file · web viewo propósito deste manual é apresentar subsídios para elaboração do tcc de...

37
1

Upload: hacong

Post on 02-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é requisito essencial e obrigatório para obtenção do diploma de técnico. Trata-se de uma atividade escolar de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente à área de formação profissional.O propósito deste manual é apresentar subsídios para elaboração do TCC de maneira a favorecer o desenvolvimento de competências específicas, visando à formação de profissionais capazes de buscar, compreender e aplicar o conhecimento científico.O processo de elaboração do TCC tem início no 2º Módulo, devendo ser concluído no final do 3o. Módulo. A critério de cada Habilitação Profissional, o TCC poderá ser elaborado de forma individual ou em equipe.A orientação dos trabalhos entendida como processo de acompanhamento didático pedagógico, será de responsabilidade de todos os professores da habilitação, cabendo aos professores responsáveis pelo componente curricular específicos do TCC a promoção da articulação e da integração dos demais componentes disciplinares.

ESCOLHA DO TEMA

O aluno deverá definir o tema de seu trabalho levando em consideração os seguintes aspectos:1. Tendências, preferências pessoais e profissionais: O trabalho a ser desenvolvido deverá permitir o alcance do objetivo curricular e o aprimoramento da formação profissional, fomentando a qualificação do aluno para o mundo do trabalho. O entusiasmo, a dedicação, o empenho, a perseverança e a decisão para superar obstáculos dependem, naturalmente, do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. A observância deste aspecto impulsionará sobremaneira o desenvolvimento do trabalho.

2. Aptidão: não basta gostar do tema, é preciso ter aptidão, ser capaz de desenvolvê-lo. Aptidão, neste caso, poderá ser entendida como base cultural e científica adequada (experiência na área de conhecimento, relação direta com o currículo da habilitação etc.). Temas de caráter filosófico exigem aptidão ou capacidade para abstração, enquanto que assuntos de caráter científico exigem correspondentes conhecimentos básicos e específicos.

3. Tempo: na escolha do tema, o tempo deve ser um fator a ser considerado. O tempo disponível para realização do trabalho deve ser compatível com o nível de dificuldade (complexidade) do tema selecionado.

2

4. Recursos: o fator econômico deve ser ponderado, uma vez que o desenvolvimento de determinadas pesquisas exige a realização de viagens e/ou a aquisição de alguns materiais/equipamentos.O aluno deverá analisar a facilidade de acesso às fontes de pesquisa e a existência ou não de material bibliográfico disponível e atual.

5. Relevância: o tema deve ser escolhido de maneira que o estudo realizado possa trazer uma contribuição efetiva na solução de algum problema. Deverá contemplar certo grau de inovação seja na abordagem, seja no produto final.

AVALIAÇÃO

A avaliação do TCC compreende:I. avaliação contínua do processo de elaboração do TCC pelo Professor Responsável do Componente Curricular;II. avaliação do trabalho pelos docentes da Habilitação Profissional, dentro do que âmbito de cada componente curricular;III. avaliação do trabalho escrito;IV. da demonstração do produto e/ou materiais resultantes do trabalho realizado;V. apresentação oral e apreciação dos trabalhos pela para a Banca de Validação.

A avaliação do TCC envolverá apreciação do trabalho escrito, demonstração do produto e da apresentação oral.

Critérios de Avaliação:- Pontualidade, Assiduidade, Participação, Divisão de Tarefas,

Formatação, Conteúdo, Originalidade, Qualidade Técnica, Funcionalidade, Criatividade, Organização, Apresentação Escrita e Oral, etc.

ESTRUTURA GERAL – MEMORIAL DESCRITIVO

3

DIAGRAMA DO TCC

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1. Capa (Figura 1):

4

Deve apresentar a seguinte ordem:- Nome da Instituição – instituto e curso no alto da página;- Também no alto da página, o nome do autor, em ordem natural com letras maiúsculas;- No centro da página, o título do trabalho em negrito; o subtítulo deve ser separado do título por dois pontos, apresentado tipograficamente de maneira diferente;- Abaixo, local (cidade da Instituição) e ano.

