12/04/2014 - saúde&beleza - edição 3018

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 12 de abril de 2014 IMAGENS REPRODUÇÃO O suco rosa ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo O poder do suco rosa Página 6 Como começar uma dieta da maneira correta É fundamental contar com a orientação de profissionais para alcançar resultados satisfatórios Página 7

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 13-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

Bento Gonçalves :: Sábado :: 12 de abril de 2014

IMAG

ENS REPRO

DUÇÃO

O suco rosa ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo

O poder do suco rosa

Página 6

Como começar uma dieta da maneira corretaÉ fundamental contar com a orientação de profissionais para alcançar resultados satisfatórios

Página 7

Page 2: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

2 Sábado | 12 de abril de 2014

Descansar é muito importante para a saúde

Com tantas tarefas no dia a dia, muitas pessoas chegam em casa e ape-

nas uma palavra as definem: cansaço. Se você se sente as-sim constantemente, é sinal de que algo não vai bem.

Por isso, pode parecer óbvio, mas descansar é muito impor-tante e faz muito bem à saúde.

Os motivos podem ser os mais variados: alimentação inadequada (falta de ferro ou de vitamina D), problemas de tireoide, entre outras ques-tões de saúde.

Mas quando essa sensação é esporádica e for causada por

É necessário obedecer e respeitar os limites do nosso corpo

uma gripe mal curada, noites mal dormidas ou um dia muito atarefado, o melhor a fazer é “ouvir” o seu organismo. Sim, ele está dizendo que você pre-cisa descansar.

Portanto, se não dormiu bem à noite e sentiu aquela vontade de cochilar por al-guns minutos, respeite essa vontade do seu corpo. Se es-tiver fora de casa, peça um cantinho para deitar, se for possível, é claro. Ou, melhor, aproveite a hora do almoço e separe alguns minutos para relaxar o corpo. A chamada sesta, um período de 30 mi-nutos para cochilar (muito comum na Espanha), é mui-to importante para preparar o organismo para as tarefas restantes.

De acordo com uma pes-quisa realizada pelo Instituto do Sono, a média de horas dormidas diminuiu. O estudo, que envolveu 1.000 pessoas da cidade de São Paulo, mostrou que o paulistano tem dormido

em torno de 6,5 horas, bem abaixo do ideal que é entre 7 e 8 horas.

Ou seja, quando não obe-decemos a uma necessidade básica do nosso organismo, como o direito a descansar, é como se estivéssemos for-çando uma máquina com de-feito a trabalhar. Ela não vai cumprir a sua função de forma adequada. Voltando ao nos-so organismo, como adquirir energia para se concentrar no trabalho ou para estudar se abandonamos o direito que o nosso corpo tem de repor as energias gastas?

Da mesma forma, um orga-nismo afetado por uma gripe, por exemplo, requer mais cui-dados e um repouso adequado. Forçar a natureza, nesse caso, só vai piorar e retardar a cura. Descansar e dormir garantem a recuperação das energias para que a pessoa possa voltar à sua atividade cotidiana.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

REPRODUÇÃO

Page 3: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

3Sábado | 12 de abril de 2014

A Criolipólise é ideal para aqueles que desejam se livrar das gorduras em excesso

Quem nunca pensou em entrar numa máquina e sair do outro lado

com alguns quilos a menos. Calma, isso ainda não existe. Entretanto, surgiu há alguns anos nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, um novo projeto de equipa-mento baseado em estudos que observavam que crianças recém- nascidas, que eram abandonadas no rigoroso in-verno norte americano, apre-sentavam uma importante redução de tecido adiposo (gordura) que era induzido pelo frio.

Agora, com o uso de um equipamento de criolipólise que “congela” a gordura os resultados já foram compro-vados em 52 países e já con-tabilizam 450 mil pacientes tratados.

O trata-mento é in-dicado para pessoas com “ g o r d u r a loca l i za -da” e não o b e s o s . E s t u d o s tem de-monstra-do redução de 20 a 30% da camada de gor-dura em uma única sessão. O médico re-lata experiência de cerca de 1 ano de uso do aparelho Crio Redux Top Body da marca Ad-vice.

A criolipólise foi o tra-tamento mais procurado nos Estados Unidos no úl-timo verão. Aqui no Brasil já existe há cerca de 3 anos e já foi, inclusive, matéria televi-siva no Programa Mais Você e Vida e Saúde da Rede Globo.

