1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ......

19

Upload: hanhu

Post on 29-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em
Page 2: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

A relação profissional–paciente na área da Odontologia é bastante desgastante face à longa duração dos tratamentos e, por causa disso, muitas vezes essa relação pode se deteriorar, trazendo prejuízos a ambas as partes.

As especialidades de Cirurgia, Prótese e Endodontia têm sido as áreas da Odontologia com maior número de processos na Justiça. Tal fato se dá por várias razões: os procedimentos são mais onerosos; os tratamentos, geralmente, são mais demorados e envolvem conceitos de estética, que são muito subjetivos; todas possuem procedimentos às vezes controversos; e, finalmente, pelo fato de haver grande número de profissionais trabalhando sem treinamento adequado.

Um bom relacionamento entre profissional e paciente sempre se baseou na confiança e no respeito mútuo. Porém, nos últimos anos, tem havido uma mudança no relacionamento interpessoal. Todos os registros feitos entre as partes, que sempre foram verbais, passam a ser escritos. Essa mudança de atitude começou a ser observada principalmente após a promulgação do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), apesar do antigo código civil já prever a responsabilidade civil profissional.

A relação profissional-paciente não é das mais fáceis, mas há várias maneiras do profissional se proteger de eventuais problemas legais. Em suma, poderíamos resumir com algumas orientações, tais como: manter um prontuário clínico bem elaborado e estar bem documentado; buscar sempre um embasamento científico na literatura, pois os trabalhos são feitos em bases biológicas com causas incertas e sujeitas a elementos fora do controle do profissional; manter um bom relacionamento com os pacientes; manter uma comunicação franca e honesta; demonstrar interesse e atenção; saber ouvir; alertar constantemente sobre os problemas existentes; ter cuidado nas indicações (cirurgias/endodontia/próteses); enfim, ser prudente sempre.

A sociedade e o sistema judiciário não esperam perfeição, apenas esperam um desempenho com um razoável padrão de cuidados profissionais. E devemos lembrar que o diálogo “escrito” é sempre a melhor solução para prevenir problemas.

Este manual é um roteiro para que os prestadores padronizem suas ações com relação ao Gerenciamento de Riscos na Prática Odontológica e Segurança do Paciente.

1.Introdução

.Objetivo

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 3: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Manual de BOAS PRÁTICAS

2.Prontuário odontológicoO emprego de uma boa relação com o paciente pode evitar que o profissional da Odontologia seja acionado judicialmente por qualquer problema ocorrido durante um tratamento. O tratamen-to odontológico pode ser considerado uma atividade complexa, pois a relação profissional–pa-ciente abrange questões éticas, jurídicas e administrativas que acabam por exceder os aspectos técnicos dos procedimentos clínicos. Nesse contexto, o prontuário odontológico é um importante fator nessa relação que contém informações de interesse para duas partes. Segundo os artigos 186 e 927 do Código Civil Brasileiro, se durante o exercício profissional, o cirurgião-dentista cau-sar algum tipo de dano ao paciente em decorrência de ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, comete ato ilícito, ficando obrigado a reparar o dano causado.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio do Parecer n.º 125/92, apresenta as nor-mas e os padrões para elaboração do prontuário clínico odontológico, devendo ser usado, para identificação dos elementos dentários, o Sistema Decimal da Federação Dentária Internacional. Segundo esse Parecer, o prontuário está sujeito a implicações legais e deve ser corretamente preenchido e arquivado. Segundo o Parecer CFO n.º 125/92, a posse do prontuário é do paciente e sua guarda é do profissional, devendo ser arquivado por, no mínimo, dez anos após o último atendimento. Na atualidade, é indiscutível a importância desses registros, que além de servirem como provas documentais frente aos pacientes insatisfeitos, demonstram o cuidado com o mes-mo — o que, de pronto, ainda afasta a negligência do profissional.

Apesar de finalizarem um tratamento corretamente, os profissionais de Odontologia não fazem a mesma coisa com o seu prontuário, o que deixa muitas vezes informações essenciais fora de seus registros, como os dados observados antes, durante e após o tratamento. A correta elaboração e atualização do prontuário odontológico demonstra eficiência técnica em sua clínica, além de po-der ser usada como prova na eventualidade de processos civis, penais, éticos, e de instrumento para consulta em casos de identificação humana.

