5 a 11 de maio de 2018 | edição 368 | ano 7 | distribuição ... · | volta redonda, 5 a 11 de...

12
5 a 11 de Maio de 2018 | Edição 368 | Ano 7 | Distribuição Dirigida Prefeitura negocia com a CSN para fazer a transição até a chegada de um novo administrador Voltaço deixa de publicar balanço financeiro e clube corre risco de punição ESPORTE POLÍCIA Página 10 Justiça suspende, temporariamente, despejo da unidade hospitalar Página 7 Corpo de funcionário público de VR é encontrado em Acari Página 4 PPR CSN quer dar a trabalhadores da Usina “um pirulito e duas mariolas” Página 4 NO CTI

Upload: lynga

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5 a 11 de Maio de 2018 | Edição 368 | Ano 7 | Distribuição Dirigida

Prefeitura negocia com a CSN para fazer a transição até a chegada de um novo administrador

Voltaço deixa depublicar balanço

financeiro eclube corre

risco de punição

ESPORTE POLÍCIA

Página 10

Justiça suspende,temporariamente,

despejo da unidadehospitalar

Página 7

Corpo defuncionário

público de VRé encontrado

em AcariPágina 4

PPR

CSN quer dara trabalhadoresda Usina “umpirulito e duas

mariolas”Página 4

NO CTI

NOTAS2 NOTAS www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018

EXPEDIENTE: C M DE LIMA FILHOJornais e RevistasInscrição Municipal: 052727009 ::CNPJ: 13.018.923/0001-12Endereço: Rua Luiz Alves Pereira, nº 115,Sala 301, Ed. Maria Yabrudi - Aterrado :: Telefone: (24) 3338-8341|E-mail: [email protected]: Claro Mariano :: Editor Responsável: Luiz Eduardo Passos.Gráfica: Diário do Vale.|Tiragem: 10.000 : Distribuição: Semanal

Os artigos publicados no jornal Folha do Aço não refletem,necessariamente, a opinião do jornal.

CateterismoDona Munira, mãe do ex-

prefeito de Volta Redonda An-tônio Francisco Neto (MDB),está internada no Hospital daUnimed, onde na quinta-feira(dia 3) passou por um catete-rismo.

CandidatoO MDB do Rio de Janeiro

decidiu lançar Vinícius Farahcomo pré-candidato do partidoao governo do estado. Farah éex-prefeito de Três Rios, muni-cípio de pouco mais de 100 milhabitantes. O emedebista to-mou posse como prefeito dacidade em janeiro de 2009 e foireeleito em 2013 com 83,24%dos votos. Após deixar a pre-feitura, assumiu em fevereiro de2017 a presidência do Detran-RJ, cargo que deixou no iníciode abril para poder disputar aseleições deste ano.

ConsensoNos bastidores da política

fluminense, a informação éque a candidatura de Farah,porém, não é consenso noMDB. Uma ala do partido quera sigla negocie a indicaçãodo vice na chapa do ex-prefei-to Eduardo Paes, que, embo-ra esteja inelegível, quer sercandidato a governador do Riopelo DEM. Um dos nomes de-fendidos para ser o vice é o doex-prefeito de Queimados, MaxLemos. O DEM, contudo, temnegociado a vice com o PR eo PP.

Eleitoral IO Tribunal Regional Eleito-

ral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)decidiu suspender, a partir dapróxima segunda-feira (dia 7),a exigência de agendar ocomparecimento nas zonaseleitorais do Estado e nasCentrais de Atendimento aoEleitor (CAEs). Em 16 zonaseleitorais, inclusive, o eleitorserá atendido também duran-te o final de semana, por or-dem de chegada, sem agen-

Ferrinhosdamento prévio, das 11h às18h.

Eleitoral IINa região, as ZE que vão

atender em regime de plantãoneste sábado (dia 5) são a41ª (Vassouras), 93ª (Barra doPiraí) e 116ª (Angra dos Reis),sendo que esta última tam-bém funcionará no domingo.Até o fechamento do Cadas-tro Nacional de Eleitores, nodia 9 de maio, o eleitor queestá com o título canceladopode regularizar sua situaçãoeleitoral e garantir o direito devotar no pleito de outubro. Oprazo também vale paraquem precisa tirar a primeiravia do documento, transferir odomicílio ou solicitar mudan-ça para uma seção de fácilacesso.

AmbulânciaOs municípios de Pinheiral,

Itatiaia, Piraí, Quatis, Resende,Rio Claro e Valença serão con-templados pelo Ministério daSaúde com uma ambulânciacada para o atendimento doServiço de Atendimento Móvelde Urgência (Samu 192). VoltaRedonda, por sua vez, contarácom mais três unidades. Oanúncio foi feito na quinta-feira(dia 3), na 2ª Assembleia Ge-ral do Consórcio Intermunicipalde Saúde da Região Médio Pa-raíba (Cismepa) 2018. O encon-tro promovido em Pinheiral reu-niu prefeitos e representantesdos 12 municípios integrantesdo Consórcio.

PautaA prestação de contas e

aprovação do Cismepa e doSamu, ambas do exercício2017, um relatório de atendi-mentos do Hospital Regionaldo Médio Paraíba e demais in-formes sobre o funcionamentodo local, foram os principaisassuntos debatidos na reunião.Foram levantadas também ou-tras questões entre os presen-tes, como a discussão do pro-jeto Rede Cegonha da região

do Médio Paraíba: projeto, im-plementação e aquisição de re-cursos; entre outros assuntosgerais. A assembleia foi condu-zida pelo coordenador do Cis-mepa, Rodrigo Lages.

VencedoraA Volkswagen Caminhões

e Ônibus acaba de vencer lici-tação para entrega de 3.400ônibus escolares ao programafederal 'Caminho da Escola'.Os veículos poderão ser adqui-ridos por prefeituras e estadosde todo o país até abril do pró-ximo ano e deverão ampliar aparticipação da montadora,maior empresa no fornecimen-to de veículos escolares, dasatuais 16 mil unidades paracerca de 20 mil. Todos oschassis são produzidos na fá-brica em Resende.

Especialistas IA secretaria de Saúde de

Volta Redonda abriu na quarta-feira (dia 2), um cronograma,que vai até outubro, para suprira demanda por marcação deconsultas de retorno a especi-alistas na Policlínica Bernardi-no de Souza, localizada no Es-tádio Raulino de Oliveira. Paragarantir agilidade no atendimen-to aos pacientes, as 17 espe-cialidades foram divididas entreos dias do mês e terão datasespecíficas para o agendamen-to das consultas.

Especialistas IINo primeiro dia do novo pro-

cesso, foram agendadas 400consultas para reumatologistase endocrinologistas. Na quinta-feira (dia 3), foram atendidos600 pacientes de nutricionistase neurologistas. A medida émais uma etapa para a organi-zação das agendas de marca-ção do retorno a especialistasna policlínica.