O método é eficaz e mais seguro por não ser invasivo, sem cortes, anestesias ou ou-tras substâncias injetáveis.

A Criolipólise é ideal para

aqueles que querem se livrar dos indesejáveis excessos e pode ser aplicado em diferen-tes partes do corpo, principal-mente nas áreas da barriga, costas e pneuzinhos. Além disso, o paciente retoma suas atividades no mesmo dia.

A aplicação é feita da se-guinte forma:

• O paciente e o médico se-lecionam a(s) área(s) a serem tratada(s).

• O resfriamento local é feito com um aplicador do aparelho, que é posicionado na área a ser tratada, res-friando intensamente o local. Por exemplo: se o objetivo do paciente for redução dos flancos, o médico posiciona-rá o aplicador na lateral do paciente.

• O aparelho suga e segu-ra à gordura localizada entre duas placas de resfriamento.

• O organismo reage com uma resposta inflamatória que leva à destruição e eliminação dessas células, determinando uma me-lhora no contorno corporal.

Médico Le Corps Clínica Estética

Cremers 2627354.3452.1706

Dr. Rafael Loeblein

Criolipólise: congelando a gordura localizada

Artigo | Saúde

Raiva pode causar infarto

Você é daquelas pessoas que sofre com acessos de fúria? Pois saiba que pode estar aumentan-do o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Pesquisa realizada pela Uni-versidade de Harvard, nos Esta-dos Unidos, e publicada na re-vista científica European Heart Journal mostrou que ataques de fúria podem servir como gatilhos para episódios cardiovasculares.

Esse risco é especialmente maior nas duas horas subse-quentes à situação, quando as chances de sofrer uma parada cardíaca aumentam em cinco

vezes e o de sofrer um derrame, três vezes.

Pessoas com histórico de do-enças cardíacas apresentam uma elevação do risco de saú-de após passarem por episódios de descontrole emocional. Para pessoas com alto risco cardio-vascular, o risco aumenta para quatro em cada 10 mil.

O risco é cumulativo, ou seja, indivíduos com temperamento explosivo têm maiores chances de desenvolver problemas car-diovasculares.

Fonte: saudebelezaestetica.com.br

IMAGENS REPRODUÇÃO

Page 4: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

4 Sábado | 12 de abril de 2014

Título principal em 5 col.

Pesquisa aponta que estresse infantil impacta na saúde na vida adulta

Criança estressada pode virar adulto doente

Fonte: Personare

Como adultos, passamos diariamente por situa-ções de estresse. Elas

podem aparecer em diversos lugares, como no trabalho, na rua e até mesmo em casa. Al-guns reagem ao estresse com mudanças no humor, e tor-nam-se pessoas mal humora-das e tristes. Já outros apre-sentam alterações na saúde psíquica, desenvolvendo do-enças como depressão, trans-torno de ansiedade, síndrome do pânico, conflitos em rela-cionamentos ou insônia.

Há, ainda, quem reaja ao estresse por meio de doenças que habitualmente são clas-sificadas como psicossomá-ticas, como intestino irritá-vel ou certos casos de asma. Também existe um grupo de pessoas que desenvolve doenças vistas, até pouco tempo, como puramente or-gânicas, como diabetes, hi-

pertensão e arteriosclerose. Mas por último há aqueles que, sob o peso das mesmas situações de estresse, não adoecem nem física e nem emocionalmente.

Essas diferenças atraíram a atenção do neurobiólogo canadense Michel Meaney, da Universidade McGill, em Mon-treal (Canadá). Suas pesqui-sas indicam que as diferentes reações ao estresse são con-dicionadas na infância. Con-flitos familiares constantes, abusos físicos ou sexuais em crianças, uma educação mui-to severa ou negligência nos cuidados ou na educação que a criança precisa, são fato-res que predispõem o futuro adulto a adoecer com mais facilidade, tanto mentalmen-te como fisicamente.

Há um fator genético tam-bém envolvido, mas as expe-riências da infância são de-terminantes.

