1413 leia algumas paginas

21

Upload: editora-juspodivm

Post on 22-Jul-2016

277 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 1413 leia algumas paginas
Page 2: 1413 leia algumas paginas

Geografia 433

Geografia

Danilo Defina

�QUESTÕESO Brasil é uma República federativa cuja organização político-administrativa comporta a existência de

estados, municípios e o Distrito Federal.

O território brasileiro foi conquistado pelos europeus no século XVI e colonizado por cerca de três séculos. Ele localiza-se, predominantemente, na área da Terra marcada pela tropicalidade. Os tipos de clima presen-tes no Brasil são o equatorial (Amazônia, norte de Mato Grosso e oeste do Maranhão), o tropical (centro do país, Roraima, partes do Piauí, Bahia e Minas Gerais), o tropical de altitude (partes mais elevadas do planalto Atlântico do Sudeste), o tropical úmido (litoral), o subtropical (parte de São Paulo e Região Sul) e o semi-árido (interior do Nordeste).

O Brasil detém uma das mais ricas e variadas formações vegetais do planeta, que se relaciona aos diversos tipos de clima, relevos e solos existentes no país. Explorada de forma desordenada desde começos da colo-nização, essa vegetação pode ser dividida em vários grupos: floresta Amazônica, mata Atlântica, caatinga, pantanal mato-grossense, cerrado, campos, mata de araucária, mata de cocais, mangue e restinga.

A Floresta Amazônica é a floresta tropical de maior extensão remanescente no mundo, com cerca de 5,5 milhões de km2, dos quais algo em torno de 60% encontram-se em território brasileiro.

Originalmente, a Mata Atlântica recobria extensa faixa do litoral, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. No Nordeste, a devastação foi tão acentuada, desde a colonização, que praticamente só restou o nome Zona da Mata, onde ainda hoje se concentra o plantio de cana-de-açúcar.

Na defesa das florestas e do meio ambiente, em geral, setores da sociedade se mobilizam, muitas vezes em organizações não-governamentais (ONGs), para pressionar o poder público para que este também assuma a responsabilidade da preservação.

01. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – AC/2008) Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes da geografia brasileira, julgue os itens.

01.1. A ausência de autonomia político-administrativa dos estados e dos municípios caracteriza o Brasil como Estado unitário, governado diretamente pelo Distrito Federal (Brasília).

|COMENTÁRIOS|.

Questão Errada: Os estados brasileiros apresentam certa autonomia, embora subordinados à União.

01.2. O calor úmido, característico da Amazônia, indica a predominância do clima tropical na região, inclusive no Acre.

|COMENTÁRIOS|.

Questão Errada: No domínio Amazônico, o clima predominante é o equatorial.

Page 3: 1413 leia algumas paginas

472 Danilo Defina

I. A região 1 é o Sudeste, amais populosa do Brasil, manteve sua posição entre os Censos de 1991 e 2010.

II. Entre os censos de 1991 e 2010, a região Sul, representada no gráfico pelo número 2, dobrou sua participação no Brasil.

III. As regiões 4 e 5, respectivamente, o Norte e o Centro – Oeste, aumentaram sua participação percen-tual no conjunto da população brasileira.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) III.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa Correta: “d”. II: Incorreta. A região Sul, a terceira mais populosa do Brasil, é representada nos gráficos pelo número 3. A região em destaque no número 2 é a Nordeste.

80. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) A questão está relacionada ao mapa do Extremo Oriente asiático apresentado a seguir.

Assinale a alternativa que caracteriza atualmente a área em destaque no mapa.

a) As duas Coreias têm apresentado elevado desenvolvimento industrial motivado pelo expressivo crescimento econômico do Japão.

b) Com o avanço da globalização, as duas Coreias têm sido pressionadas a se integrarem economica-mente à China.

Page 4: 1413 leia algumas paginas

Geografia 473

c) Trata-se de uma área de forte tensão geopolítica devido às constantes ameaças nucleares norte-co-reanas.

d) O Japão e a Rússia têm promovido esforços para que a Coreia do Norte se integre à parte Sul for-mando um único país.

e) A China tem pressionado a Coreia do Norte a devolver territórios que pertencem à Coreia do Sul, o que provocam tensões militares.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa Correta: “c”. A península coreana é uma região tensa, pois a Coreia do Norte, portadora de arsenal nuclear, constantemente ameaça a utilização do mesmo, principalmente, contra a Coreia do Sul.

81. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) Os países conhecidos como BRICS já dei-xaram para trás o status de economias emergentes e precisam ser vistos como uma categoria à parte. Dois BRICS, China e Brasil, já estão entre as sete maiores economias do planeta, com outros dois muito próximos na lista.

(http://economia.uol.com.br. Adaptado)

Sobre os BRICS, é correto afirmar que

a) a Índia e a Rússia são dois componentes dos BRICS que se destacam mundialmente pelo crescimento econômico e elevado PIB (Produto Interno Bruto).

b) o poder econômico desse bloco permite que seus membros deixassem de fazer parte de outros blocos, a exemplo do Brasil que está se retirando do Mercosul.

c) a África do Sul e a Indonésia, antigos países formadores do bloco, foram substituídas por China e Rússia que apresentam crescimento econômico mais rápido.

d) a capacidade econômica dos BRICS já tem produzido transformações no mundo capitalista, entre elas, a reforma do FMI (Fundo Monetário Internacional).

e) os quatro países que o compõem possuem elevada população, um dos fatores determinantes do forte crescimento econômico que apresentam.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa Correta: “a”. A Índia e a Rússia vêm apresentando significativo crescimento econômico nos últimos anos, sendo, respectivamente, as letras “I” e “R” dos “BRICS”.

82. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) Considere as seguintes intervenções huma-nas em uma região brasileira.

I. A expansão de mineradoras que ocasionam desmatamento, contaminação dos solos e surgimento de novas estradas, ferrovias e hidrovias; empreendimentos estes que provocam alterações ambien-tais.

II. Atividades clandestinas de garimpos de ouro que alteram leitos e margens dos cursos d’água, e con-taminam a água destes com mercúrio.

III. Extração ilegal de madeira que causa desflorestamento de extensas áreas e possibilidade de perdas em biodiversidade genética.

IV. Expansão da atividade agropecuária sobre áreas de floresta nativa, logo substituída por extensas glebas para lavoura de soja ou formação de pasto para o gado bovino.

(http://www.eceme.ensino.eb.br. Adaptado)

Essas intervenções são frequentes e características da região

Page 5: 1413 leia algumas paginas

474 Danilo Defina

a) Amazônica.

b) Centro-Oeste

c) Pantaneira.

d) Centro-Sul.

e) Marajoara.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa Correta: “a”. As características de intervenção humana expostas acima aplicam-se a região amazônica.

83. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) Analise o gráfico para responder à questão.

Após a análise do gráfico, é correto afirmar que, entre os anos de 2000 e 2010, a região

a) Sudeste manteve a menor mortalidade infantil do país.

b) Norte ultrapassou a média de mortalidade infantil da região Sul.

c) Nordeste apresentou o maior recuo na mortalidade infantil.

d) Centro-Oeste manteve a mortalidade infantil mais elevada do que a região Norte.

e) Sul apresentou recuo da mortalidade infantil maior do que a região Nordeste.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa Correta: “c”. Observando os dados, é visível que a Região Nordeste apresenta a queda mais acentuada em relação aos índices de mortalidade infantil, reduzidos a menos da metade no período citado (2000-2010).

84. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) A questão está relacionada com o mapa apresentado a seguir.

Mapa do Brasil com as áreas aptas para o plantio da cana-de-açúcar, segundo o Zoneamento Agroecológico elaborado pela Embrapa

Page 6: 1413 leia algumas paginas

Geografia 475

Sobre as áreas aptas para a cultura canavieira, é correto afirmar que

a) apresentam grande deficiência de água.

b) são extensas planícies inundáveis nos meses chuvosos.

c) mantiveram as paisagens vegetais inalteradas.

d) apresentam predomínio de clima semiárido.

e) eram originalmente recobertas por florestas e cerrado.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa Correta: “e”. As áreas consideradas aptas à cultura canavieira eram ocupadas principalmente por florestas (Mata Atlântica e Matas Ciliares) e Cerrados.

�DICAS (RESUMO)

1. GEOGRAFIA DO BRASIL

Em relação às questões mais usuais pertinentes a esta tipologia de concurso, envolvendo a Geografia do Brasil, detenha sua atenção a questões que envolvam a divisão política do Brasil. Assim, é fundamental conhecer o cartograma de nosso país, inclusive, atentando para alterações mais recentes, como, por exemplo, a criação do estado de Tocantins em 1988, fruto do desmembramento da região norte de Goiás. E atenção: o Brasil é formado por 26 estados mais o Distrito Federal.

Interessante ainda ter em mente as formas mais comuns de divisão do território brasileiro. São elas:

Page 7: 1413 leia algumas paginas

476 Danilo Defina

Divisão em complexos regionais (Pedro Pinchas Geiger)

Fonte: http://www.coladaweb.com/files/complexos-regionais.JPG

Os “quatro Brasis” (Milton Santos e Maria Laura da Silveira)

BRASIL – Divisão regional segundo MIlton Santos - 1999

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-2aWtdYr9RpA/US-d3yDzBwI/AAAAAAAAATs/ dt1ZWYyon9s/s1600/slide-13-728.jpg

Page 8: 1413 leia algumas paginas

Geografia 477

O mapa dos quatro Brasis foi apresentado em 2000 por Milton Santos no XII Encontro Nacional de Geógrafos.

Divisão Político-Administrativa (Macrorregiões – IBGE)

AS MACRORREGIÕES DO BRASIL Brasil: divisão político-administrativa e grandes regiões (2000)

Fonte: http://images.slideplayer.com.br/3/386267/slides/slide_4.jpg

Questões que envolvam o uso de gráficos e tabelas, ao estilo ENEM, também podem surgir. Temas como a questão agrária e o processo de urbanização do Brasil são recorrentes nesse tipo de abordagem. Lembre que o Brasil apresenta um elevado grau de concentração de terras, no que se refere à questão agrária; quanto ao processo de urbanização, foi em geral acelerado e desordenado, provocando a acentuação de vários proble-mas urbanos, relacionados ao meio-ambiente e à precária infraestrutura.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-pMeg58LrwzQ/Ua0gOTkdIjI/AAAAAAAAFIs/ pARndYkuYCc/s1600/Grafico+enem+06.jpg

Page 9: 1413 leia algumas paginas

478 Danilo Defina

Taxas de população rural e urbana no Brasil

Muito incidente também é a questão das paisagens naturais do Brasil, ou, segundo a classificação do iminente geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, os domínios morfoclimáticos do país. Fundamental saber localizá-los e conhecer suas características mais importantes, principalmente o clima, a hidrografia e a vegetação que os constituem.

Fonte: http://momentogeo.files.wordpress.com/2012/06/dominios-moforclimaticos1.jpg

2. GEOGRAFIA GERAL

No que tange a Geografia Geral, estar sempre atento às atualidades é algo necessário. O Oriente Médio, região comumente conturbado, ganha destaque ainda maior nos últimos anos devido ao conflito civil na Síria, entre rebeldes e o exército do país, governado por Bashar Al-Assad e, mais recentemente, com o

Page 10: 1413 leia algumas paginas

Português 753

Português

Duda Nogueira e Saulo Nogueira

APRESENTAÇÃOO capítulo de Língua Portuguesa contém ques-

tões comentadas das últimas provas. O objetivo é direcionar os estudos, focando nos principais tópi-cos exigidos pelas bancas.

Indicado aos candidatos que já possuem conhe-cimento da teoria gramatical para que, através de “macetes” e dicas, consigam chegar ao X da questão.

Dividindo as provas, evidencia-se a importância de determinados tópicos e ênfase nos estudos dos mesmos, separados pelas bancas.

Para melhor aproveitamento, segue a lista de prioridade, acompanhada pela quantidade de ques-tões.

Língua Portuguesa Tópicos

Ques-tões

1 Interpretação de texto 139

2 Coesão e Coerência 62

3 Concordância 39

4 Período Composto 27

5 Pontuação 26

6 Verbo 24

7 Ortografia 22

8 Pronome 20

9 Crase 19

10 Análise Sintática 15

11 Figuras de Linguagem 10

12 Substantivo 09

13 Acentuação 06

Regência 06

14 Redação Oficial 05

15 Processos de Formação das Palavras 04

16 Adjetivo 02

Advérbio 02

Total: 437 questões. Os números acima são ape-nas uma síntese, pois nas questões, normalmente, é pedido mais de um tópico.

Não confira o gabarito antes de resolver as ques-tões, já que o objetivo do livro é fazer com que o candidato desvende, de forma objetiva e rápida, os segredos de cada tópico pedido. Ressalto que, em questões de CESPE, o candidato deve optar por certo ou errado, já que poucas provas são de múlti-pla escolha (alternativas).

Em todos os tópicos, há dicas de como direcio-nar os estudos, sem precisar seguir o edital, além de dicas resumidas no final do capítulo.

