24/10/2015 - cadernos - edição 3.176

12
Bento Gonçalves Sábado | 24 de outubro de 2015 Caderno Texto: Caroline Pandolfo Foto: Estúdio Pavan, capturando a essência e a força da mulher Carla Rodighero Carer Arquiteta Urbanista e bailarina. Carla Rodighero Carer sempre se identificou com arte, e para ela as duas atividades estão ligadas. “Ambas são formas de se expressar, acredito que a arquitetura é uma forma de realizar o sonho de outras pessoas através da arte, já a dança, faço para minha realização pessoal, são atividades que se complementam”, afirma a profissional. Carla explica que sempre se identificou com trabalhos que envolvessem arte em geral, como desenho, pintura, trabalhos manuais e a arquitetura. “Amo meu trabalho, porque completa minha realização pessoal. Quando estou criando, aliado a realização e satisfação dos clientes ao contemplarem o resultado final, é gratificante. Participar de todo o processo de concepção de um projeto, que nasce através de alguns traços, às vezes, em um pequeno pedaço de papel e então se transforma em algo concreto, palpável, proporciona os melhores sentimentos, bem estar e satisfação para outras pessoas”, garante. Ela fez ballet clássico na infância, mas conta que na época não deu continuidade a atividade. Aos 17 anos, conheceu as aulas de dança oriental, e lembra que foi amor à primeira vista. “Nunca mais parei, atualmente pratico a dança junto com outros estilos e atividades, como jazz, dança cigana, dança tribal, zumba fitness e pilates, que me permitem conhecer outras culturas e ajudam muito no processo de criação no meu dia a dia profissional. Sem falar nas amizades que fiz, isto é, sem dúvida, um dos melhores benefícios que me proporciona”, argumenta. Para Carla o processo de criação de um projeto é o que mais a encanta, a escolha de materiais, texturas, tratamento de superfícies, cores, as infinitas possibilidades, por mais domínio que se tenha num projeto o resultado final sempre surpreende. “Isso é único e acontece em cada projeto, é sempre um experimento. Estamos sempre lidando com o novo, e aprendendo”, esclarece a artista. Com uma vida corrida, Carla procura conciliar as atividades. Para ela é fundamental amar o que faz e desta forma trabalha intensamente com a arquitetura, atendendo a clientes, realizando projetos, visitando obras, e em algumas noites e aos finais de semana se dedica a dança, através da prática e das aulas que ministra. “O principal para a realização de tudo isso é amar o que faço e também contar com o apoio incondicional de quem está ao meu lado, meus pais Carlos e Tere e meu noivo Henrique”, comenta. A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin)

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 24-Jul-2016

270 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

Bento GonçalvesSábado | 24 de outubro de 2015

Caderno

Texto: Caroline PandolfoFoto: Estúdio Pavan, capturando a essência e a força da mulher

Carla Rodighero Carer

Arquiteta Urbanista e bailarina. Carla Rodighero Carer sempre se identificou com arte, e para ela as duas atividades estão ligadas. “Ambas são formas de se expressar, acredito que a arquitetura é uma forma de realizar o sonho de outras pessoas através da arte, já a dança, faço para minha realização pessoal, são atividades que se complementam”, afirma a profissional.

Carla explica que sempre se identificou com trabalhos que envolvessem arte em geral, como desenho, pintura, trabalhos manuais e a arquitetura. “Amo meu trabalho, porque completa minha realização pessoal. Quando estou criando, aliado a realização e satisfação dos clientes ao contemplarem o resultado final, é gratificante. Participar de todo o processo de concepção de um projeto, que nasce através de alguns traços, às vezes, em um pequeno pedaço de papel e então se transforma em algo concreto, palpável, proporciona os melhores sentimentos, bem estar e satisfação para outras pessoas”, garante.

Ela fez ballet clássico na infância, mas conta que na época não deu continuidade a atividade. Aos 17 anos, conheceu as aulas de dança oriental, e lembra que foi amor à primeira vista. “Nunca mais parei, atualmente pratico a dança junto com outros estilos e atividades, como jazz, dança cigana, dança tribal, zumba fitness e pilates, que me permitem conhecer outras culturas e ajudam muito no processo de criação no meu dia a dia profissional. Sem falar nas amizades que fiz, isto é, sem dúvida, um dos melhores benefícios que me proporciona”, argumenta.

Para Carla o processo de criação de um projeto é o que mais a encanta, a escolha de materiais, texturas, tratamento de superfícies, cores, as infinitas possibilidades, por mais domínio que se tenha num projeto o resultado final sempre surpreende. “Isso é único e acontece em cada projeto, é sempre um experimento. Estamos sempre lidando com o novo, e aprendendo”, esclarece a artista.

Com uma vida corrida, Carla procura conciliar as atividades. Para ela é fundamental amar o que faz e desta forma trabalha intensamente com a arquitetura, atendendo a clientes, realizando projetos, visitando obras, e em algumas noites e aos finais de semana se dedica a dança, através da prática e das aulas que ministra. “O principal para a realização de tudo isso é amar o que faço e também contar com o apoio incondicional de quem está ao meu lado, meus pais Carlos e Tere e meu noivo Henrique”, comenta.

“ A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a

peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin) “

Page 2: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

MissasParóquia Santo Antônio: 7h, 8h30min, 10h e 18hParóquia Cristo Rei: 8h e 18hParóquia São Roque: 18hSantuário de Caravaggio: 6h30min, 8h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h

Datas EspeciaisDia de Santo Antônio Maria Claret | Dia das Nações Unidas

Eventos35ª SEMANA DE ENFERMAGEM DO TACCHINILocal: Via Del VinoInformações: (54) 3455.4333

Ciclo de Cinema Local: Farina Park HotelHorário: 18h30minInformações: (54) 3458.7033

Elas nas PanelasLocal: Clube Botafogo | Horário: 20hRealização: Casa da AmizadeInformações: (54) 9142.4885

Inauguração da ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Luigi PiccoliLocal: Bairro Licorsul | Horário: 10h

