15/10/2011 jornal semanário

72
Polícia ocupa Eucaliptos www.jornalsemanario.com.br BENTO GONÇALVES Sábado 15 DE OUTUBRO DE 2011 ANO 45 . N°2764 R$ 2,50 Página 34 CERCO AO TRÁFICO IMPASSE COM A ARGENTINA Atraso em exportações gera temor Página 20 Susepe apresenta projeto reformulado Novo presídio Reunião com autoridades municipais ocorre na segunda-feira, 17 Página 8 Página 37 FUTEBOL AMADOR Flamengo garante vaga SERVIÇOS Fim da greve dos Correios Página 19 Página 38 FOTOS FELIPE ZIBELL GUSTAVO BOTTEGA TIRO AO PRATO Bento é o Brasil no Pan

Upload: jornal-semanario

Post on 08-Mar-2016

304 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2764 - 15/10/2011 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: 15/10/2011 Jornal Semanário

Polícia ocupa Eucaliptos

www.jornalsemanario.com.br

BENTO GONÇALVES

Sábado15 DE OUTUBRO DE 2011

ANO 45 . N°2764R$ 2,50

xxxxx

Página 34

CERCO AO TRÁFICO

IMPASSE COM A ARGENTINA

Atraso em exportaçõesgera temor Página 20

Susepe apresenta projeto reformulado

Novo presídio

Reunião com autoridades municipais ocorre na segunda-feira, 17 Página 8

Página 37

FUTEBOL AMADOR

Flamengo garante vaga

SERVIÇOS

Fim da grevedos Correios

Página 19

Página 38

FOTO

S FE

LIPE

ZIB

ELL

GU

STAV

O B

OTTE

GA

TIRO AO PRATO

Bento é o Brasil no Pan

Page 2: 15/10/2011 Jornal Semanário

Pequeno passo contra o crimeEDITORIAL

A operação realizada pelas polícias civil e militar realizada no feriado do Dia das Crianças, no bairro Eucaliptos, além de representar um duro golpe contra o tráfico de entorpe-centes na cidade, trouxe à tona, novamente, a questão: com

ações enérgicas e pla-nejadas em conjunto, as autoridades da se-gurança pública têm condições de manter a grande maioria destes elementos responsá-

veis pela disseminação das drogas fora de circulação? A pergunta não é, e nunca foi, tão simples como parece.

De um lado estão forças policiais que nem sempre podem desfrutar das melhores condições de trabalho. Com efetivo

geralmente atuando em déficit do que seria o número ideal de agentes, muitas vezes enfrentando o crime com equipamen-tos obsoletos. De outro, bandidos cada vez mais organizados, agindo em verdadeiras corporações criminosas que estendem suas ramificações de forma quase inalcançável pela Justiça.

No meio dessa eterna guerra, estão muitas comunidades acuadas que normalmente não se veem seguras para denun-ciar o que testemunham e o que as faz vítimas. O que as faz mudar de atitude é justamente a certeza de que a sensação de segurança não será passageira.

É assim aqui, e é assim em qualquer lugar.Por mais que tenha sido um belo exempo de combate ao

crime, a operação desencadeada na quarta-feira é apenas mais um passo na luta contra a bandidagem. Um pequeno passo de uma grande caminhada.

A operação desencadeada na quarta-feira é apenas mais um passo na luta contra a bandidagem. Um pequeno passo de uma grande caminhada.

A conhecida CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) data de 1943, quase setenta anos se passaram. Não é necessário dizer muito para de-monstrar a sua desatualização em razão da evo-lução da economia e situações políticas as mais variadas ocorridas no mundo e no Brasil em par-ticular, no decorrer destes anos. A Constituição de 1988 contém um elenco de dispositivos que estão aguardando por regulamentação desde que foi promulgada. A inércia dos legisladores – leia-se Congresso Nacional – e as demandas da sociedade têm levado o STF (Supremo Tribunal Federal) a se pronunciar sobre questões penden-tes de regulamentação no texto constitucional. É o que estava para acontecer com o chamado aviso prévio “proporcional ao tempo de serviço, nos termos da lei”, conforme previsão do inciso XXI, do artigo 7° da Constituição Federal. O aviso prévio de 30 dias é direito assegurado na Constituição, mas o proporcional ao tempo de serviço estava sem regulamentação. Além deste inciso, outros existem aguardando regulamenta-ção, cabendo aqui breve destaque para o inci-so XXIII – “adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei”. Convém observar, que as ativida-des insalubres e perigosas encontram-se defini-das e regulamentadas no âmbito da CLT. Mas o que desejam os Sindicatos é que o adicional de insalubridade incida não sobre o salário mínimo, mas sim sobre o salário contratual ou sobre o piso da categoria. Já com relação ao que seria

“atividades penosas”, não custa imaginar o que virá pela frente.

Tomando como exemplo o caso do aviso pré-vio é conveniente recomendar aos meios em-presariais e segmentos esclarecidos do mundo sindical, que tomem a dianteira deste debate; para fazer acontecer uma séria revisão da Legis-lação Trabalhista e Sindical, evitando que apenas o governo e o congresso nacional comandem o espetáculo, como acaba de acontecer com o aviso prévio. O cenário que temos hoje é uma calamidade, mas pode piorar.

Em diversas oportunidades já abordei a ur-gente necessidade de rediscutir a cultura das

relações de trabalho, pois não são leis como esta das novas regras do aviso prévio que efe-tivamente vão diminuir a rotatividade e contri-buir para melhorar a precariedade das relações de trabalho. Aliás, esta regulamentação do avi-so prévio, é uma clara demonstração de uma lei fora do contexto da realidade econômica e social, desagrada o mundo empresarial e aos empregados, especialmente aquele empregado que tem experiência e melhor qualificação. Hoje o Brasil tem um elevado déficit de gente mi-nimamente capacitada para quase tudo, sendo normal que os trabalhadores com melhor qua-lificação e experiência, busquem novas oportu-nidades. A penalização para evitar as demissões, já faz tempo, não inibe a ocorrência do fenô-meno. Vejam o exemplo da multa do FGTS e guia do seguro desemprego. Há um contingente de trabalhadores que já se aculturou nesse jogo de entrar e sair do emprego. Aliás, estão sendo investigadas aqui no RS empresas que foram criadas para fraudar o seguro desemprego. A garantia de emprego para a gestante, não se diga que seja desnecessária, mas da forma como está concebida, é muitas e muitas vezes um fator inibidor para as boas relações de trabalho e há as clássicas situações das jovens trabalhadores e da precoce gravidez, buscando a garantia de emprego ao abrigo da norma constitucional, até quando a gravidez foi contraída na vigência do contrato de experiência.

Temos aqui breves pinceladas desta complexa situação, apenas para demonstrar que é urgente que ocorra uma mobilização de todos, mas em especial de empresários e parcelas lúcidas do mundo sindical, para que se faça uma revisão criteriosa de toda a legislação trabalhista e sindi-cal, do contrário vamos continuar criando mais e mais monstros; que somados aos que temos, não será possível dimensionar o que virá pela frente.

O texto para esta seção deve conter 2.500 caracteres, incluindo espaços, e ser enviado para [email protected]

Aviso prévio de até 90 dias!

Uma incursão por mês da Polícia Civil e Brigada Militar, como a que foi feita nos Eucaliptos, e o problema das drogas não sofreria sensível redução?

Envie a sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

A pergunta quenão quer calar

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Seja amigo no Facebook:Jornal-Semanário

Leia também no nosso site: www.

jornalsemanario.com.br

Semanário na internet

GETÚLIO LUCAS DE ABREU ADVOGADO

Sábado, 15 de outubro de 20112 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETORHENRIQUE ALFREDO CAPRARA

GERENTEHenrique Antônio Frâncio

GESTORESFelipe Dall’Igna

Mateus Mezzaroba

EDITOR RESPONSÁVELHenrique Alfredo CapraraRegistro Prof. DRT 3321

REPÓRTERESAnderson Carpes

Eveline PoncioFelipe Zibell

Gustavo BottegaJorge Bronzato Jr.

Maikeli AlvesMarcilei RossiNoemir Leitão

Tomaz dos Santos

DIAGRAMADORESNoeli Ogrodoski

Pricila PicciniRobson Berlatto Oliveira

COLUNISTAS/COLABORADORESAdelgides Stefenon

Antônio FrizzoAssunta De Páris

Denise Da RéGetulio Lucas de Abreu

Itacyr GiacomelloLuís Antônio Ferrarini

COORDENADORAJussara Konrad

EVENTOSRainha Indústria e Comércio

Mérito Grandes LíderesCampeões da Preferência

Talentos

COORDENADORLuiz Everson Inácio

FALE COM A GENTETelefones:

Central/Fax: 3455.4500Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Circulação: 3452.2686 / 8408.4644

3455.4500

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.br

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabilizapor conceitos emitidos em artigosassinados e não devolve originais

que não foram publicados.

Representante em Porto AlegreGrupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

Page 3: 15/10/2011 Jornal Semanário

Da Redação [email protected]

Como você classifica o atendimento no comércio de Bento?

TrêsPontos...

“Não tenho do que reclamar, pois sempre fui muito bem atendida em lojas e no co-mércio em geral

onde comprei, o nível é exce-lente sob todos os aspectos”. Cláudia Vargas Dias, 45 anos, dona de casa, moradora do bairro Ouro Verde.

“Acho regular o atendimento, porém penso que poderia ser melhor, já que está faltando mais treinamen-

tos, até porque opções são va-riadas no ramo do comércio”. Elbio Studer, 37 anos, co-merciante, morador do bairro Ouro Verde.

“Os horários são bons, po-rém acho que ainda falta mais simpatia e bom a t e n d i m e n t o por parte das

pessoas que trabalham neste setor tão importante”. Lean-dra Nunes, 35 anos, auxiliar administrativo, moradora do bairro Humaitá.

Não vejo muita vontade política do governo brasileiro.

Ivo Cansan, presidente da Movergs, sobre as dificuldades do setor moveleiro nas negociações com a Argentina.

Sábado, 15 de outubro de 2011 3Opinião

GABRIELA KLEINOWSKI, DIVULGAÇÃO

IBRAVIN, DIVULGAÇÃO

FOTOS NOEMIR LEITÃO

O Semanário perguntou:Você acha que Bento Gonçalves tem condições de ser um

campo base para a Copa do Mundo 2014? Confira o resultado:

Agora o Semanário quer saber: Você acredita que intensi-ficando as ações, a Brigada Militar e a Polícia Civil podem reduzir o tráfico de drogas em Bento Gonçalves?

55% SIM 45%NÃO

ONLINE Confira as notícias mais acessadas no site do Semanário na edição de quarta-feira, 12 de outubro:

Greve dos bancários: Movimento aumenta nas lotéricas www.jornalsemanario.com.br

Ufrgs na serra: Esquenta a articulação em Bento

Laci Ughini: Uma campanha para apagar da memória

33,7%

25,2%

41,1%

Acontece na segunda-feira, 17, a pales-tra-almoço com o tema A Responsabili-dade Social Como Estratégia de Negó-cio, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A presidente da ONG Parcei-ros Voluntários, Maria Elena Pereira Jo-hannpeter será a palestrante. Na ocasião serão homenageados os mantenedores e apoiadores da organização. O evento será realizado no salão de eventos do CIC-BG.

Palestra e homenagem

VINHO SERRANO NA ALEMANHAAcompanhando um prato tí-

pico gaúcho, o churrasco, vinhos brasileiros estiveram presentes na Feira Internacional de Alimentos

da Alemanha (Anuga), que terminou na quarta-feira, 12. As vinícolas Aurora, Casa Valduga, Cordilhei-

ra de Santana, Garibaldi, Miolo, Perini e Piagentini ti-veram vinhos tintos servi-

dos no restaurante do projeto Brazi-lian Beef. A inicia-tiva é uma parce-ria com o Wines of Brasil, realiza-do pelo Instituto

Bras i l e i ro do Vinho (Ibravin).

Briques confirmadosA 3ª e 4ª Edição do Brique da Praça já estão

agendadas para os dias 12 de novembro e 10 de dezembro. O local e o horário não estão definidos, mas as inscrições já podem ser fei-tas na sede da Instituição Pequeno Grande Campeão, das 13h às 16h. Podem participar quaisquer entidades beneficentes e pesso-as físicas - neste caso, somente para venda de artesanato e produtos alimentícios. Mais informações pelos fones (54) 3453.7193, 9928.3380 e 8418.8140, no turno da tarde.

Polônia na Casa das Artes Até a quinta-feira, 20, está em cartaz na Fundação Casa das Artes a

exposição Zapraszamy do Polski, uma mostra de fotos que convida os participan-

tes a conhecer a Polônia nos dias de hoje. A fotógrafa e descendente de poloneses, Gabriela Kleinowski, retratou o país em viagem realizada em julho. Aos 27 anos, Gabriela é natural de Santa Cruz do Sul,

mas mora em Bento há 18. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de

segunda a sexta, das 8h15min às 11h30min e das 13h45min às 21h, e no sábado, das

8h30min às 11h30min.Informações pelo (54) 3454.5211.

Leilão para o NatalNa segunda-feira, 25, encerram-se as inscrições para a 6ª edi-

ção do Leilão de Guirlandas Natalinas, realizado pela organi-zação Parceiros Voluntários. A ideia é captar recursos para a Parceiros e mais duas entidades escolhidas pela comunidade, através da confecção, doação e leilão de guirlandas natalinas.

As guirlandas ficarão expostas de 31 de outubro a 25 de novembro no L’América Shopping. O leilão, aberto ao público, acontece no último dia da exposição, às 19h, na praça de alimentação. Mais informações pelos fones (451.7308, à tarde, ou pelo 9673.2425. A Parceiros Vo-luntários fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 139, Galeria Zanoni , 5º andar.

Page 4: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 20114 Opinião

Antônio [email protected]ônioFrizzo

E O CENTRO?Pois é, todos os bairros de Bento Gonçalves organizaram

suas associações de moradores. O objetivo, obviamente, é o de proporcionar às pessoas neles residentes maiores possibi-lidades de serem ouvidas em todas as esferas. Claro que para tanto é absolutamente necessário que os moradores COM-PAREÇAM nas reuniões em que são convocados. Mas, até as pedras sabem que a participação é reduzida e que, mesmo assim, boa parte dos moradores se queixa de suas associações. Teoricamente, cabe às direções a representação deles peran-te as autoridades, notadamente junto aos poderes executivo e legislativo. Essa representação fica totalmente comprometida na medida em que a falta de presença dos moradores – o que lhes dá o direito de “cobrar” dos dirigentes suas reivindica-ções, seus anseios – é a tônica. O centro da cidade – que é cha-mado de “bairro centro” – é o destino invariável de TODOS os bento-gonçalvenses. Com maior ou menor frequência, a população se dirige ao centro, seja qual for o bairro em que resida. Já o contrário não é verdadeiro, ou seja, há moradores do centro que sequer conhecem determinados bairros porque neles jamais foram.

E O CENTRO? IIO centro é, sem dúvidas, o grande problema da cidade. O imenso

fluxo de pessoas, em todos os dias da semana, em todos os horários, a pé, de ônibus ou carro próprio acarreta bem mais problemas do que nos demais bairros. Some-se a esse fluxo o grande número de obras que estão em andamento e o resultado é o que se vê diuturna-mente. Já existe uma “associação de moradores do bairro centro”, mas, parece, não tem recebido a devida divulgação e, por isso, poucos moradores sabem dela. Os vereadores não têm demonstrado muito interesse pelo centro e seus moradores. Urge, pois, que a ASSO-CIAÇÃO DOS MORADORES DO CENTRO tome corpo e representatividade. Há muitos problemas, notadamente na mo-bilidade urbana. A maioria dos lojistas e prestadores de serviços que têm seus estabelecimentos no centro NÃO MORAM nele. Mas são os ÚNICOS CHAMADOS QUANDO OS PO-DERES PÚBLICOS QUEREM APRESENTAR SEUS PLANOS E PROJETOS. E isto não é uma crítica aos empre-sários ou aos poderes públicos e, mesmo, à associação. A crítica é para os moradores que pouco ou nada fazem para solucionar o caos em que vivem. A coluna está à disposição dos dirigentes da associa-ção dos moradores do centro.

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?É, pelo jeito uma luz surgiu no fim do imenso tú-nel da indiferença. Até não muito tempo fui um voz solitária a gritar do péssimo estado de conservação de nossas rodovias. Tivesse havido uma mobiliza-ção geral em 2008, 2009 e 2010 certamente elas não teriam chegado ao estado deplorável atual. As ope-rações tapa-buracos não resolverão o problema. São meros paliativos, mas, enquanto as tais de licitações não se concretizem, essas operações são de vital im-portância, até mesmo para a vida dos usuários. Eis que, agora, acontecem mobilizações, protestos na RSC-470, uma das piores rodovias da Serra. Entre Bento e Carlos Barbosa ainda existem buracos que precisam ser reparados, mas é o trecho que leva a Veranópolis, Nova Prata, etc, que implora por cuida-dos. Já a RS-122 – a rodovia pedagiada de Portão a São Vendelino – continua com sua sinalização absur-da, ridícula. Transitar à noite por ela é correr sérios riscos. Nem se fala se estiver chovendo ou com ne-blina. As falhas de engenharia – formam-se imensos “lagos” junto ao canteiro central –saltam aos olhos até mesmo dos leigos. Falta de dinheiro? Obviamen-te, NÃO. O dinheiro entra aos montes nas cancelas do pedágio. Falta o quê, então? Vontade de resolver?

ÚLTIMASPrimeira: Impressionante o que a demagogia pode fazer. É inacreditável que, no momento em que se fala em “DESONERAR A FOLHA DE PAGAMENTO” das empresas para au-mentar a competitividade com produtos impor-tados, surja o AVISO-PRÉVIO de até 90 DIAS;Segunda: Se um empregado sofrer acidente de tra-balho ou uma mulher engravidar, como ficará o aviso--prévio? Quanto representará de acréscimo de custos para as empresas? Como será o repasse para os preços?Terceira: Nesta segunda, dia, 17, teremos reunião-almoço no CIC/BG, com Maria Ele-na Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários, palestrando sobre “Responsabi-lidade Social como Estratégia de Negócios”;Quarta: Roberto Carraro assumiu, oficial-mente, a presidência da EXPOBENTO 2012. Da forma com que montou sua diretoria – jo-vem, competente e com experiência – o suces-so da Feira já está garantido;Quinta: Será que a velha máxima: “Nunca falte ao trabalho porque de sua falta pode parecer que sua falta não faz falta” será uma questão de tempo para vingar?Sexta: Pois, é, algumas categorias, pelo seu poder de criar problemas para a po-pulação, acabam ensinando essa mesma população, com suas greves, a usar a IN-TERNET. A redução do volume de traba-lho poderá gerar desemprego entre elas;Sétima: O Esportivo foi roubado! Não, não foi por um árbitro. Foram ladrões, mesmo. Que miudinha, não é mesmo?Oitava: O Grêmio deverá fazer sua pré-temporada 2012 aqui, em Bento Gonçalves. Nesta próxima se-mana estarei em reunião com o presidente Odone e com o diretor Paulo Pelaipe para acertar detalhes;Nona: Já a vinda do Inter não está certa. Acontece que o assédio de outros municípios é grande. A presença da dupla grenal numa cidade é importante para qualquer cidade. O Grêmio também está sendo assediado;Décima: Os gremistas estão fulos da vida com os últimos resultados. Mas eles têm explicação. Os problemas começaram em janeiro, sem pré--temporada;Décima-primeira: O time ficou mutilado por le-sões musculares nas finais do “ruralito” e na Liberta-dores da América. O resultado foi o que se viu;Décima-segunda: De qualquer forma, a tor-cida gremista não abandonou o time. Poucos sócios deixaram de pagar e o quadro social cresceu este ano. No dia 30 de novembro de 2012 a ARENA DO GRÊMIO estará pronta para a inauguração em dezembro;Décima-terceira: Os gremistas já pensam em 2012. Associe-se ao Grêmio, prezado gre-mista. Garanta sua presença na ARENA em 2012. O Grêmio montará um grande time com sua ajuda. Acredite;Décima-quarta: A coluna quer render home-nagens àqueles que são os maiores responsáveis pelo futuro de TODAS AS NAÇÕES: os PROFES-SORES. Parabéns, heróis anônimos! Um dia terão o devido reconhecimento.

O TRÂNSITOMuitos leitores me dizem que estou insistindo muito em alguns assuntos. Já outros – a maioria – me pede para “continuar a luta”, e me dizem que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Pois bem, vamos voltar ao assunto, até mesmo porque o entendo importante. Já está na hora, Secretário Heber Moacir dos Santos, de repensar o trânsito nas ruas centrais e as modificações que foram feitas. A Rua General Osório está transfor-mada num “que é aquilo”; a Rua Marechal Floriano é uma “gracinha” (ônibus e carros trancam o cruzamen-to com a General Osório invariavelmente); A Júlio de Castilhos é “área desmilitarizada”; a Saldanha Marinho é uma “meia f ”; o cruzamento da José Mário Mônaco com a Saldanha e a Júlio é um “teste de paciência e inte-ligência”. O secretário Heber, da Mobilidade Urbana, é um homem bem intencionado, sem dúvidas. Mas é pre-ciso, secretário Heber, rever algumas coisas. O começo é ficar um pouco por dia nesses pontos críticos e CONS-TATAR que é preciso MUDAR. Depois vem o estudo – ESPECIALIZADO, é claro – e a implementação. Ouvir pessoas que “não cursaram faculdade de trânsito”, mas vivem o dia-a-dia da cidade também é interessante. Mas, o que está claro é que desse jeito não pode ficar.

TRANSPARÊNCIA TOTALSim, transparência total. Mas, para quê? Será que a população, o eleitor dá a devida importância para isso? Há poucos dias foi noticiado que Bento Gonçalves ocupa lugar destacado entre os mu-nicípios “mais transparentes do Estado”, em se tratando de contas públicas – do legislativo e do executivo -, o que é, sem dúvidas, digno de elogios. A pergunta é: QUANTOS CIDADÃOS bento-gonçalvenses acessaram os sites da prefeitura e da câmara municipal? Nesta sexta-feira, vários jornais publicaram os gastos com diárias das 496 câmaras de vereadores do Rio Grande do Sul em 2010. Triunfo – aquele mesmo da “farra das diárias” – con-quistou o PRIMEIRO LUGAR em gastos com diárias. Para se ter uma ideia do absurdo, os vereadores de Triunfo gastaram, em média, CADA UM DELES, mais do que TODOS OS VEREADORES DE BENTO JUNTOS. Eles consumi-ram R$ 659.527,04, o que dá R$ 73.280,78 por vereador, em média. Os vereadores de Bento gastaram R$ 64.864,99 no total e R$ 5.896,81 cada um, em média. Mas, esses números preci-sam de uma melhor análise. Os vereadores de Bento gastaram R$ 10.529,16 A MAIS DO QUE OS VEREADORES DE CAXIAS DO SUL, que são 17, seis a mais do que aqui.

O QUE ISSO SIGNIFICA?Esses números tomados assim podem não dizer nada de concreto, com exceção de Triunfo, onde o abuso, o assalto aos cofres públicos já foi compro-vado por imagens de televisão. O que a população deveria saber, mesmo? Simples, básico, elementar: as viagens e as consequentes diárias recebidas pelos vereadores, prefeito ou funcionários do legislativo e executivo TROUXERAM ALGUM BENEFÍCIO PARA A POPULAÇÃO? Sim, porque o mínimo que se pode esperar é isso. Assim, deveríamos exi-gir dos nossos homens públicos que apresentassem um RELATÓRIO DE VIAGEM específico, claro, dizendo para onde foi, o motivo da viagem, o que aprendeu com ela ou com o curso efetuado e os seus gastos. Há que se destacar, também, que os “Portais da Transparência” do município deveriam ser mais acessíveis e mais rápidos nas respostas. De qualquer forma, seria de bom alvitre que eles, os portais, contivessem, além das despesas efetuadas, o MOTIVO da viagem e os resultados práticos dela em benefício da população.

Page 5: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 5

Page 6: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 20116 Opinião

A organização da Movelsul 2012 já começa a projetar recordes para a 18ª edição, que será realizada entre 26 e 30 de março do próximo ano: com 98% dos espaços já comercializados, a feira espera receber 35 mil visitantes e movimentar negócios de US$ 330 milhões em um ano.

De acordo com um levantamento do TCE, a câmara de Bento ocupa a 53ª posição no estado entre os legislativos que mais gastaram com diárias de viagem em 2010.

Por aqui, foram gastos R$ 64.864,99. Embora esteja longe dos municípios campeões em diárias, os gastos são maiores que os realizados em Caxias, por exemplo, que ocupa a 70ª posição estadual, com gastos que chegaram a R$ 54.335,83.

O prefeito Lunelli afastou a possibilidade de mudanças no secretariado municipal. Ao menos até dezembro.

Nada menos que 67 das 123 cidades gaúchas com mais de 15 mil habitantes já sacramentaram o aumento do número de vereadores, de acordo com um levantamento da Uvergs.

Os vereadores começam a apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Bento Gonçalves na próxima sessão do Legislativo, na segunda-feira, 17. A Comissão Técnica Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara já está avaliando a LDO, amplamente baseada nos investimentos em mobilidade urbana, para entregar o parecer até o dia 27. O prazo ainda pode ser prorrogado por mais cinco dias.

Rogério Costa ArantesEmDebatePontoFrase do dia

Tenho R$ 250 milhões para gastar, e não vou ficar me preocupando com R$ 2,2 mil que não são meus e nem da prefeitura

Roberto Lunelli, prefeito de Ben-to, afirmando que não está preocupa-do com a investigação sobre o jantar supostamente pago por uma empresa prestadora de serviços da prefeitura a servidores municipais.

[email protected]

Siga o colunista no Twitter:@rogeriocarantes

A ausência de uma política esta-dual de incentivo aos setores eco-nômicos que sofrem os efeitos da guerra fiscal tem prejudicado a in-dústria moveleira de Bento. Só no primeiro semestre, as importações de móveis no estado cresceram 90% em relação ao ano passado. Enquanto isso, as exportações não conseguem retomar o fôlego, mes-mo com a desvalorização média de 10% do real: só em setembro, as vendas externas recuaram 15% na comparação com o mesmo mês de 2010, de acordo com os núme-ros divulgados na quinta-feira pela Fiergs. Mas, além da concorrência dos importados, o setor ainda sofre com a guerra fiscal e, mesmo que o governador Tarso Genro tenha afirmado disposição para lutar, nada foi feito até agora para mudar o cenário.

Enquanto em São Paulo o ICMS sobre a produção de móveis caiu de 18% para 7%, a alíquota no estado continua em 17%, baixando para 12% quando as vendas são para fora, e o governo não admite nego-ciar uma redução. Além da questão tributária, os gargalos do porto de Rio Grande também prejudicam o desenvolvimento da indústria, au-mentando o preço final do produto em média em 10%, conforme cál-culos do Sindmóveis.

Assim, em vez de investir em Bento, as indústrias estão optando por montar unidades em outros es-tados, principalmente no nordeste e no centro-oeste. A situação preocu-pa, e será preciso mobilização para achar uma solução. Caso contrário, poderemos começar a ver os em-pregos daqui também começarem a migrar para outras bandas.

Alerta

A câmara de verea-dores de Farroupilha pode dar um exemplo de zelo com a mora-lidade pública na pró-xima semana, quando será votado um proje-to que pretende insti-tuir a “ficha limpa” na cidade. O projeto, de autoria do vereador petista Márcio Guil-den, quer proibir no-meações para cargos de direção e chefia, tanto no Executivo quanto no Legislati-vo, além dos cargos eletivos, de quem tiver sido condenado. Mes-mo assim, a ideia não terá vida fácil: para ser aprovado, o pro-jeto precisa do apoio de sete vereadores, e pelo menos dois já avisaram que votarão contra.

Ficha limpa

Dessa vez vaiNa próxima segunda-feira, 17, o prefeito Roberto Lunelli recebe o

superintendente dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), Gelson dos Santos Treiesleben, para debater a instalação do novo presídio no município. Prometida para o ano passado, a obra não saiu do papel por uma série de entraves burocráticos e problemas na licitação. Mas o que não se sabia é que o projeto apresentado em 2010 era incompatível com a realidade regional e precisou ser refeito. Em Bento, Treisleben deverá apresentar a versão final e realizar uma vistoria na área localizada no lote 44 da Linha Palmeiro, em São Pe-dro. A ideia é que o novo edital seja publicado até dezembro e que, finalmente, a construção possa iniciar no primeiro trimestre de 2012.

Bento poderá ficar sem receber a pré-temporada do Inter em 2012: é que o clube admite a possibilidade de preparar a equipe fora do país, como ocorreu em 2008, quando o Inter disputou e venceu a Copa Du-bai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda não existe um convite, mas há chances de que a recente parce-ria do Inter com o Atlético de Madri, na Espanha, o América, no México, e o Chicago Fire, nos Estados Uni-dos, acabe rendendo uma tempora-da no hemisfério norte.