Saboreie o prazer de fazer os testes de língua portuguesa como se estivesse conversando, como se a estivesse utilizando no dia a dia. O segredo é este: fazer com que a nossa linguagem fique mais perto, mais palpável. Recheie com alguns ingredien-tes teóricos e obtenha sucesso. É possível!

Bons estudos!

�QUESTÕES1. ACENTUAÇÃO

Sugestão de dicionário digital gratuito: AULETE. Baixe e instale. Link: http://www.baixaki.com.br/download/aulete-digital.htm

Quanto à reforma ortográfica – escrita correta e regras –, pesquise no site: www.umportugues.com

01. (ISAE – Soldado PM da Polícia Militar – AM/2011) As palavras “simpática”, “ótimo” e “ventríloquos” devem obrigatoriamente receber acento gráfico porque são:a) paroxítonas;b) oxítonas;c) monossílabos tônicos;d) proparoxítonas.

Page 11: 1413 leia algumas paginas

754 Duda Nogueira e Saulo Nogueira

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “d” – Proparoxítona é a palavra cuja antepenúltima sílaba é tônica. Tabela:

x Pro Par Oxi

sim pá ti ca

ó ti mo

ven trí lo quos

Alternativa “a” – paroxítona = palavra cuja penúltima sílaba é tônica. (biênio, sapato, palavra)

Alternativa “b” – oxítona = palavra cuja última sílaba é tônica (anel, chapéu, aqui)

Alternativa “c” – monossílabo tônico = palavras formadas por uma única sílaba (chá, pé, mão)

02. (ISAE – Soldado PM da Polícia Militar – AM/2011) Os vocábulos “é”, “só” e “nós” recebem acento gráfico porque são:

a) monossílabos tônicos;

b) monossílabos átonos;

c) oxítonas;

d) proparoxítonas.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – Monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s) e o(s), obedecendo a normas ortográficas, são acentuados.

Alternativa “b” – Não são monossílabos átonos. Se o fossem não receberiam acento.

Alternativa “c” – Esses vocábulos não são consi-derados oxítonos, pois são monossílabos.

Alternativa “d” – Somente vocábulos trissílabos ou polissílabos podem ser proparoxítonos e só assim são acentuados.

03. (AOCP – Soldado PM da Polícia Militar – RS/2009) Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que teve sua acentuação alterada de acordo com a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa.

a) Século

b) Prisões

c) Frutífero

d) Atômico

e) Conseqüente

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – “Consequente”, de acordo com a Reforma Ortográfica da Língua Por-tuguesa, teve sua grafia alterada com a supressão o sinal gráfico do trema.

Alternativa “a” – Século – proparoxítona, não teve sua acentuação alterada com a Reforma Orto-gráfica da Língua Portuguesa.

Alternativa “b” – Prisões – plural de prisão, não há motivo para mudar o uso do sinal gráfico “til”.

Alternativa “c” – Frutífero – proparoxítona, não teve sua acentuação alterada com a Reforma Orto-gráfica da Língua Portuguesa.

Alternativa “d” – Atômico – proparoxítona, não teve sua acentuação alterada com a Reforma Orto-gráfica da Língua Portuguesa.

A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS E DAS IDEIAS DO TRECHO, JULGUE

O ITEM A SEGUIR.

“...decidiu estrear 2008 como o primeiro do país, após mais de três décadas, a banir a pena de morte. A abolição foi aprovada pela assembleia legislativa por 44 votos a 36. Para os legisladores, foi um voto de pouco risco político, pois 51% da população já haviam manifestado sua preferência pela prisão perpétua sem sursis. Ademais, o voto estava ancorado em um estudo de 100 páginas, ...” Piauí, n,° 16, ano 2, jan,/2008, p, 70 (com adaptações).

04. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – AC/2008) Nas palavras “país”, “político”, “prefe-rência”, “perpétua” e “páginas”, o acento é decisivo para a determinação do sentido dos vocábulos, uma vez que, sem acento, tais palavras, mesmo estando escritas de acordo com a norma culta, teriam outro significado.

|COMENTÁRIOS|.

Errado – Nem todos os vocábulos aqui citados têm significados diferentes se usados com ou sem acento. Apenas três deles têm essa característica:

– País (território em que vive um povo ou uma nação) – Pais (genitores, o pai e a mãe de uma pessoa);

– Perpétua (permanente, duradouro) – Perpe-tua (verbo “perpetuar” conjugado na 3ª pes-soa do singular – Presente do Indicativo – “Ele perpetua”;

Page 12: 1413 leia algumas paginas

Português 755

– Páginas (cada um dos lados de uma folha) – Paginas (verbo “paginar” conjugado na 2ª pes-soa do singular – Presente do Indicativo – “Tu paginas”.

Já os outros dois vocábulos têm apenas um sig-nificado e devem estar, segundo as normas cultas, acentuados:

– Político (toda proparoxítona é acentuada);

– Preferência (proparoxítonas terminadas em ditongo crescente são acentuadas).

EM RELAÇÃO AO TRECHO ABAIXO, JULGUE O ITEM A SEGUIR.

“[...] Alterações na legislação têm sido feitas para endurecer penas, erguem-se prisões de segurança máxima...” O Globo, Editorial, 4/8/2008 (com adap-tações).

05. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – CE/2008) A retirada do acento gráfico na forma verbal “têm” implica erro de concordância verbal no parágrafo.

|COMENTÁRIOS|.

Certo Nota dos autores: Questão de acentuação

(acento diferencial) e concordância.

Sim, implica erro gramatical uma vez que se trata de acento diferencial: usa-se o acento circunflexo para o plural e não se usa acento para o singular = (ela) tem (singular) e (elas) têm (plural).

06. (PM-PB – Soldado PM da Polícia Militar – PB/2008) Marque a alternativa em cuja frase não tem sílaba tônica idêntica à palavra em destaque do enunciado a seguir: “Quem disse que alguma coisa é impossível?”

a) “Santos Dumont foi o primeiro homem [...] impulsionado por um motor aeronáutico”.

b) “[...] desenvolveu um óleo combustível mais limpo”

c) “O que é necessário para transformar o não em sim?”

d) “E quando o problema parece ser solúvel?”

e) “Foi a primeira empresa privada a produzir petróleo.”

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – O termo “aero-náutico” é acentuado por ser proparoxítona e

“impossível” o é por ser paroxítona terminada em “l”. Fácil, não?

Alternativa “b” – “combustível” leva acento por ser paroxítona terminada em “l”.

Alternativa “c” – “necessário” leva acento por ser paroxítona terminada em ditongo. Guarde na memória.

