08/01/2011 - jornal semanÁrio

28
Pesquisar preços e variades de produtos é tema de casa dos pais antes de encaminhar os filhos para a escola. Páginas 12 e 13 CONTAS ANTES DAS AULAS Câmara vota mensagem retificativa na terça-feira para definir percentual em 5% ao ano para todos os servidores PR PR PR PR PREFEIT EFEIT EFEIT EFEIT EFEITO RECU O RECU O RECU O RECU O RECUA E VET A E VET A E VET A E VET A E VETA A A INCORPORAÇÃO DE 20% INCORPORAÇÃO DE 20% INCORPORAÇÃO DE 20% INCORPORAÇÃO DE 20% INCORPORAÇÃO DE 20% Página 5 ELEIÇÕES 2012 Partidos começam a definir estratégias Páginas 6 e 7 600 600 600 600 600 8 DE JANEIRO DE 2011 - SÁBADO - EDIÇÃO Nº 2684 Variação entre preços exige muita pesquisa MÁRCIA FERREIRA/SEMANÁRIO MATERIAL ESCOLAR % Variação entre preços exige muita pesquisa 600 600 600 600 600 % CONTAS ANTES DAS AULAS Pesquisar preços e variades de produtos é tema de casa dos pais antes de encaminhar os filhos para a escola. Páginas 12 e 13 CONFIRA NA EDIÇÃO A PESQUISA DE PREÇOS DO SEMANÁRIO PRÉ-TEMPORADA VERMELHA 1 a 1 em treino e novo jogo amanhã PRISÃO Suspeitos de as- salto detidos Página 24 Página 26 1 a 1 em treino e novo jogo amanhã

Upload: jornal-semanario

Post on 12-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2.684 - 08/01/2011 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Pesquisar preços e variades de produtos é tema de casa dos

pais antes de encaminhar os filhos para a escola. Páginas 12 e 13

CONTAS ANTESDAS AULAS

Câmara vota mensagem retificativa na terça-feira para definir percentual em 5% ao ano para todos os servidores

PRPRPRPRPREFEITEFEITEFEITEFEITEFEITO RECUO RECUO RECUO RECUO RECUA E VETA E VETA E VETA E VETA E VETAAAAAINCORPORAÇÃO DE 20%INCORPORAÇÃO DE 20%INCORPORAÇÃO DE 20%INCORPORAÇÃO DE 20%INCORPORAÇÃO DE 20%

Página 5

ELEIÇÕES 2012

Partidos começama definir estratégias

Páginas 6 e 7

600600600600600

8 DE JANEIRO DE 2011 - SÁBADO - EDIÇÃO Nº 2684

Variação entre preçosexige muita pesquisa

MÁRCIA FERREIRA/SEMANÁRIO

MATERIAL ESCOLAR

%

Variação entre preçosexige muita pesquisa

600600600600600%CONTAS ANTESDAS AULAS

Pesquisar preços e variades de produtos é tema de casa dos

pais antes de encaminhar os filhos para a escola. Páginas 12 e 13

CONFIRA NA EDIÇÃO A PESQUISA DE PREÇOS DO SEMANÁRIO

PRÉ-TEMPORADA VERMELHA

1 a 1 em treino enovo jogo amanhã

PRISÃO

Suspeitos de as-salto detidos

Página 24

Página 26

1 a 1 em treino enovo jogo amanhã

Page 2: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

A receita do bolo e a festaA solenidade realizada esta semana em que o governador do Estado, Tarso Genro, sancionou a lei que permite ao governo gaúcho

doar ao município de Bento Gonçalves os imóveis que formarão o Complexo de Saúde do Trabalhador (CST), realizada na tarde daquinta-feira no Palácio Piratini, retira o último entrave para que a prefeitura possa dar início aos processos de licitação para acontratação das obras e possa também iniciar a terraplanagem do local que receberá a nova Unidade de Pronto Atendimento, quesubstituirá o atual Pronto Atendimento 24 Horas e será a primeira fase do megaprojeto do CST. De acordo com a prefeitura, oprimeiro edital deverá ser publicado em fevereiro.

Mas o evento que capitalizou dividendos ao novo governo petista no Estado, realizado na primeira semana de governo, deixou aimpressão de que faltou alguém na festa. Isso porque o bolo já estava pronto ao final do governo de Yeda Crusius, mas a autora dareceita não cortou a primeira fatia. Desde o anúncio da doação dos imóveis em janeiro de 2010, passando por uma celeuma que searrastou por meses de negociações entre governo, Daer e UFRGS até a aprovação do projeto de lei que autorizou o Estado a efetivara doação, foi a mão do governo Yeda que fermentou a receita. Mesmo assim, a governadora abriu mão da celebração e de ter seunome perpetuado na legislação e na memória dos bento-gonçalvenses.

Não é, definitivamente, uma prática comum no terreno da política, árido em gentilezas, principalmente entre partidos que seacostumaram a embates ferrenhos atuando como inimigos figadais. O que teria feito Yeda abrir mão de participar da festa e soprara velinha como digna anfitriã do evento? Apenas seis dias separaram a saída de Yeda do Piratini da assinatura da lei. Teria sido aburocracia que empurrou em uma semana a possibilidade da sanção de um projeto aprovado há quase um mês pelos deputadosestaduais?

De resto, a população de Bento Gonçalves não tem nada com isso, e espera mesmo é que o projeto do CST, apresentado emrequintes ao final do ano passado, saia do papel para qualificar a saúde pública da cidade e ampliar as possibilidades de atendimentoà população mais necessitada. Isso é o que realmente importa, mas é preciso fazer justiça e celebrar a receita da agora ex-governadoraantes de saborear o bolo servido pelo atual mandatário.

EDITORIAL

Opinião 02Sábado, 8 de janeiro de 2011

POLÍTICOS PODEM INCORPORAR AUXÍLIOARTIGO

O título deste comentário foi matéria veiculada aqui no Sema-nário na edição de 30.12.2010, p. 09 e me parece adequado paraencaminhar algumas reflexões sobre o tema. Esta matéria não édaquelas para ser esquecida, pelo contrário, deve servir de inquie-tação e revolta não só dos poucos que ainda se preocupam com agravidade da situação; mas para despertar no conjunto dos cida-dãos a necessária e aduada reação. Afirmo categoricamente, assucessivas alterações da legislação municipal – aparentemente parabeneficiar o funcionalismo – é de envergonhar e mais do que isto,afrontam os mais comezinhos princípios da moralidade; são ile-gais e inconstitucionais e não podem ser aplicadas. Se aplicadasvão colocar em risco, se já não estão colocando, o futuro adminis-trativo do Município.

No campo do funcionalismo público municipal duas são asleis básicas: (i) Lei Complementar n° 75, de 22 de dezembro de2004, que dispõe sobre o regime jurídico e (ii) Lei Complementarn° 76, de 22 de dezembro de 2004, que dispõe sobre os quadrosde cargos e funções e estabelece o plano de carreira. Estas duasleis, apesar de algumas mazelas, estão razoavelmente bem conce-bidas. Não se pode dizer o mesmo das sucessivas alterações queestão sendo feitas, como veremos. Antes de adentrar nas mesqui-nhas alterações desta legislação, convém lembrar o ensinamentodo saudoso Hely Lopes Meirelles, com relação à tarefa de legislar.Ensinou o mestre que “A legalidade da lei deve constituir a pri-meira cautela do legislador. Nenhuma redundância há nessa afir-mativa, dada a frequência de leis que contrariam normas superio-res ou extravasam da competência do órgão legislativo que as ela-bora. A lei, consagrando regras jurídicas de conduta, há de serantes e acima de tudo legal, isto é, conforme o Direito”, in DireitoMunicipal Brasileiro.

As Leis que introduzem alterações na Lei Complementar n°75/2004 podem ser de tudo, menos que estejam conforme o di-reito. Os atropelos são vários. A Lei Complementar n° 130, de23.12.2008, já alterou indevidamente o artigo 45 da Lei Comple-mentar n° 75/2004. Indevidamente porque o artigo 46 da LC 75/2004 trata de outro e diferente tema. Vejamos: “art. 46. O valor daGC – Gratificação por Comando Exercido será percebido cumu-lativamente com o vencimento do cargo de provimento efetivo”.A nova redação do artigo 46 ficou assim: “Todo o servidor efeti-

vo que ocupar um cargo de confiança, de forma consecutiva, terádireito de incorporar, anualmente, aos seus vencimentos opercentual de 5% (cinco por cento) até o limite de 100% (cem porcento) do valor do cargo de confiança e/ou subsídio”. Esta altera-ção demonstra o quanto perdido estão Executivo e Legislativonesta matéria. Subsídio, quem recebe são os agentes políticos –cargos eletivos – que se rege por outra legislação, que não a dosservidores públicos, portanto, disfarce não deve ser agasalhado nalei regime jurídico dos servidores púbicos. Ao que tudo indica, aalteração que fizeram no artigo 46 da Lei Complementar 75/2007caberia não nesta Lei e menos ainda no art. 46, mas sim na LeiComplementar n° 76/2004, no artigo que trata da matéria.

Lei Municipal n° 5.175/2.010O que já estava mal, agora entortou de vez. Esta Lei Munici-

pal é uma Lei ordinária, e, portanto não pode alterar uma LeiComplementar. Além disso, veio alterar o mesmo art. 46 da LC75/2004, que já foi indevidamente alterado pela LC n° 130/2008.Mas o pior não é isso, e sim o desequilibro da mensagem enca-minhada com o Projeto. Lá o Senhor Prefeito disse que “a altera-ção visa somente a realocação de benefícios do servidor munici-pal de determinado dispositivo legal para outro, não ocorre qual-quer impacto financeiro sobre tal alteração”. Isto é total altera-ção da verdade, pois a primeira alteração, a do famigerado artigo46, eleva de 5%, (cinco por centro) para 20% (vinte por cento) odireito de incorporação. As demais alterações tratam do direitode incorporar vantagens, sem limite. Dizer que tais alteraçõesnão geram impacto financeiro, talvez seja para mascarar o im-pacto financeiro gerado pela absurda elevação do subsídio dosSenhores Vereadores e do próprio Prefeito. Menos mal que a LeiMunicipal n° 5.175/2010 é uma Lei ineficaz, pois não pode alte-rar uma Lei Complementar. Seja como for, cabe reação dos mei-os sociais, econômicos e políticos de Bento Gonçalves, para ces-sar estes absurdos enquanto é tempo, do contrário...Bem, do con-trário estamos marchando a passos largos para o descalabro ad-ministrativo, já em andamento.

GETULIO LUCAS DE BREU

ADVOGADO

A pergunta que não quer calar

Envie a sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

A afirmação da secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, de que prefere

o aeroporto em Vila Oliva é uma prévia da posição oficial do governo de Tarso?

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Classificados: 3455.4506Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Gerência: 3455.4535Circulação: 3452.2686/8408.4644

3455.4500CRE Serviços: 8408.4644

e-mails:[email protected]

[email protected]@[email protected]

[email protected]@italnet.com.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.br

FALE COM A GENTE

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETORHENRIQUE ALFREDO CAPRARA

GERENTE EXECUTIVOHenrique Antônio Frâncio

GESTORESFelipe Dall’Igna

Mateus Mezzaroba

EDITOR RESPONSÁVELHenrique Alfredo Caprara

Registro Prof. DRT 3321

GERENTE DE REDAÇÃORogério Costa Arantes

SECRETÁRIA DE REDAÇÃORaquel Geórgia Konrad

REPÓRTERESBettina Schünke

Caroline BianchiniFranciéle Picinin Borges

Gustavo BottegaJonas Iunes

Jussara KonradLuiz Inácio

Maikeli AlvesMárcio Leandro da Silva

Marcilei RossiNoemir LeitãoRaquel Fronza

Tomaz dos Santos

COLUNISTAS/COLABORADORESAntônio Frizzo

Assunta De ParisDenise Da Ré

Getulio Lucas de AbreuItacyr Giacomello

Luís Antônio Ferrarini

DIAGRAMADORESJuliana Gelatti

Luiz Alberto MarconMoacir Arlan

Noeli OgrodoskiRicardo Passarin

EVENTOS Rainha Indústria e Comércio

Mérito Grandes Líderes Campeões da Preferência

Talentos

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos

emitidos em artigos assinados e não devolveoriginais que não foram publicados.

GERENTEGilson Ferri

Representante em Porto AlegreGrupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

P R O M O Ç Õ E S

Page 3: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Opinião 03Sábado, 8/01/2011

Para Lunelli, o gru-po da administraçãoestá fechado e não ha-verá mudanças, ao me-nos se tudo corrercomo planejado noPaço Municipal. Comas secretarias funcio-nando, antigos titularesde volta e aliados bemcolocados em postosestaduais, a prefeituraespera navegar marescalmos neste início de2011.

O prefeito afirmaque a verdadeira refor-ma administrativa estásendo feita através doPrograma de Moderni-zação da Administra-ção Tributária e daGestão dos SetoresSociais Básicos(PMAT). O programalevou um ano e meiopara ser montado emBento e deverá avan-çar a partir deste ano.

Lunelli convidou oex-secretário Rômulode Freitas para voltarà secretaria e coman-dar a implantação doPMAT, mas ele nãodeverá aceitar. Estácom agenda cheia nainiciativa privada.

A expectativa da Ser-ra Gaúcha é receberpelo menos duas sele-ções durante a Copa doMundo de 2014 no país.Segundo fontes ligadasao turismo, as cidades deGramado e Bento Gon-çalves – as duas entre os65 polos indutores doturismo no país, largamna frente.

CURTAS

Ciro Simoni, secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, ao comentar asolenidade em que o governador Tarso Genro sancionou a lei que efetiva

a doação de imóveis do Estado para Bento Gonçalves.

Esta atitude demons-tra apreço a um pro-

jeto que envolve umaregião importante

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

TRÊSPONTOS

Qual o fato

negativo que

você

destacaria em

2010 e o que

espera para

2011?

E O PÓRTICO?

“Acho que

a saúde pú-

blica foi

um caos

total em

2010, nada funcionou, e

quem precisou de aten-

dimento teve que se su-

jeitar a pagar caro. Es-

pero que para este ano

seja solucionada esta

triste realidade”. Ade-

mir Vanni, 47 anos, ad-

vogado, morador do

bairro Humaitá.

“Eu destaco

como ponto

negativo a

saúde públi-

ca, que ficou

muito aquém do esperado,

já que as pessoas precisavam

de atendimento e ficaram à

deriva, aguardando pela boa

vontade de todos. Isso de-

veria mudar em 2011 por

questões de dignidade”. Fer-

nanda Campos, 21 anos,

secretária, moradora do bair-

ro Vista Alegre.

“Acho que

os esgotos

da cidade e

dos bairros

não foram

bem tratados e causaram

transtornos aos morado-

res, além do trânsito, que

foi caótico; assim, espe-

ro que para este ano seja

mudado, pelo menos haja

mais conscientização”.

Rosane Frigo, 43 anos,

monitora, moradora do

bairro Municipal.

O Plano de Mobilidade Urbana prevê investimen-tos de R$ 113 milhões em obras viárias em Bento apartir deste ano. No planejamento estão as ligaçõesrápidas com as estradas estaduais e ligações entre bair-ros, como os eixos Zatt/Borgo e Ouro Verde/Univer-sitário. Algumas das demandas foram votadas pelo OPem 2009 e até agora não saíram do papel.

Esta semana, a nova se-cretária de Turismo do Es-tado, a caxiense Abgail Pe-reira, deixou de lado a cau-tela e abriu sua preferên-cia pela definição por VilaOliva, em Caxias, para re-ceber o novo aeroporto re-gional da Serra. A manifes-tação da secretária ignoroua prudência com que onovo governo tratou atéagora do assunto – embo-ra os estudos técnicosapontem certa vantagemde Vila Oliva sobre Mon-te Bérico, em Farroupilha,o governador Tarso Gen-ro sempre falou que o de-senvolvimento regionalseria levado em considera-ção na decisão final – e pu-xou a brasa para o seu as-sado.

Na outra pista, as enti-dades que defendem a ins-talação do aeroporto regi-onal em Monte Bérico es-tão agendando uma reu-nião para a próxima sema-na com o secretário da In-fraestrutura e Logística,Beto Albuquerque, paradebater o assunto e apre-sentar as credenciais regi-onais pró-Farroupilha.

