23-07-2014 - jornal semanário - edição 3047

16
BENTO GONÇALVES Quarta-feira 23 DE JULHO DE 2014 ANO 47 N°3047 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br DIVULGAÇÃO Empregos Saldo positivo no 1º semestre Apesar da queda nos últimos meses, cidade teve 1.083 admissões a mais que desligamentos Página 10 Semestre fecha com queda de 35% Indústrias de Bento Gonçalves encaram momento difícil e se preparam para um segundo semestre com mais problemas Página 9 Setor industrial

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 01-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

BENTO GONÇALVESQuarta-feira23 DE JULHO DE 2014ANO 47 N°3047 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

DIVU

LGA

ÇÃO

Empregos

Saldo positivo no 1º semestreApesar da queda nos últimos meses, cidade teve 1.083 admissões a mais que desligamentos Página 10

Semestre fecha com queda de 35%Indústrias de Bento Gonçalves encaram momento difícil e se preparam para um segundo semestre com mais problemas Página 9

Setor industrial

Page 2: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

Sinal amarelo para a indústriaEditorial

O fracasso da política industrial do governo federal pode ser medido pela queda da produção, pela piora das contas externas, pela inflação persistente e também pela redução do emprego setorial. Em 2013, a indústria cortou 1,1% de seus assalariados e o número de horas pagas diminuiu 1,3%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, a folha de pagamento real aumentou 1,2%, com a elevação do salário médio, um dos poucos aspectos positivos do balanço dos últimos três anos. A maior parte das informações indica o fiasco da política de incentivos e o erro do diagnóstico formulado e teimo-samente mantido pela equipe econômica. Tudo se passa como se os gabinetes federais fossem blindados contra más notícias origi-nadas na economia brasileira. Males autên-ticos e reconhecidos, só os provenientes do mundo cruel fora das fronteiras nacionais.

Em Bento Gonçalves, as indústrias come-çam a sentir a corda apertar no pescoço. A notícia de que houve queda de 35% no fatu-ramento das empresas do setor ligou o sinal de alerta. Paralelo a isso, os números mostram que as con-tratações vêm diminuindo consideravelmente nos últimos quatro meses, sendo que, só no mês de junho, houve uma retração de 25% nas admissões.

A redução do emprego industrial combina, obviamente, com o enfraquecimento da indústria nos últimos três anos.

O setor industrial perdeu eficiência

e poder de competição,

prejudicado pelo mau ambiente de negócios e pela

insegurança

O setor perdeu eficiência e poder de competição, prejudica-do pelo mau ambiente de negócios, pela insegurança resul-tante da improvisação política e pelo continuado aumento de custos – salariais, por exemplo. Na Capital do Vinho, esta redução do emprego industrial foi de certa forma dis-farçada pela geração de vagas em outros setores, como o da

construção civil. O governo chama a aten-ção, com frequência, para o nível de empre-go no Brasil, comparando-o com números bem menos favoráveis, principalmente nos países desenvolvidos.

A vantagem brasileira diminui muito quando a comparação é feita com outros países emergentes ou em desenvolvimen-to. Mas o dado negativo mais importante, e pouco visível nos grandes números, é a queda da qualidade do emprego. A indús-tria ainda é a principal fonte de empregos decentes e razoavelmente remunerados. Vagas foram abertas nos últimos anos, principalmente em atividades pouco pro-dutivas e com padrões de contratação me-nos favoráveis.

Apesar de tudo, a economia da cidade se mantém pujan-te. Vamos aguardar como será o segundo semestre, onde as previsões não são das melhores. As notícias são negativas, mas é neste momento que teremos que apostar na criativi-dade e empreendedorismo de nossos empresários, que já enfrentaram crises piores e passaram pelas tempestades.

Quarta-feira, 23 de julho de 20142 Opinião

A mídia partidarizadaBons tempos aqueles em que se lia, ouvia ou via noti-

ciários isentos, apartidários, que traduziam a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade. Os meios de comunicação primavam pelo “melhor informar”, com rapidez e procurando dar “furos de reportagem” para vencer seus concorrentes por esses requisitos: ra-pidez, isenção e expressar a verdade, traduzir os fatos como eles eram. Os tempos foram mudando. Veio o golpe militar de 1964, que introduziu um regime de ex-ceção no Brasil. Quem pensava diferente dos donos do poder eram perseguidos, cassados se fossem políticos, torturados, etc. E toda a imprensa era censurada. O meio de comunicação que ousasse comentar algo con-tra eles pagavam um alto preço. Mas, veio, finalmente, a tal de “abertura democrática” (que foi confundida por muitos como “abertura anárquica”) e a imprensa soltou suas asas. Entretanto, com o decorrer do tempo e com a nova Constituição, feita nas coxas logo após Sarney assumir ilegalmente o poder, eis que aquela mesma imprensa que apoiou e deu respaldo à ditadu-ra, esqueceu os pilares da informação: isenção e verda-de. Passaram a “adotar”, sub-repticiamente, partidos. E a coisa foi tomando proporções inacreditáveis. Hoje, com a maior cara-de-pau, meios de comunicação não hesitam em distorcer, de omitir, de “adequar” os fatos, as informações de acordo com os “interésses” de seus padrinhos, aliados ou que lhes pagam, tudo em detri-

mento da verdade, dos interesses da população. E, pior ainda, eles possuem espaços “do leitor”, “do ouvinte”, mas só publicam o que vai ao encontro das matérias e opiniões que divulgam. São seletivos até nisso. Agora, que vivemos época eleitoral, as distorções são ainda maiores. O partidarismo que tomou conta de setores bem identificados da chamada “grande imprensa” bei-ra o ridículo, a insanidade, o desrespeito àqueles que leem, ouvem ou veem seus noticiários e/ou pit bulls amestrados que emitem “opiniões pessoais” (nem tão “pessoais” assim, já que remunerados para dizer o que seus “donos” mandam). Quem quiser saber do que acontece no Brasil precisa ler, ouvir ou ver noticiários da imprensa do exterior ou, mesmo, vindas de pesso-as isentas e honestas nas redes sociais. Mesmo assim, corre o risco de ser enganado. Se conviver com esse tipo de imprensa é “democracia”, prefiro os tempos da ditadura onde, pelo menos, não se sabia da verdade, mas mentiras ou enganações político-partidárias não transitavam livremente. Pessoas, autoridades e en-tidades eram respeitadas. Porém, não há como fugir desse partidarismo de “interésses”. Resta estar cons-ciente disso e filtrar adequadamente as “informações” da imprensa e do que se lê, postado por “lobos remu-nerados” ou repassados por “inocentes úteis”. Conferir tudo, literalmente tudo, é o que devem fazer aqueles que se interessam pela VERDADE. Simples assim!

Antô[email protected]

Page 3: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 3Opinião

PainelTacchini inaugura UTI pediátrica

Maristela Longhi no Ciergs

Câmara aprova a criação de 126 cargos

Santo Antônio

Bingo da Aapecan

Gota D’Água mostra recibo de pagamento

Na noite de sexta-feira, 18 de julho, Maristela Cusin Longhi, diretora-ad-ministrativa-financeira da Multimó-veis, foi empossada como vice-pre-sidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) para a gestão 2014/2017.

Caberá a ela a função de contri-buir juntamente com os demais membros da diretoria para o desenvolvimento sustentado das indústrias do estado e do país. “A entidade tem um papel muito importante na promoção do associa-tivismo e representativi-dade dos setores produ-tivos, visando melhorar continuamente a compe-titividade dos produtos gaúchos”, enfatiza.

Após a reportagem publicada na edi-ção de sábado, 19, do Semanário, fa-lando sobre o não pagamento da dívida por parte da Associação Gota D’Água, rapidamente dirigentes da entidade correram para comprovar a quitação dos débitos. Segundo a ex-presidente da entidade, Anita Smalti, o que houve foi apenas um mal entendido.

Ela explica que o depósito foi feito ainda no dia 11 e o recibo (foto ao lado) entregue ao Conselho Municipal de As-sistência Social, não tendo sido repas-sado ao Comdica, Ministério Público e Secretaria de Finanças. A ex-dirigente explica que a comunicação com as in-formações corretas à reportagem não foram feitas, porque eles estavam orga-nizando a ata da reunião e queriam fa-zer a apresentação de todos os recursos recebidos e das despesas que a entidade teve em um momento oportuno.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediá-trica do Hospital Tacchini será reaberta nesta quarta-feira, 23. A solenidade de entrega do novo espaço de atendimento para a comunidade acon-tece às 10h, e contará com a presença da secretá-ria estadual da Saúde, Sandra Fagundes.

