2 grupo anchieta em foco - faculdade unianchieta · gem, farmácia, psicologia, ... 13 de setembro...

8

Upload: hoangnhi

Post on 26-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GRUPO ANCHIETA EM FOCO2 • Domingo, 13 de setembro de 2009

CAJAMAR• Escolas e Faculdade: 11 4446-6342

VÁRZEA PAULISTA• Faculdade: 11 4596-6990

JUNDIAÍ• Educação Infantil: 11 4527-3453• Ensino Fundamental - de 1º ao 5º ano:11 4527-3453• Ensino Fundamental - de 3º ao 9º ano(Matutino): 11 4527-3453• Ensino Fundamental - de 6º ao 9º ano(Vespertino): 11 4527-3454• Ensino Médio: 11 4527-3454• Técnico de Química e Informática:11 4527-3454• Secretaria dos cursos de Ciências -Habilitação em Biologia, Polímeros,Comércio Exterior, Gestão Ambiental,Letras e Matemática: 11 4527-3456• Secretaria dos cursos de Enferma-gem, Farmácia, Psicologia, Nutrição eProcessos Químicos: 11 4527-3457• Secretaria dos cursos de CiênciasContábeis e de Administração: 114588-4452• Secretaria dos cursos de Análise eDesenvolvimento de Sistemas, Au-tomação Industrial, Engenharia de Ali-mentos, Engenharia Civil, EngenhariaEletrônica, Engenharia Química, En-genharia de Produção, Redes deComputadores e Sistemas de Infor-mação: 11 4588-4446• Secretaria dos cursos de CiênciasEconômicas, Educação Física, Publi-cidade e Propaganda, Pedagogia, Fi-sioterapia, Te-rapia Ocupacional,Logística, Marketing: 11 4588-4445• Secretaria do curso de Direito: 114588-4451• Secretaria de Pós-Graduação e Ex-tensão Universitária: 11 4582-0424• Serviço Social: 11 4527-3446• Núcleo de Prática Jurídica - Assistên-cia Judiciária Gratuita: 11 4527-3449• Mediação em Direito de Família: 114527-3447• Núcleo de Prática Jurídica - JuizadoEspecial Cível: 11 4527-3448• NEMP - Núcleo de Empregabilidade:11 4588-4448• Centro de Psicologia Aplicada e Clíni-ca de Saúde: 11 4527-3452

Grupo Anchieta em FocoArte: Depto. de Marketing UniAnchietaContato: [email protected]ção: 30 de agosto 2009

TELEFONES ÚTEIS

Apesar dos brasileiros viverem razoável momento de tranquilidade econômica, muito ainda precisa ser melhorado nesseaspecto como a queda das taxas de juros, o aumento do poder aquisitivo do cidadão e a geração de mais empregos, já quemilhares de pessoas encontram-se atualmente desempregadas. Outras desenvolvem algum tipo de trabalho informal e simples-mente não existem para o governo brasileiro. É claro que com a proximidade do final do ano, muitas vagas temporárias serãocriadas, mas como o próprio diz, são “apenas momentâneas”. Nessa área, uma das alternativas buscadas por jovens e adultosde diferentes faixas etárias é a participação em concursos públicos. Vagas em diferentes campos de atuação são disputadas porcentenas, milhares de pessoas em todo o país. Mas para conseguir classificação em um desses concursos é necessário muitacompetência e estudo. Além disso, um pouquinho de sorte também ajuda.

Nesta edição, o “Em Foco” traz um bom exemplo dessa situação. O ex-aluno das Escolas Padre Anchieta, Bruno HenriqueDiniz Rolo conseguiu ser aprovado no concurso público de assistente técnico administrativo da Receita Federal (página 3).Mais de 70 mil candidatos (só no Estado de São Paulo), disputaram 368 vagas e o jovem de apenas 18 anos foi um dosclassificados para assumir a função na delegacia da Receita Federal de Jundiaí. Ainda na mesma página, o leitor poderá sabercomo andam os preparativos da 14ª Gincana Interna Padre Anchieta (Gipa). Já na página 4, o encontro histórico com os alunosda primeira turma de administração é destaque. Se os ex-alunos servem de exemplo e inspiração para que novos formandosrealizem reuniões e confraternizações, infelizmente nos dias atuais é cada vez maior a cópia de trabalhos e monografias, oschamados plágios. Por isso, a universidade adquiriu recentemente e já colocou em uso um moderno software importado daNoruega que combate a cópia de matérias (página 4). O trabalho realizado pelo Centro de Psicologia Aplicada também foi notíciana última edição (página 5). No prédio onde funciona o CPA, a população carente de Jundiaí e região pode ser atendida porestudantes, com a supervisão de professores qualificados e com vasta experiência na área. Na página (6), encontramos mais umartigo do professor Álvaro Zomignani abordando a importância da reuniões realizadas nas empresas e de que forma o trabal-hador pode tirar proveito desses encontros. A professora Romilda Taveira apresenta para o leitor a parceria formada entre ocurso de letras e escolas públicas de Jundiaí e região que agitam os sábados com diversas atividades (página 5). O curso depedagogia também merece matéria a parte já que obteve excelente desempenho durante avaliação do Enade (Exame Nacional deEnsino Médio). Na reportagem publicada na página 6, entrevista feita com a coordenadora do curso, professora Regina Mostério,aborda esse assunto. A página 7 é dedicada ao Nemp (Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais). Desde sua criação,cerca de 3.500 pessoas foram atendidas e mais de 250 profissionais obtiveram emprego graças a esse importante órgão do GrupoAnchieta. A Clínica de Saúde, cujo objetivo é auxiliar pacientes de baixa renda social, é destaque da página 8. Também não nosesquecemos do calendário de cursos e eventos para o segundo semestre. Procuramos abordar assuntos variados dentro douniverso escolar. Desejamos a você uma boa leitura.