Planode voo

Após receber um balde de água fria devido ao or-çamento considerado alto pelas entidades envolvidas,um silêncio quase absoluto tomou conta das tratativassobre o novo pórtico do parque de eventos. O presi-dente da Fundaparque, Tarcísio Michelon, afirmou quecumpriu sua parte: diminuiu pela metade a necessida-de de investimentos, que girava em torno dos R$ 800mil. E agora, quem vai bater o martelo? Em um anorepleto de feiras, a decisão urge.

Em tempo – O leitor LuisEduardo corrige lapso docolunista: Volnei Tesser nãoé advogado.

Editais – No primeiro se-mestre, vai chover editais:além da UPA e do sanea-mento, serão cinco UBS, apraça do PAC e a revitali-zação do Municipal.

MOBILIDADE

Doação e presentesNa semana em que assumiu o governo gaúcho,

Tarso Genro sancionou a lei que doa os imóveis doEstado para a construção do CST em Bento. Elecapitalizou uma conquista do governo de Yeda Cru-sius, que comandou todo o processo, conseguiu aaprovação do projeto na Assembleia Legislativa, masdeixou de lado o ato final: a lei tem a assinatura deTarso, que ganhou presentes de Bento.

ALMIR DUPONT, DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Page 4: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

[email protected]

Opinião 04Sábado, 8 de janeiro de 2011

Mas eis que, porém, algum dia, alguém “ilumina-do”, apoiado por sabe-se lá quem, decidiu que osnobres edis deveriam ser remunerados. Estava feita a“m”. Veio a tal de “democracia” anárquicamente“aperfeiçoada” pelos políticos de “pequena estaturamoral” que foram tomando conta do Brasil. Pormuitas e muitas vezes grande parte dos membros doCongresso Nacional fez o povo brasileiro mais esclare-cido sentir saudades de Geisel (ele fechou o Congressoe mandou para casa a “Tchurma” toda). Fosse ele nocomando da Nação e, certamente, esses gaiatos não semeteriam de pato a ganso se achando os reis dacocada preta. E maioria dos congressistas fez dosvereadores seus cabos eleitorais e, para isso, construí-ram leizinhas tão sem-vergonha quanto eles, deformas a CRIAR, paralelamente a ELES PRÓPRIOS,uma PRIVILEGIADA CASTA DE BRASILEIROS: a

O QUE DIZER A ELES?Sim, é um questionamento do qual não podemos

fugir. Policiais militares, os soldados da Brigada Mili-tar, de quem EXIGIMOS honestidade e que garantamnossa segurança, colocando a cara, o peito e a cora-gem para levar bala de bandidos, GANHAM MISE-RÁVEIS mil e poucos reais (DEZ POR CENTO DEUM VEREADOR DE BENTO); um professor, de quemEXIGIMOS que se dediquem – depois de muitos anosde estudos para se formarem – a ENSINAR e educar(e aturar) nossos filhos, ganha MENOS de 10% DOSALÁRIO DE UM VEREADOR DE BENTO; umhomem da limpeza pública, o lixeiro, que, se faltar aoserviço provoca o caos na cidade, ganha BEM ME-NOS que 10% do SALÁRIO DE UM VEREADORDE BENTO. Poderíamos falar sobre o salário dospoliciais civis e outras categorias importantes do fun-cionalismo público. Mas falemos do pessoal ligado àSAÚDE PÚBLICA. Um médico ESPECIALISTA,que TEM QUE CUMPRIR 40 (QUARENTA HO-RAS SEMANAIS), passou a ganhar, agora, R$9.280,00, ou seja, 8% MENOS que UM VEREADOR

INACREDITÁVEL! IVTão logo os “para lamentar” do Congresso Nacional

aprovaram o seu “aumentinho” de quase 70%, escrevi aquique DUVIDAVA que os vereadores de Bento Gonçalvestivessem a coragem de aplicar tal aumento nos seusnababescos salários já absurdos de R$ 5.782,00, além dosquais acrescentam 13º salário (uma aberração inominável, jáque o 13º foi criado nos governos militares para forçar asEMPRESAS a distribuírem compulsoriamente uma parte deseus lucros aos empregados, NÃO SE APLICANDO, pois, aoSERVIÇO PÚBLICO, cujo LUCRO maior é aESTABILIDADE NO EMPREGO) e mais 20% do salário acada sessão extraordinária. Ledo engano o meu. No apagar dasluzes de 2010, sem nenhum constrangimento, catapultaram osseus salários para INACREDITÁVEIS R$ 10.021,00MENSAIS, mais R$ 2.004,20 por SESSÃOEXTRAODINÁRIA. E o tamanho dessa violência contra opovo pode ser avaliada assim: ELES PASSAM A GANHARPOR MÊS, COM UMA SESSÃO POR SEMANA(exatamente igual ao que era na década de 70, quando nãoeram remunerados) O QUE UM TRABALHADOR DESALÁRIO MÍNIMO PRECISA DE DEZENOVE – 19 –MESES E MEIO PARA GANHAR. Sem contar, claro, comQUATRO SALÁRIOS MÍNIMOS por sessão extraordináriade, não raro, em torno de UMA HORA. Mas, somem a essafortuna toda os SESSENTA DIAS DE FÉRIAS – que eleschamam eufemisticamente de “recesso”, durante o qualrecebem, se convocados, um adicional de 20% do salário – echegamos a números dignos de registro no GUINNESSBOOK, o livro dos recordes. É o legítimo “samba do crioulodoido”, um roteiro de filme misto de TERROR, DEBOCHE,DESCASO, DESRESPEITO, ACINTE. Inacreditável? Sim,absolutamente inacreditável, mas terrivelmenteVERDADEIRO e nós, povo, pagaremos essa conta brutal. Sóresta lembrar que 2012 é ano de ELEGER 17VEREADORES. De minha parte farei tudo para que NÃOSEJA ESQUECIDA ESSA PORRADA “PARALAMENTAR” BENTO-GONÇALVENSE.

INACREDITÁVEL!Ao longo das últimas quatro décadas tenho acompa-

nhado os trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores.Comecei a me interessar na década de 70, no auge nosgovernos militares. Tínhamos VINTE E UM VEREA-DORES, eleitos pelo povo, mas NÃO REMUNERA-DOS. O exercício da vereança era um das nobres funçõescomunitárias. Os então distritos de Monte Belo e SantaTereza elegiam, invariavelmente, pelo menos um vereadorpara representá-los, a exemplo de Pinto Bandeira. “Velhostempos, belos dias”, diria o rei Roberto Carlos. Sim, osvereadores NÃO RECEBIAM NENHUM SALÁRIO,mas não faltavam às sessões, fossem elas ordinárias ouextraordinárias (obviamente também não remuneradas).Antes pelo contrário, a sua representatividade os obrigava aPAGAR para exercer a vereança. Lembro de José Ferrona-to, de Santa Tereza, de Primo Agosto Consoli, de MonteBelo e tantos outros que se deslocavam de seus distritospor RODOVIAS NÃO ASFALTADAS e cumpriam como seu dever cívico. Os debates, não raro acalorados,terminavam em amistosos jantares onde os assuntoscontinuavam na pauta. Ah, sim, as eleições eram disputa-díssimas. Os candidatos queriam assumir a vereança e seesforçavam muito para isso, mesmo SEM NENHUMPAGAMENTO. Sim, Roberto Carlos, eram “velhostempos, belos dias”.

INACREDITÁVEL! II

INACREDITÁVEL! IIIA lei que aqueles sujeitos fizeram é clara, CLARÍSSIMA, aliás.

O percentual MÁXIMO que os vereadores podem receber,incidente sobre os salários dos deputados estaduais, emmunicípios com MAIS DE 100 MIL HABITANTES, é 50%(CINQUENTA POR CENTO). Isso é o MÁXIMO, veja bem,prezado futuro eleitor dos 17 VEREADORES (é, o nosso mui leal evaloroso Congresso Nacional aprovou AUMENTO TAMBÉM NONÚMERO DE VEREADORES, NÃO SÓ NO SALÁRIO DELES edos ditos cujos), 50% é o MÁXIMO, o que para qualquer pessoade mediana inteligência ou, mesmo, para um chimpanzéamestrado, isso significa o TETO e não o PISO. Assim, se eles –vejam só que PODER AMPLO, TOTAL E ABSOLUTO essademocracia fajuta os permitiu autoatribuir-se – quisessem ou,mesmo, tivessem um MÍNIMO DE RESPEITO PARA COM OPOVO, poderiam fixar em 5, 10% de um deputado estadual e,mesmo assim, estariam sendo REGIAMENTE REMUNERADOS.Ou será que MIL ou DOIS MIL REAIS não seria uma ÓTIMAremuneração para quem tem UMA SESSÃO POR SEMANA eusufrui das benesses de possuir ASSESSORES? Aliás, esses“assessores”, não raramente, são os que deixam tudo mastigadopara os nobres edis. Aliás, a ser verdade a informação, estamosdiante de OUTRO ESCÂNDALO: A Câmara de Bento temOITENTA FUNCIONÁRIOS? Se sim, PAREM O BRASIL QUEEU QUERO DESCER! No tempo do Ferronato, do Paulo

CASTA PARLAMENTAR (ou “para lamentar”, como preferemalguns críticos mais contundentes). Em 1988 montaram umaConstituição no mínimo ridícula, cheia de direitos – principal-mente para “eles” – que permitiu um verdadeiro MASSACRETRIBUTÁRIO sobre o povo brasileiro. Afinal, ERA PRECISOCUSTEAR SUAS MORDOMIAS E NABABESCOS SALÁRIOS.Não satisfeitos, estenderam muitas dessas mordomias e saláriosaviltantes aos seus CABOS ELEITORAIS, os VEREADORES.Enquanto isso tudo era maquiavelado, invariavelmente o povobrasileiro, que é QUEM PAGA ESSA ESTÚPIDA CONTA,permanecia calado, omisso, criminosamente omisso, sendoesbulhado, humilhado, aviltado por essa gente sem escrúpulos,sem respeito e vergonha na cara. Aqui, em Bento Gonçalves,essa “m” toda começou com o percentual de 25% (VINTE ECINCO POR CENTO) do salário dos deputados estaduais.Para que a coisa não fosse mais patife ainda, os congressistas -daquela categoria que mencionei -, autoatribuiram-se penduri-calhos para não dar uma bofetada muito forte nos seus baba-cas eleitores. Mas, o baile seguia firme, leve e solto.

DE BENTO que tem UMA SESSÃO POR SEMANA e váriosASSESSORES pagos por nós. O que podemos dizer a essa gen-te tão importante nas nossas vidas? Simples: QUE SOMOSOMISSOS, COVARDEMENTE OMISSOS E NADA FAZE-MOS PARA IMPEDIR ESSA VIOLÊNCIA CONTRA OS CO-FRES PÚBLICOS. E, também, PEDIR DESCULPAS A ELESPELA NOSSA COVARDIA.

PROVAS DA OMISSÃOHá, também, o atrelamento dos salários do prefeito e secretá-

rios aos dos deputados estaduais. Em 2008 a Câmara aprovoulei que “introduziu” no povo de Bento esse atrelamento. O quenós fizemos? NADA, absolutamente NADA. Agora o prefeito passade R$ 11.564,00 para R$ 20.042,00 mensais; um secretário, deR$ 8.095,00 para R$ 14.029,00. Sem dúvidas, salários de com-petentes executivos de empresas bem sucedidas. Além disso, em2001 e 2004, duas leis deram ao prefeito o poder de concederFGs (Função Gratificada) a funcionários concursados que fos-sem chamados e exercer Cargos de Confiança. Pois essas FGspodem ser INCORPORADAS ao salário do funcionário público,chegando até a 100%. Trágico, se não fosse cômico. O Prefeito

Lunelli encaminhou para a Câmara projeto de lei que mo-difica essa “incorporação” (pensei que fosse algo ligadoao Chico Xavier) de 20% para 5%. Lunelli encaminhou,também, projeto que desatrela o salário do prefeito e secre-tários dos deputados estaduais, devendo ficar ligados aosaumentos normais do funcionalismo público. Quem acom-panha esta Coluna ao longo desses 32 ANOS deve lembrarque sempre fui um combatente, isolado, na luta contra afúria salarial dos vereadores ao longo do tempo. Nuncame omiti. Fiz a minha parte. Pena que o povo não tenhafeito a sua NUNCA. Não esqueça, porém, que teremos, em2011 e 2012, 50 MIL REAIS MENSAIS A MAIS GASTOSCOM O PAGAMENTO SÓ DO AUMENTO DOS VEREA-DORES E, EM DEZEMBRO, 100 MIL REAIS. Além, claro,dos gastos com sessões extraordinárias. A SAÚDE PÚBLI-CA? Faltam verbas? Vá se queixar na Câmara de Verea-dores, na Assembléia Legislativa, no Congresso Nacional.É ali que o dinheiro de nossos impostos sendo drenado. Ehoje não haverá as “ÚLTIMAS”. Depois disso tudo, praquê, não é mesmo? Mas voltarei ao assunto. Há muito,muito mais para ser dito, ainda.

Guilamelau, do Primo Consoli, do Roque Betinelli, do NilsonMajola e muitos outros ELES MESMOS TINHAM QUEFAZER TUDO, e sequer havia COMPUTADORES eINTERNET. Sim, Roberto Carlos, “velhos tempos, belosdias”. Dias onde o RESPEITO era OBRIGAÇÃO, eraINTRÍNSECO e não uma figura de linguagem do passado.

Page 5: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 05

O prefeito de BentoGonçalves, Roberto

Lunelli, vai vetar a altera-ção na Lei Complementar75, de dezembro de 2004,que dispõe sobre o regimejurídico dos servidores pú-blicos municipais, aprova-da na câmara de vereado-res no dia 27 de dezembro.Na terça-feira, 11, em ses-são extraordinária, os ve-readores deverão apreciaro veto do prefeito e umamensagem retificativa querestringe a possibilidadede incorporação de todosos servidores efetivos queocuparem cargos de con-fiança a 5% ao ano até olimite de 100%.

Lunelli vetará incorporações de 20%Administração

PROJETO POLÊMICO GERARECUO DA PREFEITURA E

DEFINIÇÃO EM 5%ROGÉRIO COSTA ARANTES

O veto representa umrecuo em relação à altera-ção, de autoria do próprioExecutivo, que definia umteto de 20% para a incor-poração anual dos proven-tos dos servidores efetivosem cargos de comando. Deacordo com Lunelli, a de-cisão foi tomada após umentendimento com o sindi-cato que representa os ser-vidores do município.

As alterações tratam dedois artigos específicos dalei: o artigo 46, que origi-nalmente previa apenasque o valor recebido peloservidor a título de Grati-ficação Por ComandoExercido (GC) seria rece-

bido juntamente com ovencimento do cargo deprovimento efetivo, e o pa-rágrafo 4º do artigo 51,que tratava das incorpora-ções pelo exercício efeti-vo de assessorias técnicas.

Alterado pela primeiravez em outubro de 2006através de uma proposta

do então prefeito AlcindoGabrielli, o artigo 46 pas-sou a definir que, a partirdaquela data, os servido-res efetivos que ocupassemcargos de confiança deforma consecutiva pode-riam incorporar anual-mente o percentual de 5%até o limite dos 100%.

Como a nova redação nãodefinia qual a base para ocálculo, uma nova altera-ção foi aprovada em de-zembro de 2008, estabe-lecendo a base como o“valor do cargo de confi-ança” ou do “subsídio”.

Foi esta redação, pro-posta pelo então vice-pre-feito Jauri da Silveira Pei-xoto, na época no exercí-cio da chefia do Executi-vo, que abriu a possibili-dade de que os agentes po-líticos (prefeito, vice e se-cretários) pudessem tam-bém incorporar seus sub-sídios aos salários. No ar-tigo 51, a redação estabe-lecia que, pela assessoriatécnica, o servidor pode-ria incorporar aos seusvencimentos, proporcio-nalmente, 20% no primei-ro ano de exercício e mais20% a cada dois anos sub-sequentes, até o limitemáximo de 100% do va-

lor da gratificação.De acordo com Lune-

lli, a nova alteração foi es-tabelecida para corrigir oque seria uma distorção nalei, conferindo o direito deincorporação de 20% anu-ais a todos os servidoresque ocuparem cargos deresponsabilidade. Mesmoassim, ele avalia que a al-teração não correspondeuaos interesses coletivos e,portanto, a decisão foi re-vogada. “O veto é umaconquista dos servidores euma antiga luta do sindi-cato”, afirmou o prefeito.