Para o funcionamento da nova UTI, o Governo do Estado repassou R$ 527 mil, que foram inves-tidos pela casa de saúde na aquisição de equipa-

mentos. A nova unidade conta com nove leitos, e será referência para 22 municípios da região, abrangendo uma população de 33 mil habitantes.

As obras foram iniciadas ainda no ano passa-do, atendendo a uma determinação do Minis-tério da Saúde, que determinou que, a partir de novembro, todos os hospitais do país que possuem UTIs deviam separar a ala pediátrica da neonatal.

Foram divulgados nesta segunda-fei-ra, 21, os ganhadores da rifa referente à 136ª edição da Festa de Santo Antônio. Os premiados foram: 1º prêmio – Citroën C3 Valclíria Campiol - Nº 16.1982º prêmio - Motocicleta Factor Ronze Guerra - Nº 13557 3º prêmio - Cozinha Multimóveis Alceu Zilio - Nº 87275 4º prêmio - Jogo de Estofados Nadal Stello - Nº 12729 5º prêmio - Bicicleta Gorete F. Dall’Agnese - Nº 38242

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Sai o bronco Felipão, o “Morfosa” e o patético Parreira e entra o empresário de jogadores Gilmar Rinaldi e o mal humorado Dunga, com seus 85% de rejeição. Essa CBF não tem jeito mesmo?Envie sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

A pergunta que não quer calar

Semáforo Semanário

PARE!

ATENÇÃO

SIGA!

A falta de grandes obras públicas no município.

Para os inúmeros roubos a supermer-cados ocorridos nos últimos dias.

O projeto de colocação de um se-máforo entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, no bairro Borgo.

A Câmara de Vereadores aprovou a criação de 126 cargos na Adminis-tração Municipal. Deste total, 30 são cargos novos e outras 96 novas vagas em funções já existentes. Pelo pro-jeto, serão criadas as categorias de Biomédico, Educador Social, Cuida-dor, Auxiliar de Farmácia, Biólogo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Químico e Museólogo. Também serão criadas vagas de Administrador Hospita-lar, Enfermeiro, Agente Municipal de Trânsito, Auxiliar de Educação Infantil, Assessor Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Adminis-trativo, Contador, Eletricista, Enge-nheiro Agrônomo, Engenheiro Civil e Tesoureiro. Segundo o secretário de Administração, Rafael Paludo, a lei visa suprir a demanda de profis-sionais e as vagas deverão ser preen-chidas por meio de concurso público previsto ainda para este ano.

A Associação de Assistência à Pessoa com Câncer (Aapecan) realizará nes-ta sexta-feira, 25, o tradicional bingo

beneficente, que terá como local o CTG Laço Velho, no bair-

ro Planalto. Mui-tos prêmios serão distri-

buídos aos parti-cipantes. A cartela custa R$ 10 e dará direito a oito ro-dadas e uma ro-dada extra. O evento inicia às 19h30min.

Page 4: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Paulo Vicente Caleffi

Crônica

Quarta-feira, 23 de julho de 20144 Geral

Após um ano e meio, empresa está licitada

Prometida para janeiro de 2013, a limpeza do Lago

Fasolo está prestes a sair do papel. Depois de mais de um ano de espera e cinco meses de processo licitatório, está definida a empresa que fará a limpeza do lago. Das quatro participantes da licitação, a vencedora foi a Terraplanagem Meio que ficará encarregada pela retirada das vegetações e marrequinhas que cobrem to-talmente a água. A contratação da empresa foi prometida pelo secretário do Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor, no ano passado, quando a prefeitura não conseguiu fazer a limpeza total do local por falta de mão de obra e equipamento.

A proposta da vencedora foi de R$ 51 mil e a ação deve ser iniciada na próxima semana com o prazo de 45 dias para a finalização. Signor explica que esta é apenas uma primeira fase da recuperação total do

Lago Fasolo

Limpeza das marrequinhas do local deve começar na próxima semana

ESTEFÂN

IA V. LIN

HA

RES, ARQ

UIVO

Vitória [email protected]

O segundo passo, que ficará sob a responsabilidade da Corsan, consiste na canalização correta do esgoto

Olhem para cima (Capítulo 2)

No meu local de trabalho havia uma senho-ra simpática, encarregada da limpeza, que era muuuuuito baixinha. Ela era competente na limpeza do chão: um brilho.

O problema da Dona Maria é que ela não enxergava por sobre os móveis e nem olha-va para cima. E lá nas alturas se acumulava poeira, aranha, papel usado e tudo o mais. Vez por outra alguém dependurava um papel com um recadinho numa teia de aranha mas não adiantava. Ela só olhava para baixo, para o chão.

Assim foi por muito tempo até que se arru-mou uma pessoa, mais alta e empertigada, que complementou a ineficiência da Dona Maria.

Este “causo” é muito parecido com o que ocorre com a fiação dos postes em nossa Ben-to Gonçalves. Não bastasse as sobras do natal da década passada (aqueles fios verdes com lampadinhas de 20 “velas”) que ainda estão dependurados nos postes, uma recente leva de enredados fios passou a fazer parte da de-coração aérea.

Uma coisa mais atual ainda é o “estoque” de fios que passou a ficar enrolado no poste. UM VERDADEIRO ROLO e está horrível!

Lembro que no passado haviam duas em-presas que “cuidavam” da fiação entre os pos-tes: a CEEE e a CRT. Hoje já não se tem tanta certeza pois há muitas outra empresas que utilizam os postes e estas terceirizam serviços.

Não importa quem é o dono da “coisa”: comprem uma escada e arrumem a casa. Dis-semos isto para a Dona Maria e lhe foi dado um banquinho.

Nossa cidade tem fama de LIMPA E ORGA-NIZADA e isto diz respeito às vias públicas. Se os visitantes passarem a OLHAR PARA CIMA, vamos perder pontos.

Parece que a tarefa não é tão difícil.

lago. “Estamos trabalhando por etapas: primeiro será feita a limpeza pela Meio Terrapla-nagem e, mais tarde, é a vez da Corsan seguir com o trabalho, fazendo a canalização correta do esgoto no local”, explica. O único trabalho da empresa será a retirada da vegetação que está cobrindo o lago e cau-sando a morte dos peixes, além da destinação correta do mate-rial retirado.

O vazamento de esgoto dos bairros vizinhos durou mais de 30 anos na propriedade priva-da onde fica o lago, até 2004, quando foi fechado o principal foco que desembocava na água. A partir daí, a prefeitura fez inúmeras tentativas de recupe-ração da área, mas nenhuma delas solucionou o problema. Apesar de a área ser particular, a prefeitura tem autorização do Ministério Público para a inter-venção devido ao inquérito civil que foi aberto para a regulariza-ção da situação, já que o muni-cípio foi o causador da poluição.

“A entrada do esgoto no Lago

foi responsabilidade do poder público municipal da época, portanto agora precisamos so-lucionar esta questão, mas pre-cisamos dar um passo de cada vez. A nossa responsabilidade é limpar a vegetação, depois a Corsan assume”, destaca o secretário. O esgoto que ainda desemboca no local causa mau cheiro, uma possível morte dos peixes e a proliferação de inse-tos, contudo o problema, pare-ce estar próximo do fim.

Uma cogitação de compra do local pela prefeitura e a trans-formação em uma área de lazer foi descartada. Signor disse que essa ideia era do governo ante-rior e que ainda não foi discu-tida com o Prefeito Pasin, mas que acha difícil a compra ser feita. “Não há previsão de trans-formação do lago em um lugar público. Agora precisamos nos concentrar nessas duas etapas de regularização do local, de-pois, quem sabe, conversando com o prefeito, podemos definir alguma coisa, mas é um proces-so lento”, finaliza.

Page 5: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 5Geral

HistóricoA Associação Beneficente Lar das Meninas foi fundada em 2 de

março de 2002 para prestar assistência a crianças e adolescentes do sexo feminino e abrigá-las durante a semana. De 2002 a 2009, voluntários do Rotary Clube Bento Gonçalves abraçaram a causa e realizaram a construção de uma ampla sede, inaugurada em 2009.

Ao longo destes 11 anos, a legislação passou por mudanças sig-nificativas, determinando que “toda criança ou adolescente tem direito a ser educado e criado no seio de sua família e, excepcio-nalmente, em família substituta”. Em virtude disto, a estrutura não pôde ser utilizada para a finalidade inicialmente proposta, o que gerou muita polêmica e decepção de alguns voluntários.

Em julho de 2013, a prefeitura de Bento Gonçalves e a Asso-ciação assinaram um termo de comodato. Através do convênio, o prédio foi emprestado gratuitamente para o município, mediante o compromisso de atender à demanda socioassistencial.