Ação Comunitária do CRAS III e Ceacri Sest/Senat Local: EMEF Professora Maria Margarida Zambon Beni-ni- Vila Nova | Horário: a partir das 14h Food Party- Dia Mundial do Macarrão Local: Rua Candido Costa- Via Del VinoHorário: a partir das 18h30 Sparkling Night Run Local: Via Del Vino | Horário: 20h30min Festival do Vinho Colonial - São PedroLocal: Salão da Comunidade de São Pedro | Horário: 20h Jantar de Comemoração dos 50 anos da AABB e 17 anos do Programa AABB ComunidadeLocal: Ceacri AABB | Horário: 20h

Dia 22/10 : Adelino Spica, Adriana Marchesini, Al-cides Piletti, Aline Winoski, Alio Di Bernardo,Archimedes Luiz Trintinaglia, Arquimedes Zanchetti, Breno Braido, Brigida Paludo, Bruna Poletti, Camila G. Acordi, Caroli-ne Predebon de Rossi, Claudio Fornari, Claudio Pegoraro Filho,Dair Rosalén, Délio Grave, Dorival Minusculi, Dornel dos Santos, Eduardo R. Ceriotti, Emir José Zeni, Ernesto Mânica, Evandro F. R. de Souza Fani Maria P. Versetti, Fá-tima Aver Piletti, Felipe Faccin, Franciela Lima, Franciele Alves de Lima, Francio Tegon, Gladis Caimi Pompermayer, Golvila Stefenos, Ilda Pilotti Scotton, Jairo de Vargas, Jean Correa, Lauro Kosvoski, Leonardo da Rosa, Loreno Brévia, Lourenço Pegoraro, Luciana Vignatti, Márcio dos Santos, Maria Baldasso, Mariluce Tansini, Marisa Guerini Del Ponte, Marise Gasperin Mortari, Nair Sosnoski,Natália Flores, Ola-vo Cusin, Osmar Zinker, Paulo Duda,Paulo Franzoi, Priscila Pertile, Rafael Fontanella, Rita de Cassia dos Santos,Rita de Cássia dos Santos, Roberta Genari, Rosali Fornazier, Sabina R. Cenci, Sídia Fontanella Caimi, Stella Giacomelli, Suzane Colau, Valdemar Schenatto, Valmor Zandonai, Vanessa Car-raro, Vinícius Carraro, Golvila Stefenon, Mariluci Tansini, Golzila Stefenon, Dorival André Minusculli.

Dia 23/10 Adelar Somacal, Alda Mezzaroba,Anaci Maria Salton, Brígida Paludo, Carlos Piccoli, Catiane Mos-si, Celso M. De Rossi, Clademir Valenti, Cristiane Carraro, Daniel Balestrin, Darci Luiz Locatelli, Davi Fleck, Edson Benincá, Eliane P. dos Santos, Eliza Di Bernardo, mily Cas-tagnetti, Félix Minuzzi,Graciane Baldissarelli, Gustavo Ri-gon, Hermelindo Somensi, Inácio Fabrichacki, Isabel S. de Toni,Ivani C. Tomasi, Ivanir Cristofoli, Izabel de Toni, Jacyr Fernandes de Aguiar, José Gildo Pereira Dias, Julio de Oli-veira Gomes, Loreno Dal Sasso, Luis Carlos Minussi, Luiz Antonio Lazzari, Maria Aparecida Ramos, Maria Spader Callegari, Mário Pavi, Nadir Casagrande, Natanael Valduga, Nelson Zortéa, Patric Fontanive, Raquel Provensi, Renato Rizzana, Rita Romman Cansi, Rosiani Subtil, Sadi Zaccaron, Samara Rodrigues, Tatiele Somera, Valdecir Pecin,

Dia 26/10 Adairton Eugenio de Souza Conteratto, Alda Maria Bircke, Alexsandro Canal, Ana Aurélia Vieira, Ancila Balestrin, Aquilino G. Soares,Arnaldo da Silveira, Cé-sar Luiz Pretto, Cristina Menegotto, Deise Piacceta, Deocli-des Dal Pian, Elias Negri, Elmo Guedes Dias, Eloisa Maria Orso, Fátima Milani, Geni Tasca, Henrique Trevisan, Ivani Meassi Boroto, Ivone Carraro, Ivone Maria C. Romagna, Janete Martineli, Janete Olieira Almeida,João Ferri, Jorge Junior, Kátia Agnoletto, Laudete Manara, Leda Gasperin, Leonilda Andrade de Paula, Lourdes M. De Bacco, Luís C. Sberse, Luiz Alberto Benvenutti, Mariza Ross, Michele Gu-glielmin, Natália Zan, Nédio Piletti, Neusa Virgínia Paim, Nilson Baú, Paulo Rogério F. Cardoso, Rafael Ruchel, Sir-lei Trentin, Valéria Bertolini, Vilson Dall’Oglio, Volmir Ca-gol.

Dia 27/10 Alcides Paludo, Alexandro Zanetti, Alu-des Paludo, Ana Dall Pizzol, Andre Carlos Da Ré, Angelo Daltoé, Antonio Luiz Morani, Aquilino Dal Más, Babi Mô-naco, Cesar Augusto Da Ré, Dalcir Menegotto, Daniel De Toni, Edino Beltrami, Elisete Eckhardt, Everton Zanella, Fernanda Czarnobay, Fernando Bandeira, Fernando Matue-la, Geadis Soares Morales, Geonilse Pedrekoski Apolinário, Gilberto Zandoná, Iduino Toniolo, Ilva Moro Cainelli, Inês Berto Zambon, Janes Alves, Julian Barro, Lino João Ferranti, Luiz Casagrande, Maicon Invernizzi, Mairi Bortolini, Marcos Sasso, Mercedes Fracasso Menoncin, Neri da Luz, Nestor Bridi, Neusa Maria Bolezina Braido, Renato Ferreira Cortes, Roberto Barbosa, Rosana Carlet, Rosangela Piccoli, Roseli Santana Cyis, Rudimar Alberti, Samoel Santarosa, Sandra Dominski, Silvane Panizzi, Vanderlei Hermes.