Com a mudança de ru-mos, Lunelli encerra a po-lêmica provocada pelas al-terações e pode evitar umaeventual ação civil públicae uma investigação do Mi-nistério Público (MP), queestaria sendo preparada porpolíticos de oposição.

[email protected]

Prefeito estabeleceu entendimento com sindicato dos servidores

ROGÉRIO COSTA ARANTES/SEMANÁRIO

Page 6: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 06

Eleições 2012

Partidos dãoinício àsestratégias

CENÁRIO PARA SUCESSÃOOU REELEIÇÃO DE LUNELLI

DEVE FICAR CLARO EM 2011TOMAZ DOS SANTOS E ROGÉRIO COSTA ARANTES

O ano mal começou,mas 2011 se configu-

ra como um período de ar-ticulações políticas emBento Gonçalves. O obje-tivo será definir o mapaeleitoral para as eleiçõesmunicipais de 2012 e, aoque tudo indica, o cenáriopoderá estar encaminhadopara uma definição nosprimeiros meses do segun-do semestre deste ano.

Depois de dois anossem grandes embates po-líticos, Bento Gonçalvesdeverá começar a viver umperíodo de crescimentodas tensões partidárias.Uma das provas dessa mu-dança de comportamentodeverá ser dada pelo Par-tido do Movimento Demo-crático Brasileiro(PMDB). O atual presi-dente da sigla, o ex-prefei-to Alcindo Gabrielli, reve-lou que, a partir de março,o partido começará reuni-ões de trabalho para a de-finição das estratégias parao ano eleitoral.

O mesmo deve ocorrercom outras forças partidá-rias. A tendência é quepelo menos quatro parti-dos concorram em faixaprópria. Enquanto o Par-tido dos Trabalhadores(PT) atua para tentar am-

pliar a base aliada parafortalecer uma eventualcandidatura do prefeitoRoberto Lunelli à reelei-ção – embora fontes liga-das ao governo municipalnão descartem concorrerem chapa pura –, siglascomo o Partido Democrá-tico Trabalhista (PDT) eo Partido Progressista(PP) já encaminham umadefinição para lançar can-didaturas majoritáriaspara 2012, o mesmo ocor-rendo com o PMDB ecom o Partido Trabalhis-ta Brasileiro (PTB).

Enquanto o jogo eleito-ral não inicia, abre-se o es-paço para especulações so-bre os prováveis protago-nistas do pleito de 2012. Aquase dois anos das elei-ções, ainda é muito cedopara falar em nomes, masos favoritos já começam aaparecer e as alianças jásão negociadas.

Certo mesmo é que aseleições de 2012 prome-tem disputas acirradas aoExecutivo e, até as defini-ções, que ocorrerão apenasno final do primeiro semes-tre do ano eleitoral, o ce-nário promete muitas mo-vimentações.

[email protected]

O PMDB deve co-meçar a definir seus ru-mos para as eleiçõesmunicipais de 2012 apartir de março. Deacordo com o ex-pre-feito Alcindo Gabrielli,atual presidente muni-cipal do partido, o ter-ceiro mês do ano deve-rá inaugurar uma sériede reuniões internaspara estabelecer estratégi-as com vistas ao pleito dopróximo ano.

Para Gabrielli, a ten-dência é que o partidoapresente candidato pró-prio, mas ele não descartaa possibilidade de enten-dimentos até para umaeventual composiçãocomo vice em uma chapa

mais abrangente, que po-deria inclusive aproximaro partido do PP. Segundoo presidente da sigla, umaeventual definição dosprogressistas pelo lança-mento da candidatura doex-prefeito Darcy Pozzapoderia facilitar um enten-dimento entre os partidos.

Mesmo assim, o

PMDB trabalha pela de-finição de um nome capazde recolocar o partido nopalácio municipal. Entreos nomes mais cotadosaparece o próprio presi-dente Gabrielli e dois ve-readores: o atual presi-dente do Sindicato dosTrabalhadores nas Indús-trias Metalúrgicas, Mecâ-

nicas e de MaterialElétrico de BentoGonçalves, José Él-vio de Lima, e IvarCastagnetti, candida-to derrotado a umavaga na AssembleiaLegislativa em 2010.

Para Lima, queconfirmou o iníciodos entendimentos emmarço, Gabrielli seria

um nome forte, pois já pos-sui experiência na prefei-tura, e revelou que sua pré-candidatura ainda depen-de de avaliações. Umaeventual candidatura deCastagnetti parece maisdistante, devido ao desem-penho nas eleições propor-cionais de 2010, conside-rado fraco pelo partido.

PP aposta emDarcy Pozza

Ex-prefeito de BentoGonçalves, ex-deputadofederal e principal lideran-ça do PP no mu-nicípio, DarcyPozza é o maiscotado para en-cabeçar umaeventual chapado partido paraconcorrer aoExecutivo em2012. O presi-dente dos pro-gressistas, Gui-lherme Pasin,afirmou nestasemana que oprojeto estraté-gico do PP para2012 é lançarc a n d i d a t u r aprópria e refor-çar a nominatados candidatos avereador.

Segundo ele,apenas estasduas diretrizesestão confirma-das, e o restonão passa de es-p e c u l a ç ã o .Conforme Pa-sin, o PP deve-rá ser protago-nista nas elei-ções. “Um par-tido com lide-ranças fortes com DarcyPozza, Jauri Peixoto e Ro-berto Cainelli não podesubmeter-se a coligaçõesem que não seja protago-

Piva e Rubbo são co-tados pele PDT

O PDT pretende lançarcandidato próprio em 2012e não abre mão da cabeça dechapa, garante opresidente muni-cipal da sigla,Evandro Speran-za. “Estamos emum projeto decandidatura pró-pria, não abrimosmão da cabeça dechapa, mas esta-mos abertos à ne-gociação e con-versação”, afir-mou. Segundoele, existem doisnomes fortes paraa candidatura: oempresário Jua-rez Piva e o presi-dente do Legisla-tivo, ValdecirRubbo. “Piva é onosso nome forte,mas Rubbo seria ocandidato natural ao Execu-tivo pela sua atuação de des-taque como presidente doLegislativo”, disse Speranza.

Segundo ele, o partidoainda deve decidir as estra-

tégias envolvendo eventuaiscoligações, mas, na sua opi-nião, o PDT não deverá fir-

mar alianças. “Es-tas situações nãodependem apenasdo presidente. Naverdade, não é opresidente quemdecide. Mas, paramim, o PDT nãodeve se coligar”,avaliou Speranza.

Um dos no-mes citados pelopresidente dopartido, o verea-dor ValdecirRubbo afirmouque está à dispo-sição do partidopara concorrer,mas não definiueventuais cargos.Segundo ele, seunome poderá serindicado tanto

para uma eventual eleiçãoao executivo quanto paraseguir no legislativo oumesmo uma candidaturaaos parlamentos estadualou federal.

nista”, disse. Para ele, o PPpossui diversas liderançasem Bento, umas melhores,

outras piores, al-gumas mais eoutras menos ex-perientes.

Sobre a pos-sibilidade de le-var o PMDBcomo vice emuma possível co-ligação, Pasinafirma que issonão passa do ter-reno das especu-lações. “O Ga-brielli (AlcindoGabrielli, presi-dente doPMDB) e oDarcy são ami-gos, e eles de-vem ter conver-sado sobre isso,mas não temosnada oficial ain-da. Certezamesmo sobre ascoligações sópoucos dias an-tes das conven-ções em 2012”,afirmou, semdescartar a pos-sibilidade.

“Há um pro-blema em Ben-to em que con-

versas de bar passam porverdade, mas possibilida-des existem e nada é ofi-cial ainda”, disse o pre-sidente do PP.

PMDB quer candidatura própria

Alcindo Gabrielli Ivar Castagnetti Élvio de Lima

Juarez Piva

Valdecir Rubbo

Darcy Pozza

Jaury Peixoto

Roberto Cainelli

Page 7: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 07

PT quer ampliar coligaçãoEleições 2012

PDT, PP, PRB E PTB ESTARIAMNA LISTA DE POSSÍVEISALIADOS DO PARTIDO

Já pensando na campa-nha para as eleições ge-

rais em 2012, o Partido dosTrabalhadores (PT) de Ben-to Gonçalves está aventan-do possíveis coligações paraa candidatura à reeleição deRoberto Lunelli. Entretan-to, alguns partidos comen-tados pelo presidente da si-gla, Vaine Meneghetti, ne-garam qualquer aproxima-ção e praticamente descar-taram a possibilidade. Ou-tros afirmam estarem aber-tos à negociação.

O presidente do PT emBento afirmou que o parti-do estaria buscando aproxi-mação com o Partido Demo-crático Trabalhista (PDT),com o Partito Progressista(PP) e com o Partido Repu-blicano Brasileiro (PRB). Jáo prefeito Roberto Lunelliacredita que seria impor-tante unir as forças trabalhis-

TOMAZ DOS SANTOS

tas, a exemplo do que ocor-re nos níveis estadual e fede-ral, o que incluiria o PartidoTrabalhista Brasileiro (PTB)na lista das possibilidades.

Meneghetti apenas des-cartou o Partido do Movi-mento Democrático Brasi-leiro (PMDB) como alia-do. Segundo ele, como oPMDB foi o principal ad-versário do PT na eleiçãoque conduziu Lunelli aogoverno, fica difícil umaaproximação. “Se coligás-semos com o PMDB, a co-munidade não iria acei-tar”, disse Meneghetti.

PRB está aberto

O PRB de Bento, lide-rado pelo vereador MarcosBarbosa, garantiu que estáaberto a negociações. Se-gundo Barbosa, há interes-se de um partido grande e

já teria ocorrido um convi-te para o PRB assumir comovice. “Agendamos para oinício do ano uma reuniãocom o PT. Vamos aguardara proposta”, disse Barbosa,confirmando possibilidadede coligação, tendo em vis-ta o vínculo com o governofederal, do qual o PRB tema vice-presidência com JoséAlencar. Barbosa não con-firma, mas o partido que es-taria sondando o PRB po-deria ser o PP.

PP quer protagonismo

O presidente do PP deBento, Guilherme Pasin,

nega a possibilidade de co-ligação com o PT, tendoem vista que a intenção élançar candidatura própria(acompanhe matéria napágina 6). Segundo ele,nunca existiu aproximaçãodo PT com o PP, nemmesmo conversa. “Aindaé cedo para pensarmosem coligação, mas nossaintenção é buscar o pro-tagonismo nas eleições de2012”, defendeu Pasin.Segundo ele, se houves-se interesse do PT ter co-ligado com o PP, isso jádeveria ter acontecido.Sobre o convite ao PRB,Pasin diz que houve umcontato, mas não passoude uma conversa e não hánada oficial.

PDT pretende majoritária

Segundo o presidentedo PDT de Bento, Evan-dro Speranza, o partidotambém não foi procura-do pelo PT. “Nestes doisanos de administração nãoentramos em contato como partido (PT), não fomosconvidados para nada”,

adiantou Speranza. Segun-do ele, o PDT ainda nãotem uma posição sobrecoligações e o projeto élançar candidatura própria(veja matéria na página 6).

PTB vai negociar

Na próxima semana, oPTB deverá sentar-se como prefeito Lunelli para ali-nhavar uma possível alian-ça para as próximas elei-ções. Segundo o presiden-te da sigla em Bento, JoséBalestrin, não se descartaa possibilidade de coliga-ção com o PT, mas tam-bém não é afastada hipó-tese de candidatura pró-pria. “Ocorreram contatospreliminares entre o pre-feito e a executiva do par-tido e devemos marcaruma reunião para definir oposicionamento. Estamosabertos a negociação, hajavisto que o PTB faz partedo governo do estado”, sa-lientou Balestrin. Segundoele, não é cedo para defi-nir estratégias para montarum grupo forte para aseleições, mas ainda não é

possível levantar nomes.“Estamos dispostos a con-correr à majoritária, sejaem chapa própria com pre-feito e vice, ou em uma co-ligação só com vice. Temosalguns nomes fortes, masainda não podemos defi-nir”, salientou. Segundoele, após a reunião com oPT de Bento serão pesadosos prós e os contras para atomada da decisão. “Lan-çamos candidatos a depu-tado federal e estadual parafirmar o partido”, argumen-tou. Conforme Balestrin,poderá haver opiniões di-vergentes dentro do parti-do caso a decisão seja acoligação, mas para ele,não deve haver maioresproblemas. “Em todos ospartidos há companheiroscom opiniões divergentes.Respeitamos opiniões par-ticulares assim como deve-rá ser respeitada a decisãoda executiva do partido”,afirmou. Segundo ele, ou-tra meta do partido é ele-ger o maior número de ve-readores possível em 2012.

[email protected]

Vaine Meneghetti

ARQUIVO/SEMANÁRIO

Page 8: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 08

A FRASE

NAS raízes e grandeza de uma cidade estãoo relato e retrato de sua própria trajetória

histórica! Quem viver verá! (IG).

O CRESCIMENTO DO TURISMOEMPREENDIMENTO de porte que projeta Bento Gonçalves para umcenário hoteleiro cada vez mais promissor, fortalecendo o turismo nomunicípio e região. Turismo que vem crescendo e ganhando importan-tes espaços, fruto das belezas naturais que cercam esta hospitaleira ter-ra de Bento Gonçalves. E com a chegada do Viverone Hotel o turismovai ganhando novas dimensões! Bom para todos!

O AVANÇO DA REDE HOTELEIRACUMPRIMENTAR os empreendedores do Viverone Hotel – investimentoalto padrão – inaugurado festivamente na noite de 22/12/2010, Bairro Planal-to – Bento Gonçalves-RS. O presidente da GJP Hotéis e Resorts, GuilhermePaulus destacou que o Viverone Bento é uma grande realização. Um referen-cial ao lado de profissionais qualificados e liderança da gerente Miriam Dam-bros. Focado no turismo de negócios o Diretor Comercial da IA – InvestidoresAssociados – Francisco Faggion Filho congratulou-se com o empreendimen-to, empregos gerados e novo conceito em hospedagem. O prefeito RobertoLunelli destacou a importância do investimento para o desenvolvimento turís-tico em nosso meio. Seguiu-se a benção do Viverone nas sábias palavras do Pe.Izidoro Bigolin, Vigário da Paróquia Santo Antonio. Recepcionados com umdelicioso coquetel os convidados, a exemplo deste colunista, conferiram o en-canto dos 121 apartamentos e demais dependências. Parabéns!

EXPOBENTO – A FEIRA QUE CRESCECOM determinação e trabalho de equipe continuam os preparativos damaior feira multisetorial do Brasil – a EXPOBENTO – a Vitrine daSerra Gaúcha – Uma Feira Sem Limites. Sob slogan – variedade, qua-lidade e bons negócios – de 02 a 13 de junho de 2011 – Parque deEventos – em Bento Gonçalves-RS acontece a 21ª EXPOBENTO cujaexpectativa é das maiores. Mais de 60% dos espaços já foram comerci-alizados. A EXPOBENTO 2011 tem na presidência a experiência deAndré Sain e atuante equipe de apoio. Mais de 15 mil itens em produ-tos de qualidade, 450 expositores e público estimado em 185 mil visi-tantes. Para o presidente da EXPOBENTO 2011 Andre Sain e Henri-que Tecchio presidente do CIC/BG – entidade promotora da feira, asinúmeras atrações alinhadas com ações inovadoras consolidam um even-to já consagrado pela sua organização e credibilidade. Uma feira quecresce e se renova a cada edição! Sucesso gente amiga!

TACCHINI – TRABALHO DEDICADOÉ sempre bom lembrar que o Hospital Tacchini vem sendo dirigido gratuita-mente por um Conselho de Administração, integrado por voluntários da co-munidade de Bento Gonçalves. Um trabalho dedicado e de forma altruísticavoltado à saúde e bem estar da população da cidade e região. O maior obje-tivo dos conselheiros do Tacchini ao longo dos anos sempre foi e continuarásendo propiciar através de prévio planejamento novos investimentos quepossibilitam crescimento e evolução tecnológica. Avanços que somente vemsendo possíveis devido à consolidação do Plano de Saúde Tacchimed.

A EXPANSÃOO processo de expansão do Hospital Tacchini é estabelecido periodica-mente, e sempre em sintonia com as necessidades da comunidade e atu-alização dos recursos tecnológicos viabilizados com a inseparável par-ceria dos empresários de Bento Gonçalves e da Região. Na pessoa dopresidente do Conselho de Administração, João Farina Neto e equipe deapoio fraternal abraço e a certeza do reconhecimento comunitário aoHospital Tacchini pelas melhorias, conquistas e investimentos realizadosaté aqui em benefício do bem maior: a saúde! E vamos em frente!

