29 e 30 de ajunhoctos teatro-estúdio 21h30 urbanos antónio … · 2018. 7. 1. · urbanos...

2
Direcção e Encenação Joana Sabala Texto e dramaturgia Sarah Adamopoulos (a partir de ideias e processos em criação colectiva) Com Afonso Pinto, Ana Rita Ferreira, Carolina Vargas, Clara Simões, Cristiana Francisco, Daniela Monteiro, Francisca Paiva, Francisco Tuhtenhagen, Helder Silva, Íris Pitacas, João Monteiro e Madalena Raimundo. Desenho e operação de Luz Sandro Esperança Design Gráfico Alice Prestes Cenografia Catarina Pé-Curto 29 e 30 de Junho 21h30 ACTOS URBANOS Teatro-Estúdio António Assunção (Almada) ESTREIA | MAIORES DE 16 ANOS «Ser da mesma criação é ser do mesmo tempo e do mesmo lugar, é ser das mesmas pessoas e das mesmas primeiras descobertas, é ser dos mesmos primeiros caminhos, dos mesmos primeiros sabores, das mesmas primeiras piadas, dos mesmos primeiros terrores. Dos mesmos primeiros horrores e ter sobrevivido.»

Upload: others

Post on 03-Mar-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 29 e 30 de AJunhoCTOS Teatro-Estúdio 21h30 URBANOS António … · 2018. 7. 1. · URBANOS Teatro-Estúdio António Assunção ESTREIA | MAIORES (Almada) DE 16 ANOS «Ser da mesma

Direcção e EncenaçãoJoana Sabala

Texto e dramaturgiaSarah Adamopoulos(a partir de ideiase processos emcriação colectiva)

ComAfonso Pinto, Ana Rita Ferreira, Carolina Vargas, Clara Simões, Cristiana Francisco, Daniela Monteiro, Francisca Paiva, Francisco Tuhtenhagen, Helder Silva, Íris Pitacas, João Monteiro e Madalena Raimundo.

Desenhoe operação de LuzSandro Esperança

Design GráficoAlice Prestes

CenografiaCatarina Pé-Curto

29 e 30 de Junho21h30

ACTOSURBANOS

Teatro-EstúdioAntónio Assunção

(Almada)ESTREIA | MAIORESDE 16 ANOS

«Ser da mesma criação é ser do mesmo tempo e do mesmo lugar, é ser das mesmas pessoas e das mesmas primeiras descobertas, é ser dos mesmos primeiros caminhos, dos mesmos primeiros sabores, das mesmas primeiras piadas, dos mesmos primeiros terrores. Dos mesmos primeiros horrores e ter sobrevivido.»

Page 2: 29 e 30 de AJunhoCTOS Teatro-Estúdio 21h30 URBANOS António … · 2018. 7. 1. · URBANOS Teatro-Estúdio António Assunção ESTREIA | MAIORES (Almada) DE 16 ANOS «Ser da mesma

UMA CRIAÇÃO SEM PINÇAS

A família: coração profanado da sociedade, apesar de sempiternamente sacralizado, como se não fosse o palco das primeiras relações de poder e dos primeiros horrores, de que a maioria nunca mais recupera. Núcleo doente, por melhor, mais “normal”, mais são que pareça. Foi este o tema que, até certo ponto do processo de modo inconsciente, quisemos trabalhar, partindo da experiência e da memória (ou das suas representações) do que é ser irmão.

Muito depressa vimos a palavra fraternidade, tão virtuosa, a desaparecer, engolida por toda a sorte de sentimentos menos nobres, logo abafados pela culpa. Aos poucos, enquanto construíamos o que ainda não sabíamos bem o que era, tacteando nos nossos espíritos e corpos, a família foi surgindo no espectro largo de aparições em que é pródiga – omnipresente. E vários problemas, transversais às gerações, se instalaram no processo criativo – por não ser possível contorná-los, por desejo de os expor, para os conjurar.

Teatro societal, Criação revisita tempos e problemas que persistem, não sem trágico mistério, nem sem revolta, nas famílias actuais, e põe em cena a pedofilia, tantas vezes exercida no seio da família, ou na sua proximidade, com o consentimento calado de todos. O lugar que devia cuidar e proteger, agride e abusa, expondo a miséria moral que se oculta nas traseiras das casas, promiscuamente contíguas a outras casas, ao lado das couves e das galinhas. Mas não só, porque seria impossível falar de miséria sem falar de desigualdade e de injustiça social.

Uma criação sem pinças.

facebook.com/actosurbanos | instagram.com/actosurbanos | actosurbanos.wordpress.com

Casa Municipal da Juventudede Cacilhas – Ponto de Encontro

TeatroExtremo

AgradecimentosProdução

Reservas: [email protected] | +351 965 044 016; +351 962 215 929

ALMADACÂMARA MUNICIPAL

Apoio