SEM INTER?

O cheque e a dispensaDepois de ouvir dois funcionários da empresa que

teria pago um jantar para servidores públicos do mu-nicípio, o promotor Alécio Silveira Nogueira, que ana-lisa a dispensa de licitação na contratação da prestado-ra de serviços pela prefeitura, garantiu que o cheque foi mesmo passado ao restaurante por uma funcioná-ria da prefeitura. Agora, o promotor quer saber como o cheque da empresa chegou às mãos da servidora.

Segundo o promotor, há contradições nos depoi-mentos prestados até agora que precisam ser anali-sadas. Só após estudar o caso, a promotoria decide se deve ouvir novas testemunhas ou retomar depoi-mentos. Se for comprovada a irregularidade, o caso servirá de agravante para a investigação que realmen-te interessa: a dispensa da licitação para a contrata-ção da empresa foi legal?

Page 7: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 7Política

Câmara vota projeto em 10 dias21% da Zona Azul

Líderes de bancada se reúnem na quinta-feira, 20, para definir votação que repassa os recursos do estacionamento para o Consecom

Recursos da Zona Azul podem mudar de órgão ainda neste mês

Marcelo Maciel

Passados mais de 40 dias da apresentação do pro-

jeto de lei que altera os repas-ses dos 21% da Zona Azul da Fundação Consepro para o Conselho Municipal de Se-gunrança Comunitária (Conse-com), a proposta parece agora estar prestes a entrar Câmara de Vereadores. Os parlamenta-res decidirão na próxima quin-ta-feira, 20, se colocam ou não o projeto em votação. O im-passe se devia à falta de infor-mações sobre os dois órgãos.

Segundo o presidente da Câ-mara, vereador Valdecir Rubbo (PDT), a demora na definição para se votar o projeto aconte-ceu porque faltavam dados soli-citados pelos parlamentares ao Consepro e também ao Con-secom. Os vereadores queriam saber quem eram os integran-

tes destes conselhos e quem eles representavam. Além dis-so, foi pedido ao Consepro que repassasse informações sobre a forma como vinham sendo feitos os repasses dos recursos aos órgãos da segurança públi-ca de Bento Gonçalves.

Rubbo afirma que os docu-mentos foram recebidos na quinta-feira, 13, e agora se-rão analisados pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas presidida pelo vereador Gilmar Pessuto (PSDB). O parlamentar deve apresentar o parecer do setor jurídico do Legislativo, que não viu irregularidades na nova lei.

A questão, a partir daí, será discutida entre as lideranças de bancada, afirma o presidente Rubbo. São eles que irão defi-nir se o projeto será incluso na ordem do dia para votação na segunda-feira, 24.

Tanto Rubbo, quanto Pes-sutto preferiram não adiantar seus posicionamentos em re-lação ao projeto. Para os par-lamentares, qualquer avaliação antecipada pode prejudicar a discussão entre as lideranças na quinta-feira. A previsão é de que, como não há objeções

maiores, o projeto seja enca-minhado para o plenário.

Pedido do TCE

De acordo com a prefeitu-ra, o projeto de lei segue uma orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que

determina que os recursos re-ferentes à cobrança da Zona Azul não fossem mais repassa-dos à Fundação Consepro. O prefeito Roberto Lunelli ten-tou fazer a alteração do repas-se para o Consecom através de um decreto, ato que foi consi-derado inconstitucional.

Desta forma, O Executivo precisou apresentar um projeto de lei para que a alteração fosse realizada. Enquanto a proposta não for aprovada em votação no Legislativo e sancionada pelo Executivo, os recursos continu-am sendo repassados à Funda-ção Consepro. A expectativa do Poder Público é que a situação esteja resolvida até o final do mês, para que, já no mês de no-vembro, o Consecom comece a administrar os recursos oriun-dos da Zona Azul.

[email protected]

JORGE BRONZATO JR., ARQUIVO

Page 8: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 20118 Política

IG VariedadesItacyr Luiz Giacomello

[email protected]

MOVERGS – CONGRESSO E PREMIAÇÕESE Bento Gonçalves – RS – a cidade dos grandes eventos – pre-para-se para o XXI CONGRESSO MOVERGS reunindo mais de 300 participantes, que acontece em 19 de outubro 2011, das 8h às 16h30min, com intervalo ao meio dia e como cenário o Clube Botafogo. O XXI CONGRESSO é uma realização da MOVER-GS e seu presidente Ivo Cansan e diretoria esperam um encontro oportunizando novos conhecimentos ao empresariado sobre ten-dências de mercado. NA ocasião serão conhecidos os vencedores do PRÊMIO EXCELÊNCIA MOVERGS, mercado Interno, Externo e Personalidade do ano – setor moveleiro. Expectativa!...OS PALESTRANTESO XXI CONGRESSO MOVERGS – unir para crescer – terá como tema principal – VOCÊ TEM UMA COPA PARA GANHAR – e como palestrantes: Marcelo Prado, que falará sobre Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil; Ri-cardo Amorim – O Brasil da Copa do Mundo e muito mais – Perspectivas Econômicas Para Esta Década; e Luciano Pires – que versará sobre Os Campeões do Mundo e o Complexo de Vira-latas. O evento é uma realização da MOVERGS! Pa-trocínio: Duratex e Sayerlack. Sucesso!PREPARE-SE – É A BRASIL ALIMENTACONTINUAM os preparativos em torno da 10ª edição da Se-mana Internacional Brasil Alimenta, que acontece no Parque de Eventos em Bento Gonçalves – RS de 10 a 13 de abril 2012 com a expectativa de bons negócios. O evento com o apoio do SIMMME presidido por Juarez José Piva entre outras entida-des, é uma realização da New Trade Comunicação e o Diretor Executivo Osmar Bottega diz que alta tecnologia e novidades serão atrativos especiais. É a Semana Brasil Alimenta e com ela a Vinotech-Viticultura e Enologia ; Envase Brasil – Tecnologia para a Indústria de Bebidas ; Techlac – Laticínios e Derivados e a Multi Agro – Agricultura, Alimentos e Abastecimento. As oportunidades de negócios são inúmeras! Fique ligado!FIEMA BRASIL 2012SOLUÇÕES para o Meio Ambiente – quem tem..quem busca...participa! É a linha de trabalho da FIEMA BRASIL – Feira Inter-nacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – promovida pela PROAMB, Parque de Eventos, Bento Gonçalves – RS de 24 a 27 de abril 2012. Cenário que envolve bons negócios, a FIEMA BRASIL 2012 tem na presidência o empresário Marcio Chiara-monte e reunirá centenas de expositores, representantes de impor-tantes países e milhares de visitantes. O presidente da feira Marcio Chiaramonte diz que preservar o Planeta Terra é um dever de to-dos e se as metas de sustentabilidade vão ganhando os objetivos almejados é porque o ser humano está se dando conta que a Mãe Natureza é a própria vida! É isso aí!O BOM CHURRASCOA gastronomia – a arte de bem cozinhar – vem ganhando novas opções e pontos de referência! São delícias da culinária gaúcha e italiana! Refeições diárias à sua escolha. O churrasco dominical é só escolher a carne! Vai direto das brasas para a mesa da sua casa. A rotatividade impressiona pela atenciosi-dade! Uma equipe especializada e comandada pelos dirigentes da Casa do Churrasco – Julio César Lucca, Dianete e Leonar-do Grando Lucca. É o bom churrasco via Guilherme Fasolo, 280 – Bairro Maria Goretti, 3055-0304! Aquele abraço!BOTA CHOPP – JANTAR BAILEO Clube Botafogo liderado pelo presidente José Antonio Kerber, promove dia 22 de outubro 2011, às 21h o Bota Chopp – Jantar-Baile para casais e namorados animado pela Banda Reprise. O cardápio é fora de série! Buffet e sobreme-sas toda noite e muito chopp! Fica o convite! Alegria..alegria!

A FRASEFELIZ é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)

Susepe apresenta onovo presídio segunda

Segurança

Superintendente Gelson dos Santos tem encontro com o prefeito Lunelli

Marcelo Maciel

Gelson dos Santos vem pessoalmente explicar alterações do projeto

DIVULGAÇÃO/SUSEPE

Nesta segunda-feira, 17, acontece o encontro do

superintendente de Serviços Pe-nitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), Gelson dos Santos Treiesleben, e o prefeito Roberto Lunelli para falar sobre a cons-trução de um novo presídio em Bento Gonçalves. O projeto sofreu algumas alterações e será apresentado pelos engenheiros da Susepe.

Segundo o prefeito Roberto Lunelli, o projeto inicial de cons-trução não era condizente com a realidade de Bento Gonçalves e não foi aceito pela administração. A planta do presídio era idêntica a do Complexo Penitenciário da Papuda, construído em Brasília. Lunelli afirma que as diferentes condições climáticas das duas regiões não permite a constru-ção de uma obra com o mesmo projeto.

Com base nestas reivindica-

ções, o executivo solicitou que uma nova planta fosse confec-cionada, adequando o presídio à realidade do município. De acor-do com a assessoria de imprensa da Susepe, algumas alterações, como a existência de respirado-res nas celas dos detentos, foram alteradas. Juntamente com o su-

perintende Gelson Treiesleben virão o chefe de gabinete da Su-sepe, Jairton Santos, o diretor do Departamento de Engenharia, Carlos Hebeche, e a engenheira do setor de Engenharia Prisio-nal, Daniela Reveillou.

[email protected]

Page 9: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 9Política

MP avalia ação de improbidadeCaso do cheque

Marcelo Maciel

Promotor Alécio Nogueira pode ligar pagamento de jantar à prestação de serviços de empresa sem licitação para a prefeitura

As investigações do Mi-nistério Público (MP)

de Bento Gonçalves sobre o pagamento de um jantar com cheque da empresa Arki, que presta serviços à prefeitura, começam a chegar ao seu final e podem apresentar surpre-sas. Nesta semana, foram ou-vidos dois representantes da empresa e a vereadora Marlen Pelicioli, porém, o chamado “caso do cheque” será apenas mais uma peça no alvo prin-cipal do inquérito do MP, que é a contratação da empresa Arki por parte do poder pú-blico sem licitação. Este fato faz com que a promotoria não descarte uma ação civil públi-ca de improbidade.

De acordo com o promotor Alécio Silveira Nogueira, dois representantes da empresa Arki

estiveram prestando declara-ções. Eles deram a sua versão para os fatos, contudo, o pro-motor não informou o conte-údo destas declarações. O mes-mo aconteceu com a vereadora Marlen Pelicioli, que também havia participado do jantar que

gerou toda a polêmica. Alécio Nogueira informa

que o caso entra agora em sua fase de avaliação. Apesar de muitos depoimentos contra-ditórios, o promotor garante que já se pode afirmar que uma funcionária pública foi a

responsável pelo endosso do cheque que pagou o jantar para funcionários e convida-dos na pizzaria. Em relação a um almoço, que também teria sido pago pela empresa Arki, o representante do Ministério Público descartou qualquer ato de irregularidade.

O objetivo agora, segundo o promotor Nogueira, é des-cobrir como o cheque foi pa-rar nas mãos da funcionária pública e de que forma outros integrantes da administração pública tiveram participação no pagamento do jantar. A partir daí, o promotor pretende abrir o leque da investigação para a questão da contratação emer-gencial e é aí que o “caso do cheque” deve ganhar força.

Para a promotoria, se o che-que fosse de uma empresa sem vínculo com a prefeitura ou até mesmo de outra que tives-

se vencido uma licitação, sem que ela tenha sido questionada, não haveria maiores problemas. Como o pagamento foi feito por uma prestadora de serviços contratada e recontratada sem licitação, o caso precisa de uma investigação mais detalhada.

O promotor adianta que vai querer saber os motivos da re-contratação sem a licitação, já que a justificativa para a con-tratação emergial seria a saí-da repentina da empresa que efetuava os serviços até então. Segundo ele, o poder público tinha tempo hábil para iniciar um novo processo licitatório, mas optou pela recontratação da mesma empresa. Entre ou-tras coisas, o MP vai investigar quem foram os responsáveis pela contratação e quem assi-nou estes contratos.

[email protected]

Promotor Alécio Nogueira vai inteisificar as investigações no caso

TOMAZ DOS SANTOS, ARQUIVO

Page 10: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201110

Page 11: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 11

Page 12: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201112

Page 13: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 13

Page 14: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201114 Geral

Depois do temporalFamília pede ajuda para recuperar casaParte de moradia do Ouro Verde foi destelhada e está coberta com lona

Chuvas e fortes ventos do domingo, 9, causaram danos à residência

NOEMIR LEITÃO

Noemir Leitão

O temporal do domingo, 9, deixou prejuízos para uma

família do bairro Ouro Verde. A moradora Irondina da Fon-seca Rodrigues, 58, que reside na rua Júlio Luis Mussoi, teve sua casa totalmente destelhada

com os fortes ventos. Irondina relata que levou um susto enor-me. “Estava sentada no sofá e um grande clarão veio no meu telhado, foram momentos terrí-veis que passei”, conta.

A moradora tem a filha e ne-tos que residem na parte infe-rior de sua moradia. Ela teve

amparo de alguns vizinhos, mas ainda continua com parte da casa descoberta, apenas prote-gida por uma lona. A Secretaria Municipal de Habitação e Assis-tência Social (Semhas) já tomou conhecimento da situação.

[email protected]

Page 15: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 15Geral

ALMIR DUPONT, DIVULGAÇÃO

Outubro Rosa

Imama realiza atividades em BentoIluminação em prédios, orientações e exposição estão entre as ações

Prefeitura recebeu novas luzes em apoio ao movimento do Imama

O Outubro Rosa, projeto desenvolvido pelo Insitu-

to da Mama (Imama) em todo o estado, já iniciou suas atividades em Bento Gonçalves. Entre as ações realizadas na cidade, estão a iluminação de alguns prédios, como a prefeitura e os dois sho-ppings, a entrega de material educativo e orientações sobre

os cuidados com a mama. Tam-bém está programada, a partir de segunda-feira, 17, a exposi-ção “Verbos para vestir”, do ar-tista plástico Leandro Selister e das Vitoriosas, no L’América. A mobilização encerra no dia 29, com uma ação de conscientiza-ção envolvendo voluntários do Imama e profissionais da saúde,

Programação

Segunda-feira, 17 – Ilumina-ção do Shopping L’América;

Dias 17 a 21 – Orientações sobre cuidados com a mama e exposição “Verbos para vestir”, do artista plástico Leandro Se-lister e Vitoriosas, no L’América;

Dias 21 e 28 – Blitz do toque e distribuição de material e la-ço da campanha;

Dia 24 – Iluminação do Carvi;Dia 29 – Ação na Via del Vi-

no, das 9h às 12h.FONTE: IMAMA

na Via del Vino, das 9h às 12. Segundo o Instituto Nacio-

nal do Câncer (Inca), em 2011, cerca de 50 mil mulheres vão ter câncer de mama no país. O Rio Grande do Sul é um dos estados com o maior índice. As chances de cura, porém, che-gam a até 95% se a enfermida-de for descoberta cedo.

Page 16: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201116 Geral

Foi enviado nesta semana um novo projeto de localização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Zatt. A proposta ha-via sido recusada pelo Ministé-rio da Saúde, pois o local não era apropriado para a constru-ção. Os projetos das outras uni-dades estão sendo licitados, e o início das obras está previsto para o final do ano.

As obras fazem parte do PAC 2, e já foram liberados os 10%

SAÚDE

UBS já recebeu novo endereço no Zatt

REPRODUÇÃO

Fenavinho é um dos bairros que será contemplado com uma UBS

para início dos trabalhos. O va-lor total das UBSs é de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 1 milhão do governo federal e R$ 600 mil de contrapartida da prefeitura de Bento Gonçalves, segundo a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. A Praça de Esporte e Cultura (PEC), que será instalada entre os bairros Ouro Verde e Zatt, continua em análise pelos técnicos da Caixa Econômica Federal.

Vinhos do Brasil maisperto do Mundial 2014

Negócios

Produtos nacionais terão exclusividade na Soccerex 2011, no Rio de Janeiro

Marcelo Maciel

Os vinhos brasileiros de-ram um grande passo

para mostrar sua qualidade para o mercado internacional. Na quinta-feira, 13, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) acertou a exclusividade dos produtos nacionais na Socce-rex 2011, maior evento de ne-gócios esportivos do mundo, que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro deste ano no Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de marketing do Ibravin, Diego Bertolini, a parceria com a Soc-cerex abrirá portas importantes para o vinho nacional. O inves-timento no projeto será de R$ 40 mil, valor que será dividido

entre seis vinícolas nacionais, sendo quatro delas de Bento Gonçalves. Com a parceria, o Ibravin consegue tirar da con-corrência a vinícola chilena Concha y Toro. Também será trabalhada a imagem dos sucos brasileiros vinculada aos des-

Reunião selou parceria que pode levar vinhos nacionais à Copa 2014

portistas de renome interna-cional. “Será uma grande opor-tunidade que aproveitaremos para levar o vinho brasileiro até a Copa do Mundo em 2014”, afirma.

[email protected]

MARCELO MACIEL

Page 17: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 17

Page 18: 15/10/2011 Jornal Semanário

Até 31 de outubro - RematrículaInscrição para ingressoDe 4 a 10 de janeiro (2012) - Matrícula para ingressoDe 25 a 31 de janeiro (2012) - Matrícula para transferências

Sábado, 15 de outubro de 201118 Geral

Inscrições abertas na rede estadual

Desde o dia 3 de outubro já é possível realizar rema-

trículas na rede estadual de en-sino. Na quinta-feira, 13, tam-bém abriram as inscrições para ingresso em 2012. Elas podem ser feitas pela internet, no site www.educacao.rs.gov.br, po-rém, a orientação da 16ª Coor-denadoria Regional de Ensino (CRE) é de que os responsáveis pelos alunos procurem direta-mente a escola para fazer sua matrícula, para que não haja equívocos na inscrição.

Na rede municipal, o perí-odo de matrículas e rematrí-culas inicia no próximo mês, a partir do dia 7. Taís Helena Riboldi, assessora pedagógi-ca da Secretaria Municipal de Educação (Smed), destaca a importância de os pais garan-tirem que a criança ingresse

Educação

Alunos que desejam ingressar em 2012 devem realizar cadastro até o final deste mês. Rede municipal inicia em novembro

Rede municipal

Escolas Municipais Infantis (EMI)

Escolas Municipais com Educação Infantil, Fundamental, Médio, Ensino Especial e EJA

FONTE: SMED

na escola na idade certa, o que permitirá um melhor desen-volvimento. “Uma das maio-res contribuições nesta fase é a interação com os colegas, com os professores e os fun-cionários, aprendendo valores como respeito, amizade, de-

senvolvendo regras de convi-vência, aprendendo a dividir com colegas, aprendendo a esperar sua vez. Tudo isso ge-rado a partir do convívio com outras crianças”, conclui Taís.

Pais e estudantes deverão se programar para efetuar as matrículas

AUGUSTO VEBER

[email protected]

Rede estadual

Ensino Fundamental/Médio/Profissional

FONTE: 16ª CRE

De 7 a 18 de novembro - Inscrição dos candidatosDe 21 a 30 de novembro - Seleção dos candidatosDia 1º de dezembro - Divulgação dos selecionadosDe 1º a 9 de dezembro - Matrícula dos selecionados

De 21 de novembro a 2 de dezembro - RematrículasDe 5 a 9 de dezembro - Inscrição dos alunos novosDe 15 a 21 de dezembro - Matrículas para Educação Infantil, Fun-

damental, Médio e Ensino Especial9 e 10 de fevereiro (2012) - Testes classificatórios para EJA14 e 15 de fevereiro (2012) - Matrículas EJA

Augusto Veber

Page 19: 15/10/2011 Jornal Semanário

Augusto Veber

[email protected]

Após 28 dias de greve, os funcionários dos Correios

voltaram ao trabalho normal na quinta feira, 13. A determi-nação partiu do Tribunal Su-perior do Trabalho (TST) que, sob pena de multa, ordenou o retorno dos trabalhadores.

Em Bento, a paralisação não se mostrou tão expressiva como em outras cidades do país. En-tretanto, a preocupação no mu-nicípio agora se refere ao mate-rial atrasado que possa chegar dos grandes centros. “No ser-viço de entrega da cidade não houve grandes prejuízos, mas talvez quando vier uma grande quantidade de cartas dos gran-des centros encontraremos cer-ta dificuldade em normalizar os serviços”, afirma o gerente da agência central dos Correios de Bento, Loedir Bertoldi.

A paralisação do serviço bancário em Bento Gonçal-ves já dura 16 dias, sendo que apenas quatro agências estão funcionando normalmente na cidade. Uma assembleia para negociação ocorreu na quinta,

BANCÁRIOSCorreios

Preocupação em Bento agora é com o material atrasado dos grandes centros

Na cidade, paralisação não representou grandes prejuízos ao serviço

Greve continua em 10 estabelecimentosParalisação chega ao fim

A greve iniciou no dia 14 de setembro, e as reivindicações incluíam aumento de 8,7%, reposição das perdas salariais, piso de R$ 1,6 mil, melhores condições de trabalho, redu-ção da jornada dos atendentes e mais segurança nas agências. O TST reajustou o salário da categoria em 6,8%, retroativo a 1º de agosto, e um aumento

real de R$ 80 a partir de 1º de outubro. Serão descontados dos funcionários o equivalente a sete dias de paralisação. Em algumas cidades, 21 dias serão compensados por meio de mu-tirões, inclusive nos finais de semana. Em Bento, não estão programadas ações deste tipo.

13, mas a categoria recusou a proposta da Federação Na-cional dos Bancos (Fenaban). O serviço de autoatendimen-to das outras 10 agências que aderiram à greve funciona normalmente.

AUGUSTO VEBER

Sábado, 15 de outubro de 2011 19Geral

Page 20: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201120 Geral

Setor moveleiro

Bloqueio argentino reduz exportaçõesCom atraso em liberações, empresários gaúchos amargam queda de 17,7%

INFRAESTRUTURA

Governo fará estudo para novo aeroporto

Nesta semana, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) deu aval ao governo do estado para elabo-ração de estudos de viabilidade técnica e econômica para implan-tação de um novo aeroporto na região metropolitana. O projeto prevê a instalação do terminal em uma área de 25 quilômetros qua-drados entre as cidades de Portão e Nova Santa Rita. O local fica a 25 quilômetros de Porto Alegre.

O objetivo do Executivo gaú-cho é apresentar uma proposta à SAC até o final do ano. O se-cretário estadual de Infraestru-tura e Logística, Beto Albuquer-que, destaca que uma parceria público-privada pode ser o ca-minho para garantir a execução do empreendimento. Para ele, tanto esta obra quanto a do já planejado aeroporto da Serra Gaúcha – que deve ser instalado no distrito caxiense de Vila Oli-va – são vitais para o desenvol-vimento do Rio Grande do Sul. “São diferentes e necessários. A

Secretário Beto Albuquerque

FOTOS TOMAZ DOS SANTOS, ARQUIVO

região metropolitana não vai su-bir a Serra para ir no aeroporto e a Serra tem cargas próprias”, justifica o secretário.

A obra

Batizado até aqui de Aero-porto 20 de setembro, o novo terminal poderia ser construído em módulos, de acordo com a demanda necessária. A estima-tiva é que somente a primeira fase da obra tenha um custo de até R$ 400 milhões.

Cansan, presidente da Movergs

Se os moveleiros gaúchos ti-veram há poucas semanas,

com a alta no dólar, um motivo para elevar o otimismo, agora veem diante de si uma nova preocupação no que se refere às exportações. Atrasos em li-berações nas vendas para a Ar-gentina já fizeram a comerciali-zação de produtos para o país vizinho – principal comprador dos móveis do estado nos últi-mos três anos – caírem 17,7% na comparação com o período de janeiro a setembro de 2010.

A demora dos hermanos vai na contramão das determinações da Organização Mundial do Comércio (OMC), que estipula o prazo máximo de liberação em 60 dias, acordo que segun-do a Associação das Indústrias

de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) não vem sendo cumprido. Algumas licenças, de acordo com o pre-sidente da entidade, Ivo Cansan, já beiram até um ano de espera.

A Movergs já buscou apoio federal para regularizar a situ-ação. “O governo está muito brando, concede mais para a Argentina do que eles nos ofe-

Jorge Bronzato Jr. recem. Acho que deveríamos usar da mesma moeda, até eles colocarem tudo em ordem”, diz Cansan, sugerindo que produtos argentinos também sejam barrados no Brasil. “En-quanto isso, nos resta buscar outros mercados”, completa.

Retração no mês

Apesar de a balança comer-cial da indústria do estado fe-char setembro com superávit de US$ 235 milhões, graças principalmente às expotações, o setor moveleiro registra queda de 15% no mês. O Rio Grande do Sul foi o terceiro maior exportador do país no mês passado, atrás de São Pau-lo e Minas Gerais.

[email protected]

Page 21: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 21Variedades

O match pela terceira roda-da do returno, Chave VI, do II Torneio Governador do Estado, diante do Igrejinha, na Montanha, será hoje, em-bora a representação dirigida técnicamente pelo Sr. Ênio Andrade, não possa mais as-pirar pretensões ao título.

REPRODUÇÃO

Capa de 16 de outubro de 1971

O tempo, com sua imprevisão costu-meira mas que já tem por hábito dificul-tar tôdas as felizes iniciativas da terra do vinho, veio tolher parcialmente o brilho de um espetáculo inédito em Bento Gonçalves. A apresentação da OSPA, com a imortal Abertura 1812 de Tchai-kowsky, programada inicialmente para o Estádio da Montanha mas levada a efeito no Pavilhão Dal Molin, dentro da programação de abertura da IV

A inauguração da moderna praça frontal à Igreja Matriz daquele Distrito. O Eng. Sady Fialho Fagundes decerrou simbolicamente a fita, seguindo-se um lauto almôço para convidados, autoridades e imprensa. À tarde, o Prefeito Municipal instalou seu Gabinete na Casa Paroquial de Monte Belo. Entre debates realizados na ocasião destacou-se o da Sociedade Recreativa 24 de Maio. A comissão da sociedade foi encabeçada pelo presidente Sr. Primo Consoli, acompanhado de: Vereador Jurcy Passos Manzoni (Vice-Presidente), Ana Rosa Zaffaro (Rainha), Jacinto Marin, Alcides Pasquali, Ari Setolin, Noeli Pasqualli, Vaceli Viel, Dal-mino Garbin, Ivani Viela, Ivo Salvado e o casal Luiz e Reni Albanese.

O vereador Ruben Lahude vem de ser eleito presidente da Câmara de Vereadores, em reunião realizada na última sexta-feira. A nova eleição decorreu da renúncia coletiva apresentada pela mesa que tinha na Presidência o vereador Cláu-dio Pegoraro e na Vice-Presidência o vereador Ruben Lahude. Desde a renúncia até a nova elei-ção, ocupou o cargo de Presidente o Vereador Carlos Perizzolo. Após assumir, Lahude agrade-ceu a confiança de que foi depositário, concla-mando a união de todos em torno do ideal co-mum de tornar Bento Gonçalves líder da região.

Estêve no Salão Nobre do Campus Universitá-rio, fazendo uma palestra aos alunos dos cursos de Ciências e Letras, o Professor Loreno Augusto Grazzi. Falou sôbre o Congresso nos EUA do qual tomou parte, “O Congresso do Frio”. Na oportu-nidade foram feitos estudos para o armazenamento dos produtos agrícolas. Êste Congresso reuniu cêr-ca de nove comissões com especialistas provenien-tes de 35 países. O professore Loreno está procu-rando junto ao govêrno regularizar o problema de conservação de produtos que, em nosso país, ora se apresentam em excesso e outras vêzes em escassez.

Mau tempo prejudicou programação inicial

Alunos do Campus ouviram palestra do professor Grazzia

Aconteceu em Monte Belo

Lahude é o novo presidente da CâmaraEsportivo x

Igrejinha

Semana. As circunstâncias que envol-veram a apresentação, local inadequado, perturbação no ambiente, adaptação da Sinfonia com apresentação parcial, propiciaram um espetáculo apenas sa-tisfatório como Arte mas que não dei-xou de apresentar um brilho especial pois a movimentação que reina em tôrno da IV Semana é extraordinária, fato que se deduz da inteira participa-ção do povo nas festividades.

Page 22: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201122 Variedades

Loba: símboLo da história de roma

A História nos reporta para os tempos em que a Europa se en-volveu em constantes conflitos e também em muitas conquistas.

A fundação de Roma, suas batalhas e conquistas, foram graças à loba que amamentou os gêmeos ROMULO e REMO, que foram jogados na floresta pela mãe deles. Houve conflitos entre eles, por causa das conquistas. Enfim, a lenda nos conta, que a con-quista de Roma, se deu pela força transmitida pela amamenta-ção da loba, ao grande conquistador.