Ensino

Enio Ceccagnoassume 16ª CREREALIZAÇÃO DE CONCURSOPÚBLICO É PRINCIPAL META

DA NOVA GESTÃOMÁRCIA FERREIRA

Natural de Paraí, oprofessor Enio Eli-

seu Ceccagno é o novo ti-tular da 16ª Coordenado-ria Regional de Educa-ção (CRE).

Docente da rede esta-dual desde 1976, ele temuma trajetória profissio-nal marcada também peladefesa dos interesses dacategoria, já que dirigiupor duas vezes o 12º Nú-cleo do Cpers/Sindicato.

Também ocupou a se-cretaria de Meio Ambi-ente da Prefeitura de Ben-to Gonçalves, entre 2009e 2010, quando se afas-tou para concorrer a de-putado estadual pelo Par-tido dos Trabalhadores(PT). Em 2011, retornaao cargo que exerceu en-tre 1999 e 2002, no go-verno Olívio Dutra.

Conforme Ceccagno,apesar de não ter sido re-alizada ainda uma reu-nião estadual entre os co-ordenadores das 30CREs, com o objetivo deestabelecer quais proje-tos serão mantidos equais propostas devemser implantadas no setor,a secretaria estadual deEducação já definiu quepretende fortalecer as po-líticas públicas educaci-onais em três eixos. Asdiretrizes básicas que de-vem pautar o trabalho na

educação estadual são aampliação e melhoria dainfraestrutura escolar –espaços físico e pedagó-gico, como laboratórios ebibliotecas, salas de aula–, realização de concur-so público e formaçãocontínua dos professores,através de parcerias comuniversidades.

“O Rio Grande do Sultem mais de 30 mil pro-fessores contratados emcaráter emergencial, oque deveria ser por umdeterminado tempo. Apolítica implantada peloúltimo governo tornou amedida permanente, tor-nando a situação ilegal. Épreciso urgentemente arealização de um concur-so público para regulari-zar a situação”, analisa ocoordenador.

Vagas

Ceccagno destaca quenão haverá falta de vagaspara os alunos nas esco-las estaduais da região, jáque a construção de no-vas instituições nas comu-nidades nos últimos anos,foi suficiente para suprira demanda. Já quanto aonúmero de professores,a carência de profissio-nais na área das ciênci-as exatas, como Mate-mática, Física, Química

e Biologia, deverá exi-gir esforços dos gesto-res, justificando, maisuma vez, a necessidadeda seleção pública.

“A nossa região temum diferencial, pois háum empenho das comuni-dades em implantar suaspróprias escolas. Essa éuma questão cultural,pois as escolas são vis-tas como o centro detudo, onde ocorrem asrelações comunitárias.Mas o Estado não podese omitir com as políticaseducacionais e tem quetrabalhar para oferecerum ensino de qualidade“,observa o professor.

Abrangendo 24 muni-cípios, a 16ª CRE atende80 escolas, mais de doismil professores e 1,5 milfuncionários. É, na região,o órgão que representa aSecretaria Estadual deEducação e suas deman-das, atuando de forma in-tegrada com outras políti-cas públicas do Estado.

[email protected]

Enio Eliseu Ceccagno

MÁRCIA FERREIRA/SEMANÁRIO

Page 9: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Jornal Semanário Sábado, 8 de janeiro de 2010 - 09

Page 10: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 10

CST

Governo sancionadoação de imóveis

LEI PUBLICADA NO DOEPERMITE ENCAMINHAR

ABERTURA DE LICITAÇÃOPARA CONSTRUIR UPA

ROGÉRIO COSTA ARANTES

O último entrave paraque a prefeitura de

Bento Gonçalves possadar início ao processo delicitação para a constru-ção da Unidade de Pron-to Atendimento (UPA)do nível 3, que será a pri-meira parte da instalaçãodo Complexo de Saúdedo Trabalhador (CST),foi ultrapassado no finalda tarde da quinta-feira,6, quando o governadordo Estado, Tarso Genro,sancionou o projeto delei que efetiva a doação

ao município dos imó-veis que receberão asnovas instalações.

Aprovado pela As-sembleia Legislativa nofinal do ano passado, a leique permite a doação re-passa a posse dos imóveisdoados pela Universida-de Federal do Rio Gran-de do Sul (UFRGS) aoEstado para o município.Com a sanção da lei, aprefeitura encaminhacom o Estado a escritu-ração dos imóveis parapublicar o edital para a

contratação das obrasainda em fevereiro e en-caminhar o início dasobras de terraplanagemdo terreno que receberáa nova unidade, que subs-tituirá o atual ProntoAtendimento 24 Horas. Aintenção é iniciar asobras em abril.

Sensibilidade

O prefeito de Bento,Roberto Lunelli, parti-cipou da solenidade noPalácio Pirat ini . Oevento contou com apresença dos secretáriosda Saúde, Ciro Simoni,do Gabinete dos Prefei-tos e Relações Federa-tivas, Afonso Motta, de-putados estaduais e deuma comitiva de Bentoliderada por Lunelli. Si-moni destacou o que

considera uma demons-tração de “sensibilidadedo governador” em con-solidar a doação dosimóveis na primeira se-mana de seu governo.“Esta atitude demonstraapreço a um projeto queenvolve uma região im-portante do Rio Grandedo Sul, trazendo quali-ficação nos atendimen-tos pelo Sistema Únicode Saúde”, afirmouo secretário de Saúdegaúcho. A lei está publi-cada no Diário Oficialdo Estado (DOE).

De acordo com o pro-jeto apresentado em de-zembro, as obras do CSTdevem iniciar com a cons-trução da UPA, que terá1.770 m2 e atenderá ur-gências de média comple-xidade. Segundo o secre-tário de Saúde de Bento,Ivanir Zandoná, a abertu-ra do primeiro editalaguarda apenas a finaliza-ção do projeto executivo,o que, segundo ele, deveocorrer na primeira quin-zena de janeiro. Os recur-sos para a construção daUPA, cerca de R$ 3 mi-

lhões (R$ 2,6 milhões dogoverno federal e o restan-te como contrapartida domunicípio), estão garanti-dos dentro da segunda fasedo Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC2). A prefeitura espera paraos próximos dias a libera-ção da primeira parcela dosrecursos, de 10% do total.

Economia

Quando estiver em fun-cionamento, o que, deacordo com a intenção daprefeitura, deverá ocorreraté o final do ano, a pre-feitura receberá mensal-mente cerca de R$ 250 mildo governo federal para amanutenção do atendi-mento. Além desses recur-sos, a prefeitura deverádisponibilizar aproxima-damente R$ 200 mil paracobrir os custos da UPA.

Para Lunelli, a partici-pação federal representaráuma economia de pelo me-nos R$ 150 mil mensais emrelação aos recursos inves-tidos atualmente no PA.

[email protected]

Governador Tarso (C), sancionou de doação dos imóveis

CACO ARGEMI, DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Page 11: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 11

Fatalidade

Família desconhecia alergiaFRANCIEL ARSEGO FOI

VÍTIMA DE CHOQUEANAFILÁTICO E TEVE

ÓRGÃOS DOADOSRAQUEL FRONZA

O choque anafiláticoque vitimou o jovem

Franciel Arsego, de 26 anos,na segunda-feira, 3, foi mo-tivo de tristeza e surpresapara a família do moradordo bairro Santa Rita, emBento Gonçalves. A fatali-dade ocorreu em MonteBelo do Sul quando Arsegoinstalava uma televisão acabo, e foi causada por trêspicadas de marimbondo.Segundo os médicos, o jo-vem tinha alergia ao inseto,fato que era desconhecidopelos familiares.

“Quando ele era peque-no, percebemos que eraalérgico somente a outrosinsetos, mas de tamanhomenor: mosquitos, pulgas.Nunca havia manifestadonenhum tipo de reação as-sim”, lamenta a irmã dojovem, Francieli. Confor-me ela, um caso similarocorreu na família quandoa mãe de Fraciel sofreu omesmo incidente, há trêsanos. Mas, por intervençãomédica urgente, o quadrofoi revertido. O jovem tam-bém sofria de epilepsia,uma desordem cerebral naqual os neurônios sinalizamde forma anormal. Algumasvezes, a pessoa com epilep-sia tem convulsões, espas-mos musculares e perda de

consciência, crises queFranciel sofreu há temposatrás e evitava repeti-lasfazendo uso de medica-mentos contínuos, confor-me informou a família.

Franciel estava pres-tando serviços na LinhaArmênia, interior deMonte Belo. A irmã acre-dita que a distância daLinha à sede do municí-pio dificultou bastante achegada da ambulância,no trajeto feito até Ben-to Gonçalves. “Não acre-ditamos que tenha ocor-rido negligência médicapor não sabermos aindanem se ele chegou real-mente sem vida no hos-pital Tacchini, mas todoatendimento prestado láfoi excelente. Só o quesabemos que ele foi víti-ma de choque anafiláticoe por consequência, pa-rada cardiorrespirató-ria”, justifica a irmã. Fi-lho de Antônio e Rosali-na Arsego, Franciel ma-nifestava vontade de serdoador, e a família cor-respondeu com seu dese-jo: “Agora, outras pesso-as verão com os olhos deFranciel”, conta a irmã,e além das córneas, o te-cido ósseo do jovem tam-bém foi doado.

Demora

Foi na propriedade deEdi Lerner, de 60 anos,que Franciel estava insta-lando uma TV a cabo. Adona de casa conta que foiela quem solicitou socor-ro à secretaria de Saúde deMonte Belo do Sul, e a sur-presa teria ocorrido depoisda segunda ligação. “Euacredito que, na primeiravez que liguei pedindo aju-da, a funcionária que meatendeu não tinha chama-do a ambulância. Só no se-gundo chamado é que fuiatendida, mas fui muitomaltratada. Tomo remédi-os para pressão e fiquei atécom medo de passar mal denervosa”. A moradora afir-ma que, além da ambulân-cia ter demorado mais de

30 minutos para chegar aolocal (Franciel precisou sercarregado em um veículopara ir ao encontro da via-tura), teria ouvido de umafuncionária da secretariada Saúde que “não deve-ria ficar incomodandocom esse pedido, pois sóhavia uma médica na cida-de” e ao pedir socorro, Ediestaria tirando esta profis-sional do seu trabalho edeixando os moradoressem atendimento.

O socorro prestado pelaequipe médica foi satisfató-rio, conforme conta JéssicaLerner Machado, filha deEdi, que também ajudouFranciel. “Dentro das possi-bilidades, a enfermeira e amédica ajudaram e fizeramo possível, sempre atencio-sas. Não podemos reclamar

O que é o choqueanafilático

O que fazer

O choque anafilático é a forma mais grave de re-ação de hipersensibilidade, desencadeada por diver-sos agentes como drogas, alimentos e contrastes ra-diológicos. Os sinais e sintomas podem ter início apóssegundos à exposição ao agente ou até uma hora de-pois. O quadro típico é o de colapso cardiorrespira-tório em poucos minutos. A avaliação e o tratamentoimediatos são fundamentais para evitar a morte.

Se o choque anafilático ocorreu durante a infu-são de uma droga ou contraste radiológico, estesdevem ser imediatamente suspensos. Se a reaçãoocorreu após uma mordedura em uma extremida-de, um torniquete proximal pode retardar a disse-minação do alérgeno, até que medidas de suportebásico estejam asseguradas. Os pacientes hipoten-sos devem ser colocados em posição de Trendelen-burg, cabeça para baixo e pernas elevadas, e a infu-são de solução salina fisiológica deve ser iniciadaassim que obtido o acesso venoso. A hipotensão re-fratária deve ser revertida com drogas vasoativascomo a dopamina, noradrenalina ou adrenalina.

As causas do desenvolvimento desse quadro dechoque incluem injeção de drogas ou de soro (so-roterapia), picadas de insetos e ingestão de alimen-tos (como camarão, peixes, certas frutas etc.).

Franciel tinha 26 anos e trabalhava como instalador de TV a cabo

delas, mas o que faltou, tal-vez, foi a aparelhagem neces-sária na ambulância, poisalém de injeções, só houvemassagem cardíaca para ten-tar reanimar Franciel”, la-menta Jéssica.

O secretário da Saúde deMonte Belo do Sul, RoqueFaé, afirma que o tempo quea ambulância demorou emchegar ao local foi o neces-

sário para que a equipe mé-dica fosse preparada e pu-desse se deslocar. Ele elo-giou a iniciativa de os mo-radores irem ao encontro daambulância com veículoparticular, mas disse quetudo que estava ao alcanceda secretaria da Saúde domunicípio foi feito.

[email protected]

DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

FONTE: REVISTA SCIELO, DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MÉDICA, VOLUME 47.

Page 12: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 12

Volta às aulas

Material escolar pode variar 600%PRODUTOS DE GRIFE EDIFERENÇA DE PREÇOS

ENTRE AS LIVRARIAS CAUSAMA VARIAÇÃO EM BENTO

MÁRCIA FERREIRA

A quase dois meses doinício do ano letivo, os

pais procuram as livrariaspara pesquisar os preços domaterial escolar e, em algunscasos, já efetuar as compras.E o segredo para evitar trans-tornos de última hora é essemesmo: a pesquisa.

Em Bento Gonçalves, avariação de preços nos pro-dutos pode ultrapassar600%, se forem analisadosprodutos de grife e a dife-rença de valores praticadospelas empresas.

Uma lista de 20 itens,com artigos indicados paraa educação infantil e ensi-no fundamental, pode cus-tar até seis vezes mais, va-riando entre R$ 57,45 e R$420,80. Se na relação, amochila simples for substi-tuída pelo modelo de rodi-nhas, o valor fica mais sal-

gado, oscilando entre R$62,45 a R$ 454,80.

Outra dica para quemquer economizar é procurarprodutos com descontos. Emalgumas livrarias, materiaismais caros, como mochilas,estão sendo vendidas com até50% de desconto.

Para quem frequenta oensino médio, a tendênciaé a mesma. Cadernos de 10matérias, conhecidos comouniversitários, variam até35%, com preços entre R$9,90 e R$ 44,90.

Organização

O padeiro ClademirFrancisco Piovesana, que re-torna ao trabalho na próxi-ma semana, decidiu se ante-cipar e comprar ainda em ja-neiro, o material escolar ne-cessário para o início do ano

letivo da filha de 10 anos,que estuda na 5ª série do en-sino fundamental.

“Para fazer uma com-pra com economia, não háoutra forma, senão a pes-quisa. Eu pesquisei e esco-

Diversidade de opções na compra dos materiais escolares gera a disparidade de preços

Inmetro avalia a qualidade dos produtos

lhi o local mais adequadopara comprar, de acordocom os preços, fazendouma economia razoável”,revela Piovesan.

[email protected]

Materiais escolares serão certificados pelo Inmetro

sistência e toxidade.Através de análises la-

boratoriais – físicas e me-cânicas –, o Inmetro vaiobservar a presença demetais pesados, comochumbo e cádmio - em tin-tas e plásticos coloridos.

Essas substâncias, de-pendendo da quantidade,podem provocar câncer.Será testado também ograu de toxidade de mas-sinhas de modelagem quepodem causar irritação

O Instituto Nacionalde Metrologia, Normali-zação e Qualidade Indus-trial (Inmetro) neste ano,vai avaliar 22 produtosque integram a lista de ma-terial escolar, emitindo umselo de qualidade de segu-rança para os artigos queforem aprovados.

O objetivo é evitar quecrianças e adolescentes te-nham problemas com ca-dernos, canetas, tintas eoutros itens, quanto à re-

na pele das crianças,além do grau de resistên-cia de alguns objetos. Aideia é testar se os pro-dutos quebram.

Mudanças

Os fabricantes terãoum tempo para se ade-quar às mudanças. Den-tro de 40 meses, segun-do o Inmetro, nenhumdos produtos analisadospoderá ser comercializa-

do sem o certificado.Caso artigos sem o selo

sejam encontrados nas lo-jas, serão apreendidos e ofornecedor será penaliza-do com multas.

Segundo o Inmetro, amedida será tomada emvirtude do alto índice deacidentes com crianças, nomanuseio dos materiais.

Quem quiser fazer de-núncias ou obter outrasinformações pode ligar notelefone 0800-232-3040.

