4 efeito estufa e aquecimento global

3
EfEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL A receita de um ar limpo é: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, entre os quais o dióxido de carbono (gás carbônico), com teor aproximado de 0,035%. Acrescente-se ainda uma porção de água, em quantidade variável conforme a região do planeta e a época. Que o oxigênio é um ingrediente vital você já sa- be. Vamos agora destacar a importância de outros dois componentes da atmosfera: água e dióxido de carbono. Eles mantêm a Terra aquecida, possibilitan- do a existência de vida animal e vegetal no planeta. A fonte do calor, naturalmente, é o Sol. Dos raios so- lares que incidem sobre o planeta, 30% não conse- guem atravessar a atmosfera e são refletidos de volta para o espaço. Os outros 70% atingem a super- fície terrestre, sendo que uma parte será absorvida por ela e o restante, refletido sob a forma de radia- ção infravermelha. Então, uma parcela dessa radia- ção infravermelha é absorvida pelas nuvens e pelo gás dióxido de carbono, aquecendo a atmosfera e criando uma estufa natural (esquema ao lado). A estufa é uma câmara fechada, normalmente com vidro, que permite cultivar plantas em locais de clima frio. As paredes e o teto de vidro permitem que os raios solares entrem, mas dificultam a saída de energia calorífica, mantendo o ambiente aquecido o suficiente para a sobrevivência das plantas. A reten- ção de calor por uma estufa (página seguinte) pode ser comparada ao que ocorre em um automóvel fechado, estacionado sob o sol. É o efeito estufa que mantém o clima terrestre ameno, sem grandes variações entre o dia e a noite, permitindo que a vida se mantenha. Sem ele, a tem- peratura média da superfície terrestre seria de -18°C e não de 15°C, como é atualmente. Como conseqüên- cia, uma parte muito maior da superfície do nosso pla- neta seria permanentemente coberta de gelo. Originalmente, o dióxido de carbono (C0 2 ) é pro- duto de vários processos naturais que se desenvol- vem na Terra, como a respiração de seres vivos e emissões vulcânicas. No entanto, desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quanti- dade de dióxido de carbono presente na atmosfera 25% acima do normal. Dentre esses fatores, os mais

Upload: elydef

Post on 25-Jul-2015

1.671 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4   efeito estufa e aquecimento global

EfEITO ESTUFA EAQUECIMENTO GLOBALA receita de um ar limpo é: 78% de nitrogênio,

21% de oxigênio e 1% de outros gases, entre osquais o dióxido de carbono (gás carbônico), com teoraproximado de 0,035%. Acrescente-se ainda umaporção de água, em quantidade variável conforme aregião do planeta e a época.

Que o oxigênio é um ingrediente vital você já sa-be. Vamos agora destacar a importância de outrosdois componentes da atmosfera: água e dióxido decarbono. Eles mantêm a Terra aquecida, possibilitan-do a existência de vida animal e vegetal no planeta.A fonte do calor, naturalmente, é o Sol. Dos raios so-lares que incidem sobre o planeta, 30% não conse-guem atravessar a atmosfera e são refletidos devolta para o espaço. Os outros 70% atingem a super-fície terrestre, sendo que uma parte será absorvidapor ela e o restante, refletido sob a forma de radia-ção infravermelha. Então, uma parcela dessa radia-ção infravermelha é absorvida pelas nuvens e pelogás dióxido de carbono, aquecendo a atmosfera ecriando uma estufa natural (esquema ao lado).

A estufa é uma câmara fechada, normalmentecom vidro, que permite cultivar plantas em locais declima frio. As paredes e o teto de vidro permitem queos raios solares entrem, mas dificultam a saída deenergia calorífica, mantendo o ambiente aquecido osuficiente para a sobrevivência das plantas. A reten-ção de calor por uma estufa (página seguinte) podeser comparada ao que ocorre em um automóvelfechado, estacionado sob o sol.

É o efeito estufa que mantém o clima terrestreameno, sem grandes variações entre o dia e a noite,permitindo que a vida se mantenha. Sem ele, a tem-peratura média da superfície terrestre seria de -18°Ce não de 15°C, como é atualmente. Como conseqüên-cia, uma parte muito maior da superfície do nosso pla-neta seria permanentemente coberta de gelo.