2. Folha de Rosto (Figura 2):

- No alto da página, o nome completo do autor, em ordem natural, com apenas as iniciais maiúsculas. Deverá vir acompanhado de sua qualificação profissional;- No centro, o título e subtítulo do trabalho. O subtítulo deve ser separado do título por dois pontos, apresentado tipograficamente de maneira diferente;- Mais abaixo e à direita, a natureza (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), o objetivo acadêmico (obtenção de grau, aprovação,etc) e a instituição a que se destina, área de concentração e o nome do professor ou orientador;- Abaixo, cidade e ano.

3. Página de Avaliação (Folha 3):

Página disponível para assinatura e menção do Professor Responsável.Elemento obrigatório que deve conter:- Título e subtítulo do trabalho;- Nome completo dos membros da banca examinadora e local para as assinaturas dos mesmos;- Local de data da aprovação.

4. Dedicatórias e Agradecimentos (opcionais)

Elementos opcionais da apresentação, onde o autor presta uma homenagem ou dedica o trabalho a alguém. Manifestação de reconhecimento às pessoas ou instituições que de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho. Aparece em páginas ímpares, com um texto curto, embora opcional, recomenda-se seu uso, principalmente para registrar eventual apoio financeiro recebido.

5

5. Sumário (Folha 4):

Indicação dos assuntos (títulos das partes, capítulos e seções do trabalho) e respectivas páginas, conforme aprece no texto e tem como propósito facilitar a localização dos conteúdos de interesse do leitor. Aparece em páginas ímpares. O índice é apresentado no final da publicação, entendido como “ uma lista de entrada ordenadas que localiza e remete para informações contidas no texto” (ABNT,1989).

6. Lista de Tabelas e Figuras:

Relação de tabelas, gráficos, gravuras, mapas, fotografias, fluxogramas, organogramas, esboços, dentre outros, na mesma ordem em que são citados, com indicação de página onde estão localizados. Aparece em páginas ímpares e situa-se logo após o sumário. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração. Tabelas, quadros e figuras, devem ser auto - explicativos, sem que haja a necessidade de recorrer ao texto para entender o que está sendo mostrado. Lista de Abreviatura e Siglas:

Relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no corpo do texto, seguidas das palavras correspondentes por extenso. No texto quando utilizada pela primeira vez, deve-se colocar o nome por extenso, seguido da abreviatura.

7. Resumo:

A norma NBR-6028/1980, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, define o resumo como “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto” Esta norma estabelece técnica para a redação e apresentação de resumos. Representa a síntese do conteúdo do trabalho, destacando-se a natureza do estudo, importância, objetivos, os principais resultados encontrados e conclusões mais importantes.Deve ser redigido em linguagens claras, concisas e diretas, com um mínimo de 250 palavras, constituído por uma breve narrativa sobre o conteúdo do trabalho.

6

ELEMENTOS TEXTUAIS

1. Introdução: Fazem parte da Introdução os seguintes itens:

- Tema: O aluno deve escolher individualmente ou em grupo o tema do trabalho, determinar o assunto, distinguir claramente o que se pretende estudar e definir qual a amplitude da pesquisas. Deve ser definido em linhas gerais para que o leitor consiga ter conhecimento do que vai ser tratado no trabalho.

- Delimitação do Tema / Assunto:Delimitar o tema em termos de profundidade, extensão, tempo e espaço.Há que se refletir e definir qual a dúvida ou problema a ser entendido ou explicado na elaboração do trabalho: qual o tema, problema ou tese (idéia Central) deve ser determinado a partir do texto. E assim, elaborar um roteiro provisório de trabalho, baseado nas idéias que nortearão a pesquisa.

- Justificativa:Motivo(s) da escolha do tema: qual a importância, a relevância e a pertinência do objeto de estudo.

- Objetivos:O que se pretende alcançar com o desenvolvimento do trabalho, quais os resultados previsíveis.Pode ser evidenciados o Objetivo(s) Geral(ais) e o(s) Objetivo(s) Específico(s). O Objetivo Geral deve apresentar a preocupação central da investigação, enquanto os Objetivos Específicos se relacionam, de certa forma, às técnicas utilizadas para levantamentos dos dados (metodologia).

