4.2 praça vai à escola

51
Relatório de Atividades 2013 Projetos que Transformam Relatório de Atividades – 2013 –

Upload: trinhthien

Post on 07-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

APRESENTAÇÃO

Projetos que Transformam

Relatório de Atividades – 2013 –

Page 2: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 3

2. QUEM SOMOS 4

3. VERDESCOLA EM SÃO SEBASTIÃO 5

3.1 Nucleo Socioeducativo 6

3.2 Gerando Futuro 23

3.3 Verdesporte na Areia 26

3.4 Nova Sede na Vila Sahy 30

4. VERDESCOLA EM SÃO PAULO 31

4.1 Verdescola na Praça Victor Civita 32

4.2 Praça Vai à Escola 38

5. COMUNICAÇÃO 44

6. CLIPPING 47

7. TÍTULOS E REGISTROS 50

8. PARCEIROS 51

9. QUEM FAZ 52

Filial Administrativa Rua Tabapuã, 474 - conj 41/43 São Paulo-SP Tel. (11) 3038-4300 Verdescola na Vila Sahy Rua Manoel Neto, 12 - Vila Sahy São Sebastião-SP Tel. (12) 3863-7366

Site www.verdescola.org.br

Contato 55 11 3038-4300 [email protected]

Page 3: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

1. APRESENTAÇÃO

O ano de 2013 foi muito produtivo para os projetos do Instituto. O trabalho de toda a equipe, com o importante apoio dos patrocinadores e as comunidades envolvidas, resultou em novas ideias que melhoraram os atendimentos e os resultados alcançados.

Instituto Verdescola, fundado em 2005, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que promovia a assistência social e a conscientização socioambiental por meio de um ensino para sustentabilidade. Diante do crescimento das ações do Instituto, foi observado a necessidade de atualização dos objetivos e em janeiro de 2013, a chegou-se a nova missão que é de promover a assistência social e educação de crianças, adolescentes e jovens, estimulando sua conscientização socioambiental e atuação como cidadãos junto à comunidade.

Em fevereiro, iniciou o Verdesporte na Areia, um novo projeto que tem como objetivo desenvolver junto à comunidade da Vila Sahy e entorno, São Sebastião, SP, programa esportivo de cunho educacional, visando a formação integral de 280 crianças e adolescentes, de idade entre 07 a 18 anos, como cidadãos críticos e participativos.

O projeto Gerando Futuro, em parceria com a Petrobras, que foi iniciado em agosto de 2012, encerrou a turma do Ciclo I em maio e em julho foi iniciada as turmas do Ciclo II, com aulas de português, matemática e raciocínio lógico e tópicos especiais e a do SENAC de Auxiliar Administrativo e de Operações Logística.

O núcleo socioeducativo, Verdescola na Vila Sahy - São Sebastião, finalizou o ano com o atendimento 332 crianças, adolescentes, jovens e adultos em um espaço com atendimentos voltados a assistência social por meio de ações socioeducativas e socioambientais.

Em maio saiu o resultado do edital do Instituto Carlyle e o Instituto Verdescola foi uma das três ONGs selecionadas, dentre as mais de 200 inscritas.

Dentro do Núcleo Socioeducativo foram iniciados dois novos projetos: Ler para Ser, que busca despertar o prazer pela leitura e a Orquestra, que tem como padrinho o maestro João Carlos Martins.

O Verdescola na Praça Victor Civita, em São Paulo, recebeu durante o ano de 2013 o total de 15.536 visitantes. Instituições sociais, escolas públicas e privadas, empresas, público espontâneo, instituições parceiras e atendimento nas escolas, puderam conferir as atividades e ideias criativas elaboradas pelos educadores.

As atividades do projeto Praça vai à Escola (extensão do Verdescola na Praça Victor Civita) ao longo de 2013 foram planejadas de modo que acompanhassem a evolução dos alunos e tivesse relação com o seu dia a dia. O resultado final foi muito positivo, até mesmo dos pais, uma vez que o público atendido (04 a 06 anos) levou para casa muito do que aprenderam em sala de aula.

Infelizmente no segundo semestre de 2013, mesmo com todo esforço da equipe do Instituto para renovação do projeto, pois já havia captado todo o recurso, o FUMCAD São Paulo não renovou a parceria com o Instituto. Esta não renovação impactou diretamente nas ações, inviabilizando a continuação dos projetos de São Paulo (Verdescola na Praça Victor Civita e Praça Vai à Escola). As atividades se encerraram em outubro de 2013.

O Instituto agradece o compromisso de sua equipe, parceiros e a todos que nos apoiam e contribuem para nosso crescimento. Esse relatório aqui apresentado é o resultado do empenho com que todos cumpriram seus papéis e esperamos que essas experiências possam somar com outras ações para a melhoria na qualidade de vida das crianças, suas famílias e de suas respectivas comunidades.

Maria Antonia Civita Presidente

Page 4: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

2. QUEM SOMOS

O Instituto Verdescola é uma organização não governamental de interesse público, sem fins lucrativos, criada em setembro de 2005 com o objetivo de promove a educação e a assistência social por meio de apoio socioeducativo para crianças, adolescentes, jovens e adultos que vise o exercício da cidadania e o desenvolvimento comunitário, além de desenvolver trabalhos focados na formação de grupos produtivos para a geração de renda complementar, formando consequentemente, cidadãos conscientes e comprometidos. Mais de 2.200 pessoas beneficiadas mensalmente, em programas sociais de educação

socioambiental, cultura e desenvolvimento humano. Atua em São Sebastião, Litoral Norte do estado de São Paulo, na Vila Sahy com os projetos

núcleo Socioeducativo, Gerando Futuro e Verdesporte na Areia.

Atuou em São Paulo até outubro de 2013, na Praça Victor Civita e em escolas públicas com o Projeto Praça vai à Escola .

Equipe de 48 colaboradores e 3 voluntários (dez/13).

MISSÃO Promover a educação de crianças, adolescentes e jovens,

estimulando sua conscientização socioambiental e atuação como cidadãos junto à comunidade.

São Sebastião São Paulo

Verdescola na Praça Victor Civita Praça Vai à Escola

Núcleo Socioeducativo Ler para Ser Orquestra

Gerando Futuro Verdesporte na Areia 4

Page 5: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3. VERDESCOLA EM SÃO SEBASTIÃO

O Instituto Verdescola em São Sebastião, na Vila Sahy, Litoral Norte de São Paulo, atuou em 2013 com 05 projetos: Núcleo socioeducativo, Ler para Ser, Orquestra, Gerando Futuro e Verdesporte na Areia.

São Sebastião

São Paulo

Núcleo Socioeducativo Ler para Ser Orquestra

Gerando Futuro Verdesporte na Areia

Em 2013, foi dada continuidade à construção da nova sede do núcleo do Verdescola na Vila Sahy, no terreno doado pela Prefeitura de São Sebastião.

Com a nova sede, o Instituto Verdescola pretende atender o maior número de crianças, adolescentes, jovens e adultos possíveis dos 500 em lista de espera.

