2011 11 suka news julho a novembro br

4
Jundiaí, 21 de outubro de 2011 Q ueridos amigos, Os meses têm passado voando, cada um com sua “cara”, seu “estilo”, suas caracterís- ticas diferentes. Eventos significantes vão acontecen- do, memórias vão sendo construídas e tudo isso atra- vés de relacionamentos! Me impressiono a cada dia como fomos criados por um Deus que se relaciona e nossa vida só faz sentido se também nos relacionar- mos, tanto com Ele como com as pessoas que Ele co- loca em nossas vidas! SUKA NEWS Afrika Wa Yesu JULHO A NOVEMBRO • 2011 [email protected] • CAIXA POSTAL 176 • NACALA PORTO • NAMPULA • MOçAMBIQUE SUKA NEWS / 01 JULHO: líderes, equipe, mulheres 1 de julho – saí de Nacala para Inhaminga. Antes de sair de Nacala, tive que deixar tudo organizado para pas- sar seis meses fora de casa! Seis meses! É muito tempo, mas é o que os planos desse ano desencadearam. Deixei tudo organizado para que o tra- balho continue, com os dois obreiros em Rassim e Rito no projeto das crianças. A escola bíblica não estará em funcionamento até o ano que vem e os professores estarão envolvidos em conferências regionais em diferentes áreas do país e no fortalecimento das igrejas locais na área de Nacala mesmo. Outros membros da equipe, especialmente Jeosafá, se comprometeram para cuidar do que for preciso enquanto eu estiver fora. Em Inhaminga, pastores e líderes de quase todas as igrejas Afrika wa Yesu em Moçambique reuniram-se no novo prédio construído no cam- pus da escola para alguns dias de celebração, encorajamento, instrução e adoração. Nos regozijamos vendo membros moçambicanos da equipe ministrando a Palavra em um novo nível de confiança e autoridade! Depois que os líderes foram embora, a equipe permaneceu para nos- so planejamento anual, relatórios do ano que passou e novas definições para o próximo ano! O tempo “cara a cara” é muito importante para con- tinuarmos sendo uma equipe unida! E no final do mês, cerca de 200 mulheres vieram das partes recôn- ditas da região centro de Moçambique para uma semana de libertação, cura e muita Palavra. Desde o primeiro momento de adoração podíamos sentir a presença marcante de Deus. Algumas eram batizadas no Espíri- to Santo, sem sequer impormos as mãos, enquanto outras manifestavam “espíritos maus” e eram libertas quando orávamos por elas. Era um am- biente em que realmente não nos sentíamos no controle, mas procurá- vamos com sensibilidade seguir o que o Espírito Santo estava fazendo. Muitas mulheres foram curadas instantaneamente de doenças físicas e vimos o Espírito Santo começar a ministrar cura emocional e espiritual em muitas que sofreram abuso sexual. Mais sobre a Conferência de Mulheres em sukawalker.blogspot.com.

Upload: susana-walker

Post on 21-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Nessa Edição: JULHO - líderes, equipe, mulheres; AGOSTO - férias; SETEMBRO A NOVEMBRO - Brasil; E AGORA? expectativa do futuro

TRANSCRIPT

Page 1: 2011 11 Suka News Julho a Novembro BR

Jundiaí, 21 de outubro de 2011

Queridos amigos,

Os meses têm passado voando, cada um com sua “cara”, seu “estilo”, suas caracterís-

ticas diferentes. Eventos significantes vão acontecen-do, memórias vão sendo construídas e tudo isso atra-vés de relacionamentos! Me impressiono a cada dia como fomos criados por um Deus que se relaciona e nossa vida só faz sentido se também nos relacionar-mos, tanto com Ele como com as pessoas que Ele co-loca em nossas vidas!

SUKANEWSAfrika Wa Yesu

Julho a Novembro • [email protected] • caixa Postal 176 • Nacala Porto • NamPula • moçambique

SUKA NEWS / 01

jUlho: líderes, equipe, mulheres1 de julho – saí de Nacala para Inhaminga.Antes de sair de Nacala, tive que deixar tudo organizado para pas-

sar seis meses fora de casa! Seis meses! É muito tempo, mas é o que os planos desse ano desencadearam. Deixei tudo organizado para que o tra-balho continue, com os dois obreiros em Rassim e Rito no projeto das crianças. A escola bíblica não estará em funcionamento até o ano que vem e os professores estarão envolvidos em conferências regionais em diferentes áreas do país e no fortalecimento das igrejas locais na área de Nacala mesmo. Outros membros da equipe, especialmente Jeosafá, se comprometeram para cuidar do que for preciso enquanto eu estiver fora.

Em Inhaminga, pastores e líderes de quase todas as igrejas Afrika wa Yesu em Moçambique reuniram-se no novo prédio construído no cam-pus da escola para alguns dias de celebração, encorajamento, instrução e adoração. Nos regozijamos vendo membros moçambicanos da equipe ministrando a Palavra em um novo nível de confiança e autoridade!