- Hipótese(s):Colocado o problema em toda sua amplitude, o autor deve enunciar suas hipóteses: a tese propriamente dita, ou hipótese geral, é a idéia central que o trabalho se propõe demonstrar. Hipótese é o que se pretende demonstrar e não que já se tem demonstrado evidente. Suposições a serem confrontadas no final do trabalho.

- Referencial Teórico:

7

O quadro teórico constitui o universo de princípios, categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente coerente, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e se desenvolve.Tenha-se, contudo bem presente que ele serve antes como diretriz e orientação de caminhos de reflexão do que propriamente de modelo ou de forma, uma vez que o pensamento criativo não pode escravizar-se mecânica e formalmente a ele.

- Metodologia e Estabelecimento do Cronograma de Pesquisa:Relato de quais caminhos, em termos de pesquisa e experimentos, foram percorridos para o alcance dos objetivos estabelecidos. Qual o plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa e do trabalho.Trata-se de explicitar aqui, se se trata de pesquisa empírica, com pesquisa histórica ou se de um trabalho que combinará, e até que ponto as várias formas de pesquisa.Os vários momentos e etapas do desenvolvimento da pesquisa devem ser distribuídos no tempo. O que materializa mediante a elaboração de um cronograma, ou seja, a distribuição das tarefas nos períodos do calendário.Fluxograma e cronograma das atividades.

- Desenvolvimento:Corresponde ao corpo nuclear do trabalho, onde se descreve a metodologia adotada, mostram-se os resultados dos dados coletados e sua discussão, que tem como finalidade explicar, discutir e demonstrar. Onde:- Explicar é tornar evidente o que estava implícito, descrever, classificar e definir.- Discutir é comparar as várias posições sobre o assunto.- Demonstrar é aplicar a argumentação apropriada à natureza do trabalho.

Constitui-se por:a) Análise da idéia principal: desdobramento do tema, decomposição do todo em partes.b) Enumeração dos pormenores relevantes: discussão dos detalhes e apresentação de argumentos a favor e contra.c) Apresentação dos dados da pesquisa: planejamento, tipo, instrumentos utilizados e seus principais resultados.d) Técnicas utilizadas para análise da pesquisa e sua justificativa.e) Discussão e verificação das hipóteses e sua variáveis, apresentadas como suposição na Introdução, confrontando-as com o problema e suas variáveis.f) Apresentação dos argumentos que foram construídos e que darão validade aos resultados esperados.

8

- Conclusão:Destaque dos principais resultados obtidos, tendo em vista os objetivos da pesquisa. Pode-se acrescentar recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Deve-se ter cuidado de não ficar repetindo resultados neste item.Visa:a) recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa;b) consolidar os argumentos construídos;c) comprovar ou rejeitar a(s) hipótese(s) expostas no desenvolvimento;d) recapitular o que foi proposto na Introdução, seguindo, na medida do possível, a ordem em que foram apresentados.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

1. Apêndices:

(Todo o material pertinente para ilustração e/ou complementação do trabalho elaborado pelo autor, tais como: questionários, formulários, tabulação de dados, gráficos, transcrição de entrevistas etc.).Servem para complementar o entendimento do texto.

2. Anexos:

Todo material pertinente para ilustração e/ou complementação do trabalho NÃO elaborado pelo autor (Leis, Decretos, cópias de documentos, artigos, ilustrações etc.) e servem para complementar o fundamento da pesquisa.

3. Referência Bibliográfica:

Listagem das publicações utilizadas na elaboração do trabalho, apresentadas de acordo com o sistema de citação utilizado no texto e devem obedecer as normas da ABNT (NBR 6023/2002), conforme exemplos a seguir:

a) Livros:

Autor único:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro: subtítulo. Número da Edição (se houver). Local de publicação (cidade); Editora, Ano de Publicação. Número de páginas e número de volumes (se houver) (Nome e número da série)

9

Exemplo:AULETE, Caldas. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. 2.ed. brasileira. Rio de Janeiro; Delta,1964. 5v.

2 ou 3 autores:

SOBRENOME do 1o., Nome do 1o.; SOBRENOME do 2o., Nome do 2o., SOBRENOME do 3o., Nome do 3o. Título do livro: subtítulo. Número da edição (se houver). Local de publicação (cidade) Editora, Ano de Publicação. Número de páginas e número de volumes (se houver) (Nome e número da série)

Exemplo:HART, Norman, STAPLETAN, John. Glossary of Marketing. London: Heinemann, 1977.