Alternativa “d” – “solúvel” – Também paroxí-tona terminada em “l”.

Alternativa “e” – “petróleo” – Paroxítona termi-nada em ditongo.

2. ORTOGRAFIA

Aconselhável ter um dicionário atualizado (Dicio-nário digital Aulete) para consulta. Surgindo palavras desconhecidas, pesquise-as e anote o significado. Como uma palavra pode possuir vários sentidos, veja qual se encaixa no contexto, pois é preciso aprender a desvendar as palavras.

07. (PM-MG – Soldado PM da Polícia Militar – MG/2013) Assinale a alternativa em que TODAS as palavras foram grafadas CORRETAMENTE:

a) intrugice, vicissitude, revezes

b) grizar, chale, toesa

c) xarque, herege, ascessível

d) haurir, rebotalho, buliçoso

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “d” – haurir, grafia correta, significa “sorver”; rebotalho, grafia correta, significa “ninharia”, “refugo” e buliçoso, grafia cor-reta, significa “irriquieto”.

Alternativa “a” – Corrigindo: intrujice, com j; vicissitude, grafia correta, e reveses, com s de revés.

Alternativa “b” – Corrigindo: Grisar, com s de gris = tornar gris = cinza azulado.

Alternativa “c” – charque, é com ch; herege, grafia correta, e acessível, sem o primeiro s.

TRECHO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO.

(...) E, no entanto a palavra, a palavra escrita especialmente, continua sendo estupendo meio de comunicação. Deixa-se um bilhete para um colega de trabalho dizendo “Fui para casa”, e vazado nesses termos, com o uso dessas três singelas palavrinhas, será sem dúvida de entendimento mais fácil e uní-voco do que se desenhar uma casinha de um lado, um hominho de outro, e uma flecha indicando o

Page 13: 1413 leia algumas paginas

756 Duda Nogueira e Saulo Nogueira

movimento de um para a outra. Vivemos um tempo de culto da imagem. Esquece-se o valor inestimável da palavra. (...)

TOLEDO, Roberto Pompeu de. Ensaio. Revista Veja, 25 jun. 1997. Abril S.A.

08. (PM-MG – Soldado PM da Polícia Militar – MG/2013) Leia:

“... e vazado nesses termos...”

Assinale a alternativa em que o termo em des-taque pode ser substituído por outro de igual valor:

a) Moldado

b) Lançado

c) Despejado

d) Oportuno

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – Moldado é o termo que melhor se adéqua; remete à expressão “vazar no molde” que significa “tomar forma”, “adap-tar-se”

Alternativa “b” – “Lançado” não dá o sentido correto do contexto.

Alternativa “c” – “Despejado” não tem o mesmo valor semântico.

Alternativa “d” – “Oportuno” indica uma condi-ção diversa do texto.

TRECHO PARA AS PRÓXIMAS QUESTÕES.

(...) As recompensas do policiamento preditivo podem ser reais, mas seus perigos também o são. A polícia precisa sujeitar seus algoritmos a um rigoroso exame externo e enfrentar a questão das distorções implícitas que carreguem.

(Evgeny Morozov, tradução de Paulo Migliacci, www1.folha.uol.com.br, 23.07.2012. Adaptado)

09. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) O termo rigoroso, em destaque, tem sentido oposto ao de

a) exato.

b) acurado.

c) superficial.

d) irrepreensível.

e) minucioso.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “c” – Rigoroso: que tem ou manifesta rigor, que não admite erro, deslize etc.; EXIGENTE; INFLEXÍVEL; SEVERO. Oposto: super-ficial.

Alternativa “a” – Totalmente preciso; rigoroso ao máximo em cálculo, medição, definição etc.

Alternativa “b” – Feito com capricho, cuidado, rigor.

Alternativa “d” – Que não merece ser repreen-dido ou censurado; CORRETO, PERFEITO.

Alternativa “e” – Feito com grande cuidado e atenção; CUIDADOSO; METICULOSO.

10. (VUNESP – Soldado PM da Polícia Militar – SP/2013) O termo implícitas, em destaque, é empregado com o sentido de

a) subentendidas.

b) significativas.

c) persistentes.

d) evidenciadas.

e) agravantes.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – Implícita: que não está claro, mas fica subentendido.

Alternativa “b” – Que significa, que exprime algo claramente.

Alternativa “c” – Que revela persistência; que persiste; DURADOURO; CONTÍNUO.

Alternativa “d” – Que se evidenciou: tornar(-se) evidente, patente, manifesto.

Alternativa “e” – Que agrava, que aumenta a gravidade de um ato ou situação.

COM RELAÇÃO À GRAFIA E A ASPECTOS MORFOS-SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS DO TEXTO ABAIXO,

JULGUE O ITEM QUE SE SEGUE.

“A França enterrou seu soldado desconhecido embaixo do Arco do Triunfo, no centro de Paris. A Grã-Bretanha enterrou o seu na abadia de Westmins-ter. O soldado desconhecido da Itália jaz defronte ao monumento a Vítor Emanuel I, em Roma.”

Enciclopédia Delta Universal. Rio de Janeiro: Editora Delta, s/d, v. 13, p. 7.384 (com adapta-ções).

Page 14: 1413 leia algumas paginas

Português 757

11. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – CE/2012) No contexto em que ocorrem, as pala-vras “embaixo” e “defronte” podem ser substituí-das, respectivamente, por debaixo e enfronte, sem prejuízo ortográfico.

|COMENTÁRIOS|.

Errado – A substituição traria, sim, prejuízo gra-matical. Veja, abaixo, a definição e a diferença entre os vocábulos.

• Embaixo (advérbio) = em posição, localização (espacial) inferior em relação a algo. (Ex.: a sala de jogos fica embaixo, no porão).

• Debaixo (advérbio)= em lugar imediatamente mais abaixo e na mesma direção vertical que o de algo ou alguém acima. (Ex.: Ele mora no terceiro andar e ela no apartamento debaixo.)

• Defronte (advérbio) = em frente

• Enfronte = vocábulo inexistente na língua portuguesa.

12. (IESES – Soldado PM da Polícia Militar – SC/2011) Todas as alternativas apresentam a gra-fia correta das palavras, EXCETO uma, assinale-a:

a) extenção, fracasso, análise, fuzível, colizão

b) baixada, mochila, pesquisa, fuzilar, acessório

c) honradez, globalizar, espontaneidade, fuzila-mento, através

d) riqueza, traz, brasão, fuzil, globalizar

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – A grafia correta de todas as palavras é:

extensão – fracasso – análise – fusível – colisão

Alternativa “b”, “c” e “d” – todas as grafias estão corretas, como diz o próprio enunciado.

