1 - diversidade na biosfera

4

Click here to load reader

Upload: franciscopaixao

Post on 23-Jul-2015

56 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 - Diversidade Na Biosfera

ESPAÇO ESCOLAR RESUMOS – BIOLOGIA 10ºANO www.espacoescolar.co.cc

1

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

BIOSFERA Breve introdução: Ser vivo – ser que utiliza energia e matéria do meio para a sua manutenção e crescimento, que reage a alterações do meio, que se reproduz e que tem constituição celular. Ser que nasce, cresce, reproduz-se e morre.

Diversidade biológica: O subsistema do nosso planeta constituído por todas as formas de vida, desde as mais simples até às mais complexas, e todos os ambientes por elas ocupados designa-se por biosfera. A diversidade de formas de vida existentes, conhecidas e desconhecidas, bem como as que desapareceram ao longo da história do planeta constitui a biodiversidade.

Diversidade ecológica – diversidade de comunidades presentes nos diferentes ecossistemas;

Diversidade de espécies – variedade entre espécies encontradas nos diferentes ecossistemas;

Diversidade genética – variedade genética dentro e entre populações pertencentes à mesma espécie.

Organização biológica: Partindo do mais simples para o mais complexo, obtém-se: - Átomo – pequena partícula constituída por unidades subatómicas; - Molécula – conjunto de átomos unidos por ligações químicas; - Organelo – estrutura que desempenha uma função específica na célula; - Célula – a mais pequena porção de matéria-viva dotada de autoduplicação independente; unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos; - Tecido – conjunto de células morfologicamente idênticas e que têm a seu cargo uma determinada função; - Órgão – conjunto de tecidos que têm a seu cargo uma determinada função; - Sistema de órgãos – conjunto de órgãos; - Organismo – conjunto de sistemas de órgãos em inter-relação; - Espécie – conjunto de organismos/indivíduos com características morfológicas idênticas e que em condições naturais podem reproduzir-se e originar descendência fértil; - População – conjunto de indivíduos que pertencem à mesma espécie e que habitam uma determinada área durante um certo período de tempo; - Comunidade biótica – conjunto de populações e de interacções estabelecidas entre si; - Ecossistema – conjunto de comunidade biótica e de comunidade abiótica (biótopo); - Biosfera – conjunto de todos os ecossistemas.

Relações tróficas/Cadeias alimentares: Na base da evolução dos ecossistemas encontram-se as relações tróficas. Existe um ciclo constante de matéria entre os componentes bióticos e abióticos dos

Page 2: 1 - Diversidade Na Biosfera

ESPAÇO ESCOLAR RESUMOS – BIOLOGIA 10ºANO www.espacoescolar.co.cc

2

ecossistemas, sendo a energia transferida segundo um fluxo unidireccional, não voltando a entrar nos componentes bióticos.

Produtores – sintetizam a matéria inorgânica em matéria orgânica;

Consumidores – alimentam-se de outros organismos para obterem matéria orgânica, pois são incapazes de a produzir;

Decompositores – degradam a matéria orgânica libertando as substâncias minerais resultantes da sua transformação para a geosfera que retornam assim ao meio ambiente podendo ser utilizadas novamente por outro produtor.

Extinção e conservação de espécies: Extinção de espécies – redução do número de indivíduos de cada espécie até ao seu desaparecimento. Espécie em perigo – espécie cuja sobrevivência é considerada duvidosa se continuarem a actuar os factores que a ameaçam. As espécies de um ecossistema interagem através de relações tróficas. O desaparecimento de um elo de uma cadeia trófica pode interferir na dinâmica do ecossistema e colocar em perigo outras espécies. A sobreexploração (superconsumo), a introdução de novas espécies ou de agentes infecciosos nos ecossistemas (proliferação de espécies invasoras) e as alterações ambientais com consequente destruição dos habitats (alteração e destruição dos habitats), são algumas acções humanas que ameaçam, constantemente, os seres vivos. O risco de extinção de espécies conduziu à necessidade de conservação ou preservação de espécies, que inclui a sua protecção e a protecção dos seus habitats. A investigação na área da conservação natural avalia o impacto humano na biodiversidade e desenvolve práticas para a preservar.

A BASE CELULAR DA VIDA Célula – unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos: - Seres unicelulares – seres constituídos por uma única célula; - Seres multicelulares – seres constituídos por várias células.

Teoria celular: - A célula é a unidade básica da estrutura e de função de todos os seres vivos. - Todas as células provêm de células preexistentes. - A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos

seres vivos.