MÁRCIA FERREIRA/SEMANÁRIO

Page 13: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 13

Materiais escolares serão certificadospelo Inmetro

A LISTA MAIS CARAApontadorBorracha branca pequenaCaderno de desenhoCaderno pequeno, 48 folhas, capa duraCanetinha hidrográfica, 12 coresCaderno pequeno, 48 folhas, brochuraCartolinaCola, 40 gramasFita adesiva pequenaGiz de cera, 12 coresJogo pedagógicoLápis de cor, 12 cores, grandeMassinha de modelar, 12 coresLápis pretoMochila simplesMochila com rodinhaPapel ofício A4, 100 folhasPasta com elásticoPincel número 10Tesoura, ponta redondaTinta guache, seis coresTotal (mochila simples)Total (mochila com rodinha)

R$ 12,90R$ 2,90

R$ 16,90R$ 11,50R$ 4,60

R$ 21,70R$ 0,60R$ 4,50R$ 1,20R$ 3,90

R$ 23R$ 24,40R$ 2,20R$ 9,90R$ 235R$ 269R$ 4,70

R$ 24,90R$ 3,10R$ 7,90

R$ 5R$ 420,80R$ 454,80

ApontadorBorracha branca pequenaCaderno de desenhoCaderno pequeno, 48 folhas, capa duraCanetinha hidrográfica, 12 coresCaderno pequeno, 48 folhas, brochuraCartolinaCola, 40 gramasFita adesiva pequenaGiz de cera, 12 coresJogo pedagógicoLápis de cor, 12 cores, grandeMassinha de modelar, 12 coresLápis pretoMochila simplesMochila com rodinhaPapel ofício A4, 100 folhasPasta com elásticoPincel número 10Tesoura, ponta redondaTinta guache, seis coresTotal (mochila simples)Total (mochila com rodinha)

R$ 0,15R$ 0,10R$ 5,40R$ 2,50R$ 1,50R$ 2,40R$ 0,50R$ 0,60R$ 0,50R$ 1,60R$ 5,90R$ 3,10R$ 0,20

R$ 3R$ 19,90R$ 24,90R$ 2,90R$ 1,50R$ 1,20

R$ 2R$ 2,50

R$ 57,45R$ 62,45

A LISTA MAIS BARATA

O início do ano letivo em BentoNa rede pública estadual,

o ano letivo inicia no dia 21de fevereiro nos municípiosem que os alunos utilizam otransporte escolar oferecidopela prefeitura. Nas demaiscidades, os estudantes retor-nam às salas de aula no dia28 de fevereiro.

A 16ª Coordenadoria Re-gional de Educação (CRE),com sede em Bento Gonçal-ves, atende 24 municípios emais de 26 mil alunos do en-sino fundamental, ensino mé-dio e Educação para Jovense Adultos (EJA).

Já nas escolas da rede

municipal, o período de ma-trículas para a educação in-fantil, ensino fundamental,

ensino médio e educação es-pecial ocorreu em dezem-bro de 2010. As aulas do ano

letivo 2011 iniciam no dia21 de fevereiro.

As matrículas nas esco-las particulares de educa-ção infantil de Bento Gon-çalves estão abertas desdeo dia 3 de janeiro.

Cada instituição defineo início do ano letivo, sen-do que em algumas escolas,as crianças retornam no fi-nal de fevereiro e, em ou-tras, no início de março.

Nas escolinhas, há servi-ços diferenciados como segu-rança monitorada, atendi-mento psicológico, médico,de fonoaudiologia, e outros.

Na rede municipal, aulas iniciam no dia 21 de fevereiro

ARQUIVO/SEMANÁRIO

Page 14: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 14

Missão de Paz

Último treinamento antes do HaitiPELOTÃO DE 32 HOMENS DO6º BCOM EMBARCOU ONTEM

PARA PELOTAS. VIAGEM AOHAITI INICIA EM FEVEREIRO

TOMAZ DOS SANTOS

O pelotão de 32 ho-mens do 6º Batalhão

de Comunicações (6ºBCom) que irá juntar-seao efetivo de 800 milita-res que atuam no Haitiem Missão de Paz da Or-ganização das NaçõesUnidas (ONU), coman-dada pelo Brasil, partiuontem para Pelotas, ondeocorre o último treina-mento antes da viagem.

Conforme o tenenteClaisso Pires Azzolin,que coordena os treina-mentos, em Pelotas serãorealizadas simulações doambiente que os militares

encontrarão. O treina-mento em um bairro da-quela cidade e simula-ções em conteneres deve-rá durar três semanas e,segundo Azzolin, depoisde uma breve folga o pe-lotão começa a partir noda 17 de fevereiro. Se-rão realizados diversosembarques. “Até o dia 3de março todos os ho-mens deverão estar noHaiti para a missão quedeve durar seis meses”,destacou o tenente.

O treinamento da tro-pa já dura seis meses e oobjetivo da Missão de

Paz é a manutenção dalei e da ordem, o blo-queio e controle de aces-sos, a ocupação de pon-tos estratégicos e a pre-venção e controle de dis-

túrbios civis. Além daatuação na comunicaçãoentre as tropas, os mili-tares do 6ºBCom prepa-ram-se para atuação nasruas, no patrulhamento,

no combate à violência econtenção de rebeldes,destaca o capitão Marce-lo Antonio Dalbelo.

Durante o treinamen-to, a tropa está tendo con-

tato com equipamentosde comunicação de últi-ma geração que são em-pregados no Haiti.

Para o tenente coronelRicardo Henrique Pauli-no da Cruz, comandantedo 6ºBcom, a situação es-tável que se vive em ter-mos de segurança no Hai-ti poderá piorar. “O gran-de temor que se enfrentaé que a população não te-nha o retorno em atençãoe investimentos em infra-estrutura e volte a se re-belar, gerando violência.O sentimento de ordem esegurança que foi atingi-do com a presença das tro-pas do Brasil e da ONUpode ser abalado”, disseo comandante.

A tropa de 32 milita-res é formada por um ca-pitão, um tenente, sargen-tos, cabos e soldados.

[email protected]

Treinamento em Pelotas deve durar três semanas. Tropa inicia embarque em fevereiro

DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Page 15: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8/01/2011 Geral 15

Impostos

Contas de janeirogeram impacto

MÊS PREVÊ PAGAMENTO DEIPTU, IPVA E TERÁ REAJUSTE

DE TAXAS PÚBLICASMÁRCIA FERREIRA

Passadas as comemorações de Natal e Ano

Novo, o consumidor deixade lado as festas para orga-nizar tarefas mais sérias: opagamento de impostos econtas, compromissos tra-dicionais do mês de janei-ro. O Imposto sobre a Pro-priedade Predial e Territo-rial Urbana (IPTU) e o Im-posto sobre a Propriedadede Veículos Automotores(IPVA) são alguns dos tri-butos que podem ser pagos

nesta época.Além disso, é preciso

estar preparado para o au-mento de outras taxas quecostumam ser reajustadasno início do ano, comomensalidades escolares,contratos de aluguel, tari-fas públicas e outras, semesquecer que as despesasprecisam ser conciliadas,muitas vezes, com os gas-tos das férias de verão.

Uma das saídas encon-tradas pelos consumidores

mais prevenidos é reservaro 13º salário para evitar oparcelamento das dívidas.Já para aqueles que com-prometeram o benefício, ojeito é optar pelo parcela-mento e prolongar o acer-to para os próximos meses.

Na época em que ogoverno confirma o au-mento de R$ 510 para R$540 – 6% – e o cidadãocomum precisa fazer umaverdadeira ginástica paranão se afundar em dívidas,a equipe de reportagemdo Jornal Semanário foiàs ruas para saber como aspessoas estão se organi-zando com o objetivo dequitar os impostos.

[email protected]

A OPINIÃO DA POPULAÇÃO

“Tento deixar um pouco separado do 13º salário, porquedurante os meses normais, não sobra nada. Não pago maisaluguel, mas tenho a prestação da casa para quitar. Em ja-neiro, tudo acumula, é época de pensar também nas despe-sas com material escolar, uniforme e, por isso, é preciso reser-var esse dinheiro. Nunca sobra, sempre é necessário fazerparcelamentos”. Marciliano Damin, auxiliar de produção.

“Sempre há aumento de despesas em janeiro, como IPVAe mensalidades escolares, então guardei o 13º salário paraisso. O triste disso é que ao povo – que paga os impostos –, só cabe assistir o que acontece, como o aumento salarialde 60% dos deputados. Então, o jeito é economizar parapagar essa conta”. Jair Pereira, gerente comercial.

“Eu não pude reservar o 13º salário para esses gastosde início do ano e o jeito vai ser negociar ou parcelar, ad-ministrando de uma forma ou de outra. Priorizo as despe-sas mais urgentes, como aluguel, luz e água e, o restante,vou adiando. Durante o período de férias, a gente se em-polga e acaba gastando demais”. Simone Dias, auxiliarde produção

MÁRCIA FERREIRA/SEMANÁRIO

Page 16: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 16

Para realizar os sonhos,nem sempre é preciso

correr. No caso de deze-nas de pessoas que passa-ram a noite em frente auma loja de eletrodomés-ticos, eletrônicos, móveise outros aparelhos em Ben-

Aeroporto regional

Loucuraspelo preçobaixoMOBILIZAÇÃO POR COMPRASGERA LONGAS FILAS E ESPERADE ATÉ 20 HORAS EM LOJA DEMÓVEIS E ELETROELETRÔNICOS

RAQUEL FRONZA

to Gonçalves, a soluçãopara adquirir desejos deconsumo foi permanecerno mesmo local por quase20 horas seguidas.

Descontos de até 70%incentivaram consumido-res como Israel Cardoso,

de 22 anos, que estavaem frente à loja desde às12h da quarta-feira, 5.“Será a primeira vez quevou comprar nesta loja,mas vou adquirir televi-são, ventilador, cama,estante e o que mais apa-recer de vantagem”,confessou Cardoso.

A forma de pagamen-to utilizada foi à vista, emuita gente pensou comoAlda Aguiar, de 50 anos,que separou o dinheiro re-

cebido do 13º salário parasuas compras. “Vou com-prar uma televisão e ummicro-ondas. Pedi para ofilho da minha amigaguardar lugar pra mim nafila desde às 14h. Eu che-guei às 16h e fico até ama-nhã, quando a loja abrir”.Para aguentar a espera, osconsumidores preparam osmantimentos como lanche,café e chimarrão.

[email protected]

Junto com a família, Israel Cardoso passou à noite no local

RAQUEL FRONZA/SEMANÁRIO

Na próxima semana, li-deranças dos municípiosque apoiam a implantaçãodo novo aeroporto regio-nal da Serra na localidadede Monte Bérico, no inte-rior de Farroupilha, pre-tendem dar um passo im-portante para convencer onovo governo do Estadosobre a importância daobra ser construída naque-le local e não em Vila Oli-va, no interior de Caxiasdo Sul, para o desenvolvi-mento de toda a região.

De acordo com o pre-feito de Bento Gonçal-ves, Roberto Lunelli,uma comitiva compostapor políticos e liderançasempresariais tenta marcar

para a semana que vemuma audiência com onovo secretário de Infra-estrutura e Logística,Beto Albuquerque.

As lideranças regionaisvão tentar desfazer o estra-go provocado pelas decla-rações da secretária esta-dual de Turismo, AbgailPereira, que confessou queCaxias do Sul, sua terranatal, é a preferida para sera sede do novo aeroportoda Serra. Ela informou queincluiu a definição do lo-cal na lista de prioridadesde sua pasta, entregue nasegunda-feira, 3, ao gover-nador Tarso Genro. “Pre-firo Caxias, mas a decisãoé do governador”, haviadeclarado a nova secretá-ria no início da semana.

LiquidaçãoRegião terá encontro

com Beto Albuquerque

ROGÉRIO COSTA ARANTES

Page 17: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Geral 17

Negócios

2011 é o ano das feiras em BentoFIMMA, FENAVINHO,

EXPOBENTO E CASA BRASILSERÃO PROMOVIDAS EM

2011MÁRCIA FERREIRA

O município das feiras in-ternacionais e das opor-

tunidades de negócios viveem 2011 o ano dos eventos.Pelo menos quatro grandesfeiras dos setores vitiviníco-la, metalmecânico e movelei-ro devem movimentar o Par-que de Eventos – um dosmaiores da América Latina –durante o ano, reunindo em-presários, turistas e, principal-mente, promovendo os seto-res industriais e comerciais deBento Gonçalves.

As atividades foraminiciadas com o 2º Bentoem Vindima, programa-ção especial nos meses dejaneiro e fevereiro, divul-gando as atrações turísti-cas do município, o co-mércio, a indústria e o tu-rismo. Em 2011, o muni-cípio ainda vai sediar aFimma, Fenavinho, Expo-bento e Casa Brasil.

Fimma Brasil 2011

Promovida pela Associ-ação das Indústrias de Mó-veis do Estado do Rio Gran-de do Sul (Movergs), a Fei-ra Internacional de Máqui-nas, Matérias-Primas e Aces-sórios para a Indústria Mo-veleira (Fimma Brasil 2011)é a maior da América Latinaneste segmento, e uma dasseis mais importantes domundo. O evento, que nesteano tem o tema Inovação éVida, é promovido de 21 a25 de março, e vai movimen-tar mais de 40 mil visitantesprofissionais, 650 exposito-res internacionais e gerarmais de US$ 309 milhões emtransações comerciais.

A ampliação da área deexposição em 1,2 mil metrosquadrados é uma das princi-pais novidades do evento.Dentre as iniciativas e pro-jetos realizados com a fina-lidade de atrair os visitantes,beneficiar expositores e pro-mover o desenvolvimento dosetor moveleiro estão osprojetos Comprador – fabri-cantes e compradores par-

ticipam de rodadas de ne-gociação de 20 minutos –,e o Prêmio Inovação – quedestaca os principais lança-mentos mundiais do seg-mento e em 2011 inclui acategoria estudante, paracursos focados ao desenvol-vimento de produtos.

Fenavinho

O grande diferencial daFenavinho Brasil 2011 é arealização do evento nooutono, entre os dias 29 deabril e 8 de maio, já quetradicionalmente a feiraera promovida no verão. Aexpectativa é de que o cli-ma mais ameno estimuleainda mais os negócios dosetor vinícola. Além disso,neste ano, a programaçãofoi estendida e não ocor-rerá apenas aos finais desemana, ampliando a opor-tunidade de visitação.

Quanto ao público, aprevisão é de que mais de150 mil pessoas circulempelos 35 mil metros qua-drados de exposição. Ofoco do evento, no entan-to, não é a quantidade, masa qualidade, já que são es-perados consumidores eapreciadores de vinhos eespumantes do Brasil,América Latina, Américado Norte e Europa. Viní-colas das regiões produto-ras do país já garantiramseu espaço na feira.

O caráter festivo da Fe-navinho é mantido, comatrações culturais que va-lorizam as tradições locais.Para oferecer mais confor-to aos visitantes, as mini-praças de alimentação se-rão mantidas ao longo dosestandes das vinícolas, fa-cilitando o acesso. Tam-bém haverá exposição deartesanato, agroindústria egastronomia.

Expobento

A Expobento 2011 – Avitrine da Serra Gaúcha – será

realizada entre os dias 2 e 13de junho, envolvendo os seto-res de comércio, indústria eserviços. Neste ano, a Itáliaserá o grande tema do evento,já que os pavilhões do Parquede Eventos serão decoradoslembrando as regiões italianas.Promovida pelo Centro da In-dústria, Comércio e Serviçosde Bento Gonçalves (CIC/BG) a feira deve reunir 400expositores e receber mais de170 mil visitantes.

Dentre as atrações doevento, destaque para Cittàdella Moda, Piazza PerMangiare, Piazza Del Vino,Spazio Varietà, agroindústriafamiliar, Salão Automotivo,12º MotoSerra, shows, 3ªExpoPET, 3º Encontro Ex-poBento de Carros Antigos,degustação de vinhos e espu-mantes, atelier culinário eoficinas de dança. A expec-tativa de que o volume emnegócios ultrapasse a marcade R$ 25 milhões.

Casa Brasil

Evento de negócios paraprodutos de alto padrão nossegmentos de arquitetura,decoração, design e lojas, aCasa Brasil será realizadaem agosto. É um dos maio-res eventos do setor da Amé-rica Latina destacando oque há de novo em móveis,iluminação, modulados,home offices e complemen-tos para ambientes residen-ciais e corporativos.