Aprovação em concurso público:competência ou sorte ?

GRUPO ANCHIETA EM FOCO Domingo, 13 de setembro de 2009 • 3

O apoio dos pais, ami-gos e professores foi funda-mental para a aprovação noconcurso público de assis-tente técnico administrativoda Receita Federal. Pelomenos é essa a opinião dojovem Bruno Henrique DinizRolo, de apenas 18 anos. Ex-aluno das Escolas Padre An-chieta, o estudante, que re-side em Cabreúva, decidiudisputar uma das 368 vagascom mais de 70 mil candida-tos de todo o Estado de SãoPaulo. “O fato determinantepara decidir prestar esse con-curso foi a oportunidade quesurgiu de trabalhar nesse im-portante órgão que é a Re-ceita Federal do Brasil”.

Bruno trabalha nadelegacia da Receita Federalde Jundiaí, localizada naavenida Doutor Calvacanti.O jovem diz que ainda estáse adaptando a rotina inicia-da no dia 19 de agosto.“Esse é o meu primeiro em-prego. Os primeiros dias detrabalho vêm sendo bem in-teressantes, pois tudo aindaé novidade. Estou conhecen-do os colegas de serviço eme acostumando com o am-biente. A rotina de trabalhodefinitiva ficarei sabendocom mais precisão após umcurso de formação que par-ticiparei em São Paulo a partirdo dia 14 de setembro”, ex-plica o jovem.

Ex-aluno obtém

vaga em concurso

com mais de 70

mil candidatos

De acordo com oestudante, a qualidade deensino do Anchieta foi fa-tor decisivo para que fosseaprovado no concursopúblico. “O Anchieta meajudou a criar o hábito deestudo, muito importantepara alguém que almeja pas-sar em qualquer prova queseja. Outro fato fundamen-tal foi o apoio e às orien-tações que recebi dos pro-fessores, que sempre acre-ditaram em mim”.

Bruno ingressounas Escolas Padre Anchie-ta na 7ª série, vindo do ensi-no público. Segundo o jo-vem, a decisão de estudarem uma nova escola partiudos seus pais. “Eu estudeino Anchieta durante cincoanos: da 7ª série até o 3º ano.Na verdade foram meus paisque decidiram me tirar dosistema público de ensino,e acabamos por escolher oAnchieta, já que nós ouvía-mos falar muito bem dessecolégio e também tinha umpreço bem acessível, nadaexorbitante”. A partir de a-gora, com o primeiro em-prego garantido, o objetivode Rolo passa a ser o ensi-no superior. “Agora minhaintenção é cursar direito noAnchieta, porque possuiuma ótima qualidade, alémde ter amigos que estudaramcomigo no ensino médio efalam muito bem da institu-ição”.

Com o tema “A arte dacomunicação na construção doconhecimento”, será realizadano dias 17 e 24 de outubro, a 14ªGipa (Gincana Interna Padre An-chieta). As atividades envol-verão aproximadamente 700alunos da Educação Infantil e doEnsino Fundamental que es-tarão divididos em duasequipes: vermelha e azul. Osestudantes participarão de pro-vas culturais, artísticas, esporti-vas, recreativas e filantrópicas.De acordo com o organizador dainiciativa, professor EdsonAntônio Bortolossi, a gincanatem como objetivo auxiliar naformação do caráter doestudante e assim torná-lo umadulto mais responsável. “Sem-pre tivemos a preocupação naformação do cidadão quepudesse agir com justiça,lealdade, respeito e dignidade.Através dessas atividadespreparamos a criança e o ado-lescente para o jogo da vida. Pormeio das brincadeiras, elesaprendem a trabalhar com asdiferentes emoções que o serhumano passa”, explica o pro-fessor e coordenador de edu-

Gipa movimenta

estudantes em outubro

cação física.Um outro aspecto posi-

tivo ressaltado por Bortolussi éo envolvimento de toda a famíliadurante a realização do evento.“A gincana não tem só o apoiode comunidade escolar comoprofessores, coordenadores,direção e funcionários, mas prin-cipalmente dos pais. No anopassado, por exemplo, algunspais vieram até o Anchieta e auxi-liaram seus filhos a montarem umbarco de brinquedos. Já outrosse empenham em arrecadar ces-tas básicas que posteriormentesão revertidas para entidadesassistenciais da cidade. Isso émuito gratificante”.

