500 maiores 2010

52

Upload: mediasado

Post on 26-Mar-2016

298 views

Category:

Documents


53 download

DESCRIPTION

Revista das 500 maiores empresas do distrito de Setúbal no ano 2010

TRANSCRIPT

Page 1: 500 maiores 2010
Page 2: 500 maiores 2010
Page 3: 500 maiores 2010

500 3

PUB

índiceCarlos Zorrinho em entrevistaO secretário de Estado da Energia fala da mudança de paradigmas e aponta caminhos para o futuro desenvolvimento do nosso tecido empresarial.

as opiniões que faZem sentidoEscrevem nesta edição Luis Tavares Brito, Joel Hasse Ferreira, Teresa Almeida, Manuel Malheiros, António Cabrita e António Capoulas.

os ‘Clusters’ que valem a penaSector automóvel, as plataformas portuárias, a construção, a logística, o turismo e a vitivinicultura como armas estratégicas de desenvolvimento.

todos os rankings e análisesDissecámos todos os rácios sobre a performance das 500 Maiores. Um documento relevante para empresas e empresários e público em geral.

a voZ dos nossos presidentesOs autarcas da região falam sobre as expectativas económicas dos seus concelhos e explicam como estão a preparar os desafios do próximo ano.

edição: Mediasadodirector: Raul Tavaresredacção: Anabela Ventura, António Sousa, Rita Perdigãofotografia: Arquivos SMCoordenação Comercial: Cristina Almeidadepartamento Comercial: Lídia Faísca e Carla Alfaiate Capa: www.ddlx.ptConcepção gráfica e paginação: Inês Rosário; apoio pré-produção: Marisa Batistadirecção financeira: Mila Oliveiraredacção: Rua Camilo Castelo Branco, n.º 163 Loja G - 2910-450 Setúbal. Mediasado - Apartado 535 - 2911-901 Setúbal Tel.: 265 538818 (geral); Fax.: 265 538819;Mails: [email protected], [email protected]; administração e Comercial: Tel.: 265 538810; Fax.: 265 538813; impressão: Jorge Fernandes, Lda - distribuição: VASP e Mediasado reg. iCs: 117545 depósito legal: 717750/93

nota: esta edição pode ser solicitada ao editor, através do seguinte contacto: Mila Oliveira (265 538810)

ficha técnica

6/7

8/15/16/46

10-13/47-50

17-44

40-44

Page 4: 500 maiores 2010

5004

PUB

abordagem dos factores ‘X’ para arrancar o futuroMAnTEnDO a qualidade de análise a que já habituámos o mercado e os nossos leitores em particular, procuramos na edição deste ano das 500 Maiores Empresas do Distrito de Setúbal destacar aspectos que, a meu ver, serão essenciais para o futuro do mundo empresarial e, consequentemente, para o universo da região.O primeiro respeita aos sectores que podem alavancar o difícil mo-mento económico que estamos a viver: a força dos nossos portos, o reforço dos nossos ‘clusters’, a necessidade da ligação mais frutuosa e eficaz do ensino superior com o mundo do trabalho.Um segundo aspecto está intimamente ligado à mudança de para-digma, e por isso convidámos o secretário de Estado da Energia e da Indústria, Carlos Zorrinho, a explicar algumas das teses que vão consolidando esses espaços para o futuro: a inovação, o empre-endedorismo, a formação, o risco, o alargamento dos mercados e, não menos importante, o trabalho de fusão, sinergias e parcerias, triângulo substancial para melhorar a competitividade e alcançar rácios mais robustos para a economia regional.

Raul TavaresDirector

Finalmente, o universo institucional, com as câmaras municipais à cabeça, em depoimentos que mostram duas coisas muito significa-tivos: ânimo e força para continuar a reivindicarem investimentos para a nossa região.Para além da torrente noticiosa, do burburinho político e da ‘guerra’ dos mercados financeiros, há uma região que mexe, empresários que investem, trabalhadores que não desistem, quadros com largo potencial e uma economia que não desarma.E por isso mesmo é de inteira justiça não colocar mais entraves e obstáculos a quem acredita ser possível manter e lançar empresas, única forma de garantir trabalho e continuar a dinamizar a economia.nesta edição dissecámos todos os números, num documento singular à escala regional, que pode ser também um documento de consulta e gestão de expectativas para empresas, empresários e público em geral.Trata-se de uma publicação com selo de qualidade, produzida com coerência editorial, método de consulta, boa apresentação estética e com muita substância.

editorial

Page 5: 500 maiores 2010
Page 6: 500 maiores 2010

5006

Tendo em conta o actual momento económico e financeiro, op-támos na edição deste ano das 500 Maiores Empresas do Distrito por dar relevo a sectores emergentes, onde muito se pode esperar

do nosso mundo empresarial. Inovar, empreender, apostar nas energias renováveis e nos ‘cluster’ de diferenciação são chaves para

o futuro. O secretário de Estado Carlos Zorrinho é o homem certo para explicar esses caminhos. Daí a entrevista que se segue.

Secretário de Estado da Energia e da Indústria, Carlos Zorrinho

entrevista

«esta époCa de disruptura

obriga à adaptação, qualifiCação

e fleXibilidade»

Semmais - No quadro do desenvolvimento das energias reno-váveis, o país tem registado um forte e decisivo incremento. Em que medida esses projectos podem alavancar a nossa economia?Carlos Zorrinho - no contexto dos novos modelos de economia sustentável que estão a emergir da crise global, a energia é um motor determinante de desenvolvimento. A Estratégia nacional de Energia prevê criar até 2020 mais de 120000 postos de trabalho e mobilizar 32 mil milhões de euros de investimento. Em 2010 esta Estratégia permitirá que Portugal evite 800 milhões de euros de importações de combustíveis fósseis e fará com que mais de 50 % da electricidade que consumirmos tenha origem em fontes renováveis nacionais. SM - Quais as áreas mais contundentes que se podem afirmar?C.Z. - Portugal está a apostar num sistema integrado combinando a duplicação da capacidade de produção de energia hídrica, o aumento continuado na aposta no eólico e em particular no eólico offshore, no desenvolvimento do solar, da biomassa e da energia das ondas. Apostamos também em projectos fundamentais de eficiência energética como os veículos eléctricos (projecto Mobi.E), as redes inteligentes e a construção sustentável.

SM - Na área da Indústria, como se pode quantificar actual-mente o ‘cluster’ automóvel e a importância da Autoeuropa neste contexto? C.Z. - O cluster Automóvel é um dos mais importantes e compe-titivos a nível nacional, com impactos directos e indirectos muito

significativos na economia, nomeadamente ao nível do volume de emprego, valor acrescentado gerado e exportações. A VW Autoeuropa representa cerca de 3% das exportações anuais nacionais, tendo cumprido também um importante papel como base de desenvolvimento da indústria de componentes automóvel nacional.A Autoeuropa representa um investimento fundamental para Portu-gal e a unidade de Palmela é um exemplo da competitividade, quali-dade e flexibilidade necessárias à produção de veículos automóveis, através de incorporação de tecnologia inovadora e novos processos de fabrico que muito tem contribuído para o desenvolvimento do sector automóvel em Portugal. SM - Como vê o crescimento das empresas com base tecnoló-gica e que projectos destacaria, de que a Ydreams, de Almada, é um dos exemplos?C.Z. - A Ydreams e o conceito de trabalho criativo e partilhado lá desenvolvido é um excelente exemplo do que podem e devem ser as empresas tecnológicas portuguesas, trabalhando com base no repositório de conhecimento, tecnologia e capacidade inovadora desenvolvido com o plano tecnológico e assumindo uma ambição global na abordagem do mercado. Portugal tem hoje uma balança tecnológica positiva e é o quarto país da UE com mais empresas inovadoras. Esse é o caminho que temos que prosseguir para competirmos pela qualidade e não pelo preço nos mercados internacionais.

Page 7: 500 maiores 2010

500

SM - Qual os rácios de inovação e empreendedorismo que podem ser medidos no quadro empresarial da actualidade?C.Z. - A União Europeia compara a capacidade inovadora dos Países através dum painel com 31 indicadores (EIS – European Inovation Scoreboard) no qual Portugal tem feito progressos notáveis, tendo subido 9 posições desde 2005 e sendo hoje líder de crescimento no segmento dos países moderadamente inovadores. Somos também o País mais inovador do Sul da Europa e temos uma forte taxa de empreendedorismo, ainda que pouco qualificado. neste contexto a qualificação dos empreendedores e o apoio à sua afirmação na economia global é a prioridade absoluta para o nosso futuro.

SM - Que papel pode exercer o ensino superior nestas áreas de inovação?C.Z. - no quadro do processo de Bolonha o papel da Universidade para além da formação dos estudantes e da criação de conhecimento fundamental, centra-se também e cada vez mais na criação de com-

petências com valor económico e social. Vivemos hoje um tempo em que as sociedades devem proporcionar aos seus cidadãos a melhor formação ao longo da vida, mas também exigem deles a capacidade de acreditar e de empreender. O ensino superior tem que preparar os estudantes para servirem a sociedade e para se realizarem profissio-nalmente, se necessário através da criação do seu próprio emprego.

SM - Numa conferência recente falava de novos paradigmas quanto ao modelo económico futuro. Quer significar melhor o seu pensamento?C.Z. - Um dos paradigmas em mudança já o referi na resposta ante-rior. Dantes nascíamos com o dever de nos formarmos e o direito ao emprego. Hoje, os nossos filhos, nascem com o direito à formação e o dever de encontrarem ou criarem o seu posto de trabalho.Uma outra mudança crítica tem a ver com a realização das pessoas, hoje muito baseada na capacidade de consumo, mas que no futuro terá que ser muito mais baseada em comunidades sustentáveis e preocupadas com a preservação do ambiente.

SM - Acredita mesmo que vivemos uma época de separação entre o trigo e o joio.C.Z. - É uma época de disruptura. Isto significa que não teremos uma evolução linear da realidade económica e social. O trigo será escolhido pela capacidade de adaptação, qualificação e flexibilida-de. Quem ficar amarrado ao passado transformar-se-á em joio por muito brilhante que tenha sido no passado.

SM - Essa realidade não vai significar o encerramento de milhares e milhares de pequenas e médias empresas, que representam, afinal, a parte substantiva do nosso tecido empresarial?C.Z. - Muitos negócios terminarão mas espero que outros tantos se iniciem, com mais valor acrescentado e capacidade de interna-cionalização. Ter confiança no futuro é um princípio fundamental para que ele seja melhor.

SM - Perspectivas para a nossa economia a curto prazo. Sabe-remos sair da crise e a que custo...C.Z. - Sempre soubemos na nossa história e voltaremos a saber. Saire-mos contudo diferentes. Este não é um tempo de regresso ao passado mas de invenção do futuro. E inventores do futuro somos todos nós.

o maior ponto CrítiCo do distrito de setúbal é afirmar a Centralidade do seu desenvolvimento

SM – Que perspectiva tem sobre o crescimento e desenvolvimento da região de Setúbal, tendo em conta alguns dos investimentos estraté-gicos previstos. C.Z. - A indústria Automóvel tem um peso importante na região de Setúbal, tendo nos últimos anos sido aprovados vários projectos de investimento no âmbito do Programa de Apoio ao Sector Automóvel (PASA), financiados pelos Sistemas de Incentivos do QREn. Contudo, o distrito de Setúbal tem sido alvo também de investimentos estratégicos noutras áreas que irão contribuir para o desenvolvimento da Região, de que são exemplo a Portucel e a Rollier.no entanto, a aposta mais crítica para o futuro do Distrito é sem dúvida a sua afirmação como centralidade de desenvolvimento, cruzando investimentos âncora como o Aeroporto de Alcochete, o TGV e o desenvolvimento da Área Portuária de Sines.

SM - Não receia que a actual crise financeira possa por em causa, ‘ad eternum’, esses investimentos âncora?C.Z. - A crise despoletará duas atitudes. Alguns pugnarão pela passividade até passar o mau tempo. Penso que é uma estratégia errada. Os projectos âncora, exactamente por o serem, são fundamentais para sair da crise mais depressa e com mais capacidade competitiva. É nesta perspectiva que me coloco, no quadro dum modelo de negócio rigoroso e adequado ao quadro de contenção em que vivemos.

7500

Page 8: 500 maiores 2010

5008

avançar para além da crise boas condições endógenas para sair da criseVIVEMOS tempos difíceis em 2010, e apesar dos recentes

desenvolvimentos relativamente à aprovação do orçamento para 2011 e consequente plano de austeridade, as coisas ainda não se encontram fáceis no que concerne à gestão de capitais públicos. E as autarquias na generalidade, e os concelhos de média dimensão económica, como os que caracterizam o Distrito de Setúbal, encontram-se num delicado exercicio de eqilibrio, afectados pelas receitas baixas provenientes de impostos direc-tos, e que agora serão dificilmente compensados por eventuais transferências do Estado, pressionado pela Europa para levar a cabo o que se designa actualmente por ”Estratégia de Saída”, porventura a mais dura dos últimos trinta anos, sob pena de ficarmos numa situação como a da Grécia.

Olhando para o que pode ser feito, é desde logo necessá-rio conferir a maior credibilidade aos orçamento produzidos, evitando construir projecções de receitas sobre pressupostos demasiados optimistas e na componente de custos, saber dar sinais condizentes com o ciclo que atravessamos. Um corte ligeiramente acima da inflação média nos custos correntes não é impraticável, e tem efeito moralizador para os contribuintes, porque representa um compromisso com o combate à crise. Con-tudo, é importante começar a combater a essência do problema estrutural, e que consiste em tornar menor a dependência das transferências do governo central. Isso pode passar por atrair e fidelizar novos habitantes, porque aumenta o consumo e consequentemente as receitas provenientes de impostos e taxas municipais, mas também, e provavelmente até mais importante, pela captação de investimento privado.

É importante perceber que actualmente os grandes projectos discutem-se longe dos centros de decisão locais e muitas vezes do próprio país. É vital organizar um processo profissional de estabelecer actividade de promoção de forma credível, e algumas autarquias começam a preparar-se para um combate duro neste terreno, criando Agencias Locais para o Investimento. Este tipo de estratégia poderá ser crucial para estabelecer sucesso, uma vez que permite criar uma abordagem forte e recorrente sobre a captação de investimento, factor que as grandes empresas têm tendência a privilegiar. E basta captar um grande investimento para mudar a face de um Concelho, ou de um Distrito por inteiro.

O PROCESSO de terciarização da economia vai abrangendo também o distrito de Setúbal. E isso é perfeitamente normal, numa Europa onde, a pro-porção dos serviços nas Economias nacionais, ultrapassam frequentemente os 70%. Entretanto, a indústria vai resistindo, sendo a mais relevante empresa a AutoEuropa, não só pelo volume da sua produção e do em-prego, como pelo seu peso nas exportações portuguesas e pelos seus métodos razoavelmente inovadores de diálogo e de concertação com os trabalhadores.

Por outro lado, a localização de Setúbal na mais meridional fachada atlântica da Europa, abrangendo uma boa parte da área metropolitana capital e dispondo de dois dos principais portos do país e da parte sul de um terceiro, cria-lhe condições especiais para o desenvolvimento de plata-formas logísticas. A localização do novo aeroporto e o reforço das ligações ferroviárias ajudarão à melhoria dos factores de atractividade regional.

A extensa costa obriga à consideração de uma estratégia oceânica de alta prioridade nesta altura em que se discutem amplamente as questões ligadas à economia do mar. Claro que as pescas não têm, hoje em dia, a relevância que já tiveram, mas a possível reformulação das regras do parque marinho incluído no Plano da Arrábida também pode ajudar a um novo desenvolvimento das capturas pesqueiras, respeitando o ambiente e garantindo a sobrevivência indispensável de stocks de peixe.

O desenvolvimento do arco ribeirinho sul do Tejo dará também novas condições económicas e vivenciais não só à meia dúzia de concelhos envolvidos, como a territórios municipais próximos. no âmbito da ligação do território com os Rios e o Atlântico, o crescimento de um turismo respeitador do ambiente e acessível a variados estratos sociais, pode desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento da península de Setúbal, da área metropolitana e do Alentejo.

A cada vez melhor utilização das vastas possibilidades agrícolas, frutícolas e vinícolas, bem como da agro indústria e da floricultura serão indispen-sáveis para um equilibrado desenvolvimento. O distrito tem capacidade para ajudar à retoma na construção, no âmbito da superação da crise, enquanto os trabalhadores e os empresários do Distrito têm valor para manterem, criarem e desenvolverem as empresas industriais e de serviços de que o Distrito necessita.

Luís Tavares BravoEconomista

Joel Hasse FerreiraEconomista e Professor Universitário

Um corte ligeiramente acima da inflação média nos custos correntes

não é impraticável, e tem efeito moralizador para os contribuintes (...)

O desenvolvimento do arco ribeirinho sul do Tejo dará também novas condições

económicas e vivenciais não só à meia dúzia de concelhos envolvidos (...)

opinião

Page 9: 500 maiores 2010
Page 10: 500 maiores 2010

50010

PUB

A AUTOEUROPA orgulha-se de continuar a liderar a lista das 500 maiores empresas do distrito de Setúbal. Tal cenário, deve-se, segundo fonte da empresa, localizada o concelho de Palmela, ao esforço de uma «grande equipa», cujo pico de produção foi atingido em 1998 com o fabrico de 138 890 viaturas.

«Quando ouvimos tantas palavras de pes-simismo e desânimo, creio que estamos a dar um exemplo de confiança no futuro», realça fonte oficial da empresa, que acrescenta que na Volkswagen Autoeuropa existe uma «con-jugação de vontades e saberes» de que resulta o sucesso da fabrica palmelense. «A confiança dos investidores é recompensada com a qua-lidade e o empenho do trabalho de todos os departamentos e escalões das empresa», vinca,

sublinhando que o que faz, verdadeiramente, a diferença é «a nossa capacidade de enfrentar as dificuldades com determinação e uma atitude favorável à mudança».

Graças a uma gestão rigorosa, a Autoeuropa prevê fechar o ano com uma produção de 100 mil viaturas - uma das melhores dos últimos anos - e antevê uma subida de vendas nos próximos três anos. Este cenário de estabilidade e crescimento permitiu à empresa avançar com a oferta de melhores condições de trabalho e regalias aos trabalhadores e sonhar com um novo

preoCupação ambiental na linha da frente

A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, inaugurada em Abril de 1995, foi construída com a preocupação fundamental de minimizar os efeitos das suas activi-dades sobre o ambiente. Desde o primeiro momento do projecto procurou-se garantir o cumprimento das normas mais exigentes de protecção ambiental a nível europeu. A fábrica foi construída segundo normas e princípios que ultrapassavam largamente a legislação que regula este sector de actividade, incluindo o recurso a tintas à base de água. Existe na fábrica uma estação de tratamento primário dos efluentes industriais. A água utilizada na nave de pintura é reciclada e reutili-zada. Há controlo regular das emissões gasosas para a atmosfera. Todos os colaboradores são encorajados a manter uma atitude de protecção ambiental, através de um programa de sensibilização e de formação na área ambiental. A fábrica utiliza gás natural desde Abril de 1997. Mais de 90 por cento dos resíduos produzidos são enviados para operações de valorização. Os resí-duos não valorizáveis são tratados em total respeito da legislação portuguesa e comunitária neste domínio. Todos os produtos químicos usados na fábrica são pre-viamente aprovados por uma equipa multidisciplinar de especialistas. Em Dezembro de 1998, a fábrica recebeu a Certificação de Gestão Ambiental, segundo a norma ISO14001, tendo esta sido renovada em 2001, 2004 e 2007. Também em 2004, a fábrica obteve a sua licença ambiental, um novo requisito europeu, cujo prazo legal para obtenção era Outubro de 2007.

reCursos humanos é Chave do suCesso da autoeuropa

a maior

Page 11: 500 maiores 2010

500 11

tamanho errado

PUB

modelo de viatura, por forma a constituir um terceiro turno de trabalho. Aumentos salariais de 3,9 por cento, a abertura de uma creche e prémios anuais de 500 euros constam no pré-acordo laboral para o biénio 2010/2013 que já foi aprovado pela maioria dos funcionários.

investimento na formação

A Autoeuropa trabalha com uma média de 668 fornecedores, 656 europeus e 12 não europeus, dos quais doze encontram-se locali-zados junto ao parque industrial que acolhe este projecto que, em 2009, deu emprego directo a 2 992 pessoas e a cerca de 1 900 trabalhado-

res de outras empresas do parque industrial e serviços. A média de idades dos trabalhadores ronda os 38 anos, sendo que 90,2 por cento pertence ao sexo masculino. nos últimos anos, a empresa investiu mais de 7 milhões de horas de formação, no posto de trabalho e em sala, e cerca de mil colaboradores tiveram formação no estrangeiro.

Em termos de facturação, desde a abertura da fábrica, o volume máximo de vendas foi al-cançado em 2001, com 2 273 milhões de euros. Em 1996 e 1997 a produção teve um impacto de doze por cento das exportações nacionais. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a fábrica atingiu a fasquia mais alta em 1997, com 2,2

por cento. Em 2009, a Autoeuropa produziu cerca de 86 mil viaturas, sendo que em 1998 foram fabricadas 138 890 carros, o ano em que se registou uma produção mais elevada desde a abertura da fábrica.

Autoeuropa é uma empresa do grupo Volkswagen e fabrica os modelos Sharan, EOS, Scirocco e Alhambra, sendo o último da marca Seat. A produção da Autoeuropa representa mais de dois por cento do PIB e dez por cento das exportações portuguesas. Esta unidade fabril da Volkswagen em Portugal ganhou a produção do novo Volkswagen Scirocco, que esteve previsto para finais de 2007, mas o seu fabrico acabou por acontecer em 2008.

grande envolvimento Com as instituições e Comunidade

Os colaboradores da Volkswagen Autoeuropa estão a apadrinhar neste natal mais de 250 crianças de instituições de solidariedade social da região de Setúbal. A acção desenvolve-se através de uma árvore de natal solidária montada na fábrica de Palmela.O objectivo desta acção da equipa de Responsabilidade Social/Voluntariado da Volkswagen Autoeuropa, recentemente constituída, é mobilizar os colaboradores da fábrica para proporcionarem um momento feliz a crianças carenciadas. A árvore foi decorada com cartões onde constam o nome de meninos e meninas e um presente para lhes oferecer. Cada colaborador escolhe um cartão, compra o presente e entrega-o à equipa organizadora.na tarde de 12 de Dezembro terá lugar no refeitório da fábrica uma festa de natal para a entrega dos presentes, com a presença das crianças e dos colaboradores que se inscreveram como ‘padrinhos’.

Page 12: 500 maiores 2010

50012

O DESEnVOLVIMEnTO acelerado dos por-tos de Sines e Setúbal constitui um dos maiores incentivos à economia nacional. E a provar a convicção das administrações portuárias estão os números que indicam aumentos exponen-ciais no crescimento em linha, de resto, com os investimentos feitos nas duas zonas portuárias.

A pujança do porto de Setúbal, que já está 20 por cento acima do movimento de mercadorias ocorrido no mesmo período de 2009, é suplantada apenas pela dinâmica e competitividade do porto de Sines.

Para a presidente da APS, Lídia Sequeira, a plataforma portuária de Sines encontrou o caminho certo na senda do desenvolvimento, ao poten-ciar recursos, ganhar mercados e consolidar o interland.

Lídia Sequeira afirma que a ampliação do cais do Terminal XXI, em mais 730 metros, ficará concluída até Março do próximo ano, sendo que o projecto prevê, ainda, a instala-ção de mais três pórticos. São investimentos

que a APS considera decisivas para aumentar a sua eficiência e competitividade. Quando ao molhe Leste, que ganhará uma ampliação de mais 400 metros, temos em execução o processo de adjudicação, sendo que a obra deverá arrancar o mais tardar em Janeiro do próximo ano.