Depois que os líderes foram embora, a equipe permaneceu para nos-so planejamento anual, relatórios do ano que passou e novas definições para o próximo ano! O tempo “cara a cara” é muito importante para con-tinuarmos sendo uma equipe unida!

E no final do mês, cerca de 200 mulheres vieram das partes recôn-ditas da região centro de Moçambique para uma semana de libertação, cura e muita Palavra. Desde o primeiro momento de adoração podíamos sentir a presença marcante de Deus. Algumas eram batizadas no Espíri-to Santo, sem sequer impormos as mãos, enquanto outras manifestavam “espíritos maus” e eram libertas quando orávamos por elas. Era um am-biente em que realmente não nos sentíamos no controle, mas procurá-vamos com sensibilidade seguir o que o Espírito Santo estava fazendo. Muitas mulheres foram curadas instantaneamente de doenças físicas e vimos o Espírito Santo começar a ministrar cura emocional e espiritual em muitas que sofreram abuso sexual.

Mais sobre a Conferência de Mulheres em sukawalker.blogspot.com.

Page 2: 2011 11 Suka News Julho a Novembro BR

Equipe, pastores e alunos orando pelos fundadores da Afri-ka wa Yesu durante comemoração de 30 anos de ministério!

Equipe Afrika wa Yesu 2011

Mulheres participantes da conferência de mulheres em Inhaminga

02 / SUKA NEWS

Mãe Lurdes pregando na Conferência de Líderes, com apoio do marido, Armando Jo!

Vina, orando por uma visitante americana que estava sofrendo de sinusite! Deus operou, curando-a na hora!

Grande celebração no batismo de 60 mulheres durante Conferência em Inhaminga!

Page 3: 2011 11 Suka News Julho a Novembro BR

AgoSto: férias 1 de agosto – saí de Inhaminga para EUA e Brasil.Deus planejou a família porque Ele sabia o quanto

precisamos dela! Em agosto pude passar tempo com meus pais, irmãos, cunhada e sobrinho. Foi a primeira vez em muito tempo que todos nós nos “desplugamos” de todas outras atividades e simplesmente descansamos, desfrutando da companhia uns dos outros! Foi especial “conquistar” meu sobrinho Joshua e me divertir com as tiradas super inteligentes dele! Nosso tempo junto foi refrescante e inspirador! (foto acima)

Logo depois disso viajei para Dallas para visitar al-guns amigos e líderes especiais que têm feito parte da minha caminhada em missões. Fazia cinco anos que não visitava o Christ For the Nations (escola bíblica onde me formei em 2001) e vi todas as mudanças, constru-ções, aproveitando para conhecer o novo líder da escola de missões e compartilhar por alguns minutos com a turma que está sendo treinada para missões nesse se-mestre.

Ainda deu um tempinho para ver a família do meu tio que vive em Nova Iorque que eu não via há alguns anos e conhecer o Central Park!

Foi chegar no Brasil e botar a mão na massa e o pé na estra-da! Um dos grandes objetivos de passar esses três meses aqui foi caminhar com os líderes da Igreja do Nazareno em Ameri-cana, colaborando com eles na organização do departamento de missões da igreja. Inicialmente havia a possibilidade de já começarmos a organizar e montar um curso de treinamento de missionários, mas vimos que o tempo para isso ainda não chegou. Primeiro é preciso que a igreja esteja bem envolvida e engajada em missões e que os missionários já adotados sejam bem cuidados e estejam caminhando unidos com a igreja.

Minha parte nesse processo é especialmente visitar os mis-sionários no campo e fazer a ligação deles com a igreja. A pri-meira viagem foi para Bahia, onde visitei o trabalho da missão AME no sertão nordestino e de outra missionária mais ao sul da Bahia. (fotos abaixo)

O restante do tempo no Brasil tem sido para rever familiares e amigos e compartilhar com algumas igrejas parceiras! Como falei no início dessa carta, relacionamentos são de vital impor-tância tanto para nossa saúde emocional pessoal, como para possibilitar o mover de Deus, já que não podemos fazer nada para Ele sozinhos, somos extremamente necessitados do Cor-po de Cristo!

Setembro, oUtUbro e NoVembro:

SUKA NEWS / 03

Da esquerda para a direita: Edson, Éverton com Bia no colo e Carine (todos da Missão AME) caminhando pelo povoado de Quatis, no sertão; Seca no sertão nordestino, tão comum, mas ainda assim chocante; e Visitando famílias em vilarejos no Sul da Bahia com a missionária Rose.

Page 4: 2011 11 Suka News Julho a Novembro BR

e AgorA? expectativa do futuro

1 de dezembro chegarei de volta a Moçambique.

Nesse último ano que passou, muitos sonhos e desejos nasceram em meu coração. No início fiquei indecisa se eram de Deus, ou de minha própria imaginação; depois senti con-firmação de que eram de Deus e agora creio que estou no processo de entender quais são os primeiros passos e qual é o tempo e maneira de realizar cada projeto.