A Casa Brasil também éum espaço para discussão so-bre os rumos do setor, ondeacontecem eventos paralelose seminários que reúnemgrandes nomes do design na-cional e internacional. Em2009, mais de 18 mil pes-soas visitaram os pavilhõesda feira organizada pelo

Sindicato das Indústrias doMobiliário de Bento Gon-çalves (Sindmóveis), con-

Produtos de alto padrão são destaque na Casa BrasilFimma deve receber mais de 40 mil visitantes profissionais em 2011

tando com a participação de150 empresas. Mais de R$195 milhões foram movi-

mentados em negócios.

[email protected]

FOTOS DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Page 18: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Bairros 18

Fenavinho

Acordes pararenovar a féPROFESSOR É ORGANISTA NAPARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

HÁ MAIS DE 30 ANOSBETTINA SCHÜNKE

Quem entra pela igrejamatriz da paróquia

Santo Antônio, no centrode Bento Gonçalves, nascelebrações dos finais desemana, e é transportado

pelas peças sacras queemanam do órgão à es-querda do altar, não ima-gina que aquela música re-presenta a união das gran-des paixões do professor

aposentado Donatus Ba-ckendorf. Aos 75 anos, elededica parte do seu tempoe de seus talentos unindomúsica e fé. Com sensibi-lidade, ele embeleza asmissas e celebrações daigreja com acordes reple-tos de emoção.

Morador do bairro Fena-vinho, ele toca órgão há maisde 40 anos, 30 deles dedica-dos à música na igreja. Quan-do solicitado, também auxi-lia as comunidades da paró-quia. “Na igreja do centro,toco sábados e domingos e emtodas as celebrações festivas,como Natal e páscoa”. O pa-dre Izidoro Bigolin reconhe-ce o talento e a dedicação deBackendorf à paróquia. “Elefaz da música a sua vida. Eleé muito dedicado e podemoscontar sempre com ele. Elerenuncia a qualquer ativida-de para tocar na igreja”, afir-ma Bigolin.

Apelidado de Beetho-ven pelos membros da co-munidade, além das peçassacras executadas nas cele-brações religiosas, o orga-nista toca músicas de todosos estilos. Bandinhas, gos-pel e românticas estão em

sua lista das mais tocadas.O profesor revela com or-gulho que toda a sua famí-lia está envolvida com a mú-sica. “Meu pai obrigava amim e a meus irmãos a estu-dar algum instrumento. Ecada um foi para um lado.Tenho irmãos que tocamacordeão, outro toca clari-nete, e eu fui para o tecla-do”, relembra. A esposa,Sirley, também toca piano.“Eu primeiro tocava porobrigação, mas depois crieio gosto pela música. Hoje,sei que é um dom que te-nho e que quero usar damelhor maneira”, comple-

Aposentado uniu a paixão pela música com a fé

BETTINA SCHÜNKE/SEMANÁRIO

ta Backendorf.Natural de Arroio do

Meio, ele mora em BentoGonçalves desde 1964.Professor de inglês, portu-guês e alemão, ele tambémfoi regente dos corais dasescolas em que trabalha-va. “Fui um grande incen-tivador da música na ci-dade”, revela. Pós-gradu-ado pelo conservatório demúsica Carlos Gomes, dePorto Alegre, ele contaque colocava em suas au-las pequenos trechos deobras de autores de músi-ca clássica, como Bach eBeethoven. Além de te-clado, ele também tocasaxofone e flauta doce.

Um dos raros organis-tas de igreja a atuar na re-gião, Backendorf viven-cia a fé pela música. E,através de uma experiên-cia que encontra paixão ereligiosidade, enleva a to-dos os que podem usufruirde sua música.

[email protected]

Page 19: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Bairros 19

Feira ecológica

Confirmação total do presidente da associa-ção dos moradores do bairro São Roque, Lo-reno Eitelven, que a partir da primeira sema-na de março teremos a feira ecológica na pra-ça da igreja matriz. Até o momento segundoLoreno já existem sete agricultores inscritospara participar deste evento. Com isso, nãohaverá mais necessidades dos moradores des-locarem-se até o centro da cidade para com-prar seus produtos orgânicos. O horário e odia já foram estipulados, e deverá ser nas sex-tas-feiras, às 16 horas em diante. Essa é umaboa notícia para todos de São Roque.

Grande festa no Vale Aurora

Ocorrerá hoje, a partir das 09 horas a 3ª edi-ção da Festa Della Prima Ua, no Vale Auro-ra, distrito de Faria Lemos. O evento tem apromoção dos Caminhos de Faria Lemos,com o apoio da prefeitura municipal e La-meiros de Bento. A festa faz parte das co-memorações da vindima, antecipando a co-lheita da safra da uva. Durante todo o dia dehoje ocorrerá atrações tanto na área da gas-tronomia como no aspecto de turismo. A noiteteremos o jantar colonial com ótimos pratostítpicos, e animação do grupo Sul Paion.Prestigiem esse evento.

Festa em honra a São Paulo

No próximo dia 23, toda a comunidade daLinha Paulina e região estão convidando aparticipar da grande festa em honra a SãoPaulo. O evento ocorrerá no salão da comu-nidade, com missa festiva, almoço típico aomeio dia e muitas atrações durante a tarde,além do tradicional rifão. Os festeiros e osdemais organizadores estão convidando apopulação para este evento. A Linha Pauli-na é uma localidade que possui grande in-fra-estrutura e isso se deve ao bom trabalhodo subprefeito e coordenador de Faria Le-mos Paulo Roberto Cavalli, o popular Paco.

Festa de Santo Antônio

Festeiros e organizadores estão se preparan-do para mais uma edição da festa de SantoAntônio, que ocorre em junho deste ano. Ospreparativos envolvem uma programação in-tensa como visitas nas comunidades, nove-nas, jantares exclusivos e chás das zeladoras,sendo este último que deverá ocorrer no mêsde março. Sem dúvida este ano, as festivida-des serão todas abertas para a população queirá festejar seu padroeiro com brilhantismo.

Imigrantes

Solidariedade eamor pelos animais

MORADORA CONFECCIONACADEIRAS DE RODAS PARA

CACHORROS E GATOSBETTINA SCHÜNKE

Ajudar os animais sem-pre foi um trabalho de

suma importância na vidada moradora do bairroImigrante, Verenice Sgan-zerla. Mas algo chamaatenção em seu trabalho:ela fabrica cadeiras de ro-das para cachorros e gatos.

A ideia surgiu há cercade três meses, quando o seucunhado Davi levou até elaum cachorrinho, que haviasido abandonado em umavala depois de ser atrope-lado. Após os primeiroscuidados, Verenice perce-beu que o animal haviaperdido os movimentosdas patas traseiras, tendoa necessidade de usar ca-deira de rodas. Após mui-ta procura, sem sucesso,em achar alguém que fizes-se esse trabalho, ela mes-ma resolveu confeccionara cadeira. “O anjo brancome inspirou”, disse Vere-nice, se referindo ao ca-chorro em que colocou onome de Floquinho. “Pas-sei 15 dias com essa situa-ção engasgada no meu pei-to, foi quando eu resolvifazer eu mesma”.

A inspiração surgiuquando ela viu um mode-lo de cadeira de rodas emuma veterinária na cida-de. “Eu vi a cadeirinha naclínica, levei pra casa, vi

como ela era montada efiz igual”. Feito de canode PVC, a cadeirinha foirefeita várias vezes atéchegar ao modelo final,tudo para facilitar a adap-tação dos animais. “Estousempre atrás de novidadespara fazer da melhor ma-neira a cadeira, para queo animalzinho não tenhadificuldade em se loco-mover”, conta.

A invenção deu tãocerto que Verenice resol-veu divulgar nas clínicasda cidade e vender paraoutras pessoas. Com oapoio da família e de em-presas que doam algunsmateriais, Verenice jáproduziu mais de dez ca-deirinhas. “Eu adapto acadeirinha conforme a ne-cessidade do bichinho.Pode ser gato ou cachor-ro, grande ou pequeno. Eufaço para todos eles”,complementa.

Apaixonada pelosanimais, ela possui cin-co gatos. “Não tenho ca-chorro porque não tenhoespaço, se não teria vá-rios”, comenta.

Segundo a veterináriaViviane Flamia, não exis-te na cidade de BentoGonçalves alguém quefaça esse equipamentopara vender. “A maioria

das pessoas faz para usarem seu animalzinho, nãopara vender. Normalmen-te só se encontra para ven-der em Porto Alegre”, dis-se. A iniciativa de Vereni-ce é vista com bons olhospara veterinária. “Antiga-mente os animais que pos-suíam alguma deficiênciaeram sacrificados. Issomostra que a consciênciadas pessoas mudou e os ani-mais passaram a ser vistoscom outros olhos”, come-mora Viviane. Segundo ela,os bichinhos se adaptamcom facilidade ao instru-mento usado para ajudar nalocomoção e também auxi-lia no tratamento. “A cadei-

ra é uma espécie de fisiote-rapia”, completa.

A veterinária ainda fazum apelo: o cachorro Flo-quinho está aguardandoum novo lar. Quem quiseradotar o bichano é só en-trar em contato na Clíni-ca Sentidos pelo telefone3453.7414.

Os interessados emcomprar uma cadeira derodas podem entrar emcontato com Vereniceatravés do telefone3452.4089. O preço va-ria de acordo com o ta-manho, podendo ser ven-dida até R$ 120.

[email protected]

Floquinho está esperando um novo lar

BETTINA SCHÜNKE/SEMANÁRIO

Assistência Social

Alunos do CRAS recebem certificadosOs alunos que frequen-

tam o Centro de Referên-cia da Assistência Social(CRAS) I e II receberamos certificados de conclu-são das oficinas ministra-das durante o segundo se-mestre do ano de 2010.

No CRAS I, localiza-do no bairro São Roque, aentrega ocorreu no dia 16de dezembro.Foram entre-

gues os certificados para60 alunos que participa-ram das oficinas de arte-sanato, tricô e crochê, pin-tura em tecido, pintura emtela a óleo, manicure e cor-te e costura. Conforme acoordenadora, Marisa Sal-ton Betoni, a realizaçãodessas oficinas têm o ob-jetivo de gerar mais auto-nomia e fonte de geração

de renda para as famílias.Já no CRAS II, locali-

zado na Avenida OsvaldoAranha, a solenidade foirealizada no dia 17 de de-zembro. Ao todo, foramentregues 40 certificadosdas oficinas de artesanato,manicure, tricô e crochê epintura em tela.

Segundo o secretáriode Habitação e Assistência

Social, Roberto Locatelli,“os cursos de formação ede geração de empregodemonstram que a assis-tência social percorre seucaminho, não apenas as-sistindo, mas também pro-vendo formas de que os ci-dadãos tenham oportuni-dades de saírem das maisdiversas situações de vul-nerabilidades”.

Page 20: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Bairros / Missas 20 FALECERAM EM BENTO

GENTILES ROSA MENEZES, no dia 28 de Dezembro de2010. Natural de Veranópolis RS, era filho de Deziderio Rosae Thereza Rosa e tinha 72 anos.

LAUDINO CAIO, no dia 26 de Dezembro de 2010. Naturalde Garibaldi RS, era filho de Maximo Caio e Leticia FertaCaio e tinha 68 anos.

AZIR FAVARETTO,no dia 29 de Dezembro de 2010. Natu-ral de Faria Lemos Bento Gonçalves RS, era filho de PedroFavaretto e Clementina Marin Favaretto e tinha 67 anos.

ANA GELSI PANIZZI, no dia 30 de Dezembro de 2010. Natu-ral de Monte Belo, Bento Gonçalves RS, era filha de Francis-co Panizzi e Margarida Cristofoli Panizzi e tinha 69 anos.

ORESTE DE TONI,no dia 31 de Dezembro de 2010. Natu-ral de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves RS, era filho deMiguel de Toni e Josefina Coghetto e tinha 86 anos.

JAIR CAPELESSO, no dia 31 de Dezembro de 2010. Natu-ral de Nova Bassano RS, era filho de Domingos Capelessoe Adelina Marchetti Capelesso e tinha 49 anos.

JORGE FERNANDES NUNES NETO,no dia 31 de Dezem-bro de 2010. Natural de Tunas RS, era filho de Olimpio Fer-nandes Nunes e Elisa Maria Nunes e tinha 52 anos.

CLAUDIONOR PINHEIRO, no dia 01 de Janeiro de 2011.Natural de Santa Maria RS, era filho de João Cardozo Pi-nheiro e Henriqueta Pinheiro e tinha 77 anos.

MAGDALENA DOLORES FAGGION BURTIN,no dia 02 deJaneiro de 2011. Natural deste Municipio, era filha de IrineuFaggion e Rosa Bottin e tinha 81 anos.

MAIRI TEREZINHA MINUSCULI DA CRUZ, no dia 02 deJaneiro de 2011. Natural de São Valentin do Sul RS, erafilha de Nercy Antonio Minusculi e Anna Therezinha Balsis-sareli Minusculi e tinha 45 anos.

GEMA MARIA DA CAMPO POLONI, no dia 02 de Janeirode 2011. Natural deste município, era filha de AgostinhoOlivo da Campo e Maria Tarso e tinha 79 anos.

GUERINO RICARDO, no dia 03 de Janeiro de 2011. Natu-ral de Guaporé RS, era filho de Fernando Ricardo e Caroli-na Rosa da Costa e tinha 63 anos.

FRANCIEL ARSEGO, no dia 03 de Janeiro de 2011. Natu-ral deste município, era filho de Antônio Arsego e RosalinaSomensi Arsego e tinha 26 anos.

LEONEL ARLINDO BORTONCELLO, no dia 04 de Janeirode 2011. Natural de Veranópolis RS, era filho de José Bor-toncello e Antonina Clorinda Fellini e tinha 80 anos.

JOÃO GRANDO, no dia 05 de Janeiro de 2011. Natural deSerrafina Corrêa RS, era filho de Angelo Grando e PierinaMagdalena Gasperin Grando e tinha 66 anos.

ZELIA VICENTINI FABRIS, no dia 05 de Janeiro de 2011.Natural de Sarandi RS, era filha de Guilherme Vicentini eNilva Picolotto Vicentini e tinha 65 anos.

Estão abertas as inscri-ções para os interes-

sados em participar doProJovem Adolescente.O programa do GovernoFederal, implantadoatravés da secretaria mu-

Projovem

Inscriçõesjá estãoabertas

PROGRAMA VOLTADO PARAJOVENS DE 15 ANOS TERÁ

CURSOS COM DURAÇÃO DEUM ANO EM BENTO

nicipal de AssistênciaSocial, é voltado para osalunos na faixa etária de15 anos ou completando,cujas famílias sejam be-neficiadas pelo progra-ma Bolsa Família.

As inscrições devemser feitas nos Centro deReferência da AssistênciaSocial (CRAS) I e II, lo-calizados nos bairros SãoRoque e Cidade Alta, res-pectivamente. As vagassão limitadas.

Com o objetivo decapacitar o jovem parao mercado de trabalho,o projeto desenvolve ati-vidades nas áreas de es-

porte, cultura, arte, la-zer, inclusão digital, en-tre outros. Com duraçãode um ano, as atividadesserão realizadas em trêsperíodos semanais, nocontraturno escolar.Além das atividades, se-rão disponibilizadas valetransporte e lanche paraos participantes.

[email protected]

O ProJovem abrange atividades profissionais, artísticas e esportivas

BETTINA SCHÜNKE

CATIANE FIN, DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Page 21: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Interior & Região 21

Pinto Bandeira

Termina a colheita da uva VênusFRUTA DE MESA DEVEENCERRAR HOJE SUA

PRODUTIVIDADERAQUEL FRONZA

Uva pre- coce ede mesa, avariedadeVênus já

está na reta final de sua co-lheita nos cinco distritos deBento Gonçalves. A uva degrãos de tamanho médioe com facilidade de pro-dução teve sua colheitainiciada em dezembro edeve seguir até esse finalde semana.

A colheita teve inícioantecipadamente na pro-priedade da família deToni, na Linha Clementi-na, do distrito de PintoBandeira. Ernesto de Toni,de 76 anos, começou a aju-dar sua equipe desde o dia

23 de novembro, esta for-mada por aproximada-mente sete pessoas quedevem seguir trabalhandoaté hoje, quando a colhei-ta deve finalizar. O agri-cultor, que não pretendeparar de lidar com a uva,conta que essa produçãodeve ser superior a do anopassado, que chegou a 15toneladas em sua proprie-dade. A estimativa é queeste ano, chegue a um cres-cimento de mais de 10%,beirando as 20 toneladas.“Tá melhor que ano passa-do, mas ainda o que desa-nima é o que se gasta praproduzir”, lamenta deToni se referindo ao va-lor pago pelos agrotóxi-

cos que, conforme ele, au-mentaram mais de 25%em dez anos. “E o valorda uva, é sempre o mes-mo. Aumenta centavos”.

