01 - iab sp · 2019. 12. 5. · pavilhÃo flutuante 01 o pavilhão flutuante localiza-se sobre um...

2

Upload: others

Post on 24-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 01 - IAB SP · 2019. 12. 5. · PAVILHÃO FLUTUANTE 01 O pavilhão flutuante localiza-se sobre um deck existente numa repre-sa no interior do estado de de São Paulo. O deck e a cobertura

PAVILHÃO FLUTUANTE

01O pavilhão flutuante localiza-se sobre um deck existente numa repre-sa no interior do estado de de São Paulo.

O deck e a cobertura cerâmica pré-existentes se tornaram pequenos para atender às atividades náuticas e de lazer na represa, sendo necessária uma proposta de ampliação. Portanto, propôs-se uma co-bertura maior em telhas metálicas termoacústicas tipo telha forro, sustentadas por uma estrutura em madeira laminada colada - MLC.

Nessa técnica, as peças principais são preparadas em fábrica e mon-tadas no canteiro, proporcionando maior rapidez de montagem, pre-cisão nos encaixes e maior resistência. Nas laterais do deck, foram propostos elementos móveis, com brises em madeira e estrutura em serralheria, a fim de se adequar à passagem ou bloqueio de luz solar e vento ao longo das horas do dia.

O pavilhão flutuante, portanto, se caracteriza por uma singela cober-tura implantada sobre um deck, configurado apenas por dois planos, de piso e de teto, que por sua vez garantem o lazer e contemplação.

A arquitetura se mostra capaz de propiciar um refúgio sobre as águas. Uma busca pela ocupação de um território imaterial.

1. Demolição da cobertura cerâmica existente e ampliação do deck

ESTRUTURA EM MADEIRA

2. Construção da estrutura em madeira laminada colada, aproveitan-do os apoios antigos

3. Montagem dos brises em serralheria e ripas de madeira

4. Detalhe dos brises móveis

Um pavilhão flutuante, caracterizado por uma singela cobertura de madei-ra sobre um deck pousado sobre a água.

Uma obra sem limites claros, sem começo nem fim, mimetizado na pais-agem, sobre um território difuso e reflexivo. Uma metáfora para a América Latina.

Um pequeno projeto que busca sua própria grandeza. Que representa a procura por uma identidade ao mesmo tempo singular e múltipla. Que se confunde com temas e sistemas de ocupação muito comuns em territórios Sul-Americanos.

Uma ideia materializada na água, para se proteger das intempéries e se abrir para o vasto horizonte.

Santo Antonio de Posse - SPProjeto / obra: 2018

Área: 80 m2

Page 2: 01 - IAB SP · 2019. 12. 5. · PAVILHÃO FLUTUANTE 01 O pavilhão flutuante localiza-se sobre um deck existente numa repre-sa no interior do estado de de São Paulo. O deck e a cobertura

ESTRUTURA EM MADEIRA

02

Planta

Planta de cobertura

Corte transversal