30219 - acea - jornal - janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · de repente, num instante fugaz, as taças...

6
Ano IV - Nº 32 - Janeiro de 2014 - Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF IMPRESSO De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás. De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR. De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver. De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida. De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida. De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece. FELIZ 2014!!

Upload: others

Post on 11-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 30219 - ACEA - Jornal - Janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano

Ano IV - Nº 32 - Janeiro de 2014 - Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

IMPRESSO

De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho fi cou para trás.

De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante

anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam

e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração:

PAZ E AMOR. De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só

Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só

canção, um só hino, o hino da liberdade. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se

do futuro venturoso, de como é bom viver. De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida.

De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida.

De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece. FELIZ 2014!!

Page 2: 30219 - ACEA - Jornal - Janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano

ExpedienteExpedienteACEA INFORMA

DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteFrancisco Vagner Dantas Leite

Vice-Presidente João Carlos Fernandes de Miranda

Secretário Geral José Alípio Pereira Leitão

Diretora Social Vera Maria Holanda Pimentel

Diretora de Administração e Patrimônio Vera Maria de Freitas Chaves

Diretor Financeiro Antônio Carlos de Lima Araújo

Vice-Diretora Financeira Maria das Dores Magalhães Pacheco

CONSELHO DELIBERATIVO

Vítor Aurélio Teixeira Zilma Diógenes Pinheiro

Tozel Diógenes Bessa Nivaldo Lourenço dos Santos

PresidenteAlberto Mota Junior

Vice-PresidenteMaria Celeste de Sampaio Felismino

SecretáriaMaria das Graças Girão

SuplenteJosé Múcio Mar ns Gomes Filho

CONSELHO FISCAL

Francisco de Menezes Pimentel Neto Rita Maria Brasileiro de Oliveira

Alfrêdo Alves da Costa Filho

SuplentesEudes da Cunha Angelim

Felipe Ferreira de Morais Filho Antônio Galvão Coelho de Holanda

Jornalista responsável Carolina Blum CE2185JP

Concepção Gráfica Alex Sandro

Impressão Expressão Gráfi ca e Editora

Tiragem 800 exemplares

Rua Barão de Aracati, 2135 - Salas 107/110 - Joaquim Távora -

CEP: 60.115- 082 - Fortaleza/CEFone: (85) 3224.8601/ 3877.1218 -

Fax: (85) 3877.1219E-mail: [email protected]

Site: www.acea-ce.com.br

CurtasNo dia 17/12 a diretoria da ACEA se reuniu para decidir o cronograma de a vidades para este ano. Dentro do roteiro as festas do dia dos pais, das mães, junina, confraternização natalina, aniversariantes, palestras, ca-minhadas entre outras. Na próxima edição do ACEA Informa você acom-panha o roteiro na íntegra e já se programa para nossas a vidades.

De 27 de novembro a 1º de dezembro nossos colegas par ram para mais uma ex-cursão, dessa vez para Gra-mado (RS). Novos roteiros nos aguardam em 2014!

Iniciando 2014 vamos nos preparar para a primeira edição do Almoço entre Amigas. Um momento fes vo e de integração que tem como obje- vo unir todas as colegas da ACEA para uma tarde de lazer. A coordena-

dora é a Vera Pimentel e as interessadas poderão entrar em contato pelo número (85) 3224.8601.

É com muita sa sfação que damos boas vindas aos(as) nossos(as) no-vos(as) colegas associados(as).A ACEA está trabalhando para que você seja privilegiado(a) com nossas ações, convênios e a vidades.

GERCEI PEREIRA DA COSTA

Os prepara vos para a quinta edição dos Jogos FENACEF que será rea-lizada em 2014, entre os dias 05 e 10 de abril, na cidade de Natal (Rio Grande do Norte) seguem dentro do cronograma. Breve divulgaremos informações sobre os treinos.

Modalidades: Futebol soçaite, Futsal, Vôlei misto de quadra, Vôlei misto de areia 4 x 4, Tênis de mesa individual, Tênis de quadra, Sinuca, Xadrez, Canastra, Truco, Dominó, Damas, Corrida de Rua e Natação.

CRONOGRAMA DOS JOGOS - Divulgação dos regulamentos específi cos: 18/12/2013; - Prazo de inscrições no sistema: de 15/01/2014 a 07/02/2014; - Realização dos jogos: 05/04/2014 (sábado) a 09/04/2014 (quarta-fei-ra); - Cerimônia de Abertura: 05/04/2014; - Cerimônia de Encerramento: 09/04/2014; - Check-out das delegações: 10/04/2014.