O distrito que apresen-ta maior produtividade des-

sa uva, conforme o enge-nheiro agrônomo da Ema-ter de Bento Gonçalves,Gilberto Salvador, é Faria

Lemos. Este ano, conformeSalvador que atende as lo-calidades de São Pedro eFaria Lemos, a safra foi

normal. A produção e aqualidade foram superioresao ano passado, mas a últi-ma safra não é parâmetro,devido à quantidade dechuva e intempéries ocor-ridas. “O que mais chamoua atenção este ano é o pre-ço que o agricultor rece-beu. R$1 é um valor ex-celente para uva”, destaca.

Comprovando a maiorquantidade de uva, Gil-berto Salvador compara aevolução de quilos produ-zidos por hectare da últi-ma safra: cinco toneladas.Neste ano, a média beirouas 15 toneladas, cerca detrês vezes mais. Para ex-plicar o aumento conside-rável, o engenheiro agrô-nomo afirma é o climaseco e quente o granderesponsável.

[email protected]

Família De Toni está trabalhando na colheita da uva Vênus desde o final de novembro

RAQUEL FRONZA/SEMANÁRIO

Page 22: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Interior & Região 22

Vindima

Uva cobertaé bomnegócio

CULTIVO DE UVA COBERTAÉ ALTERNATIVA

SAUDÁVEL E RENTÁVELPARA AGRICULTURA

RAQUEL FRONZA

Apesard e

ainda nãoser tendên-cia em

Bento Gonçalves, o cul-tivo de uvas cobertas portelas de plástico trazgrandes benefícios paraa fruta e seus consumido-res, como maior unifor-midade, menos uso deagrotóxicos e maior ní-vel de maturação. Cercade 800 hectares de uvasão cobertas na SerraGaúcha, e alguns cuida-dos se fazem imprescin-díveis ainda mais nestaaltura do ano, próximosà colheita da fruta.

Gerar condições mi-croclimáticas que invia-bilizem a incidência dedoenças, principalmentepor podridões dos ca-chos. Essa é a principalintenção do plástico quecobre os parreiras, quealém disso, deixa a uvacom uma estética maisaprimorada devido aotamanho do grão e suauniformidade. “O obje-tivo é atingido pelo efei-to guarda-chuva que acobertura proporciona,evitando a presença deágua livre (gotas) sobreas folhas e os cachos”,explica o pesquisadorem Fisiologia Geral daEmbrapa, Henrique Pes-soa dos Santos. Confor-me ele, o cultivo prote-gido restringe drastica-mente a necessidade depulverizações com fun-gicidas, proporcionandocondições facilitadaspara a produção de uvasorgânicas ou com núme-ro restrito de tratamen-

tos. “Esse efeito guarda-chuva também atribui es-tabilidade de produção equalidade de forma inde-pendente das condiçõesmeteorológicas, garan-tindo a sustentabilidadedo negócio”, completa.

Mesmo com todos es-ses benefícios para o pro-dutor, um motivo aindatrava a adesão dos agri-cultores em iniciar a pro-dução coberta: seu custo.Segundo o pesquisador, épreciso investir cerca deU$30 mil, que equivalema R$ 50 mil. “Entretan-to, para a uva de mesa,onde o produtor recebeum valor maior pelo qui-lo, a produção apresenta-se com uma grande van-tagem econômica”. A uvade mesa representa 99%da produção coberta.

Os cuidados devemser dobrados no cultivoda uva coberto, tambémpelo fato dos tratamentosfitossanitários serem uti-lizados somente ememergências. Pelas vari-ações microclimáticasque a cobertura propor-ciona, o cultivo protegi-do deve ser encaradocomo um novo sistemade produção. Desta for-ma, é necessário que oprodutor busque auxíliotécnico antes de investirnessa tecnologia. “Pode-mos destacar que o sob acobertura é necessárioum grande cuidado empoda verde, evitando quea vegetação entre emcontato com o plásticoou saia da cobertura.Além disso, os tratamen-tos fitossanitários (paramíldio e podridões) de-

vem ser aplicados so-mente se ocorrer molha-mento de folhas ou decacho”, explica dos San-tos. Os tratamentos porcalendários devem serproibidos em áreas co-bertas, em função do ris-co de acúmulo de resí-duos pelo fato dos pro-dutos não serem lavadospela chuva ou estaremexpostos à radiação ul-travioleta.

Exemplo deprodutividade

Quem confirma a sus-tentabilidade do negócioe resultados lucrativos éo produtor de uva demesa Ademir de Toni, daLinha Silva Pinto, emPinto Bandeira. Respon-sável pela produção desete mil metros de uvacoberta, correspondentea 70% de sua proprieda-de, ele garante que nãohá arrependimento pelaescolha feita.

“Apesar de todo cui-dado que tenho com osagrotóxicos, que preci-sam ter baixo nível de to-xidade e também com oraleio da uva, a qualida-de se eleva em 30%. Émuito melhor do que aoutra uva”, justifica deToni. O agricultor inves-tiu cerca de R$70 mil porhectare, mas garante queo investimento foi váli-do. Outro fator que eledestacou foi a necessida-de de irrigação da uva,que demanda cerca deseis litros por pé de par-reiral, diariamente.

[email protected]

Praticando o raleio das uvas, Palaoro elimina os menoresgrãos

Ademir de Toni comemora ótimos negócios com a uva coberta, com menos uso de agrotóxicos

RAQUEL FRONZA/SEMANÁRIO

O Município de Gari-baldi está realizando algu-mas alterações nos horáriosde coleta de Resíduo Sóli-do Domiciliar Urbano (lixoorgânico e lixo seco) em al-guns bairros do município,devido à nova licitação queestá entrando em vigor. Asnovas alterações já entramem vigor a partir desta quin-ta-feira, dia 06 de janeiro.No centro, a coleta seguesendo diária, sem eu horá-rio normal. As principais al-terações aconteceram em al-guns bairros do município,e algumas seguem abaixo.

Coleta delixo sofrealterações

Garibaldi

Resíduo Sólido Do-miciliar Urbano(RSDU) Seco

Bairro Simonaggio,passa a ter coleta deRSDU – Seco, somentena terça-feira a partirdas 7h.

Bairro Vale dos Pi-nheiros, passa a ter co-leta de RSDU – Seco,somente na quinta-fei-ra a partir das 7h.

Bairro Integração:passa a ter coleta deRSDU – Seco, somentena quinta-feira a partirdas 7h.

Resíduo Sólido Do-miciliar Urbano(RSDU) Orgânico

Bairro Simonaggio,passa a ter coleta deRSDU – orgânico, so-mente na terça, quintae sábado, a partir das6h30min.

Bairro Champag-ne, passa a ter coletade RSDU orgânico, so-mente na segunda,quarta e sexta-feira, apartir das 6h30min.

Bairro Glória: pas-sa a ter coleta de RSDU– orgânico, somente naterça, quinta e sábado,a partir das 6h30min.

Bairro Ferroviário:passa a ter coleta deRSDU – orgânico, so-mente na terça, quintae sábado, a partir das6h30min.

Para que as uvas demesa obtenham um ta-manho e qualidade ade-quados para o comércio,é necessário que se façaa eliminação do excessode grãos, atividade de-nominada de raleio. Nofinal do mês de dezem-bro foi iniciada essa ati-vidade, praticada tam-bém nas uvas cobertas.

“O raleio pode ser di-vidido em dois tipos: ra-leio de cacho e raleio debagas. O raleio de cachos,normalmente não é feitopelo fato do controle decachos ser definido pelacarga de gemas e a fertili-dade das gemas. O raleiode bagas é a prática maisexercida no parreiral. Estetem por finalidade redu-zir o número de bagas nocacho, possibilitandomaior desenvolvimento(maior diâmetro) e uni-formidade das bagas quepermanecem”, explica opesquisador HenriquePessoa dos Santos. Alémdisso, a retirada das ba-

Época é de raleiogas facilita uma maior ae-ração e penetração dostratamentos fitossanitári-os nos cachos, facilitan-do a sanidade e a unifor-midade de maturação.

Essa é uma prática re-comendada apenas parauvas de mesa e deve ocor-rer logo após o floresci-mento na fase de “meiabaga”. O produtor podefazer o raleio das bagas uti-lizando a tesoura de des-baste. Pode também utili-zar o pente para raleio (es-cova plástica específicapara essa finalidade), po-rém essa ferramenta não érecomendada para todas ascultivares de uva de mesa.Existe também o m raleioquímico, mas não se dis-põe de produtos registra-dos no Brasil que sejameficazes para essa prática.

Para melhorar a es-tética e aperfeiçoar aqualidade é que o agri-cultor Emerson Palaorodedica atualmente otempo nas parreiras,praticando o raleio.

COLETA

Page 23: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Polícia 23

VITRINEQUEBRADA

Prisão

PRESOS POR ROUBOS NOSBAIRROS FENAVINHO

E PLANALTO. ARMA DEBRINQUEDO E TOUCA TIPO

NINJA FORAM APREENDIDAS

Suspeitos de roubo detidos

CORCEL

A vitrine de uma lojalocalizada na rua Ma-rechal Deodoro, noCentro, foi quebradapor bandidos. Foi fur-tada uma marmita,uma chaleira, umasanduicheira e umaparelho receptor deantena parabólica.

Suspeitos foram levados para a DPPA para identificação

Dois homens suspeitosde praticarem assaltos

nos bairros Planalto e Fena-vinho foram detidos pela Bri-gada Militar (BM) na noitede quarta-feira. Pelo menosdois crimes foram praticadosdesde o início do ano nos bair-ros. Segundo a polícia, os doispresos tem características se-melhantes a descrição feita pe-las vítimas dos assaltos. Comos suspeitos os policiais apre-enderam uma arma de brin-quedo – possivelmente umapistola de cola quente – e umatouca tipo ninja.

Pelo menos dois crimessão atribuídos à dupla. Os

roubos sempre ocorriam du-rante a noite e as vítimaseram mulheres.

Entre os roubos está umocorrido no primeiro dia doano de 2011 no bairro Pla-nalto, onde uma camareirade 33 anos foi assaltada naavenida Presidente Costa eSilva, próximo ao colégioLandel de Moura. A vítimacontou que foi atacada pe-los dois bandidos, sendo queum deles escondia o rostocom uma touca tipo ninja.

Os bandidos gritaramanunciando o assalto e ame-açaram a vítima de morte.Os dois fugiram a pé levan-

Um moveleiro de 58anos foi assaltado no iní-cio da semana nas proxi-midades do Pronto Aten-dimento Municipal (PAM)do bairro Botafogo. Doishomens armados com facapraticaram o assalto.

A vítima estava senta-da em um banco na ruaGoiânia, quando foi cerca-

Moveleiro é vítima deroubo no Botafogo

Assalto

da pelos dois ladrões queaparentavam serem meno-res de idade. Armados comuma faca, os bandidosanunciaram o assalto e rou-baram R$ 195 da vítima,que não reagiu.

O caso já foi encami-nhado para a Polícia Civilque tenta identificar os au-tores do assalto.

Dois casos de furto re-gistrados esta semana naDelegacia de Polícia dePronto Atendimento(DPPA) mostraram umaprática de crime cada vezmais comum: o desvio de di-nheiro de contas bancáriasfeitas pela internet.

Em um dos casos umprofessor de 52 anos teveseu dinheiro da conta ban-cária usado para o pagamen-to de inúmeros títulos, com

Internet

Crime cibernéticofaz vítimas em Bento

Um homem, dirigindoum automóvel Corcel,parou em um porto decombustíveis na ave-nida Osvaldo Aranha eabasteceu o carro,gastando mais de R$100. Porém, ele fugiusem pagar a conta. Aplaca do veículo jáestá com a polícia.

VITRINEA vitrine de uma loja lo-calizada na rua Mare-chal Deodoro, no Cen-tro, foi quebrada porbandidos. Foi furtadauma marmita, umachaleira, uma sandui-cheira e um aparelhoreceptor de antena pa-rabólica.

JÓIASInúmeras jóias foramfurtadas de uma casalocalizada na rua Antô-nio Tonello, no bairroMaria Goretti. Não exis-tiam marcas de arrom-bamento na moradia.

JANELANa rua Judith Sonza,no bairro Progresso, ajanela de uma casa foiarrombada por ladrõesque bandidos. Foi fur-tado um aparelho re-ceptor de antena para-bólica, um aparelho desom, uma jaqueta decouro, um aspirador depó e uma carteira decouro.

Agentes da Polícia Ci-vil prenderam um ho-mem que estava sen-do procurado pela Jus-tiça. O preso foi encon-trado no bairro Recan-to da União.

PROCURADO

JONAS IUNES

JONAS IUNES/SEMANÁRIO

do a bolsa com documen-tos, R$ 200 e cerca de 20vales transporte.

Em outro caso, duasmulheres foram assaltadasquando caminhavam pelarua Sete de Setembro, nobairro Fenavinho.

As mulheres foram ata-cadas por dois elementos,sendo que um deles estavaarmado com um revólver.

Os ladrões roubaram doistelefones celulares, R$ 30 eoutros objetos.

Patrulhas intensificadas

Com os roubos sendo pra-ticados na mesma região, aBM intensificou o patrulha-mento pela área. Por volta das20h50min de quarta, um gru-po do Pelotão de Operações

Especiais (POE) se deparoucom os dois suspeitos na ave-nida Presidente Costa e Sil-va. Segundo os policiais, osdois suspeitos tentaram fugirao perceberem a aproxima-ção da viatura.

A dupla foi rapidamen-te cercada. Em uma revistaos policiais encontraramcom um dos suspeitos, de 29anos, a arma de brinquedo.Ao lado do segundo ele-mento, de 19 anos, foi apre-endida a touca tipo ninja.

Os dois suspeitos, mora-dores do bairro Vila Nova,foram levados até a Delega-cia de Polícia de ProntoAtendimento (DPPA), ondeforam identificados e foto-grafados. Eles acabaram sen-do liberados. Porém, seguemsendo investigados pela sus-peita de participação nos as-saltos ocorridos desde o iní-cio do ano.

[email protected]

valores que variaram entreR$ 600 e R$ 800. No se-gundo registro, uma assis-tente comercial de 35 anosteve R$ 740 retirados desua conta em uma transa-ção via internet, algo queela garante não ter feito.

As duas vítimas regis-traram ocorrência paratentar obter de volta osvalores perdidos ilegal-mente. Os dois casos sãoinvestigados.

Page 24: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Polícia 24

Porte ilegal de arma

ARMA FURTADA E OUTRACOM NUMERAÇÃO RASPADA

FORAM ENCONTRADAS EMPROPRIEDADE RURAL DE

PINTO BANDEIRA

Espingardassão apreendidas

Um homem foi presopela Brigada Militar porestar carregando obje-tos sem procedência.O suspeito, um mora-dor de rua de 23 anos,estava na avenida SãoRoque, quando duran-te a madrugada de ter-ça-feira foi abordadopelos policiais carre-gando uma máquina decortar grama. Comonão soube explicar aprocedência da máqui-na, o suspeito foi leva-do para a delegacia.

PAVILHÃO

A porta de um pavilhãode uma empresa loca-lizada na rua CarlosDreher Neto, no bairroVila Nova, foi encontra-da aberta por vigilantesque faziam a seguran-ça no local. Logo emseguida outras portasforam encontradas ar-rombadas. Foram fur-tados diversos compu-tadores e televisores.

GRAMA

MENOR NOVOLANTE

Uma ação da PolíciaAmbiental de Bento

Gonçalves resultou na pri-são de um agricultor de 31anos, acusado de porteilegal de arma. Na ação,realizada em Pinto Ban-deira, material de caça e

pesca foram apreendidos.

Busca

A ação aconteceu naLinha Brasil. Com ummandado de busca e apre-ensão os policiais foram

até uma propriedade ru-ral. No local foram encon-trados materiais de caça epesca, uma espingarda ca-libre 24 com a numeraçãoraspada, uma espingar-da.40 que consta no siste-ma da polícia como fur-tada, uma espingarda depressão, um revólver ca-libre 22, munição e outrosobjetos.

A apreensão da espin-garda furtada e da outracom numeração raspada,resultou também na prisãoem flagrante do agricultorpelo crime de receptação.