Petróleo IA Assembleia Legislativa

do Estado do Rio de Janeiro(Alerj) entrou com uma açãono Supremo Tribunal Federal

(STF) na quarta-feira (dia 2),para mudar a decisão do Tri-bunal de Contas da União queretirou dois blocos de explora-ção do último leilão promovidopela Agência Nacional do Pe-tróleo (ANP), no mês de mar-ço. O mandado de segurança,ajuizado junto com a prefeitu-ra de Araruama, pede que osdois chamados "megablocos"sejam explorados sob o regi-me de concessão, como que-ria a ANP, e não pelo de parti-lha, como quer o TCU. Nesseúltimo modelo não são pagosbônus e royalties aos estadose municípios produtores.

Petróleo IIAlém do mandado de segu-

rança, a Alerj também já ajui-zou, no final de abril, umaAção Direta de Inconstitucio-nalidade (ADI 5.936), que co-bra o pagamento a estados emunicípios de parte dos bônuspagos pelas empresas nos lei-lões da ANP. No regime deconcessão, vence a licitação

quem faz a melhor oferta, deacordo com o potencial daárea licitada. No entanto, todoesse valor fica integralmentecom a União. No leilão realiza-do em março, por exemplo,foram arrecadados R$ 8 bi-lhões em bônus.

Petróleo IOutro pleito relacionado ao

tema que tramita no STF é aAção Cível nº 2.865, na qualé discutido o cálculo do pre-ço do barril de petróleo paraa definição do valor dos royal-ties. A Alerj ingressou comoAmicus Curiae, uma forma dedar suporte à ação propostapelo governo do estado emabril de 2016, pedindo a atu-alização no cálculo. Segundoestimativas, o Estado e osmunicípios fluminenses perde-ram cerca de R$ 5 bilhões en-tre 2013 e 2017 devido à fór-mula defasada do preço míni-mo. A proposta é que seja le-vado em conta a cotação in-ternacional.

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 GERAL 3

A 10ª edição do Prêmio Se-brae Prefeito Empreendedor se-lecionou 37 munícipios finalistasde todo o estado, que concor-rem com 43 projetos em suasrespectivas categorias. Na re-gião do Médio Paraíba, as cida-des de Volta Redonda, Piraí, Ita-tiaia, Vassouras, Porto Real eResende são finalistas.

Esta edição do Prêmio re-cebeu a inscrição de 74 mu-nicípios e na primeira avalia-ção, 54 foram consideradosaptos a seguir na competiçãocom 62 projetos. Desses, 37foram selecionados como fina-listas e concorrem com 43 pro-jetos, já que cada municípiopoderia inscrever mais de umprojeto em uma das oito cate-gorias. "O Prêmio é uma for-ma de mostrar para a socieda-de as iniciativas de uma Pre-feitura que quer um ambienteempresarial mais dinâmico eassertivo para as micro e pe-quenas empresas. Aqui na re-gião, temos seis cidades en-tre os finalistas e para elasdesejamos muito sucesso noPrêmio. Ao se tornarem finalis-tas, todas já foram reconheci-das pelo trabalho bem desen-volvido em seus municípios",afirmou Ana Lúcia de AraújoLima, coordenadora Regionaldo Sebrae na região.

Os projetos concorrem nascategorias Políticas Públicaspara o Desenvolvimento dosPequenos Negócios; Coopera-ção Intermunicipal para o De-senvolvimento Econômico;Compras Governamentais dePequenos Negócios; Pequenosnegócios no campo; Inovaçãoe Sustentabilidade; Empreen-dedorismo nas escolas; Des-burocratização e Implementa-ção da Redesimples; e Inclu-são Produtiva e apoio ao Mi-croempreendedor Individual(MEI).

Como nas últimas edições,o nível dos projetos apresenta-dos evoluiu bastante, segundoos organizadores do Prêmio. Apartir de agora começa o perí-odo de visitas técnicas aos fi-

VR, Piraí, Itatiaia, Vassouras,Porto Real e Resende são finalistasdo prêmio Sebrae Empreendedor

nalistas, previsto para o perío-do de 7 a 18 de maio, e no dia25 desse mês deverá ser rea-lizado o julgamento dos proje-tos por uma comissão julgado-ra externa. Na fase estadualserão concedidos prêmios emtodas as categorias em quehouver competidores e quepelo menos um deles alcancea nota superior à pontuaçãomínima exigida.

Todos os projetos que rece-berem nota superior à pontua-ção mínima estabelecida nes-te Regulamento da premiaçãoreceberão o Selo Prefeito Em-preendedor Finalista Estadual.A cerimônia de premiação es-tadual está prevista para 2ªsemana de junho, quando se-

Cotas raciais nateledramaturgia?

Por Adelson Vidal Alves

A próxima novela daRede Globo de Televisãoanda causando polêmica. O"Segundo Sol", de JoãoEmanuel Carneiro, se passana Bahia e vem sendo criti-cada pela falta de negros noelenco. Segundo os críticos,dos 26 personagens apenas3 são negros, em um esta-do, onde ainda, segundo oscríticos, há o maior percen-tual da população autodecla-rada negra no país.

No entanto, algumasquestões devem ser levanta-das. Devemos lembrar quepara o IBGE a categoria "ne-gro" é composta de pesso-as que se autodeclaram"pretas" e "pardas". Sãoidentidades diferentes, masque o instituto considera par-te de um único grupo. Se-gundo o Censo 2010, aBahia tem 76,3% de autode-clarados pretos e pardos.Entretanto, destes, apenas17,1% se declaram pretos e59,2% se dizem pardos.Desta forma, apesar daBahia ser o estado do paíscom maior autodeclaraçãode "pretos", eles correspon-dem a menos de 20% da po-pulação. A Bahia é um esta-do de maioria parda.

O elenco da novela é ta-xado como tendo a maiorparte de brancos, com pro-

tagonistas como Emílio Dan-tas, Vladimir Brichta, Giovan-na Antonelli, Débora Secco eAdriana Esteves. Mas, afinal,quantos do elenco se decla-ram brancos? No time da tra-ma de Carneiro, quantos sedeclaram pardos? É possívele até provável que a maioriadestes atores e atrizes se de-clarem pardos, o que seriacompatível com a verdadeirarealidade baiana.

Devemos, também, pensarna própria liberdade de cria-ção da teledramaturgia. O Es-tatuto da Igualdade Racialchegou a propor cotas emapresentações culturais, ondetodos os espetáculos do paísdeveriam gozar de represen-tação racial negra, caso serecusasse, o autor da apre-sentação estaria cometendocrime. Absurdo, não?

Na prática é isso que es-tão querendo fazer com o"Segundo Sol". A Rede Glo-bo emitiu nota esclarecendoque a formação do elenco desuas novelas não obedececritérios raciais, mas simcompetência, disposição deartistas na emissora e os ob-jetivos da trama traçada peloautor. É assim que deve ser.

Não há qualquer obriga-ção que uma obra de ficçãose encaixe nas diretrizes deuma militância de minorias.Cercear a liberdade de esco-lha criativa de um autor, es-critor ou produtor cultural emnome de padrões do politica-mente correto racial, não dei-xa de ser uma pressão auto-ritária em nome do ideal ra-cialista, que coloca toda avida social sob o dogma daraça.