Organização celular: Célula procariótica – primeiras células que apareceram na Terra; não apresentam

núcleo individualizado e perfeitamente organizado (não têm membrana nuclear); o DNA constitui o nucleóide.

Célula eucariótica – núcleo organizado e delimitado pela membrana celular (com cromossomas) e estruturas membranares (organitos rodeados por membrana).

Page 3: 1 - Diversidade Na Biosfera

ESPAÇO ESCOLAR RESUMOS – BIOLOGIA 10ºANO www.espacoescolar.co.cc

3

Célula vegetal – possui parede celular, plastos e vacúolos que vão aumentando com

a idade; não possui centríolos. Célula animal – não possui parede celular, nem plastos e os seus vacúolos, quando

existentes, são pouco desenvolvidos; possui centríolos. Principais organitos:

Nome do organito

Função Procariótica Eucariótica

Vegetal Animal

Parede celular Protecção e estrutura de suporte X X -

Membrana celular

Controlo do movimento de substâncias (entre a célula e o meio)

X X X

Núcleo Contém o material genético - X X

Nucleóide Material genético X - -

Mitocôndrias Respiração aeróbia/Centrais

energéticas da célula - X X

Cloroplastos Fotossíntese - X -

Vacúolo Reserva de água e de outras

substâncias - X -

Citoplasma Contém várias substâncias X X X

Hialoplasma Parte líquida da célula X X X

Ribossomas Síntese de proteínas X X X

Retículo endoplasmático

Síntese de lípidos (liso) e proteínas (rugoso); transporte intracelular

- X X

Complexo de Golgi

Transformação de proteínas e de lípidos

- X X

Lisossomas Contêm enzimas digestivas - X X

Flagelo Movimentação X - X

Centríolos Divisão celular - - X

As estruturas membranares são os organitos rodeados por membranas.

Biomoléculas/As moléculas da vida: Todos os seres são constituídos por macromoléculas (associações de micromoléculas). Essas macromoléculas são constituídas por oxigénio, carbono e hidrogénio formando, assim, prótidos, lípidos, glícidos e ácidos nucleicos. Polímero – cadeias com um grande número de unidades básicas unidas por ligações químicas. Monómero – unidade básica de um polímero. Reacções de condensação – reacções através das quais os monómeros se unem e formam cadeias maiores originando polímeros. Importância biológica da água: - elemento estrutural; - molécula polar (possibilitando a ligação por pontes de hidrogénio); - solvente universal; - fundamental para as reacções químicas.

Page 4: 1 - Diversidade Na Biosfera

ESPAÇO ESCOLAR RESUMOS – BIOLOGIA 10ºANO www.espacoescolar.co.cc

4

Hidratos de carbono/Glícidos (oses): - compostos orgânicos ternários (C,O e H) - dividem-se em três grupos, tendo em conta o número de moléculas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos - a ligação entre monómeros de glícidos é glicosídrica - funções dos glícidos: energética e estrutural Prótidos: - compostos orgânicos quaternários (C, O, H e N) - aminoácidos (prótidos mais simples, unidade estrutural dos péptidos e das proteínas), péptidos, polipéptidos e proteínas - a ligação entre aminoácidos é peptídica (covalente) - as proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e podem ser estudadas a quatro níveis:

Estrutura primária – só tem ligações peptídicas;

Estrutura secundária – tem pontes de hidrogénio, folha pregueada e enrolamento em hélice da cadeia;

Estrutura terciária – tem ligações dissulfito e forma globular;

Estrutura quaternária – várias cadeias polipeptídicas ligadas que estabelecem relações entre si.

- funções dos prótidos: estrutural enzimática, de transporte, hormonal, imunológica, motora e de reserva alimentar Lípidos: - compostos orgânicos ternários (c, O e H) - insolúveis em água e solúveis em compostos orgânicos - dividem-se em dois grupos: lípidos de reserva (ácidos gordos e glicerol) e lípidos estruturais (fosfolípidos, que contêm uma zona hidrofóbica e uma zona hidrofílica) - a ligação entre lípidos é de éster - funções dos lípidos: energética, estrutural, protectora e vitamínica/hormonal Ácidos nucleicos: - DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) - são constituídos por um grupo fosfato, uma pentose (desoxirribose ou ribose) e uma base azotada - os ácidos nucleicos são polímeros de nucleótidos - funções dos ácidos nucleicos: suporte universal da informação genética, transmissão da informação genética de geração em geração, controla a actividade celular, diversidade e síntese de proteínas