Entre as apostas de modernização feito ao longo deste ano naquela

que é a maior plataforma fer-roviária de mercadorias da Europa, com uma oferta de 26 comboios por dia, está, também, o Gás natural Liquefeito, agora na fase

final de construção do terceiro tanque de armazenagem; o Terminal XXI, que este ano passou a receber os maiores navios do mundo em operação comercial (14.000 TEU), o pri-meiro armazém logístico e o novo edifício de apoio do porto de recreio.

Prova da notória visibilidade e prestígio do porto de Sines está a passagem, pela pla-taforma, de alguns dos maiores gigantes do mundo, como é o caso do porta contentores MSC Emanuela. Sines constitui o único porto português capaz de receber um navio desta dimensão e é, pelas contas dos especialistas, um dos dois da Europa em condições para esta tarefa gigantesca.

porto de sines Com reCuperação eConómiCa muito signifiCativa

A recuperação económica e financeira dos portos do distrito de Setúbal tem sido claramente positiva. no caso do porto de Sines, apesar de ter havido uma quebra do volume de facturação no actual biénio 2009/2010 de 34,3 para 30,4 milhões de euros, os resultados são atendíveis de forma atípica, uma vez que se registou uma quebra devido ao terminal de granéis líquidos ter sido concessionado. Há a registar igualmente o decréscimo das rubricas de fornecimentos, serviços externos e pessoal, que decresceram mais do que proporcionalmente, factor que concorreu para uma melhoria significativa dos resultados de empresa. Como nota explicativa para melhor se perceber a recuperação da APS, refira-se que de 2004 (26,4 milhões em volume de negócios) a 2009 registou-se um crescimento de 15,2 por cento.Já no caso do porto de Setúbal, há a notar o fortíssimo crescimento de movimento de mercadorias: 13% acima dos rácios de 2008 e 20% acima dos rácios de 2009.

quandos as nossas plataformas portuárias somam e seguem

os nossos portos

Page 13: 500 maiores 2010

500 13

PUB

46 navios no primeiro semestre mostram pujança da lisnave

Líder na reparação de navios, a Lisnave registou, no primeiro semestre deste ano, a assinatura de contratos para a reparação de 46 navios, dos quais 28 são petroleiros. De acordo com a administração da empresa, os 46 navios reparados no primeiro semestre de 2010, no Pátio da Mitrena vieram de 33 clientes de 15 países, com especial referência para a Alemanha e Grécia, com oito navios, Singapura e Japão, com seis, com quatro. De Chipre, Estados Unidos, França e Itália, três navios de cada um foram reparados.A preferência de clientes oriundos de todo o mundo, entre os quais se contam também os Estados Unidos, muito se deve a «um acumulado e diversificado know how», defende a adminis-tração da Lisnave, para quem o elevado grau de profissionalismo da empresa permite operar com todos os tipos de navios. Apesar da concentração do trabalho dos estaleiros em actividades tradicionais, com os petroleiros a contribuírem significativamente para o total da actividade, a empresa realça, também, a diversi-dade do trabalho realizado na carga geral e nos porta-contentores.

resultados superam eXpeCtativas

Com o investimento veio o retorno que permitiu a consolidação financeira da plata-forma portuária, garantindo Lídia Sequeira que o porto de Sines tem «efectivamente uma situação financeira estabilizada». Um resultado que, adianta, se deve à coragem de investir para competir, sendo que o facto de «termos conseguido há um ano atrás a deslocação de serviços de um importante porto do norte da Europa permitiu que passássemos a ser o porto de abastecimento de todos os portos do norte de Espanha».

Os últimos números sustentam as boas expectativas para 2011, já que se, no ano passado o crescimento esteve na ordem dos 9 por cento, só nos primeiros oito meses deste ano o crescimento disparou para os 70 por cento, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De igual modo, o porto de Setúbal «tem vindo a viver uma saudável recuperação», ao

longo deste ano, com o presidente da adminis-tração portuária setubalense, Carlos Lopes, a realçar que é «previsível que, no final do ano, se atinja um total próximo do recorde do porto».

num futuro imediato, o porto de Setúbal quer expandir a sua actividade no Mediterrâneo e em África. «Temos boas Infra-estruturas, boa localização e, não menos importante, boas condições humanas», conclui.

De referir que, de um endividamento superior a 12 milhões de euros, no início do 1.º mandato de Carlos Lopes, em 2005, a APS garante que irá chegar, em Janeiro de 2011, a uma situação de endividamento zero.

Page 14: 500 maiores 2010
Page 15: 500 maiores 2010

500 15

setúbal deve ganhar o desafio da inovação e do CrescimentonO HORIZOnTE de 2020, a Região de Lisboa e Vale do Tejo enfrenta o desafio de passar do ciclo da infra-estrutura física ao ciclo do conhecimento.

Queremos uma Região competitiva, coesa, conectada e cosmopolita. Ambicionamos uma Região “densa” em recursos humanos qualificados, instituições de ensino que se distingam pela elevada qualidade dos professores; qualidade e facilidades de vida urbanas e rurais para os habitantes; uma Região fortemente internacionalizada e competitiva no sistema das Regiões Europeias; com serviços qualificados às famílias e às empresas; de actividades de perfil tecnológico avançado, mas também de actividades turísticas e residenciais, apostando na terceira idade activa e nos clusters do lazer, saúde, cultura e desporto.

Uma Região de encontros, tolerância e igualdade de oportunidades, com instituições e fórmulas de governo eficientes, conjugadas com modalidades de governança activas.

na Península de Setúbal, as novas perspectivas e oportunidades surgem ligadas a diversas áreas de sucesso. São exemplos o Turismo Residencial em Palmela, Sesimbra e Alcochete, o Pólo de Competitividade da indústria automóvel (AutoEuropa) em Palmela, a área de actividades logísticas entre Poceirão e o Porto de Setúbal e o projecto de reconversão do Arco Ribeirinho Sul, com as novas actividades e requalificação Ribeirinha.

Do ponto de vista estratégico, os objectivos passam por qualificar o sistema científico e tecnológico e potenciar o acesso de instituições e empresas a recursos e programas de Investigação e Desenvolvimento, apoios à instalação de start-ups de base tecnológica e indústrias criativas e o desenvolvimento de PME’s, promoção do processo de projecção competitiva da Península à escala internacional, promoção da sua atractividade turística e melhoria da sustentabilidade e das condições de mobilidade urbana e metropolitana, de forma a garantir ganhos na produtividade total dos factores, eficiência e sustentabilidade ambientais.

na perspectiva de 2020, a sustentabilidade social e ambiental, o reforço da coesão socioterritorial, a valorização da diversidade étnica e cultural e a eficiência da governação são, nesse horizonte, condições e metas do desenvolvimento económico e social da região de Setúbal.

Teresa AlmeidaPresidente da CCDR-LVT

Na Península de Setúbal, as novas perspectivas e oportunidades surgem

ligadas a diversas áreas de sucesso.

Page 16: 500 maiores 2010

50016

o distrito de setúbal mantém um papel Central

na eConomia naCionalManuel Macaísta Malheiros

(Governador Civil do Distrito de Setúbal)

A PUBLICAçãO anual, regular da informação sobre as 500 Maiores Empresas do Distrito oferece-nos valiosos elementos de análise e ponderação sobre o nível de emprego, produção e volume de negócios e, também, sobre a geografia económica do Distrito.

O nível da actividade económica no Distrito depende em grande parte das decisões de investir e produzir do conjunto destas 500 empresas.

É, por isso, da maior utilidade este trabalho da Revista Semmais, em parceria com a Conface Mope.

não podemos, é claro, deixar de ter em linha de conta o contributo e a interacção das decisões dos outros operadores económicos, nomea-damente do sector público e do sector social e, também, das pequenas e médias empresas que merecem especial realce no que respeita à criação e manutenção de postos de trabalho.

Dos dados aqui publicados três conclusões me parece ser de retirar:- As 500 empresas conseguiram superar a crise e, em alguns casos,

melhorar a sua performance.- Estas empresas situam-se na sua grande maioria, dito de uma forma

simplificada, na zona do Distrito entre a Ribeira da Marateca e o Arco Ribeirinho: correspondendo à zona mais densamente povoada.

- A zona do Vale do Sado e Alentejo Litoral afirma a sua vocação turística (Tróia/Comporta), agrícola, vitivinícola e florestal (sobreiro/pinhal/eucalipto), merecendo, no entanto, referência o desenvolvimento empresarial na zona de Sines e Santiago do Cacém.

O tecido empresarial do Distrito deve, em todas estas suas vertentes, ser acompanhado e apoiado pelos poderes públicos em cooperação com as associações representativas dos diferentes sectores, cujas análises e reivindicações devem ser ponderadas com rigor, rapidez e pragmatismo.

O Distrito não parou em 2010: foram inauguradas, no dia 5 de Outu-

bro, oito novas ou renovadas escolas, outras estão em fase de projecto ou intervenção, entrou em funcionamento a nova ponte ferroviária do Sado, foi inaugurado o Barreiro Retail Planet, que se prevê criará 3 mil postos de trabalho directos e indirectos.

O Distrito de Setúbal mantém um papel central na economia nacional, estando aqui localizadas algumas das mais importantes e competitivas empresas (por exemplo Autoeuropa, Portucel, Repsol Polímeros, GCT On Line), algumas das quais têm contribuído sensivelmente para o crescimento das exportações nacionais. não podemos esquecer que aqui se situam os Portos de Setúbal, Sesimbra e Sines e a margem esquerda do Porto de Lisboa.

Mas o tempo urge, a responsabilidade é de todos, é necessário dinami-zar as nossas instituições, aproveitar até ao limite todas as oportunidades.

As empresas e instituições do Distrito, os seus gestores e os trabalhadores terão de enfrentar com ânimo, no próximo ano, as dificuldades. É preciso continuar a criar condições para que as empresas inovem e mantenham um bom nível de investimento com vista ao necessário crescimento e para que não se diminua o dinamismo nas exportações.

A Administração Pública (compreendendo aqui todo o Sector Público: Estado, Autarquias e Empresas Públicas) tem também de melhorar em eficiência, rigor e rapidez de decisão.

A Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2011 prossegue com os incentivos à modernização e à internacionalização da economia portuguesa, através do apoio à exportação de bens e serviços e medidas de estímulo às actividades que contribuem para reduzir a dependência e o endividamento externo, com especial atenção para a mobilidade eléctrica e as energias renováveis.

Outra aposta passa pelo reforço da formação dos recursos humanos em função das exigências e necessidades do mercado, tendo presentes as oportunidades que serão criadas no nosso Distrito com a construção de algumas infra-estruturas (Plataforma Logística do Poceirão, requalificação do Arco Ribeirinho Sul, entre outras), e as resultantes dos empreendimentos turísticos no Litoral Alentejano. Para isso, contamos com uma excelente rede de estabelecimentos de ensino e de formação profissional.

Estes novos investimentos previstos para a Área da Grande Lisboa e interessando especificamente à Península de Setúbal obrigaram a uma revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metro-politana de Lisboa (PROT-AML), em vigor desde Abril de 2002. A proposta de alteração do Plano já está concluída e encontra-se em discussão pública até 31 de Janeiro de 2011.

O Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Alentejo, já aprovado em Conselho de Ministros de 16 de Julho deste ano, congrega as orientações estratégicas para o desenvolvimento regional do Alentejo, abrangendo no nosso caso os concelhos do Litoral Alentejano e Vale do Sado. Destaca-se nele a valia dos nossos recursos turísticos no espaço do Alentejo Litoral/Vale do Sado, compatibilizando a protecção dos valores ambientais com o desenvolvimento de uma fileira de produtos turísticos de elevada qualidade; a concretização da Linha de Alta Velocidade Ferroviária entre Lisboa e Madrid e da linha convencional de mercadorias Sines-Évora-Elvas/Caia-Badajoz-Madrid; a valorização do montado, bem como das manchas de pinheiro; o desenvolvimento da plataforma portuária de Sines, consolidando a sua vocação ibérica e europeia baseada numa posição geoestratégica privilegiada relativamente ao cruzamento de grandes rotas mundiais de transporte marítimo, constituindo um factor importante para a afirmação internacional do país e da região.

O nosso Distrito de Setúbal mantém um grande potencial de crescimento que nos obriga a unir esforços e a sermos, cada vez mais, (sector público e sector privado) agentes activos contribuindo para o aumento do emprego, o desenvolvimento económico e a coesão social.

Page 17: 500 maiores 2010

PUB

Page 18: 500 maiores 2010

18 500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

Alcochete29 – BRIDGESTONE – Alcochete – Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis – 63

31 – CROWN CORK – Monte das Cardeeiras – Fabricação de embalagens metálicas ligeiras – 220

67 – BALuARTE – Alcochete – Recolha de outros resíduos não perigosos - 73

110 – OLA CONSTRuÇÕES – Vale Bom – Construção de edifícios (residenciais e não residenciais - 33

117 – ALIRAÇÕES – Alcochete – Fabricação de alimentos para animais de criação (excepto para aquicultura) - 33

Alcácer Do Sal198 – SODALCÁCER – Alcácer do Sal – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados - 36

245 – SuTOL – Industrias Alimentares – Alcácer do Sal – Preparação e conservação de frutos e de produtos hortícolas por outros processos - 40

318 – VOMAR – Alcácer do Sal – Comércio por grosso de cereais, sementes, leguminosas, oleaginosas e outras matérias primas agrícolas - 11

351 – DISTRIBuIDORA ALCACERENSE, SA – Alcácer do Sal – Comércio por grosso de bebidas alcoólicas - 16

361 – APARROZ – Alcácer do Sal – Comércio por grosso de cereais, sementes, leguminosas, oleaginosas e outras matérias primas agrícolas - 6

1 VOLKSWAGEN AUTOEUROPA, LDA Palmela 2990 1.299.485.751,00 € 14.287.828,00 € 1.544.842.594,00 € 29.588.054,00 € -15.9%

2 PORTUCEL EMPRESA PRODUTORA DE PASTA E PAPEL, S.A. Setúbal 885 465.370.395,00 € 93.512.391,00 € 508.428.217,00 € 106.712.562,00 € -8.5%

3 REPSOL POLÍMEROS, LDA Sines 421 347.200.267,00 € -46.561.045,00 € 646.259.526,00 € -56.984.472,00 € -46.3%

4 GCT ON LINE - DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR DIRECTA, S.A. Palmela 475 310.285.044,00 € 4.568.371,00 € 243.462.510,00 € -1.819.199,00 € 27.4%

5 SECIL - COMPANHIA GERAL DE CAL E CIMENTO, S.A. Setúbal 372 304.673.026,00 € 70.153.567,00 € 343.473.324,00 € 62.776.789,00 € -11.3%

6 SN SEIXAL - SIDERURGIA NACIONAL, S.A. Seixal 386 296.167.683,00 € -8.959.286,00 € 436.786.293,00 € -1.140.122,00 € -32.2%

7 MEGASA - COMÉRCIO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS, LDA. Seixal 5 222.590.272,00 € 5.183.738,00 € 395.456.580,00 € 14.298.096,00 € -43.7%

8 REFRIGE - SOCIEDADE INDUSTRIAL DE REFRIGERANTES, S.A. Palmela 426 188.546.690,00 € -7.801.756,00 € 196.574.422,00 € -5.137.504,00 € -4.1%

9 ENSUL MECI - GESTÃO DE PROJECTOS DE ENGENHARIA, S.A. Almada 667 135.788.186,00 € 700.975,00 € 167.863.976,00 € 220.751,00 € -19.1%

10 LISNAVE - ESTALEIROS NAVAIS, S.A. Setúbal 337 126.730.160,00 € 14.929.706,00 € 150.542.408,00 € 15.320.843,00 € -15.8%

11 ENERPULP - COGERAÇÃO ENERGETICA DE PASTA, S.A. Setúbal — 114.068.915,00 € 1.208.782,00 € 109.211.442,00 € 2.732.118,00 € 4.4%

12 LUSOSIDER-AÇOS PLANOS, S.A. Seixal 189 98.644.406,00 € -29.176.915,00 € 174.078.693,00 € -17.991.888,00 € -43.3%

13 BENTELER - INDUSTRIA DE COMPONENTES PARA AUTOMÓVEIS, LDA. Palmela 102 95.059.243,00 € 580.380,00 € 106.037.876,00 € 2.016.063,00 € -10.4%

14 SLEM - SOCIEDADE LUSO-ESPANHOLA DE METAIS, LDA Palmela 68 91.848.364,00 € -883.697,00 € 172.937.140,00 € 1.080.465,00 € -46.9%

15 SAS AUTOSYSTEMTECHNIK DE PORTUGAL UNIPESSOAL, LDA Palmela 94 90.416.443,00 € 2.365.876,00 € 102.321.734,00 € 2.440.445,00 € -11.6%

16 FISIPE-FIBRAS SINTETICAS DE PORTUGAL, S.A. Barreiro 311 83.533.288,00 € 3.143.985,00 € 99.100.431,00 € -1.645.368,00 € -15.7%

17 TEODORO GOMES ALHO, S.A. Sesimbra 436 77.496.813,00 € -11.708.429,00 € 84.350.887,00 € -13.478.925,00 € -8.1%

18 CONTINENTAL TEVES PORTUGAL - SISTEMAS DE TRAVAGEM, LDA. Palmela 314 71.005.951,00 € -5.637.258,00 € 83.642.561,00 € -9.628.604,00 € -15.1%

19 BUNGE IBERICA PORTUGAL, S.A. Almada 11 70.400.065,00 € 154.188,00 € 46.519.682,00 € 345.362,00 € 51.3%

20 ETERMAR-ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. Setúbal 343 69.752.646,00 € 9.375.429,00 € 60.695.950,00 € 6.385.790,00 € 14.9%

21 GONVARRI - PRODUTOS SIDERURGICOS, S.A Setúbal 74 66.020.984,00 € 4.642.841,00 € 89.560.696,00 € 3.387.321,00 € -26.3%

22 LUSOPONTE - CONCESSIONÁRIA PARA A TRAVESSIA DO TEJO, S.A. Montijo 19 65.184.069,00 € 14.483.661,00 € 63.202.076,00 € 12.440.899,00 € 3.1%

23 SAPEC - AGRO, S.A. Setúbal 229 65.110.894,00 € 2.097.264,00 € 69.462.934,00 € 417.298,00 € -6.3%

24 MESTRE MACO-MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, S.A. Seixal 681 63.226.995,00 € -5.989.709,00 € 66.034.679,00 € -4.109.784,00 € -4.3%

25 HEMPEL (PORTUGAL), LDA Palmela 131 60.970.618,00 € 3.007.634,00 € 76.947.163,00 € 5.658.088,00 € -20.8%

26 VANPRO - ASSENTOS, LDA. Palmela 135 59.885.427,00 € -1.385.063,00 € 43.974.220,00 € -932.961,00 € 36.2%

27 RAPORAL-RAÇÕES DE PORTUGAL, S.A. Montijo 268 55.943.823,00 € 151.647,00 € 62.543.023,00 € 69.567,00 € -10.6%

28 AMAL - CONSTRUÇÕES METÁLICAS, S.A. Moita 235 55.533.741,00 € 1.876.205,00 € 60.055.213,00 € 899.897,00 € -7.5%

29 BRIDGESTONE PORTUGAL, UNIPESSOAL LDA. Alcochete 63 50.276.453,00 € 449.952,00 € 55.341.982,00 € 663.102,00 € -9.2%

30 TST - TRANSPORTES SUL DO TEJO, S.A. Almada 1165 49.898.057,00 € 2.911.984,00 € 53.822.629,00 € 2.853.566,00 € -7.3%

31 CROWN CORK & SEAL DE PORTUGAL-EMBALAGENS, S.A. Alcochete 220 47.212.119,00 € 3.250.569,00 € 46.997.247,00 € 1.653.100,00 € 0.5%

32 EURORESINAS - INDÚSTRIAS QUÍMICAS, S.A. Sines 73 44.873.938,00 € -25.425,00 € 67.941.606,00 € -1.015.426,00 € -34.0%

33 PEGUFORM, PORTUGAL, S.A. Palmela 109 44.371.828,00 € -2.142.240,00 € 42.707.300,00 € -3.862.222,00 € 3.9%

34 DOIS LADOS - DISTRIBUIÇÃO TABACOS E BEBIDAS, S.A. Seixal 43 43.115.870,00 € 144.146,00 € 40.815.463,00 € 82.579,00 € 5.6%

35 EMA21 - ENGENHARIA E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XXI S.A. Setúbal 13 42.938.084,00 € 53.202,00 € 38.312.477,00 € 22.863,00 € 12.1%

36 REN ATLÃNTICO, TERMINAL DE GNL, S.A Sines 42 42.743.323,00 € 13.827.445,00 € 32.637.766,00 € 7.058.592,00 € 31.0%

37 PORTUCEL FLORESTAL - EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO AGRO-FLORESTAL S.A. Setúbal 4 41.783.732,00 € 17.804.233,00 € 56.274.542,00 € 22.808.378,00 € -25.8%

38 MOTORTEJO - COMERCIO E INDUSTRIA AUTOMOVEL, S.A. Almada 99 38.788.604,00 € -950.078,00 € 47.989.060,00 € -1.435.906,00 € -19.2%

39 ALTER, S.A. Barreiro 103 38.038.760,00 € 7.217.760,00 € 37.126.498,00 € 4.733.573,00 € 2.5%

40 FUELTEJO - COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES, S.A. Santiago do Cacém 22 37.965.481,00 € 490.355,00 € 32.527.913,00 € 400.149,00 € 16.7%

41 FAURÉCIA SISTEMAS DE INTERIOR PORTUGAL - COMPONENTES P/AUTOMÓVEIS, SA Palmela 338 36.486.752,00 € -3.595.696,00 € 53.175.440,00 € -5.727.407,00 € -31.4%

42 SETGÁS COMERCIALIZAÇÃO, S.A. Almada — 36.252.945,00 € 398.760,00 € 40.021.472,00 € -455.019,00 € -9.4%

43 TABACOS MANROC, LDA Setúbal 18 33.072.200,00 € 23.196,00 € 30.234.200,00 € 4.288,00 € 9.4%

44 METALÚRGICA CENTRAL DE ALHOS VEDROS, LDA Moita 174 32.202.104,00 € 217.167,00 € 29.951.855,00 € 106.974,00 € 7.5%

45 APS - ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES Sines 210 30.400.000,00 € -5.000.000,00 € 33.080.598,00 € 10,687.846,00 € -11,4%

46 JLF - SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES, S.A. Almada 17 32.078.538,00 € 24.319,00 € 767.160,00 € 463.663,00 € 4081.5%

47 ALDIDISCOUNT - SUPERMERCADOS, LDA. Montijo 183 31.684.475,00 € -5.255.786,00 € 22.625.992,00 € -2.621.907,00 € 40.0%

48 FORUM ALMADA - GESTÃO DE CENTRO COMERCIAL, SOCIEDADE UNIPESSOAL LDA Almada — 30.371.911,00 € -2.570.850,00 € 30.277.028,00 € -3.070.090,00 € 0.3%

49 CARMONTI - INDÚSTRIA DE CARNES DO MONTIJO, S.A. Montijo 149 28.210.137,00 € 1.610.264,00 € 16.284.813,00 € -960.374,00 € 73.2%

50 ABOUT THE FUTURE - EMPRESA PRODUTORA DE PAPEL, S.A. Setúbal 195 25.655.770,00 € -53.760.758,00 € 80.000,00 € 5.014.441,00 € 31969.7%

18 500

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

Page 19: 500 maiores 2010
Page 20: 500 maiores 2010

ran

kin

g

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

20

Almada9 – ENSuL MECI – Monte Caparica – Construção e outras obras de engenharia civil – 667