Mais de 3 autores:

SOBRENOME DO 1O., Nome do 1o. et al (e outros). Título do livro: subtítulo. Número da edição (se houver). Local de publicação (cidade) Editora, Ano de Publicação. Número de páginas e número de volumes (se houver) (Nome e número da série)

Exemplo: BAILY, Peter et al. Compras: princípios e administração. Tradução de Ailton Bonfim Brandão. São Paulo; Atlas, 2000.

Capítulo de Livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. Título do Capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome do autor do livro. Título do livro: subtítulo do livro. Número da edição (se houver). Local de publicação (cidade) Editora, Ano de Publicação. Número de páginas e número de volumes (se houver) (Nome e número da série)

Exemplo:MARTINELLI, H. C. “Empresa-cidadã: uma visão inovadora para uma ação transformadora”. In: IOSCHPE, E. B. (org) Terceiro Setor Sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996.b) Periódicos:

10

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação (cidade): editor, volume, número, mês. Ano.

Exemplo:CIÊNCIA HOJE. São Paulo: Sociedade brasileira para o progresso da ciência, v. 27, nº 160, jun. 2001.

c) Artigo de Jornal:

AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, Local, dia, mês, ano. No. Ou título do caderno, seção ou suplemento, páginas inicial – final.

RAGGIO, A. Secretários de Saúde pedem descentralização. GAZETA MERCANTIL, São Paulo, 14mar. 1997, p. A-8.

d) CD-Rom:

SOBRENOME, NOME (ou INSTITUIÇÃO ou entrada pelo TÍTULO, se não houver autoria). Título: subtítulo. Local: editora ou promotor, data.

Exemplo:EMPRAPA, Pantanal: um passeio pelo paraíso ecológico.Rio de Janeiro: Sony Music, 1990.

e) Sites – Internet:

SOBRENOME, NOME (ou INSTITUIÇÃO). (data original). Título: subtítulo. Endereço do site. Data de acesso.

Exemplo:CARLOS, Cássio S.(1997). As idéias do Norte. http:/www.uol.com.br/fsp/mais/fs121004.htm.Acesso em 13 ago. 1999.

MOURA, Gevilacio C. de. 919960 Citações e referências a documentos eletrônicos. http://www.ecologia.com.br/users/gmour/refer/html. Acesso em 5 abr. 2007.

f) Documentos Iconográficos:

Fotografias

Para documentos registrados em fotografias, os elementos essenciais são:

11

AUTOR. Título da foto (caso não exista, deve-se atribuir um título). Data. Características físicas (coloridas ou preto e branco, formato, tipo de papel utilizado, etc).

Exemplo:WAINER, J. João Gilberto e Caetano Veloso. Fotografia colorida. São Paulo: Folha de São Paulo, 13 de jan.2000. Caderno 4, Ilustrada. P.1.

g) Documentos Sonoros:

COMPOSITOR/INTÉRPRETE. Título. Local: Gravadora, data. Designação específica do material, características físicas, duração, velocidade, número de canais sonoros, dimensões. Título da série (quando existir) e numeração.

Exemplo:CARLINHOS BROW e WESLEY RANGEL. Timbalada. Bahia: Philips/Polygram. no.518068-2. 1CD.

Documento sonoro em partes:

COMPOSITOR/INTÉRPRETE da parte referenciada. Título da parte referenciada. In: COMPOSITOR/INTÉRPRETE. Título. Local: Gravadora, data. Designação específica do material, características físicas, duração, velocidade, número de canais sonoros, dimensões. Título da série (quando existir) e numeração. Localização da parte referenciada (tempo de duração da parte).

Exemplo:

DION, C.; STREISAND, B. [Intérpretes]. Tell him. In: DION, CELINE. Let’s talk about love. [S.I.]. Sony Music Entretainment, 1997. 1 CD 9ca. 60min.) . Faixa 6 (4 min.11s).

h) Glossário:

Lista em ordem alfabética, contendo palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou sentido obscuro utilizadas no texto, acompanhadas de suas respectivas definições (ABNT,2001).