Lar das Meninas

Atendimentos iniciam em 2015

Depois de cinco anos desde a sua inauguração, o pro-

jeto para o Lar das Meninas está sendo reformulado mais uma vez para, agora, atender a crianças e adolescentes de am-bos os sexos, tendo seu nome alterado para Centro de Con-vivência. A previsão da Secre-taria de Habitação e Assistên-cia Social (SEMHAS) é que os atendimentos comecem a ser realizados a partir de 2015.

Atualmente, o departamen-to de habitação está estudan-do o projeto para realizar as adequações necessárias para atender meninos e meninas de seis a 15 anos. Está sendo ampliado o número de salas, a recepção e outros espaços no primeiro piso. Após a re-visão geral de custos, será aberta a licitação para obras de reformas estruturais. “O projeto será implantado tão logo se conclua o processo jurídico-administrativo e após a empresa vencedora da lici-tação concluir os trabalhos de obras”, diz a secretária de Ha-bitação e Assistência Social, Rosali Fornazier.

O objetivo é desenvolver tra-balhos voltados para a convi-

Silvia [email protected]

Projeto, que passará a se chamado de Centro de Convivência, beneficiará, inicialmente, 100 crianças e adolescentes

Prédio no bairro Progresso foi inaugurado ainda em 2009, mas nunca esteve em funcionamento

vência na família e na comuni-dade, com assistentes sociais e psicólogos. “A proposta é trabalhar bastante com a fa-mília, porque às vezes a ques-tão de vulnerabilidade não é apenas financeira. Apresen-tamos como público priori-tário a inclusão de crianças e adolescentes em situações de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência ou negli-gência, de acolhimento, abu-so ou exploração sexual, com medidas de proteção do ECA, em situação de rua, vulnerabi-lidade que diz respeito à defi-ciência”, explica a secretária.

Inicialmente, cem crianças e adolescentes serão atendidos de forma contínua e perma-nente, através de uma seleção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que funcionará em três turnos diá-rios, de segunda à sexta-feira.

O prédio de cerca de mil metros quadrados possui três pavimentos e está localizado no bairro Progresso. No tér-reo, serão feitas adequações que visam atender à demanda. Também está prevista a ins-talação de redes de proteção nas janelas. No pavimento superior, serão disponibili-zadas salas multifuncionais, sala de vídeo, biblioteca, sala

de dança e música, também para crianças e adolescentes de Bento Gonçalves.

No subsolo, funcionará o núcleo da Justiça Restaurati-va, uma parceria entre a SE-MHAS e o Ministério Público. O objetivo deste projeto é a resolução de pequenos confli-tos em famílias e comunidade, através do diálogo.

Fundada em 2002, a Asso-ciação Beneficente Lar das Meninas pretendia prestar assistência a crianças e ado-lescentes apenas do sexo fe-minino e abrigá-las durante a semana.

Em 2009, o prédio foi inaugurado, porém, com as mudanças realizadas na le-gislação ao longo dos anos, não pôde ser utilizado para seu objetivo inicial. O fato decepcionou os voluntários que ajudaram na constru-ção da sede e gerou muitas polêmicas.

Depois de cinco anos, está sendo reelaborado pela se-gunda vez o projeto do pré-dio, para que crianças e ado-lescentes de ambos os sexos possam ser atendidos. A di-reção da entidade poderá cus-tear a contratação de pessoal, doar materiais e participar de atividades.

ARQ

UIVO

Page 6: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 20146 Geral

Local oferece atrações nas fériasAtividades, que são realizadas para divulgar o novo ambiente e os serviços prestados, acontecem até o dia 8 de agosto

Biblioteca Castro Alves

Cristiano Migon [email protected]

Para divulgar os serviços e o novo espaço, que foi inau-

gurado em maio deste ano, atividades foram programadas e estão sendo realizadas na Bi-blioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves, durante as férias escolares de inverno. A ação segue até o dia 8 de agosto na sede, localizada na Rua Barão do Rio Branco, pró-ximo ao terminal de ônibus, no centro da cidade.

Atendendo a mais de 80 pes-soas diariamente, a nova coor-denadoria oferece, durante este período, atividades como, po exemplo, a contação de histó-rias, voltadas às crianças. Ações se estendem também para pú-blico de diferentes idades. “Pla-nejamos oficinas para os jovens visando à divulgação do novo espaço. Da mesma forma, que-remos incentivar a população em geral a participar,” explica a coordenadora da biblioteca, Eleonora Zorzi. As informações sobre os horários das atividades podem ser obtidas através do te-lefone (54) 3452.5344.

Além do período de férias es-colares, uma programação di-ferenciada deve ser realizada em virtude do 74º aniversário da biblioteca a partir do dia 20 de agosto. “No mês de agosto,

em virtude das comemorações, agendamos atividades para se-mana toda. Temos confirmadas na programação palestras, ofici-nas e um sarau, contando com a presença dos patronos da 29ª Feira do Livro Gilmar Caio e Fa-biane Sassi Caio,” ressalta.

A inscrição para a semana de programações pode ser feita na biblioteca Castro Alves ou tam-bém através do telefone.

Infraestrutura está adequada aos usuários

A sede da biblioteca está completamente adequada às necessidades dos usuários. Fundada em 20 de agosto de 1940 e prestes a comemorar mais um aniversário, a biblio-teca passou por outras duas mudanças no decorrer de sua história: uma delas em 1987 e outra em 2005. Possuindo mais de nove mil associados, a instituição, que é referência no Rio Grande do Sul, é consi-derada pela Câmara Rio-Gran-dense do Livro (CRL) uma das melhores bibliotecas do inte-rior do estado.

Guardiã de mais de 31 mil volumes de gêneros variados, a biblioteca também disponi-biliza uma coleção de apro-ximadamente 120 livros em braile, além de contar com en-ciclopédias, atlas, revistas, li-

vros infantis, séries e coleções. Todo o acervo está cadastrado para consulta online, também sendo possível a renovação da data de devolução e verificação de disponibilidade de catálogo através do site da biblioteca.

Segundo o recepcionista Leo-nardo Costa, frequentador as-síduo da casa, apesar das novas instalações serem pequenas, a melhora na distribuição e sepa-ração dos ambientes proporcio-na mais facilidade no momento

da procura dos exemplares. “A organização por categoria e as-sunto dos volumes ficou sensa-cional, toda a sede está bem ela-borada, provendo acessibilidade e conforto,” comenta.

A bibliotecária Eunice Pigoz-zo é a encarregada do recebi-mento, catalogação, verificação e adequação dos volumes doa-dos. As aquisições são efetua-das de duas formas: através da Feira do Livro, que requisita ao livreiro-expositor o pagamen-

to de uma taxa de R$ 350 em exemplares. A segunda forma consiste no repasse do dinheiro adquirido pelos R$ 15 cobrados anualmente pelo cadastro de associados. O valor é enviado para a Fundação Casa das Ar-tes, onde parte da verba é re-vertida na compra do material. “O bento-gonçalvense se mos-tra cada dia mais generoso com a biblioteca pública, visto que recebemos em média três livros todos os dias,” explica Eunice.

Para Leonardo Costa, a forma como os exemplares foram organizados na nova sede facilita a procura

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Segundo Vânia Tognon, que é coordenadora de de-partamento, a nova sede da biblioteca Castro Alves oferece ao público nove espaços. Quem frequen-tar o local poderá usufruir de quatro salas de leitura, uma sala de leitura infantil, um telecentro e uma heme-roteca, que disponibiliza para consultatodos os jor-nais municipais datados a partir de 1981. “As áreas estão distribuídas para priorizar a acessibilidade, elaboradas com a propos-ta de incentivar as pessoas com necessidades especiais a desenvolverem o hábito da leitura,” explica.

Espaço segue as normas

A coordenadora da bi-blioteca, Eleonora Zorzi, revela que o espaço já está adequado às normas regu-lamentares de acessibili-dade, contando com uma rampa de acesso, banhei-ros padronizados e a ade-quação do espaço interno da casa, que consiste na retirada de degraus e ins-talação de corrimões de se-gurança. “Felizmente hoje possuímos uma sede que se enquadra no padrão de normas exigidas para edifi-cações públicas”, comenta a coordenadora.Rampa de acesso ao prédio busca incentivar o hábito da leitura de pessoas com necessidades especiais

Acessibilidade é uma prioridade no novo endereço

Page 7: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 7Geral

Construção civil

Momento é de cautela no setorEconomistas que participaram do Meeting da Construção no dia 18 avaliam que situação é de estabilização até 2015

O cenário da construção ci-vil para o final do ano e

para 2015 não é promissor. Foi o que apontaram os eco-nomistas que participaram da terceira edição do Meeting da Construção, realizada pela Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon Vinhedos). O evento acon-teceu na sexta-feira, 18, no Dall’Onder Grande Hotel, e reuniu 110 empresários liga-dos ao setor.

