2º passeio pedestre obeta 2009: por terras de monfurado ... · exterior de 114 metros, deve...

3
2º Passeio pedestre Obeta 2009: Por terras de Monfurado, Évora Nova Data de Realização: 29 de Março (Ultimo Domingo Março) Hora do encontro: 11 H Local de encontro: Valverde Extensão Percurso: 10 a 12 km Duração : 4 h Dificuldade : 2 (De 0 a 5) Pontos de interesse: Valverde, Albufeira de Nossa Senhora da Tourega, paisagem de montado, prados floridos, diversos monumentos megalíticos e vestígios arqueológicos. Breve descrição: Caminhada no Alentejo, na zona da serra de Monfurado, a leste de Évora. Iremos passear pelos campos e montados, que nesta altura do ano, com o advento da Primavera, constituem um autêntico festival de cores, devido á presença de inúmeras flores silvestres. Visitaremos a Albufeira de Nossa Senhora da Tourega, podendo observar aí os vestígios arqueológicos de uma antiga Villa Romana. Passaremos também no Castelo do Giraldo e na Anta do Zambujeiro. O passeio não terá qualquer dificuldade, será circular tendo como centro a aldeia de Valverde. Onde a Aventura Começa…

Upload: lamkiet

Post on 10-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2º Passeio pedestre Obeta 2009: Por terras de Monfurado, Évora

Nova Data de Realização: 29 de Março (Ultimo Domingo Março)Hora do encontro: 11 HLocal de encontro: ValverdeExtensão Percurso: 10 a 12 kmDuração : 4 hDificuldade : 2 (De 0 a 5)

Pontos de interesse: Valverde, Albufeira de Nossa Senhora da Tourega, paisagem de montado, prados floridos, diversos monumentos megalíticos e vestígios arqueológicos.

Breve descrição: Caminhada no Alentejo, na zona da serra de Monfurado, a leste de Évora.Iremos passear pelos campos e montados, que nesta altura do ano, com o advento da Primavera, constituem um autêntico festival de cores, devido á presença de inúmeras flores silvestres.Visitaremos a Albufeira de Nossa Senhora da Tourega, podendo observar aí os vestígios arqueológicos de uma antiga Villa Romana.Passaremos também no Castelo do Giraldo e na Anta do Zambujeiro.O passeio não terá qualquer dificuldade, será circular tendo como centro a aldeia de Valverde.

Onde a Aventura Começa…

Alguns locais de interesse a visitar:

6- Povoado Proto-Histórico da Coroa do Frade

Estrutura fortificada proto-histórica de planta ovóide alongada, orientada Este-Oeste, atribuída ao período do Bronze Final, época em que se regista o principal núcleo de cerâmicas brunidas com decoração incisa de cariz geométrico.

7- Anta do Pardieiro/Provença

Estrutura funerária de pequenas dimensões, sem vestígios de corredor. Possivelmente proto-megalítica.

8 -Castelo de Giraldo

Estrutura fortificada proto-histórica geralmente atribuída à época do Bronze, mas com presença de diversos períodos de ocupação atendendo aos materiais recolhidos pelas campanhas de escavação de Afonso do Paço (1960/61, 1971/72). A actual muralha de planta sub-circular, com um perímetro exterior de 114 metros, deve pertencer ao período de ocupação medieval.A mais antiga referência que se conhece ao Castelo de Giraldo data do início do séc.XV, já então identificada como fortificação ligada à presença do guerreiro que conquistou Évora aos muçulmanos em 1165

Onde a Aventura Começa…

9 - Anta Grande do Zambujeiro

A mais alta estrutura funerária megalítica da Europa. Os sete esteios da câmara atingem 6 metros de altura. Apresenta corredor longo e orientado a nascente que, tal como a câmara, era coberto com tampas monolíticas. Toda a estrutura funerária estava originalmente oculta no interior da mamoa - enorme colina artificial com cerca de 50 metros de diâmetro, constituída por compactação de pedra miúda e terra e que ainda hoje envolve parcialmente a estrutura pétrea.

13 - Villa romana da Tourega

Conjunto arqueológico que corresponde à área das termas de uma villa, identificado pela primeira vez, no séc. XVI, por André de Resende. As termas, que foram varias vezes remodeladas desde o séc. I até ao séc. IV, eram constituídas por um edifício com salas e tanques com banhos frios e quentes, com os respectivos sistemas de aquecimento e um grande tanque de armazenamento de água.A villa, de que se não conhece a restante área habitacional, situava-se perto do itinerário que ligava Ebora a Salacia (Alcácer do Sal). Pertenceu, no início do séc. III, ao senador Quinto Júlio Máximo, como consta de uma lápide funerária actualmente no Museu de Évora.

( Fotos e textos recolhidos do Web Site da Câmara Municipal de Évora )

Localização do Evento:

Onde a Aventura Começa…