19 – BuNGE IBéRICA PORTuGAL – Caparica – Comércio por grosso de cereais, sementes, leguminosas,oleaginosas e outras matérias primas agrícolas – 11

30 – TST – Laranjeiro – Transporte interurbano em autocarros – 1165

38 – MOTORTEJO – Almada – Comércio de veículos automóveis ligeiros – 99

46 – SOCIEDADE DE CONSTRuÇÕES, SA – Monte de Caparica – Promoção Imobiliária (desenvolvimento de projectos de edifícios – 17

Barreiro16 – FISIPE – Lavradio – Fabricação de fibras sintéticas ou artificiais – 311

39 – ALTER – Coina – Comércio por grosso de produtos farmacêuticos – 103

73 – ATM – Barreiro – Outras actividades de serviços de apoio prestados ás empresas, N.E. - 130

76 – MAR ALTO – Palhais – Comércio por grosso de peixe, crustáceos e moluscos - 64

95 – LARPICA – Barreiro – Construção de ewdificios (residenciais e não residenciais) - 10

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

51 FERTAGUS-TRAVESSIA DO TEJO TRANSPORTES,S.A. Almada 191 25.525.993,00 € 4.886.961,00 € 25.386.455,00 € 5.439.659,00 € 0.5%

52 SETGÁS - SOCIEDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL, S.A. Almada 69 25.448.749,00 € 8.023.787,00 € 22.680.768,00 € 4.262.903,00 € 12.2%

53 ADUBOS DEIBA - COMERCIALIZAÇÃO DE ADUBOS, LDA. Setúbal 24 25.414.728,00 € 286.509,00 € 30.228.087,00 € 348.308,00 € -15.9%

54 EVONIK CARBOGAL, S.A. Sines 46 24.121.433,00 € 637.150,00 € 33.940.139,00 € 1.269.767,00 € -28.9%

55 SOCIEDADE EUROPEIA DE ARROZ SEAR, S.A. Santiago do Cacém 23 23.682.752,00 € 680.460,00 € 18.761.619,00 € 892.978,00 € 26.2%

56 JOSE RODRIGUES MIRCO (HERDEIROS), LDA. Almada 94 22.636.187,00 € 134.416,00 € 26.070.470,00 € 23.900,00 € -13.2%

57 ETC-TERMINAIS MARÍTIMOS, S.A. Almada 18 22.490.314,00 € -6.130,00 € 27.034.613,00 € -8.126,00 € -16.8%

58 EID-EMPRESA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ELECTRÓNICA, S.A. Almada 143 22.464.273,00 € 2.512.855,00 € 19.512.988,00 € 1.074.186,00 € 15.1%

59 MONTIJOSIPER SOCIEDADE DISTRIBUIÇÃO, LDA Montijo 125 21.876.398,00 € -3.938,00 € 25.691.261,00 € 12.879,00 € -14.8%

60 CENTRO DE RECICLAGEM DE PALMELA, S.A. Palmela 31 21.813.119,00 € 70.114,00 € 67.168.907,00 € 1.375.525,00 € -67.5%

61 TROIARESORT - INVESTIMENTOS TURÍSTICOS, S.A. Grândola 27 21.784.678,00 € -1.900.984,00 € 29.022.880,00 € 6.153.349,00 € -24.9%

62 FORUM ALMADA-GESTÃO DE CENTRO COMERCIAL, SOC.UNIP.II & COMANDITA Almada — 21.685.800,00 € 11.191.725,00 € 21.685.800,00 € 11.663.453,00 € 0.0%

63 SEAT CENTER ARRÁBIDA - AUTOMÓVEIS, LDA Setúbal 38 21.518.207,00 € -304.016,00 € 24.350.729,00 € 42.559,00 € -11.6%

64 SET LININGS INTERNATIONAL, S.A. Moita 220 21.298.315,00 € 784.832,00 € 23.634.598,00 € 1.791.006,00 € -9.9%

65 ALIANÇA FLORESTAL SOCIEDADE DESENVOLVIMENTO AGRO FLORESTAL,S.A. Setúbal 65 21.225.235,00 € 1.159.567,00 € 27.225.644,00 € -130.892,00 € -22.0%

66 ARMASUL-DISTRIBUIDOR DE MATERIAIS ELÉCTRICOS, S.A. Seixal 92 21.068.834,00 € 86.742,00 € 22.026.750,00 € 356.615,00 € -4.3%

67 BALUARTE - SOCIEDADE DE RECOLHA E RECUPERAÇÃO DE DESPERDÍCIOS, LDA Alcochete 73 20.921.484,00 € 652.064,00 € 27.680.288,00 € 315.836,00 € -24.4%

68 UNILOGOS-COMÉRCIO, REPRESENTAÇÕES E LOGISTICA DE BEBIDAS,S.A. Seixal 37 20.810.098,00 € -292.772,00 € 22.616.989,00 € -44.813,00 € -8.0%

69 MULTIAUTO - SOCIEDADE DE COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, S.A. Setúbal 120 20.039.857,00 € -2.416.570,00 € 38.735.811,00 € -2.042.699,00 € -48.3%

70 ELECTRO ARCO, S.A. Palmela 169 19.994.141,00 € -1.720.958,00 € 28.032.863,00 € 113.873,00 € -28.7%

71 RIBEIROS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CEREAIS,IMP.E EXPORTAÇÃO,LDA Montijo 44 19.235.943,00 € 122.863,00 € 15.686.494,00 € 65.863,00 € 22.6%

72 SICALMA - SOC.INDUSTRIAL E COMERCIAL DE CARNES DE ALMADA E SEIXAL, LDA Almada 178 18.848.333,00 € -71.263,00 € 18.413.319,00 € 288.364,00 € 2.4%

73 ATM - ASSISTÊNCIA TOTAL EM MANUTENÇÃO S.A. Barreiro 130 18.757.621,00 € -87.914,00 € 20.399.863,00 € 268.957,00 € -8.1%

74 AMARSUL-VALORIZAÇÃO E TRATAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS,S.A. Palmela 228 17.924.437,00 € -427.619,00 € 20.110.082,00 € 2.160.102,00 € -10.9%

75 JOSÉ MARIA DA FONSECA, VINHOS, S.A. Setúbal 114 17.718.032,00 € -1.553.934,00 € 20.901.948,00 € -2.572.088,00 € -15.2%

76 MAR ALTO - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE BACALHAU, S.A. Barreiro 64 17.684.950,00 € 32.506,00 € 14.707.097,00 € 13.203,00 € 20.2%

77 SCHNELLECKE PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA. Palmela 104 17.496.876,00 € 76.865,00 € 15.345.773,00 € -51.023,00 € 14.0%

78 GAM PORTUGAL - ALUGUER DE EQUIPAMENTOS, LDA. Montijo 132 17.308.755,00 € -2.293.585,00 € 17.785.493,00 € 1.231.306,00 € -2.7%

79 APSS - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SETUBAL E SESIMBRA, S.A. Setúbal 180 17.139.441,00 € 2.405.309,00 € 17.835.904,00 € 2.631.950,00 € -3.9%

80 IMPERALUM-SOCIEDADE COMERCIAL REVESTIMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÕES, S.A. Montijo 53 16.741.458,00 € 1.389.049,00 € 19.293.236,00 € 1.268.065,00 € -13.2%

81 CODIMETAL INDUSTRIES,S.A. Palmela 36 16.257.613,00 € -1.710.307,00 € 30.012.792,00 € 505.309,00 € -45.8%

82 C.M.N. - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E NAVAL,CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS LDA Seixal 330 15.814.085,00 € 673.689,00 € 21.345.275,00 € 1.812.571,00 € -25.9%

83 BACALHÔA, VINHOS DE PORTUGAL, S.A. Setúbal 76 15.399.761,00 € 990.294,00 € 12.461.292,00 € 159.511,00 € 23.6%

84 MALTIBERICA - SOCIEDADE PRODUTORA DE MALTE, S.A. Palmela 15 15.345.892,00 € 1.324.065,00 € 20.948.095,00 € 1.653.444,00 € -26.7%

85 CONCRETOPE - FABRICA DE BETÃO PRONTO, S.A. Almada 50 15.281.780,00 € -139.235,00 € 23.431.138,00 € -92.552,00 € -34.8%

86 SPCG-SOCIEDADE PORTUGUESA DE CO-GERAÇÃO ELÉCTRICA, S.A. Setúbal — 15.168.170,00 € 3.352.236,00 € — 916.215,00 € —

87 FIBNET - ENGENHARIA E TELECOMUNICAÇÕES, S.A Moita 128 15.121.119,00 € 235.140,00 € 13.501.072,00 € 648.024,00 € 12.0%

88 FULCAR (SADO)-COMÉRCIO DE VEÍCULOS, S.A. Setúbal 54 15.120.400,00 € 4.086,00 € 19.164.516,00 € 23.675,00 € -21.1%

89 ROGÉRIO LUZ, LDA Sines 133 15.013.037,00 € 327.533,00 € 16.011.888,00 € 241.274,00 € -6.2%

90 ÁGUAS DO SADO - CONCESSIONÁRIA SIST.ABAST.AGUAS SANEAMENTO SETÚBAL,S.A Setúbal 180 14.881.764,00 € 1.255.374,00 € 14.233.323,00 € 634.927,00 € 4.6%

91 DISTRIALMADA-SUPERMERCADOS,LDA. Almada 80 14.871.949,00 € 678.626,00 € 15.870.790,00 € 532.619,00 € -6.3%

92 SGS CAR - SOCIEDADE DE COMERCIO DE AUTOMOVEIS, LDA. Palmela 60 14.866.499,00 € 2.192,00 € 14.943.771,00 € 2.135,00 € -0.5%

93 MUNDIPAM-PRODUTOS ALIMENTARES, S.A. Palmela 49 14.702.145,00 € -210.665,00 € 11.130.851,00 € -608.129,00 € 32.1%

94 SIDERFER - PRODUTOS SIDERÚRGICOS, S.A. Palmela 29 14.695.341,00 € -495.934,00 € 26.789.275,00 € 745.632,00 € -45.1%

95 LARPICA - CONSTRUÇÕES, LDA. Barreiro 10 14.693.984,00 € 1.612.497,00 € 4.604.500,00 € 534.233,00 € 219.1%

96 PSA - SINES-TERMINAIS DE CONTENTORES,S.A. Sines 80 14.499.505,00 € 1.445,00 € 15.371.002,00 € -2.354.656,00 € -5.7%

97 IBEROGRAIN, S.A. Setúbal — 14.407.545,00 € 424.065,00 € 16.565.409,00 € 58.712,00 € -13.0%

98 WHEELS LOGISTICA E TRANSPORTES, S.A. Palmela 77 14.311.512,00 € -1.103.906,00 € 37.195.526,00 € 3.462.864,00 € -61.5%

99 PALMELALIMENTAR - ARMAZENISTA DE PRODUTOS ALIMENTARES, S.A Palmela 57 14.164.240,00 € 8.129,00 € 16.401.730,00 € 5.281,00 € -13.6%

100 GPT - GESTÃO DE PLATAFORMAS E TRANSPORTES S.A. Palmela 121 14.143.207,00 € -837.682,00 € 10.732.908,00 € -2.388.454,00 € 31.8%

20 500

Page 21: 500 maiores 2010
Page 22: 500 maiores 2010

22 5001

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

Alcochete6 – MIDSID-SOCIEDADE PORTuGuESA DE DISTRIBuIÇÃO, S.A. – Alcochete – Comércio por grosso de tabaco – 190

10 – LOGISTA PORTuGAL - DISTRIBuIÇÃO DE PuBLICAÇÕES, S.A. – Palhavã – Comércio por grosso de livros, revistas e jornais – 170

13 – COMPANHIA DE DISTRIBuCION INTEGRAL LOGISTA,S.A.(SuCuRSAL EM PORTuGAL) – Palhavã – Comércio por grosso não especializado – 96

31 – BRIDGESTONE PORTuGAL-SOC.IMPORTAÇÃO COMERC.PRODuTOS BORRACHA,uNIP.LDA. – Alcochete – Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis – 64

38 – CROWN CORK & SEAL DE PORTuGAL-EMBALAGENS, S.A. – Sitio Das Cardeeiras – Fabricação de embalagens metálicas ligeiras – 242

Almada6 – MIDSID-SOCIEDADE PORTuGuESA DE DISTRIBuIÇÃO, S.A. – Alcochete – Comércio por grosso de tabaco – 190

10 – LOGISTA PORTuGAL - DISTRIBuIÇÃO DE PuBLICAÇÕES, S.A. – Palhavã – Comércio por grosso de livros, revistas e jornais – 170

13 – COMPANHIA DE DISTRIBuCION INTEGRAL LOGISTA,S.A.(SuCuRSAL EM PORTuGAL) – Palhavã – Comércio por grosso não especializado – 96

31 – BRIDGESTONE PORTuGAL-SOC.IMPORTAÇÃO COMERC.PRODuTOS BORRACHA,uNIP.LDA. – Alcochete – Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis – 64

38 – CROWN CORK & SEAL DE PORTuGAL-EMBALAGENS, S.A. – Sitio Das Cardeeiras – Fabricação de embalagens metálicas ligeiras – 242

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

ran

kin

g

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

Grândola61 – TRÓIARESORT – Tróia – Promoção imobiliária (desenvolvimento de projectos de edifícios) - 27

177 – RAMIRO GONÇALVES –Grândola – Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados - 26

254 – SOC. CONSTRuÇÕES GAMEIRO & FILHOS – Carvalhal – Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) - 7

263 – J. DuARTE FERREIRA & FILHOS – Grândola – Comércio por grosso de bebidas alcoólicas - 36

270 – IMORESORT – Carvalhal – Compra e venda de bens imobiliários - -----

Moita28 – AMAL – Chão Duro – Fabricação de Outros reservatórios e recipientes metálicos – 235

44 – METALÚRGICA CENTRAL – Alhos Vedros – Fabricação de estruturas construções metálicas – 174

64 – SET LININGS INTERNACIONAL – Moita – Outras actividades especializadas de construção diversas, N.E. - 220

87 – FIBNET – Moita – Construção de outras obras de engenharia civil, N.E. - 128

129 – J.F. RAMOS REPRESENTAÇÕES – Alhos Vedros – Agentes de comércio por grosso de têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro - 11

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

101 HUSETE-EMPRESA DE TRABALHO TEMPORARIO, LDA. Seixal 1500 13.895.774,00 € 784.574,00 € 18.438.368,00 € 596.012,00 € -24.6%

102 FFT EDAG PRODUKTIONSSYSTEME GMBH & CO.KG - SUCURSAL EM PORTUGAL Palmela 3 13.525.087,00 € 222.475,00 € 5.053.265,00 € -987.065,00 € 167.7%

103 CAT LC - AFRETAMENTOS E LOGÍSTICA CARGO, UNIPESSOAL, LDA. Palmela 20 13.311.631,00 € -12.780,00 € 14.722.987,00 € 262.351,00 € -9.6%

104 GCT - SOCIEDADE IMOBILIÁRIA, S.A. Palmela 9 13.263.223,00 € 1.215.475,00 € 22.491.658,00 € 6.443.381,00 € -41.0%

105 MARPE - CONSTRUÇÕES E INSTALAÇÕES TÉCNICAS, S.A. Palmela 150 12.978.878,00 € 90.315,00 € 14.962.835,00 € 98.359,00 € -13.3%

106 SECIL PREBETÃO - PREFABRICADOS DE BETÃO, S.A. Montijo 181 12.899.972,00 € -744.868,00 € 12.683.006,00 € -1.115.944,00 € 1.7%

107 A COLMEIA DO MINHO, S.A. Seixal 42 12.798.038,00 € 13.331,00 € 14.074.631,00 € 28.813,00 € -9.1%

108 DAGOL-REPRESENTAÇÕES DE MATERIAIS CONSTRUÇÃO ARTIGOS DECORAÇÃO, LDA. Sesimbra 21 12.624.709,00 € 914.190,00 € 13.190.627,00 € 963.260,00 € -4.3%

109 FABREQUIPA - SOCIEDADE INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTO RODOVIÁRIO, LDA. Barreiro 175 12.601.380,00 € 328.233,00 € 10.983.455,00 € 164.240,00 € 14.7%

110 OLA CONSTRUÇÃO , LDA. Alcochete 33 12.500.800,00 € 87.703,00 € 7.525.579,00 € -51.465,00 € 66.1%

111 VITOR M. LUCAS, LDA. Setúbal 23 12.475.309,00 € -13.110,00 € 11.184.868,00 € 3.739,00 € 11.5%

112 CARWEB-COMERCIO DE AUTOMOVEIS S.A. Almada 17 12.471.766,00 € -66.656,00 € 11.812.702,00 € -168.823,00 € 5.6%

113 NORDIGAL-INDUSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO ALIMENTAR, S.A. Seixal 471 12.289.078,00 € 394.045,00 € 18.342.719,00 € 97.613,00 € -33.0%

114 FORPALMELA-COMERCIO AUTOMOVEIS PEÇAS E ACESSORIOS,LDA. Palmela 42 12.107.914,00 € 3.103,00 € 23.313.076,00 € 30.515,00 € -48.1%

115 SODISINES - SUPERMERCADOS, LDA Sines 60 12.046.483,00 € -2.548,00 € 12.682.366,00 € -157.516,00 € -5.0%

116 PORTUCELSOPORCEL - COGERAÇÃO DE ENERGIA, S.A. Setúbal — 11.829.429,00 € -762.675,00 € 16.718.929,00 € 118.221,00 € -29.2%

117 ALIRAÇÕES - RAÇÕES PARA ANIMAIS, S.A. Alcochete 33 11.802.073,00 € 241.618,00 € 15.997.083,00 € 138.661,00 € -26.2%

118 KEYLAB - SERVIÇOS TÉCNICOS DE LOGÍSTICA,S.A. Palmela 172 11.766.604,00 € -125.108,00 € 10.904.479,00 € 282.662,00 € 7.9%

119 BAÍA DO TEJO, S.A. Barreiro 82 11.695.499,00 € 264.108,00 € 9.814.538,00 € 1.124.320,00 € 19.2%

120 RESIBRAS - COMPANHIA PORTUGUESA DE RESINAS PARA ABRASIVOS, S.A. Palmela 27 11.624.229,00 € 247.422,00 € — — —

121 SOCIEDADE INDUSTRIAL ALENTEJO E SADO, S.A. Santiago do Cacém 31 11.586.646,00 € 66.452,00 € 14.022.413,00 € 32.855,00 € -17.4%

122 MONDO PORTUGAL,S.A Alcochete 15 11.510.555,00 € 608.733,00 € 9.744.059,00 € 336.418,00 € 18.1%

123 MONTITERRAS-SOCIEDADE DE TERRAPLANAGENS, S.A. Montijo 109 11.372.648,00 € -27.849.362,00 € 29.805.966,00 € 71.846,00 € -61.8%

124 RIETER-COMPONENTES PARA VEICULOS, LDA. Setúbal 109 11.262.400,00 € 196.311,00 € 13.465.608,00 € 391.411,00 € -16.4%

125 ANIBAL MORAIS GONÇALVES-CAR AUTOMOVEIS,LDA Seixal 31 11.241.205,00 € 181.270,00 € 14.523.907,00 € 371.635,00 € -22.6%

126 SULTUBOS-MATERIAIS PARA CANALIZAÇÕES, S.A Seixal 58 11.220.506,00 € 142.102,00 € 11.291.938,00 € 152.445,00 € -0.6%

127 PINHALSODI - SUPERMERCADOS,S.A. Palmela 57 11.142.966,00 € 55.208,00 € 11.687.675,00 € 100.331,00 € -4.7%

128 GOODWAY - COMBUSTÍVEIS, LDA Barreiro 31 11.073.088,00 € -312.474,00 € 14.216.258,00 € 845,00 € -22.1%

129 J.F.RAMOS REPRESENTAÇÕES, LDA. Moita 11 11.007.646,00 € 415.524,00 € 10.243.172,00 € 234.923,00 € 7.5%

130 ASSICOMATE - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, S.A. Sesimbra 37 10.959.583,00 € -264.628,00 € 10.636.172,00 € 327.286,00 € 3.0%

131 SAFETYKLEEN PORTUGAL SOLVENTES E GESTÃO DE RESIDUOS, S.A. Setúbal 85 10.942.807,00 € 1.242.956,00 € 11.578.005,00 € 1.776.953,00 € -5.5%

132 ARSENAL DO ALFEITE, S.A. Almada 683 10.928.948,00 € 794.625,00 € — — —

133 OLIVEIRA RODRIGUES - COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES, LDA Seixal 35 10.914.263,00 € 38.831,00 € 11.747.163,00 € 16.380,00 € -7.1%

134 BIO 2 - REPRESENTAÇÕES E COMÉRCIO DE PRODUTOS AGRO-PECUÁRIOS, SA. Palmela 29 10.827.762,00 € 85.654,00 € 9.345.458,00 € 5.763,00 € 15.9%

135 AMBITRENA-VALORIZAÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS, S.A. Setúbal 82 10.792.743,00 € 508.822,00 € 14.704.284,00 € 466.473,00 € -26.6%

136 J.M.SOUSA, S.A Moita 51 10.523.779,00 € 55.878,00 € 10.348.854,00 € 74.365,00 € 1.7%

137 MORGADO & AMADO, LDA. Almada 50 10.476.418,00 € -109.221,00 € 11.564.648,00 € -62.176,00 € -9.4%

138 SEMISUL - CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE METALOMECÂNICA, LDA. Sines 230 10.453.109,00 € -107.284,00 € 13.790.591,00 € 40.792,00 € -24.2%

139 SINTAX - LOGISTICA TRANSPORTES, S.A. Setúbal 84 10.326.928,00 € -26.991,00 € 10.558.813,00 € -408.582,00 € -2.2%

140 EURONAVY-TINTAS MARITIMAS E INDUSTRIAIS, S.A. Setúbal 35 10.264.187,00 € 629.064,00 € 10.663.508,00 € 1.785.492,00 € -3.7%

141 ANTONIO RAMOS & COSTA, S.A. Sines 96 10.263.911,00 € -186.092,00 € 11.381.673,00 € -212.528,00 € -9.8%

142 MÓVEIS E MATERIAIS PARA DECORAÇÃO E CONSTRUÇÃO CIVIL - QUINTÃO LDA Seixal 38 10.250.536,00 € 646.044,00 € 11.549.728,00 € 879.940,00 € -11.2%

143 TECOR - TECNOLOGIA ANTICORROSÃO, S.A. Setúbal 25 10.239.660,00 € 1.069.853,00 € 12.096.631,00 € 1.201.829,00 € -15.4%

144 INDUSTRIAS LACTEAS ASTURIANAS, S.A. Alcochete 26 10.199.969,00 € 11.392,00 € 11.229.234,00 € 6.610,00 € -9.2%

145 SUPERAZEITÃO - SUPERMERCADOS, S.A. Setúbal 73 10.190.695,00 € 231.729,00 € 10.553.893,00 € 104.570,00 € -3.4%

146 SETROVA-CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, LDA Sines 44 10.165.791,00 € 678.157,00 € 13.696.533,00 € 954.488,00 € -25.8%

147 CERRADO VERDE - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE CARNES, S.A. Alcochete 20 10.141.238,00 € 258.951,00 € 9.091.393,00 € 197.411,00 € 11.5%

148 SIMARSUL - SIST.INT.MULTIMUNICIPAL ÁGUAS RESID.PENÍNSULA SETUBAL, S.A. Setúbal 108 10.127.321,00 € -73.807,00 € 9.358.472,00 € 652.293,00 € 8.2%