Originalmente, o dióxido de carbono (C02) é pro-duto de vários processos naturais que se desenvol-vem na Terra, como a respiração de seres vivos eemissões vulcânicas. No entanto, desde o séculoXIX, vários fatores contribuíram para elevar a quanti-dade de dióxido de carbono presente na atmosfera25% acima do normal. Dentre esses fatores, os mais

Page 2: 4   efeito estufa e aquecimento global

51I"wicélCi\oos são o desenvolvimento industrial acele-demográfica, que aumentaram astíveis fósseis, e os grandes des-

imadas de florestas. Com maisr::a.rtv\l'V'l. a atmosfera absorve uma quan-

ação infravermelha emitida pela~.,.li::Ie1E:m:Sl'e. aq ecendo mais do que deveria.

OUIIOCIIUO da temperatura em todo o~"""",,,>nn aquecimento global.

E o problema só tende a aumentar. Cientistasconstataram que, além do dióxido de carbono e dovapor d'água, partículas em suspensão no ar e ou-tros gases poluentes, como monóxido de carbono(CO), monóxido de nitrogênio (NO), ozônio (03)' meta-no (CH4) e os clorofluorcarbonos (CFCs), gases uti-lizados em refrigeradores, condicionadores de ar esprays, também absorvem o calor refletido pela Ter-ra, contribuindo para agravar o aquecimento global.

Page 3: 4   efeito estufa e aquecimento global

é nada fóõl••• lmIrmn c:ongestio-

_.elllo. mos pior é saberqae a queima de com-

1III1Ih1e"is é um dos fatores queaumentam a quantidadede dióxido de carbono

presente naatmosfera.

As conseqüências de um aquecimento global degrandes proporções parecem catastróficas: o derreti-mento de partes das calotas polares faria aumentaro nível dos oceanos, ocorreriam inundações nas cida-des litorâneas, modificações do clima, prejuízos paraa agricultura, etc. Essas alterações poderiam espa-lhar doenças tropicais e provocar secas em outrasregiões do planeta. Só teriam algum benefício os mo-radores de lugares muito frios, pois poderia havermenos risco de contaminação por algumas doençasde inverno e aumento da produtividade agrícola.

Anos atrás o aquecimento global foi objeto decontrovérsias no meio científico. Mas agora parecehaver um consenso de que está ocorrendo um au-mento da temperatura global.

Essa foi uma das razões da realização, no Riode Janeiro, da Eco 92. Nesse congresso mundial, oBrasil e outros 154 países assinaram a ConvençãoClimática, documento no qual se comprometem acontrolar atividades que possam causar aumentodo efeito estufa. Em 1997, durante a Convenção deKyoto, no Japão, mais de 160 países definiram me-tas para a redução da produção dos gases poluen-teso Contudo, as boas intenções não têm se con-ertido em ações concretas, pois estudos apontam

que a temperatura média do planeta continua au-mentando.

Será que os químicos poderão contribuir parareverter essa situação? Haverá uma maneira deevitar as conseqüências desse aumento de tempe-ratura?

~ -~ ----~ -~--~ - ~~- ~----

::.: PENSE, DEBATA E ENTENDA

o Explique com suas palavras por que os ga-ses do efeito estufa contribuem para mantera atmosfera mais quente.

fi Debata sobre os fatores que têm provocadoo aumento da concentração dos gases doefeito estufa.

m Ouais as possíveis conseqüências do aque-cimento constante da crosta terrestre?

19 O presidente dos Estados Unidos, GeorgeW. Bush, recusou-se a assinar o Protocolode Kyoto, compromisso firmado entre vá-rios países para a redução da emissão degases na atmosfera. E argumentou: "Somoso maior poluidor do mundo, mas, se for pre-ciso, vamos poluir ainda mais para evitaruma recessão na economia americana" (ex-traído da revista IstoÉ, 11 abro2001).Debata sobre as seguintes questões:

a) Por que as medidas adotadas em con-venções internacionais não têm evitado oaumento do aquecimento global?

b) Por que os governantes colocam os as-pectos econômicos como prioritários emrelação aos ambientais?

c) Ouais as dificuldades políticas para resol-ver os problemas ambientais?