A criança passa não só por um crescimento em tamanho, mas pelo amadurecimento de seus órgãos internos. O sis-tema nervoso central e o sis-tema endócrino, com suas glândulas e hormônios, estão em formação e são muito afetados pe-las experiências do-lorosas da infância. Essas experiências marcam a forma de reação ao estresse, como uma infor-mação que fica im-pressa no corpo, e se repete sempre que a

pessoa se encontra diante de situações que inconsciente-mente têm relação com os so-frimentos vividos na infância. É por isso que muitas reações ao estresse parecem infantis, porque é a criança machucada que está atuando.

Quando o adulto - por meio de um trabalho tera-pêutico - reconhece as feri-das físicas e emocionais que a sua criança interior carre-ga, ele dá o primeiro pas-so no sentido de acolher a criança que ele foi e libertar sua vida de adulto daquelas reações infantis. Isso o per-mite viver como uma pessoa livre e responsável. Afinal, é uma prisão reagir sempre da mesma maneira ao que acontece em nossas vidas. E quando podemos deixar de agir conforme o padrão, e mesclar o pensar e o sentir antes de agir, alcançamos a maior liberdade que pode-mos almejar.

IMAGENS REPRODUÇÃO

Page 5: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

5Sábado | 12 de abril de 2014

Nossos pés também precisam de atenção

DIVULGAÇÃO

Podologia é a ciência que trata especificamente do estudo dos pés. O Po-dólogo é um profissional da área da saúde. A função dele além de tratar das le-sões superficiais é prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés como: micoses nas unhas e de-dos, unhas encravadas, ca-los, calosidades, rachos de calcâneo entre outros. É comum ouvir as pessoas fa-lando: “Vou fazer um Che-ck-up da cabeça aos pés”. Mas será que essa lista de consultas e exames, está incluso os pés? Na maioria dos casos, não. São eles, os pés, que sustentam todo o peso do corpo. Faz ho-ras de caminhadas diárias, anda apertado, abafado, inclinado. E o pior, só olha-mos pra eles quando estão machucados. No entanto, tudo isso pode ser resolvi-do, ou prevenido em pou-cas horas. Basta procurar um profissional da podolo-gia que seja capacitado e que possa lhe orientar cor-retamente.

É importante destacar a diferença que há entre o Podólogo e a pedicure. A

função da pedicure é cortar as unhas, lixar e pintar, ou seja, faz a parte estética. O Podólogo vai além, estudando o pé de cada pessoa, diagnosticando proble-mas e propondo terapias. O Po-dólogo trata também de casos mais específicos, como doença em pés de pessoas diabéticas. Deve-se salientar, entretanto, que a terapia e prevenção das doenças dos pés são fundamen-tais para mantê-los fortes e sau-dáveis em todas as pessoas. Cui-dar é prevenir, e prevenir é não precisar corrigir.

Não podemos esquecer de que os pés são o maior ponto de apoio e equilíbrio do corpo e, por isso, devemos lhes dar a de-vida importância. Visite seu Po-dólogo pelo menos uma vez por mês e evite futuros transtornos.

O que é podologia?

PodólogaVISA 004

54. 3052.0552 / 9166.7280

Rejane Meassi

Nutricionista ClínicaPós - Graduanda em

Nutrição Estética e Funcional aplicada à Clínica

CRN 7880P54. 2621-3433

Michele Reginatto

Tudo que você ingere é aproveitado?

Artigo | Nutrição

O organismo de cada pessoa apresenta respostas diferentes aos alimentos

Muitas pessoas acredi-tam que através do alimento que conso-

mem estão absorvendo e uti-lizando todas as vitaminas e minerais que estão presentes nele.

Mas isso nem sempre é verdade, esse é um processo complexo, onde vários fato-res podem interferir e mes-mo com um funcionamento intestinal adequado os nu-trientes podem não conse-guir ser utilizados pelo orga-nismo.

Por exemplo, algumas pes-soas podem ter alimentação rica em ferro e ser deficiente em ferro, comer alimentos fontes de vitamina D, se ex-por ao sol e ser carente nes-sa vitamina, comer carnes e vegetais verdes escuros e ter falta de vitaminas do com-plexo B, tomar multivitamí-nico e continuar com carên-cias nutricionais.

Um pedaço de carne é re-conhecido pelo organismo como um conjunto de nu-trientes e não simplesmente como a carne. Para ser utili-zado pelo organismo, faz-se necessária a digestão, absor-ção e metabolização de to-dos os nutrientes presentes.