149 SCHNELLECKE - LOGISTICA E TRANSPORTE, UNIPESSOAL, LDA Palmela 278 10.010.550,00 € -429.682,00 € 10.867.575,00 € 136.587,00 € -7.9%

150 AUTO SOEIRO,COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS E CAMIÕES, LDA. Moita 59 9.858.879,00 € 2.003,00 € 11.153.627,00 € -97.981,00 € -11.6%

Page 23: 500 maiores 2010
Page 24: 500 maiores 2010

24 5001

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

Alcochete6 – MIDSID-SOCIEDADE PORTuGuESA DE DISTRIBuIÇÃO, S.A. – Alcochete – Comércio por grosso de tabaco – 190

10 – LOGISTA PORTuGAL - DISTRIBuIÇÃO DE PuBLICAÇÕES, S.A. – Palhavã – Comércio por grosso de livros, revistas e jornais – 170

13 – COMPANHIA DE DISTRIBuCION INTEGRAL LOGISTA,S.A.(SuCuRSAL EM PORTuGAL) – Palhavã – Comércio por grosso não especializado – 96

31 – BRIDGESTONE PORTuGAL-SOC.IMPORTAÇÃO COMERC.PRODuTOS BORRACHA,uNIP.LDA. – Alcochete – Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis – 64

38 – CROWN CORK & SEAL DE PORTuGAL-EMBALAGENS, S.A. – Sitio Das Cardeeiras – Fabricação de embalagens metálicas ligeiras – 242

Almada6 – MIDSID-SOCIEDADE PORTuGuESA DE DISTRIBuIÇÃO, S.A. – Alcochete – Comércio por grosso de tabaco – 190

10 – LOGISTA PORTuGAL - DISTRIBuIÇÃO DE PuBLICAÇÕES, S.A. – Palhavã – Comércio por grosso de livros, revistas e jornais – 170

13 – COMPANHIA DE DISTRIBuCION INTEGRAL LOGISTA,S.A.(SuCuRSAL EM PORTuGAL) – Palhavã – Comércio por grosso não especializado – 96

31 – BRIDGESTONE PORTuGAL-SOC.IMPORTAÇÃO COMERC.PRODuTOS BORRACHA,uNIP.LDA. – Alcochete – Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis – 64

38 – CROWN CORK & SEAL DE PORTuGAL-EMBALAGENS, S.A. – Sitio Das Cardeeiras – Fabricação de embalagens metálicas ligeiras – 242

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

ran

kin

g

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

Montijo22 – LuSOPONTE – Tenas – Gestão de infra-estruturas de transportes terrestres – 19

27 – RAPORAL – Brejo do Lobo – Fabricação de Alimentos para animais de criação excepcto para aquicultura – 268

46 – ALDISCOuNT – Alto Estanqueiro – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados – 183

49 – CARMONTI – Montijo – Abate de gado (produção de carne) – 149

71 – RIBEIROS – Alto Estanqueiro – Comercio por grosso de cereais, sementes, leguminosas, oleaginosas e outras matérias primas agrícolas - 44

Palmela1 – AuTOEuROPA – Quinta do Anjo – Fabricação de Automóveis – 2990

4 – GCT ON LINE – Cabanas – Comércio por grosso não espealizado de produtos alimentares, bebidas e tabacos – 475

8 – REFRIGE – Cabanas – Fabricação de refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas – 426

13 – BENTELER – Palmela – Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis – 102

14 – SLEM – Palmela – Laminagem a frio de arco ou banda – 68

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

151 ICOPA-INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES, S.A. Palmela 41 9.837.083,00 € 238.239,00 € 10.550.071,00 € 272.553,00 € -6.8%

152 SOTECNO GAIO - SOC. INDUSTRIAL TECNO-ELÉCTRICA DE BACELOS DE GAIO LDA. Almada 71 9.758.332,00 € 249.645,00 € 8.854.191,00 € 212.656,00 € 10.2%

153 RARI-CONSTRUÇÕES METÁLICAS ENGENHARIA PROJECTOS SOLUÇ.INDUSTRIAIS,S.A. Moita 165 9.756.458,00 € 470.794,00 € 8.384.504,00 € 8.506,00 € 16.4%

154 INDUMA - MÁQUINAS INDUSTRIAIS, LDA Seixal 23 9.728.285,00 € 333.513,00 € 4.603.114,00 € 163.789,00 € 111.3%

155 AUTO MONUMENTAL DE ALMADA, LDA. Seixal 48 9.541.626,00 € 25.874,00 € 11.418.042,00 € 18.562,00 € -16.4%

156 AFINA SISTEMAS INFORMATICOS, S.A. (SUCURSAL EM PORTUGAL) Barreiro 13 9.489.070,00 € 209.069,00 € 8.709.012,00 € 266.972,00 € 9.0%

157 ECOMETAIS - SOCIEDADE DE TRATAMENTO E RECICLAGEM S.A. Seixal 20 9.404.789,00 € -1.472.434,00 € 15.555.243,00 € -819.826,00 € -39.5%

158 STAND BARATA - COMERCIO DE PEÇAS E ACESSÓRIOS AUTO, S.A. Seixal 92 9.339.284,00 € 520.979,00 € 9.154.614,00 € 414.883,00 € 2.0%

159 ROQUE E SOUSA - COMÉRCIO DE COMBUSTIVEIS, LDA Sesimbra 23 9.321.552,00 € 6.168,00 € 6.908.837,00 € 3.357,00 € 34.9%

160 MAREC - ESPAÇO CASA, S.A. Seixal 91 9.207.682,00 € 316.100,00 € 3.122.831,00 € 69.241,00 € 194.9%

161 SUPERCHETE - SUPERMERCADOS, S.A. Alcochete 46 9.090.211,00 € 48.271,00 € 10.011.232,00 € 56.616,00 € -9.2%

162 TIBA-COMÉRCIO E INDUSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, S.A. Barreiro 75 9.075.398,00 € 68.835,00 € 12.182.650,00 € 235.831,00 € -25.5%

163 JOSÉ. S. NASCIMENTO LDA Seixal 19 9.050.414,00 € 72.285,00 € 7.987.129,00 € 112.581,00 € 13.3%

164 TRANSPORTES RODOVIARIOS ESTRELA DO MONTE DA CAPARICA, S.A. Almada 145 9.039.113,00 € 17.413,00 € 9.543.546,00 € 20.518,00 € -5.3%

165 ÁLVARO GIL & FILHA, S.A. Palmela 74 9.016.852,00 € 46.977,00 € 7.194.309,00 € 35.317,00 € 25.3%

166 BOTELHOS-REPARAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, LDA. Santiago do Cacém 26 9.000.238,00 € 101.507,00 € 7.344.157,00 € 4.166,00 € 22.5%

167 PRENSO - METAL, LDA. Alcochete 80 8.929.892,00 € 13.159,00 € 15.968.887,00 € -123.639,00 € -44.1%

168 VITOR GANCHINHO - ILUMINA, LDA Palmela 27 8.927.659,00 € 954.017,00 € 7.475.610,00 € 495.618,00 € 19.4%

169 PRECORE - PRÉ-FABRICAÇÃO, CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO, S.A Montijo 41 8.846.099,00 € -4.330.683,00 € 11.217.930,00 € 62.586,00 € -21.1%

170 AFONSO H. O'NEILL & CIA, LDA Setúbal 9 8.824.905,00 € 121.662,00 € 9.496.840,00 € 173.711,00 € -7.1%

171 FABRICOR-INDUSTRIA, PREPARAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CORTIÇA, S.A Alcochete 71 8.800.291,00 € 93.474,00 € 9.652.880,00 € 255.885,00 € -8.8%

172 SONANGIL - CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS, S.A. Almada 47 8.797.646,00 € 101.745,00 € 6.737.711,00 € 229.643,00 € 30.6%

173 A-VISION - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À INDÚSTRIA AUTOMÓVEL, UNIPESSOAL LDA Palmela 278 8.780.180,00 € 526.176,00 € 7.114.868,00 € 845.563,00 € 23.4%

174 LINDE - MATERIAL HANDLING IBERICA, SA-SUCURSAL EM PORTUGAL Alcochete 52 8.775.122,00 € -599.709,00 € 11.964.911,00 € -939.104,00 € -26.7%

175 DISTRIANDRÉ - SUPERMERCADOS, LDA. Santiago do Cacém 53 8.709.631,00 € -51.064,00 € 6.640.362,00 € -51.470,00 € 31.2%

176 AMAL - CONSTRUÇÕES METÁLICAS SINES, S.A. Sines 37 8.695.408,00 € 250.440,00 € 8.863.969,00 € 313.229,00 € -1.9%

177 RAMIRO GONÇALVES - COMBUSTIVEIS, LDA. Grândola 26 8.691.886,00 € 56.467,00 € 10.562.323,00 € 58.714,00 € -17.7%

178 EITZEN MARITIME SERVICES-SHIP SUPPLY PORTUGAL, LDA. Setúbal 24 8.688.474,00 € 203.097,00 € 11.175.599,00 € 475.110,00 € -22.3%

179 SOCIEDADE J. NEVES, LDA. Seixal 30 8.637.219,00 € -1.430.275,00 € 12.903.643,00 € -151.809,00 € -33.1%

180 JMPC, S.A. Moita 9 8.615.572,00 € 11.077,00 € 7.277.714,00 € 4.602,00 € 18.4%

181 SOPAC-SOCIEDADE PRODUTORA DE ADUBOS COMPOSTOS, S.A. Setúbal 100 8.560.483,00 € -2.009.926,00 € 10.954.381,00 € -2.348.558,00 € -21.9%

182 ÁGUAS DE SANTO ANDRÉ, SA Santiago do Cacém 64 8.433.362,00 € -243.139,00 € 8.369.202,00 € 386.988,00 € 0.8%

183 KAUTEX TEXTRON PORTUGAL-PRODUTOS PLASTICOS,SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA Palmela — 8.363.017,00 € 603.765,00 € 10.130.630,00 € 702.233,00 € -17.4%

184 SOONDA - SOCIEDADE DE COMERCIO DE AUTOMOVEIS, S.A. Palmela 23 8.346.646,00 € 571,00 € 8.905.668,00 € 4.106,00 € -6.3%

185 UNITELCO - ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES, S.A. Palmela 71 8.334.653,00 € 4.082,00 € 6.841.574,00 € -29.334,00 € 21.8%

186 REBOLA & FILHO, LDA. Barreiro 25 8.332.182,00 € -5.335,00 € 5.492.757,00 € 3.306,00 € 51.7%

187 SELECTIS - PRODUTOS PARA A AGRICULTURA, S.A. Setúbal 14 8.312.578,00 € 157.604,00 € 8.383.358,00 € 83.813,00 € -0.8%

188 LIFRESCA - SOCIEDADE DE PRODUTOS HIGIÉNICOS, S.A. Seixal 92 8.261.802,00 € -586.088,00 € 10.319.421,00 € -1.378.188,00 € -19.9%

189 TERSADO - TERMINAIS PORTUÁRIOS DO SADO, S.A. Setúbal 14 8.214.810,00 € -135.953,00 € 11.585.822,00 € 1.350.709,00 € -29.1%

190 INTERNATIONAL PAINT IBERIA, LDA Setúbal 18 8.191.528,00 € 412.294,00 € 11.774.375,00 € 528.634,00 € -30.4%

191 ALVARO COVELO & PINTO, LDA Barreiro 43 8.059.168,00 € 422.499,00 € 10.272.916,00 € 498.457,00 € -21.5%

192 MANUEL PIRES GUERREIRO, LDA. Setúbal 85 8.030.363,00 € 452.635,00 € 19.890.663,00 € 583.491,00 € -59.6%

193 MEGAÇO - PRODUTOS SIDERURGICOS, LDA Palmela 34 8.029.651,00 € -4.519.703,00 € 31.152.189,00 € -2.017.354,00 € -74.2%

194 PIKOLIN LUSITANA-FÁBRICA DE ARTIGOS DE DESCANSO, LDA. Seixal 20 8.003.267,00 € 20.916,00 € — — —

195 HELPED - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE LDA Seixal 14 7.902.467,00 € 218.269,00 € 5.513.591,00 € 297.474,00 € 43.3%

196 TANQUELUZ-IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO E COMERCIO MATERIAIS ELECTRICOS, LDA. Montijo 30 7.878.351,00 € 339.115,00 € 8.723.877,00 € 165.504,00 € -9.7%

197 ARMAZENS DE MERCEARIAS APOLO DO CERCAL LDA Santiago do Cacém 7 7.804.784,00 € 157.227,00 € 7.811.858,00 € 134.406,00 € -0.1%

198 SODALCACER-SUPERMERCADOS, S.A. Alcácer do Sal 36 7.694.045,00 € 42.009,00 € 8.097.861,00 € 30.281,00 € -5.0%

199 NAVALESP, CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL, LDA. Almada 18 7.673.605,00 € 1.066.283,00 € 15.651.197,00 € -731.441,00 € -51.0%

200 IRONTEC - INDÚSTRIA NAVAL, S.A. Setúbal 56 7.672.649,00 € 35.208,00 € 9.170.699,00 € 47.999,00 € -16.3%

Page 25: 500 maiores 2010
Page 26: 500 maiores 2010

26 500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

Santiago do Cacém40 – FuELTEJO – Cercal do Alentejo – Comércio a retalho de combustível para veículos a motor em estabelecimentos especializados – 22

55 – SOC. EuROPEIA DE ARROZ SEAR – Santiago do Cacém – Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz - 23

121 – SOCIEDADE INDuSTRIAL ALENTEJO E SADO – Ermidas Sado – Fabricação de alimentos para animais de criação (excepto para aquicultura) -31

166 – BOTELHOS – Reparação de Máquinas Agrícolas – Santiago do Cacém – Comércio de Veículos automóveis ligeiros - 26

175 – DISTRIANDRé SuPERMERCADOS – Vila Nova de Santo André – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados -53

Seixal6 – SIDERuRGIA NACIONAL – Paio Pires – Siderurgia e fabricação de ferro-ligas – 386

7 – MEGASA – Paio Pires – Comércio por grosso de minérios e metais – 5

12 – LuSOSIDER – Paio Pires – Sedirurgia e fabricação de ferro-ligas – 189

24 – MESTRE MACO – Casal do Marco – Materiais de construção, comércio a retalho de material, bricolage, equipamento sanitário, ladrilhos e materiais – 681

34 – DOIS LADOS – Corroios – Comércio por grosso de tabaco – 43

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

201 LUÍS PORTUGAL & TEIXEIRA - VINHOS, LDA. Seixal 19 7.667.507,00 € 190.827,00 € 7.871.369,00 € 335.815,00 € -2.6%

202 PRIMOHORTA - SOCIEDADE DE PRODUTORES DE HORTÍCOLAS, LDA Montijo 26 7.617.755,00 € 232.480,00 € 4.981.340,00 € 121.346,00 € 52.9%

203 CASA ERMELINDA FREITAS - VINHOS, LDA. Palmela 20 7.603.537,00 € 309.135,00 € 6.272.411,00 € 217.358,00 € 21.2%

204 HIPER CENTRO DO MOVEL-COMERCIO INTERNACIONAL DE MOBILIÁRIO, S.A. Palmela 57 7.585.970,00 € 26.965,00 € 7.655.176,00 € 15.142,00 € -0.9%

205 MARTROIA - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES S.A. Setúbal 38 7.540.509,00 € 12.401,00 € 7.787.243,00 € 16.212,00 € -3.2%

206 ARBOSER - SERVIÇOS AGRO-INDUSTRIAIS, S.A. Setúbal 49 7.514.974,00 € 135.426,00 € 6.840.039,00 € 110.599,00 € 9.9%

207 REBOPORT-SOCIEDADE PORTUGUESA DE REBOQUES MARÍTIMOS, S.A. Sines 70 7.503.774,00 € 1.456.066,00 € 7.523.008,00 € 1.429.944,00 € -0.3%

208 A.M. GONÇALVES, LDA. Seixal 35 7.500.422,00 € 463.194,00 € 7.526.584,00 € 224.400,00 € -0.3%

209 SONAZ - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE AZEITES, LDA. Setúbal 27 7.482.427,00 € -223.167,00 € 9.909.716,00 € -407.481,00 € -24.5%

210 GLACIAR - INDÚSTRIA, S.A. Seixal — 7.471.885,00 € 535.541,00 € 6.208.220,00 € 223.050,00 € 20.4%

211 FARM VALLEY ROSES - ACTIVIDADES IMOBILIÁRIAS, S.A. Alcochete 3 7.456.177,00 € -4.403,00 € 100.357,00 € 3.442,00 € 7329.7%

212 GES SIEMSA PORTUGAL, S.A. Palmela 114 7.429.802,00 € 1.056.610,00 € 12.760.740,00 € 1.166.347,00 € -41.8%

213 JOSE MARQUES GOMES GALO, S.A. Sesimbra 115 7.379.474,00 € 184.428,00 € 10.214.293,00 € 267.698,00 € -27.8%

214 SUPERTIAGO-SUPERMERCADOS, LDA. Santiago do Cacém 36 7.356.870,00 € 96.736,00 € 8.379.763,00 € 101.729,00 € -12.2%

215 BESUL, LDA Palmela 53 7.347.251,00 € 9.667,00 € — — —

216 SOCIEDUCA - SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO, S.A. Palmela 155 7.281.879,00 € 1.052.163,00 € 7.377.295,00 € 1.096.517,00 € -1.3%

217 ANDALUGA - ALUGUER DE ANDAIMES E MÁQUINAS PARA A CONSTRUÇÃO, LDA. Seixal 75 7.249.415,00 € 34.030,00 € 7.083.895,00 € 465.557,00 € 2.3%

218 JOÃO MANUEL PIEDADE CORREIA ,LDA Moita 21 7.226.287,00 € 26.123,00 € 6.750.073,00 € 107.184,00 € 7.1%

219 COMBUSLU-COMÉRCIO COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES UNIPESSOAL,LDA Almada 19 7.225.547,00 € 33.540,00 € 6.608.796,00 € 10.490,00 € 9.3%

220 MANUEL MARINHO, LDA. Sesimbra 12 7.207.720,00 € 203.957,00 € 9.174.814,00 € 217.483,00 € -21.4%

221 LIDERCISTER - TRANSPORTES DE PULVERULENTOS LDA Montijo 6 7.203.841,00 € 2.262,00 € 6.079.305,00 € 13.657,00 € 18.5%

222 LALLEMAND FERMENTOS, UNIPESSOAL, LDA Setúbal 6 7.145.311,00 € 725.192,00 € 7.483.318,00 € 761.658,00 € -4.5%

223 MAYER DE OLIVEIRA, LDA. Montijo 10 7.117.896,00 € -4.703,00 € 11.041.733,00 € 43.332,00 € -35.5%

224 ALBINO MACEDO & FILHOS, LDA. Barreiro 18 7.041.595,00 € 50.853,00 € 6.893.270,00 € 91.060,00 € 2.2%

225 ESTABABOU-COM.DISTRIBUIÇÃO VESTUARIO E ART.PARA O LAR,UNIPESSOAL,LDA Montijo 32 7.041.487,00 € -239.510,00 € 7.302.598,00 € -68.610,00 € -3.6%

226 SETESHIPPING - TRANSPORTES INTERNACIONAIS, S.A Setúbal 8 7.040.788,00 € 1.455.301,00 € 7.872.962,00 € 1.466.329,00 € -10.6%

227 PETRO XL - COMÉRCIO DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES, LDA Almada 2 7.040.034,00 € 52.234,00 € 4.647.546,00 € 23.143,00 € 51.5%

228 TENSÃO-COMERCIO E INDUSTRIA DE MATERIAL ELECTRICO E MECANICO,LDA Setúbal 21 6.965.649,00 € 467.140,00 € 10.720.784,00 € 691.813,00 € -35.0%

229 MANUEL ANTONIO CABETE, LDA. Moita 41 6.957.332,00 € 209.535,00 € 4.210.555,00 € 106.879,00 € 65.2%

230 BRITOBRAS-FORNECIMENTOS E OBRAS PUBLICAS, LDA. Sesimbra 95 6.908.651,00 € 34.401,00 € 7.015.093,00 € 19.435,00 € -1.5%

231 EDISOFT-EMPRESA DE SERVIÇOS E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, S.A. Almada 111 6.863.816,00 € 355.418,00 € 6.108.732,00 € 294.718,00 € 12.4%

232 RAÇÕES SANTIAGO, LDA. Santiago do Cacém 19 6.804.569,00 € 47.519,00 € 9.124.242,00 € 26.996,00 € -25.4%

233 FIT - FOMENTO DA INDUSTRIA DO TOMATE, S.A. Palmela 50 6.791.347,00 € 238.470,00 € 18.084.480,00 € 1.013.605,00 € -62.4%

234 HORTICILHA, AGRO-INDÚSTRIA, S.A. Alcochete 85 6.770.461,00 € -1.257.305,00 € 4.557.548,00 € -349.578,00 € 48.6%

235 SALEMO & MERCA, LDA. Palmela 183 6.724.723,00 € -768.206,00 € 10.864.547,00 € 325.905,00 € -38.1%

236 PNEUS DA PENÍNSULA, S.A. Alcochete 17 6.722.443,00 € 23.277,00 € 6.631.315,00 € 9.839,00 € 1.4%

237 A.C.M. SOUSA, S.A. Seixal 4 6.714.400,00 € 1.043.758,00 € 4.033.028,00 € 432.220,00 € 66.5%

238 PALEXPO - TECNOLOGIAS LASER, S.A. Palmela 54 6.705.920,00 € 1.339.256,00 € 8.653.282,00 € 2.272.597,00 € -22.5%

239 FORPRIME, S.A. Setúbal 13 6.688.858,00 € -3.979,00 € 6.256.253,00 € 22.430,00 € 6.9%

240 CEPEX PORTUGAL, LDA. Palmela 29 6.633.890,00 € 97.510,00 € 9.604.028,00 € 706.526,00 € -30.9%

241 GTM GRUPO - SERVIÇOS INDUSTRIAIS, LDA Barreiro 31 6.596.174,00 € 252.388,00 € 3.271.562,00 € 373.384,00 € 101.6%

242 RECUPSER - RECICLAGEM E RECUPERAÇÃO DE PALETES LDA Palmela 52 6.590.349,00 € 87.088,00 € 6.693.892,00 € 86.458,00 € -1.5%

243 SUPERVOLTA - SUPERMERCADOS, LDA Palmela 40 6.577.687,00 € -174.597,00 € 9.123.388,00 € 9.446,00 € -27.9%

244 CONSTRUÇÕES NORTE-SUL, LDA. Almada 23 6.567.400,00 € -148.056,00 € 4.025.570,00 € 346.437,00 € 63.1%

245 SUTOL-INDUSTRIAS ALIMENTARES, LDA. Alcácer do Sal 40 6.522.514,00 € 124.641,00 € 9.393.468,00 € 452.445,00 € -30.6%

246 BRUSSELS AIRLINES (REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL) Seixal 9 6.511.162,00 € -587.469,00 € 7.583.426,00 € -120.037,00 € -14.1%

247 PETROROTUNDA COMBUSTÍVEIS, LDA. Montijo 11 6.508.265,00 € 55.514,00 € 5.509.708,00 € 3.899,00 € 18.1%

248 QUIMITÉCNICA AMBIENTE - TRATAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES, S.A. Barreiro 20 6.473.010,00 € -243.041,00 € 11.003.908,00 € 23.837,00 € -41.2%

249 MRCOSTA - SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES, LDA. Palmela 66 6.470.341,00 € 70.509,00 € 5.701.841,00 € 145.557,00 € 13.5%

250 TRANSPORTES OS TRÊS MOSQUETEIROS, LDA Sines 79 6.445.754,00 € 52.545,00 € 6.674.764,00 € 32.282,00 € -3.4%

Page 27: 500 maiores 2010

27500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

l ta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

Sesimbra17 – TEODORO GOMES ALHO – Santana - Construção de outras obras de engenharia civil – 436