Adelson Vidal Alvesé historiador

rão conhecidos os represen-tantes do estado do Rio de Ja-neiro na etapa nacional do Prê-mio.

Os vencedores da etapanacional serão conhecidosapenas na solenidade de pre-miação, a ser realizada emBrasília, quando receberão cer-tificado e troféu, em data a serdivulgada. Cinco projetos (umde cada região brasileira) dacategoria Políticas Públicaspara o Desenvolvimento dosPequenos Negócios e um pro-jeto para cada uma das de-mais categorias. Todos os pro-jetos participantes da fase na-cional receberão o Selo Prefei-to Empreendedor Finalista Na-cional.

VOLTA REDONDACategorias Políticas Públicas para Desenvolvimen-to dos Pequenos Negócios, com o projeto Volta Re-donda, Cidade Boa Para Viver e Investir, e InclusãoProdutiva e Apoio ao MEI, com o projeto Volta Re-donda Além do Aço.

PIRAÍCategoria Pequenos Negócios no Campo, com oprojeto Piraí produzindo o desenvolvimento rural.

ITATIAIACategoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, como projeto Itatiaia caminha com o MEI rumo ao de-senvolvimento local.

VASSOURASCategoria Pequenos Negócios no Campo, com oprojeto Agrinove.

PORTO REALCategoria Pequenos Negócios no Campo, com oprojeto Agricultura Legal.

RESENDECategoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, como projeto Resende, uma estação empreendedora.

Os projetos concorrentesdo Médio Paraíba são:

/jornalfolhadoaco

Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 | www.folhadoaco.com.br4 GERAL

A negociação sobre o pa-gamento do Programa deParticipação no Resultado(PPR) segue o roteiro de umasérie da Netflix. Uma novatemporada teve início com achegada do mês de maio. Noepisódio de quinta-feira (dia3), o desfecho não foi o es-perado pela comissão que re-presenta os trabalhadores. ACompanhia Siderúrgica Naci-onal (CSN) mantém-se firmena proposta de pagar comocompensação apenas entre0.10 e 017 salário.

Com o passar dos dias, ainquietude aumenta por partedos personagens envolvidosna história, isso porque a li-beração do dinheiro estavaprevista anteriormente para odia 30 de abril. "A empresaalegou que não conseguiu fa-zer o pagamento dentro doprazo, que era 30 de abril, eque não sabe qual o índiceque será adotado ainda", dis-se o presidente do Sindicatodos Metalúrgicos, Silvio Cam-pos.

Desta vez, participaram dareunião no prédio do Escritó-rio Central os representantesdo sindicato dos Metalúrgicosdo Sul Fluminense e de ou-

Luto na secretaria de ObrasCorpo de funcionário desaparecido

é encontrado em favela do RioO corpo de um servidor público da secretaria municipal

de Obras de Volta Redonda foi encontrado na tarde de sex-ta-feira (dia 4) dentro de seu próprio carro, na favela de Aca-ri, no Rio de Janeiro. Ronaldo Santos de Oliveira estava de-saparecido desde o dia 29, quando ele saiu por volta das16 horas da casa da cunhada, na Zona Norte do Rio, pararetornar a Volta Redonda.

O corpo de Ronaldinho, como ele era conhecido, estavadentro de seu carro, o Gol preto, placa KXV 2372, e foi le-vado para o Instituto Médico Legal (IML). Havia perfuraçõesno cadáver, mas, até o momento do fechamento desta edi-ção, não se sabia como ele foi morto. O servidor municipalmorava no bairro São Luís, e não era visto desde o últimodomingo (dia 29). Desde então, o celular dele só dava sinalde desligado. Uma imensa mobilização chegou a ser feitanas redes sociais na busca por seu paradeiro. A vítima com-pletaria 42 anos neste sábado.

AssassinadoFelipe de Souza, o "Cicatriz", 25 anos. O homicídio foi

na Rua 13 de Novembro, no Padre Josimo. A vítima foi ata-cada a tiros de pistola por dois homens, que, segundo aPM, são envolvidos com o tráfico no bairro. Os suspeitosforam identificados apenas como Flavinho, apontado comoresponsável pelo tráfico na localidade, e Leleco, que seriaseu gerente. De acordo com informações, Felipe seria gen-ro de Marcelo Camilo da Silva, o Marcelinho Paraíba, quecumpre pena por tráfico de drogas.

PresoLucas de Souza Miranda, 23 anos, por tráfico. PMs em

patrulhamento pelo bairro São Carlos foram informados queum jovem estava traficando na Avenida Florestal, perto doCras do bairro. Com a descrição passada, os agentes lo-calizaram Lucas. De acordo com o registro, quando a via-tura se aproximou, ele se desfez de seis pedaços de ma-conha. Abordado, o jovem portava, além do telefone celu-lar, R$ 129 em dinheiro. Ainda segundo o registro de ocor-rência, ele acabou admitindo que estava traficando, e apon-tou onde estavam escondidos, no buraco de um muro, 56pinos de cocaína.

PolíciaIndefinição marca negociação

entre comissão e CSN

tras unidades, como da CSNMineração, instalada em Con-gonhas (MG), além da comis-são composta por funcionári-os (sem estabilidade). Foi su-gerido à empresa o dia 15 demaio para o pagamento doPPR, desde um novo índiceestipulado pela empresa sejaapresentado na próxima se-mana. "Quanto mais o tempopassa, mais ansiosos os tra-balhadores vão ficando, poisestão contando com o valorque a empresa vai pagar peloPPR. Demos a sugestão dodia 15 de maio para que a co-missão se reúna mais uma

vez e a empresa apresenteum valor", explicou SilvioCampos.

A direção do sindicato jásolicitou uma reunião com opresidente da Companhia,Benjamin Steinbruch, para fina-lizar o impasse e tentar a libe-ração o mais rápido possíveldo dinheiro aos trabalhadores."Sabemos que a negociação éfeita por uma comissão e nãovamos atropelar esse grupo detrabalho, mas também não po-demos ficar parados", finalizouo sindicalista. Tudo caminhapara que a série ganhe novastemporadas.

PPR

Pagamento da PPR gera impasse e deve ficar parasegunda quinzena de maio

Reprodução da internet

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 5

Nos [email protected] ••••• Julio Cesar

Leandro Léo apresenta no Gacemss, no dia 19de maio, às 20h30min, o show 'Tudo A Seu Tem-

po'. Artista múltiplo, o cantor acumula parcerias aolongo da sua carreira, como Maria Gadú.

O Pianos Bar Embaixador programou para odia 19 de maio o especial Cássia Eller & Cazuza.

No palco, Jorge Guilherme & os 220.

O Náutico anunciou em sua página noFacebook que o rapper Mano Brown vai seapresentar no clube no dia 6 de outubro.