A digestão inicia na boca por meio da mastigação para reduzir o alimento em porções menores e enzimas presentes na saliva, depois segue para o estômago para desnaturação e hidrolise de proteínas, depois para o in-testino onde o suco pancreá-tico, biliar e intestinal darão continuidade a digestão.

Após todos esses proces-sos ocorre a absorção dos nutrientes no intestino mais precisamente no jejuno e íleo, por meio das vilosidades e microvilosidades que temos na membrana intestinal que é irrigada por vasos linfáticos e sanguíneos.

Os nutrientes são então absorvidos pelos vasos san-guíneos do intestino e se-guem para o fígado para se-rem distribuídos pelo resto do organismo e participarem de rotas metabólicas onde são necessários sendo assim metabolizados. Isso seria perfeito se fosse sempre as-sim, mas não é.

Como vimos o processo de biodisponibilização de nu-trientes ao organismo é muito complexo, ocorrem diversas etapas para que um alimento se transforme em nutrientes e que esses possam ser me-tabolizados. Quando suple-mentados os nutrientes não precisam das fazes de diges-tão para serem absorvidos, mas em alguns casos mesmo o nutriente estando na sua forma de melhor absorção ele não consegue ser absor-

vido. E algumas substâncias podem ser absorvidas, mas não metabolizadas, sendo subsequentemente excreta-das.

E para ser metabolizado um nutriente precisa de ou-tros nutrientes para que a re-ação metabólica ocorra, en-tão a falta de um pode gerar falha na metabolização.

Então nem todos os nu-trientes presentes em um alimento que ingerimos serão absorvidos e utilizados pelo nosso organismo.

Diversos fatores podem in-terferir em todo esse proces-so, como uma alimentação sem qualidade e não ade-quada, problemas de masti-gação, alteração na mucosa estomacal, falta ou excesso de acido clorídrico e enzimas digestivas, sais biliares, into-xicação hepática, excesso de medicamento, alergias ali-mentares, alterações na mu-cosa e microbiota intestinal, lesões intestinais, presença de algumas doenças, estres-se, genética, ambiente e con-dições psicológicas, competi-ções entre nutrientes onde um prevalece e o outro fica em carência (exemplo ingerir pão com carne, que inibe a absorção do ferro na forma de ferritina). Enfim todo o funcionamento do organismo e hábitos alimentares devem ser avaliados para ver onde estão as falhas no processo de biodisponibilização dos nutrientes. E isso é feito por Nutricionista Funcional.

REPRODUÇÃO

Page 6: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

6 Sábado | 12 de abril de 2014

Os benefícios do suco rosa para a saúde

Os sucos, além de saboro-sos e refrescantes, são muito importantes na

rotina de quem segue uma ali-mentação saudável – seja com o objetivo de emagrecer, man-ter o peso ou, ter mais qualida-de de vida.

Após o sucesso dos sucos ver-des e outros detox, um novo tipo de bebida tem chamado a atenção, especialmente daque-las pessoas que praticam ativi-dades físicas: o suco rosa que, além de desintoxicar, melhora o desempenho físico e facilita a recuperação dos músculos.

Feito à base de beterraba, o suco ganhou fama, inicial-mente, na Europa, após a divulgação de pesquisas que comprovaram seus benefí-cios, mas hoje já faz parte do cardápio de muitos brasi-leiros e é bastante recomen-dado pelos nutricionistas.

“O suco rosa é uma bebida que ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo”, ex-plica a nutricionista esporti-va Vanessa Lobato.

A profissional acrescenta que o suco tem como principal fon-te o nitrato. “Na corrente san-guínea, ele transforma-se em óxido nítrico que ajuda na per-fusão sanguínea – o sangue per-corre nos vasos sanguíneos com muito mais facilidade”, diz.

Vale acrescentar ainda que, se não for coada, a be-bida oferecerá grande quan-

tidade de fibras provenientes da beterraba, que ajudam a proporcionar saciedade e au-xiliam no bom funcionamen-to do intestino, contribuindo para o emagrecimento.

Como consumir?

Vanessa Lobato explica que é interessante consumir o suco rosa antes e/ou depois da prá-tica esportiva. “Para atividades aeróbicas, a recomendação é tomar antes; para atividades de força, como musculação, após os exercícios”, diz.