108 – DAGOL – Zambujal – Comercio por grosso de materiais de construção (excepto madeira) e equipamentos sanitário - 21

130 – ASSICOMATE – Casal do Marco – Comércio por grosso de materiais de construção (excepto madeira) e equipamento sanitário – 37

159 – ROQuE E SOuSA – Maçã – Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimento especializados - 23

213 – JOSé GOMES GALO – Zambujal – Preparação dos locais de construção - 115

Setúbal2 – PORTuCEL – Setúbal – Fabricação de pasta de papel - 885

5 – SECIL – Outão – Fabricação de cimento – 372

10 – LISNAVE – Mitrena – Reparação e manutenção de embarcações – 337

11 – ENERPuLP – Setúbal – Produção de electricidade de origem térmica - ----

20 – ETERMAR – Setúbal – Construção de outras obras de engenharia civil – 343

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

251 EUROFROZEN - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES, S.A. Almada 74 6.396.003,00 € -418.153,00 € 5.781.778,00 € -611.141,00 € 10.6%

252 SUCRAME-PRODUTOS ALIMENTARES, LDA Palmela 39 6.364.920,00 € 192.282,00 € 1.816.352,00 € 3.376,00 € 250.4%

253 MANUEL ANTÓNIO SOBRAL DA COSTA, S.A. Seixal 82 6.364.259,00 € 103.952,00 € 5.824.231,00 € 150.498,00 € 9.3%

254 SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES GAMEIRO & FILHOS, LDA. Grândola 7 6.353.300,00 € 2.077.239,00 € 2.838.450,00 € 874.398,00 € 123.8%

255 LARANJINHA, LDA Sines 48 6.293.668,00 € -383.474,00 € 5.514.385,00 € -152.913,00 € 14.1%

256 SMUR - SOCIEDADE DE MULTIPLICAÇÃO E RECRIA ANIMAL, S.A. Alcochete 31 6.268.627,00 € -215.711,00 € 4.824.093,00 € -568.336,00 € 29.9%

257 REBONAVE - REBOQUES E ASSISTENCIA NAVAL, S.A. Setúbal 66 6.249.552,00 € 813.873,00 € 7.460.229,00 € 892.636,00 € -16.2%

258 SETEFRETE - SOCIEDADE DE TRAFEGO E CARGAS, S.A. Setúbal 6 6.244.387,00 € 961.184,00 € 4.990.310,00 € 1.772.048,00 € 25.1%

259 ETIFORMA-SOCIEDADE EUROPEIA DE ETIQUETAS, LDA. Palmela 74 6.214.392,00 € 111.943,00 € 6.424.299,00 € 27.648,00 € -3.3%

260 COOLTRAVEL, UNIPESSOAL, LDA. Almada 3 6.212.134,00 € 29.338,00 € 5.148.962,00 € 5.086,00 € 20.6%

261 SANTOS & OLIVEIRA, LDA. Almada 21 6.204.974,00 € 219.213,00 € 7.205.375,00 € 189.720,00 € -13.9%

262 CONTENUR PORTUGAL - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MATERIAIS PLÁSTICOS, S.A. Palmela 8 6.157.589,00 € 420.610,00 € 4.848.412,00 € 623.401,00 € 27.0%

263 J. DUARTE FERREIRA & FILHOS, LDA. Grândola 36 6.154.585,00 € 91.269,00 € 4.745.197,00 € 65.358,00 € 29.7%

264 URBITERRAS - URBANIZAÇÕES E TERRAPLANAGENS, LDA Sesimbra 147 6.036.979,00 € -454.346,00 € 7.737.501,00 € -318.740,00 € -22.0%

265 GASPAR & GONÇALVES, MAQUINAS DE JOGOS, LDA Palmela 10 6.017.497,00 € 17.908,00 € 6.077.274,00 € 62.797,00 € -1.0%

266 LUIS DE ALMEIDA - ALUMINIOS E VIDROS, S.A Seixal 64 5.951.445,00 € 146.770,00 € 7.459.268,00 € 249.651,00 € -20.2%

267 JADILENE - GESTÃO DE RESÍDUOS, LDA. Seixal 8 5.926.086,00 € 70.170,00 € 6.586.041,00 € 76.500,00 € -10.0%

268 MOFARPEIXE - COMERCIO DE PEIXE, LDA Setúbal 9 5.920.310,00 € 94.867,00 € 5.920.310,00 € 94.867,00 € 0.0%

269 OTTO MULTISERVEI-SOLUÇÕES AMBIENTAIS S.A. Moita 22 5.910.620,00 € 5.426,00 € — — —

270 IMORESORT - SOCIEDADE IMOBILIÁRIA S.A. Grândola — 5.901.600,00 € 1.687.468,00 € 2.528.000,00 € 181.367,00 € 133.4%

271 LBC TANQUIPOR, S.A Barreiro 29 5.873.021,00 € 180.521,00 € 4.447.273,00 € -441.644,00 € 32.1%

272 NAVIGOMES - NAVEGAÇÃO E COMERCIO, LDA. Setúbal 18 5.859.478,00 € 139.399,00 € 4.122.024,00 € -52.535,00 € 42.2%

273 ANTÓNIO DA SILVA, LDA Sesimbra 103 5.850.769,00 € 13.902,00 € 6.612.567,00 € 8.213,00 € -11.5%

274 MANUEL PATRÍCIO - PRODUTOS ALIMENTARES, LDA. Montijo 28 5.850.409,00 € 168.741,00 € 5.672.639,00 € 186.337,00 € 3.1%

275 HENRIQUE SILVA & SANTOS, S.A. Palmela 25 5.784.560,00 € -169.268,00 € 9.590.083,00 € 22.902,00 € -39.7%

276 SOBRISSUL-SOCIEDADE DE BRITAS SELECCIONADAS DO SUL, S.A. Sesimbra 43 5.751.481,00 € 217.337,00 € 7.016.336,00 € 93.811,00 € -18.0%

277 EMPRECEDE - CEDENCIAS DE PESSOAL - EMPRESA DE TRABALHO TEMPORARIO,LDA. Almada 1143 5.751.026,00 € 8.656,00 € 5.135.888,00 € 15.211,00 € 12.0%

278 CARDOSO, LEIRIA & VIEGAS, LDA. Moita 8 5.749.558,00 € -284.168,00 € 7.429.622,00 € -90.752,00 € -22.6%

279 CNC - COMPANHIA NACIONAL DE CARNES, LDA Palmela 68 5.735.532,00 € -100.215,00 € 6.882.976,00 € 100.977,00 € -16.7%

280 LISNAVE INFRAESTRUTURAS NAVAIS, S.A Setúbal 3 5.728.872,00 € -1.907.688,00 € 25.874.792,00 € 16.990.003,00 € -77.9%

281 GRUPPO CIMBALI IBÉRICA, S.A. Almada 30 5.721.674,00 € 133.057,00 € — — —

282 TROIAVERDE - EXPLORAÇÃO HOTELEIRA IMOBILIÁRIA,S.A. Grândola 133 5.721.400,00 € -6.189.711,00 € 445.310,00 € -4.136.768,00 € 1184.8%

283 MCLANE PORTUGAL-LOGISTICA E TRANSPORTE, LDA. Palmela 79 5.705.530,00 € -3.054.408,00 € 7.771.597,00 € -2.990.526,00 € -26.6%

284 COMIMBA - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE BACALHAU, S.A. Moita 261 5.689.880,00 € 49.238,00 € 5.587.275,00 € 75.964,00 € 1.8%

285 J.M. RAMALHO LOURO & CIA,LDA. Setúbal 6 5.677.912,00 € 6.047,00 € 6.249.407,00 € -33.415,00 € -9.1%

286 SADOPORT - TERMINAL MARÍTIMO DO SADO, S.A. Setúbal 15 5.675.956,00 € -3.673.156,00 € 3.122.034,00 € -3.757.407,00 € 81.8%

287 M.N.M. - COMÉRCIO INTERNACIONAL, S.A. Seixal 12 5.672.643,00 € 525.551,00 € 5.123.174,00 € 266.543,00 € 10.7%

288 IBERINSTAL-INSTALAÇÕES TÉCNICAS, LDA. Almada 41 5.645.511,00 € 118.917,00 € 4.658.111,00 € -160.413,00 € 21.2%

289 EMICOMPOR, LDA Setúbal 11 5.643.921,00 € 50.823,00 € 503.255,00 € 5.250,00 € 1021.5%

290 VIROC PORTUGAL - INDUSTRIAS DE MADEIRA E CIMENTO, S.A. Setúbal 98 5.633.042,00 € -2.275.014,00 € 6.714.115,00 € -1.762.829,00 € -16.1%

291 BENEPOR-IMPORTAÇÃO E COMERCIO, LDA. Almada 87 5.591.358,00 € 91.419,00 € 5.435.352,00 € 70.964,00 € 2.9%

292 CARMONA - SOCIEDADE DE LIMPEZA E TRATAMENTO DE COMBUSTÍVEIS, S.A. Setúbal 65 5.568.188,00 € 129.656,00 € 6.219.414,00 € 503.818,00 € -10.5%

293 IREMSEM, LDA. Sines 198 5.567.911,00 € 58.910,00 € 380.209,00 € 24.039,00 € 1364.4%

294 J. SANTOS NASCIMENTO, LDA. Seixal 10 5.518.019,00 € 11.252,00 € 4.944.616,00 € -200.961,00 € 11.6%

295 PETROCONDE - COMBUSTÍVEIS, LDA. Montijo 13 5.515.912,00 € 85.681,00 € 6.196.065,00 € 55.495,00 € -11.0%

296 EMCB - EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, SA Moita 182 5.509.916,00 € 756.980,00 € 5.362.522,00 € 427.377,00 € 2.7%

297 PRECORE II - BETÃO PRONTO, S.A. Almada 19 5.490.149,00 € -3.474.558,00 € 8.580.522,00 € -320.813,00 € -36.0%

298 J. PALMEIRO - INDÚSTRIA E COMÉRCIO ALIMENTAR, S.A. Setúbal 25 5.485.634,00 € 83.274,00 € 4.592.110,00 € 54.585,00 € 19.5%

299 INDUXTRA DE SUMINISTROS LLORELLA PORTUGUESA-INDUSTRIA ALIMENTAR,LDA. Moita 6 5.485.375,00 € 111.347,00 € 5.995.334,00 € 12.293,00 € -8.5%

300 EMMSA - ESPANOLA DE MONTAGES METÁLICAS, S.A. Moita 11 5.479.599,00 € 664.152,00 € 3.518.044,00 € 79.486,00 € 55.8%

Page 28: 500 maiores 2010

28 500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

Sines3 – REPSOL – Sines – Fabricação de matérias plásticas de forma primárias - 421

32 – EuRORESINAS – Sines – Fabricação de matérias plásticas sobre formas primárias – 73

36 – REN ATLÂNTICO – Sines – Armazenagem não frigorífica – 42

88 – ROGéRIO LuIZ – Sines – Comércio a retalho em supermercados e hipermercados - 133

45– APS – Sines – ????– 210

5 empresas por concelho ranking – empresa – loCalidade – seCtor de aCtividade – número de empregados

301 J. SOBRAL & DIAS, LDA. Montijo 7 5.461.669,00 € 109.212,00 € 6.379.050,00 € 125.091,00 € -14.4%

302 LIBANIO COSTA - CONSTRUÇÕES, UNIPESSOAL, LDA. Barreiro 9 5.438.262,00 € 438.608,00 € 2.845.767,00 € 184.739,00 € 91.1%

303 JIORA - INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS E TURÍSTICOS, S.A. Alcochete 1 5.425.497,00 € 733.046,00 € 64.147,00 € -135.629,00 € 8357.9%

304 RETILAWE - CORTIÇAS, UNIPESSOAL, LDA Montijo 5 5.388.924,00 € 31.252,00 € 2.944.463,00 € 15.227,00 € 83.0%

305 E.A.D.-EMPRESA DE ARQUIVO DE DOCUMENTAÇÃO, S.A. Palmela 83 5.383.855,00 € 635.894,00 € 4.774.217,00 € 458.291,00 € 12.8%

306 JOCA INGENIERIA Y CONSTRUCCIONES S.A. (SUCURSAL) Setúbal 4 5.360.870,00 € -125.862,00 € 6.649.693,00 € -975.375,00 € -19.4%

307 ELO - FÁBRICA NACIONAL DE MATERIAL AUTOMÓVEL S.A. Seixal 106 5.349.034,00 € -751.826,00 € 9.636.608,00 € 260.995,00 € -44.5%

308 DINACARNES, LDA. Setúbal 15 5.348.878,00 € 165.286,00 € 4.338.235,00 € 121.619,00 € 23.3%

309 GESTIPONTE - OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS TRAVESSIAS DO TEJO, S.A. Montijo 130 5.342.379,00 € -2.363,00 € 5.392.725,00 € -5.339,00 € -0.9%

310 VALTRACTOR - COMÉRCIO DE TRACTORES E MÁQUINAS AGRICOLAS, S.A. Palmela 7 5.329.407,00 € -189.950,00 € — — —

311 CENTESOL-SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES, S.A. Seixal 6 5.300.900,00 € 454.652,00 € 2.553.507,00 € 363.784,00 € 107.6%

312 CITROPONTE-COMERCIO AUTOMOVEL, LDA. Moita 24 5.274.028,00 € 4.327,00 € 7.502.508,00 € 1.589,00 € -29.7%

313 PUROCLIMA - AQUECIMENTO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO, SA Seixal 37 5.165.460,00 € 151.162,00 € 4.458.531,00 € 66.237,00 € 15.9%

314 PRIMETEN, S.A. Setúbal 9 5.142.203,00 € -3.067,00 € 3.316.645,00 € 3.304,00 € 55.0%

315 A. C. NUNES, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA Sines 49 5.140.337,00 € 44.179,00 € 4.323.288,00 € 22.248,00 € 18.9%

316 GASVARI-SOCIEDADE DISTRIBUIDORA GAS, LDA Setúbal 25 5.067.762,00 € 225.403,00 € 6.350.052,00 € 263.497,00 € -20.2%

317 MANI-INDUSTRIAS PLÁSTICAS, S.A Seixal 40 5.019.779,00 € 107.435,00 € 5.153.416,00 € 208.972,00 € -2.6%

318 VOMAR-COMERCIO DE PRODUTOS AGRO- PECUARIOS, LDA. Alcácer do Sal 11 5.001.763,00 € 124.906,00 € 5.509.015,00 € 216.235,00 € -9.2%

319 AVE - GESTÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA S.A. Montijo 9 4.999.067,00 € 484.931,00 € 6.430.433,00 € 998.144,00 € -22.3%

320 GRACIGOSTO - COMÉRCIO DE CARNES, LDA. Moita 80 4.969.632,00 € 7.763,00 € 4.054.652,00 € 107.334,00 € 22.6%

321 AUTO AVENIDA-SOC. DE COMBUSTIVEIS E AUTOMÓVEIS, LDA. Setúbal 17 4.968.232,00 € 151.126,00 € 5.250.072,00 € 33.984,00 € -5.4%

322 LEONEL DO ROSARIO JORGE, LDA Setúbal 12 4.944.639,00 € 37.383,00 € 5.732.889,00 € 52.613,00 € -13.7%

323 SOCIEDADE INDUSTRIAL DE CARNES DA ARRÁBIDA, S.A. Setúbal 34 4.917.620,00 € 30.123,00 € 5.106.869,00 € 22.135,00 € -3.7%

324 SOUDOTEKNIC - CONSTRUÇÕES METÁLICAS LDA Barreiro 68 4.783.136,00 € 273.257,00 € 2.665.455,00 € 264.332,00 € 79.4%

325 PARFEL - SOCIEDADE DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS INDUSTRIAIS, LDA Palmela 20 4.782.878,00 € 182.643,00 € 5.799.707,00 € 327.188,00 € -17.5%

326 ATLANTIC FERRIES - TRÁFEGO LOCAL, FLUVIAL E MARÍTIMO, S.A. Grândola 103 4.781.253,00 € -1.591.928,00 € 4.851.649,00 € -603.820,00 € -1.5%

327 LIZ DA SILVA - CONSTRUÇÕES, LDA. Setúbal 8 4.763.500,00 € 15.092,00 € 2.263.500,00 € 46.238,00 € 110.4%

328 ILIDIO F.PRATA & FILHOS-CONST.IMOVEIS E FORNECIMENTOS MAT. CONST.,LDA Palmela 9 4.759.004,00 € 478.286,00 € 1.982.277,00 € 53.437,00 € 140.1%

329 TERRA FÉRTIL - GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS, LDA. Setúbal 9 4.750.547,00 € 519.834,00 € 3.838.969,00 € 466.529,00 € 23.7%

330 REBOCALIS-REBOCAGEM E ASSISTENCIA MARITIMA, LDA. Setúbal 32 4.747.825,00 € 810.838,00 € 6.771.865,00 € 1.200.410,00 € -29.9%

331 SOLUDEM - EMPREITEIROS, LDA. Almada 26 4.741.683,00 € 597.776,00 € 730.433,00 € 21.523,00 € 549.2%

332 PRODIVENDA - SOCIEDADE COMERCIAL DE PRODUTOS ALIMENTARES, LDA. Sines 30 4.727.703,00 € 19.354,00 € 4.604.629,00 € 96.171,00 € 2.7%

333 YDREAMS - INFORMÁTICA, S.A. Almada 130 4.703.588,00 € -2.418.494,00 € 4.935.251,00 € -2.612.511,00 € -4.7%

334 MADEIMOVEL, ML - FABRICANTE DE PORTAS E PERFIS, S.A. Sines 90 4.703.549,00 € 30.465,00 € 6.140.054,00 € 1.312,00 € -23.4%

335 CEM POR CENTO-EMPRESA DE TRABALHO TEMPORARIO, LDA. Almada 385 4.698.951,00 € 44.252,00 € 2.753.816,00 € 65.240,00 € 70.6%

336 NOGUEIRA, SANTOS DE ALMEIDA, LDA. Seixal 59 4.689.428,00 € 325.334,00 € 3.569.619,00 € 261.334,00 € 31.4%

337 CASA LANCHINHA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CEREAIS, LDA Moita 29 4.682.110,00 € 34.143,00 € 6.323.040,00 € 110.930,00 € -26.0%

338 ENERMONTIJO, S.A. Montijo 22 4.653.703,00 € 6.242,00 € — -333.342,00 € —

339 CAPAUL-INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS, LDA. Almada 8 4.642.771,00 € 858.406,00 € 2.643.002,00 € 1.176.797,00 € 75.7%

340 MUNDITEXTIL - COMERCIO INTERNACIONAL DE TEXTEIS, UNIPESSOAL,LDA. Barreiro 1 4.612.124,00 € 11.026,00 € 6.218.247,00 € 41.106,00 € -25.8%

341 TRANSFOPOR - TRANSFORMADORES, LDA. Almada 8 4.602.930,00 € 253.154,00 € 8.212.526,00 € 429.128,00 € -44.0%

342 LISNAVE INTERNACIONAL - ENGENHARIA, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO S.A. Almada 12 4.583.951,00 € 1.811.361,00 € 5.586.266,00 € 2.735.959,00 € -17.9%

343 PROMORA-ACTIV.TURISTICAS PROMOÇÃO E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS, S.A. Almada 77 4.532.286,00 € -462.606,00 € 3.909.901,00 € -366.715,00 € 15.9%

344 RECIPNEU-EMPRESA NACIONAL DE RECICLAGEM DE PNEUS, LDA. Sines 35 4.518.107,00 € 540.299,00 € 3.467.757,00 € 106.704,00 € 30.3%

345 WEST-HIGIENE GLOBAL, S.A. Alcochete 30 4.501.539,00 € 128.435,00 € 4.304.909,00 € 27.926,00 € 4.6%

346 MAPAPADRÃO, LDA Seixal 3 4.495.424,00 € 20.965,00 € 4.884.785,00 € 29.059,00 € -8.0%

347 URBIRESTAURO - CONSTRUÇÕES LDA Barreiro 5 4.493.023,00 € 77.746,00 € 949.339,00 € 41.563,00 € 373.3%

348 ARTEMÍSIA - CENTRO DE JARDINAGEM, LDA. Setúbal 80 4.492.836,00 € 79.893,00 € 4.056.272,00 € 149.547,00 € 10.8%

349 TUBTEC-SOLUÇÕES TECNICAS PARA CANALIZAÇÕES, LDA. Seixal 11 4.466.892,00 € 68.161,00 € 3.371.856,00 € 51.310,00 € 32.5%

350 G+- IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, LDA. Seixal 22 4.437.667,00 € 77.044,00 € 3.412.382,00 € 9.026,00 € 30.0%

Distribuído com o

VENDA INTERDITA

Page 29: 500 maiores 2010
Page 30: 500 maiores 2010

30 500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

351 DISTRIBUIDORA ALCACERENSE, COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS, LDA Alcácer do Sal 16 4.432.866,00 € 15.011,00 € — — —

352 SOGMIP - SOCIEDADE GERAL DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA, LDA. Palmela 119 4.419.741,00 € 123.563,00 € 6.855.909,00 € 226.241,00 € -35.5%

353 CANO BRAVO, CANALIZAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, UNIPESSOAL LDA Montijo 44 4.417.743,00 € 164.920,00 € 4.045.273,00 € 265.839,00 € 9.2%

354 SODISBRICALMADA -SOCIEDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE BRICOLAGE, LDA. Almada 32 4.408.001,00 € 25.418,00 € 4.389.220,00 € 53.089,00 € 0.4%

355 ALMA DE OURO - OURIVESARIA, LDA. Almada 2 4.381.001,00 € 102.756,00 € 1.191.227,00 € 98.750,00 € 267.8%

356 G.M. TRANSPORTES, LDA. Setúbal 61 4.376.189,00 € -44.346,00 € 5.262.307,00 € 19.957,00 € -16.8%

357 TANQUISADO - TERMINAIS MARITIMOS, S.A. Setúbal 10 4.343.254,00 € 1.328.587,00 € 5.379.288,00 € 1.537.541,00 € -19.3%

358 FHARMONAT, LDA. Seixal 19 4.336.647,00 € 392.786,00 € 3.062.650,00 € 318.633,00 € 41.6%

359 DIAS DE SOUSA - INSTRUMENTAÇÃO ANALITICA E CIENTIFICA, S.A. Alcochete 34 4.303.053,00 € -303.532,00 € 5.274.050,00 € -45.095,00 € -18.4%

360 TRAVOFINO-COMÉRCIO DE CARNES, LDA Palmela 18 4.287.935,00 € 4.737,00 € 4.171.044,00 € 17.723,00 € 2.8%

361 APARROZ - AGRUPAMENTO DE PRODUTORES DE ARROZ DO VALE DO SADO, LDA. Alcácer do Sal 6 4.287.392,00 € -10.943,00 € 4.506.707,00 € 26.451,00 € -4.9%

362 FAMEX - COMÉRCIO, INDUSTRIA DE EQUIPAMENTO HOTELEIRO, LDA. Seixal 38 4.286.552,00 € 9.441,00 € 4.952.675,00 € 99.848,00 € -13.4%

363 IMI - IMPLANTAÇÃO E MONTAGENS INDUSTRIAIS DE METALOMECÂNICA, LDA. Palmela 16 4.259.752,00 € 678.660,00 € 6.951.747,00 € 77.615,00 € -38.7%

364 AUTOTRANS EXPRESS, LDA Seixal 60 4.252.070,00 € -575.550,00 € 5.481.174,00 € -680.578,00 € -22.4%

365 DISTALGAS-DISTRIBUIÇÃO E INSTALAÇÃO DE GÁS, LDA. Seixal 21 4.250.547,00 € -26.432,00 € 4.969.851,00 € 34.253,00 € -14.5%

