1/8/20151 histologia vegetal céls. indife- renciadas que originam:

45
30/03/22 1 Histologia Vegetal Histologia Vegetal Céls. Céls. indife- indife- renciadas renciadas que que originam: originam:

Upload: izabel-paranhos-azenha

Post on 07-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

27/04/23 1

Histologia VegetalHistologia Vegetal

Céls. indife-Céls. indife-renciadas renciadas que que originam:originam:

27/04/23 2

27/04/23 3

Padrão de Padrão de filotaxia filotaxia opostaoposta, onde , onde os ramos são os ramos são diametralmendiametralmente opostoste opostos

Evita o Evita o sombreamentosombreamento

27/04/23 4

Meristema PrimárioMeristema Primário

Protoderme EpidermePeriblema Casca ou córtexPleroma Cilindro centralProcâmbio Xilema e floema

27/04/23 5

Meristema SecundárioMeristema Secundário

Felogênio Internamente origina o feloderma e externamente o súber.Câmbio Internamente origina o xilema e externamente o floema.

Por desdiferenciação formam-se o felogênio na casca e o Por desdiferenciação formam-se o felogênio na casca e o câmbio no cilindro central.câmbio no cilindro central.

EpidermeEpiderme

27/04/23 6

Tecidos de ProteçãoTecidos de ProteçãoEpiderme Células vivas cobertas com cutina. Proteção. Evita a perda de água por transpiração. Dificulta as trocas gasosas. Apresenta estômatos como solução.

Encontram-se Encontram-se nas folhas nas folhas (parte dorsal)(parte dorsal)

Trocas gasosasTrocas gasosasPerda de vapor de águaPerda de vapor de água

27/04/23 7

EstômatosEstômatos

Ostíolo

27/04/23 8

27/04/23 9

27/04/23 10

27/04/23 11

Abertura e Fechamento Abertura e Fechamento EstomáticoEstomático

Fotoativo

Abertura: Muita luz Muita fotossíntese. Muita sacarose – Menos CO2 / pH alto. Estômato hipertônico – Maior

probabilidade de ganhar água – Turgência. Ostíolo abre.

27/04/23 12

Fotoativo

Fechamento – Pouca luz Menos fotossíntese. Menos sacarose - Mais CO2 / pH baixo .

Estômato hipotônico –Maior probabilidade de perder água - Plasmólise.

Ostíolo fecha.

Abertura e Fechamento Abertura e Fechamento EstomáticoEstomático

27/04/23 13

HidroativoHidroativoAbertura – Muita água

Entrada ativa de potássio nas céls guarda que passa a ter sua pressão osmótica aumentada.

Maior absorção de água pelas células guarda. Turgência – Ostíolo abre.

Abertura e Fechamento Abertura e Fechamento EstomáticoEstomático

27/04/23 14

Abertura e Fechamento Abertura e Fechamento EstomáticoEstomático

Fechamento – Pouca águaFechamento – Pouca águaPressão osmótica das céls guarda diminui, graças ao fluxo ativo inverso de potássio.Menor absorção de água pelas células guarda.Plasmólise – Ostíolo fecha.

27/04/23 15

27/04/23 16

Tecidos de ProteçãoTecidos de Proteção

Súber:Súber: céls impermeabilizadas pela suberina e, por céls impermeabilizadas pela suberina e, por isso, são mortas.isso, são mortas.

27/04/23 17

27/04/23 18

Tecidos de SustentaçãoTecidos de Sustentação

Colênquima: Células vivas com reforços de celulose. Flexíveis.

Esclerênquima: Células mortas impregnadas com lignina. Rígidas.