O prontuário é o melhor instrumento que o profissional tem para produzir as provas necessárias à sua defesa, desde que o mesmo contenha os dados necessários e suficientes para prestar to-dos os esclarecimentos à Justiça. Considerando as implicações civis e criminais da ficha clínica, é imprescindível que esta contenha o estado bucal atual do paciente (anterior ao início do trata-mento) e anotações completas dos procedimentos finalizados, não deixando de pedir para que o paciente assine o prontuário concordando com o plano de tratamento a ser empregado, e com as condições que o tratamento será conduzido, para dar início ao tratamento. A documentação odontológica passou a ser um meio de prova, em especial, na análise da responsabilidade profis-sional, pois os registros clínicos informarão a forma como foi desenvolvida a atuação do profissio-nal e, ao mesmo tempo, definirá se os procedimentos e as condutas são adequados para o caso.

Diante disso, há de se ter ciência de que a documentação odontológica deve ser produzida de maneira minuciosa, sendo necessário conter no prontuário desde a qualificação do paciente, anamnese, ficha clínica, histórico do paciente, exame clínico, plano de tratamento, evolução e intercorrências do tratamento, radiografias e demais exames; sendo essencial, ainda, o consen-timento informado.

Por isso, faz-se necessário deixar claro quais são os objetivos almejados com o fim do tratamento, quais os benefícios funcionais e qual a melhora que o tratamento proporcionará para as estéticas dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em linguagem simples, conten-do somente termos científicos necessários, esclarecendo o que faz a especialidade, informando os riscos e os benefícios do tratamento, todas as opções de tratamento possíveis dentro do limite técnico-biológico, informações sobre o atendimento, além dos cuidados no pós-tratamento que geralmente são negligenciados.

Page 4: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Previamente a qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deve ser informado dos possíveis acidentes e/ou complicações que possam ocorrer durante todo o tratamento, estando ciente de que toda e qualquer situação não planejada deverá ser tratada da maneira mais adequada possível. A forma mais adequada de prevenção das situações inesperadas é o planejamento do procedimento cirúrgico desde o conhecimento da história médica do paciente até os cuidados pós-operatórios.

Devemos lembrar que a exodontia é um procedimento cirúrgico que exige diversos cuidados técnicos por parte do cirurgião-dentista, e que ainda por cima apresenta um caráter irreversível em sua execução.

A extração de um dente permanente pode ser caracterizada como uma lesão de natureza grave ou gravíssima, dependendo do caso, podendo ser equiparada a arrancar um membro do pacien-te. Até a extração de dentes decíduos, quando mal-indicada, pode ser caracterizada como lesões corporais de natureza leve.

Uma extração dental não indicada, como acima mencionado, pode ser caracterizada como um crime de lesão corporal, tipificado pelo artigo 129 do Código Penal.

O enquadramento nesse crime pode representar um processo cível, criminal e/ou administrativo para o profissional, podendo — além das consequências jurídicas — resultar na suspensão ou na perda da habilitação profissional.

Para evitar esse tipo de problema, o profissional — antes de mais nada — nada informar ao seu paciente o motivo da necessidade de extração de um elemento dental, em seguida colher sua concordância e autorização; e, para o caso de paciente menor de idade, obter a autorização do responsável.

A partir deste momento pode-se realizar o procedimento cirúrgico de forma mais segura e res-ponsável; evitando, assim, possíveis descontentamentos por parte do paciente e consequentes litígios futuros.

A avaliação pré-operatória consiste na identificação do estado geral de saúde do paciente, com a finalidade de detectar possíveis anormalidades, tais como: doenças sistêmicas de base, que possam interferir no ato cirúrgico ou na sua recuperação. A avaliação do risco cirúrgico depende da saúde do paciente e do ato cirúrgico a que será submetido.

A avaliação pré-operatória objetiva analisar a condição clínica do paciente, tendo em vista a rea-lização da intervenção cirúrgica, buscando reduzir riscos e custos cirúrgicos. Ao indicar uma in-tervenção cirúrgica, faz-se necessário avaliar o risco do procedimento a ser realizado. As mais importantes etapas para estimar o risco cirúrgico são uma completa anamnese e exame físico, e, quando necessário, exames complementares devem ser solicitados, sendo esses definidos a partir de dados sugestivos encontrados na anamnese e no exame físico.