Em relação ao tema desteano, Edson esclareceu que elefoi escolhido em conjunto comos alunos do 9º ano.”Fizemosuma reunião com os estudantesque são membros organizadorese chegamos a esse tema. Os alu-nos que participarão da gincanaelaboraram uma pesquisa edescobriram como a escritasurgiu, quais foram os aparelhosque existiram até hoje e revolu-cionaram essa descoberta, en-fim, passearam pela história. A

tecnologia nos dias atuais fazparte da nossa realidade, masnão devemos esquecer do pas-sado”.

Durante as atividadesserão realizadas várias provascomo caça tesouro, quebra ca-beça gigante, maratona intelec-tual, gritos de guerra, hinos, alémde jogos esportivos como fute-bol, vôlei, basquete e handebol.

PioneirismoDe acordo com o coorde-

nador de educação física do An-chieta, a escola pode ser consi-derada a pioneira nesse tipo deatividade, pois a gincana existehá praticamente 30 anos e surgiupor intermédio do ensino médio.“Ela foi criada entre o final dosanos 70 e o início dos anos 80. Agincana começou no ensino mé-dio, voltada mais para os cursosprofissionalizantes e com o pas-sar do tempo foi movimentandoa cidade inteira a ponto dasequipes conquistarem o apoio demoradores espalhados por vári-os bairros da cidade”, relembraBortolussi.

Cerca de 700 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participarão de diversas atividades.

GRUPO ANCHIETA EM FOCO4 • Domingo, 13 de setembro de 2009

Um software criado em2003 por um grupo de professoresda Noruega vem combatendo plá-gios de monografias em todo omundo. Tudo começou quandoalguns desses profissionais per-ceberam que estudantes univer-sitários copiavam trabalhos aca-dêmicos pela falta de tempo oumesmo por comodidade. Passado

alguns anos, esse produtoganhou vários países do mun-do e chegou ao Brasil. Em Jun-diaí, o UniAnchieta adquiriuo software recentemente. Oprograma, segundo a direçãoda universidade, é um impor-tante instrumento de auxílio naverificação das pesquisas re-alizadas pelos estudantes,

comparando centenas ou atémesmo milhares de documentosjá confeccionados. “O Ephorusrealiza comparativos em seupróprio banco de dados e emsites (um mecanismo de buscamuito semelhante ao do “Goo-gle”), exibindo ao final do pro-cesso de comparação umrelatório completo com todos os

pontos copiados, indicandopercentualmente a quantidadeplagiada, de qual arquivo foiextraído e o local onde o arqui-vo encontra-se armazenado”,explica o diretor de Tecnologia deInformação (TI) do Grupo Anchi-eta, Cristian Dalcico.

De acordo com ele, o soft-ware é direcionado para todas as

Software combate

plágio de monografiaáreas, de todos os níveis de ensi-no. “A intenção não é apenasbeneficiar o professor, mas tam-bém o aluno que desenvolve oseu trabalho de forma honesta,tendo assim seus esforços re-compensados com a origina-lidade da pesquisa apresenta-da”, afirma Dalcico.

Encontro relembra formatura da

primeira turma de administraçãoAlegria, emoção, saudade.

Esses foram apenas alguns dossentimentos que marcaram o en-contro da primeira turma do cursode administração formada peloUniAncheta. O evento, realizadona Pizzaria Vesúvio, reuniu 31 for-mandos, além de familiares e ami-gos. De acordo com um dos orga-nizadores do encontro, ex-alunoCarlos Alberto Reani, a iniciativateve como objetivo comemorar os40 anos da conclusão do curso,ocorrida em 1969. “Havia entre nósum forte desejo de realizar esse en-contro. Assim pudemos colocar opapo em dia, saber como estão osamigos atu-almente”.

Durante a reunião, váriosassuntos e personagens impor-tantes na história dos ex-alunosforam lembrados. Segundo Reani,que trabalha há quase duas déca-das como consultor de RecursosHumanos em várias empresas na-cionais e multinacionais, na épocanão existia uma faculdade em Jun-diaí e Região que oferecesse o cur-so de administração. “Me lembroque na época estávamos saindodo antigo segundo grau e sequiséssemos fazer uma faculdadeteríamos que sair de Jundiaí, foi en-tão que surgiu o curso do Anchie-ta”.

Para o jundiaiense, ogrande responsável pela criação

do curso foi Pedro Clarismun-do Fornari. “Faço questão desalientar que a grande maioria

era filho de trabalhadores daindústria, comércio e serviçosda cidade. Muitos, inclusive,não tinham condições de sairde Jundiaí para fazer faculdadeem outro município, pois tra-balhávamos. Por isso, enten-do que Pedro Fornari foi umiluminado em providenciaresse curso, aliás a primeira fa-culdade da nossa cidade. Tam-

bém quero agradecer o empe-nho e dedicação do seu filho,doutor Noberto Fornari na con-

tinuidade desse projeto”.De acordo com Reani, o

UniAnchieta impulsou a carreirados ex-alunos que, após con-cluírem os estudos, obtiveramposições de destaques em empre-sas de nível nacional. “O Anchie-ta nos deu a base que precisáva-mos para decolar nas nossas car-reiras. Foi graças a faculdade quepude ingressar no mundo corpo-

rativo, sendo aprovado em 1969,em um programa de Traine doGrupo Internacional Bung Born.