Cronograma de a vidades 2014

Viagem Gramado

1ª edição do almoço entre amigas

V Jogos da FENACEF

Novos Associados

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

02

Page 3: 30219 - ACEA - Jornal - Janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano

A conjun vite é a infl amação da conjun va, uma membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Em geral, a doença acomete os dois olhos, perdura de uma semana a 15 dias, mas não costuma deixar sequelas. A doença, que incomoda e interfere na vida social do indivíduo tem como principais sintomas:Olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção ecoceira.

TIPOS DE CONJUNTIVITE A conjun vite infecciosa é causada por vírus, bactérias fungos ou protozoários. A conjun vite não-infecciosa é provocada por agentes externos irritantes, que podem dar origem à conjun vite alérgica, química ou traumá ca. As conjun vites infecciosas são altamente contagiosas.É oportuno esclarecer que somente o o almologista pode fazer o diagnós co correto do po de conjun vite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado.

TRATAMENTO A principal recomendação é a respeito da automedicação. Ao suspeitar de conjun vite, o paciente não deve sair por aí, comprando remédios indicados por amigos. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um of-talmologista. Alguns colírios são altamente contraindicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de infl amação. De uma maneira geral, quem está acome do pela conjun vite deve redobrar seus cuidados com a higiene dos olhos e das mãos. Lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada - que deve ser fi ltrada e fervida - ou com soro fi siológico ajudam a aliviar os incômodos causados pela doença. Se o paciente acome do pela conjun vite fi zer uso de lentes de contato, o mais sensato é suspender o uso e u li-zar os óculos até que a infl amação seja curada. Uma vez diagnos cada a provável causa da conjun vite, o o almo-logista pode prescrever o tratamento adequado. Se esta ver origem bacteriana, u liza-se a an bio coterapia, se a causa for viró ca, emprega-se o tratamento para alívio dos sintomas, bem como hábitos especiais de higiene, ajudando desta forma, a controlar o contágio e a evolução da doença.

RECOMENDAÇÕES Para prevenir a transmissão, enquanto es ver doente, são recomendadas as seguintes precauções: -Lave com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos; -Aumente a frequência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; -Não compar lhe toalhas de rosto; - Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;- Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho;- Não use lentes de contato enquanto es ver com conjun vite, ou se es ver usando colírios ou pomadas;- Não compar lhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;- Evite coçar os olhos para diminuir a irritação;- Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;- Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjun vite.

Fonte: www.minhavida.com.br

Fuja da conjuntivite

cuidando dos seus olhos

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

03

Page 4: 30219 - ACEA - Jornal - Janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano

Dezembro cheio de atividadesNo dia 12/12 aconteceu a festa de confraternização natalina que reuniu nossos colegas e familiares para uma noite de muita festa no Náu co Atlé co Cearense ao som da banda Brasas Seis. Na ocasião comemoramos os aniversariantes de novembro e dezembro além do lançamento do livro 30 anos de história da ACEA e a entrega da comenda Dr. Fernando Santa Cruz, merecida homenagem ao primeiro presidente da ACEA. Essa comenda foi ins tuída pela Diretoria em Julho de 2012 e será entregue a cada ano em nossa festa de natal a três personalidades que prestarem relevantes serviços à causa dos aposentados.

ACONTECEU NA ACEAACONTECEU NA ACEAAn

o IV

- Nº 3

2 -

Jane

iro de

201

4An

o IV

- Nº 3

2 -

Jane

iro de

201

4As

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EF

04

Page 5: 30219 - ACEA - Jornal - Janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano

ACONTECEU NA ACEAACONTECEU NA ACEA

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

05

Page 6: 30219 - ACEA - Jornal - Janeiro 2014 · 2014. 9. 25. · De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano

Parabenizamos os(as) aniversariantes do mêsde Janeiro pelo dia tão especial. Felicidades!

DIA NOMESDIA NOMES DIA NOMES

Quer vender, trocar ou oferecer seus produtos? Anuncie em nosso informativo mensal. O espaço pode ser para pessoa sica ou jurídica. Caso tenha interesse entre em contato conosco e garanta seu espaço.

Classifi cados

Dica de receita leve para começar o ano

Flan de Espinafre e Palmito Ligth

Ingredientes1 xícara de chá de espinafre cozido3 claras de ovo2 colheres de sopa de amido de milho2 colheres de chá de azeite de oliva4 palmitos picados2 tomates picados, sem pele e sementesSalsinha picada à gostoSal à gosto

Modo de preparoBata no liquidifi cador o espinafre, as claras, o amido e 1 colher de chá de azeite. Coloque em um refratário e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos. Refogue o palmito e o tomate no restante do azeite e sirva sobre o fl an.