Com base em dados da Con-federação Nacional da Indús-tria (CNI), o economista do Sinduscon-RS, Assilio Luiz Zanella de Araújo, mostrou que a falta de perspectiva en-tre 2007 e 2014 gerou queda na confiança industrial. O atual índice é inferior ao pe-ríodo de pós-crise internacio-nal em 2009.

Para Araújo, dois fatores explicam o fraco desempe-nho do setor em 2013 e na primeira metade de 2014:

Silvia [email protected]

Evento reuniu 110 empresários no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento

as diferenças e os atrasos na aprovação de projetos pelas prefeituras e a morosidade na concessão de licenças por parte do Corpo de Bombeiros

FOTO

S CRISTIAN

O M

IGO

N

Época de eleições também causa incertezas, afirma o presidente

em virtude da nova lei de pre-venção contra incêndios, co-nhecida como Lei Kiss.

Ainda segundo ele, 2015 será mais complicado com a

série de reajustes pelo gover-no, aumento da inflação e da taxa de juros e redução do in-vestimento público. “O setor não passará ileso, não have-rá recessão, mas sem grande evolução”.

Luis Fernando Melo Men-des, economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi o ou-tro palestrante da noite, que conversou com os participan-tes sobre o cenário econômi-co do setor. Na sua fala, ele relatou que o atual momento é de inflação elevada, queda de empregos formais, pressão sobre custos (especialmen-te da mão de obra), econo-mia mundial em recuperação lenta, mercado interno com atividades em ritmo fraco e o rebaixamento do Bra-sil na classificação da dívida soberana.

Segundo Mendes, há um sinal de esgotamento gerado pelo consumo. Além disso, o mercado de trabalho, a eleva-ção da renda e da qualidade de vida das famílias não per-

manecerá por muito tempo descolado do cenário de dese-quilíbrio da atividade do setor industrial e da construção. Para Mendes, “há desconfian-ça do empresariado da cons-trução e o índice de expecta-tiva está abaixo de 50 pontos, ou seja, mais empresários di-zendo que não confiam”.

Irani Raymondi, diretor da Construtora Poletto, foi um dos participantes do Meeting. Ele comenta que, assim como outros empresários, já vinha observando essa situação co-locada pelos economistas. “Trocando ideias com colegas e lendo artigos, a gente até já tinha uma ideia de como esta-va a situação. Isso nos preo-cupa, claro, mas não podemos estar sempre em alta, sempre tem altos e baixos”.

Ele também elogia e incen-tiva a realização do evento: “Acho importante esses en-contros, pois a gente se atua-liza do que está acontecendo no nosso setor. Temos uma base para nos apoiar. Sempre procuro participar”.

Segundo Panazzolo, não há previsão de demissões

O presidente da Ascon Vi-nhedos, Diego Panazzolo, afir-ma que o momento é de cau-tela no setor. “A gente vinha acompanhando há um tempo e a situação já sinalizava isso”, comenta. Segundo ele, o perío-do é de incertezas também em função das eleições. “Depende-mos muito da política habita-cional que o próximo governo vai adotar, dos incentivos, etc”.

Apesar disso, Panazzolo afir-ma que a geração de empregos não será atingida: “A princípio, não há notícias de demissão, apenas vão diminuir as contra-tações”. Ele conclui afirmando que, em curto prazo, verifica--se estabilização do setor, po-rém as perspectivas em médio e longo prazo são boas. “Os índices são favoráveis, como, por exemplo, do crescente au-mento do crédito imobiliário embasado”.

Para o presidente, as pales-tras atenderam ao propósito

do encontro, que era mostrar o presente e o futuro da econo-mia e da construção civil. Na aertura do evento, ele ressal-tando a importância da reali-zação anual do Meeting: “Com isso, pretendemos que os parti-cipantes tenham um panorama real e perspectivas”, destacou.

Page 8: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 20148 Geral

Cursos técnicos oferecidosFaculdade CenecistaAgenciamento de Viagem –

25 vagasAgente Comunitário de Saú-

de – 40 vagasCozinha – 25 vagasGuia de Turismo – 25 vagasHospedagem – 25 vagasLazer – 25 vagasPodologia – 40 vagasRadiologia – 40 vagas

FTEC:Informática – 100 vagasInformática para internet – 80

vagas (matutino e vespertino)Programação de Jogos Di-

gitais – 80 vagas (matutino e vespertino)

Senai Cetemo:Mecânica – 25 vagas

Inscrições estão abertas até sexta Sisutec

Em Bento Gonçalves, serão disponibilizadas 530 vagas em instituições de ensino, distribuídas em 12 cursos

Cristiano [email protected]

Para quem está em busca de aperfeiçoamento, através de

cursos técnicos gratuitos, estão abertas até sexta-feira, 25, as ins-crições para o Sistema de Seleção Unificada Profissional e Tecno-lógica (Sisutec), referentes ao segundo semestre de 2014. Em Bento Gonçalves, serão disponi-bilizadas 530 vagas distribuídas em 12 cursos, que serão minis-trados em instituições públicas do Sistema S como o Senai, e privadas, como a Faculdade Ce-necista e a Faculdade FTEC.

“Abrimos apenas um curso com 30 vagas no primeiro se-mestre, pois queríamos cons-tatar se haveria procura. Para a nossa surpresa, preenchemos todas as vagas e ainda foi pos-sível criarmos uma lista de es-pera com os candidatos rema-nescentes, que cadastrou mais de 60 interessados. Acredito que para o segundo semestre os números se repitam, então disponibilizamos três novos cursos com diferentes horários para suprir a demanda”, explica Leonice Gabana, Coordenadora na Faculdade FTEC.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o Ensi-no Médio e prestado o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em 2013, sem ter ze-rado a redação. O solicitante poderá escolher até duas op-ções de cursos, sendo possível a modificação das alternativas

enquanto o sistema de inscri-ções estiver aberto.

Segundo o edital, nas institui-ções federais, deve ser seguida a Lei de Cotas, pela qual 50% das vagas deverão ser designadas a alunos com renda familiar infe-rior a um salário mínimo e meio per capita. Além disto, pelas re-gras do Sisutec, 85% das vagas deverão ser destinadas aos es-tudantes que concluíram o En-sino Médio em escola pública, independente da renda per ca-pita apresentada. Também fica qualificado a concorrer o aluno que estudou em escola parti-cular na condição de bolsista integral. “Esta é uma grande oportunidade concedida pelo governo para quem quer alcan-çar um emprego com nível téc-nico. Tendo isto em vista, dis-ponibilizamos oito cursos para o segundo semestre e estamos

Alice Menoncin fez o curso de confeiteira e abriu o seu negócio

apenas aguardando o desfecho de trâmites burocráticos para a abertura de outros seis cursos,” revela o diretor da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, Vercino Franzoloso.

A primeira chamada será di-vulgada no dia 29 de julho. A matrícula do aluno selecionado deverá ser efetuada entre 30 de julho e 1º de agosto. A segun-da chamada será anunciada no dia 5 de agosto, com matrículas prevista para os dias 6, 7 e 8. As aulas terão início entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para to-dos os alunos que concluíram o Ensino Médio, independente de terem prestado o ENEM. O preenchimento se dará por or-dem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto através do site www.sisutec.mec.gov.br.

FONTE: SISUTEC

Alice aproveitou a chance e abriu o próprio negócio

DIVU

LGA

ÇÃO

Grande exemplo da eficá-cia dos cursos do Pronatec é a bento-gonçalvense Alice Menoncin, que se formou na última turma de Padaria e Confeitaria ministrada pelo Senac. Segundo ela, as aulas foram tão inspi-radoras e produtivas que ao se formar, não pensou duas vezes em abrir seu próprio negócio. “Além do curso ser rápido e gratui-to, recebi todo o material didático, vale- transportes e uma ajuda de custo para a alimentação. Foi uma ex-

periência incrível que abriu portas e me encorajou a abrir meu negócio,” diz.

Atualmente, Alice é pro-prietária e cozinheira de um restaurante em Cambará do Sul, onde aplica as técni-cas desenvolvidas no curso para deliciar sua clientela. “De docinhos a bolos, de co-xinhas a pastéis, sem contar os recheios deliciosos, todo o meu novo “arsenal” culi-nário tal qual o sucesso do meu negócio são frutos do que aprendi graças ao cur-so”, finaliza.