Patrícia Fernandes, 21 anos, estudante, conta que sua nu-tricionista sugeriu que ela tomasse o suco rosa antes da corrida. “Ela indicou que eu consumisse a bebida até duas horas antes da atividade física. Achei ótimo, pois, além de sa-boroso, reparei logo no primei-ro dia que o suco me deu mais pique para correr”, relata.

Diana Menezes, 26 anos, advogada, conta que tam-bém já aderiu ao suco. “Não tinha o costume de tomar nada após o treino – corri-da ou musculação. Mas após ler sobre os benefícios do suco rosa, fiquei curiosa para experimentar. Come-cei a consumir, então, após os exercícios e senti mesmo diferença, acho que ele faz com que eu me recupere bem melhor das atividades físicas. Achei uma ótima op-

ção, pois ele também é mui-to saboroso”, diz.

Variações da receita

O suco rosa combina nor-malmente beterraba com la-ranja, mas outros ingredien-tes podem ser adicionados para deixar a bebida ainda mais saborosa e saudável.

Frutas vermelhas: Vanessa Lo-bato indica incluir no suco frutas vermelhas, ricas em antioxidan-tes, como morangos, goji berry, mirtilo, uvas e blueberry.

“Mas vale destacar que, como a base do suco é o ni-trato, não se deve adicionar à bebida frutas ácidas, como limão, laranja, abacaxi, entre outras. Senão haverá a con-versão do nitrato em ácido ní-trico antes de ser absorvido”, explica a nutricionista.

Água de coco: ela deixa o suco mais docinho e gostoso.

Linhaça: uma boa dica é adi-cionar uma colher de sobremesa de linhaça ao suco, isso porque ela é uma boa fonte de ômega 3 e de fibras, que vai ajudar ainda mais na sensação de saciedade.

Gengibre: uma pequena fatia de gengibre desta raiz pode ser adicionada ao suco para acelerar o metabolismo.

Agora você já conhece os benefícios do suco rosa e tem bons motivos para incluí-lo na sua dieta.

O suco rosa ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo

Fonte: dicasdemulher.com.br

REPRODUÇÃO

Page 7: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

7Sábado | 12 de abril de 2014

Uma peça de roupa que não serve mais uma foto de corpo inteiro que não

saiu muito legal um evento importante que está por vir, no qual a expectativa é estar linda e mais magra. Esses são alguns dos motivos bastante conhecidos e que fazem com que algumas mulheres deci-dam que querem emagrecer.

Sabrina Lopes, nutricionis-ta e personal diet, destaca que a maioria das pessoas procura aderir a uma dieta por motivos estéticos, por não estar conten-te com a aparência ou pelo fato de ter engordado. “Nos últimos tempos até vem crescendo o nú-mero de pessoas que buscam se-guir uma alimentação saudável porque estão preocupadas com a sua saúde, porém, no geral, a estética continua muito mais re-lacionada às dietas”, diz.

Mas, de toda forma, a deci-são de emagrecer, independen-temente dos motivos que leva-ram a mulher a essa escolha, é totalmente positiva e, com certeza, é o primeiro passo

REPR

ODU

ÇÃO

Começe a dieta corretamentepara que ela realmente con-quiste os resultados esperados.

Porém, o problema pode ocorrer quando a mulher deci-de que quer emagrecer e não tem tempo de parar e plane-jar como será esse processo de emagrecimento. Ou ainda, quando na pressa por alcançar seus objetivos, ela acaba colo-cando de lado os cuidados com a sua saúde, na busca por um emagrecimento rápido e que não exija grandes esforços.

Pode não parecer, mas um bom planejamento faz toda a diferença na hora de iniciar uma dieta. E é provavelmente ele que fará com que você se mantenha firme no seu objetivo, conquis-tando, resultados satisfatórios. Abaixo você confere orientações fundamentais de como começar uma dieta de emagrecimento de maneira correta.

Decida

Mentalize o como será bom, daqui um tempo, colocar nova-mente aquela peça e ver o quan-to ela fica boa em você. Imagine também as outras roupas do seu

closet ficarão bem no seu corpo se perder uns quilinhos.

Mas, se isso ainda não for o suficiente, pesquise um pouco em revistas ou até mesmo na internet sobre os benefícios de seguir uma dieta saudável. Você perceberá que eles vão muito além da estética e saberá que, mais magra, você poderá ter muito mais qualidade de vida.