Também posso destacar oAdemir Manzato e o WalterManfredini que foram traineesda empresa de auditoria Ander-son Clayton e tiveram muitosucesso nessa indústria. Muitos

outros colegas têm histórias se-melhantes de sucesso”.

Já para a realização daconfraternização, o jundiaienseexplica que a idéia surgiu há al-guns meses e foi amadurecendocom o decorrer do tempo. “Osfilhos da nossa colega MarionRibeiro Rossi; Amanda, Natáliae João Guilherme deram umapoio muito grande, transmitin-do informações para todos nóse preparando minuciosamentecada detalhe do encontro. Es-tiveram presentes colegas devárias cidades do Estado de SãoPaulo e até mesmo de municípioscomo Salvador e Jaraguá do Sul,em Santa Catarina. O ambiente

estava excelente e todos ficamosmuito alegres e felizes com o re-encontro. Quem sabe poderemosrealizar uma outra confraterniza-ção em um futuro próximo”.

GRUPO ANCHIETA EM FOCO Domingo, 13 de setembro de 2009 • 5

Há 18 anos, o Centro dePsicologia Aplicada (CPA) vematendendo a população

CPA oferece atendimento

gratuito de psicologiacarente deJundiaí eRegião. Nasede da insti-tuição, os pa-cientes pas-sam por con-sultas come s t u d a n t e s ,todos supervi-sionados porp r o f e s s o r e sa l t a m e n t equalificados ecom vasta ex-periência naárea. De acor-do com a co-ordenadora do

curso de psicologia, MariaCristina Zago Castelli, a en-tidade exerce um importantepapel de auxílio a comu-

nidade menos favorecida so-cialmente. “Desde o início doseu funcionamento, em 1991,o CPA destaca-se pelo volumede atendimentos realizado an-ualmente. No prédio onde en-contra-se instalado existe umespaço funcional com con-sultórios psicológicos e psi-copedagógicos, salas paraaplicações de testes, brinque-doteca e salas de supervisão eintervenções”, afirma MariaCristina.

Inicialmente, a institu-ição, que constituiu-se numaclínica escola pertencente aoCentro Universitário PadreAnchieta, foi criada para pro-porcionar aos estudantes dosúltimos anos, a oportunidadepara a realização dos atendi-mentos em psicologia clínica.

“A medida que o curso se de-senvolveu, outras práticas eintervenções foram realizadasnas áreas de psicologia so-cial, organizacional e escolar”,declara a coordenadora.

Atualmente, prestamserviço junto a entidade uni-versitários e profissionais quecursam pós graduação emLato Sensu em Psicopedago-gia. Segundo Maria Cristina,o CPA propicia ao futuroprofissional a chance de trans-formar os conceitos teóricosem práticos. “O Centro de Psi-cologia Aplicada também seconstitui em um espaço queintegra a formação acadêmicaproporcionando ensino, pes-quisa e extensão”. No total,180 alunos utilizam o espaçocom o objetivo de consulta-

rem pacientes de Jundiaí eRegião. “Os serviços presta-dos a adultos e crianças re-ferentes ao trabalho clínicosão basicamente psicodiag-nóstico, psicopedagógico,orientação e encaminhamen-to”, revela a professora. Parao próximo ano as metas sãoampliar o atendimento infan-til, iniciativa que já vem acon-tecendo desde o início doano, além de viabilizar o aten-dimento em grupo. As pes-soas interessadas em obtermais informações sobre ohorário de funcionamento eagendamento para consultaspodem entrar em contatopelo telefone 4527-3444, ra-mal 3511, ou se dirigir a ruaMarcílio Dias, 331, Centro.

Uma parceria firmadaentre o curso de letras doUniAnchieta e diferentes es-colas da região, vem favore-cendo alunos do ensino funda-mental e médio de diversas es-colas públicas. Neste semestre,por exemplo, os sábados estãoagitados com a participação dosestudantes do ensino funda-mental da Escola EstadualSiqueira de Moraes. Através deacordo firmado há três anos en-tre as duas instituições, cri-anças e adolescentes vem sen-do beneficiados com a realiza-ção de várias atividades. Alémdesses alunos, como forma de

Sábado agitado no curso de letrasampliar a colaboração do Cen-tro Universitário Padre Anchie-ta com a comunidade, o cursode letras atende aproximada-mente 30 estudantes adultos,oferecendo aulas de inglês eportuguês. Trata-se da institu-ição desempenhando suafunção social no campo da edu-cação. Desde 1985, as parceriasconcretizadas com as escolaspúblicas de educação básicatornam-se projetos, cujo obje-tivo é oferecer aos estagiáriosoportunidades de regência delíngua portuguesa e inglesaaos sábados pela manhã.

Romilda D. A. Taveira,

professora do curso de Letrasdo UniAnchienta, informa queo desafio do professor orienta-dor de estágios de cursos de li-cenciatura no período noturnopode ser considerado aindamaior porque os futuros do-centes, em sua grande maioria,trabalham em período integral enão têm disponibilidade de re-alização das atividades de está-gio durante a semana, por issoa solução encontrada foi o de-senvolvimento de projetos aossábados.