Page 9: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Faturamento cai 35% no primeiro semestre

DIVU

LGA

ÇÃO

Vitória [email protected]

Quem apostou na exportação corre menos riscos até o final do ano

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 9Geral

Indústria

Presidente do Simmme diz que não há previsão de melhora para 2014

No final de 2013, a estima-tiva era de que 2014 seria

um ano estável para a indús-tria metalmecânica de Bento Gonçalves, mas as estatísticas não se confirmaram. Os dados não se mantiveram estagna-dos e, infelizmente, caíram mais do que o esperado: no primeiro semestre deste ano foi registrada a queda de 35% no faturamento das empresas do ramo no município. Além do número, também foi con-tabilizada a queda de 25% nas contratações no último mês. O dado se dá a partir de pesqui-sa realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Me-cânicas e de Material Elétrico (Simmme), com mais de 120 indústrias da cidade.

O presidente do Simmme, Juarez Piva, explica que o nú-mero de pedidos nas indústrias vem diminuindo desde o início do ano e que um baixo fatura-mento já era aguardado, contu-do a queda de 35% foi mais do que o esperado. “Mensalmente recolhíamos dados das indús-trias da cidade e, ao fechar o semestre, fizemos o balanço para avaliar a situação geral. Estes 35% representam a falta de pedidos, as possibilidades de demissões e a preocupação em que muitas empresas se en-contram”, afirma.

Piva diz que a situação che-gou a esse ponto devido a inúmeros fatores, mas princi-palmente a burocracia dos pro-cessos que envolvem o gover-no e as dificuldades impostas para investimentos. “De 2011 a 2013, o governo facilitou o crédito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) com juros abaixo da taxa de inflação. Muitas compras e modernizações foram feitas, em um momento em que o mercado estava em ascensão”, aponta. Entretanto, as facilida-des propostas anteriormente não valem mais e, segundo ele, as burocracias estão cada vez mais presentes.

Os processos burocráticos, segundo o presidente, estão

presentes em quase todas as ações de uma indústria, em processos fiscais, trabalhistas, ou licenças ambientais, por exemplo, além das altas taxas de juros e da infraestrutura carente do Brasil. “Nós não queremos uma diminuição de juros, mas precisamos de uma reforma de governo urgente, onde as medidas sejam claras, permanentes e não se alterem a cada mês, precisamos de um sistema menos burocrá-tico e investimentos em in-fraestrutura. São medidas que nos influenciam diretamente, mas que facilitaria processos para qualquer setor trabalhis-ta”, aponta Piva. O presidente questiona não apenas a situa-ção da indústria, mas o mo-mento de retração que vive todo o país. “Está se perdendo o discernimento de investi-mento no Brasil. É impossível um país com 200 milhões de habitantes crescer 1% ao ano, isso é sinal de que alguma coi-sa está errada”, comenta.

Empregos também têm queda

Além do faturamento, os em-pregos também tiveram queda de 25% apenas no último mês, fazendo com que aparecessem

as primeiras demissões devido à crise. Piva destaca que, até o momento, muitas indústrias conseguiram trabalhar com banco de horas e encontrar outras formas para não perder seus funcionários, entretan-to, no mês de junho, isso não foi mais possível para alguns. “Várias empresas demitiram, tenho informações de até 60 funcionários desligados de uma empresa”, comenta. As empresas que trabalham com diversos produtos tiveram a possibilidade de trocar funcio-nários de setor e evitar perder colaboradores.

Sem previsão de crescimento

O mau momento deve seguir até o final de 2014. Piva des-taca que não há medidas para evitar a situação e que agora, só resta esperar. “Não temos saída, agora é um momento de estagnação dos baixos núme-ros que devem se manter, pre-cisamos esperar 2015”, esti-ma. Segundo ele, as indústrias que recorreram às exporta-ções neste primeiro semestre e não dependerão do mercado interno são as que terão a me-nor possibilidade de baixa no faturamento.

Page 10: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Evolução do emprego*

Junho de 2014 No ano 12 meses

Admis.

9

661

3

179

354

551

0

4

1.761

Deslig.

2

819

1

149

363

549

0

4

1.887

Saldo

7

-158

2

30

-9

2

0

0

-126

Empr %

5,30

-0,75

1,12

1,59

-0,13

0,02

0,00

0,00

-0,29

Empr %

10,32

1,57

14,65

15,08

0,09

3,75

0,00

-13,81

2,51

Empr %

6,92

-0,11

13,21

21,27

3,43

5,13

0,00

0,65

2,86

Saldo

13

325

23

251

6

460

0

-25

1.053

Saldo

9

-23

21

336

228

621

0

1

1.193

Quarta-feira, 23 de julho de 201410 Geral

Geração de empregos

Semestre fecha com saldo positivoO acumulado no ano é de 1.043 postos de trabalho, apesar de junho e julho terem apresentado pequena queda

Segundo dados divulga-dos pelo Cadastro Geral

de Empregados e Desempre-gados (Caged), o primeiro semestre de 2014 teve saldo positivo da geração de em-pregos em Bento Gonçalves. No período, o acumulado foi de 1.043 postos de trabalho e, nos últimos 12 meses, fo-ram gerados 1.193 postos no município, um crescimento de 2,86%.

Apesar do bom resultado, os últimos dois meses apre-sentaram queda. Em maio, 18 postos foram fechados e em junho foram 126, o que representa um decréscimo de 0,04% e 0,29%, respectiva-mente, sobre o total de em-pregos formais. O Rio Grande do Sul também teve um pe-queno decréscimo de 0,18%, enquanto no país houve um aumento de 0,06% na gera-ção de empregos.

O mês que mais registou acréscimo foi fevereiro, com 618 postos abertos, represen-tando um aumento de 1,46%.

Em janeiro e fevereiro, o se-tor da indústria de transforma-ção foi o que mais abriu postos, mas desde março vem apre-sentando queda, sendo que no semestre foram fechados 344 vínculos. Enquanto que, no mesmo período, o de serviços foi o que mais abriu novas con-tratações, com 459 postos.

Silvia [email protected]

O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado (Movergs), Ivo Can-san, comenta que o resultado pode ser percebido no setor moveleiro. “Constatamos isso em várias indústrias de trans-formação e, dentro desse ramo, o moveleiro ainda foi o que menos demitiu. As em-presas vêm fazendo o possível para evitar isso, dando férias, banco de horas, cortando tur-nos, etc, mas é uma situação complicada. Estamos numa realidade em que o consumo é menor e as famílias estão

endividadas”, avalia.Desde abril, a construção

civil também passou a reali-zar mais contratações, mas o presidente da Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon Vinhedos), Diego Pa-nazzolo, afirma que o fato não tem relação com o momento de estabilização do setor. “Nosso ramo é mais peculiar, porque as contratações de-pendem da fase em que está a obra. Não é porque estamos demitindo que há uma crise. Agora estamos num período de estagnação”, explica.

Admissões e Demissões em Bento Gonçalves3000

2500

2000

1500

JaneiroFevereiro

MarçoAbril Junho

Maio

FONTE: CAGED

* POR SETOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA EM JUNHO DE 2014 EM BENTO GONÇALVES - FONTE: MTE-CAGED

DemissõesLegenda:

Admissões

2295

1815

2151

2769

2505

2509

2175

2260 2169

1761

2151 1867

Atividade econômica

Extrativa mineral

Ind. Transformação

Serv. Ind. Utilidade Pública

Construção civil

Comércio

Serviços

Administração Pública

Agropecuária

Total

Page 11: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 11Geral

Moradores poderão se exercitar

MúsicaMonte Belo

Faria Lemos

Equipamentos de academia ao ar livre deverão ser instalados perto da igreja do distrito nos próximos dias

Educadores participam de capacitação

Oficinas culturais mobilizam a comunidade

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Subprefeita, Rejane Ferrari Enderle fala sobre as obras de infraestrutura

A Banda Fanfara Bersaglieri é uma das atividades desenvolvidas

Estefania V. [email protected]

A segunda etapa do Proje-to de Capacitação Continuada dos profissionais da Rede Mu-nicipal de Educação de Monte Belo do Sul iniciou na segunda--feira, 21. A temática proposta para a capacitação é “Apren-dizagem do Com-viver”. A pri-meira etapa foi desenvolvida no mês de fevereiro e, agora, segue com o objetivo de quali-ficar as pessoas que atuam na área educacional.

Nesta etapa, estão sendo mi-nistrados dois novos módulos para os participantes. O pri-meiro deles engloba a valoriza-ção do profissional e, no segun-do módulo, será abordada a segurança na escola. O treina-mento está sendo ministrado pela assistente social Cláudia Spagnollo e a psicóloga Silvia Audibert e se encerra hoje, 23.

O Distrito de Faria Lemos se destaca pelas ações culturais que mobilizam os moradores da localidade. Há alguns anos, as atividades estavam relacio-nadas com o Ponto de Cultura.Porém, o trabalho foi cessado. Para dar sequência ao projeto, a Associação Caminhos de Fa-ria Lemos está encaminhando projetos ao Poder Executivo solicitando recursos para via-bilizar novas oficinas e conti-nuar o trabalho.