Dia 28/10 Adriano Mejolaro Pietrobon, Ana Andre-olla Postal, Anadir Fiorentin, Andre Guillamelau, Angelica Cambruzi, Angélica Giordani, Antônio Rebello, Arielson Omizzollo, Bruna Tessaro, Claudiomiro Boch, Cleci S. Lar-gura, Diovira Francio Donadel, Elisabete Oliveira, Ema-nuelle Mazzochin, Enizio Nicaretta, Ernani Cousandier, Ernani Rodrigues, Fabiana Biasotto, Francieli Caron, Ga-briel Tumelero, Geni L. Martins, Ineiva Sperotto da Silva, Irdes Trevisan, Isabel Dalmolin, Ivani Forratti, Ivanir Dal Magro, Ivone Bondan, Jamiele Flamia, Laura Casinelli So-macal, Laura Salvini, Lilian Lemos, Lilian Menoncin, Luan Mauricio Alessi, Luciana Correa, Luciano N. Fernandes, Luís Fernando Hoffmann, Luís Geremia, Maikel Comiotto, Maria Cislaghi, Mário Lazarotto, Naiara Pinto, Narciso Rui, Neide Fantin Scalco, Neuza da Silva Romagna, Nilo Chesini, Olir Bruschi, Orestes Pertele, Osmar Gonçalves, Platão Motta Signor, Rosecler Gonçalves, Roxana Shelen Laikowski, Sil-vana Bischoss, Silvana Formentini, Silvia Ravanello,Valdir Roman, Valéria Scussel, Vanda Detoni, Vitorino De Toni, Joviane Pastorello.

Dia 24/10 Acássio de Lima,Ademar Rodrigues, An-dréia Faccin,Antonio de Morsi, Argeni Tartaro, Arlindo Carraro,Bruna Vieira Santin, Cleusa de Jesus Teixeira Pedro, Clóvis Sandrin, Daniel Baptistello, Eduardo Donida, Èlvide Casanova, Ernesto Piletti,Felipe Rigon, Fernando Salvatti, Fiorentina Zanotto,Inete Grapiglia, Iraci Fittareli, Jacó Luiz Licks, Juraci dos Santos Silva, Leunir Rosa, Luís Scotton, Ma-ria Fátima Schenatto, Marlene Gehlen, Michele Panazzolo, Natacha B. Toniazzi, Neura Zortéa, Orestes Spadari, Raul Trevisan, Rodrigo Cavalett, Rosalia Panno, Rosane Barbosa, Rosane Gugel Zortéa, Tânia Camerini, Terezinha L. Bor-toncelo, Valdecir Luís Bianchi, Valmir Kuczkizski, Wanir De Carli, Clari Trentin De Boer

Dia 28/9 Gabryel, filho de Nayara da Silva Medeiros e Lucian Cardoso; Heloísa, filha de Carina Benvenutti Pasin e Marcos Antônio Pasin; Vitória, filha de Caroline Antunes Chu-quel e Egon Henrique Ortiz; Victor Samuel, filho de Cristina Schleder e Lúcio Flávio Charão; Inácio, filho de Rosilei Dalpo-zzo e Vanderlei Bordignon; Vicente, filho de Raquel Schmidt e Leonardo Boaro; Laura, filha de Patrícia Salini e Fábio Marco-lin; Lívia, filha de Suelen dos Santos e Edino Gilioli; Dia 2/10 Arthur, filho de Maria de Fátima Alexandre

e Valdir Miranda da Silva; Ana Clara, filha de Eliane Tere-sinha Sartori e Deives Ubiratan Krugel; Júlia, filha de Carla Hammerschmidt e Daniel Zwirtes; Yasmin, filha de Deni-se de Azevedo Liell e Ricardo Liell; Kaiani, filha de Taís Hennika e Marcos Piccoli; Yago, filho de Adriana Márcia L de Oliveira e Maurício Cordeiro;

Dia 3/10 Nícolas, filho de Andressa Moreira Carva-lho e Cristian de Almeida Agostini; Miguel, filho de Magda Cristiane Costa de Souza e Cristiano Hilha Costa;

Dia 25/10 Alceu Arnort, Aline Benedetti, André Fe-lipe Lovison, Atilio Sebastião Rossatto, Clarice de Fátima Barbieri, Clarinda Maria Roshieski, Daiana Postal, Daniel V. Pigatto, Darcília Graselle, Dariana Postal, Edgar Carvalho, Evandro Perusso, Fernando Casagranda, Flavio Bianchi, Ge-lina Lavandoski, Gladimir Valenti, Irno Scussel, Itacir Mar-tins, Ivalino Civardi, Ivalino Dalmas, João Manfredini, José

Aniversários

Nascimentos

Agenda

ho

je

EventosPetlloween e Aniversário da Clínica Veterinária São Francisco de AssisLocal: Pátio do CTG Laço VelhoHorário: a partir das 9hAtrações: brechó, feira de adoção, desfile à fantasia com premiação, show de adestramento e agilityInformações: (54) 2621.5913

Centenário do Santuário de Nossa Senhora do rosário de Pompéia e chegada dos seminaristas passionistasLocal: missa na Igreja Matriz e após, almoço no salão paroquial, em Pinto BandeiraHorário: a partir das 9h

Datas EspeciaisDia de Santo Antônio de Santana Galvão | Dia do Den-tista Brasileiro | Dia do Sapateiro

am

an

2 Sábado, 24 de outubro de 2015Programe-seCaderno

Dia 29/9 Ângelo, filho de Giceli Imperatori Balbi-not e Leonarto Balbinot; Davi, filho de Catiane Damian e Alisson Fernandes; Sanchieille Kefi Segara, filha de Kyfna Dessosiers e Sergo Exina; Laís, filha de Morgana Perin e Evandro Luis Demari; Inácio, filho de Jaqueline Olga Ber-tolini e Vinicius da Silva Oliveira.