Casados desde o dia 16 de abril, o advoga-do e comunicador, Carlos Alberto Albertassi, o

Teko, e a engenheira Nayra Gomes terãolinda cerimônia religiosa neste sábado (dia 5),

às 16 horas. Felicidades pra eles!

O engenheiro José Luiz Sales e Dalila Sales,aniversariante de quarta (dia 9)

Renata Ferreira, Leida Cristina eFernanda Rodrigues

A secretaria de Políticas para Mulheres, Idosose Direitos Humanos (Smidh) de Volta Redonda

está recebendo em seu Corredor Cultural, aexposição "Poder da Raça", do artista plástico

Flávio Dutra. As mais de 25 peças do artista estãoligadas ao tema ligado a igualdade racial e os

orixás, símbolos da cultura negra. Os trabalhos doartista são feitos em chassi de madeira, massa

plástica e pintura.

Os empresários Clayton Barbosa,aniversariante do último dia 4, ao lado

do seu sócio Wagner Cândido

Para atender com mais conforto, o salãoTransformare, das irmãs Elizabeth e Eliete Ama-ral, cresceu e virou Espaço Transformare, agora,

na Rua Oscar de Almeida Gama, 290, no Aterrado.A inauguração foi na quinta-feira (dia 3) e além

das manicures, cabeleireiras, design de sobrance-lhas, o salão agora conta com um espaço especi-

al para noivas. Vale a pena conferir.

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 |6 VOLTA REDONDA

Férias coletivas de 400 trabalhadores daCSN Mineração iniciam nesta segunda-feiraA crise bateu à porta da área de

mineração da Companhia SiderúrgicaNacional (CSN). A empresa dará féri-as coletivas para cerca de 400 traba-lhadores, a partir da próxima segunda-feira (dia 7) e terminando em 20 de ju-lho. A medida, que compreende cercade 5% do total de empregados da uni-dade de mineração da empresa, abran-ge os trabalhadores que atuam nos pro-cessos de beneficiamento e carrega-mento de minério de ferro na mina Casade Pedra, em Congonhas (MG).

De acordo com a mineradora, asférias coletivas vão ocorrer em períodossucessivos de 15 dias. A empresa afir-ma que a "medida considera as reite-radas limitações impostas ao proces-so produtivo nos últimos meses, quetrouxeram a necessidade de adequa-ção das instalações e implementaçãode novos projetos". Ainda segundo aCSN, "as férias coletivas têm o objeti-vo de preservar a mão de obra das ope-rações de mineração, considerada in-dispensável para a retomada dos níveisde produção".

Por recomendação do MinistérioPúblico de Minas Gerais (MP-MG), nofinal do ano passado, a companhia pre-cisou realizar obras para conter vaza-mentos no dique de Sela, na minaCasa de Pedra, em Congonhas (Cam-po das Vertentes). Em abril deste ano,o MP-MG atestou a segurança da es-trutura. No mês de março, na divulga-ção dos resultados de 2017, a CSN,controladora da CSN Mineração, infor-mou que pretende produzir neste ano30 milhões de toneladas de minério deferro com uma qualidade superior. Para

isso, a companhia vai investir R$ 393milhões na divisão de mineração, prin-cipalmente em barragens, tratamentoe filtragem de rejeitos, bem como fina-lizar projetos de processamento de mi-nério que estão em andamento.

SindicatoO Metabase Inconfidentes, sindica-

to representante dos trabalhadores dasminas de Casa de Pedra e do Pires,em Congonhas, emitiu uma nota criti-cando a decisão da CSN Mineração dedar férias coletivas para 400 emprega-dos. O sindicato afirma que os "dadose números da própria empresa de-monstram que não há quaisquer justi-ficativas para tal medida".

De acordo com a nota emitida pelosindicato, "a medida das férias coleti-vas nada mais é que um mecanismode chantagem". Segundo o Metabase,a empresa planeja aumentar o altea-mento da Barragem Casa de Pedra,em Congonhas, e também a jornadade trabalho dos trabalhadores para 12horas. "A CSN, desde 2016, está que-rendo mudar a jornada de trabalho.Hoje ela é de seis horas de revezamen-to, que conquistamos em uma luta demuitos anos. Eles querem mudar isso.Estão fazendo uma chantagem, porqueprecisam mudar isso", afirmou RafaelÁvila, membro da diretoria do sindica-to mineiro, em entrevista ao site NMB.

DemissõesNo ano passado, a CSN Minera-

ção demitiu 400 empregados em umperíodo de três meses, devido a pro-blemas na garantia de estabilidade dabarragem da mina Casa de Pedra, fatoque foi solucionado na segunda sema-

Foi remarcada para o dia 29 de ju-nho a data da nova Assembleia GeralOrdinária (AGO) de acionistas da Com-panhia Siderúrgica Nacional (CSN),após ter sido cancelada a que aconte-ceria no último dia 27 de abril. A em-presa decidiu cancelar a Assembleiaporque os candidatos indicados pelaCaixa Beneficente dos Empregados(CBS) ao cargo de membro do conse-lho fiscal não foram incluídos no bole-tim de voto a distância.

Na quinta-feira (dia 3), o jornal Es-tadão noticiou que a AGO prometeser tumultuada, mesmo deixando delado as questões familiares que têmagitado os negócios dos Steinbruch.Segundo o jornal paulista, dessa vez,acionistas minoritários da siderúrgicaa acusam de realizar uma "manobra"para evitar a eleição de indicados pelogrupo para o conselho fiscal. A ale-gação é de que a CSN cancelou umdia antes a assembleia, que ocorre-ria no último dia 27, porque percebeuque os acionistas conseguiriam votospara instalar o conselho fiscal, comojá deixava claro o boletim de voto adistância.

CONSELHO FISCAL

Acionistas minoritários acusam empresade realizar "manobra" para evitar eleição

de indicados pelo grupo

na de abril, quando as autoridadesconfirmaram a estabilidade da estru-tura. Segundo informações do siteNotícias de Mineração Brasil, a bar-ragem hoje opera normalmente, emconformidade com os órgãos ambien-

tais. Devido aos problemas ocorridosem 2017, a mineradora ficou abaixoda expectativa de produção de 34 mi-lhões de toneladas de minério de fer-ro, encerrando o ano passado comuma produção de 29,9 Mt.

De acordo com o Estadão, no mes-mo dia em que o mapa consolidado dovoto a distância foi divulgado, a CSNcancelou a assembleia, alegando quea CBS não teve seus candidatos aoconselho fiscal incluídos no boletim.Esse grupo acredita que a CSN ape-nas buscou ganhar tempo para ter umnome concorrente ao indicado pelosminoritários ao conselho fiscal. No anopassado, os minoritários não consegui-ram votos suficientes para a instalaçãodo colegiado. Usualmente, o ConselhoFiscal é formado por no mínimo trêsmembros, sendo que o controlador es-colheria dois deles.