Atualmente, são desenvolvi-das duas atividades. A primeira é destinada aos estudantes da Escola Estadual Ângelo Chia-molera através do Conjunto de Flauta Doce. “O objetivo é que os alunos tenham além do dia a dia da escola alguma atividade por fora e que tenham alguma formação na área da música e da cultura para o futuro”, es-clarece o presidente da Asso-ciação, Vanildo Enderle.

Faria Lemos é um dos dis-tritos contemplados com

a implantação da academia ao ar livre que irá influen-ciar na qualidade de vida dos moradores. Uma calçada foi construída para a instalação dos aparelhos que ficarão lo-calizados próximo à igreja da comunidade. O próximo passo da obra está relacionado ao paisagismo e, após, será feita a instalação dos equipamentos.

O distrito não conta com nenhuma academia particu-lar que possa ser frequenta-da pelos moradores e, assim, realizarem atividades físicas. Segundo a subprefeita, Rejane Ferrari Enderle, a instalação dos aparelhos irá beneficiar e incentivar as pessoas para a prática de exercício físico. “Será um espaço a mais, onde as pessoas poderão se encon-trar e se exercitar”, comenta.

A implantação do projeto acontece em três etapas esta-belecidas pelo Programa Aca-demia da Saúde, do Ministério

da Saúde. O objetivo do projeto é contribuir para a promoção da saúde da população a par-tir da implantação de espaços públicos construídos com in-fraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais.

Mais saúde

Os moradores do distrito são atendidos na Unidade de Saú-de Faria Lemos. A subprefeita

esclarece que no posto estão disponíveis profissionais um dia e meio por semana, po-rém foi solicitado a ampliação do período de atendimento. “Solicitamos para a Secretaria de Saúde que fosse ampliado, pois cada vez mais pessoas es-tão procurando os serviços e a demanda está ficando maior”, justifica. Neste momento, a medida está em estudo e Re-jane acredita que poderá ser ampliado tendo em vista que agora o quadro de médicos do

município está completo. A subprefeita pondera que

primeiramente é necessário análisar a demanda da unida-de. “Por enquanto as pessoas não tem reclamado da falta de atendimento. Vou até a unida-de conversar com as profissio-nais e o atendimento tem sido tranquilo”, comenta.

Estradas

A subprefeitura de Faria Le-mos também vem desenvol-vendo ações com o objetivo de melhorar as condições das es-tradas. No entanto, no inverno, é comum a ocorrência de diver-sos dias de chuva o que preju-dica o andamento das obras no interior. Conforme Rejane, em virtude das condições climáti-cas, o trabalho é voltado para a operação de tapa-buracos e, em locais onde se forma barro, é colocada brita. “Para reali-zar algum reparo nas estradas é necessário esperar três dias após parar de chover para fazer algo. Assim, as coisas vão atra-sando porque dependemos das condições climáticas”, ressalta.

Recentemente, na comunida-de de Linha Ferri, pertencente ao distrito, foi aberta uma vale-ta para melhorar o escoamento da água. “Com esta obra foi am-pliado o canal, limpo e assim se conseguiu beneficiar os mora-dores próximos”, relata.

A próxima obra de interven-ção no distrito deverá ser na Linha Paulina Baixa. Nesta lo-calidade, existem alguns buei-ros que terão que ser amplia-dos. De acordo com Rejane, com a formação do loteamento localizado nos Caminhos da Eulália, em dias de chuva, a vazão é grande e acaba trans-bordando. “Estamos projetan-do que quando a Secretaria de Obras colocar à disposição a escavadeira hidráulica para ir e ampliar a rede através da ins-talação de mais bueiros e assim resolver esse problema. Esta é ação mais imediata que está planejada”, esclarece. A obra irá beneficiar diversas famí-lias que residem na localidade, além de beneficiar os morado-res do Vale Aurora que utili-zam esta estrada para se des-locarem até a sede do distrito.

Para os adultos é ofertada participação do coro que se dedica a músicas populares, italianas e sacras. Além disso, há a formação da banda Fan-fara Bersaglieri. Enderle ex-plica que o grupo é composto por crianças, adultos e idosos. “É um trabalho que fizemos

inicialmente e que está dando resultados na banda e porque vem sendo realizada há sete anos”, afirma. Para ele, já es-tão sendo colhidos os frutos da oficina com as crianças na flauta doce.

A Associação encaminhou um projeto para a prefeitura

com o objetivo de adquirir re-cursos para o pagamento do maestro e para a compra de al-guns equipamentos destinados às ações culturais. Na banda, o participante mais novo está com onze anos e o mais idoso com 82 anos. “Bersaglieri, que é uma banda de adultos, mas que as crianças já estão parti-cipando”, destaca. Para que o trabalho continue sendo de-senvolvido é necessária a dis-ponibilização de verbas.

As atividades culturais também visam mostrar para as crianças os trabalhos de-senvolvidos e a importância de ficar na sua comunidade. “Quando se fala em turismo a primeira coisa que se olha é a tradição e tudo isso tem que ser contemplado, mas esse é objetivo de mostrar para as crianças”, ressalta. Anual-mente, a Associação promove a Sagra Trevisana.

Page 12: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

AN

TÔN

IO SÉRG

IO D

E OLIVEIRA

/DIFU

SORA

, DIVU

LGA

ÇÃO

LEON

ARD

O LO

PES

Quarta-feira, 23 de julho de 201412 Segurança

Contra o crime

BM divulga Whatsapp para denúncias na SerraAplicativo também é utilizado por policiais em operações e perseguições

Leonardo [email protected]

O Comando Regional de Po-liciamento Ostensivo da

Serra (CRPO/Serra) divulgou nesta segunda-feira, 21, mais um meio de comunicação entre Brigada Militar (BM) e a popu-lação. A partir de agora, a Agên-cia Regional de Inteligência re-cebe denúncias anônimas por meio da rede social WhatsApp, no número (54) 9652.7679.

Conforme o Coronel Leonel da Silva Bueno, comandante do CRPO/Serra, o canal pode agilizar o recebimento, análi-se e difusão de dados para os policiais militares. “Através deste aplicativo as pessoas poderão enviar instantanea-mente mensagens, fotos e ví-deos indicando indivíduos e veículos suspeitos, pontos de drogas, entre outras informa-ções”, destaca.

O comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Tu-rísticas (3º BPAT) observa a iniciativa. A ideia é em bre-ve disponibilizar um número apenas para Bento Gonçalves. Porém, antes o comando pre-fere esperar as primeiras im-pressões sobre o aplicativo. “Vamos aguardar alguns dias para ver qual avaliação que o CRPO fará do uso desta fer-ramenta. Todo instrumento precisa de uma determinada cautela para que o reflexo não seja negativo”, afirma o capi-tão Rení Onírio Zdruikoski, subcomandante do 3º BPAT.

O temor é quanto a expecta-tiva que o serviço irá gerar na comunidade e a demanda ne-cessária para aplicação. “Uma vez que se abre uma porta de entrada de informações precisa-se de uma estrutura que receba as mesmas. Nós não estamos imunes ao tro-te. O Whatsapp é um serviço gratuito e pode trazer notí-cias que não são verdadeiras, o que demandará um serviço da Brigada que acabará sendo um deserviço para a socieda-de”, argumenta.

Segundo o capitão Zdrui-koski o telefone 190, que continua sendo o principal canal de comunicação com a BM, apresenta um número

Um casal de jovens foi detido na noite desta segunda-feira, 21, após agredir um taxista. Segun-do as informações da Brigada Militar (BM), por volta das 22h, uma adolescente de 17 anos e um rapaz de 23 teriam solicita-do uma corrida da Estação Ro-doviária de Bento Gonçalves até a RSC-470, no trevo de acesso ao bairro São Roque. No local,

o casal teria se negado a pagar pelo transporte e o rapaz teria desferido uma garrafada na ca-beça do motorista. O taxista teve um pequeno corte no rosto e os delinquentes fugiram.

A BM foi acionada e, após buscas na região, capturou os dois jovens. A dupla foi condu-zida para a delegacia sob acu-sação de lesão corporal.

Prisão

Casal detido após agredir taxista na RSC-470

Rapaz foi conduzido para delegacia sob a acusação de lesão corporal

Carro roubado de vinícola é encontradoNa manhã de segunda-feira, 21, a Brigada Militar localizou o Palio

Adventure roubado durante o assalto na vinícola Lídio Carraro no dia 7. O automóvel estava abandonado na Linha Palmeiro, em Pinto Bandeira. Conforme a Polícia Civil, os ladrões espalharam pó de extintor pelo veí-culo para dificultar o trabalho da perícia. Na ocasião do crime, quatro ho-mens encapuzados e armados invadiram a vinícola do Vale dos Vinhedos e renderam quatro vítimas. Os bandidos roubaram R$ 7 mil de um cofre, duas armas de fogo, joias, uma máquina fotográfica e o Palio Weekend.