27/04/23 19

27/04/23 20

ParênquimaParênquimaPreenchimento de espaços.Clorofiliano: fotossíntese (folhas e

caules verdes jovens). Aquífero: águaReserva Amilífero: amido Aerífero: ar Armazenamento de Armazenamento de substâncias em substâncias em raízes, caules, raízes, caules, sementes e frutossementes e frutos

27/04/23 21

Tecidos de ConduçãoTecidos de Condução

Xilema: Formado por esclerênquima, parênquima e vasos lenhosos, nos quais, apresentam dois tipos de células: os traqueídes e os elementos de vasos lenhosos. Estes, por sua vez, sofrem impregnações de lignina, impermeabilizam e morrem. Conduz seiva bruta.

27/04/23 22

As pontua- ções

permitem o desvio da seiva bruta de vasos de xilema obstruído por prolonga-mentos de parênquima denomina-dos TILAS.

27/04/23 23

As Estrias de Caspary representam um material impermeável e resistente, encontrada na parede celular das células do endoderma, para selecionar e direcionar as substâncias absorvidas do solo para o xilema.

27/04/23 24

Transporte de água na Transporte de água na plantaplanta

1)- Capilaridade: a coesão entre as moléculas de água e a adesão destas as paredes dos vasos formam uma coluna de água funcional em tubos de até 1mm.

27/04/23 25

AplicabilidadeAplicabilidade: hidroponia: hidroponia

27/04/23 26

2)- 2)- Pressão positiva da raizPressão positiva da raiz

Pressão Pressão osmótica osmótica altaalta

Fenômeno de Fenômeno de gutação através gutação através de hidatódios de hidatódios (estômatos que (estômatos que perderam sua perderam sua capacidade de capacidade de abrir e fechar)abrir e fechar)

27/04/23 27

3)- 3)- Teoria da tensão-coesão (DIXON)Teoria da tensão-coesão (DIXON)

Na raiz,o potencial hídrico é Na raiz,o potencial hídrico é baixo e o osmótico é alto: maior baixo e o osmótico é alto: maior probabilidade de ganhar água probabilidade de ganhar água passivamente e sais ativamente.passivamente e sais ativamente.

Com a evapotranspiração as Com a evapotranspiração as folhas perdem água, enquanto folhas perdem água, enquanto com a fotossíntese as folhas com a fotossíntese as folhas produzem sacarose. O produzem sacarose. O potencial hídrico cai e o potencial hídrico cai e o osmótico aumenta, logo, a osmótico aumenta, logo, a maior tensão aumentará a maior tensão aumentará a probabilidade ao ganho de probabilidade ao ganho de água.água.

CoesãoCoesão

27/04/23 28

Floema: Situa-se no caule, externamente ao xilema, sendo formado por células de parênquima, esclerênquima e pelos vasos liberianos ou tubos crivados. Estes, são formados por dois tipos de células: os elementos de tubos crivados (conduzem seiva elaborada) e células companheiras (não conduzem seiva). Ambas vivas.

Tecidos de ConduçãoTecidos de Condução

27/04/23 29

27/04/23 30

Transporte da seiva elaborada:Transporte da seiva elaborada:Hipótese do fluxo de massa Hipótese do fluxo de massa

(Münch)(Münch)

27/04/23 31

FolhaFolha

(fonte)(fonte)

RaizRaiz FloemaFloemaXilemaXilema

27/04/23 32

Repassando a Hipótese do Fluxo de MassaRepassando a Hipótese do Fluxo de Massa

27/04/23

AnelamentoAnelamento Consiste na remoção Consiste na remoção de um anel de casca, de um anel de casca, de largura variável, no de largura variável, no tronco, no cordão tronco, no cordão esporonado ou no esporonado ou no ramo produtivo, ramo produtivo, próximo ao cacho. próximo ao cacho. Como resultado, os Como resultado, os carboidratos carboidratos produzidos nas folhas produzidos nas folhas acumulam-se nas acumulam-se nas partes acima da região partes acima da região anelada, influenciando anelada, influenciando diretamente o diretamente o desenvolvimento da desenvolvimento da inflorescência e inflorescência e frutificação (WINKLER, frutificação (WINKLER, 1965). 1965).