Na Itália, isto é muito valioso. E nós, alguns descendentes de italianos, temos em nosso meio essa história.

A Estátua da LOBA ROMANA, símbolo da força da mulher guerreira, foi um Presente do Governo Italiano ao povo do Município de Bento Gonçalves, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigra-ção Italiana (1975). Para Caxias do Sul, pela mesma ocasião e data, foram agraciados com uma réplica de um escultor famoso “La Pietá”, uma escultura de Jesus, nos braços de Nª Sr.ª ao pé da cruz. (Está na entrada da Igreja São Pelegrino). E, para o Município de Farroupilha, a “MADOMMINA”, uma réplica de Nossa Senhora, que está no alto da Igreja de Nova Milano. Berço da Colonização Italiana.

Naquele ano de 1975, a nossa região se revestiu de grandes sole-nidades. Caxias do sul, como centro da Festa da Uva, pérola das Co-lônias, realizam eventos culturais e religiosos, muito propício para algumas mulheres no nosso Município irem até Caxias. E, aconteceu que, como no interior, poucas pessoas entenderam o significado da “LOBA”, comentavam entre elas: “ Bem... Varda cueí de Cácia i á guadagná La Madonna e gesú e mantri cuá bento, lacagna romana. Cosa valararo dir...che semmo próprio come i cann.”

(Trad.) Veja só que lindo. Os de Caxias foram presenteados com nossa Senhora e Jesus. E nós, a cachorra romana. O que será que quer dizer... Que somos como cachorros??

O Conselho Municipal dos Direito da Mulher (COMDIM) de Bento Gonçalves-RS, lançou o Projeto “LOBA”, que busca nesta per-sonagem simbolizar à luta pelos Direitos da Mulher. O objetivo é formar diretrizes e propor medidas funcionais que eliminam qualquer forma de discriminação e desigualdade entre os gêne-ros. Os parceiros participantes se comprometeram adotar a obra elaborada em fibra de vidro, com a finalidade de realizar o leilão que acontecerá no dia 29 de novembro de 2011.

Uma parte deste Projeto, já aconteceu, as pessoas que foram convidadas para personalizar as 21 Lobas, descreveram em alto estilo, as Instituições ou empresas, enaltecendo a mulher de hoje, no “Personagem LOBA.” Na cerimônia, do dia 27 de setem-bro, na casa das artes, todas as lobas foram apresentadas pelos seus artistas e descrevendo o que representavam.

A artista Marilene Garcia de Oliveira, assim se pronunciou: “Convidada a personalizar uma das lobas, me faz sentir feliz em poder, através da arte, contribuir para a concretização de tan-tas possibilidades de ajuda que este projeto oferece. A consci-ência social atual nos permite situar à condição da mulher na sociedade, e oferecer meios e possibilidades para ampará-las e o fortalecimento destas campanhas através de entidades como o COMDIM. Feliz pela minha condição de mulher, estendo a todos os votos de perseverança em suas lutas, principalmente as ínti-mas, que são as que fortificadas, resgatam nossa auto-estima, renovando nossas forças e movendo a Vida.”

Descritivo da obra “LA DOMMA”. Retrata a vida. Em seus pés as raízes, mãe terra, proteção, alimento, aconchego. O Divino presente na maternidade. Mulheres, cores, diversidade, desejos, esperanças, o acreditar em conquistas, através de sua força na-tural, consolidada pela fé. E GLAMOUR!

Parabenizo o COMDIM pela iniciativa. Que cada mulher indepen-dente de sua personalidade, lute pelo seu espaço, fortaleça a sua força e saiba caminhar com ternura ao lado do homem.

[email protected] gratuitoWood & Stockna tela do SescExibição aberta ao público é no dia 20, no Centro

REPRODUÇÃO

Filme fala da história de amigos que ressuscitam banda 30 anos depois

O cinema do Sesc de Bento exibe na quinta-

-feira, 20, a animação Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’Roll. A sessão, que ini-cia às 20h, é gratuita.

Personagens do cartunista Angeli, a dupla, junto com amigos como Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, revive os dias de curtição do flower power brasi-leiro, no início dos anos 1970.

Passadas três décadas, os amigos “bichos-grilos” en-frentam dilemas como a soli-dão, o trabalho, as contas para pagar e os filhos. Carecas e barrigudos, estão às voltas em um mundo consumista e indi-vidualista e decidem reativar a velha banda de rock.

A classificação do longa metragem é 16 anos. O Sesc está localizado na rua Cândi-do Costa, 88, no Centro.

TEATRO

Espetáculo “Roliúde”será encenado amanhã

Serviço

Espetáculo teatral “Roliúde”Amanhã, 16, às 20h, no Sesc

(Cândido Costa, 88)Ingressos: R$ 5 (comerciá-

rios), R$ 10 (comerciantes, es-tudantes e idosos) e R$ 20 (usuários e público em geral)

O Sesc também será palco, amanhã, 16, do espetáculo te-atral “Roliúde”. A peça narra a trajetória de Bibiu, um sertane-

jo que ganha a vida contando histórias pelo Brasil afora. O protagonista percorre, durante o mês de outubro, praças do país, apresentando sua versão para clássicos do cinema mun-dial, como “Casablanca”, “E o vento levou” e “King Kong”, sempre fazendo ligações entre as tramas e a sua própria vida de forma pitoresca. “Roliúde” é de autoria de Homero Fonse-ca e adaptado por João Ricardo Oliveira, que atua na peça.

Page 23: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 23Variedades

AgendA

H AHOJEFúlvio MottaLocal: Botequim São BentoInformações: 2621.3152

Banda GuffLocal: Ferrovia Cult BarInformações: 3453.1153

Sunny MusicLocal: Bulevar Classic BarInformações: 3452.9691

Grupo Rodeio e Banda Evidência Local: Clube Azul e BrancoIngressos: Elas liberadas até às 23h30minInformações: 9971.4172

Bandas Os Federais e Estrela D’alvaLocal: A BomboneraHorário: 23hInformações: 9126.3314

AMANHÃ

Os Qüeras de VacariaLocal: CTG Gaudério Serrano Horário: 15hInformações: 9604.8786

Bandas Brilha Som e Versus Local: Clube CaldeirãoHorário: 20hInformações: 9604.8786

Banda Evidência e Baile do Latão a R$ 2Local: Clube Azul e BrancoIngressos: liberados até às 21h30min.Informações: 9971.4172

Shopping Bento Os Três Mosqueteiros

Idioma: DubladoDuração: 100 min. Censura: 12 anosGênero: Aventura Exibição: Sábado, domingo e quarta, às 14h40min, 17h, 19h10min e 21h20min. Demais dias, às 17h, 19h10min e 21h20min.

Os SmurfsIdioma: DubladoDuração: 105 min.Censura: Livre | Gênero: Animação Exibição: Sábado, domingo e quarta, às 15h.

Shopping L’AméricaA Árvore da Vida

Idioma: Legendado | Duração: 138 min. Censura: 12 anos | Gênero: Drama. Exibição: Diariamente, às 20h30min.

Sem SaídaIdioma: LegendadoDuração: 106 min.Censura: 12 anos | Gênero: SuspenseExibição: Sábado, domingo e quarta, às 14h45min, 16h45min, 19h e 21h10min. Demais dias, às 16h30min, 18h45min e 21h.

CinemaProgramação de 14 a 21 de outubro

Premonição 5Idioma: DubladoDuração: 92 min. Censura: 16 anosGênero: SuspenseExibição: Diariamente, às 17h40min, 19h30min e 21h20min.

Pronta para AmarIdioma: Legendado Duração: 106 min.Censura: 12 anosGênero: DramaExibição: Sábado, domingo e quarta, às 14h40min, 17h, 19h10min e 21h20min. Demais dias, às 17h, 19h10min e 21h20min.

Manda Chuva - O FilmeIdioma: DubladoDuração: 87 min.Censura: LivreGênero: AnimaçãoExibição: Sábado, domingo e quarta, às 14h30min. Demais dias, às 16h.

Os SmurfsIdioma: Dublado | Duração: 103 min. Censura: Livre | Gênero: Animação. Exibição: Sábado, domingo e quarta, às 16h e 18h. Demais dias, às 18h.

Page 24: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201124

Page 25: 15/10/2011 Jornal Semanário

[email protected]

Banco do Brasil inaugura nova agência

Serviços

Maikeli Alves

Unidade, instalada no bairro Botafogo, faz parte do projeto de expansão

Sábado, 15 de outubro de 2011 25Economia

FOTOS MAIKELI ALVES

Gerente geral da agência, José Carlos Anghinoni, apresentou a equipe

Autoridades do BB e vice-prefeito Gentil Santalucia descerraram a fita

O Banco do Brasil inaugu-rou nesta quinta-feira, 13,

sua nova agência, localizada no bairro Botafogo. O objetivo é suprir a demanda dos clientes dos bairros Botafogo, Santa Marta, Santo Antão, Santa Rita, Imigrante e Tamandaré. O es-paço é uma agência modelo do novo padrão de atendimen-to do banco e já foi pensando para uma possível expansão.

Na ocasião, diversas auto-ridades foram recepcionadas para um coquetel de inaugu-ração. Antes dos discursos, o padre Nivaldo Pauletti, da pa-róquia Cristo Rei, deu a benção à agência e aos presentes, des-tacando a “família” que estará atendendo os clientes, se refe-rindo à equipe de trabalho.

Com a inauguração da agên-cia, na nova concepção de atendimento do BB, o ambien-te se torna mais funcional e acolhedor. Conforme o geren-te geral da agência, João Carlos Anghinoni, o local foi cons-truído em um novo conceito.

“Essa agência visa uma maior aproximação com os clientes e a eliminação das barreiras físi-cas”, explica.

Descentralização

O vice-prefeito Gentil San-talucia declarou que esta nova agência irá gerar bons frutos a comunidade e facilitar o aces-so ao banco, principalmente por ficar afastada do conges-tionamento no centro da cida-de. “Muito nos orgulha a ins-talação desta agência. Bento Gonçalves agradece a iniciati-

va”, parabenizou.O superintendente regional

de varejo do Banco do Brasil, Rosélio Arnoldo Fürst, ressalta que a agência Botafogo faz par-te do projeto de expansão do Banco em todo o Rio Grande do Sul. “Com essa unidade, te-mos quatro agências em Bento. Isso confirma que acreditamos na potencialidade do município e que queremos participar do mercado”, afirma.

Já o superintendente regional de governo do Rio Grande do Sul do BB, Jefferson Amando, destacou os 203 anos do Ban-co e disse que os clientes são a razão da expansão. “Vocês são os responsáveis por estarmos aqui”, assegurou. Amando, ainda, parabenizou pelo novo espaço “de sucesso, negócios e empreendedorismo” e afir-mou que este novo modelo de agência não divide os espaços, ele integra, visando aprimorar o atendimento prestado.

CONFERÊNCIA

Rodada de educação empreendedora Acontece hoje, o terceiro e

último dia da edição 2011 da Rodada de Educação Empre-endedora (REE), no Hotel e SPA do Vinho Caudalie, a par-tir das 17h30min.

O evento reúne professo-res de empreendedorismo de faculdades brasileiras com o

objetivo de fortalecer a comu-nicação e a colaboração entre acadêmicos que ensinam e pes-quisam o tema, promovendo a troca de experiências e melho-res práticas nacionais e interna-cionais, além da disseminação de técnicas de ensino que pos-sam auxiliar no enriquecimento

do ambiente de sala de aula em todo o país.

A conferência terá como destaque a palestra de John Mullins, professor associado em Técnicas de Gestão e pre-sidente da Fundação e Empre-endedorismo e Marketing da London Business School.

Page 26: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201126 Bairros

Novas escolas

Em comemoração aos 121 anos de Bento, prefeitura lança placa de pedra fundamental nos bairros Borgo e São Roque

Durante as comemorações dos 121 anos de Bento

Gonçalves, o prefeito Roberto Lunelli descerrou, no dia 11, a placa da Pedra Fundamental da Escola Municipal Infantil (EMI) do bairro Borgo e no dia, 13, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) no bairro São Roque.

As solenidades aconteceram com a presença de moradores dos bairros e autoridades do município, entre elas a secretá-ria de educação do município, Jaqueline Fávero, a coordena-dora do orçamento participati-vo, Alzira Rossini, o presidente da associação dos moradores do bairro Borgo, Marino dos Santos, o presidente da Asso-ciação dos Moradores do Bair-ro São Roque, Loreno Eitelven e o diretor da Analuza Cons-truções, Luís Carlos Zanella.

Segundo o prefeito Lunelli,

Solenidades marcam lançamento

“além de celebrar o aniversário do município, também pode-mos comemorar o investimen-to no futuro das crianças”.

Borgo

A EMI, com área de 683 me-tros quadrados, terá capacidade para atender crianças com idade de zero a cinco anos. Além de salas de aula, contará com play-ground e solário externos, refei-

tório, cozinha, banheiros, admi-nistrativo e playgroud externo. O investimento é de R$ 773 mil.

A secretária Jaqueline ressal-tou a importância da obra para os moradores, revelando que já há uma lista de espera de 88 crianças, sendo que a capacida-de da EMI, inicialmente, será de 80 crianças. “Que possamos realizar cada vez mais o que é necessário para o crescimento e a qualificação da educação”.

São Roque

A escola terá capacidade 560 alunos por turno. A construção prevê três pisos, com espaço para refeitório, biblioteca, hall de leitura, sala de recursos, au-ditório, laborarório de ciências e informática, além de 16 salas de aula e uma área de 2,5 mil metros quadrados, com adapta-ção para portadores de necessi-dades especiais. O custo é esti-mado em mais de R$ 2 milhões.

O prefeito Lunelli destacou que o local onde a escola está sendo construída, já conta com infraestrutura pública e uma sé-rie de serviços para a comuni-dade. “Esta será a primeira es-cola municipal com uma nova proposta pedagógica. Estamos trabalhando para que nossa população fique cada vez mais feliz, e investimento na área da educação é um dos caminhos”.

Pedra Fundamental da EMI foi lançada na terça, 11, no Borgo

ALMIR DUPONT, DIVULGAÇÃO

A secretária Jaqueline, tam-bém destacou o valor da obra para os moradores do bairro e adjacências, revelando que muitos professores já estão solicitando o remanejamento para lecionar no educandário. “A escola terá capacidade para mais de 500 alunos por turno e estaremos oferecendo nos tur-nos contrários, oficinas e uma série de atividades que vai per-mitir ao aluno permanecer em tempo integral no local”.

A coordenadora do OP, dis-se que é uma realização de um sonho da comunidade a cons-trução da escola. Já Eitelven, agradeceu à administração municipal por iniciar a cons-trução de um pleito que há mais de 20 anos era solicitado pelos moradores.

Ambas as escolas são uma das principais prioridades elencadas no OP.

Page 27: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 27

Lucas Contini, destaque como intérprete vocal

Siga o colunista no Twitter:@NoemirLeitaoNoemir LeitãoComunidade

[email protected]

A preparação do CTG Gaudério Serrano, do bairro São Roque, para a fase final do Enart 2011 inclui muitos ensaios de dança para a apresentação no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul. O patrão Lourenço Cusin Neto, que aparece na foto acima, junto com os membros do MTG, realiza um belo trabalho em termos de divulgação da entidade que integra a 11ª Região Tradicionalista.

Prestigiado pelo MTG

Lucas Contini, o destaque

Ele tem 17 anos e estuda na escola Alfredo Aveline, no bairro Borgo, onde cursa o 3º ano do ensino médio. Lucas Contini foi um dos grandes destaques do Enart, classifica-do em Ijuí na categoria Intérprete Vocal. Lucas é integrante do CTG Paisanos da Tradição, e mesmo não tendo sede própria para ensaiar realiza suas atividades de preparação na sede da ABCTG. O Paisanos da Tradição também teve invernada artística nas danças de salão e gaúchas. Parabéns ao Lucas e a todos os integrantes desta entidade.

Ocorre amanhã no bairro Aparecida a festa em honra a padroeira, com missa festiva e almoço de confraternização ao meio-dia.

As praças do bairro Aparecida e Santo Antão começam a ser revitalizadas, para que esses dois espaços de lazer possam ser aproveitados pelos moradores destas comunidades.

Sucesso total foi a feijoada do bairro São Roque, dentro da programação da festa dos padroeiros São Roque e São Gotardo. Além disso, ocorreu a tradicional roleta com sorteio de animais vivos.

No Congresso Brasileiro de Poesia, um dos destaques no centro da cidade foi a Estátua Viva de Poesias, que encantou os que passavam pela Via del Vino. Ela recitava versos de escritores famosos.

Ocorreu nesta semana, dentro da programação do aniversário de 121 anos de emancipação política de Bento, o lançamento das obras da escola infantil do bairro Borgo e de ensino fundamental do bairro São Roque.

A comunidade escolar do bairro Universitário se prepara para o grande jantar de aniversário da escola Ernesto Dornelles, no próximo dia 22, às 20h, no Clube dos Subtenentes e Sargentos.

Belas apresentações na Via Del Vino das escolinhas infantis Raio de Sol, Pinguinho de Gente, além dos grupos Ricordi D’Itália e de Flauta Doce dos Caminhos de Faria Lemos, que mostraram seus talentos ao público.

EmFoco

Patrão Lourenço Cusin Neto e membros do MTG

KG PRODUÇÕES/NINA

Integrantes da Banda Los Amigos de Bento Gonçalves

Equipe de empreendedores da Volpato, na reinauguração

De cara novaFoi reinaugurada na terça-feira, 4, a loja Volpato, no centro.

Ela está de cara nova e com muito mais atrações para aten-der os seus clientes. O padre Isidoro Bigolin deu a bênção ao novo estabelecimento. Além dos funcionários, estiveram presentes os gerentes Cleomar Dalegrave e Keny Verlindo, Paulo Souza, gerente de vendas e marketing, Patrick Paim, coordenador de vendas e marketing, e Vanderlei França, su-pervisor. Parabéns e sucesso a todos nesta nova empreitada.

Presença MarcanteDestaque especial, no jantar baile da terceira idade, ao gru-

po “Prazer de Viver”, do bairro Vila Nova II. A banda Los Amigos tem os integrantes Ricardo Sebben, Gilberto Della Giustina, Márcio Cobalchini, Cristiano Capellari, Gilmar Della Giustina e Renan Augusto Resemini. Eles estão sem-pre presentes em eventos culturais e sociais da cidade.

FOTOS NOEMIR LEITÃO

Momento de descontração do baile da terceira idade, no Susfa

Dançando com diversãoSempre às quartas-feiras, o salão do Susfa, no bairro São

Francisco, recebe a presença de um grande público da tercei-ra idade para dançar e se divertir. O encontro é animado ao som mecânico e também por conjuntos musicais, que fazem os casais esquecerem dos problemas e dançar à vontade. O baile inicia sempre às 14h e encerra às 19h. Este tem sido o grande lazer dos grupos da melhor idade, como eles mesmos gostam de ser chamados.

DIVULGAÇÃO

Page 28: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201128 Bairros

Cultura Atividades festivas no 6º Batalhão

O Clube dos Subtenentes e Sar-gentos do 6º BCom realiza no pró-ximo dia 20, o Chá da Primavera. O evento acontece a partir das 20h. Os ingressos para não sócios cus-tam R$ 10. Para dependentes de as-sociados, a entrada é livre. Já no dia 29, o Clube dos Subtenentes e Sar-gentos do 6º BCom realiza o Baile do Chopp. A festa acontece a partir das 22h e contará com a presença da Banda Tropical Brass, de Nova Petrópolis. O público que prestigiar a festa poderá beber chopp a noite toda, em um caneco personalizado, saborear a gastronomia típica ale-mã e receber de brinde uma foto 10x15. Os ingressos custam R$ 80 o casal e R$ 40 individual.

Estudantes visitam prefeitura

Alunos do 3º ano, do Colégio Scalabriano Nossa Senhora da Me-dianeira, visitaram no dia 6, o ga-binete do prefeito Roberto Lunelli. O grupo também visitou a praça Via Del Vino, que está em obras de revitalização para retratar como ficaria o local depois da conclusão. O prefeito Lunelli entregou aos es-tudantes um pin do município.

Alunas se apresentam em festival de dançaCrianças e jovens do Santa Marta participaram do 19º Bento em Dança

TRÂNSITO

Moradores conhecemprojetos

Na quinta-feira, 13, o pre-feito Roberto Lunelli recebeu uma comissão de moradores e comerciantes dos bairros Zatt, Ouro Verde, São Roque e Apa-recida com o intuito de apre-sentar os projetos e os trâmites que os mesmos estão seguindo para atenuar o problema do trânsito naquela região.

Estão previstos o prolonga-mento de três ruas: a Libório Dall Agnese, no Zatt, ligando com o bairro Borgo, a Bra-mante Mion, também ligando com o Borgo e a Romualdo Basso ligando o Ouro Verde ao Universitário.

O objetivo do prefeito e da equipe foi de mostrar os projetos, a complexidade das obras e, principalmente, os processos judiciais que acom-panham desde a negociação de terras de propriedade de terceiros e a liberação das áre-as pelas respectivas institui-ções do meio ambiente.

Estudantes da Escola Mu-nicipal de Ensino Fun-

damental Noely Clemente de Rossi, localizada no bairro Santa Marta se apresentaram no domigo, 9, durante o 19º Bento em Dança.

As crianças e jovens apresen-taram três coreografias: Banho de Lua, Can Can e Carimbador Maluco. Foi a primeira vez que a escola integrou o concurso do Festival de Dança. Parti-ciparam alunos de diferentes turmas, coordenados pela pro-fessora Eliane Carneiro Aver. A diretora Silvana Basso Veber destaca a participação: “Foram belas apresentações”, afirma. A escola desenvolve a dança com os alunos através das oficinas e as aulas de educação física.

Em 2010 o projeto envolveu mais de 110 alunos, e esses tra-

balhos são mostrados em uma já tradicional mostra realizada anualmente.

Sobre o festival

O 19º Bento em Dança acon-teceu entre os dias 6 e 14, no

SOLANGE AVELINO, DIVULGAÇÃO

Jovens talentos se apresentaram pela primeira vez no festival de dança

Pavilhão E do Parque de Even-tos de Bento Gonçalves. O evento, anual, envolve oficinas, mostra aberta e concurso em várias categorias e gêneros. A Prefeitura de Bento Gonçalves é uma das apoiadoras culturais do evento.

Page 29: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 29Interior & RegiãoFaria Lemos

Grupo participou da festa do aniversário de Bento

Clarissa Dutra

Em virtude da comemora-ção dos 121 anos de Ben-

to Gonçalves, na terça-feira, 11, inúmeras apresentações acon-teceram em um palco montado em frente a sede da prefeitu-ra, na Via Del Vino. Entre os grupos estava o Dança Ricordi D’Italia, da Linha Paulina.

São 22 alunos, entre crianças e adolescentes, apresentaram sete danças típicas trazidas pelos colonizadores italianos. Entre elas, a Tarantela Kikilo e a Quadrilha, os meninos apre-sentaram a Briga das Bengalas e as meninas a Ballo Sciallo.

O grupo existe há 11 anos, com apoio e orientação dos pais e da comunidade da Li-nha Paulina. Neuza Simo-netti, mãe de uma das inte-grantes, explica que “o grupo

Crianças são lembradas na FenachampMais de mil crianças passaram pelos pavilhões

da Fenachamp, durante a quarta-feira, 12, para as comemorações do seu dia durante a Festa Na-cional do Champanha. No palco, a Turma do Pi-rulito foi a grande atração dos pequenos, o que

fez a alegria da criançada. A programação segue hoje com o show de Oswaldo Montenegro, com clássicos que marcaram seus 35 anos de carreira. Amanhã, às 15h, acontece o desfile comemorativo aos 30 anos da festa.

Ricordi D’Itália apresenta danças típicas

Tradição italiana é preservada pelo grupo por meio da dança

CLARISSA DUTRA

8º Filó Italiano

A comunidade da Linha Pau-lina, em Faria Lemos, se prepara para o 8º Filó Italiano da loca-lidade que acontece no sába-do, 22, a partir das 19h30mim. Haverá recepção com cantorias, jantar e apresentações de gru-pos de danças e dos represen-tantes dos distritos caracteriza-dos de italianos. Para encerrar, a festividade haverá baile com a banda Ragazzi dei Montí. Inte-ressados podem adquirir ingres-sos com Maria Lucia pelo fone: 9984.5094.

[email protected]

busca, principalmente, resga-tar a cultura e a dança italiana, em um trabalho conjunto da Professora Maria Lúcia e os pais dos alunos”.

FARROUPILHA

Município realiza ações de combate à violência

Integrando a 2ª Semana Mu-nicipal de Prevenção e Comba-te à Violência Infanto-Juvenil, aconteceu na tarde de quinta- feira, 13, a 8ª Jornada de En-frentamento à Violência Con-tra Crianças e Adolescentes no nunicípio de Farroupilha, que

contou com o apoio da Secre-taria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Esteve pre-sente palestrando no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o jornalista e coorde-nador estadual da Central Única das Favelas, Manoel Soares.

Page 30: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201130 Interior & Região

Escola aproxima estudantes da poesia

Tuiuty

Projeto desenvolvido na escola Ângelo Salton estimula o hábito da leitura

Secretaria anuncia limpeza de reservatórios

SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Inicia na próxima semana a limpeza nos reservatórios de água dos poços tubulares pro-fundos nas comunidades dos distritos do Vale dos Vinhedos, Faria Lemos, São Pedro e Tuiuty.

Promovida pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura a limpeza ini-cia na próxima terça-feira, 18, às 8h30min, na Capela Nossa Senhora das Neves, Linha 6 da Leopoldina, distrito Vale dos Vinhedos.

O coordenador de máqui-nas e manutenção e extensão da rede hidráulica, Alexandre

Mais de 200 alunos partici-param do 1º Sarau Poético

promovido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Ânge-lo Salton, no distrito de Tuiuty. Além de professores e alunos, também participaram do evento ex-alunos e uma moradora da lo-calidade, tocando violão, gaita e recitando versos próprios.

O Sarau Poético é uma das atividades desenvolvidas dentro do projeto Ler é Demais. “Esse projeto surgiu da necessidade dos alunos de se aproximarem

[email protected]

Clarissa Dutra

Odia, explica que “a limpeza dos reservatórios é necessária para garantir a qualidade da água”. A bioquímica, Fabiane Meireles, vai acompanhar o processo de limpeza, que será realizado pela empresa Limpex.

Aproximadamente 800 fa-mílias, dos quatro distritos abrangidos, serão beneficia-das com essa ação. Entretan-to, durante todo o processo de limpeza, podem ocorrer cortes temporários no abaste-cimento de água.

E em caso de chuva a limpeza será transferida. Mais informa-ções pelo telefone 3055.7107.

Cronograma

18/10 - Capela Nossa Se-nhora das Neves, Linha 06 da Leopoldina;

21/10 - Capela Nossa Se-nhora da Imaculada Conceição, Linha Alcântara Baixa;

25/10 - Capela Santa Lúcia, Linha Fernandes Lima (vale Aurora);

28/10 - Capela Nossa Se-nhora dos Navegantes, Linha

José Julio;01/11 - Capela São Pedro, Linha

São Pedro;04/11 - Capela Santo Antônio,

Linha Santo Antônio;08/11 - Capela São Miguel, Li-

nha São Miguel;11/11 - Capela Espírito Santo,

Linha Burati;18/11 - Capela Nossa Senho-

ra das Graças, Linha Passo Velho.

Sarau de Poesia mobilizou a comunidade escolar em Tuiuty

DIVULGAÇÃO

da leitura”, explica a diretora da escola, Ivania Araldi.

Além do Sarau Poético, acon-tece também, semanalmente, a Hora da Leitura. Apesar de a es-cola não ter muitos livros todas as turmas tem uma caixa onde os alunos podem escolher o que gostariam de ler durante a ativi-dade do projeto. O Sarau Poético durou três horas e os alunos reci-taram poemas de diversos escrito-res, além dos de autoria própria.

Page 31: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 31Interior & Região

O interior por quem o coordena Subprefeito fala dos desafios de gerir a localidade, suas demandas e possibilidade de recuperação de prédio do município

Com um grande potencial econômico, social, cultural

e turístico, cada um dos cinco distritos de Bento Gonçalves apresentam suas demandas e suas peculiaridades. Ao mesmo tempo em que o grande poder econômico provém da produção da uva e seus derivados, a cada ano novas alternativas de renda surgem com o cultivo de frutos de caroço, cítricos, pequenas fru-tas, hortaliças, cachaças artesa-nais, assim como o ecoturismo é estimulado no município.

Em cada uma dessas locali-dades, o poder público muni-cipal, é representado por seus subprefeitos - denominação dada ao coordenador distrital de cada comunidade. Em uma série o Semanário entrevista es-ses coordenadores que falam de seus desafios.