A consulta pré-anestésica é fundamental para a qualidade da assistência em procedimentos ci-rúrgicos. A Resolução 1.363/93 do Conselho Federal de Medicina, em seu artigo 1.º, inciso 1, determina: “Antes da realização de qualquer anestesia é indispensável conhecer, com a devida antecedência, as condições clínicas do paciente a ser submetido a ela, cabendo ao anestesista decidir da conveniência ou não da prática do ato anestésico, de modo soberano e intransferível”.

3.Cirurgia

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 5: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Grande destruição da unidade anatômica funcional da coroa. Essa indicação é relativa devido aos procedimentos protéticos que quase sempre conseguem recuperar a coroa.

Comprometimento do periodonto (grande mobilidade) que não responde mais aos tratamentos conservadores. Está indicada nesse caso para preservação do osso, permitindo uma reabilitação protética, seja ela fixa (implantes) ou móvel (próteses totais ou parciais).

Fraturas radiculares extensas, nas quais há formações de bolsas periodontais verticais sem possibilidade de tratamento.

Comprometimento endodôntico, quando não é possível realizar as técnicas endodônticas seja por dificuldade de acesso da coroa, anatomia complexa dos canais ou calcificação da entrada dos condutos.

Por motivos ortodônticos (pré-molares ou terceiros molares).

Dentes malposicionados. Está indicado para aqueles que não podem receber tratamento ortodôntico.

Dente inclusos com impactação, por promoverem cáries, doença periodontal e reabsorção nas raízes dos dentes adjacentes.

Dentes supranumerários, pois atrapalham o posicionamento dos demais dentes e muitas vezes dificultam a higiene oral.

Dentes associados com lesões patológicas.

Dentes envolvidos em fraturas dos maxilares.

Terapia pré-radiação, a fim de evitar a osteorradionecrose.

Uma vez indicada a extração dentária, é fundamental a realização de um planejamento cirúrgico minucioso baseado nos exames clínico, físico e radiográfico. Com o exame clínico podemos obter os dados específicos da saúde geral do paciente, assim como a história médica e odon-tológica pregressa e atual; os níveis de complexidade e dificuldade operatória são analisados no exame radiográfico.

Os acidentes podem ocorrer do começo ao fim das cirurgias, como as fraturas mandibulares, fraturas da tuberosidade e fraturas de agulha; e as complicações podem advir desses aciden-tes, como alveolite, parestesia, infecção, dor, edema e trismo, e hemorragias. Deve-se levar em consideração também a precariedade nos cuidados pós-operatórios e da resposta sistêmica do paciente.

Dessa forma, recomenda-se realizar um cuidadoso planejamento do ato cirúrgico, prevenindo acidentes no transoperatório e complicações no pós-operatório.

.Indicações cirúrgicas:

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 6: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

4.EndodontiaAo analisar um dente que necessita de tratamento endodôntico, devemos levar em consideração anamnese, diagnóstico, plano de tratamento, possibilidade de reabilitação posterior e prognós-tico. Dentes sem função e sem elemento dental antagônico, principalmente terceiros molares, devem ser avaliados quanto ao custo-benefício do tratamento endodôntico. Lembrando sempre que, após a endodontia, é necessária uma restauração do dente. Vale ressaltar que, nos casos de dentes com grande destruição coronária — devido ao fato de, muitas vezes, necessitarem de extensas cirurgias periodontais para exposição cervical —, podem comprometer estruturas adjacentes, contraindicando a realização da endodontia. Alguns problemas podem dificultar ou mesmo impedir a execução das técnicas endodônticas, levando ao insucesso do tratamento, tais como: anomalias de desenvolvimento, calcificações, bem como os acidentes operatórios, como perfurações e fraturas de instrumentos. Em suma, pode-se ter situações onde o tratamento passa a não ter sentido em função de uma total falta de valor estratégico do dente (Feller & Gonçalves, 1998; Dorne & Gartner, 2000; Leal, 1998).

Anatomia interna do canal radicular:

• Comprimento anormal

• Canais com alteração de forma

• Canais curvos

• Número de canais

• Calcificações

Fraturas radiculares:

• Verticais

• Horizontais

• Problemas periodontais

• Impossibilidade de execução da endodontia dentro das normas de assepsia e antissepsia

• Dens invarginatus ou dens in dente

Reabsorções:

• Internas

• Externas

• Cervical

Perfurações:

• Assoalho

• Laterais

• Apicais

• Instrumentos fraturados no interior do canal

• Formação de degraus

Retratamentos:

• Presença de pinos no interior do canal que necessita de retratamento

• Impossibilidade de posterior restauração do dente ou dentes sem valor estratégico