Ainda segundo a matéria do Esta-dão, uma reclamação dos minoritáriossobre o caso está pronta para ser en-viada à Comissão de Valores Mobiliá-rios (CVM). A diretoria de relações cominvestidores da siderúrgica já tinhasido alvo de uma reclamação por con-ta da assembleia de 2017. Os minori-tários alegaram, na ocasião, que seuscandidatos ao conselho de administra-ção e fiscal não foram inclusos no bo-letim de voto a distância. Procurada, aCSN não comentou.

Medida abrange os trabalhadores que atuam na Mina Casa de Pedra

Reprodução da internet

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 7

A situação do Hospital Vita de Vol-ta Redonda vem criando uma grandeexpectativa, negativa, na população dacidade e região. Na sexta-feira (dia 4),a 4ª Vara Cível atendeu parcialmente opedido dos ministérios públicos do Es-tado do Rio de Janeiro (MPRJ) Fede-ral (MPF) e determinou a suspensãoda desocupação do imóvel, na VilaSanta Cecília, até a realização de au-diência especial, marcada para o pró-ximo dia 16. Deverão comparecer àaudiência representantes do hospital eda Companhia Siderúrgica Nacional(CSN), proprietária do imóvel, os secre-tários municipal e estadual de Saúde,bem como membros do MPRJ e doMPF.

Atento aos rumos da negociação naesfera judicial, o prefeito Samuca Sil-va (Podemos) iniciou conversa com oempresário Benjamim Steinbruch, so-bre a possibilidade do Município assu-mir a gestão da unidade hospitalar. "Mecoloquei à disposição para fazer a tran-sição até a chegada de um novo hos-pital. Isso é o que nos comete, poiso hospital é privado", afirmou o chefedo Executivo. "Como se sabe a CSNpediu o imóvel por falta de pagamentode alugueis e consequente quebra decontrato. O Vita tem, ainda, uma dívi-da de mais de R$ 15 milhões só deISS com o município", completou.

O hospital ocupa um imóvel de pro-priedade da CSN e a empresa pediu ju-dicialmente a desocupação devido àinadimplência do aluguel. Em abril, aJustiça havia autorizado o despejo edeterminou a desocupação no mês demaio. O MPF e o MPRJ consideramesse prazo exíguo e inviável de ser cum-prido sem comprometer a continuidadeda prestação do serviço público de saú-de, pois a rede hospitalar da região nãotem capacidade de absorver os servi-ços. "Verifica-se que os hospitais públi-cos desta região funcionam com qua-se 100% dos leitos ocupados e não su-portariam, em absoluto, a absorção dasdemandas ao Hospital Vita", afirmam aprocuradora da República Bianca Brit-to de Araujo e o promotor de JustiçaLeonardo Zulato Barbosa, que assinama petição conjunta.

Atualmente, a CSN negocia paraque outra empresa (a Unimed VR) as-

Prefeitura se oferece para fazer transiçãoaté chegada de novo administrador

FECHAMENTO DO HOSPITAL VITA

suma o hospital. Na decisão que sus-pendeu a desocupação do imóvel, o juizconsidera que a substituição deve serfeita de forma a prejudicar o menospossível os usuários, por isso conside-rou razoável a pretensão do MinistérioPúblico de tentar uma transição sua-ve, sem a paralisação total do hospi-tal.Desocupação

Durante a semana, antes da deci-são do juiz da 4ª Vara Cível de VoltaRedonda, a direção do Vita tinha infor-mado, por meio de nota, "o encerra-mento das atividades do Centro Médi-co, Pronto Atendimento e internaçõeseletivas, a partir do dia 25 de maio". Atéo dia 31 de julho, segundo o comuni-cado, "serão mantidos os atendimen-tos em Cardiologia, Endoscopia Diges-tiva, Laboratório de Análises Clínicas,Banco de Sangue, RX, Ultrassonogra-fia, Tomografia Computadorizada e Res-sonância Magnética".

O Hospital Vita é o maior da regiãoSul Fluminense e realiza, em média,2.864 atendimentos médicos e 698 in-ternações. Além disso, é o único hos-pital da região que realiza cirurgias car-díacas pela rede pública e também pos-sui convênio com o SUS para interna-ção em UTI neonatal.

Nota de funcionários na rede socialFuncionários da CSN e convenia-

dos à rede Vita receberam, pelas re-des sociais, nota emitida por médicose profissionais da unidade hospitalar.No texto, a equipe demostra preocupa-ções com o fechamento do hospital,previsto até então para o próximo dia25. "Nós, médicos e funcionários lem-bramos que se trata da maior unidadehospitalar da região Sul Fluminense.Bem equipada, com excelentes profis-sionais em todos os setores, capaci-tados a atuar de forma firme e segura,treinados a atendimentos mais comple-xos, nível 3 em excelência, o primeirodo Estado do RJ, a conseguir estaclassificação e vai fechar", ressalta otexto.

O comunicado segue lembrando odesempenho do hospital e relacionaatendimentos executados. E mais,alerta de que o fechamento da unida-de vai provocar um caos, "não só nacidade de Volta Redonda, mas em todaa região". A nota segue apresentandoum balanço dos serviços executadospela unidade no ano passado. Ainda deacordo com o texto, em 2017 foram re-alizadas: cirurgias cardíacas, angio-plastias, implantes de marca-passo eoutros procedimentos.

O Vita, também segundo a nota,realizou 2.206 atendimentos pelo con-vênio, somando média mensal de 184.O comunicado mostra ainda que osatendimentos por intermédio do Siste-ma Único de Saúde (SUS) somaram976, com média mensal de 81; o Pron-to-Socorro fechou com 92.062, médiamensal de 7.670. Já os atendimentosnos ambulatórios, de acordo com ocomunicado, foram de 144.000, ouseja, 12.000 por mês. Além de cirurgi-as, internações em UTI adulto (comtaxa de ocupação de 100%), UTI neo-natal e pediátrica com taxa de ocupa-ção também em 100%; tratamentospara pacientes oncológicos (quimiote-rapia), que foram, de acordo com anota, "realizados em centenas!!!"

O comunicado conclui informandoque a capacidade instalada do Vita é de126 leitos, com 76 cuidados não críticos;50 cuidados críticos; 300 médicos cre-denciados; 450 empregos diretos e 250empregos indiretos. Por fim, a nota fazum apelo: "Estamos pedindo apoio! Mui-tas vidas foram salvas neste hospital,muitas vidas chegaram a este mundoneste hospital, melhoria de qualidade devida de milhares de pacientes foi conse-guida com a aplicação de nossos conhe-cimentos e nossa dedicação".

Município assumiria a gestão do Hospital Vita até a chegada de uma nova rede

Evandro Freitas

Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 | www.folhadoaco.com.br8 GERAL

neméritos estão impedidos deserem eleitos para o ConselhoDeliberativo por já integrarem oconselho como membros na-tos, além de denunciar a exis-tência de uma lista de associ-ados que teriam falecido ouque constam no cadastro deeleitores com nome em dupli-cidade.