12

4. Normas para Citações e Notas de Rodapé:

a) Citações:

O objetivo da Citação é esclarecer, fundamentar, contradizer ou apresentar determinado assunto. Citar é mencionar no texto informações obtidas em fontes impressas e eletrônicas, em palestras, debates, entrevistas, etc.A norma NBR 10520/2002, da ABNT, fixa as condições necessárias para a apresentação de citações em documentos.

Quando estiver reproduzindo um autor, ou interpretando suas idéias, coloque a referência antes ou depois da reprodução/interpretação:

Exemplos:

- Conforme Motta (2201,p.14), o pensamento dos cientistas sociais americanos foi muito influenciado pelo funcionalismo.

- Encontramos na ciência social americana algumas influências teóricas maiores que outras: “... na sociologia americana, o funcionalismo tornou-se rapidamente a linha dominante, a partir da obra de Talcott Parsons.” (Motta, 2001,p.14).

Se a citação tiver mais do que três linhas, recue o texto, diminua a fonte em 1 ponto (não obrigatório) e deixe separado:

Exemplo:

Encontramos na ciência social americana algumas influências teóricas maiores que outras:

“...Na sociologia americana, o funcionalismo tornou-se rapidamente a linha dominante, a partir da obra de Talcott Parsons. Seus trabalhos, em pouco tempo, influenciaram diretamente quase todos os campos de investigação social. Desse trabalhos, o que indiscutivelmente marcou os desenvolvimentos posteriores foi O Sistema Social.” (Motta, 2001,p.14)

Portanto, as citações deverão ser feitas entre aspas acompanhadas, no seu final, entre parênteses, do sobrenome do autor, ano e página.

13

Já as referências bibliográficas, indicando que o autor trata do assunto, de forma genérica, não especificando nem citando diretamente, podemos dispensar aspas e a indicação da página final.

Exemplo:

(Motta,2001)

b) Rodapé:

São notas destinadas a esclarecer determinadas passagens do texto ou a tecer considerações sobre aspectos que não justificam ser inseridos no corpo do texto, para não interromper a seqüência lógica da leitura (TRALDI e DIAS, 1998). Estas podem ser notas explicativas que evitam esclarecimentos demasiadamente longos dentro do texto, ou notas de referência, que apresentam as fontes consultadas ou indicam outras obras que tratam do mesmo tema.A numeração deve ser seqüencial e em algarismos arábicos. Deve-se localizar na margem inferior da página, escrita com tipos e entrelinhas menores que o utilizado no texto, além de ser separada do corpo do texto por uma linha de, aproximadamente, 1/3 da largura da página. Vale ressaltar que o Microsoft Word possui recursos para inserção das notas de rodapé.

Exemplos:

Notas de referência______________________1. CHARTIER,R. A aventura do livro: do leitor ao navegados. São Paulo: Unesp,1999.

Notas explicativas______________________1. Sobre referência bibliográfica ver capítulo 6.

5. Apresentação Gráfica:

É a formalização apropriada dos elementos básicos do trabalho. Devem ser observados:

a) Papel branco, formato A4, com dimensões de 21,0 x 29,7cm, com impressão somente em um lado da folha;

b) Espaçamento: 1,5 de entrelinhas no texto

14

Os títulos das seções devem ser separados do texto por espaço duplo;Para referências bibliográficas, utiliza-se espaço simples. Para efetuarA separação entre uma referência e outra, utiliza-se espaço duplo;

c) Margens: Esquerda e Superior: 3 cm Direita e Inferior: 2 cmd) Fontes: New Times Roman ou Arial, tamanho 12;e) Impressão: preto, utilizando apenas um lado da folha;f) Numeração das páginas: todas as folhas a partir da folha de rosto

devem ser contadas, porém não numeradas. A numeração deve ser indicada a partir da segunda página da INTRODUÇÃO, que poderá ser, por exemplo, 9, se foram utilizadas oito folhas anteriormente. Desta forma, não são numerados: a folha de rosto, a dedicatória, o resumo e o sumário. Para numeração devem ser utilizados numerais arábicos, colocados na parte superior direita da página do texto, sucessivamente até o final do trabalho;

g) Limite mínimo de páginas: 25, excluindo os elementos pré-textuais, apêndices e anexos;

h) Número de volumes: 1 (um), além de uma cópia em arquivo eletrônico;i) Encadernação: espiral