EstágioUm grande desafio pro-

posto nas Diretrizes Curricu-lares (Conselho Nacional daEducação de 2002) para oscursos de licenciatura está noartigo 7º, inciso IV, que diz: “asinstituições de formação tra-balharão em interaçãosistemática com as escolas deeducação básica, desenvolv-endo projetos de formaçãocompartilhados”. O estágiosupervisionado passa entãoa ter uma função primordial naformação dos futuros profes-sores, sendo uma exigêncialegal a elaboração de proje-tos inovadores que possibi-litem o envolvimento em situ-

ações reais de ensino-apren-dizagem. Já o parágrafo 2º doartigo 14 das mesmas diretriz-es prevê “a concepção de umsistema de oferta de formaçãocontinuada, que propicie opor-tunidade de retorno planejadoe sistemático dos professoresàs agências formadoras”. Cabeentão à instituição de ensinoassociar-se às escolas e esta-belecer parcerias para que ossaberes fundamentados naspráticas em contextos diversosdas escolas de educação bási-ca dialoguem com as reflexõesteóricas da instituição forma-dora, resultando em projetosconjuntos.

GRUPO ANCHIETA EM FOCO6 • Domingo, 13 de setembro de 2009

Se você nunca recebeuuma Pauta de Reunião convocan-do-o para o tema Redução deCustos, não desista ainda e vire apágina: aprenda um pouco, vocêpode passar por uma situaçãodestas!

O professor ÁlvaroZomignani, do curso de Adminis-tração e Marketing do UniAnchi-eta, explica como funciona esta“louca” proposta de redução de

Reunião sobre

redução de custos

custos. “Não há época ou sazo-nalidade prevista. Alguém de “láde cima” convoca os gerentespara reunião e pronto. Ainda,quando a empresa é democráti-ca são concedidos sete dias deantecedência para os ‘cristãos’se prepararem para a imolação.Relatórios defensivos, acusa-tórios, justificativos, contra-ditórios, setorizados. Tudo vemà tona”, brinca o especialista,

complementando: “Está criada aoportunidade para a cadeia de‘acusação’ de custos. Ou não éassim?”

Eis as situações mais co-muns (e desesperadas!) que re-sultam destas reuniões, segun-do o professor:

· Salários: “suspensãode qualquer alteração por seismeses”

· Novas contratações:“nem mesmo para substituirquem pediu demissão!”

· Compras: “acima de R$150 precisam passar pelaaprovação da Diretoria”

· Horas extras: “estãoproibidas, mesmo para serviçosespeciais”

· Cursos, eventos ouseminários: “ficam temporaria-mente suspensos”

· Comissão Especial deRedução de Custos: “é formadapara sugerir como reduzir os cus-tos de toda a operação”

· Gastos com café, xéroxe almoços: “permitidos somenteem caráter excepcional, ou seja,nunca!”

· Produtos especiais,concessões a clientes, prazosmelhores: “nem pensar! O cadas-tro recebe instruções pe-rimptórias e os clientes com al-guma passagem no banco de

inadimplência são indesejáveis”· Publicidade: “é suspen-

sa. Revisa-se a produtividade daequipe de vendas e represen-tantes. Há algo que se possa fa-zer? Dá para vender sem vende-dores ou representantes? Talvezpela Internet... E se jogam a ten-tar!”

Além destas “medidas”,Álvaro destaca os comentáriosque normalmente surgem emuma reunião destas: “O homemde tecnologia propõe algumasreflexões sobre os produtos.Alega que Vendas só comercia-liza fora do catálogo e não vendeo que está em estoque. Outro dizque é preciso terceirizar, que aempresa Y faz mais barato e en-trega mais rápido, que énecessário trocar os fornece-dores atuais”. Ele lembra, ainda,que existe também aquele quequer rever os gastos excessivosde luz , água, horas de com-putação e a liberação de atesta-dos médicos. “É comum encon-trar profissionais que em umasituação de redução de custossugere o uso de matéria primamais barata, além daquele quecisma com os aspectos tributári-os, querendo até dispensar oconsultor em tributação.”

O professor explica quenão é contra estas medidas para

a redução de custos e ensina:“Dada a ordem ‘Precisamosreduzir os custos’, esta poderesultar numa percepção de co-municação inversa: ‘Vamosreduzir os custos de qualquermaneira, mesmo que eles au-mentem rapidamente!!!’”

Você pode estar se per-guntando: então, qual é asolução? Álvaro indaga: “De-veríamos examinar as causasestruturais de estarmos incor-rendo nesses custos. Como elesexistem? Por quê? Favorecem aquem: à empresa, aos clientes,aos fornecedores? Podem sertomadas atitudes que reduzamou eliminem as operaçõesdesnecessárias? Até que pontoas empresas, na busca de re-sultado a curto prazo, estão pri-vilegiando as ações de executi-vos que só conseguem lidar como que está explícito e quanti-ficável, e são insensíveis aosoutros não visíveis? Não deve-ria a liderança das organizaçõesfocalizada, exatamente, nos as-pectos invisíveis? Os ‘fatos in-visíveis’ talvez sejam a causaprincipal da elevação dos cus-tos visíveis.”