Fuja de dietas malucas

Está decidida a emagrecer? Ótimo. Mas tenha em mente que o processo de emagrecimento nem sempre é rápido e, sobretu-do, exige dedicação e persistên-cia. Isso significa principalmente que você deve fugir das cha-madas “dietas da moda” – que prometem resultados quase que imediatos – e de qualquer outro método de emagrecimento que possa prejudicar a sua saúde.

Sabrina Lopes explica que, ao aderir às “dietas da moda”, as pessoas podem estar colocan-do em risco sua saúde, porque muitas delas não possuem com-provação científica e podem ser totalmente prejudiciais. “Essas pessoas também correm o risco de obter um resultado positivo no primeiro momento, atingindo o emagrecimento e, mais tarde, recuperar todo peso eliminado com a dieta e/ou desenvolver alguma doença”, diz.

Opte por um emagrecimento

saudável

Não há segredo: para emagrecer é preciso seguir uma

alimentação saudável e prati-car atividades físicas.

“Para emagrecer com saú-de, a pessoa deve buscar orientações e informações pro-fissionais, tanto de nutricionis-tas, quanto de educadores fí-sicos, que vão orientá-la sobre a alimentação correta e sobre a maneira certa de se exerci-tar”, destaca Sabrina Lopes.

Faça algo que te dê prazer

Não adianta se matricular em uma academia de muscu-lação se você não aprecia esse tipo de atividade. Você pode até seguir o treino por um ou dois meses, mas, provavelmen-te, após isso, irá desanimar e desistir, se não estiver gostan-do daquilo que está fazendo.

Atualmente existem os mais variados tipos de atividade fí-sica que podem ser praticados tanto por homens, como por mulheres: musculação, Step, Spinning, Jump, caminhada, corrida, natação, lutas, aulas de dança e muito mais.

O fundamental é você esco-lher uma atividade (ou mais) que te dê prazer e ajude você a se manter firme no seu obje-tivo final.

Não esqueça o acompanhamento

profissional

Se você está seguindo a die-ta corretamente e já alcançou bons resultados, ótimo. Mas lembre-se que o acompanha-mento profissional ainda é fun-damental para que você ema-greça mais (até chegar ao seu

objetivo final) ou se mantenha no peso desejado (se já houver chegado nele). Continue indo na sua nutricionista para que ela possa adequar o seu cardá-pio à fase que você está viven-do e siga sempre as orientação do seu professor ou personal para realizar a atividade física escolhida.

Não desista

Manter o foco no seu objetivo de emagrecer é fundamental. Porém, isso nem sempre é fácil, conforme destaca a nutricionis-ta Sabrina. “Por isso, sempre recomendo aos meus pacientes estipular metas de curto e longo prazo, para que esse foco não seja perdido. Assim, de pouco em pouco, vamos chegando ao nosso objetivo final, sempre mantendo o foco”, diz.

Ainda de acordo com a pro-fissional, o apoio de pessoas queridas também auxilia nes-sa caminhada.

Uma boa dica, inclusive, é convidar alguma amiga ou pa-rente para se exercitar com você. Tendo uma companhia, qualquer atividade fica mais divertida e, assim, dificilmen-te você desistirá do que está fazendo.

Seguindo todas essas orien-tações, você certamente al-cançará seu objetivo de ema-grecer de maneira correta e eficaz. E, além de se sentir melhor esteticamente, con-quistará mais saúde e qualida-de de vida. Não tenha dúvidas de que vale a pena.

Fonte: dicasdemulher.com.br

Page 8: 12/04/2014 - Saúde&Beleza - Edição 3018

8 Sábado | 12 de abril de 2014

Conheça o grão que auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças

Você já experimentou linhaça dourada? A li-nhaça é a semente do li-

nho e pode ser consumida em grãos, farinha ou óleo. Além de conter muitas fibras, mi-nerais e vitaminas, é a fonte mais poderosa de Ômega 3. Os benefícios só do Ômega 3, por exemplo, já são muito amplos: Reduz colesterol, protege co-ração e pele, previne câncer, inflamações, depressão e ali-via os sintomas da TPM, esti-mula a memória e acelera a cura da tendinite.