1 ERONILDE NEVES RODRIGUES1 JAIRO TAVARES BEZERRA1 PAULO ROBERTO BORGES DE LIMA2 FÁBIO ANTÔNIO ZUTINI2 GERARDINA COELHO LIMA 2 JOÃO CARLOS FERNANDES DE MIRANDA2 MARA LUISA MANFIO2 MIRIAN FONTENELE MAGALHÃES RIBEIRO2 NEILA CYSNE DE M. S. C. MARQUES2 RAIMUNDO COELHO DE HOLANDA3 GIL TEIXEIRA FILHO3 MARIA AUXILIADORA MENDES VIEIRA3 REGINA STELA LIMA DE CASTRO3 SOLANGE NARA FERNANDES CAMINHA4 EDITE DE ALBUQUERQUE LIMA4 JOÃO DOS SANTOS LIMA4 MANUEL PEIXOTO DE OLIVEIRA4 PEDRO JORGE COSTA S. GURGEL5 MARIA NAIR PONTE BANDEIRA DE MELO5 VANIA GONDIM ROCHA BENEVIDES6 FERNANDO MAGALHAES M. DE PINHO7 ELIZABETH FIÚZA LIMA SARTE7 FRANCISCO GENIVALDO UCHOA BARRETO9 FERDINANDO LUIZ MARINHO9 REGIA ADRIANA OLIVEIRA MONTEIRO10 ANTONIO JOSÉ PASSOS PRADO

10 IEDA MARIA FERNANDES TAVORA10 JOÃO QUEIROGA NETO11 ANTÔNIO RODRIGUES ALEXANDRE12 FRANCISCO MARQUES VIEIRA13 DOMINGOS SAVIO TELES VIEIRA13 LEOZITA PEREIRA DE NASCIMENTO14 JOCILEIDE ALVES AMORIM14 MARIA MIRANEIDE FARIAS DE OLIVEIRA15 ALIANA MARIA G. PINTO NOGUEIRA15 DIARINA DIAS MARTINS15 FRANCISCO SERGIO MESQUITA LISBOA15 ROGÉLIO FERNANDES15 WÂNIA CARNEIRO CATUNDA ESMERALDA16 ANNA CAMPOS PEREIRA16 EVANDO JOSÉ NASCENTE16 MARIA DE FÁTIMA NOGUEIRA PEREIRA17 EUVALDES MINETE17 JOSÉ FERREIRA LIMA17 MARIA DALVA GOMES VERAS17 ROBERVAL DE CARVALHO FONTENELLE18 MARIA ROSELENA DE CARVALHO PEREIRA18 SONIA ANGELA E SILVA19 AGAMENON LIBORIO CAVALCANTE19 JAQUELINE GOUVEIA FILGUEIRAS19 RITA DE CASSIA SILVA PAZ20 DIANA COSTA ARAGÃO DIAS

20 MARIA NORMA LIEGE VIANA JUCA21 DINA COSTA ARAGÃO21 MARIA ELEUZA DE CARVALHO MENEZES21 RUTH RIBEIRO LINHARES22 MARIA CRISTINA ROSA DOS SANTOS22 SANDRA MARIA DE MELO R. MAIA23 REGINA MENDES DO MONTE23 ROSALENI LEBRE GASTINO24 JOSÉ EUVALDO DE SOUSA24 TARCÍSIO RODRIGUES DA MOTA26 IVAN CAVALCANTE GOMES27 JOÃO CRISÓSTOMO DA ROCHA28 ANA THEREZA BRAZIL DE M. MACHADO28 FRANCISCO ANASTÁCIO DA SILVA28 HAROLDO DE AGUIAR MIRANDA28 MARIA SELMA DE CASTRO ARAÚJO29 FRANCISCO DE ASSIS LEITÃO FILHO29 JOÃO FERREIRA SOBRINHO29 JOSÉ DE SALES BASTOS29 MARIA NELY BARROS DE B. DE MENEZES29 REGINA FÁTIMA R. DE ABREU30 ALBERTISA DE MIRANDA COSTA31 FRANCISCO UCHOA PIAULINO31 MARIA JOSÉ MORORO DE SÁ G. MOREIRA

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Ano I

V - N

º 32

- Ja

neiro

de 2

014

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

06