Uma mulher de 27 anosfoi assaltada ao meio diade quarta-feira, 5, logoapós ter saído de umaagência bancária localiza-da no Centro de BentoGonçalves. O caso foi en-caminhado para investiga-ção da Polícia Civil.

Ao sair do banco a ví-tima seguiu pela rua Ge-

Roubo a pedestre

Mulher é assaltadana saída de banco

neral Osório, quando foiabordada pelas costaspelo ladrão. O bandidodisse para a vítima queestava armado e mandouela entregar o dinheiro.

Com medo, a mulherentregou R$ 600 que ha-via retirado do banco.Conforme testemunhas, oladrão fugiu correndo.

Investigação

Incêndio destróicasa no Borgo

Causas do incêndio serão investigadas pela polícia

Um incêndio ocorridona madrugada de terça-feira, 4, destruiu uma casalocalizada na rua Paraná,entre os bairros Humaitáe Borgo. O caso está sen-do investigado pela Polí-cia Civil.

O incêndio ocorreu porvolta das 4h e mobilizou o

Um adolescente de 16anos foi apreendidoapós se envolver emum acidente de trânsi-to na rua GiácomoBaccin, no bairro SãoRoque. O menor dirigiaum Chevette quandoocorreu o acidente.

Um homem de 30 anose uma mulher de 31 anosforam presos pela Briga-da Militar (BM) acusadosde furto e corrupção demenores. Os dois teriampraticado um furto emum comércio de BentoGonçalves. Uma adoles-cente de 13 anos estavacom os dois acusados,que acabaram sendo au-tuados em flagrante porfurto qualificado e cor-rupção de menores.

Por volta das11h50min, os policiais re-ceberam a informação so-bre um furto ocorrido emum comércio na rua Sal-danha Marinho. Com acaracterística dos suspei-tos os policiais iniciarambuscas e encontraram napraça Vico Barbieri, noCentro, Marcos Alexan-dre Varini e Jucemara deCarvalho, acompanhados

Corrupção de menores

Dupla é presaapós furto

da adolescente.

Mochila

Dentro de uma mo-chila que estava com Ju-cemara os policiais en-contraram produtos quehaviam sido furtados docomércio.

Os suspeitos foram en-caminhados para a Dele-gacia de Polícia de Pron-to Atendimento (DPPA),o delegado plantonista de-cidiu autuar os dois emflagrante por furto. Se-gundo a polícia, ambospossuem inúmeros ante-cedentes criminais, emsua maioria de crimescontra o patrimônio.Eles ainda foram autua-dos por corrupção demenores por estaremcom a adolescente. Umdos presos teria assumi-do o furto.

Um foragido doPresídio Estadual deBento Gonçalves foipreso pela BrigadaMilitar no início datarde de terça-feira, 4.A prisão aconteceu nobairro Conceição.

Os policiais realiza-vam patrulhamento derotina quando se depa-raram com umsuspeito.Ao avistar a vi-atura o suspeito fugiu ecaiu em um barranco.Após correr pro aproxi-madamente 50 metros osuspeito foi detido.

Ele foi identificadocomo Jéferson Azeve-do Henrique, que foinovamente encami-nhado para o presídio.

BMencontraforagido

Agentes da Polícia Ci-vil e o Conselho Tutelarreceberam uma denúnciainformando que um garo-to de 12 anos foi espan-

Agressão

Garoto teria sidoespancado pelo pai

cado pelo pai.O adolescente teria le-

vado socos nos olhos. Uminquérito foi instauradopela Polícia Civil.

Pelo menos três casosde furto foram registra-dos esta semana na LinhaAlcântara. No primeiro,a porta da cozinha deuma moradia foi arrom-

bada. Foi furtada umamotosserra.

De uma segunda mo-radia os ladrões furtaram12 formas de queijo.

De uma terceira casa

arrombada por bandidosna Linha Alcântara, foi fur-tada uma calça e um casa-co. Um morador teria ou-vido o barulho dos assal-tantes dentro da casa.

Furto

Casos registrados na Alcântara

Um funcionário deuma empresa de Por-to Alegre estava pres-tando serviço em umafirma na rua Cavalhei-ro José Farina, nobairro Licorsul, quan-do foi vítima de umfurto. Uma máquinafotográfica digital de-sapareceu do interiorda empresa.

MÁQUINA

Uma mulher ficou ferida ao ser atropelada porum ônibus na avenida Osvaldo Aranha, natarde de quarta-feira, 5. Suelen Patrícia dosSantos, 23 anos, foi atingida quando atraves-sava a rua e acabou sendo arremessada parajunto ao meio fio da calçada, onde ficarammarcas de sangue.

Corpo de Bombeiros. Ofogo destruiu a parte inter-na e o teto, ficando de péapenas as paredes externasda moradia, que estava de-sabitada.

Como ninguém estavamorando na casa, a polí-cia investiga o que podeter causado o incêndio.

FOTOS JONAS IUNES/SEMANÁRIO Prisão

Page 25: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Publicações Legais 25

Page 26: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Esportes 26

Futsal

GUSTAVO BOTTEGA/SEMANÁRIO

Esportivo

PRIMEIRA SEMANA DETREINOS FORTES E BOM

DESEMPENHO FÍSICOGUSTAVO BOTTEGA

A todo vapor

Comissão técnica faz avaliações físicas e técnicas nos primeiros dias de trabalho no Montanha

Sob o olhar deRoth, Inter empata

Internacional

Sem muita inspiração, Interfica no 1 a 1 contra o

Universidade

36º Torneio de Verão segue amanhã

Futebol amador13:40 - AIMORÉ X REDE FORTE14:20 - SALVADOR DO SUL X D’ITÁLIA MÓVEIS15:00 - COLORADO/BENTO ESP. X GLOBO ESP./SOBERANA 15:40 - ILÓPOLIS/SEIVA DO MATE X PANIZZI VEÍCULOS16:20 - COTIPORÃ X VINÍCOLA MIOLO17:00 - LOS HERMANOS X SER ITAQUI17:40 - SANTA BÁRBARA X MERIENE18:20 - ILÓPOLIS B X PROGRESSO19:00 - CRUZEIRO TONIETTO X CRUZ DE MALTA (CAMPINHOS)

JOGOS DO DOMINGO, DIA 9/1

Neste domingo acon-tece a segunda rodada dejogos da 36ª edição doTorneio de Verão de

Santa Tereza de futebolamador. A partir das13h30min, nove jogosmovimentam o Estádio

Colosso do Vale. Os con-frontos são eliminatóri-os. Os vencedores seclassificam para as finais

que serão no dia 23 dejaneiro. Os perdedoresdisputam a repescagemno dia 16.

Começar a ga-nhar forma os aloja-mentos no Montanhados Vinhedos. Desdeo início da semanatrabalhadores estãomontando os quartosdos atletas com pare-des de gesso acarto-nado. Serão 12 dor-mitórios para doisatletas cada. O espa-ço também oferecebanheiros e área delazer. O objetivo dadireção é deixar oalojamento prontoaté o dia 12 de janei-ro. Paralelo ao traba-lho no estádio, o se-tor administrativo doclube está compran-do camas, colchões,travesseiros e lençóispara equipar as aco-modações que possu-em cerca de 20m2

cada uma. O lugarirá abrigar os joga-dores do time profis-sional após o términoda pré-temporada,previsto para encerrarno dia 14 de janei-ro. Esse novo patri-mônio no clube signi-ficará a redução decustos com moradiade atletas e transpor-te para treinamen-tos. O investimentoserá de mais de R$200 mil.

Alojamentos

A primeira semana detrabalhos foi produ-

tiva no Montanha dos Vi-nhedos e segue em ritmoacelerado neste fim de se-mana. A ideia é garantiruma retomada rápida nacondição física, principal-mente para os atletas quenão vinham jogando. “Es-

tamos trabalhando bastan-te a parte motora para sol-tar, ganhar agilidade e rit-mo de jogo”, destaca o pre-parador físico Luciano Na-gel. No meio da semana,os atletas foram submeti-dos a baterias de examesmédicos que não contata-ram problemas de saúde e

lesões. No dia 18, a equi-pe irá realizar uma avali-ação física mais detalha-da na UCS, em Caxias doSul. “Acredito que até ocomeço da Segundonaestaremos com o gruponivelado fisicamente”,frisa Nagel. O grupo tam-bém contará com uma nu-tricionista. O técnicoPaulo Henrique Marquesgostou do que viu nos pri-meiros movimentos.“Está tudo dentro do pla-nejado”, destacou.

[email protected]

GUSTAVO BOTTEGA/SEMANÁRIO

LOCAL: MONTANHA DOS VINHEDOSINGRESSOS: ARQUIBANCADA R$ 10, CADEIRAS R$ 20PRELIMINAR ÀS 15h: INTER DA LEOPOLDINA X SÃO PAULO(BORGO), PELAS CATEGORIAS DE BASE

AMISTOSO, AMANHÃ, ÀS 17H

Um bom público as-sistiu ao empate mornodo Inter B em 1 a 1 con-tra a equipe do Universi-dade, de Canoas. E quemveio para observar amis-toso desta quinta-feira foio técnico Celso Roth, aolado do presidente doclube Giovani Luigi. Osgarotos mostraram mui-ta força e pegada, mascom poucas chances cla-ras de gol no campo doCentro Esportivo DárvinGeremia. E foi o colora-do que marcou primeirocom Lucas Roggia, aos17 do segundo tempo. Oempate veio aos 32, comJean, em cobrança de fal-ta. Amanhã, às 17h, o In-ter encara o segundo tes-te na pré-temporada, di-ante do São José-PoA. Apartida será no EstádioMontanha dos Vinhedos.Ingresso arquibancada

custa R$ 10, cadeiras R$20. Toda a renda será doClube Esportivo. E antesde retornar à capital, osjogadores que não atua-rem no domingo, entramem campo nesta segundapara o último amistosodiante do Juventude, noCentro Esportivo DarvinGeremia.

OBS: 1O0% da renda será do Clube Esportivo

INTER B x SÃO JOSÉ (POA)

Page 27: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Sábado, 8 de janeiro de 2011 Esportes 27

DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Ai, o verãoAi, o verãoAi, o verãoAi, o verãoAi, o verãoA chegada do verão promove muitas mu-

danças significativas nas nossas rotinas.Quando o solstício adentra no nosso hemis-fério, o gelo derrete, a caruíra canta e asroupas encurtam. E você tem a chance desair do casulo, abrir o sorriso e ser feliz.Pelo menos comigo, sinto a necessidade deviver intensamente o verão, de trocar fluí-dos energéticos com a natureza e com aspessoas.

Eu dou ‘control + alt + del’ no computa-dor e procuro um lugar que me mantenhaperto dos quatro elementos do universo.Sentir o contado da água, da areia, a brisano rosto, e o fogo, o que faz o rei sol funci-onar. Falar do sol é muito fácil, é o melhorantídoto contra a tristeza, me faz esquecerda fatura de cartão de crédito atrasada.Quando estou na praia, de preferência.

Não sei se tem cartão de crédito da Sibé-ria, mas o povo de lá deve desconhecer talsensação. A ausência do sol, por exemplo,explica o alto número de suicídios na Sué-cia, mesmo que os suecos vivam mais. Nãoque não goste do inverno, acho-o charmosoe romântico. Mas me afasta mais da energiada natureza. A modernidade me afasta dela.Por isso gosto também do verão. Não mora-ria no Nordeste e nem na Suécia.

Me contento em viver aqui. Sei que umasimples caminhada ao sol no final de umatarde de verão pode fazer a diferença. Paradepois não se entupir de boletas antidepres-sivas. A cada verão, o sol chega mais impo-nente e lança sua energia inaugurando umnovo ciclo, outro estado de espírito e orgâ-nico, mesmo que acompanhado de boas do-ses de filtro solar.

É tempo para distribuir sorrisos. E pelasruelas, declara-se aberta, aos sete ventos,a temporada do amor. E dos hormônios. Umfestival de sensações à flor da pele. De fatoesta estação aflora sentimentos reprimidos.Moçoilas se assanham em sacadas esvoaçan-do seus vestidos floridos. Sentados em ca-pôs de sedans, os rapazotes, mesmo bran-quelos, exibem suas tatuagens tribais. Todomundo é parceiro para qualquer programa

como um suco de cevadis geladis, com dizia oinesquecível Muçum.

Você passou metade do ano hibernando eagora você está mais atento aos seus instin-tos. O seu anjo está de alerta e você pode sedeixar levar ao acaso. Você pode caminhar napraia sem planos, quase como veio ao mundo.Ou pode tomar banho de mangueira no pátioda casa e nem se importar com as rosetas fin-cadas no pé. Pode puxar papo com um desco-nhecido na piscina do clube. É fato. Nesta es-tação as antenas das pessoas são mais recep-tivas. Então, não perca a chance de falar comalguém. Alguma mensagem você tira. E só noverão é que essas possibilidades se multipli-cam. Basta levantar da cadeira e deixar ascoisas rolarem.

Campeão mundialMaior honra poder dividir a quadra com

um grande nome do futebol gaúcho. O ata-cante Lambari (quarto agachado) tabeloucom a galera da imprensa de Bento Gonçal-ves no início da semana, em quadra Society,no bairro Botafogo. Lambari, que atuou noFutebol Máster do Esportivo, já jogou ao ladode Renato Gaúcho no Esportivo e depois noGrêmio, onde foi campeão mundial em 1983.O cinquentão mostrou que ainda tem muitabala na agulha.

DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Futsal

Pivô William renovacom o BGF

O Bento GonçalvesFutsal anunciou nesta a se-mana a renovação de con-trato do pivô William. Obom rendimento do atleta,que marcou 33 gols natemporada, foi decisivopara a direção confirmar ojogador para a disputa da1ª divisão do futsal gaúchoem 2011. Também reno-vou o ala Silon, goleadordo time com 58 gols.Quem também irá perma-necer no BGF na tempo-rada é o preparador físico

Giovani Paese, que reno-vou na última terça-feirapara trabalhar ao lado dotécnico Vaner Flores, du-pla que atua junto há pelomenos quatro anos. O iní-cio da temporada do BGFestá marcado para dia 9 demarço, no Ginásio da Ma-decenter. Nas próximas se-manas, o clube deve anun-ciar mais renovações e re-forços. O primeiro foi oala/pivô Ranieri, 24 anos,que veio do Guarany deEspumoso.

Arbitragem

Árbitro de Bentoapitará o Gauchão

DIVULGAÇÃO/SEMANÁRIO

Luiz Carlos Boaro, aos 47, irá apitar a Série A do Gauchão

Luiz Carlos Boaro, aos47 anos, vislumbra um fei-to para poucos. O árbitrobento-gonçalvense irá api-tar a Série A do Gauchãode futebol em 2011. Eleserá o único árbitro da Ser-ra Gaúcha na competição,com um desempenho degaroto nos rigorosos testesfísicos da Federação Gaú-cha de Futebol, realizadosna última quinta-feira.“Para se ter uma ideia dadificuldade, o árbitro Le-andro Vuaden foi reprova-do”, disse Boaro que tem

18 anos de atuação na FGFe CBF além de jogos in-ternacionais. O juiz inicioua carreira em 1981 e hojeé formado em EducaçãoFísica pela faculdade doIPA. “Pretendo continuara atuar até os 50 anos, li-mite de idade para arbitrarno quadro da FGF”, alme-ja. Neste fim de semana,Boaro estará em Salvadordo Sul, numa espécie depré-temporada dos árbi-tros, período de prepara-ção para apitar a competi-ção de elite do Estado.

Page 28: 08/01/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

BENTO GONÇALVES - 8 DE JANEIRO DE 2011 - SÁBADO - EDIÇÃO Nº 2684

Semanário ............................ 28 páginas

Guia de Lazer ........................ 04 páginas

Caderno S ............................ 16 páginas

EDIÇÃO DE HOJE - Nº 2684

Todeschini patrocinaCasa Cor 2011

PÁGINA 03

CADERNO S

A ALEGRIA DA VINDIMA

Tacchini empossadiretores do C. Clínico

PÁGINA 04

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Saiba mais sobre aspicadas de insetos

PÁGINA12

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Imagem da semana

RAQUEL FRONZA/SEMANÁRIO

A colheita da uva da variedade Vênus já está na reta final em Bento Gonçalves. A qualidade dafruta precoce, de grão médio e doce, alegra os produtores como a família De Toni, moradora dePinto Bandeira. A estimativa é de crescimento de 10% na produção da variedade. Página 21

Os benefícios dadança para idosos

PÁGINA 13

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○