Manual de BOAS PRÁTICAS

.Contraindicações para o tratamento endodôntico

Page 7: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Segundo Gartner & Dorne, em 2000, uma vez detectado o problema endodôntico o profissional deverá determinar se o tratamento está indicado para o paciente, verificar qual tratamento será mais apropriado e analisar se o paciente seria melhor atendido sendo encaminhado a um espe-cialista ou a um outro profissional. Dessa forma, para o autor é fundamental o profissional agir sempre com bom senso e não se sentir constrangido em enviar o paciente para o especialista ou outro colega mais voltado àquele tipo de trabalho, pois cada vez mais a Odontologia é um trabalho de equipe.

Assim, feita esta apreciação, o profissional deve fazer as seguintes perguntas a si mesmo:

Fazendo essas perguntas para si mesmo, o clínico e o especialista — em questão — terão condição de responder sinceramente se estão aptos ou não a enfrentar o caso. Em síntese, é muito mais fácil indicar o caso para um profissional bem mais preparado antes que o problema ocorra, do que depois de o problema instalado criar uma situação de estresse tanto para o profissional quanto para o paciente.

Para a realização de serviços em Endodontia, especificamente, o profissional tem responsabilida-de tanto sobre os procedimentos clínicos executados quanto sobre a orientação do paciente du-rante e após a conclusão do tratamento, objetivando o não comprometimento dos serviços reali-zados. No pós-tratamento endodôntico, esse comprometimento está principalmente relacionado à fratura dentária e à (re)contaminação do canal radicular com consequente surgimento/aumento de uma lesão periapical, ambas as situações advindas da não concretização da restauração final depois do tratamento endodôntico.

Segue abaixo modelo de termo de consentimento livre e esclarecido para tratamentos endodôn-ticos e nota de finalização do tratamento concluído, pois caso o paciente postergue o tratamento restaurador definitivo e houver comprometimento endodôntico, o profissional endodontista esta-rá devidamente documentado.

Cabe ressaltar que todas as informações descritas devem ser explicadas verbalmente, com um vocabulário de fácil entendimento e todas as dúvidas sanadas.

Eu tenho a experiência necessária para tratar este problema?

Eu tenho habilidade para realizar este tratamento endodôntico?

Eu tenho os equipamentos apropriados?

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 8: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA TRATAMENTO ENDODÔNTICO

Eu,_______________________________________________________________________, brasileiro(a), (estado civil),_____________(profissão)_____________________, residente e domiciliado(a) na (Avenida, Rua, Alameda) ______________________________________ n.º___, (bairro),_____________________, cidade ________________________________, autorizo o(a) Dr.(a)______________________________, CRO-Estado/n.º____________ a realizar-me o procedimento denominado Tratamento do Canal no dente ______________________, sendo que esse procedimento consiste na remoção do nervo quando este se encontra inflamado e/ou quando na ausência dele o dente encontra infeccionado. Em ambos os casos são re-alizadas a limpeza e a desinfecção de todo o interior do canal, finalizando com o preenchimento do canal com material obturador. O procedimento é feito da seguinte forma: avaliação clínica e radiológica (RX) durante e após o tratamento, anestesia local, abertura do dente através da utilização de broca, isolamento do dente, limpeza e desinfecção associado à medicação no(s) canal(s) e obturação do canal (fechamento). O procedimento será realizado no consultório do(a) dentista acima referido.Saliento ainda que o procedimento acima referido foi detalhado e explicado verbalmente pelo(a) dentista de forma que entendo perfeitamente a natureza, característica, alcances e limitações do procedimento. Fui claramente informado(a) e concordei com sua realização ciente dos riscos e resultados negativos que possam ocorrer. Também o(a) dentista me esclareceu sobre os cuidados que devo observar para evitar agra-vamento de meu quadro clínico, destacando:Durante o procedimento – na impossibilidade de manter o isolamento devido ter somente a raiz do dente ou até mesmo o paciente não aceitar o uso do mesmo, o paciente deverá manter a boca aberta, mantendo o sugador em posição afim de evitar a contaminação do canal, prejudicando a eficiência do tratamento.Entre uma consulta e outra – observar o curativo que é colocado sobre o dente. Se acaso sair, procurar imediatamente o(a) dentista para colocar outro, para evitar que contamine o tratamento do canal.Dieta – não utilizar alimentação dura em cima do dente que está sendo feito o tratamento do canal.Fui esclarecido(a), ainda, antes do consentimento que:

1º. Possuo inflamação e/ou infecção no dente que é uma situação na qual há necessidade do tratamento do canal, especificando que a alternativa é o tratamento do canal ou retirada do dente; e salientando ainda que, após o tratamento do canal concluído, é importante o acompanhamento através de radiografias periódicas (no mínimo anuais) para o acompanhamento da evolução do caso, ressaltando que poderá haver indicação de retirada em caso de evolução negativa.