366 BOMBAS E MOTORES DORREGO, LDA. Seixal 19 4.247.414,00 € 56.235,00 € 3.640.092,00 € 6.810,00 € 16.7%

367 ALBATROZ-AGENCIA DE VIAGENS, LDA Montijo 4 4.244.408,00 € 19.046,00 € 2.812.978,00 € 13.374,00 € 50.9%

368 CONCREMAT - PREFABRICAÇÃO E OBRAS GERAIS, S.A. Palmela 19 4.210.262,00 € 143.552,00 € 2.670.817,00 € -216.353,00 € 57.6%

369 C.M. PELADO & FILHOS, LDA. Moita 7 4.198.226,00 € 72.207,00 € 2.770.959,00 € -130.100,00 € 51.5%

370 JOAQUIM ÂNGELO DA SILVA, S.A. Grândola 49 4.188.108,00 € 1.490.560,00 € 4.298.615,00 € 769.295,00 € -2.6%

371 BOTELHOS II, LDA Santiago do Cacém 10 4.186.588,00 € 57.063,00 € 5.095.042,00 € 3.825,00 € -17.8%

372 M.H. XXI, LDA. Palmela 22 4.181.364,00 € 754.206,00 € 882.771,00 € -268.633,00 € 373.7%

373 EXPOGRÉS - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO, LDA. Seixal 34 4.179.649,00 € 20.023,00 € 4.754.360,00 € 55.408,00 € -12.1%

374 AURA - COMERCIO E DISTRIB. DE VESTUARIO E ARTIGOS DESPORTIVOS, S.A. Seixal 31 4.175.195,00 € 123.869,00 € 3.527.049,00 € 120.167,00 € 18.4%

375 CRISMETAL - CONSTRUÇÕES E MONTAGENS METÁLICAS, LDA. Almada 89 4.138.669,00 € 656.583,00 € 3.783.367,00 € 561.811,00 € 9.4%

376 EMPRESA DE TRANSPORTE LUISA TODI, LDA. Setúbal 41 4.106.235,00 € 100.718,00 € 4.221.863,00 € 100.327,00 € -2.7%

377 MARISCOS BARROSINHO, LDA. Setúbal 31 4.105.069,00 € 37.024,00 € 5.365.530,00 € 211.976,00 € -23.5%

378 PLAYPISO - INFRAESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS, S.A Palmela 14 4.096.258,00 € 59.475,00 € 4.910.972,00 € 74.542,00 € -16.6%

379 MUNDIMAT-SOCIEDADE TÉCNICA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, LDA. Palmela 36 4.094.853,00 € 28.319,00 € 3.867.553,00 € 40.907,00 € 5.9%

380 BARÃO & COSTA, LDA. Moita 36 4.086.354,00 € 112.944,00 € 3.811.046,00 € 951.796,00 € 7.2%

381 PLASTICOS TA-TAY PORTUGAL, S.A. Seixal 7 4.078.357,00 € 285.449,00 € 4.382.685,00 € 412.490,00 € -6.9%

382 LUIMAR-SOCIEDADE DE ENSINO PARTICULAR, LDA. Almada 131 4.073.834,00 € 102.035,00 € 3.879.190,00 € 5.898,00 € 5.0%

383 STEHLIN + HOSTAG PORTUGAL - COMÉRCIO DE TINTAS, S.A. Seixal 11 4.057.418,00 € 21.772,00 € 3.428.624,00 € 29.068,00 € 18.3%

384 MULTI CASH-IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PRODUTOS ALIMENTARES, LDA Seixal 8 4.048.174,00 € 54.807,00 € 3.766.227,00 € 36.633,00 € 7.5%

385 INDUSTRIAL MODEM - PREST.SERV.OUTSOURCING, MONTAGEM MANUTENÇÕES, S.A. Setúbal 186 4.047.113,00 € 15.897,00 € 5.996.020,00 € 130.949,00 € -32.5%

386 TOTALENER - PROJECTO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELECTRICAS, LDA Palmela 17 4.041.441,00 € 88.505,00 € 3.385.560,00 € 15.148,00 € 19.4%

387 METALCIME - SOCIEDADE NACIONAL DE CONSTRUÇÕES URBANAS, S.A. Barreiro 12 4.038.663,00 € 42.028,00 € 3.607.415,00 € 252.498,00 € 12.0%

388 COLICAPELA - EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, LDA. Seixal 30 4.027.298,00 € 278.991,00 € 3.197.297,00 € 297.230,00 € 26.0%

389 HABIPAX-CONSTRUÇÕES CIVIS, S.A Barreiro 53 4.024.836,00 € 7.018,00 € 4.606.641,00 € 73.504,00 € -12.6%

390 QUIMA-RECOLHA E RECUPERACAO DE DESPERDICIOS, LDA Setúbal 30 4.022.312,00 € 96.362,00 € 3.389.312,00 € -101.547,00 € 18.7%

391 SOCIEDADE AGRÍCOLA DA QUINTA DO PARAÍSO, LDA. Moita 15 4.020.948,00 € 93.872,00 € 5.256.748,00 € 880.564,00 € -23.5%

392 CATARINA GUERREIRO, SA Almada 11 4.000.643,00 € 45.114,00 € 3.635.795,00 € 29.716,00 € 10.0%

393 CELF-CENTRO DE ESTUDOS, LINGUAS E FORMAÇÃO DO FOGUETEIRO, S.A. Seixal 121 3.974.591,00 € 210.086,00 € 3.615.698,00 € 62.741,00 € 9.9%

394 AMBISIDER - RECUPERAÇÕES AMBIENTAIS, A.E.I.E. Seixal 43 3.950.578,00 € 24.806,00 € 3.886.650,00 € 390.545,00 € 1.6%

395 SERLIMAWASH II - LAVANDARIA INDUSTRIAL, S.A. Montijo 171 3.947.562,00 € -2.294.879,00 € 6.339.311,00 € -2.201.414,00 € -37.7%

396 PALGEST-EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS, SA. Almada 5 3.930.500,00 € 311.182,00 € 3.485.000,00 € 235.400,00 € 12.8%

397 IBERAGAR - SOCIEDADE LUSO ESPANHOLA DE COLOIDES MARINHOS, S.A. Barreiro 39 3.926.245,00 € 11.451,00 € 8.557.631,00 € 10.272,00 € -54.1%

398 PETRO PEGÕES - COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES, UNIPESSOAL LD Montijo 7 3.906.590,00 € 24.572,00 € 4.540.024,00 € 4.190,00 € -14.0%

399 NAUTISER, CENTRO NAUTICO E PRODUTOS NAUTICOS,S.A. Palmela 5 3.897.889,00 € 58.646,00 € 4.629.131,00 € 79.697,00 € -15.8%

400 ALMEIDA & ARNEIRO, LDA. Seixal 17 3.896.857,00 € 140.942,00 € 3.344.222,00 € 73.608,00 € 16.5%

1- AuTOEuROPA-AuTOMÓVEIS LDA – PALMELA – 2990

100 - HuSETE – EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, LDA – SEIXAL -1500

30 - TST – TRANSPORTES SuL DO TEJO – ALMADA -1165

276 - EMPRECEDE – CEDÊNDIAS DE PESSOAL, LDA –ALMADA - 1143

2 - PORTuCEL – EMPRESA PRODuTORA DE PASTA DE PAPEL, SA – SETÚBAL - 885

131 - ARSENAL DO ALFEITE – ALMADA - 683

24 – MESTRE MACO – MATERIAIS DE CONSTRuÇÃO, SA – SEIXAL - 681

9 – ENSuL MECI – GESTÃO DE PROJECTOS DE ENGENHARIA, SA – ALMADA - 667

4 – GCT ON LINE – DISTRIBuIÇÃO ALIMENTAR DIRECTA - PALMELA - 475

112 – NORDIGAL –INDuSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO ALIMENTAR – SEIXAL - 471

17 – TEODORO ALHO – CONSTRuÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS – SESIMBRA - 463

8 – REFRIGE – FABRICAÇÃO DE REFRIGERANTES – PALMELA - 426

3 – REPSOL POLIMEROS – FABRICAÇÃO MATéRIAS PLÁSTICAS DE FORMA PRIMÁRIA – SINES - 421

6 – SIDERuRGIA NACIONAL – SIDERuRGIA E FABRICAÇÃO DE FERRO E LIGAS _ SEIXAL - 386

334 – CEM POR CENTO – EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO – ALMADA - 385

5 – SECIL – FABRICAÇÃO DE CIMENTO – SETÚBAL - 372

20 – ETERMAR – CONSTRuÇÃO E OBRAS ENGENHARIA CIVIL – SETÚBAL - 343

41 – FAuRéCIA – SISTEMAS DE NTERIOR – PALMELA - 338

10 – LISNAVE – CONSTRuÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL – SETÚBAL - 337

81 – CMN MANuTENÇÃO INDuSTRIAL E NAVAL – SEIXAL - 330

20 empregadoras ranking – empresa – loCalidade – número de empregados

Page 31: 500 maiores 2010
Page 32: 500 maiores 2010

32 500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

401 ELAPARATOS - MONTAGENS INDUSTRIAIS, LDA Seixal 182 3.859.247,00 € 92.264,00 € 5.444.840,00 € 198.711,00 € -29.1%

402 IRRIMAC - IMPORTAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E MONTAGEM DE EQUIPAMENTOS, LDA. Palmela 21 3.844.647,00 € 328.440,00 € 5.693.833,00 € 260.079,00 € -32.5%

403 CERCALSERRA - INDÚSTRIAS DE MADEIRA S.A. Santiago do Cacém 50 3.836.477,00 € 14.010,00 € 3.950.386,00 € 4.486,00 € -2.9%

404 HANDLE CONSTRUÇÕES, LDA. Santiago do Cacém 175 3.826.918,00 € 51.582,00 € 4.920.027,00 € 258.850,00 € -22.2%

405 VALORSET-GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RECICLAVEIS, LDA Setúbal 17 3.800.163,00 € -137.359,00 € 11.208.884,00 € 222.424,00 € -66.1%

406 JOSÉ CARLOS SIMÕES & MANUEL PEREIRA SIMÕES, LDA. Santiago do Cacém 16 3.799.241,00 € 170.632,00 € 5.918.404,00 € 100.127,00 € -35.8%

407 GARRAFEIRA DO SUL-COMERCIO DE BEBIDAS E PRODUTOS ALIMENTARES,LDA Palmela 12 3.796.910,00 € 17.460,00 € 4.044.696,00 € 44.732,00 € -6.1%

408 SAPEC TERMINAIS PORTUÁRIOS,SA. Setúbal 17 3.784.039,00 € -427.106,00 € 3.419.631,00 € -863.642,00 € 10.7%

409 STAND JASMA-BICICLETAS E ACESSÓRIOS, LDA. Almada 11 3.748.658,00 € 170.090,00 € 3.704.382,00 € 115.966,00 € 1.2%

410 RUNAS-PRODUTOS ALIMENTARES, LDA Palmela 30 3.740.287,00 € 20.813,00 € 3.747.420,00 € 22.120,00 € -0.2%

411 LAUAK PORTUGUESA-INDÚSTRIA AERONÁUTICA, LDA. Setúbal 111 3.728.150,00 € 138.297,00 € 4.416.934,00 € 534.255,00 € -15.6%

412 CARMONA-GESTÃO GLOBAL DE RESIDUOS PERIGOSOS, S.A. Setúbal 25 3.715.517,00 € 251.294,00 € 4.722.825,00 € 227.132,00 € -21.3%

413 ENERFOREST - EMPRESA DE BIOMASSA PARA ENERGIA, S.A. Setúbal 3 3.714.754,00 € -1.045.362,00 € 6.054.499,00 € -334.705,00 € -38.6%

414 VITOR MADEIRA, CONSTRUÇÕES, S.A. Almada 6 3.693.750,00 € 10.866,00 € 4.241.525,00 € 88.251,00 € -12.9%

415 ASSIMEC-IMOVEIS E CONSTRUÇÃO DE A. SILVA & SILVA, S.A. Seixal 14 3.679.411,00 € -54.165,00 € 1.301.735,00 € 7.284.652,00 € 182.7%

416 PREDIAL ANTUNES FERREIRA II-CONSTRUÇÕES, LDA. Seixal 30 3.672.133,00 € 113.322,00 € 1.575.500,00 € 120.710,00 € 133.1%

417 MUNDITUBO-ANDAIMES, MAQUINAS E EQUIPAMENTOS, LDA. Seixal 20 3.671.350,00 € -894.889,00 € 12.178.503,00 € 708.129,00 € -69.9%

418 TECHNIPORT, LDA Barreiro 66 3.642.387,00 € 33.840,00 € 205.691,00 € -85.290,00 € 1670.8%

419 MIL DESTINOS-VIAGENS E TURISMO, LDA. Seixal 15 3.637.835,00 € 26.839,00 € 3.812.718,00 € -91.578,00 € -4.6%

420 SETCEREAL-COMERCIO DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS, LDA. Palmela 32 3.637.771,00 € 77.259,00 € 3.554.406,00 € -87.309,00 € 2.3%

421 EDEBA - EQUIPAMENTOS DE DECORAÇÃO DE SALAS DE BANHO, S.A. Barreiro 17 3.634.556,00 € 19.254,00 € 5.043.013,00 € 117.709,00 € -27.9%

422 MUNDO DISTANTE, LDA Barreiro 2 3.634.125,00 € 3.232,00 € 859.609,00 € -2.993,00 € 322.8%

423 ENDOVASCULAR-DISPOSITIVOS MÉDICOS, LDA. Almada 5 3.628.537,00 € 1.244.975,00 € 2.414.472,00 € 231.566,00 € 50.3%

424 INTROSYS - INTERGRATION FOR ROBOTIC SYSTEMS - INT.SIST. ROBÓTICOS,S.A. Moita 33 3.628.125,00 € 102.278,00 € 3.696.134,00 € 165.308,00 € -1.8%

425 ISPORECO INTEGRAÇÃO SERV. ECOLÓGICOS MANUT. INDUSTR. PORTUGUESES, LDA Palmela 214 3.619.206,00 € 74.428,00 € 3.662.123,00 € 97.473,00 € -1.2%

426 JORGE FERNANDES, LDA Almada 41 3.618.573,00 € 2.378,00 € 3.921.012,00 € 9.457,00 € -7.7%

427 CARLOS MONTEIRO & FILHOS, LDA Palmela 10 3.605.686,00 € 39.528,00 € 5.288.040,00 € 86.957,00 € -31.8%

428 LOGESTA LUSA, LDA. Alcochete 3 3.603.524,00 € -12.397,00 € 2.368.933,00 € -3.064,00 € 52.1%

429 ROMÃO VAZ, S.A. Sines 20 3.583.000,00 € 50.181,00 € 4.502.000,00 € 75.666,00 € -20.4%

430 ECO-OIL-TRATAMENTO DE ÁGUAS CONTAMINADAS, S.A. Setúbal 8 3.581.724,00 € 936.369,00 € 3.953.092,00 € 473.087,00 € -9.4%

431 ALVES & PRIETO, LDA Palmela 47 3.570.352,00 € 349.182,00 € 2.653.349,00 € 73.172,00 € 34.6%

432 SODISUL-SOCIEDADE DISTRIBUIDORA DE MATERIAL ELECTRICO, LDA Moita 18 3.562.227,00 € 52.596,00 € 4.392.008,00 € 201.615,00 € -18.9%

433 SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES MATIAS CARLOS, LDA. Seixal 8 3.560.200,00 € 12.957,00 € 865.000,00 € 14.535,00 € 311.6%

434 VENANCIO DA COSTA LIMA, SUCESSORES, LDA. Palmela 40 3.555.851,00 € 78.070,00 € 3.165.674,00 € 72.940,00 € 12.3%

435 ACTICONSTROI-SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES, S.A. Setúbal 15 3.552.192,00 € 48.930,00 € — — —

436 MOITA TEJO - SUPERMERCADOS, LDA Moita 47 3.548.161,00 € -185.909,00 € — — —

437 BEBILUSA-INDUSTRIA E COMERCIO DE BEBIDAS, LDA. Alcochete 9 3.547.388,00 € 296.308,00 € 2.631.958,00 € 203.418,00 € 34.8%

438 PBG - TECNITROM ENERGIA E TELECOMUNICAÇÕES S.A. Palmela 32 3.539.728,00 € 69.511,00 € 3.328.985,00 € 55.057,00 € 6.3%

439 PASTELARIA NORTEJO, LDA. Barreiro 81 3.522.520,00 € 74.614,00 € 3.747.978,00 € 40.872,00 € -6.0%

440 URBISÉCULO - CONSTRUÇÃO CIVIL S.A. Barreiro 2 3.522.000,00 € 151.556,00 € 1.947.500,00 € -103.741,00 € 80.8%

441 DAUDALI & FILHOS, LDA. Seixal 11 3.519.695,00 € 24.519,00 € 2.818.284,00 € 29.006,00 € 24.9%

442 M.A.MORGADO & FARIA, LDA Montijo 47 3.516.909,00 € 590.445,00 € 3.371.258,00 € 447.766,00 € 4.3%

443 RAMOS & PEREIRA, LDA. Sines 27 3.493.605,00 € 28.354,00 € 3.381.379,00 € 19.841,00 € 3.3%

444 OBRAEUROPA-SOCIEDADE DE CONSTRUÇÕES, LDA. Seixal 58 3.485.340,00 € 11.948,00 € 3.122.060,00 € 47.462,00 € 11.6%

445 CHAMA AMARELA-FORNOS INDUSTRIAIS, LDA. Palmela 94 3.475.774,00 € 41.325,00 € 3.130.837,00 € 285.246,00 € 11.0%

446 REGI-CONCERTO-PRODUÇÕES MUSICAIS E AUDIOVISUAIS, LDA Almada 8 3.470.350,00 € 985.134,00 € 1.624.383,00 € 525.671,00 € 113.6%

447 AGRO ABC, S.A. Setúbal 136 3.465.835,00 € -92.922,00 € 611.880,00 € -122.590,00 € 466.4%

448 INJECÇÃO E SERIGRAFIA DE PLÁSTICOS TÉCNICOS, LDA Palmela 34 3.463.518,00 € 43.468,00 € 4.546.053,00 € 9.981,00 € -23.8%

449 LUSOFABRIL - ESTUDOS, PROJECTOS E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, LDA. Almada 55 3.455.354,00 € 306.885,00 € 3.124.497,00 € 326.608,00 € 10.6%

450 A PRESENÇAPARIS-SOC.TÉCNICA ESTUDOS PROJECTOS EQUIPAMENTOS GERAIS,LDA. Seixal 30 3.446.336,00 € 534.355,00 € 3.867.067,00 € 294.377,00 € -10.9%PUB

Page 33: 500 maiores 2010
Page 34: 500 maiores 2010

34 500ra

nki

ng

no

me

Con

Celh

o

nu

mer

o d

eem

preg

ad

os

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

09

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

09

vo

lum

ed

e n

egó

Cio

sd

e 20

08

resu

lta

do

slí

qu

ido

sd

e 20

08

Cres

Cim

ento

vol.

neg

óCi

os

2009

/200

8 (%

)

451 LABOPLASTE - PLÁSTICOS PARA LABORATÓRIO, LDA. Palmela 56 3.433.771,00 € -172.080,00 € 3.831.078,00 € -142.826,00 € -10.4%

452 ULTRAGÁS - INSTALAÇÕES, COMÉRCIO E PROJECTOS DE GÁS, S.A. Montijo 31 3.426.319,00 € 39.557,00 € 3.344.095,00 € 5.540,00 € 2.5%

453 PREDIALOBO - CONSTRUÇÃO CIVIL UNIPESSOAL LDA Sines 17 3.415.000,00 € 20.349,00 € 3.404.200,00 € 131.464,00 € 0.3%

454 SERVENSINO - SOCIEDADE DE COMERCIO E SERVIÇOS DE APOIO AO ENSINO, LDA. Palmela 16 3.407.486,00 € 71.187,00 € 3.172.601,00 € 44.843,00 € 7.4%

455 FÉNIX-TRANSPORTES, LDA. Setúbal 3 3.402.577,00 € 58.616,00 € 3.350.031,00 € -16.712,00 € 1.6%

456 AMBILITAL INVESTIMENTOS AMBIENTAIS NO ALENTEJO, EIM Santiago do Cacém 47 3.391.798,00 € 656.590,00 € 3.297.519,00 € 726.911,00 € 2.9%

457 CUNHA & NEVES, LDA. Almada 2 3.390.000,00 € 530.539,00 € 635.000,00 € 209.626,00 € 433.9%

458 SETULINE, TRANSPORTES, LDA Setúbal 12 3.375.013,00 € -44.630,00 € 4.433.320,00 € 50.590,00 € -23.9%

459 ENDRESS + HAUSER PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA. Moita 12 3.372.955,00 € 78.333,00 € 2.864.849,00 € 23.108,00 € 17.7%

460 FRANCISCO DIAS LOPES & FILHOS LDA Sesimbra 9 3.372.439,00 € 36.562,00 € 2.799.627,00 € 13.725,00 € 20.5%

461 FN - FREDERICO NASCIMENTO, LDA. Setúbal 1 3.368.211,00 € 2.937,00 € 1.341.209,00 € 18.566,00 € 151.1%

462 MUNDILEVAÇÃO - ALUGUER E TRANSPORTE DE PLATAFORMAS, LDA Sesimbra 19 3.361.182,00 € 24.762,00 € 4.167.311,00 € -69.277,00 € -19.3%

463 ATLANPORT-SOCIEDADE DE EXPLORAÇÃO PORTUÁRIA, S.A. Barreiro 12 3.359.420,00 € 592.538,00 € 2.717.393,00 € -235.065,00 € 23.6%

464 COSTA & COSTA, LDA Sesimbra 44 3.352.991,00 € 151.154,00 € 5.391.811,00 € 416.698,00 € -37.8%

465 ONO PACKAGING PORTUGAL, S.A. Setúbal 30 3.349.972,00 € -159.129,00 € 4.043.474,00 € -59.715,00 € -17.2%

466 LUÍS GANHÃO - SOC. DE COMÉRCIO DE CORTIÇA EM BRUTO, UNIPESSOAL, LDA Grândola 1 3.332.841,00 € 134.849,00 € 3.404.088,00 € 154.647,00 € -2.1%

467 L.T.E.K - ISOLAMENTOS TÉRMICOS E ACÚSTICOS, LDA. Moita 54 3.323.434,00 € 328.618,00 € 3.488.806,00 € 246.006,00 € -4.7%

468 WILHELMSEN SHIPS SERVICE PORTUGAL, S.A. Palmela 14 3.307.935,00 € 16.897,00 € 4.387.298,00 € -69.964,00 € -24.6%

469 ITURRI PORTUGAL-INDUSTRIA E SEGURANÇA, S.A. Palmela 10 3.306.808,00 € 55.461,00 € 4.187.098,00 € 16.809,00 € -21.0%

470 FARMACIA CENTRAL DE ALMADA DE GONÇALO PAULINO, UNIPESSOAL, LDA Almada 16 3.304.326,00 € 113.369,00 € 2.918.413,00 € 55.686,00 € 13.2%

471 NUPIK & ROSARIO-COMERCIO DE ARTIGOS DE PLASTICO, S.A. Setúbal 4 3.282.330,00 € -77.035,00 € 3.333.685,00 € -50.569,00 € -1.5%