Está marcado para esta quinta-feira, 24, o julgamento por júri popular de Darci Pe-dro, 45 anos, acusado de ho-micídio qualificado. Conforme a denúncia, Pedro teria mata-do Eliseu Barboza Vieira com golpes de faca no dia 24 de no-vembro de 2008.

Na ocasião, o acusado ao re-tornar para sua residência na rua Carlos Gomes, no bairro São Roque, por volta das 22h, teria avistado a vítima conver-sando com outras duas pessoas no terreno em frente da resi-dência. Pedro teria entrado na casa e saído logo na sequência, carregando uma faca escondida atrás do corpo, e desferido dois

de faca que atingiram Vieira na região do peito e do abdômen.

A denúncia destaca que o crime teria ocorrido sem qual-quer motivação plausível e que o acusado teria atacado a víti-ma desprevenida, sem qual-quer possibilidade de defesa. A faca utilizada no crime foi des-crita como grande e com cabo branco, porém não foi apreen-dida durante a investigação.

Em seu depoimento, o acusa-do afirmou que a vítima era um ladrão conhecido e que não acei-tava sua presença no terreno. Pedro admite ter ingerido bebi-da alcoólica na ocasião e afirma lembrar de ter desferido apenas um golpe de faca em Eliseu.

Crime no São Roque vai a julgamento amanhã

Homicídio em 2008

considerável de trotes regu-larmente. E o Whatsapp, com sua velocidade característica, iria gerar nas pessoas esta im-pressão de resposta imediata para sua solicitação, enquan-to o volume de falsas infor-mações emperraria o serviço.

Por enquanto, os bento--gonçalvenses podem enviar suas denúncias para o núme-ro do CRPO que repassará as informações para o setor de inteligência do 3º BPAT.

Aplicativo já é operacional

O capitão Zdruikoski ressal-ta que o Whatsapp já é utili-zado pelos policiais militares. “Temos um grupo fechado que possibilita de imediato contatar todos os policiais, inclusives os de folga, e a tro-

ca de informações visa a boa segurança pública”, explica.

Seriam pelo menos três gru-pos operacionais da Brigada Militar. O primeiro conecta todos os oficiais do CRPO/Serra, trocando informações entre os 66 municípios de abrangência. O segundo seria de consumo de todos os poli-cias do 3º BPAT. O terceiro seria de alcance regional para reunir os Pelotões de Opera-ções Especiais (POE).

“Todos os POE do CRPO estão conectados e quando acontece uma operação ou um sinistro, como uma per-seguição de um município para o outro, este alcance do Whatsapp permite uma mo-bilização para que o cerco se feche com muito mais rapidez e eficiência”, relata o capitão Zdruikoski.

Policiais já utilizam aplicativo em grupos fechados em prol da segurança

Page 13: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 13SegurançaBRU

NO

MEZZO

MO, D

IVULG

AÇÃ

O

Insegurança

Série de roubos prossegueSupermercado no Botafogo e posto do Cidade Alta são assaltados por duplas em motocicletas

Leonardo [email protected]

Mais dois assaltos a esta-belecimentos comerciais

protagonizados por uma dupla de bandidos e fazendo uso de motocicleta foram registrados em Bento Gonçalves. Os órgãos de segurança pública admitem que as repetidas ocorrências preocupam e prometem inten-sificar esforços nas buscas por veículos suspeitos.

Na manhã de domingo, 20, por volta das 11h40min, dois homens roubaram um posto de combustíveis na rua 13 de Maio, no bairro Cidade Alta. Conforme as informações da Brigada Militar, a dupla uti-lizava uma motocicleta verde e com rodas verdes. Armado com um revólver, o carona desceu do veículo e exigiu todo o dinheiro do caixa. Fo-ram roubados aproximada-

mente R$ 600.Uma testemunha teria visua-

lizado a placa da moto, porém não foi possível identificar o veículo. Em consulta ao siste-ma, policiais militares consta-taram que o registro pertence-ria a outro automóvel.

A Brigada Militar está intensificando as buscas em Bento Gonçalves por motos descritas pelas vítimas

Um roubo de veículo foi registra-do na madrugada de domingo, 20, próximo ao Barracão. Conforme as informações da BM, por volta das 3h10min, na ERS-444, a motorista parou seu veículo, um Focus com placas de Curitiba, para que seu companheiro pudesse "pegar um ar", pois estaria passando mal. Foi neste momento que um Gol de cor branca chegou e dois indivíduos encapuzados mandaram o casal descer do Focus. Após o roubo do veículo, os assaltantes fugiram em direção a Farroupilha.

Veículo é roubado na ERS-444

Policiais militares capturaram um foragido do sistema prisional em Pin-to Bandeira na manhã de segunda--feira, 21. Por volta das 10h30min, durante patrulhamento pela Linha Rio Branco, a guarnição foi infor-mada que um desconhecido estaria pedindo emprego nas residências. O homem foi abordado e identificado como Pedro Brum da Silva, 56 anos, procurado pela justiça.

Foragido é capturado em Pinto Bandeira

Supermercado foi alvo na terça

No final da manhã de terça--feira, 22, o alvo foi um super-mercado no Botafogo. Dois indi-víduos encapuzados e armados com um revólver invadiram o

estabelecimento comercial da rua Fortaleza e roubaram o di-nheiro dos caixas. O valor não foi informado. A ação criminosa foi descrita como rápida e ob-jetiva. Os acusados fugiram do local em uma motocicleta de cor azul com placas de Viamão.

Page 14: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 201414 Esportes

Rodada definirá os primeiros classificados

Depois da parada para os jo-gos da Copa do Mundo, o Cam-peonato Estadual de Futebol da categoria Máster, edição 2014, recomeçou no final de semana, com a realização da primeira rodada do returno.

O destaque ficou para o clás-sico entre Esportivo e Bento, realizado na Linha Eulália e que mais uma vez teve a vitória da equipe de Silvio dos Santos

A rodada da sexta-feira, 18, definiu os times classifi-

cados para a próxima fase do Campeonato Distrital de Fut-sal edição 2014. Os jogos fo-ram realizados no ginásio de esportes da comunidade de Faria Lemos e, mais uma vez, reuniram um grande público. O grupo B definiu os classi-ficados para a próxima eta-pa do torneio que ainda terá duas rodadas. Porém, o Gru-po A ainda está indefinido.

O evento está recebendo uma atenção especial por parte da Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel)e conta com a parti-cipação de doze equipes divi-didas em dois grupos. Apenas as quatro melhores equipes de cada grupo seguirão para a próxima fase da competição.

Alcântara segue na frente

O time da Alcântara, que venceu todos os jogos, é a grande sensação do torneio e lidera o grupo B isoladamente com 12 pontos ganhos. Além disso, é a única equipe com 100% de aproveitamento nes-ta primeira fase. O time vem fazendo uma campanha inve-jável e está apto a ser apon-tado como um dos favoritos ao título da competição deste ano. A Alcântara terá mais uma partida para então con-

Máster

Distrital

Competição encaminhará os times para a segunda etapa do torneio

Bento ganha o clássico e segue líder

VINÍCIU

S PIZZETTI, DIVU

LGA

ÇÃO

Noemir Leitã[email protected] Classificação

Resultados 8ª rodada Sexta-Feira, 25/07

Chave A PG1º São Valentim 102º São Pedro 73º Cruzeiro da Sertorina 54º Vale Aurora 45º Santa Lúcia 4 6º Paulina 3

Chave B PG1º Alcântara 122º Veríssimo de Mattos 73º Eulália 74º Barracão 65º Tuiuty 26º Faria Lemos 0

Alcântara é a única equipe invicta e com 100% de aproveitamento

firmar sua melhor campanha em seu último compromisso contra o Barracão.

A rodada de número 9, que será a penúltima desta fase,

será no ginásio de esportes da comunidade de Santa Lúcia, onde serão realizados mais três jogos desta fase classifi-catória.

pelo placar de 2 X 1. Ao vencer, a equipe do Bento Máster con-tinua líder de sua chave com 12 pontos ganhos, já o Esportivo está em 3º lugar com 3 pontos ganhos.