5

Page 6: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Núcleo Socioeducativo

Finalizamos o ano de 2013 com 332 participantes inscritos nas atividades do Instituto. Devido a atual estrutura física saturada, o do número de atendimentos em relação a 2012 ficou estável, contudo, devemos ressaltar o aumento na participação da comunidade nas atividades e eventos do Instituto. Dentro do Núcleo Socioeducativo (Verdescola na Vila Sahy) foram iniciados dois novos projetos: Ler para Ser, que busca despertar o prazer pela leitura e a Orquestra, que tem como padrinho o maestro João Carlos Martins. Cada vez mais consolidada a parceria com as Escolas do entorno que possibilitou que Instituto realizasse diversas ações socioeducativas como: Ler para Ser – Ônibus da Leitura, II Encontro da Juventude, II Soletrar Bom de Letra, VI Verdefestival, entre outros. Durante o ano de 2013: Por meio de oficinas de Arte Ambiental, Balé/Teatro, Lógica, Jornal, Capoeira, Letramento I e II, Culinária, Educação Ambiental I, Hip Hop, Informática, Reforço Escolar, Leitura e Interpretação, Lego – Robótica, Orquestra e Música e Percussão, realizamos ações de educação socioambiental, estímulo ao raciocínio lógico, técnicas de artesanato a partir de material reciclável, suporte pedagógico, socialização e integração da comunidade dentro do espaço, cultura local, entre outras.

Realizamos a integração da comunidade com o meio onde vivem, abrangendo praticamente todas as faixas etárias e apresentando aspectos da comunidade, do bairro, do ambiente e dos recursos naturais.

Realizamos visita a recém criada APA Sahy-Baleia, que teve passeio ecológico, plantio de mudas nativas e mutirão de limpeza.

Promovemos mutirões de limpeza, reuniões comunitárias sobre as atividades, ações relacionadas à saúde, festivais, eventos em datas especiais, dias comemorativos, discussão de assuntos de interesses local, regional e geral, inclusão social, melhoria na alimentação, passeios e visitas monitoradas. Fomentamos por e meio de diversas atividades os conceitos de cidadania, respeito ao próximo, respeito ao patrimônio público e etc. Fortalecemos as parcerias com Petrobras – por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania -, Prefeitura de São Sebastião, Grupo Pão de Açúcar, Ecopav e Instituto HSBC Solidariedade.

6

Page 7: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Núcleo Socioeducativo

Objetivo

Promover a educação e o desenvolvimento humano e comunitário por meio de ações

socioeducativas e socioambientais.

Público Alvo

Crianças, adolescentes, jovens e adultos

da comunidade da Vila Sahy e entorno.

TOTAL PARTICIPANTES – 332 (dez/13)

Atendidos Período Atividades Oferecidas

218 Contraturno escolar (103 manhã e 115 tarde)

Reforço escolar, letramento, brinquedoteca/lógica, educação ambiental, leitura e interpretação, música e percussão, informática, arte ambiental, Lego, capoeira, entre outras.

166* Noturno Oficinas de Customização (geração de renda complementar), informática, hip hop, capoeira, entre outras.

* Dos 166 participantes das oficinas noturnas, temos 52 crianças e adolescentes que também frequentam o núcleo no contraturno escolar. 7

Page 8: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Núcleo Socioeducativo

OFICINA DESCRIÇÃO

Arte Ambiental I Despertar potencialidades artísticas por meio da reutilização de resíduos sólidos urbanos e o interesse para reutilização desses resíduos, desenvolver habilidades manuais na produção de artesanato, de peças úteis e de uso pessoal.

Arte Ambiental II – Customização Promover o aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos, capacitando e qualificando o grupo no desenvolvimento das habilidades manuais, artísticas e da coordenação motora fina por meio da produção de peças diversas, para a geração de renda complementar.

Brinquedoteca/Lógica

Ensinar matemática por meio da associação com jogos de raciocínio lógico, construindo conceitos relacionados às propriedades fundamentais da adição e subtração. Desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio com cálculos dos deslocamentos, antecipação de manobras, tomada de decisões, além da criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação.

Capoeira Resgatar e preservar a tradição da capoeira angola, por meio da dança, arte, luta, musica, e história. Promovendo assim, a vivência rítmica, por meio da utilização dos tradicionais instrumentos da capoeira, ensinando a criança a ter um controle corporal e desenvolvendo um bom reflexo em seus movimentos.

Cidadania e Valores

Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto, estimulando o exercício de cidadania em relação à realidade em que vivem e suas responsabilidade enquanto agentes transformadores no dia a dia da sociedade.Formar os alunos para a participação e decisão coletiva.

Letramento

Revisar o conteúdo gramatical aprendido pelo aluno na sua vida escolar e identificar a dificuldade dos alunos nesta matéria. Contemplar os conteúdos básicos gramaticais, estruturação de texto, pontuação adequada e estimular a melhoria da grafia das palavras nas produções escritas.

Culinária Despertar o interesse pela culinária, capacitando os alunos para uma eventual atividade profissional. Desenvolver o senso de organização e higiene, ensinar técnicas padronizadas na modelagem de massas e orientação no manuseio do forno e ponto de cozimento.

Educação Ambiental Desenvolver atividades e experimentos que promovam a percepção dos alunos quanto à questão do lixo que produzem e a forma que os descartam e potencializar o conhecimento dos alunos em relação à utilização dos recursos existentes no planeta e de formas ecologicamente sustentáveis para que esses recursos não faltem.

Hip Hop (Breaking) Desenvolver conhecimento prático e teórico sobre os fundamentos do Breaking e a história da cultura Hip Hop. Focar o trabalho de conhecimento sobre o Breaking montando novas coreografias com o tema de danças urbanas.

Informática Promover a inclusão digital, desenvolver conhecimentos do pacote Office, aprimorar habilidades de pesquisa e conhecimentos em criação e edição de vídeos. Conscientizar sobre o uso consciente da Internet e os cuidados quanto ao uso de redes sociais, de compra e cadastros em geral.

Jornal Desenvolver nos alunos diversas habilidades para a produção de um Jornal por meio de atividades como: definição de pauta, entrevistas, fotografias, desenhos em quadrinhos, fotonovelas, produção de texto jornalístico, etc.

Lego /Robótica Desenvolver nos alunos, com idade acima de 10 anos, uma visão mais critica sobre várias realidades. Desenvolver visão tecnológica, conhecimentos sobre prevenção de acidentes (segurança da criança) e aprimorar técnica de montagens de maquete.

Leitura e Interpretação de Textos (Ler para Ser)

Ampliar e aprimorar o vocabulário e contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, possibilitando o contato com diferentes ideias e experiências. Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.

Musicalização, Coral e Violão Ensinar Música e vivência em grupo de situações musicais como bandinhas, solos e aprendizado da execução dos instrumentos, por meios de exercícios práticos e ensaios técnicos.

Orquestra Criação de uma orquestra de cordas com as crianças, adolescentes e jovens do Verdescola, despertando o gosto pela música e suas expressões, oportunizando por meio desta experiência o ingresso dos alunos na arte musical, etc.

8

Page 9: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Núcleo Socioeducativo

9

São Sebastião Praias Sahy e Baleia

Estado de São Paulo

Comunidades Atendidas Nº Pessoas

Vila Sahy 1.625

Barra do Sahy 394

Baleia Verde 387

Total 2.800 Fonte: IBGE (CENSO 2010)

20% dessa população é atendida pelo Verdescola.

A Vila Sahy sofre com as consequências da invasão desordenada como falta de infraestrutura básica entre elas saneamento e coleta de resíduos e possui a 27ª colocação em termos de renda média por domicílio de São Sebastião/SP. A comunidade sofre ainda com a falta de área de convivência e lazer e apesar da proximidade com a praia, as crianças e adolescentes não tem fácil acesso a ela, pois a comunidade está situada no outro lado da Rodovia Rio-Santos (lado contrário à praia). Esta região de São Sebastião/SP obteve um IPVS 6 (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) – vulnerabilidade muito alta, com grande concentração de famílias jovens. A combinação entre chefes jovens, com baixos níveis de renda e de escolaridade, e presença significativa de crianças pequenas, permite inferir ser este o grupo de maior vulnerabilidade à pobreza (fonte: www.al.sp.gov.br). A oferta de trabalho no bairro da Vila Sahy é sazonal por se tratar de uma região litorânea distante do centro e muitas famílias vivem do trabalho nas casas de veraneio, em pousadas e de serviços na construção civil.