2º. Mesmo com a realização deste procedimento e seguindo corretamente a orientação do den- tista, o meu estado de saúde pode ser agravado e, inclusive, poderei perder o dente.

3º. O procedimento será realizado dentro de elevados padrões técnicos de segurança e higiene, atendendo às normativas governamentais existentes. Apesar disso, o procedimento envolve risco, podendo originar diversos sintomas e efeitos adversos, tais como: dor, formigamento na face e/ou na língua, inchaço, sensibilidade, dificuldade de abertura de boca, dificuldade na mastigação, aftas, alteração de hálito, alergia a algum medicamento e ou substância química, mobilidade dentária e outros problemas.

4º. Podem ocorrer intercorrências graves, como:

Manual de BOAS PRÁTICAS

Anestesia – a anestesia é um recurso que representa risco, inclusive de morte, em especial: suor excessivo, aceleração do batimento cardíaco, tontura, sonolência, visão dupla ou turva, con-vulsões, problemas cardíacos, inclusive parada cardiorrespiratória reações alérgicas (desde vermel-hidão até um choque anafilático), náuseas, vômitos e outros sintomas referidos na bula da droga.

Quebra do dente - devido ao enfraquecimento do dente por ação de cáries, trauma, poderá ocor-rer a quebra do dente durante o isolamento do dente e/ ou até mesmo se não tomados os devidos cuidados recomendados pelo dentista quanto à alimentação.

Fratura de instrumentos – durante o tratamento pode ocorrer a fratura de instrumento (ex.: lima e broca), onde será analisada pelo profissional a viabilidade da retirada do fragmento.

Page 9: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Manual de BOAS PRÁTICAS

Extravasamento de material obturador - deslocamento de cimento e ou cone de guta-percha para o interior e região óssea.

Processo inflamatório (pericementite) – podendo esse ser ocasionado pela própria limpeza e desinfecção do dente e, inclusive, por alimentos, por não observância dos cuidados e/ou por questões de inerentes ao estado clínico do paciente.

Danos aos dentes vizinhos - se o paciente não concluir o tratamento endodôntico, a inflamação e/ ou infecção poderá atingir os dentes vizinhos, podendo perdê-los.

Escurecimento do dente – pode ocorrer por quando se trata o canal o dente perde a vitalidade e também por ação de medicação no interior do canal.

Calcificação do canal – podem existir canais calcificados, o que significa que a luz do canal está obliterada, impedindo o tratamento do canal adequado — devendo, após concluído o tratamen-to, seguir a recomendação do controle radiográfico.

DORES

É importante salientar que todo dente que recebe o tratamento de canal deve ser acompanha-do através de radiografias no mínimo anuais por toda a vida. E também depois de concluído o tratamento do canal realizar o tratamento restaurador (restaurações) e/ou protético (próteses fixas, coroa) para vedar totalmente o dente e não deixar contaminar o tratamento realizado.

5º. Motivos de força maior, intercorrências técnicas ou clínicas, pacientes com necessidade urgente e/ou outras situações também podem provocar atraso em meu atendimento.

Declaro que li e entendi as informações prestadas pelo profissional verbalmente e as acima consig-nadas e não possuo qualquer dúvida com relação à realização do tratamento do(s) canal(is), seus riscos, intercorrências e consequências.

________________, ______ de _______________de________.

_______________________________________Assinatura do Beneficiário

_______________________________________Assinatura e carimbo do cirurgião-dentista

Page 10: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Manual de BOAS PRÁTICAS

ENCAMINHAMENTO

Após a finalização do tratamento endodôntico do dente de número _______ (especificar o dente por extenso), encaminho o paciente __________________________________ RG:______________________ para que seja realizada a reabilitação funcional do dente acima citado.O paciente/responsável legal foi esclarecido que somente o tratamento endodôntico foi con-cluído e está ciente que deverá procurar o profissional que vai realizar a reabilitação fun-cional do dente ora tratado, num prazo máximo de _________ (número por extenso) dias, visando ao não comprometimento dos procedimentos já executados.