Dia 1/10 Mikael, filho de Rosana de Almeida Dutra e Maicon Schiavenin; Alícia, filha de Letícia Borges e Alce-

Alberto Cavalet, José Cláudio Zatt, José Moschetto,Jurema Lucietto, Laura Alba, Lindomar Finatto, Lúcia Larentis, Luciane Marchiori, Lucio De Toni, Marcio Soares, Maria Felipon Somensi, Nelson José Kroth, Nelson Kroth,Nero Ivo Friedrich, Olivio Rigatti, Otacílio Riboldi, Pablo Delara Rosa,Ramon Longhi, Regina Cenci, Simone de Toni, Stella Maris Zilio, Vanir Fracalossi.

mar Flores da Silva; Felipe, filho de Carmen Girelli e Mar-cos Misturini; Helena, filha de Caroline Romagna e Luiz Carlos Coelho Winck; Eduarda, filha de Alciona Ineia de Almeida e Pulo Henrique S. de Almeida; Alice, filha de Carla Adriane Herzog e Marciano Fracalossi; Larissa, filha de Daniela Castoldi e Rodrigo Lemos Julian;

Page 3: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

SocialSábado, 24 de outubro de 2015 3

Dia Mundial do Macarrão

Em comemoração ao Dia Mundial do macarrão a Orquídea pre-para um evento especial, o Food Party – Orquídea. A ativida-

de gastronômica que unirá food trucks e wine bar, ocorrerá das 18h30min às 24h, na Via Del Vino, neste sábado, 24. Confira!

Mostra de Artes Visuais

A XI Mostra de Artes Visuais “Cores e Formas” realizada pe-la Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AA-PLASG) conta com 43 obras de artistas do município e esta-

rá exposta no Salão Nobre da prefeitura até dia 27 de outubro. Todos podem visitar!

Globais na Sparkling

Os atores Thiago Rodrigues e Tu-lio Dek participarão da Sparkling Night Run, neste sábado. A equi-

pe da AYÓ filmes vem à Ser-ra Gaúcha para gravar um piloto do Programa Confraria, que será apresentado para o Canal Globo-sat. A direção geral do programa conta com o comando do ator e

diretor Raoni Carneiro.Caroline PandolfoColunista [email protected]

Caderno

Luiza Cavalet Lucchese, comemorou seu aniversário de 7 anos na Allegria Festa no último dia 03 de setembro. Os pais Alex e Daniela parabenizam a pequena

Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Valmir e Cecília Ballerini; Darcisio Bombana e Monichara Marinello; Eugênio e Neusa Spadini, festeiros da 10ª festa em honra a Nossa Senhora do Rosário, bairro Progresso. A celebração também foi marcada pela inauguração da Igreja, uma conquista da comunidade

Arquivo pessoal

Cleunice P ellenz

Page 4: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

4 Sábado, 24 de outubro de 2015Social

A Casa da Amizade promove a 6ª edição do Jantar Elas nas Pa-nelas. O evento ocorre neste sábado, 24 de outubro, no Clube Botafogo, a partir das 20h. A instituição liderada por Líria Fo-resti é formada por rotarianas da cidade engajadas em ações

que beneficiem diversas entidades. Para a noite de festa a ani-mação ficará a cargo do Musical Zabadak e quem assina o car-dápio é o Buffet Fenachamp, com uma diversidade de pratos

deliciosos. Ingressos R$ 60 por pessoa.

O casal Leandro e Raquel Weber, com a pequena Manuela, prestigian-do a festividade em honra a Nossa Senhora do Rosário

Elas nas Panelas

Caderno

Palestra com Rui Quintans, promovida pela Transulcred e com o apoio do Sindibento, Fetransul e Cecred, contou com as presenças de Solange Zardo, Cordenadora da Transulcred; Ronie Constantino, Analista de Produtos e Negócios do Grupo Cecred; Ruy Quintans, Palestrante; Elizangela Kaminski, Diretora Executiva da Transulcred; Cleimar Luis Sfredo, Presidente do Sindibento e Nelson Maragno,Diretor de Operações da Transulcred

Divulgação

Cleunice Pellenz

A graciosa Gabriela Brandão Prates comemorou com muito entusiasmo a passagem de seus 5 anos numa linda festa no La Verbena, no último dia 03. Seus pais Rosimar e João Elias e a mana Eduarda encheram a pequena de mimos

Merlo Fotografias

Page 5: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

SocialSábado, 24 de outubro de 2015 5

Compartilhando Vivências

Descobrir potencialidades e desfrutar de momentos agradáveis são objetivos da press trip promovida pelo município de Fagundes Va-

rela e pela BellaFesta. A atividade ocorre no dia 7 de novembro, quando a cidade oferece uma programação especial de integração, interação, gastronomia típica, alegria e lazer. Outras informações

pelo telefone (54) 9624-0980.

Degustação de Vinhos

O Hotel Villa Michelon, integrando a programação da Estação Prima-vera em Bento, realiza hoje, uma Degustação de Vinhos do Vale. O

evento, que ocorre das 18h30min às 20h30min, é gratuito e necessita de reserva antecipada. Informações pelo telefone (54) 2102.1800.

A antenada Patrícia Dal Mass, cliente fiel da grife Carmen Ste-ffens reuniu amigas, também fãs da marca, para um happy hour na sede da loja, em Bento. O evento foi regado a espu-mante e deliciosos petiscos em meio aos lindos looks apresen-tados pelas modelos Salete Agatti, Shaiane Ticz e Lais Berté. Os chinelos foram outro sucesso da noite, confirmando que mesmo o básico pode ser chique. Quem comanda a loja é a ga-ribaldense Aline Maziero, que posa na foto ao lado de Patrícia, Carmila Gialdi (E), Maria Helena Zortéa e Romilda Gialdi. Es-te promete ser apenas um dos encontros promovidos. No lan-çamento da nova coleção tem mais!

A Via Del Vino será palco para manifestações de fé e comunhão do povo evangélico, no sábado, 31. Entre as 9h30min e 17h, a As-sociação dos Ministros Evangélicos de Bento Gonçalves (ASME-BE) realiza um show de música gospel com diversos artistas reno-

mados. Outras informações pelo telefone (54) 8135.4110.