Nova Sede

Page 10: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Atendidos

Faixa Etária

Localidade dos Atendidos

68% entre 05 e 14 anos

8%

10%

77%

5%

Baleia Verde

Barra do Sahy

Vila Sahy

Outros

10

6%

45%

17%

8%

24%

Até 06 anos 7 a 11 anos12 a 14 anos 15 a 17 anos18 anos acima

“A oportunidade dos jovens

terem uma vida de

aprendizado e passar menos

tempo nas ruas”.

Depoimento de Geovana Costa e Silva, aluna.(agosto/13)

Page 11: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Projeto Ler para Ser

O projeto Ler para Ser tem o objetivo de estimular o interesse pela leitura e despertar o gosto pelo conhecimento para crianças e adolescentes do Verdescola da Vila Sahy e entorno que estejam matriculados em escolas públicas da região. Durante o ano de 2013, aconteceram diversas ações para alcançar o objetivo do projeto. O lançamento aconteceu com a Festa da Leitura para toda a comunidade da Vila Sahy, com diversas atividades e contou com a participação dos alunos da escola EM Henrique Tavares de Jesus, pais e alunos do Verdescola. Teve também o Ônibus da Leitura (parceria com a Secretaria da Educação), com um vasto acervo de livros de literatura infantil e infanto-juvenil, contos narrados por professores do Verdescola, exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Instituto e jogos de tabuleiro, fabricados com materiais recicláveis. O projeto também iniciou a ampliação do atendimento e acervo da biblioteca do Verdescola na Vila Sahy, com a promoção de campanhas de doação de livros, envolvendo a comunidade e despertando o interesse pela leitura.

11

Page 12: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.2 Geração de renda complementar

O grupo de mães moradoras na Vila Sahy e entorno que se dedica a prática do artesanato e artes, iniciou as suas atividades no Verdescola em abril de 2008. As oficinas acontecem nos períodos manhã, tarde e noite de terça à quinta-feira. São quatro grupos num total de 25 mães, em que as participantes estão em níveis variados de desenvolvimento das habilidades. Algumas já produzem trabalhos com autonomia e outras estão sendo capacitadas para a produção de sacolas em patchwork junto ao projeto do Instituto Adelina, da empresa Dudalina.

12

MÊS PRODUÇÃO

Abril 100 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Planeta Sustentável.

Maio

100 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Planeta Sustentável. 10 sacolas sociais em patchwork para a cerimônia de formatura do Projeto Gerando Futuro.

Junho 30 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Planeta Sustentável

Julho 15 sacolas sociais em patchwork para colaboradores e parceiros do Instituto

Agosto 20 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Revista Nova Escola

Setembro 130 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Fundação Victor Civita. 50 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Revista Nova Escola.

Outubro 100 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Fundação Victor Civita. 50 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Revista Nova Escola.

Novembro

100 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Fundação Victor Civita. 50 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Revista Nova Escola. 10 sacolas sociais em patchwork com as logomarcas Petrobras e Verdescola para a Expo Socioambiental.

Dezembro 50 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Fundação Victor Civita. 50 sacolas sociais em patchwork com a logomarca Revista Nova Escola.

Page 13: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Geração de renda complementar

Em 2013, houve aprimoramento na técnica para antigas participantes e a capacitação de novas integrantes, que resultou numa produção 4x maior que em relação ao ano de 2012. Foram produzidas um total de 885 bolsas. Além disso, foi trabalhada a produção de peças e acessórios com as técnicas diversas para uso pessoal, doméstico e para o Instituto.

13

MÊS TÉCNICAS

Fevereiro

Técnicas de fuxico na produção de chaveiros que foram doados a parceiros do Instituto. Produção de vasos e flores em jornal com técnicas de papelagem.

Março Produção de painel com fuxico e bordado para confecção de bolsas de uso pessoal.

Abril Criação de porta chaves com técnicas de mosaico. Julho Decoração de garrafas de vidro com barbantes, fuxico e miçangas.

Agosto Confecção de tapetes com o aproveitamento de resíduos da indústria têxtil.

Page 14: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Orquestra

Em 2013, dando continuidade ao trabalho de musicalização já existente no Verdescola na Vila Sahy, deu-se início ao projeto para criação de uma orquestra de cordas – com violino, viola, violoncelo e contrabaixo – com a orientação do maestro João Carlos Martins. O professor escolhido pelo maestro, Raphael Tavares, violinista e regente da Camerata Difusa de São Sebastião, iniciou os trabalhos em 10 de junho de 2013.

14

Após uma seleção para avaliar a percepção musical das crianças e adolescentes do Verdescola, foram selecionados 20 alunos para ingressar no projeto orquestral. Desde o início, os alunos se mostraram bastante interessados e entusiasmados com a nova oportunidade de aprendizado. As aulas foram divididas em Práticas e Teóricas, e os conteúdos referentes a técnicas do instrumento, técnicas de arco, execução rítmica, execução melódica, leitura musical, rítmica, apreciação musical, história da música, atividades em grupo e dinâmicas de aprendizado. No dia 04 de dezembro de 2013, foi realizada a primeira apresentação pública do grupo no encerramento das atividades do Instituto. Todos os alunos apresentaram a peça “Lightly Row”, música tradicional do folclore francês que faz parte do método de estudo Suzuki, utilizado nas aulas.

Page 15: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Depoimentos

“O concurso de Soletração do Verdescola é um recurso

pedagógico fantástico que todos devem praticar, porque

organiza nossa mente na grafia correta, além de expandir o

vocabulário.”

Depoimento de Elisabeth D’ Agostini, historiadora e professora da rede municipal de São Sebastião. (out/13)

“Um lugar onde há muitas coisas para

fazer. Têm ensinamentos, muita interação

e é super divertido! Ocupa as crianças

com coisas boas.”

Depoimento de Isadora Souza Leite, aluna. (fev/13)

15

“No Verdescola temos aula de violino de

graça. A gente faz aula se divertindo.”

Depoimento de Isadora Rafael Santiago, aluno. (ago/13)

“Sempre que tenho alguma dificuldade ou

um trabaho para fazer, trago aqui nas

aulas de Letramento, isto me ajuda a

entender mais e tirar dúvidas.”

Depoimento de Welber Roddrigues Martins, aluno. (jun/13)

Page 16: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Atividades educativas

Lição de Casa (Março/13) O Verdescola na Vila Sahy durante o ano de 2013 ofereceu diariamente um espaço educativo para auxiliar seus participantes na lição de casa com o acompanhamento pedagógico dos educadores.

16

Festa da Leitura (Abril/13) No dia 25 de abril foi realizada a festa da leitura, para marcar o lançamento do Projeto Ler Para Ser, que tem por objetivo o incentivo à leitura. As atividades aconteceram na Praça da Vila Sahy e contou com diversas atividades como o Ônibus da Leitura (parceria com a Secretaria da Educação). O Sarau Culturas, Traços Diversos: ler, contar, sorrir e cantar deu continuidade à festa e trouxe apresentações e exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Verdescola durante o primeiro trimestre de 2013.