IMB ICom o objetivo de discutir

soluções e contribuir na recu-peração judicial do empresari-ado, o Instituto dos Magistra-dos do Brasil (IMB) vai promo-ver o evento "Direito Empresa-rial - Questões Polêmicas daRecuperação Judicial" na pró-xima segunda-feira, dia 7 noCentro de Convenções Bolsado Rio. Especialistas no Direi-to Empresarial, os ministrosdo Superior Tribunal de Justi-ça (STJ) Luis Felipe Salomãoe Paulo de Tarso Vieira San-severino vão expor as oportu-nidades surgidas a partir da vi-gência da lei Federal nº11.101,de 09/12/2005.

IMB IIEntre os temas discutidos

estão a atual Jurisprudênciado STJ sobre recuperação ju-dicial; alienação fiduciária emgarantia e bloqueio dos crédi-tos; litisconsórcio ativo de gru-po empresarial e suas conse-quências; recuperação trans-nacional e seus efeitos extra-territoriais; a posição dos cre-dores na recuperação judicial;recuperação extrajudicial; al-cance do juízo universal ope-racional; 'Cram Down' e o abu-so de direito na AGC e deba-tes legislativos sobre recupe-ração judicial no CongressoNacional. O evento vai home-nagear a memória do desem-bargador do TJRJ, Paulo Ce-sar Salomão, falecido em2008 e especialista no tema.Destinado a magistrados, de-fensores públicos, advogados,

empresários e estudantes, as ins-crições estão abertas no site doIMB: http://imb.org.br ou no link:[email protected] evento dará seis horas deestágio aos alunos de Direito.O Centro de Convenções Bol-sa do Rio fica na Praça XV deNovembro, 20 - Térreo, noCentro do Rio.

Mulheres IRepresentantes das três

unidades da Divisão de Homi-cídios da Polícia Civil e doTJRJ participaram na quarta-feira (dia 2), de uma reuniãopara debater ideias e iniciati-vas que possam ampliar arede de proteção às mulheresvítimas de violência no esta-do. Organizado pela Coorde-nadoria da Mulher em Situa-ção de Violência Doméstica eFamiliar (COEM), o encontrocontou com a presença dosdelegados e de representan-tes da Polícia Civil, Defenso-ria Pública e Ministério Públi-co. Entre os assuntos, o usoda tecnologia como aliada noatendimento.

Mulheres IIOutro aspecto discutido foi

a recente entrada em vigor daLei 13.641/2018, que torna cri-me o descumprimento dasmedidas protetivas previstasna Lei Maria da Penha (Lei11.340/2006), com pena pre-vista de três meses a doisanos. A lei repercute direta-mente no funcionamento doProjeto Violeta. O objetivo égarantir a segurança e a pro-teção máxima das mulheresvítimas de violência domésticae familiar, acelerando o aces-so à Justiça daquelas que es-tão com sua integridade físicae até mesmo com a vida emrisco. Todo o processo deveser concluído em cerca dequatro horas: a vítima registrao caso na delegacia, que oencaminha de imediato paraapreciação do juiz.

Letais IA juíza Juliana Leal de

Melo, da 6ª Vara de FazendaPública do Rio, concluiu quenão há impedimento legal paraque a Guarda Municipal façauso de armas não letais. Asentença, proferida no dia 24,destaca que com a promulga-ção da Emenda 28/2017, quealterou o artigo 30 da Lei Or-gânica do Município do Rio, opedido feito em ação movidapelo Ministério Público ficouprejudicado.

Letais IIEm setembro de 2013,

uma liminar da 22ª Câmara Cí-vel do Tribunal de Justiça doRio de Janeiro (TJRJ) proibiu ouso de tasers e spray de pi-menta pelos agentes. A novadecisão julgou ainda improce-dentes os pedidos do MP quevisavam impedir a participaçãoda Guarda na fiscalização dosambulantes, com a apreensãode mercadorias, bem como ospedidos de indenização pordanos morais e materiais.

Salgueiro IO juiz Sergio Wajzenberg,

titular da 2ª Vara Civel da Ca-pital, concedeu liminar, naquarta-feira (dia 2), suspen-dendo as eleições para a pre-sidência da escola de sambaAcadêmicos do Salgueiro,marcada para amanhã (dia 6).O magistrado concedeu a tu-tela de urgência na ação ajui-zada pelo candidato AndréVaz, da chapa de oposição,que denunciou supostas irregu-laridades no processo eleito-ral, entre elas o fato de que aatual presidente, Regina Coe-li, candidata da chapa da situ-ação, estaria concorrendo àreeleição pela terceira vez, oque seria proibido pelo estatutoda agremiação.

Salgueiro IINa ação, André também ar-

gumenta que vários sócios be-

Giro do Judiciário

PresoRamon dos Santos, 34 anos, por descumprir ordem ju-

dicial. Ele havia sido detido nas proximidades da Deam, noAterrado, por agredir e ameaçar a ex-companheira Bruna deSouza Santos, 25 anos. De acordo com a delegada MônicaAreal, ele foi solto na manhã seguinte por ordem judicial pararesponder em liberdade. No entanto, o magistrado que con-cedeu o habeas-corpus determinou que Ramon não se apro-ximasse da mulher, que pediu medidas protetivas. Mas bas-tou ser solto para ele procurar a ex-companheira, a quemnovamente tentou agredir, sendo contido por populares e pelopai de Bruna, que teve o carro danificado. A Deam foi nova-mente acionada e, com base na Lei Maria da Penha, a de-legada deu voz de prisão a Ramon.

Polícia

www.folhadoaco.com.br

PresosGustavo Alexandre Lopes, Nicolas Rodrigues Taborda e

Willian Matheus Carvalho Gomes, por tráfico de drogas. Aação da PM teve início nas proximidades do Residencial IngáI, no Santa Cruz, onde agentes do PPC do bairro suspeita-ram de dois jovens. Eles foram abordados e, enquanto con-versavam com os policiais, o telefone de Willian tocou. A li-gação era de Gustavo, suspeito de tráfico já conhecido dosPMs. Diante do telefonema, Nicolas e Willian, segundo o re-gistro policial, acabaram admitindo que estavam aguardandouma carga de drogas para iniciar a venda e informaram o for-necedor. Os policiais seguiram então para um apartamentona Rua Orlando Jerônimo Telles, onde apreenderam 575 pi-nos de cocaína. Gustavo Lopes que estava no apartamentotambém foi preso.

Foto: Divulgação Deam

Divulgação PM

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 9GERAL

Volta Redonda é a primeira cidadedo país e da América Latina que reali-zou uma compra pública de ônibus elé-trico. O município é o primeiro do es-tado do Rio que tem coletivo elétrico.As informações foram passadas peloprefeito Samuca Silva (Podemos), quevisitou na manhã de sexta-feira (dia 4),a montadora BYD, em Campinas, nointerior de São Paulo. O veículo, quetem zero de poluente, será utilizandopara o Tarifa Comercial Zero.