13. (IESES – Soldado PM da Polícia Militar – SC/2011) Assinale a alternativa que preenche cor-retamente todas as lacunas das seguintes frases, na ordem em que aparecem:

I. Pegamos a última __________ do cinema. (cessão/sessão)

II. O presidente _______________ a demissão do funcionário e este voltou ao local de traba-lho. (retificou/ratificou)

III. Cassaram-lhe o ___________ porque não soube exercê-lo condignamente. (mandado/mandato)

IV. Era _______________ a queda do ___________ político. (eminente/iminente)

V. O __________________ do instrumento atrasou o _______________ previsto para as 19h. (conserto/concerto)

a) sessão, retificou, mandato, iminente, emi-nente, conserto, concerto.

b) sessão, ratificou, mandado, eminente, imi-nente, conserto, concerto.

c) cessão, retificou, mandato, eminente, imi-nente, concerto, conserto.

d) cessão, ratificou, mandado, iminente, emi-nente, concerto, conserto.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – Vejamos as dife-renças entre os vocábulos semelhantes:

Cessão = ato de ceder, doar.

Sessão = cada apresentação de um espetáculo musical, teatral ou cinematográfico.

Pegamos a última sessão do cinema.

Retificar = reparar erros

Ratificar = confirmar

O presidente retificou a demissão do funcionário e este voltou ao local de trabalho.

Mandato = conjunto de poderes que um político recebe pelo voto para representar o povo em câma-ras legislativas ou governar município, estado, país etc., por um determinado período.

Mandado = ordem ou despacho escrito de auto-ridade judicial ou administrativa

Cassaram-lhe o mandato porque não soube exercê-lo condignamente.

Iminente = que está prestes a acontecer, pró-ximo, imediato.

Eminente = que ocupa ou está em posição ele-vada, importante.

Era iminente a queda do eminente político.

Concerto = audição pública de obras musicais de qualquer gênero, que podem ser executadas por instrumentistas, cantores, orquestras.

Conserto = ação ou resultado de consertar, repa-rar, ajustar.

O conserto do instrumento atrasou o concerto previsto para as 19h.

Alternativa “b”, “c” e “d” – respondidas na alternativa anterior.

Page 15: 1413 leia algumas paginas

758 Duda Nogueira e Saulo Nogueira

14. (IESES – Soldado PM da Polícia Militar – SC/2011) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em “A obscuridade cresce e a claridade dimi-nui” temos exemplos de antônimos nas pala-vras destacadas.

b) O corpo docente e o corpo discente são parô-nimos e significam professores e alunos, res-pectivamente.

c) Nas frases “Ganhei uma camisa de seda” e “É provável que a febre ceda” temos exemplos de homônimos homófonos.

d) Foi feito o senso 2010 e o bom censo preva-leceu nas respostas computadas. As palavras sublinhadas são homônimas perfeitas e signi-ficam contagem e discernimento, respectiva-mente.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “d” – Homônimos perfeitos são os vocábulos que têm tanto grafia como som idênticos, onde somente o contexto os diferenciará. Exemplos:

A manga é longa (parte de uma roupa: camisa, blusa, vestido)

A manga está verde. (manga = fruta)

Portanto, as palavras censo e senso não são homônimas perfeitas, mas sim homônimas homófo-nas (som idêntico/grafia diferente). E cada uma tem seu sentido próprio. Observe que, inclusive, as pala-vras foram utilizadas de forma inversa. Veja:

Censo = conjunto de dados a respeito da popu-lação de um lugar

Senso = característica de raciocínio sensato; siso.

Alternativa “a” – Correto. As palavras abaixo são antônimas. Compare:

Obscuridade = característica do que é obscuro; falta, privação de luz; trevas, obscurecimento.

Claridade =presença de luz; local ou ambiente iluminado.

Alternativa “b” – Parônimos são palavras que têm pronúncia e/ou grafia semelhantes à de outra palavra, embora o sentido seja diferente, como é o caso de “docente” (professor) e “discente” (aluno).

Alternativa “c” – Homônimos homófonos são palavras cujos sons são idênticos; no entanto, a gra-fia e sentido são diferentes. Veja

Ceda = verbo ceder conjugado no Presente do Subjuntivo;

Seda = tecido feito com fibra vegetal da seda (substância filamentosa segregada pela larva do bicho-da-seda).

TRECHO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO.

“[...] A Suíça, de fato, é um país de contos de fada onde tudo funciona, onde todos são belos, onde a vida parece uma pintura, um rótulo de chocolate. Mas falta uma ebulição que salve do marasmo. Retornando ao assunto: pessoas habitadas são aque-las possuídas por si mesmas, em diversas versões.”

(SANTOS, Joaquim Ferreira dos. (org.). 4s cem melhores crônicas brasileiras.

Rio de Janeiro: Objetiva. 2007. p. 324-5)

15. (ISAE – Soldado PM da Polícia Militar – AM/2011) Em “Mas falta uma ebulição que salve do marasmo”, o vocábulo assinalado pode ser substituído sem prejuízo do sentido original por:

a) vigor;

b) indiferença;

c) covardia;

d) fraqueza.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “b” – Marasmo = situação de quem é apático, indiferente; desânimo.

Alternativa “a” – Vigor = força física, energia, potência.

Alternativa “c” – Covardia = falta de coragem ou o comportamento que denota ou resulta dessa falta; medo.

Alternativa “d” – Fraqueza = estado ou caracte-rística daquele a quem falta força física; debilidade; fragilidade.

16. (IESES – Soldado PM da Polícia Militar – SC/2011) Assinale única alternativa que apresenta frase com valor conotativo.

a) O sol que brilha no firmamento me traz recor-dações de nosso encontro na praia.

b) O cão late nos fundos do quintal.

c) A menina pintou a cara de verde e amarelo.

d) Esta mulher é uma cobra, cuidado com ela.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “d” – Primeiro vamos relembrar:

Page 16: 1413 leia algumas paginas

Português 759

Denotativo = significado básico e objetivo de uma palavra, um signo, um símbolo etc., sem deriva-ções, sentidos figurados etc.

Conotativo = ideia ou sentimento que uma pala-vra ou coisa pode sugerir; significado suplementar que se atribui a uma palavra, expressão ou objeto, por se estabelecer algum tipo de associação com outras palavras, objetos e seres, ou outros contextos e situações, além daqueles presentes ou referidos diretamente.

Nesta alternativa estabeleceu-se uma relação de associação entre as atitudes maldosas da mulher com os malefícios causados pelo ataque de uma cobra. Aplicou-se, aqui, o sentido denotativo.