Semana do Meio Ambiente (Junho/13) A Semana do Meio Ambiente de 2013 foi realizada nos dias 05 e 04 de junho, e contou também com a participação dos alunos e equipe do projeto Verdesporte na Areia. O filme “Lixo extraordinário” foi exibido para a comunidade e “Quixote Reciclado” para as crianças, além de exposição de Fotografias feitas pelos alunos, projeto Arte do Lixo, entre outras.

Page 17: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Atividades educativas

17

II Encontro da Juventude (Agosto/13) O II Encontro da Juventude foi realizado nos dias 12 e 13 de agosto na Vila Sahy, com a participação de 60 crianças e adolescentes. Os jovens participaram de dinâmicas e palestra sobre Cidadania com o tema “Você tem fome de que?” e sobre o Consumo Consciente.

II Soletrar Bom de Letra (Setembro-Outubro/13) Em setembro, aconteceram nas escolas participantes da Costa Sul de São Sebastião as eliminatórias do II Soletrar Bom de Letra, concurso de soletração que motivou os 244 alunos inscritos de 04 escolas da rede municipal de São Sebastião. A grande final aconteceu no dia 11 de outubro no Cine Galpão do Verdescola.

Visita a APA Baleia-Sahy (Outubro/13) No dia 15 de outubro os alunos do realizaram um passeio ecológico no rio Sahy com os pescadores do bairro, plantio de mudas nativas e mutirão de limpeza na APA Baleia-Sahy. Durante o percurso, eles receberam informações relacionadas ao mangue, espécies animais e vegetais.

Page 18: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Datas especiais

Carnaval (Fevereiro/13) No dia 07 de fevereiro, os alunos do Verdescola participaram de um Baile de Carnaval, que aconteceu no Cine Galpão Verdescola e foi comemorado com muitas músicas carnavalescas, fantasias, resgatando o verdadeiro sentido desta festa popular. “Com que roupa, com que roupa eu vou?” Com essa temática, as crianças foram fantasiadas de vários personagens como fadas, bruxas, piratas, odaliscas passearam pelo baile

18

Festa Junina – Arraial Verdescola (Junho/13) No dia 28, aconteceu a tradicional festa junina do Verdescola na Vila Sahy. Este ano, o evento aconteceu no Cine Galpão Verdescola e contou com atrações variadas que fizeram a alegria dos presentes e o resgate das tradições culturais da festa. A animação da festa ficou por conta das quadrilhas dos alunos e colaboradores do Instituto, além das brincadeiras (pescaria, rabo do boi, jogo da argola, boca do caipira), que envolveram as crianças.

Semana da Criança (Outubro/13) Jogos de tabuleiro, brincadeiras tradicionais, pebolim, tênis de mesa, amarelinha, bola ao cesto, pular corda, maquetes de lego, foram algumas atividades que divertiram os alunos na semana das crianças. No dia 10, cem dos nossos alunos foram contemplados, com o passeio cultural ao Teatro Renault na cidade de São Paulo para assistir o musical O Rei Leão, os ingressos foram doados pelo Departamento de Assistência Social do Esporte Clube Pinheiros.

Page 19: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Datas especiais

VI Verdefestival (Dezembro/13) No dia 04 de dezembro aconteceu na Praça da Vila Sahy, a sexta edição do Verdefestival, que contou com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, apoio da prefeitura de São Sebastião e da Sabesp. O evento, que teve como tema “Amor em mitos, versos e canções”, foi realizado pela primeira vez na Praça da Vila Sahy. Essa edição do evento contou com uma programação para o dia inteiro, e com diversas atividades e apresentações artísticas e culturais como: atividades do projeto Ler para Ser, apoiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, como Contação de História, Rodas de Leitura no Ônibus da Leitura cedido pela SEDUC, apresentação de Hip Hop, Capoeira, Grupo Vocal Vozes do Verde, Orquestra, evento Sabesp com Teatro educativo sobre a importância da ligação na rede de esgoto, entre outras.

19

V Mostra Cultural de S. Sebastião (Novembro/13) Os alunos do Instituto Verdescola na Vila Sahy (Verdesporte e Socioeducativo), participaram da V Mostra Educacional de São Sebastião. O evento contou com realização pelo Verdescola da Oficina de Brinquedos com materiais de reutilização, além da apresentação do trabalho que é desenvolvido pelo Instituto. A Mostra contou também com a participação das Escolas do Município, e os alunos da oficina de Jornal foram convidados a realizar toda a cobertura do evento, que sairá na próxima edição do Verde Vila.

Page 20: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Campanha Vila Limpa

20

Campanha Vila Limpa (Outubro/13) Campanha Vila Limpa é uma iniciativa do Instituto e tem como objetivo mobilizar e envolver a comunidade na questão do descarte correto dos resíduos sólidos. Durante os encontros foram apresentadas as ações já concretizadas da campanha e os avanços que são visíveis na comunidade. Também, foram exibidas diversas fotos das lixeiras e de áreas na comunidade que ainda é depositado o lixo de maneira incorreta, além de vídeo sobre a depredação das lixeiras existentes e depoimentos de alguns moradores e do monitor ambiental com sugestões de melhorias.

Mutirão da Limpeza (Junho/13) Durante o ano de 2013 aconteceram alguns Mutirões de Limpeza da Campanha Vila Limpa tanto na comunidade da Vila Sahy, quanto nas praia da Barra do Sahy e Baleia. No último realizado foram retirados cerca de 500kg de lixo. Podemos considerar uma redução de cerca de 80% em relação ao I Mutirão realizado em 2010 e a mobilização e a conscientização da comunidade.

4

2

0,8

0,5 0

0,5

1

1,5

2

2,5

3

3,5

4

4,5

2010 2011 2012 2013

Ton

ela

das

Quantidade de Quilos Retirados

KG

Page 21: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

21

Doce capacitação para educadores (Agosto/13) Imagine árvores de jujuba e marshmallow, flores de confeitos, casinha de wafer, bichinhos de doce de leite em pó, lago de açúcar e tudo colado com chocolate! É possível e assim aconteceu na Vila Sahy, a capacitação dos educadores que retrataram a história de João e Maria em um cenário feito com doces. A capacitação trouxe estratégias para contextualizar a leitura de maneira lúdica, divertida e deliciosa. A professora Elisabete Ribeiro e a fotógrafa Ana Claudia Puntoni, do Projeto Doces Histórias, deliciaram as equipes com o aprendizado de como construir cenas com a confecção de doces. A ideia é somar às histórias o prazer de saborear doces feitos durante a leitura ou na contação de histórias.

Oficina de fotografia para educadores (Agosto/13) Nos dias 26 e 27 de agosto, o fotógrafo Martín Gurfein, realizou uma capacitação com os educadores do Instituto. Doze educadores entraram em contato com os princípios técnicos básicos para o manuseio de equipamentos profissionais e semi profissionais. Martín explicou também sobre alguns cuidados, detalhes de sensibilidade e atenção que o fotógrafo precisa empenhar no momento de captar uma imagem.

3.1 Capacitações

Page 22: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.1 Jornal Verde Vila

Jornal Verde Vila O Jornal Verde Vila é produzido pelos alunos da oficina de Jornal no núcleo Socioeducativo (Verdescola na Vila Sahy) que, sob a orientação dos educadores, desenvolvem diversas atividades como: entrevistas, fotografias, desenhos em quadrinhos, fotonovelas, produção de texto jornalístico, etc.

O Verde Vila é distribuído na comunidade da Vila Sahy e entorno, parceiros do Instituto, escolas da região, secretarias municipais, entre outros.