Atenciosamente

________________, ______ de _______________de________.

_______________________________________Assinatura e carimbo do cirurgião-dentista

Recebido por:_________________________

Page 11: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

5.Prótese dental

A procura por tratamento de prótese dental, seja por motivo estético ou funcional, leva o cirurgião-dentista a enfrentar além das dificuldades inerentes à realização do procedimento, a grande expectativa gerada pelo cliente.

Cabe aos especialistas entender e interpretar esses anseios, não apenas devolvendo uma mas-tigação mais confortável, mas também restabelecendo um sorriso harmônico e personalizado ao paciente.

Devido à constante evolução estética, cada vez mais divulgada na mídia e exigida pelos clien-tes, os profissionais das áreas da Odontologia e Medicina começam a atuar de modo a modificar características não atraentes do corpo do indivíduo, tornando-as esteticamente mais satisfatórias. Dessa forma, o rosto rejuvenesce e sofre alterações com a eliminação de rugas, as gorduras são removidas, o nariz remodelado, cabelos são transplantados. Os dentes são clareados, os elemen-tos dentais ausentes substituídos. Tudo para que o indivíduo se torne mais atraente fisicamente e tenha a sua autoestima melhorada.

A perda dos dentes, parcial ou total, provoca alterações no equilíbrio neurofisiológico do sistema estomatognático, propiciando o desenvolvimento de outras patologias que, além de afetarem os dentes remanescentes, podem atingir também os músculos e as articulações temporomandibula-res (ATM).

Qualquer desses fatores que não sejam observados podem gerar o insucesso do tratamento.

Frente à evolução odontológica, com diversas opções de reabilitação, é importante mostrar ao paciente as mais variadas possibilidades de terapêuticas possíveis e mensurar os pós e contras de cada uma abordada.

O paciente também deve ser informado sobre os custos e prazo para entrega do tratamento.

História clínica do paciente

Grau de comprometimento endo/pério do remanescente dental

Hábitos de higiene, em especial a qualidade da escovação

Alimentação

Hábitos deletérios

Tipo de oclusão

Bruxismo e outros

.É de fundamental importância levar em consideração:

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 12: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

.Coroa provisória: coroa realizada em resina acrílica, que tem por finalidade manter a estética, função e integridade dos tecidos adjacentes. Deve ser mantida por um prazo máximo de 6 meses e utilizada enquanto não for finalizada a confecção da coroa protética definitiva.

.Coroa em cerômero: coroa realizada em resina, melhorada com partículas de cerâmica. Pro-move estética e função. Porém, possui pouca resistência e instabilidade de cor e é susceptível à pigmentação. O procedimento tem cobertura pela Operadora para dentes anteriores.

.Coroa metálica: coroa realizada com ligas metálicas que possuem ótima resistência. Não propi-ciam a estética e são condutores térmicos. O procedimento tem cobertura pela Operadora para dentes posteriores.

.Restauração metálica fundida: coroa parcial metálica. É utilizada para dentes que possuem remanescente dental, mas que possuem partes destruídas que impossibilitam uma restauração direta. Deve ser observado o grau de comprometimento pulpar e eventual necessidade de en-dodontia prévia.

.Núcleo metálico fundido: retentor intrarradicular utilizado para viabilizar a cimentação da coroa protética em dentes previamente tratados endodonticamente. Pode ser realizado em diferentes materiais, tais como pino de fibra de vidro, rosqueados e outros. O profissional indica a melhor opção para cada paciente.

Radiografia inicial: possibilita verificar as condições do periápice do elemento que será reabilitado (obrigatório).

Termo de Consentimento Livre Esclarecido: preenchido corretamente com três opções viáveis de tratamento. Em uma das opções, sempre deverá constar a prótese coberta pelo plano (facultativo).

Anamnese (facultativo)

Estado atual das arcadas (facultativo)

Radiografia final:para pagamento, encaminhar um raio-X com padrões técnicos que possibilite a análise do elemento reabilitado (obrigatório).

Obs.:a operadora não faz análise das imagens anexadas no momento da solicitação da Guia. Os critérios de oportunidade e viabilidade de indicação da prótese somente serão avaliadas pela Auditoria Técnica quando a Guia entrar no processo de pagamento juntamente com o raio-X final.