472 FERTINAGRO PORTUGAL, FERTILIZANTES, LDA. Montijo 10 3.281.822,00 € 67.902,00 € 4.013.889,00 € 245.045,00 € -18.2%

473 LUÍS MANUEL DA SILVA, LDA Sines 11 3.258.256,00 € 312.918,00 € 3.865.897,00 € 397.232,00 € -15.7%

474 CORROIANA - RESTAURAÇÃO RÁPIDA, S.A. Seixal 64 3.250.834,00 € 190.669,00 € 2.869.939,00 € 112.415,00 € 13.3%

475 HERDADE DO PINHEIRO, S.A. Alcácer do Sal 30 3.244.403,00 € 335.314,00 € 1.537.973,00 € 785.862,00 € 111.0%

476 FREIXIAL & FAGULHA- SOCIEDADE DE CONSTRUÇÃO CIVIL LDA Seixal 56 3.240.580,00 € 65.523,00 € 2.698.220,00 € 200.868,00 € 20.1%

477 PEDRO COSTA FREIRE-CONSTRUÇÕES, S.A. Seixal 6 3.234.864,00 € 7.061,00 € 1.135.535,00 € 13.414,00 € 184.9%

478 PUERTAS PADILLA SOCIEDAD LIMITADA Alcochete 6 3.225.932,00 € 88.821,00 € 4.127.477,00 € 154.610,00 € -21.8%

479 MONSARAZ - VINHOS, S.A. Seixal 14 3.224.642,00 € 9.053,00 € 3.618.544,00 € -218.373,00 € -10.9%

480 LOJA DAS TINTAS-COMERCIO DE TINTAS, LDA. Almada 16 3.221.849,00 € 58.624,00 € 2.909.022,00 € 54.520,00 € 10.8%

481 FARMÁCIA NITA, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA Almada 14 3.214.509,00 € 261.824,00 € 4.209.347,00 € 440.976,00 € -23.6%

482 MODULAQUADRO - QUADROS ELÉCTRICOS, LDA Moita 14 3.213.866,00 € 342.058,00 € 2.216.193,00 € 275.191,00 € 45.0%

483 J.B.COMERCIO DE MOTOS, LDA. Sesimbra 12 3.202.295,00 € 42.207,00 € 3.070.691,00 € 72.967,00 € 4.3%

484 COVELO & PINTO, LDA. Barreiro 69 3.194.930,00 € 93.576,00 € 3.677.863,00 € 112.102,00 € -13.1%

485 CSP-COMPONENTES SEMICONDUTORES DE PORTUGAL, LDA. Almada 89 3.193.148,00 € -437.165,00 € 4.136.097,00 € -97.037,00 € -22.8%

486 MONTIJURBI-COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS, S.A. Alcochete 11 3.191.100,00 € -286.706,00 € 429.500,00 € 435,00 € 643.0%

487 BURGAUSADO-AREIAS E GRAVILHAS DE SANTA MARGARIDA DO SADO, LDA. Grândola 18 3.184.988,00 € 378.229,00 € 4.724.428,00 € 704.657,00 € -32.6%

488 FARMÁCIA RODRIGUES PATA - UNIPESSOAL LDA Sesimbra 20 3.177.776,00 € 95.704,00 € 2.948.027,00 € 81.290,00 € 7.8%

489 CHIPTEC - INFORMÁTICA, LDA. Montijo 14 3.173.456,00 € 21.950,00 € 3.649.339,00 € 128.566,00 € -13.0%

490 CONSTRUTORA RODRIGUES & MONTEIRO, LDA Sesimbra 19 3.171.279,00 € 29.181,00 € 2.441.859,00 € 30.057,00 € 29.9%

491 JUVENAL SOBRAL, LDA Almada 24 3.167.745,00 € 38.552,00 € 2.920.412,00 € 75.927,00 € 8.5%

492 ECOVEG CHEMICAL EUROPE, CIÊNCIAS NUTRICIONAIS E BIOLÓGICAS S.A. Montijo 11 3.143.606,00 € 26.690,00 € 3.682.832,00 € 41.663,00 € -14.6%

493 TMS-TRANSPORTES E LOGISTICA, S.A. Palmela 46 3.130.440,00 € 54.529,00 € 3.610.386,00 € 119.236,00 € -13.3%

494 S-LOG - SERVIÇOS E LOGÍSTICA, S.A. Setúbal 22 3.126.043,00 € 60.846,00 € 5.384.870,00 € 14.336,00 € -41.9%

495 ARTUR & GUERREIRO-COMÉRCIO, PRODUTOS PARA HOTELARIA, LDA. Seixal 16 3.123.056,00 € 67.908,00 € 2.822.626,00 € 60.881,00 € 10.6%

496 RECIELECTRIC - RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS S.A. Seixal 45 3.122.696,00 € 454.141,00 € 2.201.962,00 € 201.824,00 € 41.8%

497 JOÃO ANTÓNIO ALVES POMBO & FILHO, LDA. Barreiro 10 3.121.599,00 € 39.798,00 € 3.204.110,00 € 50.137,00 € -2.6%

498 GICI-GESTÃO IMOBILIARIA, LDA. Montijo 6 3.100.000,00 € 2.064.990,00 € — -382.629,00 € —

499 PARAISO DO ALENTEJO - COMERCIO DE COMBUSTIVEIS E ACESSORIOS AUTO, LDA Grândola 8 3.099.641,00 € -16.317,00 € 3.992.708,00 € -28.445,00 € -22.4%

500 P.J.L. PEREIRA LDA Seixal 22 3.091.390,00 € 397.771,00 € 2.211.170,00 € 157.691,00 € 39.8%PUB

Page 35: 500 maiores 2010
Page 36: 500 maiores 2010

50036

I Análise Macro-Económica da região

II Análise por empresas1 Maior perda de vendas

EnQUAnTO que a Economia Mundial tenta se reequilibrar, Portugal baixou a sua produção em quase 10%, ao verificar-se que o PIB baixou de 174.596.406.000 € para 158.129.496.000 €.

Lamentavelmente, na análise do ano passado (sobre o ano de 2008) verificou-se uma quebra do contributo das 500 maiores empresas da região em relação ao período homólogo e este ano (2009) a situação volta a repetir-se, fixando-se apenas em 5,66 %.

A quebra afectou todas as empresas em análise, na generalidade. As 10 maiores da lista continuam a ter um peso significativo no uni-verso da região contribuindo com cerca de 40% da produtividade das empresas identificadas.

Um facto curioso mas explicável é que na primeira metade das 500 maiores empresas, 67% sofreram quebra de receitas enquanto que na segunda registou-se 54%, o que permite se demonstrar a regra de que as empresas de menor dimensão conseguem na generalidade das vezes se manter economicamente mais estáveis.

Com um mercado activo assente predominantemente em sectores não emergentes, o impacte dos factores macro-económicos negativos foi significativo no tecido empresarial do distrito, quase sem excepções.

As empresas ligadas ao ramo metalomecânico e metalúrgico foram as que mais se ressentiram com estes momentos difíceis, seguidas da construção civil e automóvel.

A taxa de empregabilidade foi igualmente afectada, conhecendo uma ligeira (felizmente) quebra de 1%, ao passar de 39.414 trabalhadores nestas empresas para cerca de 38.900.

O estudo que seguidamente se apresenta assenta sobre as 500 maiores empresas do distrito de Setúbal que voluntária e temporalmente disponibilizaram os elementos financeiros necessários à respectiva análise, pelo que desde já pedimos desculpa caso alguma entidade, ainda que merecedora de referência, não surja aqui mencionada, mas são factos aos quais somos alheios. As tabelas apresentadas resultam dos dados fornecidos da inteira responsabilidade da agência de informações e dos seus intervenientes.

COMO atrás se referiu, em 2009 as quebras de receitas foram significativas nas empresas, com máximos negativos históricos, de acordo com o quadro seguinte:

Estratificação e análise de dados elaborados pela Gorin Portugal

MAIS uma vez, é explicável uma que-bra de receitas nalguns sectores, como é o caso das empresas ligadas às actividades da construção e da metalomecânica, mas noutros casos acaba por ser novamente uma surpresa, como é o caso do sector do Ambiente, uma vez que estamos perante um sector emergente.

empresa sector variaçãoLISNAVE INFRAESTRuTuRAS NAVAIS, S.A Imobiliário - 77,9 %MEGAÇO - PRODuTOS SIDERuRGICOS, LDA Comércio por grosso - 74,2 %MuNDITuBO-ANDAIMES, MAQuINAS E EQuIPAMENTOS, LDA. Comércio por grosso - 69,9 %CENTRO DE RECICLAGEM DE PALMELA, S.A. Ambiente - 67,5 %VALORSET-GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS, SA Ambiente - 66,1 %FIT - FOMENTO DA INDuSTRIA DO TOMATE, S.A. Indústria alimentar - 62,4 %MONTITERRAS-SOC. DE TERRAPLANAGENS, S.A. Construção - 61,8 %WHEELS LOGISTICA E TRANSPORTES, S.A. Transportes - 61,5 %MANuEL PIRES GuERREIRO, LDA. Metalomecânica - 59,6 %IBERAGAR-SOC. LuSO ESPANH. DE COLOIDES MARINHOS, S.A. Indústria alimentar - 54,1 %

As 10 maiores da lista continuam a ter um peso significativo no universo da

região contribuindo com cerca de 40% da produtividade das empresas identificadas.

(...) na segunda registou-se 54%, o que permite se demonstrar a regra de que as empresas de menor dimensão conseguem

na generalidade das vezes se manter economicamente mais estáveis.

As empresas ligadas ao ramo metalomecânico e metalúrgico foram

as que mais se ressentiram com estes momentos difíceis, seguidas da

construção civil e automóvel

Page 37: 500 maiores 2010

500500 37

2 Maior crescimento2.1. Empresas com menos de 5 anos de actividade*

2.2. Empresas com mais de 5 anos de actividadeEM COnTRA-CICLO ao mau momento da economia do país

identificam-se empresas saudáveis e com crescimentos continuados conforme vamos verificar. A análise que as descreve seguidamente reparte as empresas com menos de 5 anos e superior a esse estágio. Essa separação justifica-se, pois que até ao 5º exercício as empresas encontram-se ainda no seu ciclo de crescimento, logo sendo mais lógico os aumentos de negócios.

Facto curioso de fazer relevância e merecedor de estudos mais aprofundados é que as empresas que conheceram maior crescimento nesta lista estão em sectores críticos, com especial destaque para a imobiliária e a construção civil.

Muitos empresários têm investido na Inovação e na criação de Factores Diferenciadores, o que lhes traz vantagens competitivas importantes face à concorrência.

*constituídas a partir de 2005

empresa sector variaçãoABOuT THE FuTuRE - PROD. DE PAPEL, S.A. Celulose e papel 31969 %TECHNIPORT, LDA Metalomecânica 1671 %IREMSEM, LDA. Metalomecânica 1364 %EMICOMPOR, LDA Indústria electrónica 1022 %AGRO ABC, S.A. Agricultura 466 %M.H. XXI, LDA. Construção 374 %MuNDO DISTANTE, LDA Distribuição 323 %MAREC-ESPAÇO CASA, S.A. Comércio 195 %FFT EDAG PROD. SYSTEME GMBH & CO.KG Engenharia 168 %GTM GRuPO - SERVIÇOS INDuSTRIAIS, LDA Construção 102 %

empresa sector variaçãoJIORA – INVESTIM. IMOBILIÁRIOS E TuRÍST., S.A. Imobiliária 8358 %FARM VALLEY ROSES- ACTIV. IMOBILIÁRIAS, S.A. Imobiliária 7330 %JLF - SOCIEDADE DE CONSTRuÇÕES, S.A. Transportes 4082 %TROIAVERDE – EXPLOR. HOTELEIRA IMOBIL., S.A. Imobiliária 1185 %MONTIJuRBI-COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS, S.A. Imobiliária 643 %CuNHA & NEVES, LDA. Construção 434 %uRBIRESTAuRO - CONSTRuÇÕES LDA Construção 373 %SOC. DE CONSTRuÇÕES MATIAS CARLOS, LDA. Construção 312 %ALMA DE OuRO - OuRIVESARIA, LDA. Comércio 268 %SuCRAME-PRODuTOS ALIMENTARES, LDA Comércio 250 %

3 As empresas com maior volume de facturação

4 As maiores empregadoras

AS DEZ maiores empresas na região conheceram, à excepção de duas, quebra na sua facturação anual, representando uma média recessiva de - 19,8 %.

A CEDênCIA de mão-de-obra especializada surge como uma alternativa cada vez mais forte na estrutura de custos operacionais da empresa, remetendo para as empresas da especialidade a respon-sabilidade da gestão do pessoal flutuante ou sazonal.

nas 10 maiores empregadoras, duas empresas acumulam, só por si, 2.643 postos de trabalho, representando quase 7% do volume de emprego das 500 maiores empresas.

empresa sector 2009 2008 variação

AuTOEuROPA Automóvel 1.299.485.751 € 1.544.842.594 € - 15,9 %

PORTuCEL Celulose e papel 465.370.395 € 508.428.217 € - 8,5 %REPSOL Indústria 347.200.267 € 243 462 510 € - 11,3 %GCT ON LINE Distribuição 310.285.044 € 243.462.510 € + 27,4 %SECIL Indústria 304.673.026 € 341.743.000 € - 11,3 %SIDERuRGIA NAC. Metalúrgico 296.167.683 € 436.786.293 € - 32,2 %MEGASA Comércio 222.590.272 € 395.456.580 € - 43,7 %REFRIGE Alimentar 188.546.690 € 196.574.422 € - 4,1 %ENSuL MECI Construção 135.788.186 € 167.863.976 € - 19,1 %LISNAVE Indústria 126.730.160 € 150.542.408 € - 15,8 %

empresa sector emprego2009

emprego2008

AuTOEuROPA Automóvel 2990 3140HuSETE Trabalho temporário 1500 1883TST Transportes 1165 1196EMPRECEDE Trabalho temporário 1143 878PORTuCEL Celulose e papel 885 887ARSENAL DO ALFEITE Indústria Naval 683 NDMESTRE MACO Comércio 681 717ENSuL Montagens 667 741GCT Comércio 475 575NORDIGAL Restauração 471 906

ND: Não disponível

Page 38: 500 maiores 2010

50038

Page 39: 500 maiores 2010

500 39

5 Maiores Resultados Líquidos 7 Melhor Remuneração Líquida do Vol. de Neg.

6 Melhores Vendas por Trabalhador 8 Melhor Rentabilidade dos Capitais Próprios

empresa 2009 2008 variaçãoPORTuCEL 93.512.391 € 106.712.562 € -12,4 %

SECIL 70.153.567 € 62.777.000 € 11,8 %

PORTuCEL FLORESTAL 17.804.233 € 22.808.378 € -21,9 %

LISNAVE-ESTAL. NAVAIS 14.929.706 € 15.320.843 € -2,6 %

LuSOPONTE 14.483.661 € 12.440.899 € 16,4 %

AuTOEuROPA 14.287.828 € 29.588.054 € -51,7 %

REN ATLÂNTICO 13.8274.45 € 7.058.592 € 95,9 %

FORuM ALMADA 11.191.725 € 11.663.453 € - 4,0 %

ETERMAR 9.375.429 € 6.385.790 € 46,8 %

SETGÁS 8.023.787 € 4.262.903 € 88,2 %

empresa sector receitas 2009 rl / vnGICI IMOBILIÁRIA Imobiliária 3.100.000 € 66 %

FORuM ALMADA Serviços 21.685.800 € 51,6 %

PORTuCEL FLORESTAL Primário 41.783.732 € 42,6 %

LISNAVE INTERNACIONAL Indústria 4.583.951 € 39,5 %

JOAQuIM ÂNGELO DA SILVA Construção 4.188.108 € 35,6 %

ENDOVASCuLAR-DISP. MéD. Comércio 3.628.537 € 34,3 %

CONSTRuÇÕES GAMEIRO Construção 6.353.300 € 32,7 %

REN ATLÃNTICO Serviços 42.743.323 € 32,3 %

SETGÁS Energia 25.448.749 € 31,5 %

TANQuISADO Transportes 4.343.254 € 30,6 %

empresa sector nºtrabalhadores vendas/ptMEGASA Comércio 5 44.518.054 €

PORTuCEL FLORESTAL Florestas 4 10.445.933 €

BuNGE IBERICA Comércio 11 6.400.006 €

JIORA Imobiliária 1 5.425.497 €

MuNDITEXTIL Indústria 1 4.612.124 €

FFT EDAG Serviços 3 4.508.362 €

PETRO XL Comércio 2 3.520.017 €

LuSOPONTE Serviços 19 3.430.740 €

FREDERICO NASCIMENTO

Construção 1 3.368.211 €

empresa sector Capitais próprios rentabilidade C.p.NAVALESP Indústria Naval 396.802 € 268 %

EMMSA Metalomecânica 326.956 € 203 %

M.H. XXI, LDA. Serviços 490.573 € 154 %

EDISOFT Engenharia 274.305 € 130 %

SETCEREAL Comércio 73.535 € 105 %

MEGASA Comércio 5.2811.83 € 98 %

SuCRAME Indústria 199.363 € 96 %

ENERPuLP Energia 1.268.782 € 95 %

PLASTICOS TA-TAY Comércio 308.746 € 93 %

AVE - GES AMBIENTAL Ambiente 545.902 e 89 %

Outros rácios de avaliação

(Resultados Líquidos / Volume de Negócios)

(Resultados Líquidos / Capitais Próprios)

PUB

Page 40: 500 maiores 2010

50040

9 Melhor Rentabilidade dos Activos:

10 Melhor Solvabilidade:

empresa sector rentabilidade activosNAVALESP Indústria Naval 126 %

GICI GESTÃO IMOBILIARIA, LDA. Imobiliária 83 %

REGI-CONCERTO Electrónica 44 %

ALTER, S.A. Farmacêutica 35 %

JIORA – INVEST. IMOBILIÁRIOS Imobiliária 29 %

AVE - GESTÃO AMBIENTAL Ambiente 27 %

TECOR – TEC. ANTICORROSÃO Metalomecânica 26 %

LIBANIO COSTA – CONSTRuÇ. Construção 26 %

L.T.E.K – ISOLAM. TéRMICOS Construção 25 %

FERTAGuS Transportes 24 %

empresa sector solvabilidadeHERDADE DO PINHEIRO, S.A. Florestas 3826 %

PORTuCEL FLORESTAL Florestas 2872 %

LISNAVE INFRAESTRuTuRAS Indústria naval 1971 %

MEGAÇO – PROD. SIDERuRG. Metalomecânica 1277 %

GLACIAR - INDÚSTRIA Indústria alimentar 990 %

FARMÁCIA NITA Comércio 931 %

JIORA – INVEST. IMOBILIÁRIOS Imobiliária 902 %

LEONEL DO ROSARIO JORGE Comércio 843 %

MANuEL MARINHO Comércio 785 %

PALEXPO - TECNOLOGIAS LASER Serviços 689 %

(Resultados Líquidos / Total do Activo Líquido)

«não nos rendemos às dificuldades»

nO MUnICíPIO de Almada antevemos um ano de 2011 com muitas dificuldades, quer pelo decréscimo na transferência de verbas da Administração Central, quer pela redução das receitas próprias do Município, em con-sequência da política governamental seguida no nosso País há vários anos. Contudo, não nos rendemos. Em 2011 a Câmara Munici-pal de Almada vai continuar a investir, con-cretizando novos projectos, dando trabalho a muitas empresas, procurando também, desta forma, ajudar as famílias, comple-mentarmente aos apoios sociais específicos. Queremos contribuir, na medida das nossas possibilidades, para que Portugal saia desta crise e a vida das famílias melhore».

Maria Emília de SousaPresidente da Câmara de Almada

PUB

é importante valorizarmos o que de positivo acontece

VIVEMOS um quadro global de muita incerteza e as medidas fiscais e financeiras anunciadas para o Orçamento de Estado de 2011 indiciam um clima de recessão económica e de redução do consumo nada favoráveis a uma visão positiva sobre o nosso desenvolvimento regional e local.no distrito de Setúbal e no concelho de Palmela, o adiamento de investimentos públicos de inegável interesse estratégico e a muito reduzida capacidade financeira das autarquias contribuirão para o agra-vamento da situação.É, por isso, muito importante valorizarmos o que de positivo acontece e se perspec-tiva, contrariando a crise e contribuindo para olharmos o futuro com esperança de dias melhores, com mais trabalho e progresso económico e social.nesse sentido, quero destacar sinais positivos que nos chegam da Autoeuropa, com aumento da produção, a criação de emprego estável e de qualidade e, ao mesmo tempo, a procura de novas soluções para a redução dos custos logísticos e consequente aumento da competitividade e a vontade de aumentar a incorporação nacional.Sublinho também a importância do arranque da construção da Plataforma Logística do Poceirão - projecto no qual depositamos as maiores expectativas - e do início da construção da linha ferroviá-ria de Alta Velocidade Poceirão /Caia.no plano local, tenho também grandes expectativas relativamente ao desen-volvimento do Projecto de Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela, num ano em que se tornarão visíveis muitas das obras e acções que o integram.

Ana Teresa VicentePresidente da Câmara de Palmela

Page 41: 500 maiores 2010

500 41

«imperioso seguir rumo do desenvolvimento na região»

O AnO de 2011 exigirá dos principais responsáveis da nossa Região e nomeada-mente dos Autarcas um esforço e um empenhamento ainda maiores no sentido de poderem ser minimizados os efeitos da grave crise económica e financeira que o País está a atravessar. É imperioso prosseguir o Rumo de Desenvolvimento que o Alentejo Litoral e a Península de Setúbal têm vindo a percorrer nos últimos anos, reforçando a capacidade de planeamento e organização e efectuando os investimentos estruturantes que constituirão a base de um futuro mais próspero e com mais oportunidades para todos.

Carlos BeatoPresidente da Câmara de Grândola

III Análise por concelhos1 Distribuição das 500 maiores

2 Distribuição percentual do vol. de neg.

3 Variações económicasEste quadro permite-nos comparar os maiores crescimentos ou decrés-

cimos por concelho e as médias acumuladas das empresas, por concelho.

Concelho nº empresas vol. negóciosPalmela 89 2.974.175.243 €Setúbal 92 1.970.974.587 €Seixal 74 1.180.268.261 €Almada 59 825.232.745 €Sines 24 629.126.869 €Montijo 34 406.041.850 €Barreiro 34 327.966.014 €Moita 27 269.806.246 €Alcochete 24 265.175.948 €Sesimbra 16 169.175.693 €Grândola 11 73.194.280 €Alcácer do Sal 6 31.182.983 €Santiago do Cacém 14 14.385.355 €total 500 9.262.706.074 €

Concelho máximo mínimo média acumuladaAlcácer do Sal 111 % - 30,6 % 12,3 %Alcochete 8357,9 % - 44,1 % 713 %Almada 4081,5 % - 51 % 98,2 %Barreiro 1670,8 % - 54,1 % 91,9 %Grândola 1184,8 % - 32,6 % 124,4 %Moita 65,2 % - 29,7 % 6,5 %Montijo 83 % - 61,8 % 2 %Palmela 373,7 % - 67,5 % 1,6 %Santiago do Cacém 31,2 % - 35,8 % 2,4 %Seixal 194,9 % - 69,9 % 16,4 %Sesimbra 34,9 % - 37,8 % 4,5 %Setúbal 31970 % - 77,9 % 379 %Sines 1364,4 % - 46,3 % 50,1 %

NOTA:Através da “média acumulada” pode-se avaliar a evolução económica mediana

do conjunto das empresas nos respectivos concelhos durante o ano fiscal 2009, apesar que não prova a real evolução económica do concelho

Alcácer do Sal

Alcochete

Almada

Barreiro

Grândola

Montijo

Santiago do Cacém

Palmela

Seixal

Sesimbra

Setúbal

Sines

Moita

investimentos estratégicos para continuar

O MUnICíPIO de Montijo, além dos investimentos nacionais e regionais no novo Aeroporto Internacional de Lisboa, no TGV e na reconversão do Arco Ribeirinho Sul (de Alcochete a Almada), está empenhado na construção de vários pré-escola-res, na reconversão do mercado municipal e da zona ribeirinha.A Câmara Municipal de Montijo, à semelhança do que tem feito em anos ante-riores, continuará a investir no apoio ao ensino e na modernização administrati-va, considerando que são áreas de enorme importância estratégica.