Em 2013, a periodicidade do Jornal foi semestral, totalizando 02 edições, com a tiragem de 1.000 exemplares por edição.

Finalizamos o ano na 12°edição.

Edição 11 – 1º semestre / 2013

22

Edição 12 – 2º semestre / 2013

Page 23: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.2 Gerando Futuro

Objetivo

Melhorar a qualidade do conhecimento e do rendimento escolar de adolescentes e jovens que estejam inseridos no sistema público de educação do Município de São Sebastião - SP.

27%

13%

20%

13%

10%

8%

5% 4% Barra do Sahy

Boiçucanga

Cambury

Juquehy

Topolandia

Bertioga

Vila Sahy

Outros

Localidade dos alunos atendidos

Público Alvo

São 100 vagas para adolescentes, com idades de 15 a 19 anos, de escolas pública das comunidades de Vila Sahy e entorno.

Concluímos o Ciclo I com 50 alunos.

Ciclo I Em maio de 2013 foi realizada a formatura do Ciclo I do projeto, que teve duração de nove meses, com aulas de português, matemática e raciocínio lógico, de segunda a sexta no contraturno escolar (manhã e tarde). Alem disso, os alunos contaram com apoio de psicólogo na orientação profissional. A carga horária total do projeto foi de 807 horas/aulas.

No mês de janeiro, as aulas do período da tarde foram realizadas no turno noturno, como forma de reduzir a evasão.

23

Page 24: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.2 Gerando Futuro

Concluímos o Ciclo II com 47 alunos.

Ciclo II Iniciado em julho de 2013, teve duração de quatro meses, com aulas de português, matemática e raciocínio lógico e tópicos especiais, de segunda a sexta no contraturno escolar (manhã e tarde). Alem disso, os alunos contaram com apoio de psicólogo na orientação profissional. A carga horária total do projeto foi de 295 horas/aulas.

24

Turmas Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Operações Logísticas (SENAC) Iniciado em julho de 2013, teve duração de quatro meses com aulas teóricas e práticas para o curso de auxiliar administrativo (rotina básicas de escritório, áreas e funções empresariais, etc.) e de auxiliar de operações logísticas (relação da logística com as demais áreas, suprimentos, distribuição, etc.) A carga horária total do projeto foi de 160 horas/aulas para cada curso.

Concluímos com 49 alunos certificados pelo SENAC.

Page 25: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.2 Principais eventos

25

Formatura Ciclo I (Maio/2013) Aconteceu no dia 21 de maio às 19h, na Escola Municipal Henrique Tavares, a Formatura do I Ciclo dos alunos do Gerando Futuro, projeto patrocinado pela Petrobras. Foi uma noite de muitas emoções que contou com a presença dos Srs. Paulo Roberto Barreiros Neves e Rubem Pitombeira de Carvalho, da Petrobras, dos alunos e seus respectivos familiares e a equipe do Verdescola Vila Sahy, celebrando a conclusão de mais um ciclo e o fortalecimento do aprendizado e do conhecimento.

Visita Técnica ao Porto de Santos (Outubro/2013) Cerca de 40 alunos da turma do SENAC do Projeto Gerando Futuro do Verdescola realizaram no dia 23 de outubro visita técnica ao Porto de Santos por meio do Projeto Conheça o Porto A Tribuna. Foram aulas (roda de conversa) a bordo de uma escuna que percorre o canal aquaviário, onde os participantes recebem informações sobre o dia a dia do Porto de Santos. A visita teve como objetivo uma compreensão da movimentação logística dos produtos sobre importação e exportação, o fluxo e oportunidades de empregos desenvolvidos na dinâmica de funcionamento do Porto e maquinários utilizados nas operações. Formatura Ciclo II e SENAC (Dezembro/2013) No dia 02 de dezembro às 19h, foi realizada na Escola Municipal Henrique Tavares a cerimônia de Formatura dos alunos das turmas do II Ciclo e SENAC do Gerando Futuro, projeto patrocinado pela Petrobras. Foi uma noite de muitas emoções que contou com a presença dos Srs. José Biruel Júnior e André Porcaro da Petrobras, do vereador José Reis, dos alunos e seus respectivos familiares e a equipe do Verdescola Vila Sahy, celebrando a conclusão de mais um ciclo e o fortalecimento do aprendizado e do conhecimento.

Page 26: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.3 Verdesporte na Areia

Público Alvo 270 pessoas com idades de 07 a 18 anos e 10 pessoas de 19 a 59 anos da comunidade da Vila Sahy e entorno.

26

• Segunda a Sexta – feira:

(Praia da Baleia) Canto Magico

• Manhã: das 08h às 11h30 (02 turmas)

• Tarde: das 13h30 às 16h30hs (02 turmas)

Objetivo Desenvolver junto à comunidade da Vila Sahy e entorno, São Sebastião, SP, programa esportivo de cunho educacional, visando a formação integral de crianças e adolescentes como cidadãos críticos e participativos.

Atividades oferecidas

Aulas de futebol, vôlei, recreação, jogos e apoio psicossocial.

Dias e Horários

Page 27: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.3 Verdesporte na Areia

27

Resultados obtidos 1º ano de projeto

Com as atividades realizadas e as temáticas desenvolvidas, foi percebido que os alunos estão mais participativos, com maior consciência socioambiental.

Além disso, houve uma melhora na autoestima e na conscientização corporal e também na busca de melhor rendimento escolar.

Hábitos alimentares Alunos mais conscientes com a alimentação

Consciência Socioambiental Alunos mais conscientes sobre as questões ambientais

Page 28: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.3 Principais eventos

28

Dia Mundial do Planeta Terra (Abril/2013) Os alunos do Verdesporte na Areia participaram no dia 22 de abril, da comemoração ao dia mundial do Planeta Terra, na praia da Baleia, em São Sebastião. A ação foi promovida pelo Reef Earth Day e é realizada por meio de um programa que segue diretrizes internacionais de conscientização ambiental, teve como objetivo a limpeza e preservação da praia. Os monitores da Reef acompanharam as crianças do Verdescola para um verdadeiro mutirão de limpeza em toda extensão da praia e encostas. Todo o lixo recolhido teve seu descarte apropriado pela Sabaleia.

Dia do Desafio (Maio/2013) Os participantes do Verdesporte na Areia participaram no dia 29 de maio, do Dia do Desafio, ajudando ao município de São Sebastião a vencer a cidade pernambucana de Pesqueira. O Dia do Desafio (Challenge Day) foi idealizado pela ParticipAction em 1983, com o objetivo de conscientizar a população da importância da prática esportiva. No Brasil, e em todo o continente americano, ele é coordenado pelo Sesc São Paulo.

I Festival de Esportes (Junho/2013) O primeiro Festival de Esporte aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de junho com grande interesse por parte dos participantes que juntos puderam interagir na construção do Festival (sorteio de times, participação na arbitragem, montagem e desmontagem da arena, distribuição de lanches, participação na organização e acompanhamento nas atividades) e contou também com a integração do Núcleo Socioeducativo. Foram três dias em que os alunos participaram de diversas atividades como gincana, jogos de futebol e voleibol, rodas de capoeira, entre outras atividades.

Page 29: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

3.3 Principais eventos

29

Ginástica Laboral (Agosto/2013) No dia 21 de agosto iniciou a atividade de ginástica laboral na Vila Sahy ministrada pelos educadores do Verdesporte na Areia, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Esporte e Cidadania. A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com o objetivo de melhorar a saúde, evitar lesões e algumas doenças ocupacionais dos funcionários. Inicialmente foi implantada no Instituto Verdescola para os funcionários dos projetos.