Marcilei Rossi Faria Lemos

Descobrindo seu potencial turístico por meio do roteiro, Cantinas Histórias, Faria Le-mos tem por belezas naturais as vistas do Vale Aurora e par-te do Vale do Rio das Antas.

O distrito, administrado por Paulo Roberto Cavalli, serve de ligação para os mu-nicípios de Cotiporã, Santa Bárbara e Guaporé pela ERS 431. Seu grande poder eco-nômico está voltado à pro-dução de uvas, destacando--se as de variedades viníferas.

Para Cavalli, um dos desa-fios encontrados logo nos primeiros dias foi a grande demanda de conservação das estradas. “Fizemos um muti-rão trabalhando todos os dias para conseguirmos deixar as estradas em condições de atender os produtores”, co-

Paulo Roberto Cavalli

menta o subprefeito que co-memora ainda a reativação do britador do distrito - que se-gundo ele estava sucateado, a reforma de dois caminhões, a realização de galerias solicita-das há anos pelos moradores em alguns pontos do distri-to, bem como a detonação de pedreiras que impediam a cir-culação nas vias secundárias.

Tendo por meta a realiza-ção do calçamento da rua do Posto de Saúde, Cavalli

revela ainda a existência de um projeto para a restau-ração do antigo prédio da subprefeitura. “Atualmente estamos em um prédio do estado”, afirma o coordena-

dor que, entre as dificuldades do distrito, ainda não con-ta com serviço de internet no prédio da administração.

Administração distrital

MARCILEI ROSSI

[email protected]

Page 32: 15/10/2011 Jornal Semanário

Faleceram em Bento

ANGELO RICARDO SPLENDOR, no dia 06 de Outubro de 2011. Natural deste município, era filho de Santo Splendor e Domingas Meassi e tinha 83 anos.

VICTOR DA ROSA DE MIRANDA, no dia 07 de Outubro de 2011. Natural deste município, era filho de Eliseu da Rosa de Miranda e Cristina Lara de Miranda e tinha 6 dias.

ROSALINA BARBOZA VIEIRA, no dia 07 de Outubro de 2011. Natural de Passo Fundo RS, era filha de Gaudencio Barboza e Trindade da Cruz e tinha 85 anos.

INES LIBERA CERESOLI CALEFFI, no dia 07 de Outubro de 2011. Natural deste município, era filha de Antonio Ceresoli e Maria Mariani e tinha 90 anos.

ALBINA REGINATTO FAGGION, no dia 08 de Outubro de 2011. Natural deste município, era filha de Antonio Reginat-to e Matia Balbinot Reginatto e tinha 86 anos.

CAUDINO JOSÉ FOLETTO, no dia 08 de Outubro de 2011. Natural deste muni-cípio, era filho de Angelo Foletto e Ana Balotin e tinha 66 anos.

ORTENILLA MIGOTT, no dia 08 de Outu-bro de 2011. Natural de Farroupilha RS, era filha de Fiorindo Silvestrin e Josephi-na Gasperin e tinha 88 anos.

AMELIO FLAIBAN, no dia 08 de Outu-bro de 2011. Natural deste município, era filho de João Flaiban e Maria Ale-xandrina Poletto Flaiban e tinha 68 anos.

FRANSCISCO OSVALDO ANDRIOLI, no dia 07 de Outubro de 2011. Natural de Montenegro RS, era filho de Pedro Andrioli e Scholastica Bambach e tinha 89 anos.

ANGELO PAVAN, no dia 10 de Outu-bro de 2011. Natural deste município, era filho de Germano Pavan e Theresa Santolin e tinha 75 anos.

DARCI FRARE, no dia 11 de Outubro de 2011. Natural deste município, era filho de Aurelio Frare e Eliza Zuchi Frare e ti-nha 79 anos.

IZENA ANTENISCA SALINI GLANERT, no dia 11 de Outubro de 2011. Natural de Muçum RS, era filha de Fioravante Salini e Carmelina Argenton Salini e tinha 76 anos.

AMABILE MARIA MORINI, no dia 12 de Outubro de 2011. Natural deste muni-cípio, era filha de Luiz Morini e Maria Viccari e tinha 78 anos.

MARIA EVA LOUREIRA, no dia 12 de Outubro de 2011. Natural de Nonoai RS, era filha de Belarmino Antunes da Silva e Brandina Antunes da Silva e ti-nha 76 anos.

Sábado, 15 de outubro de 201132 Obituário

Hoje gostaria de estar mais atenta ao desperdício. Desperdício do bom dia do vizinho, a quem não retribuo.Desperdício das cores do dia, que não vejo.Desperdício da mão estendida, que não agarro.Desperdício da palavra gentil, à qual não respondo.

Desperdício do olhar atento e solícito, que evito.Desperdício da carícia, que rejeito.Desperdício do pão, que não saboreio.Desperdício da sabedoria, que ignoro.

Um dia de não desperdício

Desperdício dos desperdícios; tudo é desperdício, quando não amo. Ensina-me Senhor da Vida a não desperdiçar o dom deste dia.

Isabel Varanda

Page 33: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 33Obituário|Publicações Legais

Page 34: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201134 Polícia

[email protected]

FELIPE ZIBELL

Motorista é roubado ao chegar em casa

Um homem de 28 anos foi assal-tado e teve o automóvel roubado quando chegava em casa na rua Humaitá, pouco depois das 22h da quinta-feira, 13. Segundo o registro, um veículo Toyota Corolla preto blo-queava o acesso à garagem da víti-ma. Ao tentar retornar, um indivíduo armado desceu do veículo, rendeu a vítima e fugiu com o Ford Focus em direção ao centro da cidade.

PLANTÃO Golpe no tráfico

Eucaliptos é alvo de operaçãoAção no bairro no feriado apreendeu 200 pedras de crack, R$ 10 mil em dinheiro e efetuou oito prisões

Movimentação foi intensa na DPPA com a chegada dos suspeitos

Jorge Bronzato Jr.

A calma do feriado de Dia das Crianças foi a princi-

pal arma da polícia para colocar em prática uma operação con-tra o tráfico de entorpecentes no bairro Eucaliptos. Ao meio-dia da quarta-feira, 12, cerca de 70 agentes – entre civis e mili-tares – entraram na comunida-de em busca, principalmente, de armas e drogas.

Saíram de lá com cerca de 200 pedras de crack, uma espingarda e aproximadamente R$ 10 mil em dinheiro apreendidos, além de pacotes de cigarro e outros objetos sem procedência. O sal-do foi de oito prisões, uma delas de um foragido da Justiça.

Planejada há duas semanas, a ação envolveu equipes de cidades vizinhas e foi baseada em um le-vantamento da área feito através de fotos e filmagens. Para garan-tir o elemento surpresa, a maioria dos policiais chegou à comuni-dade dentro de um caminhão de mudanças, alugado pelo Con-sepro, enquanto outras viaturas

fechavam as saídas do bairro. Di-vididos em grupos, eles tinham por alvo quatro moradias que já estavam sendo monitoradas. “Não houve reação porque eles não tiveram tempo para isso e porque a quantidade de policiais não permitiu. O dia e o horário foram especialmente escolhidos, era um momento em que eles estariam relaxados”, explica o comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar de Bento Gon-çalves, capitão Reni Zdruikoski.

Arma havia sido usada em confronto com BM

A arma encontrada na ope-ração, uma espingarda Puma calibre 38, já havia sido utiliza-da, segundo Zdruikoski, em um confronto anterior entre briga-dianos e moradores do Eucalip-tos, há cerca de dez dias. “Todas essas pessoas têm envolvimento com o tráfico ou com algum ilí-cito, já têm a ficha criminal re-conhecida”, completa o capitão.

[email protected]

Policiais tiveram apoio da população

Para o delegado Leônidas Costa Reis, titular da 1ª Dele-gacia da Polícia Civil e ideali-zador da investida, a operação foi considerada um sucesso. Nenhum policial foi ferido e nenhum disparo foi efetuado.

Mesmo não sendo a maior apreensão de drogas do ano em Bento Gonçalves, a ope-ração deste feriado foi a que mais movimentou as forças de

segurança do município. “A in-tegração entre a BM e Polícia Civil de toda a região foi fun-damental para que o trabalho simultâneo ocorresse da forma planejada”, destacou.

A operação contou, ainda, com o auxílio da população do bairro que, por meio de denúncias anônimas, repassou informações e a localização de suspeitos. “Os moradores do bairro ligavam para a polícia para indicar as rotas de fuga de alguns criminosos duran-te a abordagem. As denúncias levaram à captura de suspeitos e este tipo de comportamento facilita o trabalho da polícia, que deixou o bairro sob aplau-sos”, afirmou o delegado.

Segundo a polícia, os pontos de drogas fechados durante a operação já eram conhecidos e alguns traficantes que atuavam nos locais já estão presos. Para evitar que os pontos voltem a operar com novos membros, a BM se dispôs a permanecer no bairro por, no mínimo, 15 dias. “A presença da polícia no local é fundamental para que o tráfico no bairro não volte com a mesma força”, finalizou Reis.

Além de dinheiro e drogas, polícia recolheu arma carregada, cigarro contrabandeado e caderno de anotações

JORGE BRONZATO JR.

Motorista é detido após perseguição

Um homem de 35 anos foi detido depois de tentar fugir da Brigada Mi-litar (BM) em um veículo Chevrolet Astra, por volta das 4h da madru-gada da quarta-feira, 12. A BM re-cebeu uma denúncia indicando que o acusado teria executado manobras perigosas (cavalos de pau) em fren-te a um bar na Cidade Alta, colidido em um automóvel e fugido em alta velocidade. Uma viatura da polícia flagrou e perseguiu o acusado, que acabou detido na Rua Dr. Rolando Gudde, bairro Planalto. Mesmo apre-sentando sinais de embriaguez, con-forme a BM, o motorista se negou a realizar o teste do bafômetro e foi encaminhado à delegacia, mas aca-bou liberado. O acusado deve res-ponder por direção perigosa, dano material e fuga do local do acidente.

FELI

PE Z

IBEL

L

Polícia fecha casade jogos ilegais

Uma operação conjunta entre Bri-gada Militar e Polícia Civil apreendeu sete máquinas caça-níqueis no bair-ro São Francisco, por volta das 21h da quinta-feira, 13. A polícia havia recebido denúncias de que uma uma residência localizada na rua Gari-baldi funcionava como uma casa de jogos ilegais e organizou a busca. No local, os policiais encontraram a proprietária, de 54 anos, com ante-cedentes por lesão corporal, ameaça e estelionato, e sete máquinas em pleno funcionamento, além de ou-tros nove monitores, sete computa-dores e R$ 390 em dinheiro.

Page 35: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 35Polícia

Felipe Zibell

[email protected]

FELIPE ZIBELL

Ação agiliza 70% dos processos

Funcionários da 2ª Vara Cri-minal de Bento Gonçalves

encaminharam um pedido à Cor-regedoria do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado para a renovação do reforço cartorário, também conhecido como mutirão pro-cessual, que acontecia na seção desde o dia 4 de julho. O objeti-vo do projeto era dar andamento em, pelo menos, 400 processos pendentes e arquivar outros mil que permaneciam superlotando as prateleiras do espaço.

Com o encerramento do muti-rão no dia 28 de setembro, após três meses de trabalho além do expediente, no entanto, cerca de 70% da meta estipulada foi cum-prida. Segundo a escrivã judicial Lisandra Kuhn, os mil processos encerrados que esperavam desti-no adequado foram arquivados, mas cerca de 300 processos ain-da não receberam o andamento planejado. “Não tivemos tempo hábil para cumprir despachos atrasados, na maioria dos casos, de processos antigos, que estão parados na 2ª Vara desde o iní-cio do ano”, destacou.

O pedido de renovação ainda precisa ser aprovado, mas não chegou a ser analisado pelo TJ. De acordo com a escrivã, o pe-dido contempla a prorrogação do reforço em, pelo menos, ou-tros dois meses, com trabalho extra de seis horas semanais,

Homem é assaltado e perde R$ 2 mil

Um desempregado de 46 anos alegou ter sido assaltado no bair-ro Juventude por dois homens encapuzados pouco antes das 3h da madrugada da terça-feira, 11. Segundo o relato, a abordagem aconteceu quando o homem cami-nhava em direção ao bairro Muni-cipal, onde mora. Um dos assaltan-tes estaria armado com uma faca. Conforme a vítima, foi roubada a quantia de R$ 2 mil em dinheiro e os assaltantes fugiram pela RSC-470. A Brigada Militar deslocou uma viatura até o local, colheu a versão da vítima (com anteceden-tes, segundo a polícia), mas não localizou os criminosos.

Foragido mente o nome ao ser detido

A Brigada Militar abordou um indivíduo em atitudes suspeitas durante patrulhamento de roti-na próximo ao viaduto na rua Dr. Montaury, no centro, por volta das 20h da segunda-feira, 10. Segundo o boletim policial, ao ser questio-nado, o homem teria fornecido um nome falso. Em consulta ao sistema integrado da polícia, entretanto, a fraude foi descoberta por meio da data de nascimento fornecida. O suspeito foi encaminhado à dele-gacia, onde agentes telefonaram para o suposto irmão do acusado, que garantiu estar com a pessoa (cujo nome havia sido indicado) em Veranópolis. Após a confusão, o acusado acabou confessando o verdadeiro nome. Ele estava fora-gido do presídio de Nova Prata e foi preso novamente.

PLANTÃOMutirão na 2ª Vara Criminal

Após três meses de trabalho extra sem atingir metas definidas, escrivães pedem a renovação do reforço

Após o mutirão, outros 1,5 mil novos processos já foram acumulados

ou a realocação de funcionários de outra comarca para prestar apoio na ação. Dos três servido-res que colaboraram na primei-ra fase do mutirão, apenas dois aceitaram seguir com o projeto, caso a renovação seja aprovada.

No próximo dia 29, a 2ª Vara Criminal completa um ano de instalação e segue com proble-mas de falta de espaço para alo-jar os 7,5 mil processos que de-tém hoje. Segundo os escrivães, desde julho, quando o mutirão foi iniciado, outros mil proces-sos já se acumularam e esperam arquivamento, enquanto mais de 500 despachos foram cria-dos e precisam ser cumpridos. “Com ou sem renovação do reforço ainda este ano, já plane-jamos uma nova ação parecida em 2012 para dar andamento nos processos que continuam se acumulando”, reclama Lisandra.

Reforma aprovada

A situação da 2ª Vara Crimi-nal, responsável pelo Juizado Especial Criminal, metade dos processos criminais comuns, Juizado da Infância e Juventude e ainda demandas envolvendo a Lei Maria da Penha, foi defi-nida como crítica pela escrivã Lisandra, no início de julho. “O espaço físico da seção não comporta o volume de proces-sos, a luminosidade é reduzida, há bastante umidade no local,

não há espaço para guardar o arquivo, nem mesmo os mate-riais de expediente”, definiu a escrivã na data.

Segundo a direção do Fórum de Bento Gonçalves, o plano es-trutural para promover uma re-forma em todo o andar inferior do prédio, onde está localizada a 2ª Vara Criminal, já foi aprova-do pelo TJ e entrou em proces-

so de licitação. Representantes do departamento de engenha-ria do TJ visitaram o Fórum há uma semana para apresentar o projeto de revitalização. Apesar de a direção esperar uma res-posta até o início do próximo ano, ainda não há previsão para o início das obras.

Page 36: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011Esportes36

Comissão da Assembleia vai acompanhar o trabalho das cidades

Os prós e os contras das concorrentes

CanoasTem como pontos fortes o Complexo

Esportivo da Ulbra e a utilização da base aérea para o pouso de aeronaves. Con-ta com os hotéis Canoas Parque Hotel e Metropolitan em condições de rece-ber uma seleção, porém nenhum deles foi credenciado pela Fifa. O calcanhar de Aquiles da cidade é o congestiona-mento do trânsito e também a proximi-dade da rede hoteleira da zona urbana, o que não permite uma hospedagem mais tranquila para as seleções.

ViamãoConta com um projeto para construir

um centro de treinamento junto ao Ho-tel Villa Ventura. Localizado em região afastada da zona urbana, o hotel tem uma grande infraestrutura, porém pre-cisa de muitas obras para atender às exigências da Fifa. Hoje é necessária a construção de mais 90 leitos no local, além da instalação de academias pa-ra atividades físicas. Além disso, a cida-de ficará de fora da lista dos escolhidos caso não consiga encaminhar o asfalta-mento dos cerca de quatro quilômetros da RS-118, que dão acesso até o hotel.

OsórioPlaneja investir cerca de R$ 10 mi-

lhões na construção de um estádio de futebol nos padrões do da PUC, em Porto Alegre. Os recursos serão da Pre-feitura Municipal. O local da obra se-

Copa 2014

Como estão as 12 concorrentesCidades serão convidadas a apresentar na Assembleia Legislativa o andamento dos projetos para receber uma seleção

Marcelo Maciel

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

está intensificando o acompa-nhamento dos investimentos e das mobilizações das cida-des para a Copa do Mundo de 2014. Para isso, foi criada uma comissão especial, que é presi-dida pelo deputado Alexandre Postal (PMDB). Ela é formada por nove parlamentares e tem como objetivo principal pro-mover audiências públicas para saber como anda a mobilização das cidades gaúchas em torno do Mundial da Fifa.

Serão realizadas 12 audiências

até o dia 13 de dezembro e, entre elas, haverá uma específica para se saber o andamento dos pro-jetos das 12 cidades candidatas a ser um Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Segundo a assessoria de imprensa da As-sembleia, os deputados querem saber o que as cidades estão planejando e o que já foi colo-cado em prática nestas ações. Além disso, os parlamentares pretendem estudar uma forma do governo estadual auxiliar nos projetos destes municípios. A previsão é de que o encontro aconteça no mês de novembro, em data a ser definida.

De forma antecipada, o Se-

manário traz uma radiografia de como está o andamento dos projetos das 11 cidades que concorrem, juntamente com Bento Gonçalves, para ser uma das possíveis indicadas pela Fifa a receber uma seleção interna-cional durante a Copa do Mun-do em 2014.

Na análise, Caxias do Sul aparece como a principal con-corrente da capital nacional do vinho. Cidades da região metro-politana, como Canoas e Novo Hamburgo, possuem proble-mas de infraestrutura e podem ficar de fora da escolha.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DIVULGAÇÃO

[email protected]

rá o Centro Olímpico David Fleck, que já abriga dois ginásios poliesportivos. A fal-ta de um hotel de grande porte para abri-gar uma seleção pode prejudicar a esco-lha da cidade. Tem como ponto positivo a utilização da BR 290 (freeway) como fácil acesso até Porto Alegre.

Santo Antônio da PatrulhaVive praticamente a mesma situação da

vizinha Osório. Na questão centro de trei-namento, o município conta com o Parque da Guarda, área de 46 hectares que contém dois campos de futebol, academia comple-ta, saunas e restaurante. Também não pos-sui um hotel em condições de receber uma seleção. A prefeitura negocia com um gru-po de empreendedores o investimento pa-ra a construção de um hotel nos padrões exigidos pela Fifa.

AlvoradaConta com o Centro de Treinamento do

Pedra Branca Futebol Clube como principal trunfo para atrair uma seleção internacio-nal. O local possui quatro campos com me-didas oficiais, academia e suítes com capa-cidade para receber até 80 pessoas. O alto índice de violência, bem como a falta de um hotel que preencha as exigências da Fifa podem atrapalhar a candidatura da cidade.

Novo HamburgoA cidade do Vale dos Sinos está eufórica

com a possibilidade de receber uma sele-ção. Tem no Estádio do Vale sua principal

carta na manga para sensisbilizar os agen-tes internacionais. O local dispõe de campo de futebol, academia, salas de fisioterapia e 26 cabines de imprensa. Assim como Alvo-rada, o município não dispõe de um hotel que atenda as necessidades das seleções, pois todas ficam na zona central, local de intenso tráfego de veículos.

PelotasConta com o Centro de Treinamento do

Fragata Futebol Clube como cartão de vi-sita. O CT, de propriedade do ex-jogador da Seleção Brasileira Emerson, foi constru-ído de acordo com as exigências do padrão europeu. O município ainda dispõe dos es-tádios Boca do Lobo e Bento Freitas para os treinamentos das seleções. A prefeitura tenta recuperar o aeroporto para minimizar a distância de Porto Alegre. Um hotel mais moderno é a grande carência da cidade.

CanelaTem o apelo turístico como grande força

para atrair uma seleção. O Hotel Continen-tal já foi selecionado como referência pela Fifa. O município deixa a desejar na questão do centro de treinamento. Hoje, só existe o campo do Serrano e do Sesi, que precisa-riam de adaptação às exigências das sele-ções, o que diminuem as chances da cida-de ser escolhida.

GramadoO potencial turístico é a grande apos-

ta da cidade para ser escolhida. São três

hotéis em condições de receber seleções internacionais. Porém, o maior desafio do município é construir um centro de trei-namento nas condições exigidas pela Fi-fa. Hoje existe a Vila Olímpica, que até já recebeu clubes como o Avaí, de San-ta Catarina, porém a estrutura está lon-ge da ideal para a utilização em uma Co-pa do Mundo.

Caxias do Sul É considerada a mais preparada das

cidades ao lado de Bento Gonçalves. O município vem investindo pesado desde 2009 em atrair uma seleção internacio-nal. Além de possuir uma rede de hotéis que atendem as exigências da Fifa, Ca-xias conta com o seu aeroporto e também com os estádios Centenário e Alfredo Ja-coni, bem como o Instituto de Medicina do Esporte da UCS, considerado referên-cia nacional.

FarroupilhaA cidade estava otimista com a possi-

bilidade de receber uma seleção duran-te a Copa do Mundo. Como atrativos, a tranquilidade e a estrutura do estádio do Brasil de Farroupilha. Porém, o município contava com a escolha do Farina Park Ho-tel, na divisa com Bento Gonçalves, pa-ra atender o quesito hospedagem. A fal-ta de uma rótula de acesso ao hotel fez com que a Fifa deixasse o Farina de fora do credenciamento, o que praticamente exclui Farroupilha da briga.

Page 37: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 37Esportes

FOTOS DIVULGAÇÃO

Gustavo Bottega

[email protected]

Dupla de Bento briga por medalha no Pan

PÁDEL Tiro ao prato

Karla de Bona e Janice Teixeira disputam a competição no México

Karla e Janice irão disputar a fase classificatória e a final na terça-feira, 18, em Guadalajara

Atletas de Bento encaram Mundial na Espanha

Chegou o momento mais es-perado do ano para as duas

bento-gonçalvenses top do Brasil no tiro ao prato. Karla de Bona, 29 anos, 1ª do ranking e Janice Teixeira, 49 anos, 2ª do ranking, encaram os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México.

As duas já estão em terras mexicanas, onde se prepara-ram para competir na próxima

ESTADUAL SUB-17

Esportivo e Grêmio voltam a se enfrentar

terça-feira, 18, na modalidade fossa olímpica.

Karla, no auge da carreira, tem grande chance de medalha pelos resultados significativos em competições internacio-nais, no entanto, será a primei-ra vez que participa de um Pan. A conterrânea Janice tem três Pans na bagagem com uma medalha de bronze em Santo Domingo, em 2003. Em 2007 no Rio, obteve o quinto lugar.

Além das bento-gonçalven-ses, a Serra estará represen-tada por Michel de Carli, na canoagem, além dos times fe-minino e masculino de Squash de Caxias do Sul.

O Brasil contará com 519 atletas que brigarão por meda-lhas e vagas para Londres 2012. A competição começa hoje e vai até o dia 30 de outubro.

Lucas Bergamini

Laura Marconi

Hoje, dois prodígios das ra-quetes embarcam para um de-safio internacional. Os bento-gonçalvenses Laura Marconi e Lucas Bergamini disputam o Campeonato Mundial de Pádel, em Mellila, Espanha.

Laura, 12 anos, é a atual cam-peã brasileira e terá um desafio grande que é jogar com meni-nas da categoria 14 anos. Mas segundo a mãe Vanise, Laura não se intimida, já que está bem acostumada a treinar com os guris - é única menina que dis-puta competições de pádel na cidade. O irmão de Laura, Lu-cas Marconi, não obteve a vaga para o mundial, mas irá viajar junto com a irmã para a disputa do Open, competição paralela.

Já o outro candidato ao títu-lo, Lucas Bergamini, 14 anos, campeão panamericano, encara pela segunda vez um mundial. Ele quer superar o de 2007 onde parou nas semifinais. Os jogos de Melilla acontecem en-tre os dias 17 e 22 de outubro.

Amanhã, Esportivo e Grê-mio volta a se confrontar pelo Estadual Sub-17. Na quarta--feira, Dia das Crianças, as duas equipes se enfrentaram no Montanha dos Vinhedos e ficaram no 1 a 1. O alviazul

abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo com Alan. O empate do tricolor veio aos 35 minutos da segunda etapa. A partida deste domingo está marcada para às 15h30min, no CT Hélio Dourado.

Page 38: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 201138 Esportes

GUSTAVO BOTTEGA

Gustavo Bottega

[email protected]

Desafio agora é vencer o Gramadense

RUGBY PARTY Estadual de Amadores

Rubro-negro enfrenta equipe que o eliminou na competição em 2010

Após comemoração da classificação à semifinal, Flamengo terá jogo duríssimo em Gramado

Farrapos promove festa beneficente

Foi suado, mas o Flamengo já está entre os quatro me-

lhores do Estadual de Amado-res. No feriado da quarta-feira, o rubro-negro segurou o Ser-rano e avançou para a semi-final da competição. Amanhã, às 16h30min (em função do horário de verão), a equipe do técnico Cabeça enfrenta o Gra-madense pelo jogo de ida, na cidade de Gramado. Na outra semifinal, jogam Juventude de Ibirubá e Associação Sapiranga.

O treinador frisou que a vaga foi construída ainda fora

de casa, onde o rubro-negro havia vencido o Serrano por 1 a 0. “Nós ganhamos porque fizemos um grande jogo lá em Canela”, frisou ele, que não obteve o mesmo desempenho dentro de casa, como foi no domingo, 9, quando o jogo foi interrompido por um tempo-ral aos dois minutos do segun-do tempo. Na continuação do confronto, na quartafeira, se faltou técnica, sobrou disposi-ção. O Flamengo fez um jogo pegado, mas conseguiu admi-nistrar a vantagem com uma forte marcação e o incentivo da torcida, que lotou o estádio

Caldeirão Rubro-Negro. Cer-ca de 200 crianças das esco-linhas marcaram presença. O destaque foi o goleiro Bosco com pelo menos três defesas importantes. No ataque, pou-ca efetividade.

Para o jogo deste domingo, o Flamengo deve contar com a volta de Roger e Murilo, que estavam suspensos. A partida terá um significado especial, já que o Gramadense foi o res-ponsável pela eliminação do rubro-negro no Estadual de Amadores do ano passado.

DIVULGAÇÃO

Festa será no Campo Municipal, onde o time começou a treinar

O Farrapos Rugby Clube surgiu há quatro anos, com um grupo de amigos que gostava do esporte, com muita garra, treino e vontade de aprender sobre esse esporte, o que mais cresce no Brasil. Hoje o Farra-pos é bicampeão gaúcho, cam-peão da Copa do Brasil e a úni-ca equipe, entre as 25 existentes no Rio Grande do Sul, que dis-puta o Campeonato Brasileiro de Rugby, o Super 10. O time conta também com as equipes Feminina e Juvenil, além de re-alizar um projeto social junto ao Condica Bento Gonçalves.

E pensando em toda a es-trutura do clube e buscar mais adeptos, o Farrapos realiza na noite de hoje, a Rugby Party, uma festa beneficente para arrecadar recursos para as despesas administrativas do clube como uniformes e ma-teriais de treino, além de des-pesas em competições.

Com a disputa do Super 10 as despesas aumentam com hospedagem e outras gastos, limitando muitas vezes até uma participação maior.

Rugby Party

Será um encontro de muitas horas de música em uma noi-te com atrações para agradar todos os públicos. A Rugby Party começa às 22h deste sá-bado, dia 15, no Campo Mu-nicipal. Divididos dois palcos, se apresentam as bandas Bidê ou Balde, Puracazuah, Carto-las, Rodeio Drive, Swing Na-tural, Blackbirds e Evandro Demari. Tudo em uma mega estrutura coberta e com piso. Os ingressos estão à venda na Escola Infoserv Treinamen-to, Cadoro, Trópico, Castellar Lareiras em Carlos Barbosa. Confira os valores no site: www.rugbyparty.com.br.

Page 39: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 39Esportes

Citadino de Futsal

1ª DIVISÃOSábado, dia 15 - Ginásio Municipal:Açolar x Bloco KY JC Cafeteria x AlcântaraTancredo Neves x Rossatto FutsalS. João/Gheno x UPG Vimagi/Cristófoli x Açolar B/La Barca

Obs: jogos começam às 14h30min com duração de uma hora cada.