Os demais resultados foram os seguintes: Feliz 2 X 0 Gari-baldi, São José 1 X 0 Vila Rosa e Renner 1 X 2 Alvorada. A próxima partida das duas equi-pes de Bento Gonçalves será

neste final de semana com os jogos: Bento X Feliz, Esporti-vo X Garibaldi, Renner X Vila Rosa, Alvorada X São José. Na classificação: na chave A, em 1º São José com 12 PG, em 2º Alvorada 7 PG, em 3º Vila Rosa com 3PG, em 4º Renner com 0PG. Na Chave B, em 1º Bento 12 PG, em 2º Feliz com 6 PG, em 3º Esportivo com 3 PG, e em 4º Garibaldi com 0 PG.

TARLIS SCH

NEID

ER/FOTO

JUM

PER, DIVU

LGA

ÇÃO

Equipe de Bento Gonçalves teve dificuldades na primeira etapa

A primeira rodada do Super 10, o Campeonato Brasileiro de Rugby 2014, foi marcada por grandes partidas, pela vitória do atual campeão Spac sobre o Niterói e por uma surpre-sa: a derrota em casa do vice--campeão Pasteur para o Des-terro, de Santa Catarina. São José, Bandeirantes Saracens e Farrapos também venceram seus jogos, contra Curitiba, Rio Branco e Armstrong Dragons, respectivamente. Por terem marcado quatro ou mais tries, Spac, Bandeirantes e Farrapos somaram um ponto bônus, além dos quatro pela vitória e lideram o Super 10.

O Farrapos venceu o Arms-trong Dragons por 25 a 10, mas teve dificuldades no início da partida. Scopel abriu o placar para o Farrapos, em cobrança de penal. O time de Bento Gon-çalves chegou a estar vencen-do por 8 a 3, mas a equipe de Natal virou o jogo e terminou o primeiro tempo à frente com

Super 10

Farrapos vence por 25 a 10 o Armstrong Dragons

o placar de 10 a 8. No segundo tempo, o Farrapos aproveitou o cansaço do adversário e abriu vantagem, não permitindo que os nordestinos marcassem ne-nhum ponto. A equipe bento--gonçalvense fez quatro tries e conseguiu uma conversão, fe-chando o jogo em 25 a 10.

Com os resultados das cinco partidas da primeira rodada, o Super 10 tem como líder o Spac, ao lado de Band Saracens e Farrapos, com 5 pontos. São José e Desterro, que também venceram, mas não ganharam ponto bônus, somam 4 pontos. Pasteur, Curitiba e Rio Bran-co têm 1, enquanto Armstrong Dragons e Niterói não pontua-ram na primeira rodada.

O Super 10 retorna para a segunda rodada no próximo sábado, 26, com mais cinco partidas e destaque para Spac e Pasteur, que reeditam a fi-nal de 2013. O Farrapos jogará contra o Bandeirantes, nova-mente, em Bento Gonçalves.

No sábado, 19, ocorreu mais uma prova do Campeonato de Enduro Regularidade na cidade de Osório. Esta etapa foi válida pelo Campeonato Metropolitano de Enduro, onde participaram da competição os pilotos Rodri-go Foresti e Gilson Rizzatto, re-presentando Bento Gonçalves, na modalidade de duplas. Após muito esforço e dedicação, eles superaram os desafios de 85 km de trilha impostos pela organiza-ção do evento e conquistaram o 1° lugar nesta etapa, em que es-

Enduro de Regularidade

Pilotos do município se destacam em competição

tiveram participando 13 duplas. Agora, os dois pilotos do nosso município se preparam para a próxima etapa, que ocorrerá na cidade de São Leopoldo no dia 23 de agosto.

Para esta prova, os pilotos treinam e buscarão novas con-quistas a fim de continuar nas primeiras colocações, já que os percursos são dificultados du-rante as provas, obrigando os participantes a ter muita téc-nica e superação para atingir bons tempos cronometrados.

Barracão 6 x 2 TuiutyVale Aurora 2 x 2 Cruzeiro da

Sertorina Faria Lemos 3 x 7 Eulália

Chave A – 19h30min São Pedro x Vale AuroraChave B – 20h30min Tuiuty x Faria LemosChave A – 21h30minSanta Lúcia x São Valentim

Page 15: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

Quarta-feira, 23 de julho de 2014 15Esportes

Júlio César começa a montar o time titular

Depois de encarar os tribu-nais, é hora do Alviazul co-

meçar a preparar a equipe para a copas Serrana e RS que se aproximam. Com isso, o time treina em dois turnos no estádio Parque Montanha dos Vinhedos e em outros campos da cidade para aperfeiçoar a forma física e também a fim de que o técni-co Júlio César Nunes comece a criar o novo modelo de equipe para as disputas das partidas.

Segundo o diretor de futebol do Esportivo, Edu Casagranda, o time atuará amanhã no campo

Esportivo

Amistosos devem definir a formação ideal do grupo para as disputas

NO

EMIR LEITÃ

O

CHACA

L, DIVU

LGA

ÇÃO Alviazul vai aproveitar os jogos visando criar novo formato para disputar as copas Serrana e RS

Noemir Leitã[email protected]

Integrante da equipe Fábio Loko vai competir no domingo em Brasília

da associação Geremia diante da equipe do Sub -20 do Grêmio em seu primeiro jogo-treino de preparação. E para este teste, a equipe terá um esboço de time pronto para atuar nas competi-ções do segundo semestre.

No domingo, o Esporti-vo atuará em Venâncio Aires diante da equipe do Guarany, em seu primeiro amistoso de-pois do Gauchão. Nesta parti-da no estádio Edmundo Feix, o grupo apresentará sua forma-ção nova para encarar os de-safios deste ano. “O time ainda terá alguns percalços princi-palmente na adaptação que o novo comandante-técnico exi-

gir, mas a equipe já mostrará uma cara nova para o início das competições”, disse Edu Casagranda.

O Esportivo fará sua estreia fora do estádio Parque Mon-tanha dos Vinhedos, contra o Veranópolis, no dia 3 de agos-to, pela Copa Serrana, e no dia 8 será diante da equipe do Garibaldi, pela Copa RS. Mais aliviado com recuperação dos mandos de campo, o clube, agora, aposta na volta do tor-cedor para os jogos em casa, a fim de fazer uma boa campa-nha nestas duas competições e retomar o caminho glorioso que sempre teve.

Após o retorno da Europa para atender ao convite a fim de integrar uma equipe france-sa na Stock600 em 2015, o pi-loto Pedro Sampaio se prepara para acelerar pelo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto 1000GP) na categoria GP 600. A terceria etapa vai ocorrer no Autódromo Interna-cional Nélson Piquet em Bra-silia, no próximo domingo, 27. Campeão Brasileiro em 2013 na GPR 250 e Gaúcho na GP 600, Sampaio encontra-se em ter-ceiro lugar na disputa nacional. “As expectativas são otimistas,

treinei bastante e espero com-

Motovelocidade

Piloto Pedro Sampaio está confirmado no Brasileiro

petir focado, estou indo a Bra-sília para participar dos treinos livres da quarta-feira que antece-de a prova, já que a 600cc é no-vidade pra mim nos circuitos do Brasileiros” garantiu Sampaio.

O piloto, que é número 28, integra a equipe Fábio Loko, patrocinado por Anker Acessó-rios, Pastorello Estruturas Me-tálicas, Joe Rocket, Nexx e pela prefeitura de Bento Gonçalves.

O Campeonato Distrital de Futsal, na Categoria Veterano, edição 2014, terá sequência amanhã, 24, com a realização da sétima e última rodada desta fase classificatória. Serão mais três jogos que ocorrerão no gi-násio de esportes da comunida-de da Linha Paulina. As dispu-

Veteranos

Rodada do distrital será amanhã, na Linha Paulina

tas iniciam às 19h30min e irão definir os classificados para a próxima fase que disputarão um quadrangular final para apontar os finalistas desta competição.

Jogam amanhã pela 7ª roda-da Busa x Cruzeiro da Sertorina, São Pedro x Barracão e Paulina x Tuiuty.

Page 16: 23-07-2014 - Jornal Semanário - Edição 3047

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro caderno .................... 16 páginasVariedades .............................. 4 páginasClassificados .......................... 12 páginas

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira23 DE JULHO DE 2014ANO 47 N°3047R$ 3,00

Fechado desde 2009, prédio aguarda reformas da prefeitura e conclusão de um novo planejamento, que atenderá meninos e meninas em conjunto

FERNA

ND

O LEVIN

SKI, ARQ

UIVO

TARLIS SCH

NEID

ER, DIVU

LGA

ÇÃO

CRISTIAN

O M

IGO

N

Projeto fica para 2015

Biblioteca

Novo espaço público conquista visitantes

Página 6

Página 14

Rúgbi

Farrapos estreia com boa vitória em casa Editorial

Sinal amarelo para indústria fala das dificuldades do setor no primeiro semestre

Página 5

Lar das Meninas

Sisutec

Cursos gratuitos com inscrições até sexta

Página 8