Visita ao Memorial do Santos (Outubro/2013) No dia 31 de outubro, 44 alunos do Verdesporte na Areia, realizaram visita ao Memorial do Santos Futebol Clube, intitulado de Memorial das Conquistas no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), na cidade de Santos. Os visitantes puderam conhecer a história do clube, além dos troféus, fotos ampliadas em tamanho real, flâmulas, documentos, uniformes, bolas, recursos multimídia e outros objetos. Também aproveitaram dos vários equipamentos multimídia do museu, que permitem a visualização de jogadas históricas.

II Festival de Esportes (Novembro/2013) Entre os dias 25 a 29 de novembro na Vila Sahy, aconteceu o II Festival de Esportes do Verdesporte na Areia, que contou com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Esporte e Cidadania. O Festival teve a participação dos alunos em sua elaboração, incentivando assim a autonomia, inclusão e a cooperação dos participantes nas diversas atividades realizadas. Foram jogos de futebol, voleibol, cambio, queimada nas mais diversas formas de agrupamento, e contou com a participação de todos os alunos atendidos pela Verdescola, da Escola Municipal Henrique Tavares e pessoas da comunidade.

Page 30: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

Em abril de 2014 o Verdescola passará a funcionar na sua nova sede, que desde 2010 desenvolve campanha de captação de recursos para sua construção. A meta é atender o maior número possível das 500 crianças, adolescentes e jovens que estão na lista de espera.

Terreno doado pela Prefeitura de São Sebastião.

A nova sede contará com: Biblioteca, salas de: música, arte, dança, informática, leitura, educação ambiental e reforço escolar.

Brinquedoteca e refeitório.

Oficina de geração de renda complementar para as mães.

Oficinas profissionalizantes para os jovens.

Cozinha experimental para capacitação das mães.

Quadra poliesportiva.

Obras iniciadas em Janeiro/12 Área a ser construída – 2.900m²

Previsão de inauguração – abril/14

Foto - jan/2013 30

“Eu vejo a nova sede e

sempre penso a mesma coisa:

que vai melhorar o estudo

das crianças e atender mais

pessoas. E já está perto.”.

Depoimento de Márcio Lúcio dos Santos, morador da Vila Sahy.(novembro/13)

3.4 Nova sede na Vila Sahy

Page 31: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4. VERDESCOLA EM SÃO PAULO

O Instituto Verdescola em São Paulo atuou até outubro de 2013 com 02 projetos: Verdescola na Praça Victor Civita e Praça Vai à Escola.

São Sebastião

São Paulo

Verdescola na Praça Victor Civita Praça Vai à Escola

31

Page 32: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

A Praça Victor Civita foi construída a partir da revitalização de uma área totalmente degradada e dispõe de espaços para lazer, educação e cultura. Nessa praça pública, atuou até outubro de 2013 um dos núcleos do Verdescola, com o objetivo de atender instituições pré-agendadas (escolas, associações, empresas, universidades, etc.), instituições parceiras que faziam visitas quinzenais, além do atendimento nas escolas para promover a educação socioambiental. A visita incluía um roteiro para conhecer tecnologias ambientais utilizadas na revitalização e reabilitação do antigo incinerador, além de teatro e oficina de reaproveitamento de materiais. O Verdescola também tinha a responsabilidade de complementar o trabalho do Museu Aberto da Sustentabilidade. Com isso, os visitantes podiam refletir e aprender por meios de ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Durante o ano de 2013, o projeto recebeu 6.055 visitantes (instituições agendadas, público espontâneo, instituições parceiras e o Praça Social), mais 9.481 crianças atendidas nas escolas do Projeto Praça Vai à Escola. O ano também foi marcado por programações especiais, desenvolvidas pelos educadores do Verdescola.

4.1 Verdescola na Praça Victor Civita

PÚBLICO ATENDIDO – Comparativo ANO 2012 x 2013

Público agendado

(Instituições)

Total de Pessoas

2012 2013*

Projeto Social 1.881 1.490

Escola Particular 2.337 1.331

Escola Pública 5.873 2.034

Instituições Parceiras 1.245 689

Público Espontâneo 1.394 511

TOTAL PVC 12.730 6.055

Atendimento em escolas – Praça vai à Escola 8.432 9.481

TOTAL GERAL 21.162 15.536

* O total de 2013 foi menor pois o projeto foi encerrado em outubro.

32

Page 33: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.1 Verdescola na Praça Victor Civita

Objetivo

Promover a educação socioambiental e a formação de educadores ambientais em uma praça pública e nas escolas, utilizando conceitos ambientais, visando a formação consciente do indivíduo.

Público Alvo

Visitantes da Praça Victor Civita, comunidade do entorno, associações, instituições de ensino e projetos sociais da cidade de São Paulo e região metropolitana.

São Paulo

Oficinas de formação para educadores;

Trilha ambiental;

Capacitação de educadores;

Oficina de horta;

Oficina de materiais recicláveis;

Atividades e eventos especiais;

Teatro de fantoches;

Teatro interativo;

Palestras para público espontâneo e agendado;

Atividades de integração com pais e filhos, comunidade/escola;

Atividades inclusivas (grupos que compõem integrantes portadores de deficiência física, mental e auditiva).

Atividades Oferecidas

33

Page 34: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.1 Instituição parceira

Em 2013, o projeto deu continuidade ao trabalho com as instituições parceiras iniciado em 2011, com a finalidade de ampliar o atendimento do Verdescola na Praça Victor Civita e de termos um público constante com visitas periódicas quinzenais. Atendemos uma instituição: CDC ACM Pinheiros.

34

CDC ACM Pinheiros *(Março a Outubro/13). Em 2013, os assuntos abordados emergiram de desafios socioambientais identificados coletivamente a partir de um Diagnóstico Socioambiental preliminar realizado com os educandos no ano anterior. Foram desenvolvidas atividades com temas referente aos desafios e soluções na comunidade e para o indivíduo, sustentabilidade no cotidiano, qualificação socioambiental do espaço, a comunidade e sua relação com os diferentes resíduos que produz, saúde, segurança alimentar e resíduos orgânicos, participação cidadã ativa. As atividades foram ministradas quinzenalmente às 4ªs. feiras no período da manhã das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h no período da tarde. Foram 35 (trinta e cinco) crianças de 06 a 11 no período da manhã e 20 (vinte) adolescentes de 12 a 14 anos a tarde. Total de atendidos: 68 *atua no bairro de Pinheiros com uma programação diversificada, com atividades esportivas, culturais e de lazer

para crianças , adolescentes, jovens e adultos. É uma instituição filantrópica e identificada como de utilidade pública em programas de assistência social.

Page 35: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.1 Principais eventos

35

Agente de Defesa Ambiental (Fevereiro/2013) Em Fevereiro, o Verdescola na Praça Victor Civita trabalhou com a temática referente ao Agente de Defesa Ambiental. Os visitantes puderam contar com toda a visita na PVC com ênfase a temática desenvolvida, onde através de intervenção realizada, tiveram contato de como seria enxergar a vida através de uma gaiola, trazendo a si a percepção dos pássaros que vivem presos em gaiolas, gerando um ótimo debate com o público agendado.

Oficina de Reutilização de Cara Nova (Janeiro/2013) Em janeiro, aproveitando o recesso escolar, foi realizada uma renovação na pintura da oficina de reutilização na Praça Victor Civita. A ideia foi de deixar o espaço mais aconchegante e receptivo aos visitantes, formando um número cada vez maior de agentes multiplicadores de uma educação socioambiental.