Para o início da realização dos procedimentos de prótese na Operadora é imprescindível solicitar a liberação da Guia (Guia Autorizada). Para pagamento dos procedimentos realizados é necessário o envio da documentação abaixo, que consiste em:

.Descrição dos principais tipos de prótese cobertas pelo plano Dent Service (Rol ANS), a saber:

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 13: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Plano de Tratamento

Beneficiário: __________________________________________________________________

Código: ____________________________ RG:______________________________________

Cirurgião-Dentista:___________________________________CRO(UF):____________________

Informo ter sido devidamente esclarecido(a) pelo(a) Dr.(a) ____________________________________ __________________ dos riscos e benefícios do tratamento odontológico a ser realiza-do em seu consultório e das outras possibilidades de tratamento que existem para o meu caso, como também das orientações para manutenção, higiene e preservação do tratamento, conforme segue:

Dente a ser executado: _______

Opção n.º 1 (descrição detalhada do plano de tratamento): __________________________________________________________________________________________________________

Prejuízos: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Benefícios: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Opção n.º 2 (descrição detalhada do plano de tratamento): __________________________________________________________________________________________________________

Prejuízos: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Benefícios: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Opção n.º 3 (descrição detalhada do plano de tratamento): __________________________________________________________________________________________________________

Prejuíos: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Benefícios: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 14: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Opção n.º 4 (após todas as opções de tratamento, o paciente optar somente por coroa provi-sória): Informo ter sido devidamente esclarecido(a) de todas opções de tratamento; porém, por motivos financeiros/estéticos/pessoais, solicito a confecção somente de coroa provisória. Declaro, ainda, estar ciente de ser um procedimento provisório, com duração máxima de 6 meses e de que não substitui a cimentação de uma coroa fundida, isentando de quaisquer responsabili-dades a operadora e o(a) cirurgião(ã)-dentista, por eventuais intercorrências.

Obs.:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informo ter escolhido livremente, e após esclarecimento verbal realizado pelo(a) Dr.(a) ______________________________________ a opção de tratamento n.º_______, dou meu consentimen-to para a realização do mesmo por este(a) cirurgião(ã)-dentista na Guia de Tratamento Odontoló-gico – GTO número ______________.

____________________,____ de ________________ de 20___.

_______________________________________Assinatura do(a) paciente ou responsável

Manual de BOAS PRÁTICAS

Page 15: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Manual de BOAS PRÁTICAS

Questionário de Saúde (confidencial) SF ODONTO

SIM | NÃO

01 Está tomando algum medicamento?

02 Está grávida?

03 Tem gânglios doloridos em alguma região do corpo?

04 Quando se fere, as feridas demoram para cicatrizar?

05 Teve alguma reação a medicamentos?

06 Você é alérgico(a)?

07 Sofre de asma?

08 Tem dificuldade de respirar pelo nariz?

09 Costuma desmaiar com frequência?

10 Sofre de tonturas?

11 Teve convulsão alguma vez?

12 É portador(a) de distúrbios cardíacos?

13 Tem problema de pressão arterial?

14 Tem formigamento ou edema nas mãos ou nos pés?

15 É diabético(a)?

16 É hemofílico(a)?

17 Teve hepatite?

18 Sangra muito quando se fere ou extrai dente?

19 Tem dores na região da nuca?

20 Tem zumbido nos ouvidos?

21 Sua mandíbula estala quando mastiga?

GTO n.º_______________

Beneficiário: ________________________________ Código: ______________

Dentista: ___________________________________ CRO(UF):_____________

Código CD: _____________

Senha: ______________

Page 16: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Manual de BOAS PRÁTICAS

22 Já tomou anestesia p/ tratar ou extrair dente?

23 Teve reação?

24 Teve alguma dor de dente por causa do calor, frio ou doce?

25 Sente retenção de alimento entre os dentes?

26 Mastiga só de um lado da boca?

27 Sente dor na articulação temporo-mandibular (perto do ouvido)?

28 Range os dentes?

29 Roe unhas?

30 Toma refrigerante diariamente?

31 Costuma comer novamente entre as refeições?

32 Sente sua gengiva inchada ou sangrando?

33 Já sofreu transfusão de sangue?

34 Quando realizou seu último exame dentário?

Data:____ /_____ de 20___.

_______________________________________Assinatura do(a) paciente ou responsável

SIM | NÃO

Page 17: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Estado atual das arcadas

Observações

Manual de BOAS PRÁTICAS

Anotação das patologias existentes, ausência de elementos dentários, próteses, tratamentos en-dodônticos, tipo de oclusão e outros dados a critério do cirurgião-dentista.