Show com Música Gospel

Caderno

Caroline Pandolfo

Carmen Steffens, sofisticação e bom gosto

A Equipe de Saúde da UBS de Santa Tereza em apoio à Campanha Outubro Rosa, realizará a palestra com o seguinte tema: Câncer de Mama e também será apresentado um teatro pela equipe da UBS. O evento será no dia 29 de outubro de 2015, às 19h e 30min, no salão paroquial. Após as atividades será servido um coquetel aos presentes

Divulgação

Page 6: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

6 Sábado, 24 de outubro de 2015Social

O Rotary Club Bento Gonçalves- São Francisco reúne empresas e cidadãos campeões para uma corrida por uma boa causa, a solida-

riedade. A atividade será realizada no dia 8 de novembro, das 15h às 18h, na Via Del Vino.

Mais informações pelo telefone (54) 9149.1438.

3ª Corrida Solidária

Caderno

Fotos Caroline Pandolfo

Arquivo Pessoal

Em pé Luciana Valduga e Roberto Carraro. Sentados: Rogério, Giulia e Remi Valduga prestigiaram o Grêmio em almoço festivo, na comunidade Progresso

Depois de um misto de ansiedade, felicidade e muita alegria, o ca-sal Rafael De Toni e Aline Winoski De Toni trocam alianças neste sábado. A cerimônia ocorre na Igreja Santo Antônio e após, os noi-vos recepcionarão os convidados no mais novo Espaço de Eventos Marco Luigi. O buffet será assinado pelo Restaurante Dalla Costa. A noiva realça ainda mais sua beleza vestindo um modelo Carlos Bac-chi. Cabelo e maquiagem serão de Jane Beauty

Nelson Zelbrasikowoki presidente da Braspol e a esposa Inêz, duran-te o Jantar Polonês recentemente realizado na comunidade Licorsul

Page 7: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

O Hotel Villa Michelon foi o local escolhido para o encontro da turma de 1955 do Curso Técnico em

Contabilidade do Colégio Aparecida. O momento, mais que especial, aconteceu no último domingo, 18 de outubro. Essa foi a primeira turma a ser formada no escritório modelo Félix Faccenda que serviu co-

mo padrão para o restante do Brasil.

Dos 16 formandos, sete estiveram presentes: Hilá-rio de Souza Magres, Almiro Bartolomei, Eduardo Cousandier, Aquilino Cainelli, Moysés Luiz Miche-

lon, Harry Accorsi e José Fontanive. Também pres-tigiaram o encontro os professores Pedro Paulo Za-natta e Emir Farina e Jurema Milan Zottis, filha do paraninfo da turma, Angelo Milani. A diretora do Colégio Aparecida, Sília Pagot Marodin, também

prestigiou o evento.

O Farina Park Hotel, integrando a programação do Prima-vera em Bento, apresenta no dia 24 de outubro, o Ciclo de

Cinema. O evento, que inicia às 18h30min, além de apresen-tar uma sessão de cinema, reserva um período para debates sobre o tema e, após, é servido um jantar temático (valores

sob consulta). Informações (54) 3458.7033.

Ciclo de Cinema

SocialSábado, 24 de outubro de 2015 7Caderno

Arquivo Pessoal

Caroline Pandolfo

Fotos Arquivo Pessoal

Merlo Fotografia

Parabéns Brigida Stello Paludo, pela passagem do seu aniversário, no dia 22 de outubro, quando comemorou junto a seus familiares e amigos, 80 anos

Diego Gehlen e Cláudia Pinto brindaram a nova sede da fábrica DuoMobile Móveis Planejados, empresa da qual Diego é sócio-diretor, inaugurada recentemente

Degustação de Biscoitos

Valorizando os sabores do Vale, o Hotel Villa Miche-lon realiza também uma degustação de biscoitos nes-te sábado, 12. O empreendimento em destaque será

a Biscotteria Itallinni, que apresentará suas delícias. A atividade ocorre entre às 18h30min e 20h30min. In-

formações pelo telefone (54) 2102.1800.

Encontro Especial

Page 8: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

8 Sábado, 24 de outubro de 2015Social

Deck BarBar, pub, restaurante. Tudo em um só lugar. O Deck Bar e

Restaurante, inaugurou recentemente e já é uma das preferên-cias dos bento-gonçalvenses. Ambiente agradável, música ao vivo, excelente atendimento e com um diferencial, aberto to-das as segundas. O novo pub da cidade conta com um car-dápio variado e muito saboroso, além de diversas opções de

cerveja artesanal, vinhos, espumantes e destilados.

Uma noite de recordações! Assim foi comemorado os 60 anos de his-

tória do Hospital São Roque de Carlos Barbosa, que desde 2004, in-

tegra o Grupo Tacchini. Na oca-sião foram homenageados aqueles

que de alguma forma contribuiram ao longo dos anos para o desen-

volvimento da entidade. Entre eles destacou-se o arquiteto João Carlos Borss, vindo de São Paulo, especial-

mente para este evento, trabalhou 25 anos voluntáriamente desenvol-vendo e acompanhando o projeto arquitetônico da casa de saúde. A

gestora Irmã Maria Tereza Disseg-na, fundadora da entidade, e quem encontrou este singular profissio-

nal, foi lembrada com carinho por Borss. A confraternização foi pres-

tigiada por lideranças de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e região.