Gota a Gota (Março/2013) Em março na Praça Victor Civita foi abordado o Dia Mundial da Água (22 de março). Os visitantes e o público espontâneo contaram com uma instalação nomeada “Gota a Gota”, que abordou o consumo consciente da água e apresentou a todos o quanto uma torneira mal fechada gasta. Para os adolescentes, foi desenvolvida uma experiência do desmatamento, mostrando a importância da preservação de uma determinada vegetação na captação de água para o solo e assim então criando possíveis lençóis freáticos.

Page 36: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.1 Principais eventos

Dia Mundial do Planeta Terra (Abril/2013) O dia do Planeta Terra foi comemorado com os jovens, com a dinâmica “Viver é causar impacto – O que vamos deixar para nosso planeta?” Que tinha como objetivo transformar coletivamente o espaço urbano em um meio mais equilibrado, onde diferentes atividades humanas foram analisadas sob a ótica da sustentabilidade. Já com o público infantil aconteceu uma contação de histórias que abordava importância dos recursos naturais do nosso Planeta.

36

Semana da Mata Atlântica (maio/2013) O dia Internacional da Mata Atlântica foi comemorado realizando a dinâmica “Necessidade e Demanda”, com o objetivo de mostrar que qualquer desequilíbrio acarreta em algo negativo na cadeia e a atividade do uso indevido. O objetivo era mostrar que a cada ação executada necessita de uma demanda de matéria prima desta floresta, causando o desequilíbrio de uma cadeia alimentar .

Dia Mundial do Meio Ambiente (Junho/2013) Comemoramos o dia Mundial do Meio Ambiente, com uma programação especial na última semana do mês realizando uma contação de história, focada na importância dos recursos naturais e o jogo dos monstros em seu habitat natural. Nesse jogo, os participantes interagiram uns com os outros no formato RPG, lidando com importantes fatores que beneficiavam ou prejudicavam o seu habitat.

Page 37: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.2 Praça Vai à Escola

O Projeto Praça Vai à Escola acontecia como uma extensão do Projeto Verdescola na Praça Victor Civita, promoveu educação socioambiental em escolas públicas de São Paulo. Tinha o objetivo de auxiliar na formação consciente do cidadão, chamando sua atenção para o comportamento cooperativo em prol do meio em que se vive. O projeto teve o diferencial de ser contínuo e integrado na rotina escolar. Além disso, as práticas dentro e fora da sala de aula envolveram alunos (de 04 a 06 anos), funcionários, família e a comunidade do entorno. Em 2013, o trabalho foi desenvolvido até outubro de 2013 nas escolas municipais de São Paulo EMEI Monte Castelo, EMEI Isabel Colombo e no CEU Uirapuru, realizando um atendimento médio mensal à 950 alunos. As atividades envolveram as seguintes temáticas: plantas, resíduos e animais. Juntamente com as atividades de educação socioambiental, o projeto Praça vai à Escola levou para suas beneficiadas a confecção da horta escolar, teatros, atividades especiais no dia das crianças, campanha de coleta de óleo comestível usado e de pilhas e baterias, atividades de valores humanos e participação nas Mostras Culturais das escolas.

Aulas de educação socioambiental;

Teatro ambiental;

Contação de histórias;

Horta escolar;

Implantação de compostagem caseira(Fábrica de adubo orgânico);

Aulas sobre valores humanos;

Avaliação contínua do trabalho.

Atividades Oferecidas

37

Page 38: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.2 Praça Vai à Escola

Objetivo Como uma extensão do projeto Verdescola na Praça Victor Civita, promovia a educação

socioambiental gratuita e inclusão de crianças e adolescentes nas escolas públicas da

cidade de São Paulo/SP, por meio de atividades educativas e transformadoras, visando à

defesa, preservação e conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento

sustentável.

PRAÇA VAI À ESCOLA

Público Alvo Escolas, alunos, professores e pais. Até outubro de 2013, o projeto aconteceu nas escolas municipais de São Paulo: EMEI Monte Castelo, CEU Uirapuru e EMEI Professora Isabel Colombo .

38

Page 39: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.2 Praça Vai à Escola

No final do projeto com o objetivo de avaliar o trabalho desenvolvido, os participantes do projeto (de 04 a 06 anos) responderam a uma sondagem em forma de brincadeira e foi observada uma ótima evolução no aprendizado por meio do comparativo com a sondagem inicial.

Outro aspecto importante é que observou-se que os alunos participantes do Praça vai à Escola mudaram o comportamento em relação aos temas abordados e levaram a discussão para a família.

39

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

residuos aguas e plantas

Praça Vai à Escola Aproveitamento/2013

sondagem I sondagem II

Page 40: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.2 Mobilização da comunidade

Campanha Coleta de Óleo Comestível Usado

Em 2013, o Praça vai à Escola deu continuidade à Campanha de Coleta de Óleo Comestível Usado. A proposta era contribuir para o descarte correto do óleo. Estima-se que cada família produza em média um litro de óleo residual por mês. Esse material descartado de maneira incorreta, ou seja, na pia, descarga ou diretamente na terra, traz sérios danos ao meio ambiente.

Campanha Coleta de Pilhas

Mais um ano de parceria com a Drogaria São Paulo, que doou mini papa pilhas que facilitou a arrecadação junto as famílias. A campanha para coleta de pilhas em 2013 nas

escolas atendidas pelo Praça vai à Escola foi muito positiva.

40

Page 41: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4.2 Principais atividades

Dia Mundial da Água (Março/ 2013) Em abril foi realizada a contação da história “A mãe das águas”, tanto para o infantil I, quanto o infantil II, em comemoração ao dia internacional da água. Na história um garoto tinha a missão de salvar o reino da mãe das águas do excesso de poluição. O objetivo final da atividade foi incentivar a mobilização de cada um na defesa dos cursos d’água.

Posse responsável (Junho/2013)

Em Junho no Praça Vai à Escola, o infantil I recebeu a visita de um personagem para tratar de um assunto de suma importância, a “posse responsável”. Durante a visita, um educador fantasiado de cachorro deu o depoimento de um cão sobre o que é necessário para que os animais domésticos sejam bem cuidados. As crianças ficaram muito entusiasmadas durante a visita e também depois dela, nas semanas seguintes ainda perguntavam sobre ele.

41

Reciclagem (Setembro/2013)

O infantil I, participou da atividade da Fábrica Mágica de Reciclagem. Os educadores juntamente com os alunos separaram tampinhas de plástico que foram enviadas para a fábrica construída a partir de caixa de papelão para ser realizada a reciclagem destes resíduos. Ao final esses materiais foram transformados em um brinquedo, reforçando que mesmo quando alguns objetos estão quebrados ou sem uso, eles podem ser reutilizados ou reciclados.

Page 42: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

4. Depoimentos

“Houve contribuição para as aulas, na medida que uma criança ia

lembrando a outra, como cuidado com a natureza, não mate os

bichinhos, etc...

Os alunos contam em casa para os pais que devemos economizar água,

reciclagem, depositar a pilha no papa pilha da escola, etc...

As atividades são bem diversificadas fazendo com que as crianças

multipliquem o que aprenderam para seus pais, irmãos e avós”.

Vanda, Professora , Estágio 5 A – Infantil I – EMEI Aluízio de Almeida

“Gostei muito da visita a PVC, o

passeio é muito educativo e

instrutivo, além de mostrar

métodos sustentáveis às crianças.