Então, caso receba umapauta de reunião convocandopara o tema Redução de Custos,aborde isto: é uma boa forma derepensar a questão!

Um dos destaques doEnade (Exame Nacional deDesempenho dos Estudantes)na região de Jundiaí foi o cur-so de Pedagogia do UniAn-chieta. Com nota 4, o cursoobteve conceito excelentedado pelo Inep (Instituto Na-

Curso de Pedagogia é destaque no Enade

cional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeirado Ministério da Educação). Oresultado foi divulgado ampla-mente pelos órgãos de impren-sa de todo o país. De acordocom a coordenadora ReginaMostério, o índice alcançado

reflete a ex-celente qua-lidade deensino ofe-recida pelau n i v e r -sidade. “Ap o n t u a ç ã ono ENADEtem um im-p o r t a n t esignificadopara a insti-tuição, parao curso, do-centes eestudantes.É um resulta-do obtido

em avaliação que reflete a par-ticipação intensa de todos osenvolvidos no processo deensino e aprendizagem. NoBrasil, pouco mais de 12% doscursos de Pedagogia, incluin-do instituições públicas e pri-vadas, obteve resultado se-

melhante ao do UniAnchieta”.Segundo Regina, a nota

alcançada é reflexo de uma sé-rie de fatores que juntos fize-ram com que a instituição al-cançasse um patamar consi-derado de primeira linha. “Umprojeto pedagógico bem estru-turado, professores tituladose compromissados com atarefa de formar educadores,estudantes que assumiram aresponsabilidade de fazer aprova com muita seriedade e,sobretudo, a tradição doUniAnchieta que, em seus 68anos, busca a excelência naformação de seus profissio-nais”. Para a coordenadora depedagogia, o ótimo resultadoconquistado tem como conse-qüência direta o aumento daauto-estima dos estudantes,além de proporcionar umfôlego extra para a equipe con-tinuar batalhando pelo cami-nho traçado. “Tudo indica que

Excelente desempenho conquistado na avaliação motiva atuais alunos

estamos no caminho certo”.

Enade

Segundo informaçõesdo Ministério da Educação,quase 400 mil alunos partici-param da prova. No total, fo-ram avaliados 7.329 programasnas áreas de Matemática,Letras, Física, Química, Biolo-gia, Pedagogia, Arquitetura eUrbanismo, História, Geogra-fia, Filosofia, Computação,Ciências Sociais e Engenha-ria, além de cursos da área deTecnologia em Alimentos, Aná-lise e Desenvolvimento deSistemas, Automação Indus-trial, Construção de Edifícios,Fabricação Mecânica, Gestãoda Produção Industrial, Ma-nutenção Industrial, Proces-sos Químicos, Redes de Com-putadores e Saneamento Am-biental.

GRUPO ANCHIETA EM FOCO Domingo, 13 de setembro de 2009 • 7

EmpregosCódigo da vaga: 1394Área:Operador de Pátio Jr.Código da vaga: 1395Área: Analista Fiscal Jr.Código da vaga: 1452Área: Aux. de Laboratório deAnatomiaCódigo da vaga: 1453Área: Técnico de EnfermagemCódigo da vaga: 1461Área: NutricionistaCódigo da vaga: 1465Área: Assistente de VendasCódigo da vaga: 1478Área: JurídicaCódigo da vaga: 1479Área: JurídicaCódigo da vaga: 1431Área: Assistente de ComprasCódigo da vaga: 1488Área: Assistente de QualidadeCódigo da vaga: 1364Área:Analista de Qualidade Jr.Código da vaga: 1368Área: Auxiliar FiscalCódigo da vaga: 1411Área: Assistente de RHCódigo da vaga: 1417Área: AdministraçãoCódigo da vaga: 1419Área: Auxiliar FiscalCódigo da vaga: 1428Área: Comunicação SocialCódigo da vaga: 1463Área: Vendedor Interno/QuímicoCódigo da vaga: 1491Área: Vendedor ExternoCódigo da vaga: 1412Área:Recursos HumanosCódigo da vaga: 1432Área: Programador

Código da vaga: 1422Área: Instrumentadora deAprendizagemCódigo da vaga:1374Área: Analista de SistemasCódigo da vaga: 1489Área: Aux. de Educação FísicaCódigo da vaga: 1413Área: Engenharia CivilCódigo da vaga: 1469Área:Engenharia CivilCódigo da vaga: 1474Área: Aux. PedagógicoCódigo da vaga: 1485Área:Estagio de ControladoriaCódigo da vaga: 1427Área: Desenhista ProjetistaCódigo da vaga: 1445Área:FinanceiroCódigo da vaga: 1487Área: Assistente de ComprasCódigo da vaga: 1322Área:Ajudante de MecânicoCódigo da vaga: 1323Área:Mecânico de ManutençãoCódigo da vaga: 1325Área:Engenheiro CivilCódigo da vaga: 1382Área: Técnico em QuímicaCódigo da vaga: 1429Área:ProgramadorCódigo da vaga:1430Área:Analista ProgramadorCódigo da vaga: 1433Área: AnalistaCódigo da vaga: 1387Área: QuímicoCódigo da vaga: 1437Área: Técnico em MecânicaCódigo da vaga: 1418Área: Engenharia Civil