A oportunidade de vivenciar um concerto musical ao ar livre con-templando a belíssima paisagem e saboreando as delícias da culi-nária colonial italiana, ocorrerá durante o evento Concertos ao

Entardecer. Programe-se para o dia 21 de novembro, a partir das 19h30min, no Sítio de Lazer Zucchi, na Linha Eulália. Outras in-

formações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9993.6039.No sábado, 10 de outubro, aconteceu o encontro da família Conci, em Gravataí. No dia anterior alguns integrantes do grupo estiveram visitando a serra e aproveitaram para conhecer a Vinícola Aurora

Concertos ao Entardecer

Caderno

Divulgação

Marli Tumelero, Coodenadora Geral do Hospital Beneficente São Roque ( que recebeu homenagem em nome do Hospital São Ro-que, da Congregação São Paulo da Cruz); Irmã Rita Verônica Sch-mitt e Irmã Iracema Ferranti, que receberam em nome da Con-gregação São Paulo da Cruz - Irmãs Passionistas

Angelita Werner Berté; Marcos Grespan; Edson Carlos Zandoná, presidente do Conselho de Adminis-tração do Hospital São Roque fez a entrega da homenagem dos 60 anos do Hospital São Roque à Co-missão de Apoio ao Hospital São Roque; Eunice Tramontina; Lúcia Noal; Luciane Mecca; Maura Fer-nanda Bragagnolo Francescato; José Reni Andrioli e Alexandre Guerra

Fotos Caroline Pandolfo

Hospital São Roque 60 anos

Page 9: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

EspecialSábado, 24 de outubro de 2015 9

O tradicional Jantar da Anchova atraiu cen-tenas de convidados para o CTG Laço Ve-lho, no sábado, 17 de outubro. O evento se

diferencia pelo cardápio, que além da an-chova, conta com saladas diversas, risoto, batatas gratinadas, vinhos Aurora e, prin-

cipalmente, a dedicação de uma equipe em prol das entidades que necessitam. Este ano

quem será beneficiado é o Lar do Ancião, um espaço dedicado ao idoso, que apresen-ta um conceito aconchegante, aliando con-forto e segurança a entretenimento, saúde e bem-estar. A confraternização encerrou

com um animado baile e a apresentação da Banda Sextaneja atraiu todos a dançar.

No serviço do assado, o trabalho solidário da equipe do Lions Industrial comandada pe-lo presidente Marcelo Felippe (E)

Luci Grechi e Joel Rasera, Aléssio e Claudia Tomasi, com o pequeno Pedro Henrique

Os integrantes do Lions Industrial Natalicio Eduardo Hentz e Vinicius Lima, com o presidente do clube Marcelo Felippe

Sérgio e Fátima Moret, Rosangela e José Pertile

Hero e Maristela Soares, Plínio Mejolaro entre o casal Gir-cei e Valério Pompermayer

Itacyr Giacomello ao lado dos amigos Aldemiro Geremia e Ana Laura Costa

André Tumelero e Carina Lima, Francisco Poletto, Marco Antônio Fracalossi, Pau-la Del Ponte e Pedro Fracalossi

Confira a galeria de fotos completa www.jornalsemanario.com.br

Caderno

Fotos Caroline Pandolfo

Anchova: prato principal da noite beneficente promovida pelo Lions Industrial

Pensou móveis, lembrou Mejolaro

Uma homenagem

Page 10: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

Troca letras e forma palavras: Use um Caderno

Esse material é perfeito para trabalhar flexibilidade mental e outros aspectos cognitivos. Corra para confeccionar e

experimentar:

Carimbos de letras

Formando palavras com prendedores de roupa

FONTE: www.reab.me

Taise Agostini

[email protected]

Pedagoga, Pós Graduada em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia Clínica/Institucional

Como facilitar a leitura das crianças

O aprendizado é um processo complexo que exige um conjunto de pré-requisitos para que o indivíduo esteja preparado para assi-milar e usar o que lhe está sendo ensinado. Para iniciar a aprendi-zagem da leitura e da escrita, a criança precisa ter alcançado certo nível de desenvolvimento global, ou seja, físico, intelectual, afetivo e social. Outros fatores importantes são: a maturação, as experiên-cias passadas e a motivação.

Quando a criança está pronta para a alfabetização (leitura e es-crita) ela deve preencher certos requisitos, tais como:

* Aquisição de fatos, conceitos e significados.* Coordenação visomotora para a reprodução de figuras, recor-

te, colagem, desenho, cópia de seu próprio nome, do colégio e data.

* Coordenação auditivo-motora para execução das ordens con-tidas numa história.

* Discriminação e memorização visual para reconhecer diferen-ças e semelhanças.

* Capacidade de ouvir com atenção.* Discriminação auditiva para reconhecer o som das palavras

que rimam e completar com palavras adequadas.* Capacidade de pronúncia.* Habilidade de reprodução motora e gráfica de movimentos. Para não esquecer!A infância tem muitos detalhes e encantos. Atropelar o seu per-

curso provoca prejuízos que serão levados para toda a vida. Exer-citar a paciência, aguardando o momento oportuno para vivenciar todas as importantes fases da criança, é uma lição de sabedoria que pais e educadores necessitam aprender para respeitar.

Dicas de livros parapais e professores

Vozes

Brinquedo, linguagem e alfabetização

Seu filho esta com dificuldades para se alfabetizar? Entre em contato:

[email protected]

Alfabetização - Uma perspectiva humanista e

progressista

Stefânie Arca Garrido Loureiro

O que você gostaria de ler na próxima edição?

Mande sua Notícia feliz, fotos e sugestões para:[email protected]

Facebook: Taise Agostini

pais filhos&[espaço]

10 Sábado, 24 de outubro de 2015InfantilCaderno

Algumas palavras que você pode usar: MÃE – MÃO – PÃO – NÃO – CÃO – SÃO/ SAL – TAL – MAL – MEL – MEU – SEU – TEU – TER – SER

Vamos aprender a ler?

j

k n m

t

su

a

a

y

q

w

g

del x

y

q

wf

k

o

n

m

p

pt

s

sru

u

yii

ih

g

c

c

d

e

b bnnnq

je oooo

jee

jee oe

w

Page 11: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

Érica CimadonFonoaudióloga CRFa 9092/RS,

Esp. em Neuropsicologia (UFRGS) e em Neuropsicopedagogia e Educação inclusiva.

É muito comum pais procurarem atendimento fonoaudio-lógico para seus filhos devido à dificuldade na pronúncia do som “r” (r fraco)- som usado nas palavras “cadeira”, “pa-rede”. Quem não conhece o famoso personagem Ceboli-nha, da turma da Mônica? Ele é um exemplo de desvio fo-nológico especifico do fonema r. A aquisição fonológica obedece uma ordem de aquisição, conforme o quadro a seguir:

Portanto, aos 4 anos é esperado que o fonema r (r fraco) já esteja adquirido e automatizado na fala da criança. Substi-tuições ou omissão deste som não devem ocorrer após es-ta idade e podem acarretar, além de dificuldades na comu-nicação oral, problemas de escrita. Lembrando que a substituição do “r fraco” pelo “r forte” (exemplo: falar Larranja ao invés de laranja) também é uma alteração de fala e merece uma avaliação fonoaudiológica.