Distrital de Futebol Amador

QUADROS A E B (dia 16, às 14h)Em Pinto Bandeira:Rosário-PB x IpirangaNa Sertorina:Estrela da Serra x Rosário-FLNa Eulália:Inter/Flamengo x Inter da LeopoldinaNa Linha 40:Cruzeirinho x BarracãoVETERANO (dia 15, às 14h)Na Eulália:Rosário x Ouro VerdeInter da Eulália x Estrela da SerraNa Linha 40:São Pedro x BarracãoIpiranga x Cruzeirinho

Obs: para conferir resultados com-pletos de todas as rodadas, tabela e classificação basta acessar o site da secretaria: www.secretariadees-portes-bg.com.

30ª rodada

Sábado, dia 15/1018h - Ceará x Flamengo18h - Figueirense x América

Domingo, dia 16/1016h - Palmeiras x Fluminense16h - Inter x Avaí16h - Santos x Grêmio16h - Cruzeiro Corinthians16h - Botafogo x Atlético-PR18h - Atlético-GO x São Paulo18h - Vasco x Atlético-MG18h - Coritiba x Bahia

NA ÁREAGustavo Bottega

[email protected]

Festa de ColôniaUm dos maiores espetáculos

da terra é uma folclórica Festa de Colônia. Por estas bandas, comer é motivo para se unir pessoas. Se a bóia estiver ruim, a festa foi um fracasso. E gringo que é gringo é fresco com a comida. Não me ve-nham com capeletti muito duro e nem muito mole. O interessante é observar como age um típico frequentador deste tipo de confra-ternização. Quer chegar cedo no salão da comunidade para estacio-nar o carro bem na frente. Quer colocar o papo em dia, saber como anda a uva do vizinho. Senta sem-pre na mesa mais perto da copa, onde a comida chega antes. Um adepto nato de Festa de Colônia tem um sentimento altamente re-pulsivo por buffets. Odeiam casa-mentos e formaturas. “Vê bem se vou entrar na fila pra comer. Eu quero que me ‘servem’ na mesa, eu!”

Nas festas da comunidade, se sentem em casa. E gosta de zuar dos convivas e até com o vinho servido nas jarras, após ter tomado umas três cheias. “Achei um lam-bari aqui dentro, devolve pra san-ga”, brinca com o garçom.

Impaciente, antes de vir a sopa, já comeu o seu pão e mais dois dos vizinhos ao lado. A carne lessa e o pien é como um aperitivo. “Isso é só para preencher o buraco das cá-rie”, diz bem alto. E lá pelas tantas, já está misturando vinho com fruki. A ideia é sempre tentar dilatar o estômago para caber a carne, que aliás, já vem ali como uma boiada espetada.

E nem se importa se o garçom respinga aquela costela suculenta na sua ‘domingueira’. Satisfeito, enfatiza que terá que sobrar espa-ço para o pudim, que será leiloado

DIVULGAÇÃO

Brasileirão

RecordeO Celso Roth tem medo de

ser feliz. A cautela do técnico gremista deu um novo recor-de para o tricolor. Conseguiu jogar no 4-6-0 contra o Fi-gueirense, isto é, com cinco volantes. No Dia das Crian-ças, transformou o Olímpico num recreio.

ArenaA derrota para o Figuei-

rense no domingo por 3 a 1, trouxe consequências para o Grêmio. Conforme o periódi-co O Bairrista, a futura Are-na gremista será constuída no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. A atual, na fre-eway, será demolida.

Beira-RioPor outro lado, o Beira-Rio

também corre risco. Na imi-nência de ficar de fora da fes-ta da Copa de 2014, a dire-ção do Inter tentará conversar com o apresentador Luciano Huck em São Paulo para ten-tar participar do quadro “Lar, Doce, Lar”. Porém, a direção executiva do programa disse que o clube terá que mandar uma cartinha como qualquer outro canditado.

PanPouco se ouviu falar dos

Jogos Panamericanos, que começam hoje, em Guada-lajara, no México. Por que será? É elementar a resposta. A Globo não tem os direitos de transmissão. Jogos irão passar na Record, depois das missas, obviamente.

“Vê bem se vou entrar na fila pra comer. Eu quero que me ‘servem’

na mesa!”em instantes, além do gran finale, as perfumadas bergamotas.

Depois de todo mundo satisfei-to, bucho cheio e com bochechas rosadas, começa uma movimenta-ção de mesas para liberar a pista de dança. Mas, antes do arrasta pé, o gringo dá aquela saída es-tratégica ao banheiro após sentir um novelo se mexendo nas tripas. Imaginem só a combustão no or-ganismo após misturar toda essa comida com vinho, fruki, pudim e bergamota. É caso para interditar qualquer vaso sanitário.

Feito o serviço, o gringo se sen-te leve para dançar vanerão com a sua gringa até dar fome de novo.

O cara é tão gringo que almoça já pensando no café da tarde. Dan-ça com a mulher fuzilando com o olhar a cozinha, onde já preparam o café com grostoli. ‘Tudo incluso no ingresso’, lembra ele. Aliás, não existe ingresso. Em Festa de Colô-nia se fala ‘Quantas ficha tu quer pra janta?’. E os festeiros obrigam - sob ameaça de ‘tacar fogo’ no parreiral - o amigo a ficar com pelo menos dez fichas. É a lei.

Entre outros recortes, a Festa de Colônia é autêntica e sulfatada pela sua espontaneidade. Uma prova de que a alegria sincera não está no luxo. A felicidade plena está exa-tamente no abraço com sovaco suado entre dois amigos. Onde os palavrões são puros, não signifi-cam xingar as pessoas e divinda-des. Apenas é uma manifestação eufórica de pessoas de bem e que fazem o bem. Pessoas que gostam e frequentam Festas de Colônia vão para o céu. Mesmo soltando seus ‘porco...’. E tenho dito.

FUTSAL SÉRIE OURO

BGF fora da disputa do segundo turno O Bento Gonçalves Futsal

está fora da disputa do segun-do turno da Série Ouro do Futsal. Com os resultados da última rodada, realizada quarta e quinta-feira, o BGF encer-rou a fase em nono lugar, com

10 pontos. Quem se deu bem foi a Alaf, que venceu a Assaf por 5 a 2 e ficou em 7º com 12 pontos. A oitava e última vaga ficou com o UJR, com 11 pon-tos. Com a pontuação final, Antônio Prado e Real Acade-

mia foram rebaixados para a Série Prata. Agora, o BGF irá focar nos treinamentos para a semifinal geral da competi-ção, prevista para novembro. A notícia boa que chegou esta semana foi a liberação do Gi-

násio Municipal de Esportes para os jogos restantes. Em reunião, a Federação Gaúcha de Futsal autorizou a utiliza-ção da quadra sem precisar aumentar as dimensões, já que não tem o tamanho oficial.

PerguntinhaClássico Esportivo x Fla-

mengo de São Valentim no futuro?

Siga o colunista no Twitter:@gusbottega

Page 40: 15/10/2011 Jornal Semanário

www.jornalsemanario.com.br

BENTO GONÇALVESSábado15 DE OUTUBRO DE 2011ANO 45 N°2764

R$ 2,50

A EdiçãoPrimeiro caderno .................... 40 páginasSaúde & beleza ........................ 8 páginasEmpresas & Empresários ......... 12 páginasCaderno S .............................. 12 páginas

72 páginas

EditorialPequeno passo contra o crime destaca as ações da polícia na proteção à comunidade

ColunistasROGÉRIO COSTA ARANTES

Guerra fiscalQuestões tributárias prejudicam a indústria moveleira de Bento

Em Debate/6

ITACYR LUIZ GIACOMELLO

Congresso MovergsBento se prepara para a 21ª edição do evento que acontece dia 19

IG Variedades/8

GUSTAVO BOTTEGA

Festa de colôniaPorque os frequentadores de salão de comunidade vão para o céu

Na Área/39

ANIVERSÁRIO DE BENTO

Comemoração resgata as tradições italianas

MARCILEI ROSSI

AURORA BOREAL

Balada será realizada no dia 22

Empresas & Empresários, 6

RETRATO

Ricardo Siviero: dos imóveis à música

Caderno S , 12

CAPA S

A alegria de Inês Franceschini Girondi

Caderno S, Capa

REPRODUÇÃO

ANSIEDADE

Combata este mal pela boca

Saúde, 5

Grupo Ricordi D’Italia foi uma das atrações em homenagem aos 121 anos de emancipação. Jovens integrantes apresentaram sete danças típicas trazidas pelos colonizadores Página 29

Page 41: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoS

STÚ

DIO

7

“Só uma coisa torna o sonho impossível: o medo de não tentar”

Inês Franceschini Girondi

Sábado, 15 de outubro de 2011

Uma pessoa alegre, que contagia a todos ao seu redor com sua ener-gia e gosto pela vida, estas são as características da canceriana Inês Fran-ceschini Girondi. Uma mulher determinada, que atuando por 21 anos na área comercial da empresa Rinaldi S/A, agora, traçou mais um desa-fio paralelo à sua vida profissional, voltar à sala de aula para cursar Psi-cologia, um sonho de antigamente que agora se faz presente em sua vida.

Casada há 10 anos com Júlio César Girondi e mãe de Bruno de 7 anos, a filha de Fiorelo e Amélia Franceschini, acredita que a família é a base da formação de nosso caráter. E salienta ainda, que a maior realiza-ção de sua vida foi a maternidade, acrescentando a isso o momento úni-co no nascimento do filho Bruno, como a maior emoção já vivida por ela.

Realizada pessoalmente e profissionalmente, Inês vê seu trabalho como gratificante, pois, através dele, tem a possibilidade de se relacio-nar com as pessoas e viajar o país. “Amo meu trabalho e me identifico mui-to com o que faço. Gosto de trabalhar com pessoas, viajar e conhecer as necessidades dos clientes e do mercado, isso me traz muita satisfação”.

Tendo como metas para o futuro concluir o curso de Psicologia, a can-ceriana adora viajar e ser feliz ao lado de sua família e amigos. Para ela a felicidade é poder desfrutar da vida e toda sua essência e com-pleta dizendo: “A vida é cheia de surpresas e temos que es-tar abertos para todas as mudanças e acontecimentos que nos fortalecem e fazem crescer. A vida é uma eterna conquista”.

Para terminar, Inês deixa a seguinte mensagem: “Não se esqueça de que somos reflexo daquilo que pensamos. Aproveite, portan-to o momento que passa a fim de construir um amanhã risonho”.

Page 42: 15/10/2011 Jornal Semanário

Edição: Eveline Poncio [email protected]

Caderno

Este caderno faz parte da edição de sábado,15 de outubro de 2011, do Jornal Semanário

SEDEWolsir A. Antonini, 45Bairro Fenavinho - Bento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]

Eveline Poncio

CadernoSSábado, 15 de outubro de 20112

Exemplo de legenda de foto para as Sociais

Sociais

CadernoSDiagramação: Noeli [email protected] Gráfico: Maiara Alvarez

Eveline [email protected]

8º Mega EventoPela primeira vez, Bento Gonçalves irá receber um dos maiores

eventos empresarial do país. Com palestrantes renomados, os parti-cipantes terão a possibilidade de assistir apresentações de Eduardo Shinyashiki, Rodrigo Cardoso e Aldo Novak, entre outros. O Mega Evento Empresarial, que está sendo realizado pela OurivesTD, acon-tece no dia 6 de novembro, no Dall’Onder Grande Hotel, das 8h às

20h. Informações através do telefone (54) 3028.0933.

2º Elas nas PanelasNo próximo dia 22 será realizado, no Salão de Festas Santo An-

tônio, a segunda edição do jantar beneficente “Elas nas Panelas”. A ação promovida pela Casa da Amizade, associação mantida, prin-cipalmente, por esposas de rotarianos, deverá reunir fundos para ser investidos nos projetos mantidos pela entidade. Informações

através do telefone (54) 91611539.

FOTOS: EVELINE PONCIO

O casal Neusa e Vilson Rigo Vignatti marcou presença na 93ª Festa de São Francisco

Membros da comunidade de São Francisco, Moisés e Ivani Dametto

estiveram presentes na Festa em Honra ao Padroeiro do bairro

ANDRÉIA DE DEUS

Alunos da Escolinha Espaço dos Sonhos, festejaram o Dia da Criança com muita brincadeira, doces e guloseimas nas dependências do Clube Aliança

Page 43: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 15 de outubro de 2011 3

Exemplo de legenda de foto para as Sociais

SociaisOs festeiros da 93º Festa de São Francisco, com o padre

Eleandro Teles

3º Festival do Chopp

AmaBento

A Associação dos Moradores do Bairro São Bento realiza no dia 5 de novembro o 3º Festival do Chopp Amabento. O tradi-cional evento ocorre no CTG Laço Velho, a partir das 21 ho-ras, com chopp liberado. Duran-te a noite, ainda, os convidados poderão conferir um cardápio variado, além de ganhar um ca-neco especial. A animação fica por conta da Banda Guarujá. In-formações através dos telefones (54) 3701.0584, 3452.3223 ou

99873613.

Rugby Party

O Farrapos Rugby está realizando a Rugby Party. A festa com animação garantida acontece, hoje, 15, a partir das 22h no cam-po municipal. Com uma estrutura coberta, os convidados poderão conferir diversos shows como o da Bidê ou Balde, Puracazuah e

Cartolas, Rodeio Drive.

FOTOS:EVELINE PONCIO

Sandra Celso, Paloma Faccin e Eliane Ruver, no jantar festivo no CTG Gaudério Serrano

Cristiano Buffon e Bruna Marcon, durante festividades no CTG Gaudério Serrano

Os casais Dorvalino e Tânia Comin, Sônia e Antônio Schenatto conferindo as festividades de 105 anos do Aristocrático

ANDRÉIA DE DEUS

ANDRÉIA DE DEUS

Com toda pompa e brilho dos Anos 60, Fernanda, Francine com os pais Claudete e Ari Cagol, participaram da Festa da Sociedade São Bento

Page 44: 15/10/2011 Jornal Semanário

[email protected]

CadernoSSábado, 15 de outubro de 20114

Exemplo de legenda de foto para as Sociais

MAIKELI ALVES

Sociais

Outubro Rosa

Assim como em diversos municípios do estado, Bento Gonçalves está participando do Outubro Rosa , que simboliza o mês mundial de conscientização sobre a importância do diagnós-tico precoce do câncer de mama, com mobilização no Estado pelo Instituto da Mama do RS (IMA-MA). Em Bento, o prédio da prefeitura estará com iluminação cor-de-rosa durante todo o mês. Programação variada também está sendo realizada, como blitz na Via Del Vino, distribuição de panfletos e ainda conscientiza-ções e exposições nos shoppings

Bento e L’América.Alci e Alda Santarosa se divertiram nos festejos de

aniversário do CTG Laço Velho

O casal Gustavo Passaia e Karine Ruschel dos Santos comemorou seu casamento no dia 8 de outubro em Porto Alegre, com uma bela recepção realizada na Sociedade Italiana. Eles são filhos de Adir e Anamaria Dequigiovanni

Passaia e, Clóvis Maya Santos e Vera Lúcia Ruschel

Noite de Chopp no Botafogo

A Sociedade Recreativa Bota-fogo realiza, no dia 22 de outu-bro, o Jantar-Baile Bota Chopp, para casais e namorados. A noite terá a animação da banda Repri-se. Após o buffet, serão servidos pratos diversos durante toda a noite. Os convidados serão re-cepcionados pela diretoria com trajes típicos. Informações pelo

telefone (54) 3453.1996.

Vó Delvina e o Vô Sedi orgulhosos pela sua 1º Eucaristia de sua neta Gisele do Santo Marquióro

Page 45: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 15 de outubro de 2011 5

[email protected]

Sociais

Bingo BeneficenteO Lions Clube Bento Gonçalves Fêmina Integração, juntamente

com o Lions Clube Bento Gonçalves Cidade do Vinho realiza no dia 21 de outubro um Bingo Beneficente. A ação acontecerá no Salão Comunitário do bairro Maria Goretti, a partir das 19h30min. A inicia-tiva tem o objetivo de reunir fundos para ser investido nos projetos

assistidos pelas duas entidades.

O casal Karina Segatto e Diego Pasini durante festa no CTG Laço Velho

MARCILEI ROSSI

Os namorados, Marcelo Haefliger e Helen Brun, prestigiando o Eles na Cozinha, ação solidária da Liga de Combate ao

Câncer de Bento

MARCILEI ROSSI

Os casais, Nestor e Neusa Caon e Rafaela e Miguel Santin estiveram conferindo os pratos especialmente elaborados para o

Eles na Cozinha 2011

PalestraAlmoço

O Centro da Indústria, Co-mércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) realiza, na segunda-feira, 17, a palestra--almoço com a presidente da ONG Parceiros Voluntários Maria Elena Pereira Johannpe-ter. O encontro, que acontece a partir das 11h30min, terá ainda homenagens aos mantenedores e apoiadores da Parceiros Vo-luntários de Bento. Informa-ções através do telefone (54)

2105.1999.

ANDRÉIA DE DEUS

Marilia Lando, Silvana Colle, Clarice Balestrin, Giorgia Comin Lando, Marli Guerra, dançaram e se divertiram ao som dos sucessos dos anos 60, na Sociedade São Bento

Page 46: 15/10/2011 Jornal Semanário

FOTOS:MAIKELI ALVES

EVELINE PONCIO

CadernoSSábado, 15 de outubro de 20116

Sociais

Celebração dos espumantes A Aurora está participando da festa que celebra a qualidade

dos espumantes da Serra gaúcha. Hoje, 15 de outubro, du-rante a 12ª edição da Fenachamp, tradicional evento de Ga-ribaldi, a vinícola oferecerá degustações de seus espumantes

premiados. A festa acontece no Parque da Fenachamp.

Festa para as CriançasHoje, 15, a loja Lilica & Ti-

gor do Shopping L’América estará realizando uma grande festa em homenagem aos pe-quenos. A comemoração será regada a algodão-doce, pipoca, cachorro quente e muitas brin-cadeiras, além de contar com a participação dos personagens Lilica & Tigor. A festividade

inicia a partir das 15 horas.

EspetáculoAmanhã, o Teatro do Sesc,

em Bento Gonçalves recebe a peça de teatro “Roliúde”. A peça conta a história de Bibiu, personagem que ganha a vida narrando histórias do cinema mundial. O espetáculo inicia a partir das 20 horas, com faixa etária mínima de 14 anos e du-ração de 30 minutos. Informa-ções através do telefone (54)

3452.6103. Servindo taças de espumante para o público, as belas Carol Miranda, Daniele Naraschin e Mayara Carpes

Fernanda Capellari esteve conferindo as atrações do preview Aurora Boreal

As escritoras Gúgui e Denise da Ré lançaram, na sexta-feira, 7, o mais novo livro infantil assinado pela dupla, o “Maria

Fumaça - Um passeio pela fantasia”. A recepção foi realizada no Clube Aliança, onde as escritoras receberam amigos,

familiares, convidados e autografaram exemplares da obra

Page 47: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 15 de outubro de 2011 7

Sociais

Congresso Nacional

Bento Gonçalves sediará entre os dias 30 de outubro e 2 de no-vembro, o Congresso Nacional Contra as Drogas, organizado pela Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogras (Abramd). O evento reunirá pesquisadores de todo o país, e terá como local de encontro o Dall’Onder Grande Hotel. Informações

no telefone (54) 3455.3555.

O casal Josiane e Felippe Vitalski Scopel, durante a festa de 54 anos do CTG Laço Velho

Giovanni Marcon e Barbara Bortolini presentes no aquece para a Aurora Boreal

O casal presidente do Susfa, Rosalina e Eduardo Belatto, com também casal presidente

da Sociedade São Bento, Elenita e Edilson Outeiro

ANDRÉIA DE DEUS

Fenachamp 2011

Segue neste final de semana a programação de eventos da Fe-nachamp 2011, em Garibaldi. A Festa Nacional do Champanha será realizada até o dia 30 de outubro com diversas atrações. Neste final de semana shows variados serão as atrações do evento, com destaque a apre-sentação de Oswaldo Montene-gro, hoje, 15. Os visitantes po-derão conferir, ainda, o melhor da culinária e dos espumantes locais que são reconhecidos internacionalmente. Informa-ções através do telefone (54)

3462.1419.

Foto Pavan realizou ação comemorativa ao dia da criança. Na foto, a palhacinha com o pequeno Arthur

FOTO

PAV

AN

Page 48: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoSSábado, 15 de outubro de 20118

Exemplo de legenda de foto para as Sociais

Teodora?! Irritado PerdoadoFernanda Paes Leme vai evi-

tar assistir as lutas do namo-rado, Gregor Gracie: ela fica histérica na beira do tatame, dando “dicas” para ele... Mas, no fundo, acaba o desconcen-trando! Um dos seus conselhos foi direto: “Amor, quebra logo o nariz do cara!”

Nova sede da Globo em Por-tugal tem duas missões: expandir os negócios na Europa e se apro-ximar do público de lá. Tanto que uma loja da Globo Marcas – que só vende itens exibidos nos programas da emissora – foi lançada em Lisboa especialmen-te para este fim.

Silvio Santos com sorriso de orelha a orelha! SBT é a única emissora a crescer, em 2011: 0,1 ponto a mais do que há um ano (5,6 pontos) – Enquanto isso, Record e RedeTV! mantiveram a mesma audiência... Já a Globo re-gistrou a maior queda: 4%. Passou de 18,6 pontos (2010) para 17,9.

Sabe o que mudou com a en-trada de Chico Pinheiro e César Tralli nas bancadas do “Bom Dia Brasil” e do “SPTV” – respecti-vamente? Absolutamente nada! Os jornais se mantiveram com a mesma média de audiência, por volta de 9 pontos (SP).

Vem aí “overdose” de Thalia – no

André Marques está irri-tado: espalharam no Projac que ele teria o mesmo per-sonal trainer do Ronaldo Fenômeno... Há quem diga que André até tenta, mas não consegue emagrecer de jeito nenhum... Jogou o regime para o alto!

Rafinha Bastos estranhou Mar-co Luque – que o repreendeu publicamente - pela piada de que “comeria Wanessa e o bebê”: teria sido deslealdade do colega de ban-cada! É que Luque riu da piada, ao vivo! Mas, na Band, dizem que já está tudo resolvido: Rafinha será perdoado dentro de 3 semanas...

PING-PONGLEONARDO

Eu aumento mas não invento

Destilando o veneno

Nome completo: Emival Eterno da Costa.

Data de nascimento: 25/07/1963.

Local de nascimento: Goianá-polis (GO).

Signo: Leão.

Cor: azul.

Prato preferido: churrasco.

Detesta: jiló.

Perfume: Jazz.

Música: moda de viola.

Hobby: pescar, jogar futebol e andar de jet ski.

Qualidade: sinceridade.

SBT: com a reprise de “Marimar”, a atriz/cantora deve fazer um tour por vários programas a emissora.

Marcelo Adnet também quer saber o “limite” do humor! Ele jura que perguntou para Susana Viera e ouviu: “O limite deveria ser a morte!” Como é que é?!

Silvio Santos entrega: Luan San-tana só quer saber de cantar no Faustão e no Luciano Huck! SS nem liga: se um dia quiser dar um “alô” no SBT, está convidado...

Famoso por sua paixão pelo ci-nema, Selton Mello quer investir cada vez mais em TV: ele anda frustrado! É que, ao dirigir um fil-me que leva meses para ser feito, vê a bilheteria atingir 2 milhões de espectadores... Já na TV, num úni-co episódio que comandou de “A mulher invisível”, teve audiência de 40 milhões de pessoas!

Vilã de “Aquele beijo”, Lei-lah Moreno já sente saudade de cantar na banda “Altas horas”.

“Aquele beijo”... Fernanda Souza não tem dúvida: o melhor e mais gostoso beijo que já deu na vida foi nos lábios de Thiagui-nho... Por sinal, ela faz exigências que ele tem cumprir: nada de intimidade demais, como usar o banheiro de porta aberta; namo-ro na internet também é proibi-do porque ela não gosta de we-bcam; e “fugidinhas” - só valem entre eles, é claro!

Aguinaldo Silva aconselhan-do: os galãs gays da Globo não devem sair do armário “nun-ca” - por causa do preconcei-to. Aguinaldo usa a si mesmo como exemplo: dia desses, um bonitão não quis entrar com ele em elevador com “medo de ser agarrado lá dentro”! Mas o autor de “Fina estampa” (68 anos) acha que está precisando mais de um enfermeiro do que de um... namorado!

Luana Kisner, a namorada/noiva de Adriano, coloca uma pedra no assunto: não vai aceitar nenhum dos convites para posar nua e ponto. Até porque, ele não deixaria... Quem sabe quando de separar do Imperador...

Cercado por fãs enlouqueci-

das em aeroporto, Cauã Rey-mond foi modesto ao comen-tar tanto assédio: a “culpa” é do Jesuíno! Mas “Cordel en-cantado” já acabou... E o en-canto de Cauã com a mulhera-da continua o mesmo!

Foi só o tempo esquentar um pouquinho para o “Programa do Gugu” voltar com o quadro “Super praia” - em que consul-tor vai ao litoral dar dicas para mulheres de biquíni. É que o quadro agrada duas vezes: as mulheres querem ouvir os con-selhos. E os homens querem ver a “beleza” feminina...

Não adianta Alinne Moraes negar que tenha colocado si-licone: fotos dela na internet evidenciam a diferença de “vo-lume”! No passado, era mais “sequinha”... Agora, com as cenas calientes de “O astro”, dá para ver que “arredondou”!

Sophie Charlotte acha graça do triângulo nos bastidores de “Fina estampa”: tem que contra-cenar com o ex, Caio Castro, e com o atual, Malvino Salvador. Então, para quebrar o gelo, o trio se reuniu para rirem juntos do “causo”! E segue o jogo...

Defeito: vaidade.

Medo: tenho pavor de injeção.

Orgulho: minha carreira.

Mulher bonita: Xuxa.

Mais gosta em si próprio: meus olhos.

Nelson Rubens

PAREDÃO – ANDRÉ GONÇALVESNR: Quem é você?AG: Muito alto-astral!

NR: E o Áureo?AG: Aberto para a vida!

NR: Terceiro gay na TV?AG: É bom discutir o amor

livre!

NR: Preconceito?AG: Não senti...

NR: Sucesso com as crianças?

AG: É sempre uma festa!

NR: Fazer novela? AG: Um livro aberto!

NR: Cantadas?

Tanto que bateu o desespero: ela correu para loja comprar apare-lho de videokê e passou a noite cantando! Mas o sonho de Leilah é mesmo ser atriz!

Nova fase! Sheron Menezes tenta combater a fama de antipá-tica! Como vai ser a mocinha em novela global, precisa deixar boa impressão... Agora, até é educada com os fãs! Dizem.

Samara Felippo é uma mãe tão coruja que acredita que o nasci-mento de Alicia (sua filha com Leandrinho) a ajudou profissio-nalmente! Como assim? Ela abre o jogo: “Ah, fiquei uma atriz mais madura depois que fui mãe!”

Projeto de José Luiz Datena, na Band: quer apresentar programa de variedades e jornalismo todas as manhãs, com Adriane Ga-listeu e Ricardo Boechat ao seu lado. Dizem que é uma espécie de “Hoje em dia”, mas com elen-co mais “qualificado”... Datena não tira a Record da cabeça!

AG: Tem em todo lugar...

NR: Cabeludo?AG: Não dispenso um bom

creme!

NR: Infância difícil?AG: Perdi muitos amigos...

NR: Venceu na vida?AG: A favela me deixou forte!

NR: Fama de estressado?AG: Só quando me tiram do

sério...

NR: Críticas: AG: Não ligo para o que fa-

lam de mim!

NR: Conquistador nato?AG: Não tenho nada de es-

pecial...

NR: Revela seu segredo?AG: Tomo 4 banhos por

dia!

Twitter: @nelsonrubenstv

Page 49: 15/10/2011 Jornal Semanário

Exemplo de legenda de foto para as Sociais

CadernoS Sábado, 15 de outubro de 20119

Nome completo: Lucas Zen Cainelli

Idade: 7 anos

Nomes completos dos pais: Ironi Luci Zen Cainelli e Carlos Alberto Cainelli

Estuda? Sim, Colégio Medianeira

Qual é a importância da família na sua vida? Eu adoro a minha família e ela é muito importante pra mim

Quem são seus melhores amigos? O primo Rafael e os colegas de escola

O que você gosta de fazer? Jogar Futebol

O que você quer ser quando crescer? Jogador de Futebol, assim como o Messi

Qual é o seu sonho? Me tornar um jogador de fute-bol profissional

ATELIÊ FOTOGRÁFICO RETRATU’S

Letícia Casonatto

Pedagoga e Psicopedagoga , Esp. em Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar

9

Desenvolvimento da Autonomia nas crianças

A princesinha Manuela Casagrande de apenas 6 meses

é a alegria dos pais Jair e Maria Estela Casagrande

Todos os pais desejam que seus filhos cresçam, se de-senvolvam e sejam felizes. Para tal os pais necessitam promover a autonomia de seu filhos. Ser autônomo é a capacidade de assumir responsabilidades, mesmo que sejam pequenas, considerando as necessidades pesso-ais e do outro. Incentivar sempre a criança a cuidar dos seus pertences e dos materiais de uso comum é sempre importante. Esse desenvolvimento significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade , no co-nhecimento e na valorização de si mesmas.