38- 18-

37- 17-

36- 16-

35- 15-

34- 14-

33- 13-

32- 12-

31- 11-

41- 21-

42- 22-

43- 23-

44- 24-

45- 25-

46- 26-

47- 27-

48- 28-

Data: ____ /_____ de 20___.

_______________________________________Assinatura do(a) paciente ou responsável

Page 18: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Manual de BOAS PRÁTICAS

Para proporcionar uma assistência odontológica segura aos pacientes, é necessário que os profissionais estejam capacitados e habilitados, que a equipe multiprofissional siga corretamente os protocolos e procedimentos descritos, além de ações para a segurança do ambiente, equipamentos e materiais.

A comunicação com o paciente deve ser clara e específica, a fim de que a confiança não seja prejudicada, bem como estar disposto a ouvir as queixas e tentar resolver dentro de procedimentos descritos na literatura.

1. Machado Cruz, R; Pádua A. C. Cruz, C. Gerenciamento de riscos na prática ortodôntica: Como se proteger de eventuais problemas legais. Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, v. 13, n. 1, p. 141-156, jan./fev. 2008.

2. Benedicto EM, Lages LHR, Oliveira OF, Silva RHA, Paranhos LR. A importância da correta elaboração do prontuário odontológico. Odonto. 2010; 18(36):41-50.

3. Paranhos LR, Salazar M, Ramos AL, Siqueira DF. Orientações legais aos cirurgiões-dentistas. Revista Odonto 2007; 15(30):55-62.

4. Taques, T. “O crescente número de processos na área da saúde no Brasil vem preocupando os profissionais da área da saúde”. Disponível em: <http://www.odontomagazine.com.br/2015-03-sobre-a-responsabilidade-civil-do-cirurgiao-dentista-18605> Acesso em: 18/07/2017.

5. Wehba, C. “Extração dental e sua consequência jurídica”. Disponível em: <http://www.jornaldosite.com.br/materias/artigos&cronicas/anteriores/Carolina%20Wehba/carolinawehba193.html> Acesso em: 19/07/2017.

6. Ricardo Wathson Feitosa de Carvalho; Carlos Umberto Pereira; José Rodrigues Laureano Filho; Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos. “O paciente cirúrgico - Parte I”. Disponível em: <http://www.revistacirurgiabmf.com/2010/V10n4/12.pdf> Acesso em: 19/07/2017.

7. Guilherme Schmitt de Andrade “Apostila de Cirurgia e Traumatologia Oral e Bucomaxilofacial I”. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/225985621/Apostila-Cirurgia-I-Apostila-de-Cirurgia-e-Traumatologia-Bucomaxilofacial-I-Resumo-de-Livros-e-Aulas-de-2013-Guilherme> Acesso em: 20/07/2017.

8. Daniele dos Santos Donini “Acidentes e Complicações Após exodontia de terceiros molares”. Disponível em: <http://www.uel.br/graduacao/odontologia/portal/pages/arquivos/TCC2012/DANIELE%20DOS%20SANTOS%20DONINI.pdf> Acesso em: 20/07/2017.

9. Dorne, S.O., Gartner, A. H. Seleção de Casos e Plano de Tratamento. In: Cohen. S., Burns, R.C. Caminhos da polpa. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. cap. 4 p. 53-64.

10. Feller, C., Conçalves, E. N. Seleção de Casos Para o Tratamento dos Canais Radiculares. In: Berger, C. R. Endodontia. 1. ed. São Paulo: Pancast,.cap. 15  p. 255-262, 1998.

11. Leal, J. M. Seleção de Casos Para o Tratamento de Canais Radiculares. In: Leonardo. M. R., Leal, J. M. Endodontia – Tratamento de Canais Radiculares. cap. 8  p. 177-188, 3. ed. São Paulo: Panamericana, 1998.

12. Jacobson A. Psychological of dentofacial esthetics and orthognathic surgery. Angle Orthod 1984; 54:18 – 34.

6.Conclusão

.Referências

Page 19: 1. · ... são mais demorados e envolvem conceitos de estética, ... anamnese, ficha clínica, ... dentária e facial. O Termo de Consentimento deve ser elaborado em

Canais de ComunicaçãoSAP (Serviço de Atendimento ao Prestador)

0800 710 90 90 | (16) 3797 8155