Esta mulher é uma cobra, cuidado com ela.

Alternativa “a” – Dizer que o sol brilha está de acordo com o sentido denotativo, ou seja, o sentido que o dicionário atribui aos vocábulos.

Alternativa “b” – O verbo latir é uma ação atri-buída ao cão, no seu sentido real.

Alternativa “c” – A menina pintou a cara equi-vale dizer que ela passou tinta na cara. Isso é o sen-tido denotativo das palavras”.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO.

“Talvez tenha acabado o verão. Há um grande vento frio cavalgando as ondas, mas o céu está limpo e o sol é muito claro. Duas aves dançam sobre as espumas assanhadas. As cigarras não cantam mais. Talvez tenha acabado o verão.

Estamos tranquilos. Fizemos este verão com paciência e firmeza, como os veteranos fazem a guerra. Estivemos atentos à lua e ao mar; suamos nosso corpo; contemplamos as evoluções de nossas mulheres, pois sabemos o quanto é perigoso para elas o verão.”

(Rubem Braga: O desaparecido, in A traição das elegantes. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1967.)

17. (IESES – Soldado PM da Polícia Militar – SC/2010) Uma palavra pode ser empregada em seu sentido denotativo (comum, objetivo, como consta nos dicionários) ou conotativo (figurado, simbólico, dependendo do contexto em que se encontra). Lembrando isso, assinale a alternativa ERRADA.

a) Em Meu cão Faruk é um boxer, a palavra cão foi empregada em sentido denotativo.

b) A expressão caras pintadas, em Admiro os caras pintadas, jovens que pintam o rosto de verde e amarelo e organizam passeatas de protesto em alguns cantos do país, é denota-tiva.

c) Em Meu chefe Faruk é um cão, a palavra cão foi empregada em sentido conotativo.

d) A linguagem do texto de Rubem Braga é pre-dominantemente denotativa.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “d” – Não, o texto apresenta também passagens de linguagem conota-tiva, ou seja, aquela usada no sentido figurado. Veja trechos abaixo:

“...vento frio cavalgando as ondas...”

“...aves dançam...”

“...espumas assanhadas...”

“...fizemos este verão...”

Alternativa “a” – Sim, a palavra “cão” está sendo usada em seu sentido literal, denotativo. Segundo a definição do Dicionário Aulete Digital: “cão = desig-nação dada a várias espécies de canídeos (algumas selvagens, outras domesticáveis) semelhantes ao cão doméstico (cão selvagem)”.

Alternativa “b” – Sim, a expressão é denotativa: rostos pintados nas cores verde e amarela.

Alternativa “c” – Sim, a palavra “cão” foi empre-gada no sentido conotativo, significado que o chefe é bravo, um indivíduo perverso.

COM BASE NO TEXTO, JULGUE O ITEM A SEGUIR.

Eleições no mundo todo são feitas somente com o voto a favor e não há como distinguir a democra-cia da ditadura, pois esta também permite o voto a favor.

Milton Nogueira. Voto a favor, voto contrário.Internet: <www.cartacapital.com.br>(com adapta-ções).

18. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – ES/2010) Os vocábulos “democracia” e “ditadura” são antônimos.

|COMENTÁRIOS|.

Certo – Exatamente. Os vocábulos são antôni-mos, de acordo com as definições abaixo:

Democracia = sistema ou regime que se baseia na ideia da soberania popular e na distribuição equi-

Page 17: 1413 leia algumas paginas

760 Duda Nogueira e Saulo Nogueira

librada do poder, e que se caracteriza pelo direito ao voto, pela divisão dos poderes e pelo controle dos meios de decisão e execução.

Ditadura = forma de governo em que o Poder Executivo é soberano sobre o Legislativo e o Judiciá-rio, e é detido por um grupo que se perpetua autori-tariamente no poder.

19. (FUNCAB – Soldado PM da Polícia Militar – GO/2010) Uma das frases abaixo foi utilizada em sentido conotativo. Indique-a.

a) “Afinal, esses novatos carregarão um fardo e tanto: ser o embrião de uma Polícia Militar honrada, que inspire e orgulhe o cidadão carioca.”

b) “Muitos falam outros idiomas, moram na Zona Sul da cidade e já tiveram, em maior ou menor grau, experiência internacional.”

c) “Bruno Drummond Andrade, 24 anos, cursa o 8° período de pedagogia na Uerj, é fluente em espanhol e se orgulha de ser parente distante do poeta Carlos Drummond de Andrade.”

d) “Para surpresa de parentes e amigos, no entanto, o trio contrariou todas as expectati-vas e escolheu ser... policial militar.”

e) “Em teoria, os novos soldados terão passado pelo mais exaustivo e completo treinamento na história da PM.”

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a”

Nota dos autores: Questão de ortografia e semântica.

– A frase se serve de pelo menos dois segmen-tos conotativos: “um fardo e tanto” conota-ção de “grande responsabilidade” e “ser o embrião” conotação de “ser a origem”.

Dica

Denotação: sentido do dicionário; conotação: sentido figurado, metafórico.

Alternativa “b” – Nesta frase não há nenhum termo ou expressão no sentido conotativo.

Alternativa “c” – Também nesta frase, não há termos translatos, com sentido subentendido.

Alternativa “d” – Todos os termos empregados no sentido original.

Alternativa “e” – Idem alternativas “b”, “c” e “d”.

20. (FCC – Soldado PM da Polícia Militar – BA/2009) Todas as palavras estão escritas corre-tamente em:

a) O dezempenho musical depende não só de treino, mas também de uma disposição cere-bral apta a capitar sons.

b) Em suas pesquisas, cientistas vizualisam uma espécie de orquestração do cérebro a partir da susseção de sons musicais.

c) O fascínio exercido pela música é explicado pelas conexões cerebrais que ativam as áreas envolvidas na sensação de prazer.

d) A assossiação entre pesquisas no campo da neurologia e refinados modelos de computa-dor das redes de neurônios levou a descober-tas sobre a produção artistica.

e) Algumas áreas do cérebro mostram atividade mais intença diante da beleza de quadros espostos numa galeria, enquanto outras pre-param o corpo para fugir do grotesco.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “c” – Neste segmento há palavras que muitas vezes apresentam dificul-dade, mas aqui estão todas grafadas corretamente.

Alternativa “a” – Corrigindo: desempenho é com s e captar não tem i. Só na “capitar federar”, – cuidado!

Alternativa “b” – Corrigindo: visualizam escre-ve-se com s de visão, de visual, de visualizar. Houve uma inversão marota.