O projeto prevê a interligação dosquatro principais pontos comerciais dacidade - Avenida Amaral Peixoto, Ater-rado, Retiro e Vila Santa Cecília - numtransporte gratuito para a população."É um sistema moderno que englobatodas as teorias sobre a mobilidadeurbana do mundo. Estamos realizan-do a inclusão social, com o transpor-te gratuito; a mobilidade urbana, reti-rando carros das ruas e incentivandoo transporte coletivo de massa; o meioambiente, com a emissão zero de po-luente; além de fomentar a economiada cidade, com o maior número depessoas nos centros comerciais", ex-plicou Samuca.

A previsão é que o projeto já este-ja funcionando - com três veículos -ainda neste mês de maio. "Estamoscriando um dos maiores centros co-merciais a céu aberto do país. O mu-nicípio espera que a Tarifa ComercialZero passe de cada a 20 minutos. Va-mos estimular que mais pessoas pos-

Samuca visita fábrica doônibus Tarifa Comercial Zero

sam ter acesso aos centros comerci-ais", destacou o chefe do Executivo,que foi a cidade paulista acompanha-do pelos secretários municipais Jose-lito Magalhães (Desenvolvimento Eco-nômico e Turismo) e Wellington Silva(Trânsito e Mobilidade Urbana).

Para Wellington, Volta Redondatem potencial de se tornar referencialem transporte público e desenvolvi-mento. "Quantas pessoas deixam iraos centros comerciais porque nãotem um ônibus que atenda as suasnecessidades. É um projeto idealpara a mobilidade urbana", disse. Osecretário de Desenvolvimento Eco-nômico e Turismo frisou que o 'Tari-fa Comercial Zero' é um projeto que

prioriza os centros comerciais. "Onosso negócio é que o público che-gue a essas áreas. Do jeito que estáo nosso trânsito hoje, cada vez

mais vamos ter mais dificuldades defazer isso, porque o número de veí-culos nas ruas vem aumentando mui-to", disse.

Comitiva da prefeitura visitou montadora BYD, em Campinas, no interior de São Paulo

Divulgação

Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 | www.folhadoaco.com.br10 ESPORTE

Voltaço não publica balançofinanceiro e clube pode ser punido

Palavra da moda entre osgestores, a transparência pare-ce passar distante do VoltaRedonda Futebol Clube. Às23h59min da última segunda-feira (dia 30), terminou o pra-zo para a publicação das de-monstrações financeiras de2017 dos clubes. O Voltaçodescumpriu a determinação daLei Pelé e não publicou em seusite oficial o balanço contável.A falta de transparência podeocasionar punições, até mes-mo ao presidente Flávio Horta.

Desde 2003, a Lei Peléobriga, em seu artigo 46-A, to-das as entidades profissionaisa publicar os balanços apósterem sido submetidos à audi-toria independente no própriosite e também da "respectivaentidade de administração", nocaso do Voltaço a Federaçãode Futebol do Estado do Riode Janeiro. Entre as sançõesprevistas pelo desrespeito doprazo e apresentação incom-pleta do balanço, está o "afas-tamento de seus dirigentes" e"a nulidade de todos os atos

praticados por seus dirigentesem nome da entidade após aprática da infração" - no caso,a partir de terça-feira (dia 1º).

Com a omissão da informa-ção sobre as contas do clube,além da destituição do dirigen-te, o Voltaço pode ser punidocom a retirada do Profut. Aadesão ao programa de parce-lamento das dívidas com aUnião foi assinada em dezem-bro de 2015. O acordo garan-tiu uma redução em 40% dosdébitos, ao longo de 20 anos,e cerca de R$ 853 mil de seusdébitos tributários, valor querepresentava juros e multas dedespesas que estavam parce-ladas pela Timemania. O Mi-nistério Público do Estado(MPE-RJ) pode ser acionadopara fiscalizar e notificar o clu-be que não atende a transpa-rência pedida pelo Estatuto doTorcedor.

Diretoria se manifestaHoras após ser procurada

pela reportagem da Folha doAço, a direção do Volta Redon-da resolveu expor os motivos

que levaram ao não cumpri-mento da Lei Pelé. Na tarde desexta-feira (dia 4), a assesso-ria de imprensa do clube publi-cou uma nota oficial no site.Confira o texto na íntegraassinada pelo presidente

Flávio Horta:“Mediante a decisão do

Conselho Deliberativo de nãojulgar as contas ainda, adian-do a decisão para o dia 28 demaio, o clube buscou orienta-

ção com especialistas no as-sunto e foi instruído a publicaro balancete de 2017 com a res-salva de que os números con-tinuam sob analise. A diretoriareafirma a sua transparência eressalta que o atraso na publi-cação se deu em decorrênciado adiamento da reunião doConselho. Visto isso, o VoltaRedonda entende que não hou-ve desrespeito aos trâmites le-gais.

Apesar de ainda não ter tidouma definição por parte do Con-selho, ainda assim o clube en-viou o balanço e DRE para aFederação de Futebol, e, se-guindo orientação de especia-listas, resolveu publicar no sitecom ressalvas de que os núme-ros estão sob análise. Vale res-saltar que, após a reunião dodia 28, já com decisão do Con-selho Deliberativo, uma novapublicação deverá ser feita."

Volta Redonda sedia nestedomingo (dia 6), a Corrida So-lidária da Paz 2018, com tra-jetos de três e seis quilôme-tros. A prova terá início e tér-mino no Estádio Raulino deOliveira. A prefeitura, responsá-vel pela organização do even-to, está pedindo doações de li-tro de leite ou pacote de fral-das.

A administração é a res-ponsável pela logística, pesso-al, cessão do Estádio Raulinode Oliveira, entre outros. A se-cretaria municipal de Saúdetambém estará no evento comapoio médico e ambulância."Cada vez mais estamos fo-mentando a prática esportiva nanossa cidade. Estamos dando

Corrida Solidária da Pazapoio e desenvolvendo diversaspráticas esportivas", disse asecretária de Esporte e Lazer,Maria Paula Tavares.

O prefeito Samuca Silva(Podemos) destacou que o po-der público está sempre dis-posto a apoiar eventos ligadosao esporte. "A corrida de rua éuma das práticas esportivasque mais cresce no País e emnossa cidade temos muitosadeptos. Por isso o eventoestá tendo o apoio da adminis-tração municipal e temos cer-teza que será uma boa provapara os participantes", afirmou.

Trajeto da corrida e fecha-mento de vias

A Corrida Solidária da Pazpercorrerá diversas ruas da ci-

dade. Diante disso, a Smel in-formou que neste domingo ha-verá fechamento de vias nosbairros Jardim Paraíba, NossaSenhora das Graças e Aterra-do. São elas: Rua 539-A (e to-dos os entroncamentos), Rua12 de Outubro (e todos os en-troncamentos), Rua Desembar-gador Ellis Hermydio Figueira(Rua do Fórum - e todos osentroncamentos) e o ElevadoEng. Raul Dias Paes Leme.

A Smel entrou em contatocom as empresas de transpor-te coletivo e, o trajeto das li-nhas que passam por essasvias serão alterados, sem cau-sar transtorno aos usuários. AGuarda Municipal vai atuar naorganização do trânsito.