A essência da autonomia consiste no fato de que as crianças se tornem capazes de tomar decisões por elas mesmas. O que é diferente da liberdade completa. A autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor cami-nho da ação. E mais: assumir as responsabilidades de sua escolha.

Não se trata de deixar a criança dicidir sempre sozinha, assim como também não devemos abusar da autorida-de de pais. É preciso possibilitar que a criança expresse seu desejo, aprenda a fazer escolhas e assim desenvol-va sua autonomia.

Na medida em que a criança pode escolher e decidir ela tem a possibilidade de desenvolver a capacidade de discernir entre o certo e o errado, de acordo com su-as convicções e os valores transmitidos por sua família.

Os pais podem e devem ajudar no desenvolvimen-to da autonomia da criança incentivando-a a aprender, demonstrando interesse pelas coisas dela, dialogando, dando responsabilidades , desde que ela já esteja pronta para assumir, brincando e proporcionando momentos em que a criança possa fazer suas escolhas.

Letícia Casonatto – Pedagoga e Psicopedagoga-Esp. em Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar. 8134- 9005.

A princesinha Maysa Didone é a alegria dos pais Marcelo e Eroni e da mana Thais

Page 50: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoSSábado, 15 de outubro de 201110Saber & LazerAniversários

HoróscopoÁries21/03 a 20/04

Leão22/07 a 22/08

Sagitário22/11 a 21/12

Touro 21/04 a 20/05

Virgem23/08 a 22/09

Capricórnio22/12 a 20/01

Gêmeos21/05 a 20/06

Libra 23/09 a 22/10

Aquário21/01 a 19/02

Câncer21/06 a 21/07

Escorpião23/10 a 21/11

Peixes20/02 a 20/03

Mercúrio entra em Escorpião e se une a Vênus e seus negócios, especialmente os que envolvem parcerias e sociedades ganham um novo fôlego. Trabalho e novos projetos em alta.

Mercúrio entra no signo de Escorpião e se une a Vênus e melhora seus relacionamentos amorosos. A vida social ganha um novo fôlego, com muito prazer e divertimento. Aproveite.

Mercúrio entra em Escorpião e se une ao seu regente, prometendo movimento em sua vida financeira e bons investimentos. A fase é boa para novos negócios e projetos. É possível que veja um aumento de seus rendimentos.

Mercúrio entra no signo de Escorpião e se une a Vênus mobilizando suas amizades e os contatos com grandes empresas, clubes e instituições. A fase é ótima para bons acordos. Amor continua em alta.

Mercúrio começa sua jornada pelo signo de Escorpião e se une a Vênus, mobilizando ainda mais seus relacionamentos. Este é um período de muita conversa, conciliações e reconciliações. Parcerias comerciais em alta.

Mercúrio entra em Escorpião e mobiliza sua vida domestica ainda mais. A fase é ótima para os casados que poderão renovar seu relacionamento. É possível uma mudança de residência nesse período.

Mercúrio entra em seu signo e se une a Vênus, marcando o início de uma nova fase, mais voltada para o amor e a comunicação. Nesse momento as boas conversas estarão presentes. O amor ganha força.

Mercúrio entra em Escorpião e junto com Vênus abre portas importantes para o sucesso. A fase é ótima para apresentar projetos ou mesmo buscar outro emprego, caso queira.

Seu regente agora começa sua caminhada anual pelo signo de Escorpião e você começa a pensar mais seriamente em seu dia-a-dia, especialmente no trabalho. A saúde melhora consideravelmente. Projetos em alta.

Nessa fase sua vida ganha um novo movimento, com a entrada de Mercúrio em Escorpião. Por Mercúrio ser seu regente, algumas boas novidades podem surgir. Sua união com Vênus promete bons momentos do lado de seu amor.

Mercúrio entra no signo de Escorpião e se une a Vênus. Nessa fase, você estará mais fechada e introspectiva, buscando soluções para questões inúteis do passado. Amor e intimidade em alta.

A entrada de Mercúrio em Escorpião e sua união com Vênus aumenta ainda mais a possibilidade de viagens, especialmente as longas. O momento é ótimo para fazer contato com países e pessoas de outra cultura.

No dia 05.10 Júlia filha de Cristiane T. Gehlen e Luciano Gehlen; João Victor filho de Sabrina Bordignon e Marciano Nunes; Lorenzo filho de Márcia Sale-te Saborai e Lairton Favaretto; Isabele filha de Paula Zonatto; Maikon filho de Daniela Barboza e Marcos Ineia

No dia 06.10 Danielle filha de Patrícia Lutz e Renato de Souza

No dia 07.10 Murilo filho de Cristia-ne Assunção e Valter Andreis; Hellen filha de Divane Colpo; Paola filha de Michele Zorzi e Baptista e Rodrigo Pan Giacomini

No dia 08.10 Manuela filha de Denise Bizarro Kerin Brandelli e Márcio Bran-delli; Andryo filho de Paloma E. O da Silva e Anderson Varoni Alves; Luis Henrique filho de Marli de Azevedo e Souza e Luis Carlos Ramos; Eduardo filho de Márcia Marisa Rosina e Her-nies Fellini Sebben

No dia 09.10 Deymison filho de An-dréia da Rosa e Luciano Longo; Tayler (M) filho de Samantha Quevedo Fer-reira e Rodolfo Tudisco

No dia 04.10 Enzo Gabriel filho de

NascimentosEliane Madalena Rochenbach Modes-to e Jair Modesto

No dia 10.10 Ketlin Marcelle filha de Andréia Aparecida Barz e Marcelo Barz; Adrielli filha de Josce-laine Gomes Donatto e Adriano dos Santos; Gustavo Davi filho de Rena-ta da Silva e Anderson Diogo Mattos Galler

No dia 11.10 Ana Luiza filha de Suza-na dos Santos Pinheiro e Cleide Mar-tins Furtado; Antonella filha de Candi-ce Comiotto e Marcos Vinícius Ranzi Luchese; Renan Guilherme filho de Elieges de Lourdes da Silva e José Car-los Rodrigues da Rosa; Martina filha de Andressa Giacomello Dal Cin e Valter Dal Cin Filho

No dia 12.10 Carolina filha de Cris-tiane Antoniolli e Lúcio Marco Soares; Leonardo e Bernardo filho de Eloise Orth e Marcos Juliano Correia Rodri-gues; João Vitor filho de Mirian Rosa Lino Pilz e Valdemir Pilz

No dia 13.10 Sandrino filho de Pa-trícia Alejandra Suarez e José Gabriel Rigoto Rodriguez; Lorenzo filho de Adriane Agostin da Silva e Alexan-dre da Silva

Dia 15/10: Abelardo Nalin, Adelar Teodoro de Souza, Amália Arioli, Amauri da Silva Lisboa, Ana Lúcia Coser, Andressa Conteratto, Antonio Con-zatti, Arli Tormes, Armindo Conci, Audete Paese Poletto, Carlos Deitos, Claudete Bombassaro, Cle-dio Paludo, Daiane Pires de Mattos, Diane de Ma-tos, Dory Carloto Zanata, Enio Augusto Echer, Eroni Miranda, Euni O. da Silva, Fabiane Tasca, Gemiel Duarte, Gilberto Garbin, Gladis Ribeiro Dutra, Heitor Zuglian, Henrique Lunelli, Isalino Zanchetti, Izanete Nicoletti Braun, Jessica Soligo, João Carlos Selbach, João Carlos Tonus, Joelton da Silva, Jorge Zambon, Josiane Meneguel, Juraci de Souza, Laiana de Menezes Leal, Laurício Martins, Lírio Furlanetto, Lorena Passaia, Lourdes Speranza, Mareli De Barba, Maria Pavan, Maria Tereza Fra-calossi, Marina Cobalchini, Marisa Balbinot, Marle-ne Serveghini,Melissa S. dos Santos, Miguel O. Ri-go, Miriam dos Santos Marques, Mirian Favaretto, Moises Etak, Odeni Boroto, Paulo Antônio Elissal-de, Paulo Antonio Elissalde, Raiani C. Alberti, Ra-quel Rizzana, Ricardo Burlin, Romalino Razia, Sale-te Sfredo, Sandra de Souza, Sedânia Frank, Silvano Benvenu, Silvia Risson, Teresinha Casanova, Tere-za Pereira,Valdir Antonio Bortolini, Volmir Tasca, Zeferino Moret.

Dia 16/10: Ademar Lucietto, Alairton Deonísio, Alan G. Merigo, Alexandre De Gasperi, Aline Zor-zi, Ana Clara Goin, Ana Dias, Andréa Dreher An-tinolfi, Camila Nalin, Celio Menin, César Lemos, Darlan Nunes, Deolindo Matheus Longhi, Dou-glas Goin, Eliane Maria Bolesina, Gisa Riboldi, Jol-mir Tedesco, Lauro Kozak, Leonardo Bottin, Ligia Cristiane Dias, Liliane Marcolin Vicari, Luan Mene-zes Leal, Maikon Geremia, Maria Fae, Maria Gior-dani, Neimar Saurin, Odila L. Romanini, Ricardo Atzler, Ricardo Genehr, Romalino Razia, Romilda Caradin Bortolozzo, Sérgio Longhi, Silvano Marcos da Fontoura, Tábada do Rosário, Taís Zortéa Ro-drigues, Valdir Somensi, Vânia Moro Casagrande, Vanusa Mattiello, Vildo Felix, Vitório Lavandoski.

Dia 17/10: Aline Dias, Aline dos Reis, Amélia Sar-tori, Anderson Dall’Oglio, Antenor Rizzi, Bruna Fontanive, Caroline do Carmo Napi, Cícero M. Rossetto, Cirlei Seben Ismael, Claudia Tasca, Cris-tiane Gnelve, Cristiano Trentin, Daiane Pastorello, Dejanira F. Levandoski, Delvino Giusti, Deolir Ste-fenon, Dianete Guarda Bertolini, Eunice Felipet-to, Fabiane Tristacci, Fiorentino Mattevi, Gabriela Zan, Hilário Fracalossi, Idarcy Gaieski, Itacir Ernes-to Cusin, Ivan Bertarello, Jéssica do Carmo Napi, João Longhi Neto, João Zani, Jorge Leandro Ber-nich, Josiele Battistello, Lady Cassia Galvan, Lisan-dra Provensi, Lúcia Romanini, Marcelo Brandão, Marcelo Spanholo, Mariele De Toni, Mateus Chie-sa, Maurício Pretto, Morgana Trindade, Oscar Dall Corte, Régis Bongiorno, Roberto Silveira, Rodrigo Conci, Rosólio Sebben, Sidia Prezzi, Taís Gar-ziera, Ulisses André Rigoni,Vagner Lambrecht, Valdemar Coser, Valmor De Bacco, Vera Lucia Stefani, Vitório Filippi, Vitório Pasquali, Volmir Santarosa,Volnei Longhi.

Dia 18/10: Adelar Dalla Valle, Adelina de Souza, Adelino Schenato, Albino Toniollo, Aldo Zanesco Glanert, Ana Cláudia da Silva, Antonio A. Cava-let, Antonio Cereja, Antônio Ceresa, Antônio So-naglio, Aurelio Minuzzi, Baptista Longo, Cassiane

Dellazzeri, Cleuni Mezzomo Picoli, Delcir Passaia, Diego Marcolin, Elizabete G. Dalcin, Everaldo P. Cavanholi, Fábio Ribeiro, Flavio Gallon, Geizebel da Silva, Gema Mikowaiski, Giovani Bublitz, Gladis ferrari, Ilce Perozzo,Ivan Garbin, Ivo Pertile, Izair Tocolini, Janaína C. da Silva, Jorge Mattiello, Lauro Galzer, Lucia Chiarello Lancarin, Luciane Casagran-de, Luis Carlos Medeiros, Marcio Possan, Marecilda Carvalho, Marecilda Ludwig Carvalho, Maria Eliza dos Santos, Maria Elza Arnort, Maria Teotônia Viel, Marilde Bernardi, Marlene P. Marconi, Milena Fra-calossi, Moacir Pelizzari, Norberto Callegari, Osmar Da Silva Machado, Ricardo Alberto Rech, Roberta Baggio Marini, Roberto Dal Mas, Robson Sessi, Rui Trevisan, Siane Bavaresco, Sidnei Jorge Sepulveda, Simone Ferronato, Sinara Maragno Kunz, Suely Fi-glerski, Vanderlei Rech, Vanessa Garcia de Oliveira, Viviane Giovanella, Zuleide Bussa.

Dia 19/10: Alexandre Langer, Alípio De Toni, Anderson Vargas do Saccamento, Bruno Carraro, Candice Siviero, Claudete Haefliger, Déa Fontani-ve, Djeimes Taisson Werner, Domingos Gaboardi, Eleni Figlerski, Elizabete da Silva Laiola, Fabiano de Souza, Felipe Crespi, Flávio Navarini, Gentil Carra-ro, Gilmar Fernando Lazzarotto, Ivo Nestor For-malioni, Jairo Larentis, Jandira da Silva, José Pedro Cristófoli, Kessi Vignatti, Lúcia Litocoski, Lurdes Pozza, Marcelo Paese, Mário André Vanni, Marlise Ana Spadari, Nilson Dutra, Norberto Panizzi, Pau-lo De Barba, Renata Ross, Renato Menegotto, Reny Braido, Ronei Bongiorno, Rosane Munari, Tiago Rodrigues, Valdemar Domingos Faqui, Vanderlei dos Santos, Vinícius Luiz Caprara.

Dia 20/10: Adelino Alberti, Ana Tonello, Antonio Manfron, Aquilino Guarnieri, Ari Festa, Avelino De Bortoli, Célio Weirich, Clecir Casonatto, Cleuci Cecchin, Eleonor Francisco Milani, Flávio F. Man-zoni, Gecir Casonato, Gilberto Schneider, Gracie-la De Paris Carraro, Hélio Alberton, Ivo Da Rold, Ivo Pelicioli, Ivone Lembi, Ivone Monteiro, Jaque-line Perozzo, João Cunha, João Jacob Dartora, Jo-nathan Balbinot, Jorge M. de Oliveira, José Fraga, José Possamai, Karen Foletto, Leda Maria Berta-rello, Leonardo Durli,Loiva J. Cipriani, Lorenzo Belatto, Lucindo Fin, Luís Antônio Demari, Luiz Paulo Venturini, Maiara Soares de Oliveira, Márcia Schimidt, Maria da Silva Oliveira, Marlei Picoli, Mi-chele Pian, Natálio Sitnievski, Norberto De Bortoli, Patrícia Bordignon, Rafael Sebben, Rita Bortolon, Rudinei Ramoni, Selma M. Cecon, Sérgio L. Ver-gani, Simone Sartori, Valter David.

Dia 21/10: Adriano Sinei Schenatto, Adriele Flamia, Aline Meggiolaro, Alvimar Martins Lopes, Andreia Bernardini, Antônio José Enriconi, Armildo Grass, Daiane De Barba, Dalcir Luiz Dorigon, Edite Pagot Amadio, Eva Regina T. Cortreline, Fábio Roman Zandonai, Geni Marin da Silveira, Gino Neira Del Ben, Glória Zonatto Rigon, Idalino Zortéa, Isabel Deitos, Isabela Toledo Machado, Ismael Mezzalira, Ivanete Cipriani, Ivete Basso, Janete Marsango, João Carrer Neto, Lauro Dorigon, Lucas Menegat, Ma-rijane Greggio, Nelton Buffon, Olair S. Silva, Olis-ses Bruschi, Orlandino Milani, Orocil P. Carvalho, Rafael de Toni, Rejane Capra da Silva, Rosane Ba-lestrini Fávero, Rosane Favero, Rosemari Fabbris, Rudimar Chimarosti, Salete Belini, Salete Dal Mass, Salete Sganzerla, Severina Girelli, Sirlei E. Trintina-glia, Tiago Lunelli, Vanderlei Busa, Vânia de Moura.

Page 51: 15/10/2011 Jornal Semanário

CadernoS Sábado, 15 de outubro de 2011 11

1940. Sete prisioneiros do regime de Stalin na União Soviética aproveitam a nevasca para esca-par de um gulag. Mesmo com poucas chances de sobreviver e a possibilidade constante de serem re-capturados, eles enfrentam as condições adversas de clima para conquistar a liberdade.

Resumo das novelas

Caminho da Liberdade

A Vida da Gente(RBS TV - 18h)

SÁBADO

Eva sente um mal-estar, força uma situação e Manuela implora que Rodrigo vá embora. Nan-da não aceita que o irmão concorde em esperar Eva se recuperar para exigir seus direitos de pai. Manuela discute com a mãe, que acaba passando mal e sendo levada para fazer novos exames. Lau-delino fica desolado com a ausência de Iná. Mar-cos fica abismado com o comportamento frio de Vitória ao falar sobre Ana. Lúcio avisa a Manuela que vão fazer novos exames em Eva pela manhã. Suzana comenta com Cícero que eles precisam se conhecer melhor. Só assim vão entender melhor a filha deles. Marcos chega ao hospital para confor-tar Manuela. Laudelino tenta fazer uma piada para animar Iná, que fica chateada. Marcos dá uma ca-rona para Alice.

Fina Estampa(RBS TV - 21h)

SÁBADO

Tereza Cristina responde a René como se nada tivesse acontecido. Quinzé e Amália con-vencem Griselda de que ela não pode mais tra-balhar. Paulo acorda no quarto de Marcela, se desculpa e vai embora. René afirma a Tereza Cristina que vai abandoná-la se ela não parar de humilhar as pessoas. Griselda se arruma para levar Quinzinho à escola. Tereza Cristina diz a René que tem medo de Griselda. Teodora si-mula para os vizinhos um desespero pela fal-ta de Quinzinho em frente à casa da ex-sogra. Paulo confessa a Esther que dormiu com outra mulher. Rafael avisa a Leandro que a moto que ele vai entregar vai ser assaltada e manda que ele se machuque na ação. Juan procura Letícia na universidade e ela o destrata.

Page 52: 15/10/2011 Jornal Semanário

[email protected] Poncio

CadernoSSábado, 15 de outubro de 201112

Retrato

Uma pessoa bem humorada, otimista e que é apaixonado pelo seu trabalho, assim pode ser definida a personalidade do diretor da Lex Empreendimentos Imobiliários. Realizado profissionalmente e pessoalmente, ao lado da esposa Aline e das filhas gêmeas Laura e Luísa, Ricardo adora música, e nas horas vagas se distrai tocando teclado. Se não fosse empresário do ramo imobiliário, Ricardo gostaria de ser músico e sua vida caminha na trilha sonora de um rock and blues.

Ricardo SivieroLocal e data de nascimento: 14 de dezem-bro de 1970

Filiação: Ivo Siviero e Anete Mattevi Siviero (in memorian)

Casado: Sim, com Aline Martini Siviero, há 11 anos e meio

Filhos: Laura e Luísa, gêmeas, com 6 anos.

Formação: Direito pela UNISINOS, Pós Graduado em Negócios Imobiliários pela FGV e Corretor de Imóveis

Como você define? Uma pessoa de bem com a vida e tudo o que ela me traz... Otimista convicto

Onde já trabalhou? Sempre trabalhei na empresa LEX Empreendimentos, do ramo imobiliário, fundada pelo meu pai

Atividade profissional atual: Diretor da empresa LEX Empreendimentos Imobiliários, que atua na área da urbanização, implantando loteamentos

Por que escolheu trabalhar nessa área? Pela oportunidade de assumir um negócio mon-tado, pelo desafio pessoal que a atividade re-presenta e pelo retorno financeiro compatível com a dedicação despendida com o trabalho

O que esta experiência profissional tem agregado de valor à sua vida? Permite a realização pessoal ao ver o fruto do trabalho sob a forma de desenvolvimento urbano do município, além de me permitir proporcionar um bom nível de conforto à minha família

Qual foi o momento mais marcante de tua trajetória profissional e por quê? Quando foi negociado o primeiro imóvel de um em-preendimento que desenvolvi do início ao fim, pois foi ai que percebi que tinha uma profis-são, e não um emprego

O que pensa sobre Bento Gonçalves? Ex-celente para se morar, pequena em tamanho, gigante em riquezas naturais, desenvolvida e próxima da Capital. E com estações definidas, onde se tem frio e calor

Na sua opinião, quais são os pontos fortes da cidade? A vontade de trabalho do povo, as belezas naturais e a situação geográfica

Emprego em Bento: Atualmente me parece que só não trabalha quem não quer

Significado de família: A base de tudo, o

porto seguro da nossa vida

Filosofia de vida: Fazer o que gosto para ter prazer em tudo o que faço

Prato preferido: Camarão e churrasco

Bebida: Aceito! Brincadeira, gosto muito de cerveja, vinho e caipirinha, não necessariamen-te nessa ordem...

Dinheiro é... Conforto e tranquilidade

Suas qualidades: Bem humorado, responsá-vel, “ombro amigo Tabajara”

Seus defeitos: Concentrador no trabalho, um pouco egoísta...

Em que outra profissão consegue se imagi-nar? Músico

Casamento: Reclamo, mas adoro estar casado

Divórcio: Melhor do que uma relação forçada

Uma personalidade que admira e por quê? Meu pai, por tudo o que conquistou por seus próprios méritos

Principal meta: Viajar bastante, criar minhas filhas para que sejam as melhores pessoas possíveis

A vida é... Curta demais

Bem mais precioso: Minhas filhas e minha esposa

O melhor da TV: Discovery Channel

O pior da TV: Programação do Domingo a tarde

Nota 10: Honestidade

Um sonho realizado: Ter filhas gêmeas

Uma paixão: Música

Eu adoro: Tocar com os amigos, trabalhar e viajar com minha família. Não necessariamente nesta ordem

Ídolo (s): Billy Preston, Jon Lord. Tecladistas maravilhosos

Frase preferida: “Não existe travesseiro mais macio do que uma consciência tranquila”

Page 53: 15/10/2011 Jornal Semanário

DIVULGAÇÃO AIURORA BOREAL

BG Veículos

conGresso

Concessionária apresenta o Cruze, novo lançamento da GM, que sinaliza

uma nova trajetória da marca

página 12

Programação do evento, realizado pela Movergs no dia 19 de outubro, terá

como tema a Copa do Mundo

página 7

Iniciou a contagem regressiva para a Aurora Boreal, maior festa de espumante open bar do Brasil, que ocorre no dia 22 de outubro, em uma ampla estrutura de 3 mil m² montada na Fundaparque. O evento pretende reunir mais de 2 mil pessoas, que vão agitar ao som de DJs como André Sarate, Rapha Costa, Tukka e Mause, Roger Lerina, Taís Scherer e Fábio Codevilla. Para melhor atender o público, a balada terá três pistas (Brut, Moscatel e Rosé), além de camarotes, lounge e área de alimentação.

Sábado, 15 de outubro de 2011&EmpresasEmpresários

stimmmeSindicato realizou a Festa da Criança,

em sua sede campestre, e reuniu cerca de 200 convidados

página 3

lançamentoO La Verbena Festas e Eventos, pioneiro

em seu segmento em Bento, lançou site para divulgação do espaço

página 5

página 6

Page 54: 15/10/2011 Jornal Semanário

padronização creditos

&EmpresasEmpresáriosSábado, 15 de outubro de 20112

Edição: Maikeli Alves [email protected]ção: Pricila [email protected] Gráfico: Maiara Alvarez

Caderno

Este caderno faz parte da edição de sábado, 15 de outubro de 2011, do Jornal Semanário

SEDEWolsir A. Antonini, 451 - Bairro FenavinhoBento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]&Empresas

Empresários

Clientes podem personalizar seus kits com diversos produtos

NegóciosEmpresas

Adelgides Stefenon, MSc.

&

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Início anos 90. Brasil. Reserva de mercado da informática. Os brasileiros não po-diam importar microcomputadores pois a política do governo federal até então proi-bia esta importação sob a justificativa de proteger a indústria nacional que, diga-se de passagem, quase nem existia. Preço que todo brasileiro pagou: enorme. Atraso.

Ano de 1992. Brasil. Presidente Fernando Collor de Mello. Após viagens, profe-riu uma frase que ficou famosa: “Os carros brasileiros são como carroças”.

Ano de 1994. Brasil. Início do plano Real. Estabilidade de preços . Dólar chegou a R$ 0,83. Perda de competitividade para os exportadores. Muitos exportadores vol-taram sua produção para o mercado interno. Muitos exportadores fecharam (já vi este filme!!!!).

Ano de 1999. Brasil. O governo Brasileiro libera o câmbio, este podendo flutuar livremente no mercado. Câmbio estava em R$ 1,13, alguns dias depois a 1,20 e só foi subindo até 2002 quando passou de R$ 4,00. Depois, só baixou até 1,53 há 30 dias atrás.

Ano de 2003. Brasil. Luis Inácio Lula da Silva assume a presidência da República. Após a posse, com a política econômica implantada semelhante a anterior, estabili-dade e crescimento.

Setembro de 2011. Brasil. Anunciado o aumento de 30 pontos percentuais no IPI para automóveis importados (exceto do México e Argentina, depois estendido tam-bém para o Uruguai) que não tenham 65% de índice de nacionalização. No caso de carros 1.0, o IPI anterior era de 7%, agora de 37%. Um aumento de 428%. Ninguém fala neste número mas esta é a realidade.

O GOVERNO AUMENTOU EM 428% O IPI

Numa clara medida protecionista, o governo brasileiro cede a pressões das mon-tadoras multinacionais presentes no país para resolver o problema delas de perda de competitividade frente às montadoras que não estão aqui. Justificativa do governo do nosso país: “para que oferecer às empresas de outros países o nosso mercado”, nas palavras do Ministro da Fazenda Guido Mantega.

Quem perde com isto: todos os que gostam de qualidade, da livre concorrência, do acesso a produtos melhores sem pagar mais por isto, todos os que trabalham nas concessionárias de automóveis importados, os que dependem das concessionárias. Marcas como Hyundai, Kia, Jac, Cherry, BMW, Mercedes Benz, Audi, entre outras marcas de importados.

Quem ganha: as empresas multinacionais montadoras de automóveis presen-tes no país; seus donos que estão no exterior; no curto prazo, os trabalhadores destas montadoras e os prestamistas (empresas que produzem as peças para as montadoras).

As carroças e o Brasil

FONTE: BLOGTORSPORT.COM

Decorrências: preços mais caros para os produtos importados; aumento de preços a médio prazo dos carros nacionais pela redução da concorrência; retaliações de outros países a produtos brasileiros exportados; possível quei-xa na OMC de alguns países contra o Brasil; insegurança para investimentos estrangeiros no país pois esta medida gera intranqüilidade pela

mudança das regras do jogo de uma hora para outra; sinalização para as outras in-dústrias de que, se pressionar o governo, pode-se obter regalias; pressão inflacionária aqui no país pois a procura por carros nacionais vai aumentar e, com isto, aumento de preços é esperado.

Na minha opinião, esta medida está errada. Já se viu no decorrer da história que a restrição à concorrência gera resultados muito nefastos à economia e aos cidadãos que se pretendeu ajudar pois o acesso a novos produtos é limitada, haverá uma pres-são sobre a oferta de produtos nacionais, bem como, retaliações de outros países. Se o governo quisesse realmente ajudar, por que não baixou os impostos dos produtos aqui produzidos ou incentivasse os investimentos em tecnologia, inovação e melho-ria da produtividade? Se o objetivo é proteger a indústria nacional, por que o setor têxtil, o de eletroeletrônicos, o de móveis, o de máquinas e inúmeros outros que sofrem a concorrência especialmente da China não foram também beneficiados? A indústria moveleira gera mais empregos do que a indústria automobilística e é quase 100% nacional, onde os resultados ficam aqui e não, como nas montadoras, que é enviado para a matriz em outros países. Os carros importados atingidos representam somente 6% do volume atualmente comercializado e há mais de 1.000 concessioná-rias que serão afetadas.

Se é para proteger os empregos no Brasil, por que as medidas não valem para os carros do México e do Mercosul? Quem oferece 5 e 6 anos de garantia? Quantas montadoras são de capital 100% brasileiro? Nenhuma. O governo protege algumas fábricas multinacionais. Pergunto: quem protege os consumidores ? E, veja bem, somos brasileiros, não estrangeiros.

