16 de fevereiro de 2018 segunda é greve - smabc.org.br642b5e9f-5755-4a85-aba2... · menos e fez...

4
Sexta-feira 16 DE FEVEREIRO DE 2018 Edição nº 4191 SMABC.ORG.BR DIVULGAÇÃO PROTESTO NO SAMBÓDROMO I NTEGRANTES DA ESCOLA DE SAMBA P ARAÍSO DO T UIUTI, DO RIO DE JANEIRO, CONDENARAM A REFORMA T RABALHISTA, QUE RETIRA DIREITOS DOS TRABALHADORES. ELES TAMBÉM PEDIRAM A SAÍDA DE T EMER DA PRESIDÊNCIA, COM UM DESTAQUE FANTASIADO DE ‘V AMPIRO NEOLIBERALISTA ’. PÁGINA 2 As melhores atrações para seu fim de semana estão no DSR Sem Patrão BoraLá! e Eureca desfilam por direito e respeito Saiba mais: Carnaval e Crítica Social PÁGINA 4 PÁGINA 2 PÁGINA 3 SEGUNDA É GREVE ADONIS GUERRA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Upload: hoangtu

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sexta-feira16 de fevereiro de 2018

edição nº 4191

Smabc.org.br

divu

lgaç

ão

Protesto no sambódromo

Integrantes da escola de samba Paraíso do tuIutI, do rIo de JaneIro, condenaram a reforma trabalhIsta, que retIra dIreItos dos trabalhadores. eles também PedIram a saída de temer da PresIdêncIa, com um destaque fantasIado de ‘VamPIro neolIberalIsta’.

Página 2

As melhores atrações para seu fim de semana estão no dSr Sem Patrão

BoraLá! e Eureca desfilam por direito e respeito

Saiba mais:carnaval e crítica Social

Página 4Página 2

Página 3

Segunda é greve

adon

is g

uerr

a

contra a reforma da Previdência

manIfestoches

A Paraíso do Tuiuti criticou os manifestantes patrocina-dos pelo ‘pato’ da Fiesp, que pediram o impeachment da presidenta Dilma.

encurralada

O desfile de protesto obrigou a TV Globo, que incentivou as manifestações contra a pre-sidenta na época, a noticiar o golpe.

PátrIa amada – 1A Beija-Flor não deixou por menos e fez uma dura crítica social, condenando a intolerân-cia, o preconceito e o ódio que tem crescido no Brasil.

PátrIa amada – 2O samba tinha ganhado des-taque nas redes na voz de Gio-vana Galdino, de 10 anos, en-toando: Oh pátria amada, por onde andarás? Seus filhos já não aguentam mais!

leão

A Receita Federal depositou ontem o pagamento do lote residual de restituições do Im-posto de Renda, da malha fina de 2008 a 2017.

fotos: divulgação

Notas e recados

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Saiba mais

O Carnaval de 2018 uniu cultura, arte, crítica social e política. Os desfiles das Escolas de Samba do Rio, como a Bei-ja-Flor, Mangueira, Salgueiro e Paraíso do Tuiuti trouxeram momentos memoráveis de crítica social e política, sem abrir mão da qualidade estética e artística do espetáculo, que ganhou grande destaque nas redes sociais, mídia nacional e internacional.

A Escola Paraíso do Tuiuti foi uma das que mais chamou atenção pela beleza do seu sam-ba-enredo, cujo título foi “Meu

Deus! Meus Deus! Esta Extinta a Escravidão?” e também, pela coragem e ousadia na crítica às medidas impopulares de Temer, incluindo a reforma trabalhista.

A criativa expressão “mani-festoches” que deu nome a uma das alas da Escola já foi incor-porada ao dicionário político popular. Foi uma feliz definição dos ‘batedores de panela’ repre-sentados por marionetes.

Alguns de nós tendemos a ver a festa de carnaval mais pelo viés da alienação da população frente à sua realidade social.

Mas, felizmente, esse aspecto não é único e nem totalizador.