Érica CimadonFonoaudióloga, Esp. em Neuropsicologia (UFRGS)[email protected] 7688 e 8145 0520

Dificuldade na pronúncia do fonema “r”

Este é o Davi, um anjinho que tem iluminado os dias de seus pais Gustavo Duarte e Letícia Gonçalves

Manuela Weber, 3 anos, filha de Leandro e Raquel, durante festividade no bairro Progresso

Gabriel Reginatto acompanhou os pais Gilmar e Adriane na celebração em honra a Nossa Senhora do Rosário

Otávio Sassi Castiglioni completou 6 anos no dia 6 de outubro e recebeu o carinho dos pais Cleiton e Franciane, dos avós Idanir e Eva e do maninho Augusto

Os avós Idanir e Eva, os pais Cleiton e Franciane e o mano Otávio comemoram a chegada do Augusto no dia 27 de setembro

A princesinha Giovana, filha de Renata e Gilvane comemora com a família os presentinhos ganhos na passagem do seu aniversário, no dia 30 de setembro

Galeria da Criança

Filho de Rodrigo Biasi e Leandra Piccin, tem 2 anos e 6 meses e não estuda, fica com a titia Marisa.

Qual é a importância da família na sua vida? A família é tudo para mim, todos me amam muito e me ensinam tudo que sei.Quem são seus melhores amigos?Minha amiga Bianca e meus primos Eduardo, Arthur, Luiza e Pedro. O que você gosta de fazer?Brincar.O que você quer ser quando crescer? Igual ao papai.Qual é o seu sonho? Que o Jet venha entregar uma encomenda para mim.

Luiz Matheus Piccin Biasi

Busque sempre a criança dentro de você, descubra algo novo em cada

detalhe, aceite o amor e, como uma criança, sinta-se feliz a cada novo

amanhecer.

InfantilSábado, 24 de outubro de 2015 11Caderno

Cleunice PellenzFotos Arquivo Pessoal

Cleunice Pellenz

Arquivo pessoal

Você sabia que Angélica é o nome de uma flor que simboliza a inspiração?

Dália é uma linda flor originária do México e também significa “aquela que vem do vale”.

Esse nome é uma variação de Daisy, que em inglês significa “margarida”. Outra definição para Deise é “o olho do dia”.

Na mitologia romana, Flora era a deusa das flores, casada com Zéfiro, o deus do vento. E a união dos dois simbolizava a renovação causada pela primavera!

O significado de Iolanda é simples e bonito: “flor de violeta”.

O nome Lilian é inspirado na palavra latina para de-signar o lírio, flor que simboliza a pureza.

Primavera: nomes para bebês

Page 12: 24/10/2015 - CadernoS - Edição 3.176

Fonte: horoscopovirtual.uol.com.br

Áries • (21/3 a 20/4)

O sábado pede introspecção e contemplação aos arianos. É um dia importante para obser-var as suas atitudes emocionais e buscar melhorias. A fé e a per-cepção do que é sagrado para você são muito importantes.

Touro • (21/4 a 20/5)

Um momento para refletir sobre o valor da amizade, tau-rino. O dia enfatiza as questões subjetivas e emocionais. É um bom momento para atividades culturais, sociais e criativas.

Gêmeos • (21/5 a 20/6)

Reflita sobre o significado de realização para você. É um dia importante para a obser-vação do que tem ocorrido em termos profissionais. Cuidado com a tendência ao sentimen-to de culpa e comportamento de vítima.

Câncer • (21/6 a 20/7)

A Lua está em Peixes, esti-mulando a imaginação e inspi-ração dos cancerianos. É um dia importante para você re-cuperar energias, descansar e observar atitudes. O momento estimula o seu desenvolvimento emocional e espiritual.

Leão • (21/7 a 22/8)

Hoje devem ser evitadas ne-gociações importantes, leonino. O dia enfatiza a percepção sub-jetiva e os seus sentimentos. Não é um momento favorável para investimentos; observe mais as suas atitudes.

Escorpião • (23/10 a 21/11)

Cuidado com a tendência às falsas expectativas emocio-nais. O dia é importante para estar mais em contato com os seus sentimentos e sen-sibilidade. Tendência a um comportamento saudosista e fantasioso.

Virgem • (23/8 a 22/9)

A Lua está no setor de rela-cionamentos e parcerias virgi-nianas. O dia é importante para compreender suas atitudes emo-cionais nos relacionamentos. Cuidado com a tendência a um comportamento de mártir ou de vítima.

Libra • (23/9 a 22/10)

Um dia muito importante para o bem-estar e a qualida-de de vida. Observe como as emoções influenciam no seu organismo. É um dia interes-sante para projetos criativos e apaixonantes.

Sagitário • (22/11 a 21/12)

As demandas da família podem estar demasiadas aos sagitarianos. É um dia em que você prefere estar mais só ou na companhia de pessoas ínti-mas. Um bom momento para observar o que precisa ser apri-morado.

Capricórnio • (22/12 a 20/01)

O dia contém uma energia muito sensível e emocional. É um momento em que a lógica racional não explica as situa-ções. Um dia importante para ouvir mais a intuição, capricor-niano.

Aquário • (21/01 a 19/02)

Hoje devem ser evitados ne-gócios, porque a Lua está fora de curso. É um bom dia para refletir sobre os seus valores mais significativos. O desenvol-vimento de potenciais criativos está estimulado.

Peixes • (20/02 a 20/03)

A Lua está fora de curso em seu signo a maior parte des-te sábado. O dia privilegia as questões emocionais, subjeti-vas e espirituais. Cuidado com a tendência a um excesso de idealização e expectativa.