É um passeio nota 10, para ser

feito tanto com os amigos quanto

com a família. A visita a PVC é um

passeio cultural, a Praça é bem

cuidada, com monitores que

respondem todas as suas dúvidas,

saí daqui muito bem informado e

sem dúvida nenhuma”.

Rodrigo, visitante – público espontâneo.

“A visita é muito interessante, o

espaço é composto de vários

elementos muito bem explicados. A

visita foi ótima, o contato das

crianças com o local onde um dia

foi um incinerador de lixo e toda

recuperação que fizeram no local,

a horta, a oficina, a horta

vertical, tudo muito bem explicado

pelos educadores”.

Márcia Aparecida Ratt, Professora – E. E Dr. Nelson Manzanares

42

Page 43: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

5. COMUNICACÃO

Boletim informativo Durante o ano de 2013 foram produzidos 11 boletins do Verdescola na Vila Sahy e 02 para Verdescola na Praça Victor Civita / Praça vai à Escola , pois o projeto foi encerrado em outubro de 2013. Boletim Informativo - Linha Verde com os principais acontecimentos do projeto que já foram divulgados no blog. A ideia é reforçar as atividades realizadas pelo projeto, gerar tráfego para o site/blog e divulgar os nossos patrocinadores. Esse Boletim é digital e enviado por e-mail com a periodicidade mensal para o Verdescola na Vila Sahy e trimestral para o Verdescola na Praça Victor Civita/Praça Vai à Escola e enviado para o banco de dados do Verdescola que é composto por patrocinadores e apoiadores, Escolas, Secretarias e pessoas que se cadastraram para receber o boletim.

43

Page 44: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

5. COMUNICACÃO

Site, Blog e Mídias Sociais Utilizar o Blog e as mídias sociais para comunicar e informar todos os acontecimentos e ações realizadas pelos Projetos do Verdescola. O Verdescola, desde 2010, tem aproveitado o espaço das mídias sociais - Facebook, Twitter e Youtube - para divulgar suas ações, atividades e ampliar o tráfego de visitantes do site. Aumentamos o número de seguidores do Twitter em 26% e em 60,31% os fãs que curtiram a página do Verdescola no Facebook, bem como houve aumento na visualização dos vídeos do Youtube.

44

Em abril de 2013, entrou no ar o novo site do Verdescola após processo de reestruturação e modernização por se tratar de importante meio de divulgação do Instituto, suas ações e resultados alcançados.

Page 45: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

5. COMUNICACÃO

Site, Blog e Mídias Sociais Ao longo do ano de 2013 tivemos vários eventos que alavancaram o crescimento de visitas no site. O maior índice de busca pelo site do Verdescola foi de forma direta e por meio do Google. O Facebook , Catraca Livre e o site da Praça Vitor Civita continuaram a aparecer como outras importantes fontes de origem de tráfego. Com todas essas ações integradas de comunicação mantivemos em 2013 quase a mesma média mensal do ano anterior com cerca de 1.100 visitantes. Sendo esses nacionais e estrangeiros, de variadas faixas etárias.

45

963 791

898 1104 1080 980

787

1360 1358 1328 1488

841

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

N° visitantes em 2013

N° visitantes

Page 46: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

Site Prefeitura de São Sebastião

http://www.saosebastiao.sp.gov.b

r/finaltemp/news.asp?id=N2642013

125815 em 26/04/2013

46

Jornal Imprensa Livre

Ano XXVI – Edição Nº 5666

29 de Março de 2013

6. CLIPPING

Page 47: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

Revista Exame

Ano 47, Ed. 1041, nº 9

15 de maio de 2013

47

Jornal Imprensa Livre

Ano XXVI – Edição Nº 5809

12 de setembro de 2013

6. CLIPPING

Page 48: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

Revista Casa Claudia

Edição Outubro/13

02 de outubro de 2013

48

Jornal Imprensa Livre

Ano XXVI – Edição Nº 5862

04 de dezembro de 2013

6. CLIPPING

Page 49: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

49

CNPJ: 07.707.869/0001-10 Inscrição Estadual : Isento

Conselho Municipal de Assistência Social COMAS São Sebastião/SP nº 016/2011 COMAS São Paulo/SP nº 97/2011

Utilidade Pública Municipal São Paulo/SP – Decreto nº 52.721/2011. São Sebastião/SP – Lei 2.049/2010

OSCIP - processo MJ nº 08071.004964/2006-07.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente CMDCA São Paulo/SP: 1307/2007. CMDCA São Sebastião/SP: 002/2013. Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS/SP nº 7454/2010.

Certificado de Entidade Promotora de Direitos Humanos – CDH - nº 336/2013.

Declaração de Isenção do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de

Quaisquer Bens ou Direito – ITCMD – nº 51224-907603/2013

Certificado de Regularidade Cadastral de Entidades – CRCE – 0477/13 – 22/03/13

7. TÍTULOS E REGISTROS

Page 50: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

8. PARCEIROS INSTITUTO VERDESCOLA

Patrocinador Master

Patrocinadores Institucionais

Patrocinadores por meio do

Patrocinadores

50

Page 51: 4.2 Praça Vai à Escola

Relatório de Atividades 2013

9. QUEM FAZ

Presidente Maria Antonia Civita

Conselho Consultivo

Ângela Cristina Dannemann Antonia Brandão Teixeira Ana Fernandes Kertész Geyze Marchesi Diniz

Paulo Remy Gillet Neto Roberto Civita (in memoriam)

Conselho Fiscal

Manoel Bizarria Guilherme Neto Marcos Augusto de Moraes

Mauro Catucci Waldemir Severino dos Reis

Superintendente

Ana Beatriz Harley

Gerente Adm/Financeiro Eduardo Parra

Gerente Pedagógica

Bruna Elage

Gerente de Captação Ana Racy

Equipe

Alberto de M. Pedroso Junior, Alessandro Leão dos Reis , Alexandre Réa, Anna Júlia Renzo Aguayo, Ana Paula Oliveira do Carmo, Andrea Dutra Bacchin, Atemilson Borges Dias, Carlos Alberto Pires de Jesus, Carlos

Henrique Vieira dos Santos, Carolina de Campos Galvão, Cenira de Abreu Macedo, Claudia dos Santos Fischer, Cleber de Oliveira Martins, Cleber Novais de Souza, Eduardo Augusto Neves, Elaine Cristina Carvalho

de Mora, Eliane Martos Garcia, Fabiano Lira, Francisco de Assis de Souza Silva, Germano Augusto Voigtel Oliveira ,Gracinda Maria da Silva Gomes Nogueira, Jeferson Souza Novais, Juliete Soares Santos, Jussemara

Florentino Ribeiro, Karlos Jefferson Alves Barreto da Silva, Leandro dos Santos Silva, Leila da Silva, Lenita Isabel de Lima, Leonardo Bigliani Somalito, Lydia dos Santos Lopes, Marcelo Santos da Silva, Márcia

Gonçalves Lima, Maria Lucia da Silva, Perla Aparecida de Oliveira, Sandra Marconi Padial, Sandra Roberta de Souza, Sidney João Padial, Renata Fortes Batista dos Santos, Rodrigo Araújo Domingos, Silvia Regina Marotti, Simone de Souza Costa, Tatiana Bitencourt Oliveira Faustino, Thaís Souza de Oliveira, Valdemir Santos Cruz,

Vilma do Carmo, Viviane Wolff, Zuleide Alves de Souza. Voluntários

Márcia de Aparicio Costa, Martin Gurfein e Vera Lígia Proença Korody. 51