04/05/2013 - regional - jornal semanário

4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 4 de maio de 2013 R gional a Projeta visa recuperar a mata ciliar dos rios Taquari e Antas em 13 municípios Pág. 4 Corredor ecológico beneficia ribeirinhos SANTA TEREZA ESTEFANIA V. LINHARES Comunidade prestigiou a missa festiva alusiva aos padroeiros Pág. 4 Festa de Santa Eulália e São Vitor SOCIAIS DO INTERIOR Pág. 2 Ações visam manter jovem no município MONTE BELO DO SUL

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 25-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

04/05/2013 - Regional - Jornal Semanário - Bento Gonçalves -RS

TRANSCRIPT

Bento Gonçalves :: Sábado :: 4 de maio de 2013

R gionala

Projeta visa recuperar a mata ciliar dos rios Taquari e Antas em 13 municípiosPág. 4

Corredor ecológico beneficia ribeirinhos

SANTA TEREZA

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Comunidade prestigiou a missa festiva alusiva aos padroeirosPág. 4

Festa deSanta Euláliae São Vitor

SOCIAIS DO INTERIOR

Pág. 2

Ações visam manter jovem no município

MONTE BELO DO SUL

2 R gionalSábado | 4 de maio de 2013

a

Monte Belo do Sul Uma cidade voltada às gerações futuras

Jovens vão participar de ações no município

O VIII Encontro de Car-ros Antigos de Santa Tereza (Ecast) será realizado no sába-do, 19, na Praça Maximiliano Cremonese. O evento inicia às 8h, com a abertura oficial e as inscrições de participantes.

O encontro apresenta entre as atrações a Feira de Artesana-to, mateada, apresentações cul-

Como ocorre anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus de Brasília (Ibram) organiza, em 2013, a Semana Nacional de Museus que acontece no mês de maio, com eventos em várias cidades do Brasil. Se-guindo o calendário nacional, o Museu e Arquivo Histórico de Garibaldi, com o apoio da pre-feitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, apresentam a Mostra Fotográfica “Identi-dade Perdida”.

A exposição é composta por fotografias sem a identificação das pessoas retratadas. Trata-

As encomendas de alevinos por criadores nas espécies car-pas, jundiás, lambaris e tilápias podem ser realizadas até sexta--feira, 10, na sede da Emater/Ascar do município. Os preços

Na busca de retomar o desenvolvimento eco-

nômico e o crescimento de Monte Belo do Sul, a nova ad-ministração, liderada pelo pre-feito Lirio Turri, estabeleceu algumas metas para a gestão.

Passados os primeiros quatro meses de trabalho, está sendo colocado em prática um cro-nograma de ações organizado com o apoio dos moradores da zona urbana e das pequenas comunidades do interior do município. Turri viajou à Bra-sília buscando parcerias volta-das aos critérios da administra-ção com o intuito de fazer com que a cidade cresça e volte a ser considerada uma das mais organizadas do interior gaú-cho em termos de elaboração e realizações de projetos.

O vice-prefeito, Sidnei So-menzi, que também acumula as funções de secretário das pastas de Turismo, Espor-te, Lazer e Cultura, afirma que as atividades estão sen-do desempenhadas de forma transparente e objetiva, para que os moradores possam se sentir bem em residir na cida-de. “Estamos realizando um trabalho e adequando as nor-

A equipe de festeiros da 135ª Festa de Santo Antônio está intensificando as atividades preparativas ao Dia do Pa-droeiro de Bento Gonçalves, comemorado em 13 de junho. Até o dia 30 de maio, a progra-mação está focada nas visitas às comunidades e entidades, seguindo uma intensa agenda.

Além das comunidades per-tencentes à Paróquia, do Lar do Ancião, do Hospital Tac-chini, da Apae e das paróquias São Roque e Cristo Rei, neste ano foi incluída visita especial à Paróquia São Marcos que aconteceu ontem, 3 de maio, pertencente ao município de Farroupilha, pois neste ano

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

SANTA TEREZA

GARIBALDI

CARLOS BARBOSA

Chá reuniu cerca de 750 pessoas no domingo, 29, no Salão Paroquial

Mostra integra a programação da Semana Nacional de Museus que ocorre em maio

Sidnei Somenzi destaca ações que serão destinadas a manter o jovem na cidade

Encontro de carros antigos chega à oitava edição

Museu promove exposição fotográfica Identidade Perdida

Produtores podem encomendar alevinos na Emater/Ascar

Festeiros visitam as comunidades

turais, show da banda Aplee. A organização do evento vai pre-miar o automóvel mais antigo entre os expositores.

A exposição é aberta a todas as categorias de carros antigos e somente poderão ser inscritos veículos com mais de 25 anos de fabricação. Mais informações pelo telefone (54) 3456.1030.