Pois bem, ajudando somente um setor e da forma errada o governo brasileiro pisa na bola e pode comprometer os bons momentos por que passa e economia do país. A inflação vai aumentar. Melhor seria reduzir impostos aqui dentro e de forma dis-tribuída, reduzir a taxa de juros (pois o próprio governo paga muito juro ele mesmo pela dívida interna enorme) e incentivar a criação de empresas em setores monopo-lizados (como siderurgia, petróleo, vidro) e também nos estratégicos. E a educação, segurança, saúde? Talvez falte lobby (pressão exercida nos governos para obtenção de privilégios) para nós, povo brasileiro, para conseguirmos as mudanças necessárias. Pensemos nisto, participemos mais de forma democrática e sucesso.

ANDRÉIA DE DEUS

A loja possui uma ampla variedade de cestas para diversas ocasiões

Todas as ocasiões merecem presentes especiais. Pensando nisso, a Pecatto e Gulla oferece opções de cestas que agradam a todos os estilos e são ótimas lem-branças em diversos momentos, como cestas de café da manhã, aniversários, bodas, formaturas, agradecimentos, entre outras. A loja dispõe, ainda, de um serviço de tele-entrega eficiente e pon-tual, inclusive em domingos e fe-riados, com prévio agendamento.

Os clientes podem personalizar suas cestas com diversos produ-tos, como vinhos, espumantes, chocolates, queijos, azeites, espe-ciarias, antepastos, chás, cafés e outros. Conforme a proprietária da empresa, Susana Todeschini, uma cesta é indicada em todas as ocasiões. “Elas são a lembrança ideal, porque agradam os mais diversos estilos de pessoas”, diz.

Para presentear no final de ano, a Pecatto e Gulla está oferecendo uma ampla variedade de pre-sentes corporativos. “Além da lin-ha de alimentos e bebidas, que no Natal são enriquecidas com uma variedade de panetones, stollens, panfortes, pães de mel e frutas secas, dispomos também de uma

Pecatto e Gulla com opções de cestas

seleta linha de bazar composta por baleiros, pimenteiros, caf-eteiras italianas, taças, copos, de-canters, champanheiras em cristal e em policarbonato (material in-quebrável)”, ressalta Susana.

Nova logomarca

Com 15 anos de atuação, a loja se modernizou, trocou sua logomarca e se adequou aos novos tempos, em que os produtos importados

deixaram de ser artigos de luxo e se incorporaram ao dia a dia. “Acreditamos que a felicidade está em desfrutar sensações de prazer e bem-estar, e é nesse contexto que procuramos estar inseridos. Dessa forma, a modernização de nossa logomarca foi um processo natural, que visou acompanhar as mudanças de empresa”, assegura a proprietária.

A Pecatto e Gulla fica na Ga-leria Hotel Dall’Onder. Telefone: 3452-2067.

Page 55: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresários Sábado, 15 de outubro de 2011 3

A programação contou com diversas atividades para os pequenos

O presidente do Stimmme, Elvio de Lima

Cerca de 200 convidados estiveram na sede campestre

A cara amarrada do tempo na tarde de sábado, 08, não foi empecilho para os convidados dispostos a se divertir com as atrações da Festa da Criança realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Stimmme). Cerca de 200 convidados estiverem presentes na Sede Campestre da entidade para uma tarde de muita alegria com uma progra-mação especialmente planeja-da para os pequenos.

Diversos brinquedos inflá-veis, a presença do mascote do Sindicato, o Metalito, mú-sica e brincadeiras animadas por recreacionistas – além da estrutura com parquinho e es-paço para a prática de esportes – entretiveram os convidados mirins. Depois, para repor as energias, todos foram recep-cionados no quiosque com

Stimmme comemorou o dia da criança com festa

lanches e uma mesa repleta de guloseimas para a criançada fazer a festa. Um dos pontos de destaque foi a apresentação de um show de mágica inte-rativo, que conquistou a aten-ção dos pequenos – e também dos papais acompanhantes. Ao fim da festa, todos os con-vidados levaram para casa um kit com presentes diversos e um boné personalizado ofere-cido pelo Stimmme.

Com a promoção dessa ativi-dade, o Sindicato cumpre seu objetivo de oferecer à família do trabalhador metalúrgico oportunidades de diversão e integração, conforme o presi-dente Elvio de Lima. “Temos uma estrutura que permite oferecer a nossos associados, além de uma série de serviços gratuitos como atendimento médico, odontológico, asses-soramento jurídico e previden-

ciário, opções de lazer e conví-vio coletivo, pois o bem-estar social é, também, um aspecto importante para a qualidade de vida dos profissionais do nos-so segmento”, diz.

Festa Metalúrgica em dezembro

A agenda de festividades re-alizada pelo Stimmme prevê para o dia 10 de dezembro um grande encontro incentivando a união e confraternização en-tre todos os profissionais do setor: a Festa Metalúrgica em Bento Gonçalves, com esco-lha das soberanas 2012-2013. O encontro será realizado a partir das 10h, nos Pavilhões da Fundaparque, contará com sorteio de prêmios, almo-ço servido pelo Buffet Dalla Costa e apresentação da Or-questra de Teutônia.

DIVULGAÇÃO

FOTOS DIVULGAÇÃO

O xadrez está em alta na nova coleção primavera/verão 2012

A Don Juan Moda Homem comemora, no final deste mês, cinco anos de atuação em Bento Gonçalves. Para feste-jar a data com seus clientes a loja está oferecendo 20% de desconto à vista em todos os produtos, inclusive na nova coleção primavera/verão 2012.

De acordo com a propri-etária, Rosane Bastos, é uma conquista comemorar cinco anos de atuação. “Aos poucos, nós estamos conquistando o nosso espaço dentro do mer-cado bento-gonçalvense, que é bastante competitivo. Isso é muito importante”, destaca.

Primavera/verão

Rosane ressalta as novidades

Don Juan comemora cinco anos de atuação

da coleção primavera/verão. “O xadrez está em alta no-vamente, tanto nas mangas curtas quanto nas longas. Os jeans mais claros com uma es-tonagem diferente aparecem bastante. As polos continuam e as sobreposições de cami-sa com camiseta também, e, claro, as camisas clássicas esporte-chique, que estão lindas”, conta a proprietária da loja, observando que a tendência floral, que aparece muito forte nas roupas femi-ninas, ganhou alguns detal-hes e acabamentos nos looks masculinos.

A Don Juan fica localizada na Rua Saldanha Marinho, 575, sala B, bairro Centro. Telefone 3452.6311.

Page 56: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresáriosSábado, 15 de outubro de 20114

O 8º Mega Evento – maior en-contro empresarial do Rio Gran-de do Sul - ocorre no Dall’Onder Grande Hotel, no domingo, dia 06 de novembro, a partir das 8h até as 20h30min, totalizando 10h de treinamento. Serão oito pales-trantes, abordando diversos as-suntos e proporcionando uma ex-periência única aos participantes.

Dentre os temas do evento es-tão: aumento no faturamento; au-mento da autoestima; aumento nos resultados pessoais e empre-sarias; melhoria na relação entre colaboradores e clientes; aumen-to na produtividade da empresa como um todo; desenvolvimen-to de postura empreendedora à al-tura da empresa em que trabalha; alinhar seu plano de negócios in-dividual ao plano de negócios da empresa, trazendo foco único na obtenção de resultados.

A doação de 5 kg de alimentos e um brinquedo novo, da direito a 60% desconto no ingresso, que inclui certificado registrado de participação, coffee break e mate-rial de apoio. A organização espe-ra mais de 500 pessoas para edi-ção de 2011, que terá como tema “Transformando Vidas, Evoluin-do Seres Humanos”, através das

Ourives TeD promove 8º Mega Evento Empresarialmais avançadas técnicas de con-dicionamento neuro-associativo e de alta tecnologia de transforma-ção humana já colocada a dispo-sição das pessoas no país. O parti-cipante aprenderá a conquistar os resultados que deseja na sua vida pessoal e profissional, tornando--se altamente motivado.

Sobre os palestrantes

O engenheiro Rodrigo Cardo-so terá como tema de sua pales-tra “Descobrindo sua força”, que auxilia os participantes a dominar seus medos e enfrentar desafios profissionais e pessoais. Já Ro-sana Braga, reconhecida como uma das maiores especialistas em relacionamento e comunica-ção do país, falará sobre “O sur-preendente poder da gentileza no sucesso pessoal e profissional”.

O terceiro palestrante é Renato Alves, um dos maiores especia-listas do país em técnicas de me-morização, que palestrará sobre “Memorização e concentração”. Aldo Novak, embaixador oficial no Brasil dos bestselers e filmes ‘O Segredo’, ‘Você Pode Curar Sua Vida’, e ‘O Efeito Sombra’, terá como tema de sua palestra

“O Código da Atração: Pensar - Sentir – Agir”. E, ainda, Dario Amorim, que possui Certifica-ção Internacional como Pratic-tioner em Programação Neu-rolinguística , falará sobre “Ser + com motivação – Motivação para enfrentar desafio”.

O gestor de negócios, Máster Practitioner e Trainer em Pro-gramação Neurolinguística, Co-ach Pessoal e executivo, Rudson Borges, é o sexto palestrante, que ministrará seu encontro so-bre “Transcendendo Limites – Mudança, Atitude e Superação”. Eduardo Shinyashiki, especia-lista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, irá co-mentar sobre o tema “Vencen-do desafios construindo o Futu-ro”. Por fim, o jornalista Alberto Quintino abordará o assunto “Tudo Perdido. Tudo a Ganhar”.

Interessados em saber mais sobre inscrições e informa-ções do 8º Mega Evento, po-dem obter através do telefone 3052.0833, e-mail: [email protected] ou endere-ço: rua Julio de Castilhos, 690, Centro/São Francisco (entre Apolo/Praça e Clube Susfa).

Page 57: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresários Sábado, 15 de outubro de 2011 5

Salão pioneiro em Bento possui um novo espaço de divulgaçãoDIVULGAÇÃO

O espaço exclusivo para festas possui estrutura para até 100 pessoas

O La Verbena Festas e Eventos lançou recente-mente seu site (www.laver-bena.com.br). A novidade tem o objetivo de suprir a demanda de solicitações dos clientes e ser uma forma de divulgação do espaço. No site, é possível encontrar o histórico do salão e de onde vem o nome ‘Verbena’, além de conferir a estrutura ofer-ecida, os serviços, fotos e fazer pedidos de orçamento.

Segundo a proprietária do La Verbena, Ana Laura Tejera, o site foi muito bem aceito pelos clientes, já que é uma nova maneira de con-hecer o espaço com mais comodidade. “O site au-mentou, inclusive, o número de pedidos de orçamento”, salienta. A home page pos-sui ainda outras facilidades como link para acesso aos parceiros de serviços de decoração e tortas, agenda de eventos e página com as novidades da programação

La Verbena Festas e Eventos lança site

do salão.O La Verbena, espaço ex-

clusivo para festas pioneiro em Bento Gonçalves, já está no mercado há mais de oito anos, realizando aniversários infantis e adultos, bodas, for-maturas, casamentos, even-tos empresariais e confrater-nizações em geral. Em um ambiente requintado, clima-

tizado e com o atendimento de uma equipe qualificada, que organiza todos os detal-hes do evento, para o cliente ficar despreocupado com a comemoração. Além disso, a casa possui vários brinquedos para a diversão da criançada. O La Verbena fica na Travessa Manaus, 122, bairro Cidade Alta. Telefone: 3453-7180.

Page 58: 15/10/2011 Jornal Semanário

padronização creditos

&EmpresasEmpresáriosSábado, 15 de outubro de 20116

FOTOS DIVULGAÇÃO

A estrutura de 3 mil m² que será montada na Fundaparque

A 5ª edição da Aurora Bo-real – maior festa open bar de espumante do Brasil – comandada pela Dig Prod, da dupla Diego Bertolini e Laudir Picolli – promete bater recorde. A festa que agita a Serra Gaúcha dia 22 de outubro, na Fundaparque, vai reunir mais de 2 mil pes-soas da Região Sul e de São Paulo, que irão curtir uma noite regada a espumante e ao som de DJs como André Sarate, Rapha Costa, Tukka e Mause, Roger Lerina, Taís Scherer e Fábio Codevilla. Prova de todo o sucesso da festa é que o primeiro lote de ingressos já está esgotado.

A Aurora Boreal 2011 cres-ceu. Para melhor atender ao público, a festa sai do Clube Aliança para ocupar 3 mil m² da Fundaparque. A mudança é para garantir o conforto do público e a diversão sem aperto. No 5º ano do agito, os produtores acompanham de perto a montagem da es-trutura da festa, que conta com banheiros nas três pis-

Balada ocorre no dia 22 de outubro. Convidados vão desfrutar de ampla estrutura na Fundaparque

Contagem regressiva para a Aurora Boreal

tas e bom espaço para cir-culação, além de camarotes arejados, lounge e área de alimentação. Com show de luzes na máxima potência para garantir o clima perfei-to, a festa conta, ainda, com performances acrobáticas e camarote da MTV.

A expectativa da produção

da balada é que sejam ocu-pados cerca de 600 leitos na rede hoteleira da região e que sejam estouradas 6 mil garrafas de espumante em aproximadamente 10 horas de festa.

De Porto Alegre um povo animado sobe a Serra es-pecialmente para o agito.

CAMAROTE MTV (Pista Rosé - ANOS 80)Espumante Open Bar (Aurora Brut Pinot Noir, Aurora Prosecco e Aurora Moscatel)Estrutura montada com mesas na Pista RoséCaptação de imagens MTV

Estrutura dos camarotEs:CAMAROTE BACKSTAGE (Pista Brut - House)Espumante Open Bar (Aurora Brut Pinot Noir, Aurora Prosecco e Aurora Moscatel)Estrutura montada com mesas na Pista Brut junto ao palco dos DJS

Informações para Camarotes: (54) 9684-1060Informações sobre transporte para a festa: (51) 3084.7464

Miltinho Talaveira, Gabriel Cevallos, Greice Forbrig, Vitória Cuervo, Lidy Araú-jo, Denise Rosa, Alexandre Godoy e Fabrízzio Berg-mann – ator gaúcho recém contratado pela Globo e que estará no longa Aurora, di-rigido por Silvio Coutinho – brindarão por lá.

Os ingressos para o agito podem ser encontrados na Infoserv da avenida Cândido Costa, na Phantom Academ-ia do Shopping L’América, e na Mi Casa da Cidade Alta.

Os ingressos do segundo lote custam R$ 60 feminino e R$ 80 masculino. Pulseira para camarotes Backstage (Pista Brut) e Camarote MTV (Pista Rosé) custam R$ 100 (A pulseira não isenta a compra do ingresso).

A Aurora Boreal apre-senta também previews em diversas cidades gaúchas. O clima é de contagem regres-siva para a festa do dia 22 de outubro. Confira a turnê no site: www.festaauroraboreal.com.br.

DIVULGAÇÃO

Proprietários das imobiliárias da rede que participaram do encontro

A Primeira Convenção da Rede Imobiliária Bento Gon-çalves ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro, no Country Club, e contou com a presença dos proprietários das imobiliárias in-tegrantes da Rede no município.

Com o objetivo de qualificar e fortalecer a rede, o grupo concluiu o planejamento es-tratégico, que posteriormente

Primeira Convenção da Rede Imobiliária de Bento

será divulgado ao público e também lançou a segunda edição de sua revista própria: Revista Imóveis.

Todos os proprietários das imobiliárias integrantes da rede trabalharam e dedicaram-se muito nestes dois dias, com o propósito de fazer a rede cada vez mais forte e reconhecida na cidade e região.

Page 59: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresários Sábado, 15 de outubro de 2011 7

O Congresso realizado anu-almente pela Associação das Indústrias de Móveis do Esta-do do Rio Grande do Sul (Mo-vergs), neste ano, irá discutir um tema relevante também ao setor moveleiro nacional: a Copa do Mundo. Para tra-tar do assunto, o Congresso contará com as palestras de Ricardo Amorim - um dos economistas de maior credi-bilidade em suas observações, com quase 20 anos de expe-riência e atuação no mercado financeiro internacional, e um dos apresentadores do progra-ma “Manhattan Connection” do canal Globonews – e de Luciano Dias Pires – produtor e apresentador do Progama Café Brasil, na Rádio Mundial, tendo como livro mais vendi-do o ‘Brasileiros Pocotó – Re-flexões sobre a mediocridade que assola o país’.

A programação do Congres-so inicia às 8h, com o creden-ciamento, segue com o pro-nunciamento do presidente da entidade, Ivo Cansan; com a apresentação do Relatório Se-torial da Indústrias de Móveis no Brasil, por Marcelo Prado; e conta com as palestras “O Brasil da Copa do Mundo e muito mais – Perspectivas eco-nômicas para esta década”, de Amorim, que será realizada às 10h15min e “Os Campeões do Mundo e o Complexo de Vira-

Copa em pauta no XXI Congresso Movergs Programação do evento inicia às 8h do dia 19 de outubro

Programação8h - Recepção e Credenciamento 8h15 - Abertura Oficial | Pronunciamento Ivo Cansan Presidente da MOVERGS 8h30 - Marcelo Prado “Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil”. 10h - Coffee Break 10h15 - Ricardo Amorim “O Brasil da Copa do Mundo e muito mais - Perspectivas econômicas para esta década”. 12h15 - Almoço (no local e incluso na inscrição) 13h30 - Entrega do Prêmio Excelência MOVERGS14h15 - Luciano Pires “Os Campeões do Mundo e o Complexo de Vira-latas”.16h30 - Encerramento

Serviço:O que: XXI Congresso Movergs e Prêmio Excelência 2011Quando: 19 de outubroOnde: Clube Botafogo, em Bento GonçalvesComo participar: informações em www.movergs.com.br/congresso

O Sindmóveis, por meio da Casa Brasil, contribuiu com a decoração das novas instala-ções do CAT – Centro de Aten-dimento ao Turista – de Bento Gonçalves. A entidade doou painéis usados na ambienta-ção do projeto Salão Design, no Pavilhão F do Parque de Eventos, durante a Casa Brasil 2011, assinados pelo estilista e diretor de criação Jum Nakao e pelas arquitetas gaúchas Tina e Lui e produzidos com a aju-

Casa Brasil no CAT de Bento Gonçalves

da dos alunos do Senai – Ce-temo. Os painéis foram feitos com sobras da indústria mo-veleira da região, representan-do a união de tudo e todos, e exemplificando a diversidade de produtos presentes na feira.

A nova decoração do CAT simboliza a importância da in-dústria moveleira para a cidade, que assim como os vinhos, re-presentados pela Pipa Pórtico, movimentam a economia e o turismo de negócios da cidade.

Todeschini é a maior no Grandes & Líderes

A Todeschini foi anunciada no dia 5 de outubro, como a “Maior Empresa do Setor de Móveis da Região Sul”, no prêmio Gran-des & Líderes, promovido pela Revista Amanhã e pela Pricewa-terhouseCoopers (PwC).

O presidente da Todeschini, João Farina Neto, esteve presen-te na cerimônia de premiação realizada na Fiergs e comentou a agraciação. “O RS é um celeiro de grandes empresas. Por isso, muito nos honra ser a líder em nosso segmento”, destacou.

A marca gaúcha também conquistou a 28ª colocação no ranking das 100 maiores em-presas do Rio Grande do Sul e o 71º lugar entre as 500 maio-res da Região Sul.

Para definir as vencedoras, foi realizada uma análise ex-clusiva dos balanços. A lista das agraciadas se baseia em

um indicador exclusivo para auferir a força das empresas, o Valor Ponderado de Grandeza (VPG) – que faz uma média ponderada entre patrimônio (50%), receita bruta (40%) e lucro/prejuízo (10%).

Presidente da Todeschini, João Farina Neto

BB MIX

-Latas”, de Pires, às 14h15min.

Prêmio Excelência

Em paralelo ao XXI Con-gresso Movergs, será realizada a entrega do Prêmio Excelên-cia 2011. O bom desempenho nos negócios, além de oportu-nidades de crescimento e de-senvolvimento, pode render às empresas gaúchas a conquista de uma importante premiação perante o setor moveleiro lo-cal. A edição 2011 do Prêmio Excelência Movergs apontará as maiores exportadoras mo-veleiras do Rio Grande do Sul e, também, as que melhores

resultados apresentaram no mercado interno. As empre-sas serão avaliadas em quatro categorias (micro, pequena, média e grande), definidas de acordo com os dados de fatu-ramento apresentados.

Como na edição anterior, a ação traz uma roupagem mais moderna à proposta do antigo Prêmio Excelência Exportação Moveleira RS. A premiação contemplará tam-bém o título Personalidade do Setor. O contemplado será eleito após avaliação de seu tempo de participação no setor e seu envolvimento em entidades moveleiras.

Page 60: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresáriosSábado, 15 de outubro de 20118

Maikeli AlvesVisão

[email protected]

Cozinhas exclusivas na Fenachamp

Campanha de Prêmios

A Telasul S.A, de Garibaldi, está presente na 12ª edição da Festa Nacional do Champanha (Fena-champ), que ocorre até 30 de outu-bro. A empresa projetou duas cozi-nhas de aço exclusivamente para o evento. Serão dois ambientes com-postos com móveis da linha Máxi-ma, que tem uma proposta mais moderna e inovadora, com por-tas mais largas que as tradicionais e puxadores com detalhes croma-dos. As vendas de cozinhas de aço da Telasul já registraram crescimen-to de 9% no primeiro semestre de 2011, uma média de 21 mil cozi-nhas ao mês.

A nutricionista Paula Daiana Guerra esteve, na capital gaúcha, realizando um curso de atualização em prescrição nutricosmética

da Instituição IPGS

ARQUIVO

DIVULGAÇÃO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) lançou no sábado, 8, a Campanha de Prêmios Natal 2011: “Acelera! Corra, compre e concorra”. A expectativa da entidade é que cerca de 200 empresas parti-cipem da ação e, com isso, os consumidores tenham mais opções de com-pra e participação do sorteio. A campanha inicia no dia 1º de novembro e segue até 24 de dezembro, quando ocorre o sorteio de um automóvel 0km (Novo Fiat Uno Vivace), dois televisores LCD 42” e dois televisores tela plana 29”. Para concorrer aos cinco prêmios, o consumidor deverá efetuar suas compras nas lojas participantes, onde serão distribuídos os cupons, que deverão ser preenchidos e depositados na urna identificada.

DIV

ULG

AÇÃ

O

A Via Attiva Escola de Dança comemora o sucesso do Encontro de Dança a Dois de Bento Gonçalves

O presidente e o vice-presidente da Vinícola Aurora, Zeferino Riboldi e Santo Dalponte respectivamente, recepcionaram o Comando Rodoviário da Brigada Militar do RS em recente visita à Cooperativa

Nova agência BB

Evviva Bertolini em Recife

Palestra-almoço no CIC/BG

Inaugurou na quinta-feira, 13, a nova agência do Banco do Brasil, loca-lizada no bairro Botafogo. Segundo o gerente geral, João Carlos Anghi-noni, o empreendimento, que é modelo no novo padrão de atendimento do Banco, irá atender a demanda do bairro. “Este espaço foi construído visando uma maior aproximação com o cliente, eliminando as barreiras físicas”, explica. Além disso, a agência foi pensada para uma possível ex-pansão para o andar de cima.

A Evviva Bertolini, empresa de Bento Gonçalves que atua no segmento de móveis planejados, inaugurou mais uma loja na cidade de Recife – seu segundo ponto de venda exclusivo em Pernambuco. Em um espaço de aproximadamente 400 m² de área de showroom, o público pode confe-rir nove ambientes, que exibem soluções personalizadas oferecidas pela fabricante gaúcha. A Evviva Bertolini conta com cerca de 70 lojas exclu-sivas e especializadas em todo país.

A presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, con-duzirá a palestra-almoço que ocorre no CIC/BG no dia 17 de outubro. Ela falará sobre a responsabilidade social como estratégia de negócio. Durante o evento serão homenageados os mantenedores e apoiadores da Parceiros Voluntários de Bento. Interessados em participar do evento devem entrar em contato com o CIC/BG pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 2105.1999, com Denise. Associados pagam R$ 50, não associados R$ 70.

DIV

ULG

AÇÃ

O

A Vízia Óptica em parceria com o Lions Clube Bento Gonçalves Industrial realizou testes de acuidade visual em 140 crianças carentes

que são atendidas na sede da AABB em Bento, pelo projeto AABB Comunidade. Na foto, Mari C. Lazzari, coordenadora do projeto,

Orlando G. Gonzatti, presidente Lions Clube Bento Gonçalves Industrial, e Cristiane Milani, gerente de marketing da Vízia

Page 61: 15/10/2011 Jornal Semanário

9&EmpresasEmpresários Sábado, 15 de outubro de 2011

No ano em que comemora seu 125º aniversário, a Farina S/A Componentes Automotivos adiciona um importan-te reconhecimento à lista de motivos para celebrar. A empresa confirmou sua representatividade em gestão de TI e despontou no ranking que apresenta os 100 Melhores Executivos de Tecnologia da Informação (CIOs) do País. Trata-se do IT Leaders – o mais importante mapeamento de avaliação dos maiores líderes de TI, produzido anual-mente pela revista Computerworld. O nome do Gestor de Controladoria e TI da Farina, Felipe de Vargas, aparece como representante da empresa de Bento Gonçalves na lista dos 100 melhores.

Entre os 100 melhores

MAIKELI ALVES

MAIKELI ALVES

As diretoras do Sindmóveis, Adriana Loer Pelicioli e Cátia Scarton, participaram do TEDx Vale dos Vinhedos, onde a Casa

Brasil foi a marca de apresentação do evento

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

As empresárias Aidana Czarnecki, Zelia Maria dos Santos e Tula Manfroi Czarnecki, brindando a realização do desfile que apresentou

as tendências da moda primavera/verão 2012

ANDRÉIA DE DEUS

Jovino Demari, presidente do Sindilojas, e Roberto Carraro,

presidente da ExpoBento 2012, brindaram, com Plínio Mejolaro e Jamirton Benazzi, à conquista

do selo Bronze no programa Q Comércio pela Mejolaro Móveis e a Virtual Joias,

respectivamente

Juarez Piva, presidente do Simmme, Maristela

Cusin Longhi, diretora da Multimóveis, e Leandro

Santarossa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico,

durante evento no CIC/BG

Page 62: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresáriosSábado, 15 de outubro de 201110

Loja oferece produtos com design diferenciado e de qualidadeMAIKELI ALVES

O sofá retrátil motorizado já está disponível na loja

Sempre pensando em oferecer conforto e elegância para as residências, através de produtos com design exclusivo e qualidade comprovada, a Mejolaro está oferecendo agora o sofá retrátil motorizado com controle remoto. A novidade possui estrutura em madeira de eucalipto proveniente de reflorestamento, encosto com regulagem de altura e ampla gama de tecidos.

O mecanismo elétrico do sofá funciona com a pessoa senta-da, tanto para abrir como para fechar. O estofado também pode ser composto de módulos com mecanismo elétrico para um, dois, três e quatro assentos.

Com a tradição de 60 anos de história no segmento de móveis e decoração, a Mejolaro oferece

Mejolaro apresenta novidades exclusivas

projetos conforme as necessi-dades de seus clientes. Além de uma ampla variedade de estilos, materiais e acabamentos de mar-cas conceituadas.

Para auxiliar na hora da com-pra dos móveis ideais para cada ambiente, a loja dispõe de uma

decoradora profissional. A en-trega e montagem são feitas por uma equipe qualificada.

A Mejolaro está localizada na rua Gomes Carneiro, 202, Cen-tro, e possui condições especiais de pagamento. Telefone 3055-3922 e site www.mejolaro.com.br.

#Dica: adiciona lá!

Hoje vou falar diretamente para o público anunciante, às empresas que diariamente divulgam os seus produtos e serviços nas ondas do rádio e contribuem para que esse veículo tão importante se mantenha vivo, apesar do advento constante de tantas outras formas e veículos de comunicação. Afinal, por que anunciar no rádio? Bom, eu poderia citar 1001 motivos, embasados em pesquisas do IBOPE e outros órgãos confiáveis, mas por hora vou citar apenas alguns, talvez os principais:

O rádio é imbatível durante o horário comercial;O consumidor passa 17% mais tempo com o rádio que a TV;O rádio chega aonde a TV não vai;O rádio está em 99% das casas, contra 75% da TV;O horário nobre do rádio dura 13 horas, o da TV só três;Uma produção de alto nível no rádio custa 95% menos;E, na minha opinião, o mais importante: o Rádio deixa as

pessoas mais felizes que a Internet e a Televisão. Portanto, fica a dica: anuncie no Rádio. Anuncie na Rainha FM.

Confira tudo isso e muito mais no www.radiorianha.fm.br

Na semana que vêm, dia 22, mais uma vez a Rainha FM vai contar todas as emoções do Aurora Boreal, direto dos pavilhões da Fundaparque. Apoio: Borotto Veículos, L’América Shopping e IC Rodas.Dia 22 também vamos acompanhar o Baile do Chop do Botafogo. Apoio: AquaSul Piscinas, MultiAquecimento, Gráfica Polleto e Telas Zanette.

