEIRA | Tigre empatou em 2 a 2 com Independente

Divulgação/Arsenal

CONTRATADO | Jogador William assinará com o Corinthians até o fim de 2023

DE VOLTA

O meia-atacante Wil-lian foi anunciado como reforço do Corinthians. Nesta segunda-feira (30) pela tarde, o Arsenal di-vulgou a rescisão con-tratual e deu a notícia de que o jogador voltaria ao clube do Parque São Jorge. Minutos depois, em uma live improvisa-da no Instagram, o Al-vinegro promoveu um encontro virtual entre o reforço e o presidente Duilio Monteiro Alves. A conexão teve mais de 112 mil acessos simul-tâneos, ficou instável e

caiu pelo menos quatro vezes.

“Estou muito feliz, será um prazer imen-so voltar a vestir essa

camisa. Quero agrade-cer a você pelo esforço imenso, toda a comis-são técnica, que tem um carinho por mim. Estou de volta”, afirmou o jo-gador em contato com o

presidente Duilio.Durante o encontro, o

jogador confirmou que chega ao Brasil na pró-xima quarta-feira (1), justamente no dia do aniversário de 111 anos do Corinthians. A che-gada do meia-atacante será a principal atração da programação monta-da pela diretoria duran-te os festejos da data. Ainda nesta semana, o atleta será integrado ao elenco comandado por Sylvinho no CT Joaquim Grava.

Mais cedo, o Arsenal atuou como um ‘estraga prazeres’ e informou que o destino de Willian seria

Ex-atacante do Arsenal foi anunciado pelo clube do Parque São Jorge nesta segunda em live de rede social

William chega para reforçar time do Corinthians

FOLHAPRESSSÃO PAULO

o Corinthians. Até então, o Alvinegro não havia se pronunciado oficial-mente sobre a negocia-ção e, por isso, às pressas improvisou a live com o jogador em Londres.

O jogador assinará com o Corinthians até o

fim de 2023, justamente quando se encerra a ges-tão do presidente Dui-lio Monteiro Alves. Nos bastidores, o clube ga-rante que mesmo com a chegada de Willian, Ro-ger Guedes, Renato Au-gusto e Giuliano, a folha

salarial ainda será me-nor do que aquela paga ao fim do ano passado.

No entanto, o clube trabalha com a possi-bilidade da chegada de um parceiro comercial para arcar com os salá-rios do meia-atacante.

BEZINHA

Rio Branco enfrenta na 4ªo líder São Carlos em casa

O Rio Branco enfren-ta o líder São Carlos, nesta quarta-feira (1º), no Estádio Décio Vit-ta, em Americana, às 15h, em partida válida pela quarta rodada do Grupo 3 do Campeo-nato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, co-nhecido como Bezinha. O Tigre vem de um empate por 2 a 2 com o Independente, na terceira rodada dis-putada no último sá-bado (28), no Estádio Comendador Agosti-nho Prada, em Limeira Com um ponto con-quistado, o Rio Branco soma quatro pontos e segue na vice-liderança do grupo. O São Carlos continua líder com sete pontos. O time de Limei-ra ocupa a quarta po-sição, com três pontos. No confronto com o Independente, o Tigre abriu o placar aos 30 mi-nutos do primeiro tempo com Yago marcando de cabeça, após cruzamen-to de Luiz Antônio. Aos 44, Eduardo Brito empa-tou, também de cabeça.

DA REDAÇÃOAMERICANA

A equipe de Americana retornou a campo com a mesma escalação e logo aos 2 minutos da se-gunda etapa, Léo Cruz, após novo cruzamento de Luiz Antônio, subiu alto e cabeceou para o gol. O Rio Branco voltou a ficar à frente no placar. Mas com um segundo

tempo tenso, com alto número de cartões ama-relos, aos 41 minutos da etapa final, Gomes dis-puta bola alçada na área do Rio Branco e o juiz marca pênalti, alegan-do mão na bola. Na co-brança, Jonathan marca e fica tudo igual para as duas equipes.

NA VILA

Santos anuncia contratação de Emiliano Velázquez

O Santos anunciou, nesta segunda-feira, a contratação do zaguei-ro Emiliano Velázquez, de 27 anos. O jogador uruguaio estava sem clube após o fim de seu contrato com o Rayo Vallecano, da Espanha. O acordo com o Peixe é até o fim de 2022. “Feliz demais por ter a chan-ce de vestir a camisa do Santos, que tem tanta história e já foi vestida por vários craques do futebol mundial. Tinha

outras outras oportuni-dades, mas optei por vir para cá pois é uma hon-ra jogar nesse gigante do Brasil. Também vou poder ficar mais pró-ximo de toda a minha família no Uruguai. Tudo correu bem e es-tou contente demais por estar aqui”, afirmou Velázquez.

PREPARAÇÃOApós muito tempo, o

técnico Fernando Diniz terá a semana livre para trabalhar o Santos con-tra o Cuiabá, no sábado (4), às 21h, na Arena

Pantanal, pela última rodada do primeiro tur-no do Campeonato Bra-sileiro.

Além de descansar o elenco, o treinador pode ter importantes retornos para o con-fronto, como Marinho e Vinicius Zanocelo.

O treinador também deve utilizar a sema-na livre para reforçar alguns trabalhos espe-cíficos e até mexer no time titular. O Santos, por exemplo, tem sofri-do muitos gols de bola parada, além de proble-mas técnicos no ataque.

FOLHAPRESSSÃO PAULO

Ivan Storti/Santos FC

REFORÇO | O zagueiro Emiliano Velázquez tem contrato com Peixe até o fim de 2022

Jogador confirmou que chega ao Brasil nesta quarta-feira