Alternativa “d” – Corrigindo: Associação (lem-bre-se de sócio) entre (...) e refinados modelos (...) levaram a descobertas (...) artísticas. (acento agudo em proparoxítonas). O sentido é meio que compro-metido, mas tem que se escrever corretamente.

Alternativa “e” – Corrigindo: Algumas áreas do cérebro (...) mais intensa diante (...) de quadros expostos numa galeria (...).

21. (CONUPE – Soldado PM da Polícia Militar – PE/2009) Assinale a alternativa que NÃO apre-senta erro de ortografia.

a) O novo diretor será empossado derrepente.

b) Ela agiu prazeirosamente e não quis dizer o porquê.

c) O meretíssimo solicitou que fechassem o abrigo imediatamente.

Page 18: 1413 leia algumas paginas

Português 761

d) Sempre foi um impecilho aquela cadeira de rodas.

e) O requerimento do aluno foi deferido.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – Em “O requeri-mento do aluno foi deferido” não se apresenta erro de ortografia.

Alternativa “a” – Perigo de “derrapar”. O novo diretor será empossado de repente.

Alternativa “b” – Ela agiu prazerosamente e não quis dizer o porquê. Talvez de vergonha.

Alternativa “c” – O meritíssimo (de mérito) solicitou que fechassem o abrigo imediatamente.

Alternativa “d” – Sempre foi um empecilho (de empecer, não de impedir) aquela cadeira de rodas.

Trecho para a próxima questão.

(...) O Brasil já se mostrou capaz de resolver pro-blemas aparentemente insolúveis. Venceu a inflação supersônica, na década passada, para se tornar uma liderança entre as economias emergentes deste iní-cio do século XXI;(...)

(Por Ronaldo França. Revista Veja. Edição 2141 – ano 42 – n° 48 – de 2 de dezembro de 2009 – p. 156)’

22. (Soldado PM da Polícia Militar – PI/2009) Quanto ao sentido, a palavra “insolúveis” equivale a:

a) “sem soluções”;

b) “sem condições”;

c) “inviáveis”;

d) “impossíveis”;

e) “inevitáveis”.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – A palavra inso-lúveis é formada por solúvel [que pode resolver] acrescida do prefixo de negação “in” que passa a significar sem soluções.

Alternativa “b” – “sem condições” não equivale a “sem soluções” ou “insolúveis”.

Alternativa “c” – “inviáveis” quer dizer “não viá-vel”, portanto não equivale a “insolúveis”.

Alternativa “d” – “impossíveis” equivale a “não possível”, não é o mesmo que “insolúveis”.

Alternativa “e” – “inevitáveis” é igual a “que não se podem evitar” e não equivale a insolúveis.

23. (AOCP – Soldado PM da Polícia Militar – RS/2009) Assinale a alternativa correta. Em “...deixando para trás um governo desastroso cujo balanço é um desserviço completo...”, o sentido atribuído à expressão destacada é o de

a) falta de serviço.

b) mau serviço.

c) abuso de serviço.

d) excesso de serviço.

e) deficiência de serviço.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “b” – Desserviço composto do prefixo “des-” (= negação) + serviço, o que significa mau serviço.

Alternativa “a” – não significa falta de serviço.

Alternativa “c” – abuso de serviço tem outra conotação não condizente com o texto.

Alternativa “d” – Da mesma forma, excesso de serviço tem outra conotação, não condizente com o texto.

Alternativa “e” – deficiência de serviço é falta de serviço e não assinala mau serviço.

24. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – ES/2009) “O único mal que a lei seca pode causar à segurança no trânsito é deixar de ser cumprida. Infelismente, isso vêm ocorrendo constante-mente.” (adaptado de A Gazeta (ES), “Edito-rial”, 4/1/2009). Julgue se está gramaticalmente correto.

|COMENTÁRIOS|.

Errado – A ortografia correta é “infelizmente”. Perceba que se trata de uma palavra derivada de “infeliz” que, por sua vez, deriva de “feliz”. Ambas escritas com “z”. Portanto, a derivação também deve ser escrita com “z”.

25. 32 – (CONUPE – Soldado PM da Polícia Mili-tar – PE/2009) Faça a correspondência entre as colunas, preenchendo corretaMENTE as lacunas.

Page 19: 1413 leia algumas paginas

762 Duda Nogueira e Saulo Nogueira

Rodrigo, você fez isso, ________________?

Foram muitas as dificuldades _______ passei.

Nâo ficamos sabendo o ________ da resposta.

Estamos muito felizes ________ você venceu.

1. por que

2. porque

3. porquê

4. por quê

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) 4 – 1 – 3 – 2.

b) 2 – 2 – 4 – 2.

c) 1 – 4 – 3 – 4.

d) 1 – 1 – 1 – 1.

e) 4 – 1 – 4 – 1.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “a” – O emprego dos “porquês” é assunto tratado pela Fonologia, que estuda as características linguísticas do sistema de sons de uma língua. Veja abaixo quadro resumo:

Rodrigo, você fez isso, por quê?

Foram muitas as dificuldades por que passei.

Não ficamos sabendo o porquê da resposta.

Estamos muito felizes porque você venceu.

Forma Emprego Exemplos Definição

Por que

Em frases interrogativas (dire-tas e indiretas)

Em substituição à expressão “pelo qual” (e suas variações)

Por que ela viajou? (interrogativa direta) Falem-me por que ela via-jou. (interrogativa indireta)

As escolas por que passamos estavam destruídas.(por que = pelas quais)

Preposição (por) + pronome relativo (que)

Por quê No final de frases Vocês estão tristes por quê? A menina não foi não sei por quê.

Devido à posição final na frase, o monossílabo “que”passa a ser tônico, e deve ser acentuado.

Porque Em frases afirmativas e em res-postas Fui à aula porque haveria prova. Conjunção (equivale a pois, já,

que, como, uma vez que)

Porquê Como substantivo Não entendo o porquê de seu ausência.

Representa um substantivo. Sig-nifica “causa”, “razão”, “motivo” e surge acompanhada de pala-vra determinante (artigo).

Alternativa “b”, “c”, “d” e “e” – respondidas na alternativa anterior.

26. (PM-PB – Soldado PM da Polícia Militar – PB/2008) Observe as proposições a seguir e preencha adequadamente, fazendo a correspondência numérica.

(1) Estamos aguardando o resultado da prova _____ de duas semanas. ( ) A CERCA

(2) Fiquei sabendo da festa. ( ) CERCA DE

(3) 30 pessoas ficaram doentes. ( ) HÁ CERCA DE

(4) do quintal foi feita de pau a pique. ( ) ACERCA

Marque a alternativa CORRETA.