27/04/23 34

Pode-se empregar o anelamento com três finalidades Pode-se empregar o anelamento com três finalidades (WINKLER, 1965): (WINKLER, 1965):

a)a)Melhorar a pega das bagas de certos cultivos que Melhorar a pega das bagas de certos cultivos que possuam cachos normalmente muito ralos, como a possuam cachos normalmente muito ralos, como a Corinto Preto, devendo nesse caso, ser feito durante ou Corinto Preto, devendo nesse caso, ser feito durante ou imediatamente após o florescimento;imediatamente após o florescimento;

b)b) Aumentar o tamanho das bagas de variedades sem Aumentar o tamanho das bagas de variedades sem sementes, as quais, sem essa prática, tais bagas não sementes, as quais, sem essa prática, tais bagas não alcançariam tamanho comercial, devendo ser realizado alcançariam tamanho comercial, devendo ser realizado logo após a queda natural das flores inférteis (até que logo após a queda natural das flores inférteis (até que as bagas tenham o tamanho “chumbinho”); as bagas tenham o tamanho “chumbinho”);

27/04/23 35

c) c) Apresentar a maturação de uvas com sementes e/ou Apresentar a maturação de uvas com sementes e/ou melhorar a cor de suas bagas, por ocasião da melhorar a cor de suas bagas, por ocasião da “veraison” “veraison” (estádio de desenvolvimento caracterizado pela mudança de (estádio de desenvolvimento caracterizado pela mudança de cor e amolecimento das bagas de uvas rosadas ou pretas e cor e amolecimento das bagas de uvas rosadas ou pretas e amolecimento das brancas, isto é troca de cor das bagas). No amolecimento das brancas, isto é troca de cor das bagas). No Brasil, foi verificada a ocorrência a mudança de cor e Brasil, foi verificada a ocorrência a mudança de cor e amolecimento das bagas de uvas do cultiv0 Niagara Rosada amolecimento das bagas de uvas do cultiv0 Niagara Rosada (POMMER et al., 1991). (POMMER et al., 1991).

O anelamento isolado induziu um aumento do teor de sólidos O anelamento isolado induziu um aumento do teor de sólidos solúveis (doce). Todavia, o anelamento e o regulador vegetal a solúveis (doce). Todavia, o anelamento e o regulador vegetal a base de ácido giberélico (GA) melhoraram extraordinariamente base de ácido giberélico (GA) melhoraram extraordinariamente a massa, o comprimento e a largura dos cachos a massa, o comprimento e a largura dos cachos

27/04/23 36

RaizRaiz

27/04/23 37

Raiz – Estrutura Primária

27/04/23 38

Passagem, na raiz, da Passagem, na raiz, da estrutura primária para a estrutura primária para a

secundáriasecundária

PeridermePeriderme

27/04/23 39

Funções do CauleFunções do Caule

27/04/23 40

Caule- Estrutura primáriaCaule- Estrutura primária

27/04/23 41

Caule – Estrutura Caule – Estrutura secundáriasecundária

27/04/23 42

Cerne, constituído por células mortas, é a designação dada à parte do xilema do tronco que já não participa ativamente na condução de água, assumindo uma função essencialmente de suporte mecânico da estrutura da planta. A distinção entre cerne e alburno (a parte vascularmente activa do xilema) é clara na maior parte das espécies, já que em corte os troncos apresentam uma porção mais escura de madeira no centro e uma porção mais clara na parte externa. A primeira corresponde ao cerne e a segunda ao alburno.

O cerne é constituído por células mortas, formando uma estrutura mais ou menos enrijecida de suporte, em torno da qual o alburno se vai progressivamente formando. À medida que as células do alburno decaem e morrem, vão sendo incorporadas no cerne, o qual vai assim crescendo radialmente, acompanhado a expansão do xilema.

27/04/23 43

27/04/23 44

Tipos de folhasTipos de folhasPeninérvia de Peninérvia de dicotiledôneadicotiledônea

Paralelinérvia de Paralelinérvia de monocotiledôneamonocotiledônea

27/04/23 45