15

FOLHA 1 – Modelo da Capa

NOME DA INSTITUIÇÃO

Curso

NOME DO AUTOR

TítuloSubtítulo (se houver)

Cidade – mês - ano

16

FOLHA 2 – Modelo da Folha de Rosto

NOME DO AUTOR

TítuloSubtítulo (se houver)

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado como exigência para obtenção do Título de Técnico em____________________ à Escola Técnica Estadual Carlos de Campos,

na Área de ________________________sob Orientação do(a) Professor(a)

_____________________________

Cidade – mês - ano

FOLHA 3 – Modelo de Página de Avaliação

Termo de Aprovação

Autor

Título

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC defendido e aprovado Em [dia, mês, ano], pela seguinte banca examinadora:

____________________________________________________[Nome do professor orientador] - Orientador

____________________________________________________[Nome do professor examinador] – Examinador

____________________________________________________[Nome do professor examinador] - Examinador

Cidade – mês - ano

18

FOLHA 4 – Modelo de Sumário

SUMÁRIO

Introdução................................................................................ 05

Capítulo 1. Capital Intelectual.................................................. 071.1 Origens........................................................................... 091.2 Conceitos....................................................................... 101.3 Características................................................................12

Capítulo 2. Empresas de Tecnologia da Informação...............18 2.1 Características................................................................... 222.2 XXXXXXXXX.....................................................................242.3 NNNNNNNNNNNNNN.......................................................26

Conclusão................................................................................54Referências Bibliográficas.......................................................56Apêndice A..............................................................................57Apêndice B..............................................................................58Anexo I....................................................................................59Anexo II...................................................................................60

19

Seqüência de desenvolvimento e relação de tarefas obrigatórias ao TCC

1. Estrutura Geral de Trabalho TCC

1.1. Definição dos Grupos e Tema do Projeto

O tema do projeto deve estar dentro das habilidades do curso contemplando as

preferências do aluno fazendo com que ele tenha a motivação e facilidade no

desenvolvimento do trabalho.

Ex. Ilustração, Editoração, Web, Multimídia, Cartoon, Design Publicitário, Design

Institucional, Embalagens, Projetos de Sinalização e Comunicação Visual, Projetos

Experimentais.

 

1.2. Definição do cliente e do escopo do projeto

O trabalho deve contemplar um cliente real, para que os professores tenham sempre

um parâmetro de avaliação e orientação do trabalho. Nesse caso cabe ao professor

validar a natureza do cliente.

Ex. Empresas Diversas, Manufaturas, Prestadores de Serviço, Restaurantes, Bares,

Artistas, Parques, Shoppings, Produtos de Consumo e etc...

1.3. Levantamento de Informações (briefing) e Viabilidade do Projeto

20

Busca de informações sobre o cliente, informações de concorrentes e projetos

existentes. Orientações diversas, curiosidades e dificuldades existentes. Nesse

momento o aluno deve ter as informações do cliente ou um levantamento de problemas

e deficiências a serem modificadas em seu projeto. Com essa atividade o aluno tem

condições de justificar seu projeto à banca examinadora.

1.4. Definição de Objetivos e Conceitos

Definição de conceitos, justificativas e objetivos que vão nortear a criação visual e

estética do projeto. Vale lembrar que o conceito deve estar graficamente representado

na sua proposta visual.

1.5. Pesquisa e Desenvolvimento Visual / Estudos e Ante-Projeto

Nesta etapa os grupos devem ter pesquisas de campo, referências visuais, materiais de

concorrentes de forma organizada para auxiliar na concepção do projeto. O ante-projeto

é uma prévia de tudo que vai ser produzido tanto em termos de formas, cores e peças.

 1.6. Produção, montagem e finalização do material

Os professores de informática, produção gráfica, ilustração e fotografia devem orientar

os grupos, conforme a necessidade do projeto para que os alunos possam atingir a

melhor qualidade e acabamento possível.

1.7. Pré apresentação dos projetos

21

Cada grupo deve fazer uma rápida apresentação em sala de aula com um resumo das

peças e da proposta além da ordem e organização dos conteúdos evitando erros

durante apresentação para banca.