-se de uma iniciativa na qual as pessoas poderão ajudar no reconhecimento dos rostos presentes nas fotografias. A exposição congregará épocas distintas, de 1890 até a década de 1980.

A abertura acontece quinta--feira, 9, às 19h, nas dependên-cias do Museu e Arquivo His-tórico. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 28 de julho, de terça à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

e tamanho variam de acordo com a espécie, e ficam entre R$ 0,18 e R$ 0,24. A entrega será feita por uma equipe da Secretaria da Agricultura na quinta-feira, 16.

mas que devem ser efetuadas na nossa comunidade e em conjunto com outras institui-ções”, disse.

Entre as propostas da pasta está desenvolver eventos cul-turais que visem envolver a participação de jovens, prin-cipalmente na área de lazer. Algumas ações serão realiza-das em conjunto com outros empreendimentos na região, como as festas populares, que, serão realizadas no salão paro-quial com degustação e agroin-dústria e artesanato, em junho que irá integrar a comunidade.

O vice-prefeito relata que o trabalho desenvolvido me-lhorar o paisagismo do muni-cípio estão sendo executadas visando embelezar a cidade buscando receber bem os turistas. Para ele, o mais im-portante está sendo feito, ou seja, a busca pela valorização dos projetos culturais e espor-tivos na cidade, na tentativa de manter principalmente os jovens na cidade oferecendo oportunidades. Monte Belo do Sul conta atualmente com aproximadamente três mil ha-bitantes.

comemoram o centenário da Paróquia realizada ontem, 3 de maio.

No domingo, 28 de abril, cerca de 750 pessoas lotaram

o Salão Paroquial para presti-giar o Chá da Festa de Santo Antônio, também conhecido como Chá das Zeladoras ou Chá das Capelinhas.

NOEMIR LEITÃO

MÔNICA RACHELE LOVERA, DIVULGAÇÃO

ARQUIVO, PREFEITURA

R gional 3Sábado | 4 de maio de 2013

a

Programa recupera a mata ciliarSanta Tereza Corredor Ecológico dos rios Taquari e Antas chega à região para repor a mata ciliar

As ações desenvolvidas pelo projeto Corredor

Ecológico do Rio Taquari fo-ram apresentadas na terça-fei-ra, 30 de abril, na prefeitura de Santa Tereza. O caso utilizado para exemplificar as ativida-des já realizadas no município de Estrela. As atividades exe-cutadas na cidade que sediou o evento foram relatas pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira.

O projeto do Corredor Eco-lógico iniciou há cinco anos, através de um Termo de Ajus-tamento de Conduta (TAC), e possui entre as idealizadoras a promotora de Estrela Mônica Maranghelli de Ávila. Ela rela-tou no encontro como iniciou o projeto e os resultados ob-tidos até o momento. “Hou-ve resistências por algumas pessoas e dúvidas referentes a área a ser reflorestada”, afir-ma. No entanto, aos poucos a comunidade passou a com-preender a necessidade de re-compor a mata ciliar

O projeto é um trabalho da Justiça, juntamente com o Po-der Executivo e com as comu-nidades ribeirinhas do Rio Ta-quari, que atinge 13 cidades: Santa Tereza, Muçum, Coli-nas, Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Taquari, General Câ-mara, Roca Sales, Encantado, Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul.

O prefeito de Santa Tereza

Promotora Mônica Maranghelli de Ávila é a responsável pelo projeto em execução

explica que o reflorestamen-to das margens não é o único objetivo do projeto. Confor-me Siqueira, o esgoto tratado da região da Associação dos Municípios da Encosta Su-

perior do Nordeste (Amesne) não chega a 60%, sendo que Caxias do Sul corresponde a 90% de todo o saneamen-to de sua cidade, ou seja, os demais municípios não estão

conseguindo fazer a sua par-te. “Essa é uma questão que se remete a investimento, mas não possuímos recursos. Não adianta sonhar com que vamos implementar nos pró-ximos anos, porque ninguém vai conseguir fazer, pois não existe essa verba dentro da prefeitura”, afirma.

O líder do Executivo escla-rece que os recursos federais disponíveis são realizados via empréstimos. Com isso, o en-dividamento é uma das princi-pais preocupações dos prefei-tos de pequenos municípios. “É preciso uma reformulação nessa prática, o que dificil-mente vai acontecer. Assim, uma das atitudes necessárias é o reflorestamento e tentar convencer à comunidade da importância da colaboração, que certamente vai favorecer a todos”, frisou.