Já compartilhei com vários de vocês alguns desses sonhos. Alguns dos maiores são: fazer uma ponte entre pessoas com chamado missionário aqui no Brasil e os campos missioná-rios e trabalhar na área educacional em Moçambique. Além disso desejo continuar o que já venho fazendo em Moçam-bique: treinando professores nacionais, trabalhando com os jovens e cooperando com a visão geral da missão Afrika wa Yesu.

Sinto-me no meio de um processo em que fico bem ani-mada, tenho certeza de que devo ir em determinada direção, enfrento dificuldades, passo por dúvidas e incertezas, fico um pouco melancólica, tenho certeza de novo... e assim vai! Por isso, quero compartilhar com vocês por enquanto aquilo que é mais certo já que vários planos não são tão incertos assim!

Em 2012, começaremos a treinar uma nova professora moçambicana em Inhaminga. Vina é esposa de Lino (mem-bro da equipe desde 2001), professora pública até o final de 2010. Em 2011, com muita coragem e convicção, Vina deixou seu emprego secular para fazer o curso teológico na escola bíblica de Inhaminga e começar a ensinar ali mesmo. Ela tem um forte dom de pregação e vem crescendo no dom de cura. No primeiro semestre de 2011 passarei mais tempo em Inhaminga ajudando a treinar Vina na área do ensino e ajudando a equipe ali organizar a área administrativa da es-cola (responsabilidades de cada um, modo mais efetivo de desempenhar tarefas etc).

Na área da educação, esse ano estarei fazendo pesquisas sobre diferentes possibilidades de investirmos mais nessa área e contribuindo de uma forma mais significativa com a Escola Católica em Nacala através da ligação com a diretora,

a irmã Carla, freira do Maranhão. (Mais sobre a necessidade na área de Educação em Moçambique em: http://www.youtu-be.com/watch?v=nMhqQnQg6Qo)

Simona (missionária Romena e grande amiga minha) e eu vamos planejar nosso ano para estarmos juntas tanto em Inhaminga, em Nacala, quanto nas viagens! Minha casa é em Nacala (norte de Moçambique) e a dela é em Inhaminha (centro de Moçambique). Eu morava com a Dora e ela com a Christa. Dora casou-se esse ano (e voltará para Moçambi-que no final de janeiro de 2012 para trabalhar com o mari-do, Jansen, em Inhaminga) e Christa saiu da AWY também para casar-se no ano que vem. Então, em vez de ficarmos sozinhas, vamos potencializar nossos esforços com planos conjuntos! :)

Nossos planos começam com um Treinamento Intensivo de Jovens de 15 dias para 80 jovens em Inhaminga. Apro-veitaremos mais uma vez as férias escolares para investir em jovens com potencial de liderança de todo o país. Temos vis-to bons resultados na vida de jovens que participaram do mesmo treinamento em Nacala no ano passado e por isso estamos animadas para repetir a dose, apesar de grande par-te da equipe que ajudou no ano passado não estar presente. Graças a Deus teremos a visita de alguns irmãos brasileiros que nos ajudarão a ministrar aos jovens nessa época.

O gasto desse treinamento é bem alto, já que custeamos o transporte desses jovens de todo o país, sua alimentação e demais gastos durante o tempo na escola.

Sempre muito grata a Deus por cada pessoa que Deus tem colocado em minha família, sejam familiares, amigos e até mesmo pessoas que nem conheço, mas que têm contribuído de forma significativa e constante para que tudo isso acon-tecesse!

As necessidades são grandes, nossos recursos (inclusive tempo, forças, pessoas) são limitados, mas nosso Deus tem o plano perfeito e tudo o que precisamos fazer é seguir à risca aquilo que sentimos Ele nos guiando para fazer, sempre com humildade para reconhecer que não sabemos tudo e não so-mos perfeitos!

Obrigada por fazer parte dessa caminhada comigo e coo-perar com o que Deus está fazendo em Moçambique.

À serviço dEle,

Com muita alegria,

conferênciaMissionária

Apresentando-se para ServirExpondo uma nova perspectiva sobre missões!

12 a 15 de novembroFeira de Santana - BA

Palestrantes da Afrika wa Yesu:

Leidiane e DiogoSusana Walker

Jeosafá VasconcelosRaphael Catossi

CONTRIBUIÇÕES NO BRASIL deposite em: Susana WalkerBanco BradescoAgência 0215 Conta poupança 1000159-5

Projeto Educação - Susana WalkerBanco BradescoAgência 627-0Conta Poupança 105860-6

CONTRIBUIÇÕES NOS EUA envie para:Susana Walker c/o MAPS Program CFNI - PO BOX 769000 Dallas/TX - 75376

ou faça uma doação online com cartão de crédito pelo site: https://www.cfni.org/donations.phpMissionary Assistant ProgramCountry: Mozambique