Código da vaga: 1460Área: Assistente Técnico QuímicoCódigo da vaga: 1486Área: Analista de CustosCódigo da vaga: 1480Área: Secretaria Executiva/DiretoriaCódigo da vaga: 1481Área: RecepcionistaCódigo da vaga: 1389Área: Assistente de VendasCódigo da vaga: 1466Área: Assistente de VendasCódigo da vaga: 1454Área: Auxiliar de VendasCódigo da vaga: 1367Área: Educação InfantilCódigo da vaga: 1392Área: Engenheiro QuímicoCódigo da vaga: 1353Área: FisioterapiaCódigo da vaga:1302Área: TI - ProgramaçãoCódigo da vaga: 1375Área: Assistente de SuporteCódigo da vaga: 1172Área: Técnico de SuporteCódigo da vaga: 1349Área: Analista de Depto PessoalCódigo da vaga: 1266Área: DireitoCódigo da vaga: 1396Área: Ciências ContábeisCódigo da vaga: 1458Área: CompradorCódigo da vaga: 1471Área: TICódigo da vaga: 1473Área: AdministraçãoCódigo da vaga: 1380Área: Assistente de Vendas

Código da vaga: 1447Área: TelecomunicaçõesCódigo da vaga: 1377Área: Vendedor InternoCódigo da vaga: 1443Área:Assistente AdministrativoCódigo da vaga: 1459Área: Químico IndustrialCódigo da vaga: 1472Área: Assistente de PCPCódigo da vaga: 1482Área: Instrutor de InformáticaCódigo da vaga: 1470Área: Aux. AdministrativoCódigo da vaga: 1399Área: Analista de CréditoCódigo da vaga: 1409Área: Contabilidade/FiscalCódigo da vaga: 1414Área: Aux. AdministrativoCódigo da vaga: 1415Área: Aux. de FarmáciaCódigo da vaga: 1416Área: FarmacêuticaCódigo da vaga: 1423Área: Analista de Suporte Jr.Código da vaga: 1436Área: Promotor de MerchandisingCódigo da vaga: 1446Área: Assistente Adm. BilíngüeCódigo da vaga: 1439Área: AnalistaCódigo da vaga: 1448Área: Analista ProgramadorMicrosigaCódigo da vaga: 1467Área: Assistente de PCPCódigo da vaga: 1464Área: Engenharia de Produção/IndustrialCódigo da vaga: 1468Área: Axu. de TI

Código da vaga: 1476Área: Secretaria Executiva /Assistente Adm.Código da vaga: 1477Área: Analista Contábil SêniorCódigo da vaga: 1484Área: Estagiário Eng. de AlimentosCódigo da vaga: 1490Área: Líder de ExpediçãoCódigo da vaga: 1503Área: Assistente FiscalCódigo da vaga:1494Área: Educação FísicaCódigo da vaga:1493Área: AtendimentoCódigo da vaga: 1499Área: AdminstraçãoCódigo da vaga:1497Área: Aux. MarketingCódigo da vaga: 1495Área: Aux. de classe/PedagogiaCódigo da vaga: 1502Área: Aux. de QualidadeCódigo da vaga: 1456Área: Educador/InstrutorCódigo da vaga: 1492Área: Aux. de classe/PedagogiaCódigo da vaga: 1496Área: Analista de PCP SêniorCódigo da vaga: 1498Área: DesenvolvedorCódigo da vaga: 1500Área: Tecnico EletronicaCódigo da vaga: 1501Área: Publicidade e PropagandaCódigo da vaga: 1388Área: Operador de Produção/QuímicaCódigo da vaga: 1475Área: Monitora de EducaçãoInfantil - inglês

Confira abaixo as vagas oferecidas para cadastrados no Nemp

Com o objetivo de pro-mover oportunidades profissio-nais e, consequentemente inse-rir alunos do UniAnchieta nomercado de trabalho, foi criadoem 2007, o Núcleo de Emprega-bilidade e Relações Empresariais(Nemp). Segundo a coordena-dora, Juliana Savoy Fornari, noano passado foram atendidascerca de 3.500 pessoas, entreestudantes, familiares e ex-alu-nos. “Conseguimos obter em-prego para aproximadamente 250profissionais nas mais diversasáreas de atuação”, ressalta Juli-ana. “Além disso, o órgão acom-panha o desempenho de cada deum deles na função escolhida”.

Através do site

Nemp: uma ferramenta a

mais na busca pelo empregowww.anchieta.br/nemp, o inte-ressado pode postar seu cur-rículo e também verificar as va-gas de emprego efetivo, tem-porário e estágios oferecidospor meio de parcerias. “O site doNEMP é uma ferramenta funda-mental para que empresas eestudantes se encontrem comum objetivo comum. O contatoentre as duas partes é realizadopor profissionais treinados paragarantir o sigilo dos dados dasempresas e dos alunos”.

Além de auxiliar o univer-sitário na busca por uma colo-cação profissional, o núcleo pro-move oficinas de capacitaçãoaos sábados com intenção dedesenvolver a empregabilidade

não somente dos estudantes,mas também dos familiares e ex-alunos. “Estas oficinas são gra-tuitas e podem ser assistidas pe-las empresas parceiras”, revela acoordenadora.