Page 20: 1413 leia algumas paginas

Português 763

a) 1 3 4 2

b) 3 4 2 1

c) 2 1 3 4

d) 4 3 1 2

e) 2 1 4 3

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “d”

(4) A CERCA do quintal foi feita de pau a pique.

(3) CERCA DE 30 pessoas ficaram doentes.

(1) Estamos aguardando o resultado da prova HÁ CERCA de duas semanas.

(2) Fiquei sabendo ACERCA da festa.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

O veterano Domingos Oliveira, descolado diretor de cinema e teatro, confessou certa vez que apenas a presença de duas pessoas o deixava completamente desconcertado: a de Fernanda Montenegro e a de Chico Buarque, para ele, dois monstros sagrados. Diante deles, nunca sabia o que dizer.

(ZAPPA, Regina. Chico Buarque: para todos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999)

27. (PM-RJ – Soldado PM da Polícia Militar – RJ/2008) Assinale a palavra que tem significado equivalente ao da sublinhada em “O veterano Domingos de Oliveira...”.

a) Sincero

b) Invejoso

c) Ingênuo

d) Sensível

e) Experiente

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – Experiente tem significado equivalente a veterano, que há muito tempo atua na atividade em questão.

Alternativa “a” – “Sincero” significa leal e não equivale a veterano no texto.

Alternativa “b” – “Invejoso” não significa vete-rano.

Alternativa “c” – Dificilmente um veterano será “ingênuo”.

Alternativa “d” – Nem sempre um veterano é “sensível” e não é o caso no texto.

TEXTO

Ando com a minha cabeça já pelas tabelas

Claro que ninguém se toca com minha aflição

Quando vi todo mundo na rua de blusa amarela

Eu achei que era ela puxando um cordão

(Chico Buarque – Pelas tabelas)

28. (PM-RJ – Soldado PM da Polícia Militar – RJ/2008) Em “Ando com a minha cabeça já pelas tabelas”, a expressão destacada só pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) ponderado

b) equilibrado

c) tranquilo

d) despreocupado

e) atordoado

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – Atordoado, que significa aturdido, é o termo correto para substituir a expressão “com a minha cabeça já pelas tabelas”.

Alternativa “a” – ponderado, ou sensato não substitui a expressão destacada.

Alternativa “b” – equilibrado, ou prudente, moderado não substitui a expressão destacada.

Alternativa “c” – tranquilo, ou sereno, manso não substitui a expressão destacada.

Alternativa “d” – despreocupado, ou livre de preocupação, não substitui a expressão destacada.

29. (PM-RJ – Soldado PM da Polícia Militar – RJ/2008) “Você era a mais bonita/ das cabrochas dessa ala/ Você era a favorita/ onde eu era mestre--sala...” (Chico Buarque – Quem te viu, quem te vê)

O vocábulo “cabrochas” é escrito corretamente com ch: que palavra também é grafada com o mesmo dígrafo?

a) En...aqueca

b) En...ada

c) En...oval

d) En...ame

e) En...ente

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – Derivada de “cheio”, a palavra “enchente” é grafada correta-mente com “ch”.

Page 21: 1413 leia algumas paginas

764 Duda Nogueira e Saulo Nogueira

Alternativa “a” – Enxaqueca.

Alternativa “b” – Enxada.

Alternativa “c” – Enxoval.

Alternativa “d” – Enxame.

3. PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

Caso seja necessário, leia as dicas no final do capí-tulo.

30. (CESPE – Soldado PM da Polícia Militar – ES/2010) A formação dos vocábulos “lamentavel-mente” e “plenamente” ocorre de maneira idên-tica: a partir do acréscimo do sufixo – mente a um adjetivo.

|COMENTÁRIOS|.

Certo – Sufixos são elementos isoladamente insignificativos que, acrescentados a um radical, for-mam nova palavra. A sua principal característica é mudar a classe gramatical da nova palavra. Na Língua Portuguesa, existe apenas um único sufixo adverbial: “-mente”, derivado do substantivo feminino latino mens, mentis que pode significar «a mente, o espírito, o intento». Este sufixo juntou-se a adjetivos, na forma feminina, para indicar circunstâncias, especialmente as de modo. Exemplos:

lamentavel-mente, plena-mente, altiva-mente, brava-mente, bondosa-mente

31. (UNEMAT – Soldado PM da Polícia Militar – MT/2009) Os vocábulos “covardia” e “terrorismo” são formados pelo processo de:

a) recomposição.

b) hibridismo.

c) aglutinação.

d) justaposição.

e) sufixação.

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – Ambos os vocá-bulos são formados por sufixação: “covardia”, por “covarde” + sufixo grego “ia” (qualidade, estado) e “terrorismo” formado por “terror” + sufixo “ismo”, do grego “ismos” que dá sentido de “doutrina”, “escola”.

Alternativa “a” – O termo correto seria “compo-sição”.

Alternativa “b” – Hibridismo ocorre quando o vocábulo é formado por elementos originários de

idiomas, ou línguas diferentes, ex.: “burocracia” = Francês e grego.

Alternativa “c” – Na aglutinação há alteração fonética, ex.: “planalto”.

Alternativa “d” – Justaposição é decorrente da junção de dois radicais, sem alterar a fonética, ex.: “girassol”.

32. (PM-RJ – Soldado PM da Polícia Militar – RJ/2008) A palavra “historiador” só NÃO é for-mada pelo mesmo processo verificado em:

a) historicismo

b) historieta

c) historinha

d) historicidade

e) historiografia

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “e” – “historiador” é formada por derivação sufixal, ou sufixação = his-toria + sufixo dor e, “historiografia” é formada por composição, no caso, justaposição = radical história + outro radical grafia.

Alternativa “a” – historicismo de histórico + ismo = tal como “historiador” – radical mais sufixo.

Alternativa “b” – historieta = história + sufixo diminut. “eta” tal como “historiador”.

Alternativa “c” – historinha = história + sufixo diminut. “inha” da mesma forma que “historiador”.

Alternativa “d” – historicidade, formada tam-bém por sufixação, “historic” + sufixo de qualidade “idade”.

33. (PM-RJ – Soldado PM da Polícia Militar – RJ/2008) “O segundo me chegou/ Como quem chega do bar/ Trouxe um litro de aguardente/ Tão amarga de tragar...” (Chico Buarque – Teresinha)

Quanto ao processo de formação, a palavra “aguardente” é classificada do mesmo modo que:

a) amoroso

b) deslealdade

c) planalto

d) realismo

e) pedreiro

|COMENTÁRIOS|.

Alternativa correta: letra “c” – A palavra “aguardente” é formada por aglutinação de água