Missão impossível - Nação Secreta SALA 3Seg/Ter/Qui 19:00 21:30 Qua/Sex/Sáb/Dom 16:30 19:00 21:30

Carrossel - O filme SALA 2Seg/Ter17:00 Qua/Sex/Sáb/Dom 15:00 17:00

L’América Shopping

Horósc poNovelas

SEGUNDALuciana e Sueli lamen-tam a demissão de Jorge por conta dos boatos es-palhados na internet. Ro-drigo alerta Roger sobre o comportamento com Lívia. Vilma se aproxima de Uodson e Ciça sen-te ciúmes. Lívia discute com Luciana por causa de Nanda. Tainá e Cami-la pedem a Henrique que revele a verdade sobre o falso namoro.

HOJERomero não consegue fazer mal a Atena. Nora e Nelita saem juntas da clínica. Belisa não aten-de ao telefonema de Gi-bson. Atena é perdoada e ingressa no crime or-ganizado. Belisa chega ao Morro da Macaca e Dan-te garante a Nora que en-contrará a ex-namorada. Juliano procura Tóia.

QUARTARodrigo pede ajuda a Ciça para reatar o na-moro com Luciana. Nanda se afasta de Ro-ger e diz que gosta de Filipe. Bia repreende Nilton por não cumprir a promessa às crianças. Marina desabafa com Rubem. Jorge procura um novo emprego. Ci-ça não gosta da cum-plicidade entre Vilma e Uodson. Alina ouve quando Roger confes-sa a Glauco que beijou Nanda novamente.

TERÇAJuliano inventa para Tóia que está namorando Beli-sa. Romero decide instalar Ascânio em sua cobertu-ra para provocar Atena. Juliano cede às investidas de Belisa. Alisson e Nin-fa constroem sua casa e se afastam de Merlô. Tina e Oziel ficam juntos. Rui desabafa sobre seu casa-mento com Oziel.

QUINTAJuliano e Zé Maria con-seguem se defender dos capangas, e o lutador não desconfia da armação do pai. Zé Maria convence Juliano a deixar o Rio de Janeiro. Vavá e Duda fi-cam juntos, e Nenenzi-nho descobre. Domingas recebe flores de um admi-rador secreto.

SEGUNDAAtena revela para Rome-ro que agora faz parte da facção criminosa. Orlan-do aconselha Lara a se afastar dele. Dante pede ajuda a Juliano para en-contrar Belisa, sem sa-ber que o lutador está abrigando sua namora-da. Tóia pensa em Julia-no. omero expulsa Atena de sua casa.

TERÇAUodson se incomoda com os elogios de Beto e Glau-co a Ciça. Ciça compartilha ideias com Pedro e a nova banda. Jéssica inventa bi-lhetes de amor para unir Nanda e Filipe. Uodson so-fre com o amor não corres-pondido por Ciça. Nanda encontra o suposto bilhete de Filipe e comemora com Jéssica. Filipe não recebe a mensagem, que acaba fi-cando com Pedro.

QUINTAPedro se declara para Luciana. A voz de Clei-ton faz sucesso com os integrantes da ban-da. Uodson decide fa-zer passeios turísticos comandando uma char-rete. Rodrigo questiona Ciça sobre sua conversa com Luciana. Ciça exi-ge que Luciana seja mais convincente com Rodri-go. Luan pede que Alina pare de provocar Lucia-na. Nanda se recusa a fi-car perto de Filipe e Jés-sica se preocupa.

QUARTABelisa culpa Orlando por sua internação na clíni-ca psiquiátrica. Claudine se declara para Felicia-no e afirma sentir ciúme de Nora. Nelita aconse-lha Belisa a não enfrentar Orlando para não retor-nar à clínica. Adisabe-ba descobre que Ninfa e Alisson planejam abrir uma boate.

SEXTARomero e Tóia são man-tidos como reféns. Be-lisa pede que Juliano a ajude a desmascarar Or-lando. Atena avisa a Tio que cumpriu sua mis-são com Faustini. Ro-mero protege Tóia de um dos bandidos, mas acaba atingido por um tiro.

Regra do Jogo (21h)

Malhação (17h)

12 Sábado, 17 de outubro de 2015EntretenimentoCaderno

Cine 2D - QuartaR$ 8,00Cine 3D- QuartaR$ 12,00Pr

omoç

ões

Atividade paranormal: Dimensão fantasma 2d

1h30min/Terror - 12 Anos| SALA 1

Qui/Sex/Sab/Dom/Qua14h Legendado18h30min DubladoSeg/Ter15h

SALA 1 - 3DQui/Sex/Dom/Qua16h Dublado21h LegendadoSÁBADO HORÁRIO ESPECIAL17h Dublado

Seg/Ter17h45min/20h Dublado

Peter Pan (3D)

1h50min/Fantasia- Aventura/12 Anos/Dublado| SALA 2

Seg/Ter15h/18h/20h Dublado

Sábado horário especial14h/20h

Qui/Sex/Dom/Qua14h/18h30min

Vai que Cola - O Filme

1h40min/Comédia/12 Anos/Nacional| SALA 1

Qui/Sex/Sab/Dom/Qua16h/21hSeg/Ter20h

Quarteto FantásticoSALA 2Todos os dias 19:00 21:00

Divertida-MenteSALA 3

Ter/Qui16:30Seg/Qua/Sex/Sáb/Dom 14:30

Jurassic World - O mundo dos Dinossauros SALA 1Seg/Ter/Qui16:40 19:00 21:20 Qua/Sex/Sáb/Dom 14:20 16:40 19:00 21:20

Shopping Bento

3915: 01-18-68-79-80

1274: 01 -03 -07 -08 -10-11 -12

13 -14 -15-18 -19 -20 -22 -25

05016

1º - 68339

2º - 25471

3º - 77276

1º 02-07-08-12-22-32

2º 14-15-18-30-34-45

1753: 08-15-29-35-45-54 793: 12-25-27-36-62-69-80

Time do OLARIA/RJ

1430:

4º - 59805

5º - 43737

1600: 02 -05 -13 -14 -26-33 -42

50 -58 -59-65 -67 -70 -73

74-77 -84 -94 -95 -98