Refinanciamento de dívidas assinado em dezembro de 2015 pelo Flávio Horta podeficar comprometido

ESPORTEwww.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 11GERAL

A 1ª Turma do TribunalRegional do Trabalho (TRT)da 1ª Região negou provi-mento ao recurso do Sindi-cato de Auxiliares e Técni-cos em Enfermagem e Tra-balhadores nos Estabeleci-mentos em Serviços de Saú-de do Sul Fluminense contradecisão proferida pelo Juízoda 1ª Vara do Trabalho deAngra dos Reis, que julgouimprocedente o pedido emface da Irmandade da SantaMisericórdia de Angra e aprefeitura do município daCosta Verde. O órgão repre-sentativo de classe reivindi-cava, em ação coletiva, inde-nização por gastos com uni-formes arcados pelos própri-os empregados, de 2008 a2013. O colegiado acompa-nhou, por unanimidade, ovoto da relatora do acórdão,

desembargadora Ana MariaSoares de Moraes.

De acordo com o sindica-to, o uniforme era exigido nasdependências do estabeleci-mento de saúde, mas estenão os fornecia gratuitamen-te, como determinado em clá-usula que consta no acordocoletivo 2008/2009 da catego-ria. Em sua defesa, a Irman-dade alegou que oferecia gra-tuitamente uniformes - osquais ela mesma fabricava -para empregados que atua-vam em áreas onde o uso eraobrigatório: setor de higieni-zação, centro cirúrgico e obs-tétrico e administração. Oestabelecimento de saúdeacostou fotos dos uniformesutilizados pelos empregadosnos diferentes setores e qua-tro termos de responsabilida-de pelo empréstimo dos mes-

TRT indefere indenização por gastode empregados em uniformes

mos, assinados por emprega-dos da administração em2012/2013.

Por sua vez, o sindicato re-correu alegando que a Irman-dade nada mencionou sobre aentrega dos uniformes para asdemais funções, ressaltandoque, diante da média de 300empregados substituídos, osquatro termos de entrega nãoconsistiam em prova suficien-te. Impugnou as fotos por con-terem imagens de colaborado-res indevidamente uniformiza-dos, imagens manipuladaspara não demonstrar a irregu-laridade na vestimenta e ima-gens não identificadas adequa-damente.

Diante das alegações, ocolegiado verificou a preclu-são da oportunidade de osindicato impugnar a docu-mentação apresentada pela

Irmandade, dando assim osdocumentos por autênticos.Os magistrados entenderamque as fotos e os termos deresponsabilidade são, sim,válidos como meios de pro-va. Ainda que pequena e cor-respondente a apenas umsetor, a quantidade de ter-mos de empréstimo de uni-formes não torna inócua ademonstração de que haviatrabalhadores que os recebi-am, sobretudo quando assi-nados por empregadas sindi-calizadas e dentro do perío-do discutido.

Segundo a desembargado-ra relatora do acórdão, a ale-gação de que o Conselho Re-gional exige a utilização deuniformes não foi acostadaaos autos pelo sindicato. Alémdisso, a norma coletiva nãodiscrimina quais funções con-

tariam com fornecimento gra-tuito. "[...] Visto que o sindica-to autor não especificou quaisfunções se inseriam no objetoda ação, não comprovou queo Conselho Regional ou a réexigiam a utilização por todosos empregados do hospital,não impugnou a tese da defe-sa de que fornecia uniformespara os setores nos quais eraobrigatório seu uso e somen-te se manifestou sobre as pro-vas da ré em momento inade-quado, mantenho a improce-dência do pedido", concluiu arelatora.

A decisão manteve senten-ça da juíza do Trabalho MaíraAutomare, da 1ª Vara do Tra-balho de Angra dos Reis. Nasdecisões proferidas pela Jus-tiça do Trabalho, são admissí-veis os recursos enumeradosno art. 893 da CLT.

IRMANDADE DA SANTA MISERICÓRDIA DE ANGRA

Quatro meses após serinaugurado, o Hospital do Ido-so de Volta Redonda projetamais um passo para se con-solidar como centro públicode especialidades de angiolo-gia e urologia. Uma nova alapara receber pacientes estásendo disponibilizada na uni-dade que funciona como ex-tensão de atendimento doHospital do Retiro. "Iniciamosagora em maio as internaçõesno terceiro andar, com mais18 leitos, sendo oito de Clíni-ca Cirúrgica e 10 de ClínicaMédica, evitando assim as de-sagradáveis internações emcorredores dos hospitais danossa rede", explicou o secre-tário municipal de Saúde, Al-fredo Peixoto.

O Hospital do Idoso tem fun-cionado seguindo um novo flu-

xo desenhado pela SMS, quevisa o menor tempo de interna-ção, com agilidade nos exa-mes e cirurgias necessárias,atendendo assim, mesmo sen-do o hospital com menor núme-ro de leitos na rede pública deVolta Redonda, um maior nú-mero de pacientes. Agora coma ampliação, a prefeitura atin-ge a meta estabelecida previa-mente. "Com essa nova ala,chegaremos ao objetivo de 33leitos de internação, três salasno Centro Cirúrgico e ambula-tórios específicos para as es-pecialidades atendidas na uni-dade", frisou o secretário.

De acordo com a progra-mação estabelecida, o objeti-vo é que todos os andares es-tejam em pleno funcionamen-to até julho deste ano. O se-gundo andar, específico para

pacientes de Clínica Médica,por exemplo, já oferece apar-tamentos individuais. "Realiza-mos atendimento ambulatori-al nas especialidades cirúrgi-cas de Urologia e CirurgiaVascular, dando preferênciaaos pacientes que estão nafila de cirurgias do HospitalSão João Batista e Munir Ra-fful [Retiro], nas respectivasespecialidades", explicou oprefeito Samuca Silva (Pode-mos).

Outra novidade é a transfe-rência do Serviço de Atendi-mento Domiciliar (SAD) para oHospital do Idoso. O setor foiinstalado no andar térreo, emuma área mais ampla e ade-quada. "Contamos com duasequipes multidisciplinares,que participam ativamente docuidado ao paciente idoso,

desde a internação até oacompanhamento domiciliar",salientou Samuca.

OftalmologiaSeguindo a estratégia de

priorizar especialidades maiscomuns no atendimento aospacientes idosos, num únicohospital, a ideia da SMS é atéo mês de julho realizar cirur-

Número de leitos é ampliado e prefeituraprojeta pleno funcionamento em julho

HOSPITAL DO IDOSO

gias de catarata no Hospitaldo Idoso. "Assim, além de umfluxo mais rápido e específicopara estas cirurgias, consegui-remos dobrar a quantidadedessas cirurgias eletivas rea-lizadas atualmente no Hospi-tal Munir Rafful", explicou osecretário de Saúde, AlfredoPeixoto.

Evandro Freitas

Funcionamento do HI segue fluxo desenhado pela SMS

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 5 a 11 de Maio de 2018 |12