Esse pequeno grão originário da Ásia, tem sido utilizado cada vez mais na culinária de todo o mundo devido aos grandes bene-fícios que pode trazer à saúde. É um alimento funcional, ou seja, além de natural, tem proprieda-des que podem evitar e comba-ter diversas doenças e até mes-mo auxiliar no emagrecimento. Se inseridos em nossa nutrição do dia a dia, os alimentos fun-cionais aumentam as defesas naturais do corpo afastando do-enças e contribuindo na manu-tenção do bem estar geral.

Propriedades da linhaça

A linhaça é fonte de fibras, minerais e vitaminas e é o ali-mento com a maior concentra-ção de Ômega 3. Esse ácido--graxo, também encontrado em folhas escuras como o espinafre e no salmão, reduz o colesterol ruim contribuindo com o funcio-namento do coração e de outros órgãos. A linhaça contém uma substância chamada lignina, um tipo de hormônio que pode combater o câncer de mama e a osteoporose. Fonte: dicasdemulher.com.br

Linhaça: grande aliada da saúde REPRODUÇÃO

Benefícios para a saúde

Com tantas propriedades boas à saúde, esse grão be-neficia nosso corpo em vários aspectos. Confira:

Auxílio no emagrecimen-to: De acordo com a nutricio-nista Sabrina Lopes, a linhaça ajuda no emagrecimento de forma simples, mas eficaz: “A linhaça auxilia na perda de peso por ser rica em fibras. Assim, quando consumida com outros alimentos, ela ajuda na formação correta do bolo ali-mentar, deixando a liberação de glicose no sangue mais len-ta, evitando picos glicêmicos e a redução da utilização da insulina. Quando nosso orga-nismo possui grandes níveis de insulina circulando, sentimos

uma necessidade de consumir mais alimentos que aumentam os níveis de glicose como pães, biscoitos, doces e bolo, geran-do assim um possível processo de ganho de peso”.

Coração: Por ser uma ótima fonte de Ômega 3, a linhaça reduz o nível de colesterol ruim e favorece o aumento do colesterol bom, auxiliando na proteção do coração e redu-zindo o risco de doenças car-diovasculares.

Diabetes: De acordo com alguns estudos, a linhaça con-trola e pode até prevenir as diabetes. Isso porque ela re-duz a liberação de glicose na corrente sanguínea.

Intestino: Por conter fi-bras, é uma grande aliada ao bom funcionamento dos

intestinos. Suas fibras melho-ram a digestão e promovem o equilíbrio da flora intestinal.

Fortalecimento da imuni-dade: A linhaça contém ácido alfalinoleico (ALA). Pesquisas indicam que esse nutriente é capaz de combater inflama-ções geradas por tabagismo, obesidade e sedentarismo.

Câncer: A linhaça é o ali-mento que mais contém uma substância chamada lignina, um hormônio fitoestrógeno que tem ligações com o cân-cer de mama e pode comba-tê-lo. Essa semelhança com o estrógeno também ajuda a combater doenças nos ossos, como a osteoporose, princi-palmente na época da meno-pausa, quando o corpo produz menos dessa substância.

Como usar a linhaça: A maioria dos nutricionistas in-dicam o consumo de 10g, ou uma colher de sopa, diaria-mente para se obter a quanti-dade necessária de ômega 3 e ácido alfalinoleico.

Tipos de produtos

Farinha de linhaça: Ampla-mente usada para o preparo de sucos, saladas, iogurtes e frutas. A vantagem de já vir triturada é que a absorção de seus nutrientes fica mais rápi-da e eficiente.

Grãos: Podem ser usados em massas, bolos e pães inte-grais, mas o ideal, é que eles sejam moídos ou triturados, o que também pode ser feito no liquidificador ou mesmo através da mastigação.

Óleo: Vendido em super-mercados, o óleo de linhaça é rico em ômega 3 mas perde as fibras durante a sua pre-paração. Pode ser utilizado em saladas e pratos frios e nunca deve ser usado para fritar, pois perderia suas pro-priedades.

Suplementos: O óleo de linhaça também é comer-cializado em farmácias, já com a quantidade necessá-ria de ômega 3 necessária e pode ser uma boa opção para quem não tem tempo para programar um cardápio com o grão.

A forma de consumo deve ser recomendada por um profissional que auxiliará na dosagem correta para o seu organismo.