A arte e a cultura popular têm um enorme potencial de crítica social, demonstrado pelas diversas comunidades que ergueram sua voz e sua arte contra a injustiça e os interesses dos dominadores.

Ao invés de anestesia social, o carnaval produziu um sen-timento de indignação ainda maior contra as reformas im-populares. Por isso, todo apoio à greve do dia 19 de fevereiro contra o desmonte da Previ-dência.

CARNAVAL E CRÍTICA SOCIAL

Comente este artigo.

Envie um e-mail para [email protected]

Departamentode Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

A chuva rápida na tarde de sábado, 10, não intimidou os foliões do bloco BoraLá! que saíram da Sede, por volta das 16 horas, em desfile pela rua Marechal Deodoro. Acompa-nhados por músicos com ins-trumentos de sopro e artistas fantasiados sobre pernas de pau, os integrantes desfilaram cantando a marchinha tema do bloco que dizia “Aqui tem luta, tem alegria” e pedia “Fora Temer!”.

A atividade que atraiu tra-balhadores e familiares para uma tarde de confraterniza-ção, alegria e reflexão retoma a tradição dos Metalúrgicos do ABC de cair na folia sem-pre com alguma forma de protesto. “O Carnaval é um símbolo de resistência e de luta e nesse momento o Sin-dicato junta as duas coisas”, destacou o secretário-geral, Aroaldo Oliveira da Silva.

Sindicato bota bloco na ruaedu guimarães

adonis guerra

O estacionamento da Sede, onde começou a festa, foi tomado por confetes, serpen-tinas e samba de roda.

As músicas de protesto

ficaram por conta do Levante Popular da Juventude que cantou e tocou marchinhas e paródias em defesa da de-mocracia.

Eureca pederespeito à diversidade

Na tarde da sexta-feira, 9, o grito que ecoou pelas ruas do centro de São Bernardo foi o da diversidade, respeito e igualdade entoado pelo tra-dicional bloco Eu Respeito o Estatuto da Criança e do Ado-lescente, o Eureca, que desfila na cidade há 26 anos.

Conduzido pela bateria for-mada pelos integrantes do Projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco reuniu de-zenas de crianças, jovens e apoiadores que dialogaram com a população por meio de faixas e da marchinha que dizia: “Seu julgamento para mim não é sentença/ Eu exalto o valor do meu gênero e cor/ Me ensinaram que esse estado é de direito/ Sendo assim eu não lhe peço/ Eu exijo seu respeito!”.

adonis guerra

divulgação

roberto parizotti

3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018smabc.org.br

Segunda, dia 19, ninguém deve ir Para aS fábricaS

Segunda-feira, 19, é dia de greve contra a reforma da Previdência. A mobilização foi aprovada pe-los metalúrgicos do ABC e por trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias e movimentos sociais na Assembleia Popular realizada no dia 7.

“A orientação do Sindicato é para ninguém ir às fábricas. Vamos mostrar a resistência da classe trabalhadora e impedir a aprovação dessa reforma que acaba com o direito de aposentadoria dos brasileiros”, afirmou o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“Temos que dar o recado de que essa proposta não interessa aos tra-balhadores nem pode ser feita por um governo sem nenhuma legiti-midade. Não vamos permitir esse desmonte e vamos à luta em defesa do futuro de cada um”, chamou.

As mobilizações integram a Jornada Nacional de Luta contra a reforma da Previdência convo-cada pela CUT e demais centrais sindicais. O governo quer aprovar a proposta ainda neste mês na Câmara dos Deputados.

“Temos de aumentar ainda mais a pressão nos deputados. Quem aprovar o fim da aposen-tadoria pode vestir o pijama, pois para Brasília não volta. Nunca mais vai ser eleito”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas.

A reforma da Previdência precisa de 308 votos para ser aprovada em plenário da Câmara dos Deputa-dos. Para pressionar os parlamen-tares, a CUT lançou em junho do

ano passado o site napressao.org.br, que permite contatar os parlamentares

por e-mail, mensagens, telefone ou redes sociais.No Estado de São Paulo, são 17 parlamen-

tares contra os trabalhadores, 33 indecisos e 20 deputados contra a reforma da Previdência.

