106 bulimia

16
E. E. B. Miguel Couto Luís, Izamara, Michele Bulimia Educação Física Bernhard Schroeder/2012

Upload: alemo-lopes

Post on 03-Jul-2015

1.319 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 106 bulimia

E. E. B. Miguel CoutoLuís, Izamara, Michele

Bulimia

Educação Física

Bernhard

Schroeder/2012

Page 2: 106 bulimia

Justificativa Mostrar e informar a todos o que realmente é Bulimia, quais as causas, exames.

Tudo para que possam ter ideia que bulimia não é brincadeira, e sim coisa séria.

Page 3: 106 bulimia

Introdução A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa afetada usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

Page 4: 106 bulimia

O que é Bulimia?A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa afetada usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

Page 5: 106 bulimia

Causas A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa afetada geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento bulímico.

Page 6: 106 bulimia

Exames

Um exame dentário pode mostrar cáries ou infecções na gengiva (como gengivite). O esmalte dos dentes pode estar desgastado ou furado devido à exposição excessiva ao ácido contido no vômito. Um exame físico pode mostrar também:Vasos sanguíneos rompidos nos olhos (do esforço para vomitar)Boca secaAparência em forma de bolsa nos cantos da boca devido às glândulas salivares inchadasErupções e espinhasPequenos cortes e calos na parte superior das articulações dos dedos das mãos devido ao vômito autoinduzido

Page 7: 106 bulimia

Sintomas Fazer exercícios de forma compulsiva Descartar embalagens de laxantes,

comprimidos para perda de peso, eméticos (medicamentos que provocam vômito) ou diuréticos

Ir regularmente ao banheiro logo após as refeições

Comer rapidamente grandes quantidades de alimentos que desaparecem imediatamente

Page 8: 106 bulimia

Tratamento Grupos de apoio podem ser úteis para

pacientes em condições estáveis, que não têm nenhum problema de saúde.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia nutricional são os melhores tratamentos para a bulimia que não responde a grupos de apoio.

Antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) geralmente são usados para bulimia. Uma combinação de TCC e ISRSs é muito eficiente se a TCC não for eficaz sozinha.

Page 9: 106 bulimia

Expectativas

A bulimia é uma doença com efeitos a longo prazo. Muitas pessoas ainda apresentarão alguns sintomas, mesmo com o tratamento.

Pessoas com menos complicações médicas de bulimia e aquelas que têm vontade e podem participar da terapia têm uma chance maior de recuperação.

Page 10: 106 bulimia

Complicações Possiveis Constipação Desidratação Cáries Desequilíbrios eletrolíticos Hemorroidas Pancreatite Inflamação na garganta Rasgos no esôfago devido ao excesso de

vômitos

Page 11: 106 bulimia

Bulimia Nervosa Em pacientes com bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Às vezes, são mulheres de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva. Vivem em dieta. De repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos até caírem extenuadas.

Page 12: 106 bulimia

Sintomas Ingestão exagerada de alimentos em curtos

períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal;

Vômitos auto induzidos por inversão dos movimentos peristálticos ou colocando o dedo na garganta;

Uso de laxantes e diuréticos indiscriminadamente;

Dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;

Distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, automutilação.

Page 13: 106 bulimia

Causas

São as mesmas da anorexia. Entre elas destacam-se predisposição genética, pressão social e familiar e valorização do corpo magro como ideal máximo de beleza.

Page 14: 106 bulimia

TratamentoO tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia.Infelizmente, não se conhecem métodos eficazes para prevenir patologias como a bulimia e a anorexia. Seria necessário um empenho da sociedade na mudança de certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza.

Page 15: 106 bulimia

Considerações Finais A partir, das informações relatadas pode-se concluir que a bulimia é um distúrbio alimentar onde a pessoa come muito, se arrepende e provoca o vomito para impedir o ganho de peso.

Geralmente a bulimia afeta mais as mulheres e não os homens.

E geralmente a pessoa está consciente do que está fazendo.

Page 16: 106 bulimia

Referenciaswww.minhavida.com.br

www.drauziovarella.com.br

www.gastronomiauniville.blogspot.com.br

www.tribunaestudantil.hdfree.com.br