O Nemp realiza atual-mente, de maneira interdiscipli-nar, o Programa de Desenvolvi-mento e AcompanhamentoProfissional, coordenado pelapedagoga Simone HedwigHasse e pela psicóloga AnaCláudia Genovez Nonato Mon-tanaro. “A partir de outubro, asduas profissionais darão inícioao Programa de Avaliação dasações que levará em conta oatendimento às empresas”. Se-gundo Juliana, além de colabo-

Currículo

Para ofertar todos esses serviços ao candidato, o Nemprealiza um processo que se inicia com a preparação do currícu-lo nos primeiros atendimentos. “Nós orientamos desde a ela-boração do currículo no site até chegar a entrevista propria-mente dita. Já o currículo fica a disposição das empresas par-ceiras em um banco de dados, onde ocorre a pré-seleção. Ocaminho inverso também acontece, uma vez que a empresadisponibiliza no portal a oportunidade, seja ela, efetiva, tem-porária ou então um estágio. Assim o interessado pode visu-alizar o site e se candidatar ao emprego desejado”.

rar com os estudantes, a direçãodo núcleo procura atender assolicitações dos clientes. “Asempresas parceiras quando

procuram os serviços ofereci-dos contam também, de formagratuita, com o programa de re-crutamento e seleção”.

quer aumentar suas oportunidades profissionais? cadastre no site www.anchieta.br/nemp

GRUPO ANCHIETA EM FOCO8 • Domingo, 13 de setembro de 2009

Com o objetivo de propor-cionar atendimento de qualidadea comunidade carente de Jundiaí eregião, a Clínica de Saúde doUniAnchieta vem atendendo emnovo endereço há alguns meses.Segundo o coordenador do cursode fisioterapia, doutor DaniloCrege, os valores das consultasparticulares e dos planos de saúde

Clínica de Saúde atende

população carente

são inacessíveis para a maiorparte da população de baixarenda, uma vez que existemoutros gastos com alimen-tação, moradia e pagamentode contas consideradas es-senciais como água, luz e tele-fone. “Devido ao alto custo,sabemos que o acesso aserviços particulares de saúde

é restrito a uma pequena parcelado público. Por isso, propostascomo a da clínica do UniAnchie-ta tem como intenção atenderparte da demanda de pacientesque não tem acesso a serviçosde fisioterapia e terapia ocupa-cional. Desta maneira, buscamosatravés de atendimento gratuitomelhorar o nível da qualidade devida de parte da populaçãocarente de Jundiaí e Região”.

Atualmente, a clínica temcapacidade para atender 110 pes-soas diariamente. De acordo coma coordenadora do curso de Tera-pia Ocupacional do Centro Uni-versitário Padre Anchieta, douto-ra Jucimara Firmo Barreto, além deauxiliar a comunidade de baixa ren-da, o espaço também serve para ocrescimento acadêmico dosestudantes e auxilia na formaçãoprofissional do universitário. “Aclínica possibilita que os alunosnos diversos semestres tenhamcontato precoce com os pacientescompreendendo os processosdas doenças e como se dá a re-

abilitação. Com a clínica, os alu-nos que cursam as disciplinas apartir do terceiro semestre podemter atividades práticas que pro-porcionam atuação da terapiaocupacional diante de áreas comoneurologia, reumatologia, reabili-tação profissional e problemasosteomusculares. Com isso, a ins-tituição poderá oferecer ao pa-ciente atendimento de qualidade,pois os professores transmitempara os estudantes o conhecimen-to das técnicas mais atualizadasde tratamento”. Prestam atendi-mento mais de 75 estagiários.

Atualmente, a clínica re-aliza atendimento de fisioterapiaàs segundas, terças, quintas esextas-feiras das 7h30 às 11h40 edas 13 às 17 horas. Os atendimen-tos relacionados a Terapia Ocu-pacional ocorrem nos mesmoshorários do período matutino.Com a intenção de desenvolverum trabalho de qualidade, a clíni-ca conta com dois espaços naregião central de Jundiaí. Oprimeiro deles está localizado a rua

Petronilha Antunes, 5. Ele é des-tinado ao atendimento de fisio-terapia aplicada às disfunçõescardiovasculares, pneumológicase ostemioarticulares. Neste local,o prédio divide-se em diversosboxes de atendimentos indivi-duais, salas para trabalho em gru-po, cinesioterapia e piscina te-rapêutica. O outro espaço, loca-lizado a rua Marcílio Dias, é volta-do ao atendimento de fisiotera-pia aplicada às disfunções neu-rológicas do adulto e da criança.Trata-se de um amplo salão quetem o objetivo de permitir melhormanuseio e deslocamento dospacientes. Em ambos os locaisacontecem os atendimentos deTerapia Ocupacional.

As pessoas interessadasem participar dos programas deatendimentos deverão entrar emcontato pelo telefone 4527-3452e agendar avaliação, mas paraisso é necessário apresentar a guiamédica, além dos exames comple-mentares que possuir.

A intenção dos doutores Danilo Crege e Jucimara Firmo Barreto é melhoraro nível da qualidade de vida da população de Jundiaí e região.