No Brasil, são 173 deputados que já se posicionaram pelo fim da aposentadoria, 195 indecisos e 153 contra.

‘Se votar, não volta’A CUT e diversas entidades trabalhistas do Rio Grande do Sul

espalharam outdoors contra a reforma da Previdência. Nas peças são mostrados os nomes e fotos de nove deputados

gaúchos com o texto: “Eles querem acabar com a sua aposentadoria. Não à reforma da Previdência!”.

Para pressionar os parlamentares, a CUT lançou em junho do ano passado o site napressao.org.br, que permite contatar os parlamen-tares por e-mail, mensagens, telefone ou redes sociais.

condutores também aprovaram paralisação contra a reforma, em assembleia realizada no dia 7

Carille estuda mudar o esque-ma tático do Corinthians para a estreia da Libertadores. “Está acontecendo num momento que dá para consertar”, disse.

O comentarista Patrick Connor foi demitido após fazer comen-tários de cunho sexual sobre a campeã olímpica do snowboard, Chloe Kim, de 17 anos.

Connor tinha dois empregos nos Estados Unidos. Apesar da demissão pela rádio KNBR, ele permanece empregado na rádio em que fez os comentários, a Barstool.

PAuListão

Amanhã – 16h30Santo André x Bragantino

Bruno Daniel

Amanhã – 19hSão Caetano x Ferroviária

Anacleto Campanella

Domingo – 17hSão Paulo x Santos

Morumbi

Domingo – 19h30Ponte Preta x Palmeiras

Campinas

Segunda – 20hRB Brasil x Corinthians

Campinas

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CtP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

fotos: divulgação

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

dIAdEmA

FOTOgRAFANdO COm O mESTREO coletivo Imagens Musicais/Cursos promove a 1ª Saída Fotográfica pelas ruas da cidade. Domingo, às 9h30. Praça da Moça, Centro. O percurso termina às 12h30 no Parque do Paço.

SãO bERNARdO

7º ENCONTRO dOS CLáSSICOSEm parceria com o Fusca Club ABC, o evento promete reunir mais de 200 carros antigos. Amanhã, das 14h às 18h, no piso G6 e G7 do estacionamento do Golden Square Shopping. Avenida Kennedy, 700, Jardim do Mar.

NOITE dE REggAEAs bandas Kaimana, de Ribeirão Pires, e To Fly (foto), de São Ber-nardo, tocam suas composições no palco da Casa Amarela. Hoje, às 20h30. Rua Alberto da Silva, 386. Santa Terezinha. Entrada R$ 10 em dinheiro.

SãO bERNARdO

SANTO ANdRé

SANTO ANdRé

FORROzINA banda Forró Distinto coloca todo mundo pra forrozear na ressaca de carnaval. Amanhã, às 20h. Espaço Cultural Gambalaia. Rua das Monções, 1081. Vila Guiomar. Ingressos R$ 15.

ALmA LATINAA cantora, atriz e bailarina Tania Alves apresenta clássicos do ál-bum Amores e Boleros 1, no show Alma Latina. Amanhã, 20h30. Teatro Municipal. Praça IV Centenário, Centro. Tel. 4433-0789. Ingressos: R$ 60 inteira e R$ 30 meia.

NOITE dE JAzzVários músicos se apresentam na noite de jazz, entre eles o con-trabaixista Stefano Moliner e seu quarteto. Domingo, às 20h. Espaço Cultural Gambalaia. Endereço ao lado. Ingressos R$ 10.

SANTO ANdRé

Doe Sangue

Para Marisa de Cássia Ferrari, mãe da companheira Michelly, ex-assessora de imprensa da vereadora Ana Nice. Hospital Municipal de Santo André. Av. João Ramalho, 326, Vila Assunção, Santo André. Segunda a sábado, das 8h às 13h. Tel. 4433-3600. Restrição: Quem tomou a vacina da febre amarela só pode doar depois de 30 dias.