Essa semana realizamos o primeiro sorteio da Promoção Ouvinte Nota 10, com a audito-ria do ouvinte convidado, Daniel Paese dos Santos. O sortudo da vez foi Erivelton Soares que fa-turou um lindo forno Microondas. Parabéns. Nessa primeira edição foram mais de 1200 participações. No próximo mês, no dia 10, va-mos sortear uma câmera fotográ-fica. Então não perca tempo corra pro site e faça seu cadastro ou então ligue para o Portal de Voz 8401 0507, opção 2 e boa sorte.Erivelton Soares fatura

microondas

Page 63: 15/10/2011 Jornal Semanário

&EmpresasEmpresários Sábado, 15 de outubro de 2011 11

Colégio promoveu diversas atividades fora do ambiente escolarFOTOS DIVULGAÇÃO

Os alunos do 3º ano realizaram pintura na praçaAlunos do 1º ano resgatam brincadeiras na praça

A hora do conto dos 2º anos teve a Rainha Rabiscada

O Colégio Scalabriniano Medi-aneira realizou uma programação intensa na Semana da Criança. Dentre as atividades, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fun-damental saíram da sala de aula e foram para as Praças Via Del Vino e Walter Galassi, mostrar o trabalho produzido em aula para o público que passava por ali, que também interagiu com os estudantes em diversos momen-tos. As ações realizadas foram pintura, jogo de xadrez, hora do conto com a Rainha Rabiscada, painel do meio ambiente, brinca-deiras e jogos.

Além disso, o Colégio real-izou outras atividades para as crianças, como interséries; um momento com palhaço, brinca-

Medianeira realiza ações para as crianças

deiras, pipoca e algodão doce; trilha ecológica e uma seção de cinema no L’América Shopping, com o filme Manda-chuva. O Medianeira, ainda, recebeu cri-anças de outras escolas para um

momento de integração com os estudantes do Colégio.

Essas iniciativas vão de encon-tro com a proposta do educan-dário, que é levar o conhecimen-to para além da instituição.

FOTOS MAIKELI ALVES

Acima um dos ambientes da loja e ao lado a sócia proprietária da Projetarium, Cíntia Guerra Pagot

Maior visibilidade, ótima lo-calização e ampliação da loja, com a instalação da franquia Estar&Jantar da MOdesign. Es-ses foram alguns dos objetivos que motivaram a troca de en-dereço da Projetarium, que tam-bém aprimorou seu conceito. A partir de agora a loja oferece mais agilidade, personalização dos móveis e uma equipe espe-cializada em montagem.

Conforme a sócia-proprietária, Cíntia Guerra Pagot, o objetivo da loja sempre foi a satisfação total dos clientes. “Com a fran-quia da Estar&Jantar MOdesign, nos tornamos especialistas nisso. Temos acesso total à fabrica, que é aqui em Bento, e isso nos pos-sibilita ser ágeis e ter produtos a pronta entrega, além da grande variedade de móveis oferecidos pela empresa”, ressalta.

A sócia-proprietária também destaca que o consumidor con-temporâneo quer muito mais do que mobília. “Ele quer solução e multifuncionalidade, e aqui

Projetarium agora em novo endereço

na Projetarium ele encontra”, afirma. Outro ponto forte da loja são os projetos corporativos e os ambientes de uso público severo. “A MOdesign é a única fábrica do Brasil a possuir certi-ficação de resistência e durabili-dade, segundo normas brasileiras e internacionais, conferidas pelo laboratório do Senai/Cetemo para estofados, mesas e cadeiras de jantar”, assegura.

A Projetarium oferece dec-orações, tapetes nacionais e im-portados, salas de jantar, estofa-dos, complementos, cozinhas, dormitórios, racks e marcenaria em geral. Também possui flexi-bilidade nos pagamentos, com descontos à vista e em até 36 vezes no prazo.

A loja também atende aos sábados a tarde e fica localizada na Av. Planalto, 1235. Contatos pelo telefone 3055.3054 ou site www.projetariummoveis.com.br.

Page 64: 15/10/2011 Jornal Semanário

padronização creditos

&EmpresasEmpresáriosSábado, 15 de outubro de 201112

MAIKELI ALVES

O gerente de vendas da BG Veículos, Cesar Rosina, apresenta o Cruze

O Cruze, carro mais vendido nos Estados Unidos, já está dis-ponível na concessionária BG Veículos, de Bento Gonçalves, e chega para representar um novo conceito de design, segurança, conforto, tecnologia, sofisticação e qualidade, aliando o estilo com-pacto com o amplo espaço in-terno. Lançado em setembro, o Cruze é a novidade da General Motos Company e sinaliza uma nova trajetória da marca.

Com um visual ousado, o Cruze possui o novo motor 1.8 Ecotec 16v flex de 140 cv abaste-cido com gasolina e 144 cv abas-tecido com etanol, com comando e coletor de admissão variáveis. O veículo conta, ainda, com freios ABS, direção eletro hidráu-lica progressiva, ar-condicionado digital, comandos elétricos de ret-rovisores, portas, vidros e regu-lagem de faróis. Além de sistema de áudio integrado com Iphone; GPS e navegador integrados com mapas rodoviários do Brasil e da Argentina, com sinalização de postos de combustível; sistema

O Cruze redefine o conceito de design, conforto e tecnologia

BG Veículos apresenta o lançamento da GM

de partida do motor sem chave, entre outros diferenciais.

A versão LT do Cruze traz computador de bordo, con-trolador de velocidade, volante funcional, radio CD player com MP3 e Bluetooth. Já a top LTZ acrescenta partida por interrup-tor inteligente, tela de LCD de 7’ com sistema multimídia, com navegação por GPS e infor-mações complementares como do ar condicionado, seis airbags

e retrovisores com recolhimento. Conforme o gerente de vendas

da BG Veículos, Cesar Luis Ros-ina, a aceitação do público está acima de qualquer expectativa. “A previsão de comercialização é de 3.500 unidades por mês no Brasil. A versão LTZ do Cruze deve responder por apenas 20% das vendas, enquanto a LT au-tomática terá 70% do volume e a LT manual ficará com 10%”, destaca o gerente.

Page 65: 15/10/2011 Jornal Semanário

&aúde BelezaSDiminuindo a ansiedade através da alimentação

Conheça os alimentos que ajudam a controlar os sintomas da ansiedade

Página 5

REPRODUÇÃO

Sábado, 15 de outubro de 2011

Page 66: 15/10/2011 Jornal Semanário

A pílula do dia seguinte virou febre como alternativa para evi-tar a gravidez há pelo menos dez anos, quando foi aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA). Liberada também pela OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passou a ser encontrada facil-mente nas farmácias daqui e hoje é adotada por mulheres de todas as idades, que nem sempre en-tendem como ela funciona nem

EspecialidadeCRM - XXXX

Edição: Maikeli Alves [email protected]ção: Noeli [email protected] Gráfico: Maiara Alvarez

Caderno

Este caderno faz parte da ediçãode sábado, 15 de outubro de 2011,do Jornal Semanário

SEDEWolsir A. Antonini, 451 - Bairro FenavinhoBento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]

&aúde BelezaS

Sábado, 15 de outubro de 20112 &aúde BelezaS

O método não deve ser usado como rotina e sim, apenas em casos necessários

Conheça o funcionamento da pílula do dia seguinte

respeitam as indicações dos mé-dicos.

O que é

Os dois tipos mais co-muns são o que vem em duas doses (um comprimi-do para ser tomado após o sexo desprotegido e outro 12 horas mais tarde) e o de dose única, que deve ser ingerido logo depois da transa. Nos dois casos, o princípio ativo é o levonorges-trel, um derivado sintético do hormônio progesterona, em con-centração de 1,5 miligramas (na dose única) e 0,75 miligramas (em cada uma das duas doses). Uma diferença em relação às pílulas co-muns é que a do dia seguinte não contém o hormônio estrogênio na fórmula.

Como funciona

“A sobrecarga hormonal vai alterar as características do en-dométrio (o tecido que reveste o útero) e criar um ambiente im-próprio para a implantação do embrião, caso haja o encontro do óvulo com o espermatozoide e a fecundação”, descreve a gineco-logista Rosa Maria Neme, dire-tora do Centro de Endometriose

São Paulo. Se o embrião já estiver instalado, a pílula não vai fazer com que ele seja removido, isto é, não vai provocar o aborto.

Menos é mais

As recomendações da OMS para a pílula do dia seguinte são bem claras: trata-se de um contra-ceptivo de emergência, indicado para aquelas situações em que você transou sem camisinha (ou ela fu-rou), esqueceu de tomar seu anti-concepcional comum ou injetável ou errou no cálculo do seu período fértil, fora os casos de violência se-xual. Não deve, portanto, ser toma-da de forma contínua como méto-do de prevenção. E nunca mais de uma vez em um mês.

Fonte: Saúde Mulher

Page 67: 15/10/2011 Jornal Semanário

EspecialidadeCRM - XXXX

Sábado, 15 de outubro de 2011 3&aúde BelezaS

Além da busca por novos me-dicamentos para o Alzheimer, cientistas buscam descobrir os primeiros sinais da doença. De acordo com especialistas, isso é muito importante, pois várias drogas já se mostraram inefica-zes em pessoas que já apresen-tavam os primeiros sintomas. E se os medicamentos pudessem ser administrados antes, adap-tados para mudanças biológicas específicas (ou biomarcadores) no cérebro, o tratamento ou pre-venção poderia ter mais sucesso.

Apesar das inúmeras pesquisas que existem no segmento, ainda não existem informações sufi-cientes da comunidade científica sobre os fatores que promo-vem o desenvolvimento da do-ença. O que já se sabe é que o mal ataca o cérebro muito antes dos indivíduos apresentarem perda de memória ou declínio cognitivo. As descobertas feitas até o momento apontam que fatores de proteção estão ligados aos hábitos intelectuais e sociais de vida, assim como à alimen-tação e à atividade física. Espe-cialistas acreditam que um idoso que se mostra interessado em ler, por exemplo, aumenta o que em medicina se chama de reserva cognitiva. Com isso, ele retarda o aparecimento da doença.

Médicos também recomen-dam que a pessoa cultive uma rede de amigos e tenha contato com eles com frequência. Isso porque já se observou que quan-to mais limitado o círculo social do idoso, maior a probabilidade de ele ter Alzheimer.

A atenção aos hábitos de ali-mentação e atividade física tam-bém são importante para reduzir o risco do Alzheimer aparecer com o avanço da idade. A prio-ridade deve ser para uma alimen-tação saudável, que mantenha

Crescem casos de Alzheimer no BrasilConheça os cuidados e mudanças nas atitudes de vida que podem reduzir as possibilidade de ser sofrer do mal de Alzheimer

os níveis de colesterol e glicemia controlados. Além disso, a pressão arterial também d e v e ser

mantida sob o controle. O idoso que não fuma e pratica exercí-cios físicos diminui o risco de ter a doença.

Apesar da dificuldade de diag-nóstico, crescem os casos no Brasil

Embora não haja dados pre-cisos sobre a doença, especia-listas acreditam que a incidência de casos de Mal de Alzheimer tem aumentado no Brasil, como resultado do crescimento da expectativa de vida, decorrente

do maior desenvolvi-mento do país.

A doença tem ca-ráter progressivo e se agrava à medida

que o tempo passa. A família envolvida

costuma demorar a per-ceber que o esquecimen-to pode caracterizar um sintoma da doença e não uma simples ca-sualidade. O proble-ma é tamanho, que

75% dos doentes desconhecem que sofrem

do mal, de

acordo com a ONU. Quando a família resolve procurar a ajuda de um especialista, ele faz uma exclusão de todas as outras do-enças que causam o sintoma para chegar a um diagnóstico definitivo.

O diagnóstico precoce é fun-damental no tratamento e os idosos devem começar a fazer exames com 65 anos para desco-brir se são possuidores da doen-ça ou não. Portanto, o paciente deve fazer um acompanhamento

anual, exames de sangue e ima-gem para ver se está com atrofia de cérebro ou alguma carência que possa ser revertida.

Alguns sinais e sintomas:

Fase Inicial: Perda de memó-ria, confusão, desorientação, an-siedade, dificuldades em tomar banho sozinho e alimentar-se, alteração da personalidade e sen-so crítico.

Fase Intermediária: Dificul-dades em reconhecer familiares e amigos, perder-se em ambientes

conhecidos, dependência pro-gressiva, vagância, dificuldades com a fala e a comunicação, alu-cinações, inapetência, perda de peso e incontinência urinária.

Fase Final: Dependência total, restrito a poltrona ou ao leito, in-continência urinária e fecal, per-da progressiva de peso, infecções urinárias e respiratórias frequen-tes e término da comunicação.

Fase Terminal: Úlceras por pressão, infecções de repetição, alimentação enteral, agravamen-to dos sintomas da fase final, morte.

Fonte: Saúde Plena

Page 68: 15/10/2011 Jornal Semanário

REPRODUÇÃO

Sábado, 01 de outubro de 20114 &aúde BelezaS

Para entrar em forma é pre-ciso cortar doces e incluir fru-tas. Disso, ninguém duvida. Mas pouca gente sabe que o abacaxi, em especial, pode ser um grande aliado da dieta. A nutróloga Paula Cabral expli-ca que essa fruta, por ser rica em água e fibras, melhora a di-gestão e o funcionamento do intestino. “Uma fatia de 100 g de abacaxi tem só 52 calorias. E ela fornece sais minerais e vitaminas A, C e B1”, afirma Paula, que é autora do livro Quem Disse que Comer En-gorda? (ed. Matrix).

Ao incluir o poder do aba-caxi numa alimentação balan-ceada, você consegue perder até 4 kg em um mês. Se fizer atividade física, então, pode perder até 6 kg no mesmo período. Para garantir esse re-sultado, a nutróloga dá uma dica: “Só coma quando estiver realmente com fome, mas não adianta pular as refeições para emagrecer mais rápido. Uma

O abacaxi e seus benefícios no emagrecimentoA fruta queridinha da estação, além de refrescante é rica em vitaminas A, C e B1 e ajuda na redução da retenção de líquidos

refeição pode ser dispensada, sim, se não houver fome, mas não deve ser compensada na próxima”, ensina. Por possuir as vitaminas A e C, o abaca-xi ainda tem o potencial de aumentar a imunidade, mas a maior virtude dessa fruta, em benefícios, está na quantidade de bromelina, extraída do talo do abacaxi, enzima capaz de degradar materiais albuminoi-des e dissolver gorduras prin-cipalmente das carnes, sendo empregada também para ama-ciá-las, para clarificar cerveja e como droga anti-inflamatória.

A enzima bromelina age em nosso organismo, desem-penhando três funções: Tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões; é anti-inflamatória, ajudando a desobstruir a circulação; é digestiva, favorecendo e acele-rando a digestão pesada.

O abacaxi também é indica-do para as pessoas que sofrem de doenças circulatórias, pois

tem a ação de “quebrar” nas artérias as placas de fibrinas, que são proteínas que formam as partes essenciais dos coágu-

los sanguíneos.O suco da fruta é um exce-

lente diurético, pois sua polpa

é constituída de 93% de água e é laxante suave, e para quem sofre de tosses rebeldes, expe-rimente bater num liquidifica-dor 2 fatias de abacaxi com 2 colheres de sopa de mel. To-mar 2 colheres de chá a cada duas horas.

Abacaxi reduz inchaço!

Rico em água e fibras, ele tem mil benefícios: facilita a digestão, faz o intestino fun-cionar melhor e ajuda na eli-minação de líquidos do corpo, com seu efeito diurético. Até a casca pode ser usada para fazer sucos, doces e chás, que purificam o sangue e comba-tem processos inflamatórios.

Fonte: M de Mulher

Page 69: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 5&aúde BelezaS

EspecialidadeCRM - XXXX

Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a impossibilidade de esse mi-lagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o outro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante cau-sa alterações no humor e, acredi-te, no peso. “A ansiedade nas altu-ras contribui para a produção de cortisol, um hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdô-men”, conta Fabiana Honda, nu-tricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exer-cícios. Mas não é a única. “Há es-tudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma menor agitação”, diz Ana Paula Fioreti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Uni-versidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redu-ção de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem con-sumiu cápsulas inócuas. “A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos”, reconhece o médico Walmir Coutinho, da Socie-dade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Ressalvas feitas con-fira nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.

Ômega-3

Para os pesquisadores da Uni-versidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de cito-cinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. A nutricionista Fabiana Honda informa outro possível mecanismo: “Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neuro-transmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar”.

Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão.

Triptofano

Esse aminoácido essencial

Driblando a ansiedade através da alimentaçãoPesquisas mostram que é possível diminuir a ansiedade, este mal que atinge crianças e adultos, através dos alimentos que ingerimos

é precursor da tal serotonina. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais inte-grais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.

Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora.

Magnésio

Segundo Fabiana, a enzima que converte o triptofano em seroto-nina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acal-mar os nervos. “Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e es-tresse”, conta Ana Paula Fioreti, da Universidade São Francisco.

Fontes: cereais e grãos inte-grais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos

Vitamina C

“Estudos com cobaias mos-tram que ela ajuda a reduzir a pro-dução de cortisol, hormônio do estresse”, conta Fabiana Honda. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, molé-culas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.

Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

Arginina e lisina

Pesquisas indicam que combi-nar esses dois aminoácidos dimi-nuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade. “A forma de ação, porém, ainda não é conhecida”, avisa Fabiana Honda.

Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol

Cálcio

Entre suas tarefas estão admi-nistrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magné-sio, gerenciar a contração muscu-lar. A ausência do mineral, afirma Ana Paula Fioreti, é capaz de ge-rar uma senhora agitação. Fontes: leite e derivados, vegetais verde--escuros, salmão e gergelim

Fontes: leite e derivados, vege-tais verde-escuros, salmão e ger-gelim

Complexo B

Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Mas, de acordo com Priscila Meirelles, a B6 e o ácido fólico são essen-ciais para a formação do neuro-transmissor serotonina. “Sem essa dupla do complexo B soma-da ao triptofano e ao magnésio, ele não é criado.”

Fontes: feijões, lentilha, grão-

-de-bico, cereais integrais, aspar-gos e couve

De acordo com Felipe Schuch, educador físico e doutorando em psiquiatria na Universidade Fede-ral do Rio Grande do Sul, a UFR-GS, as evidencias levam a crer que os exercícios acalmam os nervos porque estimulam a liberação de uma substancia chamada endor-fina. “Até agora as atividades ae-róbicas, como corrida, pedalada

e natação, mostraram.se mais efi-cientes nesse sentido”, completa. Mas para a sessão de descarrego funcionar mesmo e preciso esco-lher o horário do treino com cau-tela. Afinal, malhar a noite pode atrapalhar o sono de muita gente e tornar o dia seguinte um verda-deiro pesadelo.

Fonte: Revista Mais Saúde

Page 70: 15/10/2011 Jornal Semanário

EspecialidadeCRM - XXXX

Sábado, 15 de outubro de 20116 &aúde BelezaS

Substâncias presentes na composição da liga metálica dos acessórios podem ser as responsáveis pela reação alérgica

As pessoas alérgicas podem tolerar o contato com ligas neutras

Saiba como ocorre a alergia a joias e bijuterias

Vários componentes que entram em contato com uma pessoa através da pele podem causar alergia. Pessoas dife-rentes costumam desenvolver alergias diferentes, então mui-tas vezes sabemos de casos de alergias específicas, como é o caso das joias e bijuterias. As doenças desenvolvidas pelo contato de uma substância com a pele são chamadas de dermatite de contato, e quan-do são desencadeadas por mecanismo imunológico, re-cebem a denominação de der-matite de contato alérgica.

Substâncias presentes na composição da liga metálica, no revestimento ou mesmo na cola desses enfeites podem ser os responsáveis pelas re-ações alérgicas. Felizmente, algumas poucas substâncias usadas no metal são respon-sáveis pela maioria dos casos, o que significa que mesmo os alérgicos poderão tolerar o contato com ligas metálicas neutras ou que não conte-nham o agente identificado como agressor.

Dentre os componentes mais comuns das ligas metá-licas empregadas na confec-ção destes enfeites, o níquel é o mais prevalente, seguido pelo bicromato de potássio e cloreto de cobalto. Geral-mente as joias são feitas de

Médico alergistaCRM - 32217

Cassiano Marçal Mescka

materiais mais nobres, como o ouro e a prata, que são elementos que não reagem quimicamente com tanta fa-cilidade, dificultando dessa forma o aparecimento de alergias. Assim sendo, po-dem ser utilizados por pes-soas que apresentam reações a outros metais comumente utilizados em bijuterias.

As dermatites de contato manifestam-se comumen-te por lesão avermelhada e descamativa, que coça mui-to e às vezes fere devido ao ato de fricção. Localizam-se preferencialmente no local do contato da pele com o agente

agressor, neste caso, o enfeite.O diagnóstico de uma re-

ação alérgica as bijuterias pode ser suspeitado clini-camente, pelo tipo de lesão, localizada na área de con-tato com o metal, e confir-mado pelo teste de contato alérgico, procedimento ca-paz de identificar o agente agressor e orientar o trata-mento. Visto que a base da terapia é feita com a retirada do estímulo desencadeante. Assim, pessoas com esse tipo de alergia não podem ter contato com as substân-cias que forem demonstradas como sendo responsáveis pelo processo alérgico. Além do afastamento, podem ser usados certos cremes, que ajudarão a eliminar o pro-cesso inflamatório, alivian-do os sintomas, ou, ainda, medicamentos por via oral, nos casos mais graves.

Informações através do telefone (54)3451.1322.

Page 71: 15/10/2011 Jornal Semanário

Sábado, 15 de outubro de 2011 7&aúde BelezaS

Através de tratamentos estéticos sem cortes é possível melhorar a proporção das partes do corpo e assim a aparência

Dr Cezar de MouraCremers: 22547

As roupas são projetadas com base em relação de medidas fei-tas em partes corporais que se correlacionam para dar o resul-tado final no desenho corporal. Muitas pessoas podem ter difi-culdade em encontrar calça ou mesmo camisa porque a sua re-lação de medidas está despro-porcional, isto é que faz sobrar num ponto e apertar em outro.

No caso de camisas femi-ninas, o caimento é muito de-pendente do ponto de maior projeção do seio e de maior projeção da barriga, bem como da projeção lateral da linha do seio, da gordura em baixo do braço (região axilar) e da região do ombro. Da mesma forma, importante é a medida da área dos “pneus” e da parte inferior da barriga.

Os tratamentos estéticos sem cortes podem melhorar o cai-mento de camisas porque são capazes de reduzir a gordura na região do ombro, axila e late-ral dos seios, bem como redu-zir a barriga e afinar a cintura, aproximando, desta maneira, a relação de medidas entre estas partes diferentes e importantes para compor o desenho corpo-ral. Nesta situação, por vezes a mama que parece pequena pode sim estar apagada devi-do à desproporção de medidas entre estas partes, de modo que a melhora no caimento de camisas passa pela melhor pro-jeção e definição do desenho da mama. Nestas situações a mama parecerá maior sem ficar maior, simplesmente pelo fato de ganhar maior definição de desenho.

Saiba como melhorar o caimento de suas roupas

A relação de medidas entre as coxas e nádega com a parte inferior da barriga é fundamen-tal para o caimento de calças e bermudas, levando algumas pessoas a ter dificuldade em encontrar calças. Os tratamen-tos estéticos sem cortes podem reduzir seu quadril ou coxas, de modo a aproximar a relação de medidas ideal, melhorando assim o caimento de roupas, tanto de camisas quanto calças. Ainda, à medida que reduz o tamanho da área do “pneu” e reduz a gordura em baixo da nádega e a celulite em coxas, é possível criar a imagem de uma nádega melhor definida, em relação à projeção e altura, e com ângulo inclinado mais para cima

O caimento de roupas, então, obedece sim à relação de medi-das entre partes diferentes. Na composição do desenho corpo-ral temos sempre de pensar em relação de partes. Por exemplo, seu seio pode ter tamanho ade-quado para seu corpo, mas pa-recer pequeno devido à proje-ção anterior da barriga. Nestas situações podemos aumentar a imagem do seio simplesmente reduzindo o tamanho da barri-ga e a gordura na região da axila e ombro.

Da mesma forma, sempre que pensares em alterar uma parte isolada do desenho cor-poral busque entender o refle-xo desta alteração em outras partes correlatas. Por exemplo, ao reduzir isoladamente o ta-manho dos seios temos de fa-zer a devida avaliação para não gerar projeção da imagem da barriga, pois sempre que co-locarmos a linha do seio para trás, a linha da barriga, indireta-mente, estará indo para frente.

Os tratamentos estéticos sem cortes possibilitam agir em pon-tos diferentes, com o objetivo

d e buscar a me-lhor relação de medidas entre as diferentes par-tes, corporais ou mesmo facial, importantes para o desenho cor-poral ou da face. A chave para um corpo mais belo passará sempre pela frase: equilíbrio entre medidas de diferentes partes corporais! Este equilíbrio de medidas o responsável pela beleza do desenho corporal e da face.

No caso da face temos de lembrar que todos nós pode-mos sim ser mais belos do que hoje somos, bastando para isto

melhorar a relação de medidas,

ângulos e p o s i ç ã o

de vo-lumes, c o m o

o b -jeti-v o d e

t o r -n a r

m a i s a p a r e n t e

a s partes mais be-las, dificultando a visualização das partes menos belas. Como conseguir isto? Melhorando o equilíbrio das linhas imaginá-

rias que compõem o desenho da face, e isto pode sim ser ob-tido sem cortes, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho.

Portanto, antes de qual-quer tratamento estético, seja ele cirúrgico ou não, busque entender o modo de visuali-zação da composição do de-senho daquele local e como a alteração daquela parte irá influenciar no desenho de ou-tras partes correlatas, tanto corpo como face. Sempre se lembre disso! A imagem cor-poral ou da face é o resultado do equilíbrio entre as várias linhas imaginárias que com-põem aquela parte do corpo ou da face.

Mais informações pelo fone: 3055.2510.

Page 72: 15/10/2011 Jornal Semanário

Há muitos cabelos que são naturalmente bonitos, mas, até esses precisam de cuida-dos básicos para se mante-rem assim ou para ficarem bonitos. Além disso, os ca-belos são um reflexo de sua saúde e personalidade. Você sabe quais os cuidados que todo cabelo precisa? Siga as dicas para ter cabelos se-dosos, brilhantes e fortes

Cuidando com o corte

Corte seus cabelos uma vez a cada três meses, no mínimo. Cortar o cabelo periodicamente contribui para retirar as pontas quei-madas e duplas, dá corte ao cabelo e, conseqüen-temente, dá uma aparên-cia de cabelo bem tratado.

Controlando a alimentação

Sábado, 15 de outubro de 20118 &aúde BelezaS

EspecialidadeCRM - XXXX

Cuidados básicos para ter um belo cabeloTire suas dúvidas sobre os cuidados necessários para que os cabelos não sejam danificados com as ações do dia a dia

Tenha uma alimentação balanceada. Isso mesmo! Quando está faltando al-gum nutriente em sua ali-mentação, quase sempre, reflete diretamente nos ca-belos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legu-mes, verduras e cereais. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e en-fraquecimento, provenien-te de uma má alimentação.

Use filtro solar

Procure usar produtos com FPS (Fator de Prote-ção Solar), durante o verão. Especialmente após con-tato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação so-lar, caso esteja em uma re-gião de sol muito intenso.

Escolha o pente

Dê preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutra-lização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.

Hidrate os fios

Faça hidratação periódica no seu cabelo. Todo cabe-lo precisa de uma hidrata-ção periódica que varia de cabelo para cabelo, mesmo aquele cabelo que não pos-sui nenhum tipo de química

(tintura/alisamento/luzes). E se possui alguma química, a hidratação deve ser feita em um período mais freqüente.

Cuidado com o calor

Evite o uso excessivo de secador e da chapinha. Isso pode contribuir para o res-secamento dos fios e o apa-recimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. Em casos extremos, os “arreben-tados” dos fios ficam evi-dentes. Tente adotar um es-

tilo de corte que lhe permita usá-lo de forma mais natural.

Escolha bem o s produtos

Escolha o xampu que se adapte melhor ao seu cabe-lo. Nem sempre xampu caro é sinônimo de xampu bom. Use aquele que se adequou ao seu cabelo, independen-te de ser um produto mais barato e não tenha precon-ceito. Há excelentes produ-tos no mercado de diversos preços, inclusive de baixos preços. Sempre mude seu xampu. Troque seu xampu periodicamente, pois, mui-tas vezes, o cabelo pode se acostumar com um deter-minado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma apa-rência opaca e “sem vida”.

Evite

Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo resse-cado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o bri-lho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.

Fonte: Revista Boa Saúde