 

1.8. Banca de Validação

A banca de validação dos projetos deverá ser composta pelo professor orientador mais

dois professores do curso, podendo ter ainda um convidado externo.

A banca deve ter dia e horário reservado no auditório da escola, com participação do

público e espaço para comentários e perguntas.

Conforme o cronograma de trabalho, existe uma semana específica para apresentação

dos projetos, sendo que a ordem dos grupos deve ser estabelecida através de sorteio.

A coordenação do curso deve divulgar antecipadamente uma planilha com as datas,

horários e temas de cada projeto para que toda comunidade do curso possa assistir os

temas que mais interessar e os professores estarem cientes das bancas que devem

participar.

22

2. Relação dos Itens Obrigatórios a serem apresentados à Banca de Validação.

2. 1 – Criação ou Releitura de LogomarcaConforme a necessidade e briefing do cliente o projeto deve obrigatoriamente

contemplar um trabalho sobre a logomarca do cliente.

2. 2 – Manual de Identidade VisualA partir da elaboração da nova logomarca a equipe deve desenvolver um manual de

uso e aplicação gráfica da logomarca.

2. 3 – Papelaria BásicaIndependente da natureza do cliente e do seguimento de mercado ele deve ter no

mínimo: Cartão de Visitas, Papel Timbrado e Envelope.

2. 4 – Anúncio PublicitárioMontagem e aplicação da veiculação de pelo menos um anúncio em mídia. O tipo de

anúncio e o veículo utilizado devem ser avaliados conforme cada projeto e passar pela

validação dos professores envolvidos.

2. 5 – Brinde PromocionalDesenvolvimento de um produto pertinente ao seguimento do cliente com aplicação de

sua nova linguagem visual

23

2. 6 – Produto EspecialEste item contempla a possibilidade do grupo desenvolver uma peça específica de

acordo com sua proposta de projeto, desde que orientada e validada pelo grupo de

professores. De maneira geral tais peças podem ser:a – Embalagem

b – Jornal / Revista

c – Web Site / Multimídia

d – Maquete de Sinalização (placas, totens e etc)

Caso existam essas situações a disciplina EPDM deve orientar e direcionar o grupo às disciplinas que

tem em suas competências o conteúdo necessário no desenvolvimento técnico das peças.

Casos diferentes dessas situações devem passar pela avaliação da coordenação juntamente com o

professor orientador.

2. 7 – Memorial DescritivoO grupo deve entregar o material escrito (formato ABNT) contendo as seguintes

informações sobre o projeto:

- Tema

- Justificativa do Tema

- História do Cliente / Necessidades

- Briefing

- Objetivos

- Conceito

- Descrição das Peças

- Orçamentos Gráficos

- Considerações Finais

24

Será de livre escolha do aluno, executar o seu projeto final por meios digitais, sendo de sua inteira responsabilidade as despesas decorrentes com impressões, perda de arquivo, prazos e datas de entrega devido a imprevistos com arquivos eletrônicos, tais como, erros de fechamento nos arquivos, desconfiguração de cores, custo elevado para impressão, falta de verba, etc....Nenhuma dessas intercorrências isentará o aluno de apresentar o Trabalho concluído em todas as suas etapas. A forma de apresentação será sempre de escolha e responsabilidade do aluno.

7. Apresentação Oral do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC:

Após a avaliação parcial e final realizada pelo professor Orientador, o TCC será encaminhado à Banca de Validação que terá como composição básica o Professor Responsável pelo Componente Curricular Do Desenvolvimento do TCC, e mais dois professores da Instituição de Ensino.A critério da Coordenação de área, poderá, ainda, integrar a Banca de Validação docente de outra instituição de ensino ou profissional do setor produtivo considerado autoridade na temática do TCC a ser apreciado.

Observações Gerais:

- Os cronogramas com as datas e os horários das apresentações serão elaborados através de sorteio, realizado pela Coordenação de Curso e deverão ser seguidos rigorosamente;- As apresentações serão realizadas no Anfiteatro da Escola;- A apresentação terá a duração de 15 minutos;- Poderão ser utilizados recursos áudios-visuais, desde que solicitados à Coordenação de Curso, antecipadamente;- As apresentações serão abertas ao público, desde sejam seguidas às orientações dos membros da Banca.

- Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Curso.

25