Adequações

O evento em Santa Tereza contou com a presença do promotor de Justiça César Luís de Araujo Faccioli, que enfatizou que este é um pro-jeto de preservação desenvol-vido através da cooperação de um grupo de pessoas. “Esse é uma ação que só vai ter efi-ciência concreta se essa rede constituída se comprometer com os objetivos propostos”, comenta. O projeto nasceu

com a ideia de um grande mapeamento que esta sendo executado de forma positiva. Segundo Faccioli, o corredor ecológico envolve um espaço para cooperar, de ação, de su-perar dificuldades, de proces-sos e de soluções. “O recado que o projeto traz é a solução para cada município que é o do trabalhar em rede e coo-perar. A hora é essa, de mo-dificar e quebrar paradigmas”, destacou.

A luta por uma água de qualidade e em quantidade para a comunidade de Ben-to Gonçalves foi ressaltada pelo promotor Alécio Silveira Nogueira. Ele lembrou que o município depende essencial-mente da bacia de Farroupilha e um pouco do município de Garibaldi. “Esse é um exem-plo de que nós possamos tra-balhar em uma rede, em um processo coletivo. Nós preci-samos conversar, sentar e ve-rificar em que cada um possa contribuir com o seu esforço e seu limite”, afirma. Para ele, o corredor ecológico é um pro-jeto que vai dar certo de uma forma organizada. Além das ações do município de Estre-la, o prefeito de Santa Tereza relatou as atividades voltadas ao projeto do Corredor Eco-lógico na cidade. A projeção é que todo o projeto do Corre-dor ecológico seja concluído no prazo de 30 anos.

Firmados cerca de 48 TACS;Necessidade de replantio ou adensamento em cerca de 80 TACS,

sendo que já foram realizados em 46 propriedades;2.045 mudas foram plantadas e replantadas no período de qua-

tro anos de projeto;Baixa taxa de crescimento das mudas: mudas muito pequenas (menos

de 1 m), enchente e seca.

O projeto tem por objetivo, refazer a mata ciliar do arroio 22, per-correndo todo seu trajeto desde a sua nascente até a sua foz;

O arroio 22 percorre em seu curso vários municípios, entre eles, Santa Tereza e Bento Gonçalves;

O arroio 22 percorre, dentro do município de Santa Tereza, cer-ca de 12 Km.

Ações

Ações

FONTE: PREFEITURA DE SANTA TEREZA

Santa Tereza

ESTEFANIA V. LINHARES

4 R gionalSábado | 4 de maio de 2013

a

Estefania V. Linhares

[email protected]

O Projeto do Corredor Ecológico que visa recuperar a mata ciliar dos rios Taquari e Antas, foi apresentado em San-ta Tereza. As ações são desenvolvidas através de uma rede que envolve a Justiça, o Poder Público e a comunidade. Para isso, a população tem que estar disposta a colaborar e prin-cipalmente, cumprir a legislação que estabelece quanto de área tem que ser preservado. São atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo de cinco anos e, aos poucos, podem ser observados os primeiros resultados, mas também é de conhecimento de todos que este projeto é extenso e deverá seguir sendo realizado nos próximos 30 anos.

Para preservar Casais de festeiros da Festa de Santa Eulália e São Vitor: Carlos Megiolaro, Teresinha Megiolaro, Rosane Bianchi, Gilnei, Bianchi, Maristela Zucchi e Raimundo Zucchi. O evento foi realizado no domingo, 28 de abril, no Centro Cultural da Linha Eulália.

ParticipaçãoEsta é a primeira edição do caderno Regional e, a partir de agora, todos os sábados

estaremos trazendo informações dos municípios da região e do interior do município. O nosso

leitor e a comunidade serão os principais colaboradores.

Caso tenha alguma informação, curiosidade, fotos e eventos para divulgar basta entrar em contato

pelo telefone (54) 3455.4556 ou pelo e-mail [email protected].

FestaA festa em honra a Santa Eulália e São Vitor reuniu

centenas de pessoas no domingo, 28 de abril, no Centro Cultural da Linha Eulália. A receptividade da comunidade somada

ao esforço da equipe que trabalhou para que o evento

fosse perfeito. Os jovens colaboraram na cozinha, ao servir as mesas, nas

churrasqueiras demonstraram a união da comunidade.

O distrito de Tuiuty realiza amanhã, 5, a festa em honra a Nossa Senhora do Caravággio. Às 10h30min será celebrada a

missa e realizada a procissão e, ao meio dia, almoço.

Monte Belo do Sul promove amanhã, 5, a festa em honra a Santo Isidoro. O evento inicia às 10h30min com a celebração de missa festiva, e, ao meio dia,

confraternização.

Dia 5/5Amanhã, 5, a comunidade

da Linha Ceará da Graciema, realizará a festa em honra a

Nossa Senhora de Lourdes. As 10h30min, missa, e ao meio-dia,

almoço de confraternização.

festa no interiorAgenda

ESTEFANIA V. LINHARES