Maria Amélia AntunesPresidente da Câmara do Montijo

9%4%

0%3%

4%

13%

1%

0%2%

22%

7% 3%

32%

atrair e captar novos investimentos

A CâMARA de Santiago do Cacém está empenhada em captar novos investimen-tos para o concelho. Porque somos um município atractivo temos em curso novos projectos.Exemplo disso é o Eco – Camp. na freguesia de Santa Cruz. Um investimento de mais de 3 milhões de euros. Trata-se de um parque de campismo rural que vai criar mais 15 postos de trabalho efectivos. E porque somos um município chave e charneira no Litoral, a Câmara aprovou recentemente em Reunião de Câmara, a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Santiago do Cacém e o Grupo Empresarial Enhol tendo como objectivo a criação de condições para a instalação de uma central termoeléctrica de tecnologia cilíndrico parabólica no concelho. A implementação no município de uma central solar termoeléctrica proporcionará um aumento da oferta de emprego, factor preocupante na conjun-tura económica e social actual e dinamizará a actividade económica local.

Vítor ProençaPresidente da Câmara de Santiago do Cacém

Page 42: 500 maiores 2010

50042

Alcácer do Sal

Almada

Alcochete

Barreiro

empresa volume de negócios

resultados líquidos

trabalha-dores

SODALCACER- SuPERMERCADOS

7.694.045 € 42.009 € 36

SuTOL 6.522.514 € 124.641 € 40

VOMAR 5.001.763 € 124.906 € 11

DISTRIBuIDORA ALCACERENSE

4.432.866 € 15.011 € 16

APARROZ 4.287.392 € -10.943 € 6

empresa volume de negócios

resultados líquidos

trabalha-dores

ENSuL MECI 135.788.186 € 700.975 € 667

BuNGE IBERICA 70.400.065 € 154.188 € 11

TST - TRAN-PORTES SuL DO TEJO

49.898.057 € 2.911.984 € 1165

MOTORTEJO 38.788.604 € -950.078 € 99

SETGÁS 36.252.945 € 398.760 € ND

empresa volume de negócios

resultados líquidos

traba-lhadores

BRIDGESTONE PORTuGAL

50.276.453 € 449.952 € 63

CROWN CORK & SEAL

47.212.119 € 3.250.569 € 220

BALuARTE 20.921.484 € 652.064 € 73

OLA CONSTRuÇÃO 12.500.800 € 87.703 € 33

ALIRAÇÕES 11.802.073 € 608.733 € 15

empresa volume de negócios

resultados líquidos

traba-lhadores

FISIPE 83.533.288 € 3.143.985 € 311

ALTER 38.038.760 € 7.217.760 € 103

ATM, ASSIST. TOTAL 18.757.621 € -87.914 € 130

MAR ALTO, COM. E IND.

17.684.950 € 32.506 € 64

LARPICA CONSTRuÇÕES

14.693.984 € 398.760 € 10

4 Maiores empresas por concelho

PUB

boas expectativas para alcácer

É EXPECTÁVEL que o ano de 2011 seja positivo para o concelho de Alcácer do Sal, desde logo pela realização de duas provas europeias de equitação, que se espera tragam milhares de visitantes e encham a hotelaria e a restauração. De-pois aguarda-se o arranque de grandes projectos privados já aprovados ou em fase de aprovação, bem como o início das obras de regeneração urbana, que vão servir para retirar os esgotos do rio Sado e dar uma nova imagem à frente ribeirinha norte. no conjunto, estes factores deverão mexer com a economia e criar emprego a nível local.

Pedro Cunha ParedesPresidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Page 43: 500 maiores 2010

500 43

Grândola

Montijo

Moita

Palmela

empresa volume de negócios

resultados líquidos

trabalha-dores

TROIARESORT 21.784.678 € -1.900.984 € 27

RAMIRO GON-ÇALVES

8.691.886 € 56.467 € 26

CONSTRuÇÕES GAMEIRO

6.353.300 € 2.077.239 € 7

J. DuARTE FER-REIRA & FILHOS

6.154.585 € 91.269 € 36

IMORESORT 5.901.600 € 1.687.468 € ND

empresa volume de negócios

resultados líquidos

trabalha-dores

LuSOPONTE 65.184.069 € 14.483.661 € 19

RAPORAL 55.943.823 € 151.647 € 268

ALDIDISCOuNT 31.684.475 € -5.255.786 € 183

CARMONTI 28.210.137 € 1.610.264 € 149

MONTIJOSIPER 21.876.398 € -3.938 € 125

empresa volume de negócios

resultados líquidos

traba-lhadores

AMAL – CONSTRuÇ. METÁLICAS

55.533.741 € 1.876.205 € 235

METALÚRGICA CENTRAL

32.202.104 € 217.167 € 174

SET LININGS 21.298.315 € 784.832 € 220

FIBNET - ENGEN-HARIA

15.121.119 € 235.140 € 128

J.F.RAMOS 11.007.646 € 415.524 € 11

empresa volume de negócios

resultados líquidos

traba-lhadores

VOLKSWAGEN AuTOEuROPA

1.299.485.751 € 14.287.828 € 2990

GCT ON LINE 310.285.044 € 4.568.371 € 475

REFRIGE 188.546.690 € -7.801.756 € 426

BENTELER 95.059.243 € 580.380 € 102

SLEM 91.848.364 € -883.697 € 68

PUB

é possível inverter actual situação económica

A CRISE económica que vivemos e as medidas de austeridade que o Governo tem vindo a implementar, com um forte agravamento previsto no Orçamento de Estado/ 2011, a par da pressão exercida pelos grandes grupos económicos, não nos permitem criar grandes expectativas quanto ao desenvolvimento económico do distrito. Acreditamos que é possível inverter a grave situação económica que atravessamos se redireccionarmos sinergias, apostando na produção nacional e no investimento público, diminuindo a nossa dependência do exterior, e se mantivermos os grandes projectos anunciados para a Península.

João Manuel de Jesus LoboPresidente da Câmara Municipal da Moita

Page 44: 500 maiores 2010

50044

Santiago do Cacémempresa volume de

negóciosresultados

líquidostrabalha-

dores

FuELTEJO 37.965.481 € 490.355 € 22

SOC. ARROZ SEAR 23.682.752 € 680.460 € 23

SOC. IND. ALENTE-JO E SADO

11.586.646 € 66.452 € 31

BOTELHOS 9.000.238 € 101.507 € 26

DISTRIANDRé 8.709.631 € -51.064 € 53

Sesimbraempresa volume de

negóciosresultados

líquidostrabalha-

dores

TEODORO GOMES ALHO

77.496.813 € -11.708.429 € 436

DAGOL 12.624.709 € 914.190 € 21

ASSICOMATE 10.959.583 € -264.628 € 37

ROQuE E SOuSA 9.321.552 € 6.168 € 23

JOSE G. GALO 7.379.474 € 184.428 € 115

Seixal

empresa volume de negócios

resultados líquidos

traba-lhadores

SN SEIXAL 296.167.683€ -8.959.286 € 386

MEGASA 222.590.272 € 5.183.738 € 5

LuSOSIDER 98.644.406 € -29.176.915 € 189

MESTRE MACO 63.226.995 € -5.989.709 € 681

DOIS LADOS 43.115.870 € 144.146 € 43

Setúbalempresa volume de

negóciosresultados

líquidostrabalhado-

res

PORTuCEL 465.370.395 € 93.512.391 € 885

SECIL 304.673.026 € 70.153.567 € 372

LISNAVE 126.730.160 € 14.929.706 € 337

ENERPuLP - COGERAÇÃO

114.068.915 € 1.208.782 € ND

ETERMAR 69.752.646 € 9.375.429 € 343

Sinesempresa volume de

negóciosresultados

líquidostraba-

lhadores

REPSOL 347.200.267 € -46.561.045 € 421

EuRORESINAS 44.873.938 € -25.425 € 73

REN ATLÃNTICO 42.743.323 € 13.827.445 € 42

APS 30.400.000 € - 5.000.000 € 210

EVONIK CARBOGAL 24.121.433 € 637.150 € 46

PUB

desaceleração económica em setúbal

O PRóXIMO ano será, obrigatoria-mente, um ano de ainda maior desa-celeração da actividade económica na península de Setúbal em consequência das medidas gravosas que o Governo PS, com a ajuda do PSD, impôs a todos os portugueses com o OE 2011. Se na gestão das autarquias se sentirão (bas-tante) os efeitos nefastos deste OE, na vida dos cidadãos, em particular na dos funcionários da Administração Pública, o impacto será ainda mais dramático. Mais uma vez, é pela mão do PS que se impõem aos portugueses os maiores sacrifícios para pagar décadas de políti-cas erradas.

Maria Dores MeiraPresidente da Câmara de Setúbal

Page 45: 500 maiores 2010
Page 46: 500 maiores 2010

50046 negóCios inteligentes por antónio Cabrita

O experiente consultor, António Cabrita, acaba de lançar um oportuno livro dedicado ao mundo empresarial com o su gestivo tiítulo “Criar Suces-so em negócios Inteligentes”. Trata-se de uma obra com grande utilidade prática, fruto de uma experiência acu mulada por parte do autor, rosto principal da Gorin Portugal, com sede no Seixal.O livro editado ‘Vida Económica, Editorial’ com prefácio do ex-ministro Mira Amaral, aponta baterias para os empresários empreendedores, capazes de gerar negócios de corpo diferencia-do, sus tentados e inovadores, sendo que para

o efeito o António Cabrita oferece um corpo de dicas fun dadas em pressupostos conceptuais e técnicos. «É imprescindível que qualquer projecto seja estudado ao pormenor, do ponto de vista estratégico, organizacional, fin anceiro e económico, dan do especial atenção às oportunidades identificadas, mas sobretudo aos riscos a ele associados e ás ameaças que possam detectar», sustenta o autor.ventos de mudança

O FInAL do século XX e a entrada no novo milénio ficarão conhe-cidos como uma época de acontecimentos supranormais. Mas não terão sido os últimos séculos na Europa isso mesmo? Então porquê que tanto se tem falado sobre as mutações destes últimos 10 anos? Porque temos uma maior capacidade de comunicação (os media) associada a uma maior cultura e de conhecimento, por um lado, e porque temos efectivamente vivido num enorme turbilhão, por outro.

Tudo o que está a acontecer foi empurrado pelas sociedades. nós criamos as boas e más condições de viver! não vale a pena desculparmo-nos ou arranjar pretextos. Verdade seja dita que, quem tem o poder, decide e muitas vezes os resultados recaem sobre os mais fracos.

Aconteceu no tempo do Salazar, aconteceu no pós-25 Abril, aconteceu com as independências, aconteceu com a entrada na CEE e no Euro e está a acontecer, por razões de vária ordem. E quem teve o poder na mão, eleitos ou não, agiu muitas vezes numa óptica de politiquice desregulada, irreflectida e muitas sem ética social. Senão veja-se:

Após a Segunda Guerra Mundial, a evolução científica disparou de forma exponencial (com a descoberta da decomposição molecular) e nada parecia parar o progresso. Desde a reprodução de cópias “Ozalid” até ao actual Scanner em câmaras portáteis (exemplo: nos telemóveis) em todas as sociedades, sem excepção no Mundo, parecia que só nos iria faltar viver em Marte. E o problema residiu exactamente aí: as economias mais desenvolvidas não pararam de crescer desde 1950 até ao passado recente, como se tal fenómeno fosse ilimitado, como se, quando começasse a faltar necessidade de compra (ou investimento)

no nosso planeta, pudéssemos começar a exportar para a Lua ou para Marte. não satisfeitos, em 1992 aceitámos irreflectidamente a abertura das fronteiras comerciais aos países em desenvolvimento, nomeadamente a China, através do acordo Uruguai Round, como se fosse possível pôr as nossas economias industriais a competir com as mesmas regras de alguns desses países. Tínhamos começado a criar um cocktail explosivo. Crescimentos económicos contínuos ligados a “uma corrida de quem mais cresce” e num ambiente promíscuo de excesso de regalias para as sociedades em geral (privadas e públicas), tudo isto assente na Globalização que disparou os seus efeitos nes-tes últimos 15 anos. Em paralelo, os mercados financeiros voltaram a querer controlar o mundo (após o crash de 1930, e parece que continuam a conseguir). É verdade que isso também não é de agora. Já os agiotas, há 2000 anos, tinham um controlo imensurável sobre as rotas comerciais internacionais. Pois bem, aqui estamos a roer as unhas de nervosismo a pensar o que virá a seguir. Serão de certeza pelo menos 10 anos de apertar o cinto. Os conflitos sociais, de certo também em Portugal, serão inevitáveis. Os povos, as sociedades em geral, os partidos, todos nós teremos que perceber que o tempo das “vacas gordas” já foi. Como me dizia uma ilustre personagem ligada ao poder nestes últimos 30 anos: “António, nós lixámos este país. De-mos muita coisa de mão beijada, criámos muitas regalias sem pensar na história da galinha de ovos de ouro. Agora, são os meus netos, os teus netos, que vão sofrer as consequências. Já não conseguiremos emendar estes erros durante os próximos 25 anos”.

E de facto, se a natureza tem uma grande capacidade de reequilibro e nós fazemos parte desse sistema, vamos ter capa-cidade de recuperar. Com um senão: é que os portugueses têm a memória curta.

Temos que nos mentalizar que a Europa (e Portugal em parti-cular) nunca mais será o que foi para a nossa geração. Podemos e temos todos (a começar por cima) a obrigação de contribuir e nos sacrificar para a recuperação do nosso país.

É este o grande desafio que nos espera!

António CabritaConsultor

Não vale a pena desculparmo-nos ou arranjar pretextos. Verdade seja dita que, quem tem o poder, decide

e muitas vezes os resultados recaem sobre os mais fracos.

opinião

PUB

Page 47: 500 maiores 2010

500 47

todos à espera das grandes

obras públiCas

logístiCa promete eXpansão a sul

O SECTOR da construção civil e obras públicas, nos últimos anos, tem sido flagelado pela crise económica e financeira nacional e mundial. Pode mesmo dizer-se que esta área encontra-se «estagnada e no limite dos limites» devido à escassez de obras públicas, ao não lançamento de novos concursos por parte das autarquias e à reduzida procura de fogos residenciais.

Carlos Costa, presidente da delegação de Setúbal da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS), refere que a perda de mais de 1 500 associados, de há quatro anos a esta parte, demonstra bem o estado de estag-nação em que se encontra o sector da construção civil na região. «É uma quebra brutal de associados», frisa, acrescentando, por outro lado, que o decréscimo no sector ronda os 38 por cento, o que é um «número significativo», enquanto o número de postos de trabalho perdidos ultrapassa os 40 mil.

«Estes números são extrema-mente preocupantes, porque é utópico relançar a economia sem ter em conta a indústria da construção

civil. nós, somos a mola real da economia. Já representámos 12 por cento da mão-de-obra activa e cerca de 2 por cento do Produto Interno Bruto», recorda Carlos Costa.

Segundo o líder da AECOPS distrital, não existe no horizonte, nos próximos tempos, «qualquer sinal» dos governantes de Portugal que ga-ranta uma retoma da actividade da construção civil e obras públicas. «A reconstrução, recuperação e regene-ração dos centros históricos deve ser dinamizada rapidamente, só que as coisas estão muito atrasadas porque se trata de uma intervenção muito sensível, a vários níveis», remata.

Para Carlos Costa, só os gran-des investimentos anunciados pelo Governo para a região e todos os outros projectos ligados ao turismo, para a costa alentejana, poderão proporcionar «um grande desenvol-vimento» ao sector da construção civil na região. O único concelho da região que ainda vai dando emprego na área da construção civil é Sines, admite Carlos Costa, devido «às obras de recuperação da refinaria e a outros trabalhos ligados ao sector industrial».

AS PLATAFORMAS logísticas constituem uma das maiores apostas para um investimento sustentado ao longo dos próximos anos, sendo disso exemplo o caso de sucesso da Zona de Actividades Logísticas (ZAL) de Sines, cuja actividade poderá vir a ser potenciada com a tão esperada Plataforma Logística do Poceirão.

Mas é aqui que as coisas emper-ram, pois, tratando-se de um inves-timento de grande peso, e tendo o Orçamento de Estado para 2011 defi-nido que o programa Portugal Logístico seria «reavaliado», o projecto LOGZ-Atlantic-Hub está agora candidato a financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI). Embora tudo aponte para uma resposta positiva, no sentido de avançar com as obras, no terreno, nada pode avançar enquanto não forem aprovados os mais de 60 milhões de euros de financiamento.

O projecto é romovido por um consórcio composto pela Odebrecht, Mota-Engil, Grupo Espírito Santo e OPWAY, e consiste na criação na maior das onze plataformas logísticas anunciadas pelo Governo. Projectada para criar cerca de 20 mil postos de trabalho, a infra-estrutura prevê entre

5 mil a 60 mil metros quadrados, com espaços logísticos à medida de cada empresa, assim como diversas áreas comerciais e zonas verdes. Ocupando cerca de 600 hectares de terreno, a plataforma pretende responder aos desafios da intermodalidade, através de uma ligação às restantes platafor-mas logísticas ibéricas, tendo, para isso, garantida a ligação ferroviária, rodoviária e aeroportuária.

Uma das plataformas a que a Logz-Atlantic-ub ficará ligada é precisamente a ZAL de Sines, que desde 2006 está a ser desenvolvida pela Administração do Porto de Sines (APS) pela Aicep Global Parques, que gerem os 245 hectares de terrenos afectos ao projecto. Com o primeiro armazém logístico inaugurado este ano, conta, actualmente, com clientes instalados como a UPS, a Marmedsa, a Ibercoal, a James Rawes e Mário Tavares, a Reboport e a Sitank. Re-lativamente à Zona extra-portuária, a Aicep encetou contactos com vista ao estabelecimento de uma parceria para a execução do projecto.

PUB

s-log entra no seCtor alimentar

A empresa de Serviços e Logística (S-Log), do Grupo Entreposto, instalada em Setúbal, é uma das que mais dinâmica tem vindo a demonstrar, tendo, este mês, expandido a sua área de negócios na área da logística integrada, ao angariar mais dois novos clientes do sector alimentar e da saúde. Para o gestor da empresa, Miguel Félix António, «é em momentos de crise que as empresas devem olhar para o mercado como uma oportunidade e nesse sentido estamos a diversificar os nossos “targets”».Criada no início dos anos 70, a S-LOG esteve focalizada no início da sua actividade na logística automóvel, actuando no âmbito do que é o negócio principal do grupo Entreposto. A S-LOG tem o seu Sistema de Gestão de Qualidade certificado pela APCER segundo a norma nP En ISO 9001:2008, o que, adianta Miguel Félix, «vem confirmar a aposta da num dos nossos objectivos principais, que é a satisfação dos clientes, mediante a melhoria e aprimoramento dos seus processos internos».

construção e logística

Page 48: 500 maiores 2010

50048 500

A CAMPAnHA vinícola de 2009/2010 na região apresenta um balanço «altamente positivo», começa por referir Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), que sublinha que, apesar da conjuntura económica difícil que atravessamos, este ano há a registar um crescimento de 10 por cento de vinhos certi-

ficados em comparação com 2009. Segundo o responsável, cerca de oito novos produto-res inscreveram-se na CVRPS para produzir e certificar vinhos com a Denominação de Origem Moscatel de Setúbal e Palmela, e com a indicação geográfica Península de Setúbal.

A qualidade dos solos e do clima, aliado ao esforço e empenho dos produtores, continuam

a contribuir para que a região prossiga com a produção de vinhos de excelência que não regateiam prémios aquém e além fronteiras. «Esses prémios só trazem prestígio, reconhe-cimento e notoriedade aos vinhos e economia da região, bem como aumento das vendas às adegas», vinca.

Também os produtores se mostram satis-

néCtares da região passam ao lado da Crise

os mais premiados de 2010

Os vinhos produzidos na região continuam a conquistar Ouro nos concursos por onde passam. na Casa Ermelinda Freitas, o destaque vai para o D. Ermelinda branco, que arrecadou quatro medalhas de Ouro e foi distinguido com o troféu de Melhor DOC branco da região. O Syrah tinto, o Touriga nacional e o Touriga Franca ganharam Ouro, enquanto o tinto Aragonês recebeu o Troféu Prestígio. na Sivipa, o Ameias Syrah 2009 e o Mos-catel Roxo 2007 arrecadaram Ouro em concursos franceses. Já o Ameias Cabertnet Sauvignon 2009 trouxe a medalha Excelência de um concurso da China. na Cooperativa de Santo Isidro de Pegões o mais premiado foi o Adega de Pegões, que trouxe Ouro da Inglaterra e da Bélgica, enquanto o Colheita Seleccionada de 2007 conquistou o Troféu Prestígio em França. A Venâncio da Costa Lima viu a excelência e qualidade do seu vinho moscatel reconhecida num concurso mundial de França, amealhando Ouro com um moscatel que ficou entre os dez melhores do mundo.

O PRESIDEnTE da Associação Empresarial da Região de Setúbal (AERSET), António Capoulas, considera que são necessárias reformas estruturais «bastante profundas», que têm vindo a ser adiadas há algum tempo, que garantam a competitividade do sector empresarial da região. Além disso, o líder dos empresários reclama, também, políticas públicas sectoriais direccionadas a sectores muito concretos.

Capoulas queixa-se que muitas empresas, de sectores mais críticos, têm fechado as portas na região devido às quebras de competitividade relacionadas com a retracção do crédito, a desvalorização da moeda e alguma rigidez da legislação existente. «Devido ao aumento de impostos e a outros dificuldades, as empresas não estão capitalizadas para terem recursos próprios que substituam o recurso ao crédito e ao investimento», alerta o líder da AERSET.

na região, os sectores mais atingidos pela quebra de actividade são, sobretudo a construção civil e obras públicas, bem como a área do imobiliário. Para dar à volta a esta situação menos positiva, António Ca-poulas considera que os grandes investimentos anunciados para a região são «fundamentais» para garantir os «eixos competitivos» regionais e nacionais. «Estas obras, bem como os projectos turísticos previstos para o Litoral Alentejano, são factores de competitividade para que todos os outros projectos privados sejam sustentáveis», vinca.

COnSIDERADO de forma consensual o sector emergente na região, o turismo pode alavancar o desenvolvimento de forma sustentável. O Litoral Alentejano está no vértice deste crescimento económico, com projectos já em curso e uma panóplia de empreendimentos em lista de espera.

O Tróia Resort, a Herdade do Pinheirinho, a mega operação que tem vindo a consolidar toda a vasta área da Comporta e o empreendimento Costa Terra, só apenas alguns dos exemplos mais conhecidos e sobre os quais recaiem gigantescas expectativas.

O facto de o Governo ter incluído esta zona territorial de elevado potencial turístico no quadro dos PIn (projectos de interesse nacional) veio permitir uma aceleração significativa destes investimentos estratégicos.

Também as autarquias locais estão muito sensíveis ao incremento do turismo nas suas áreas de jurisdição, procurando apoiar de forma vincada os investidores e promovendo, ao mesmo tempo, debates sobre os efeitos deste crescimento em bolha junto das populações locais.

patrão da aerset reClama

reformas

turismo em força

Page 49: 500 maiores 2010

500

PUB

feitos com o negócio do vinho. Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas, realça que o ano vinícola, apesar da crise, foi «bom» e acabou por ultrapassar as expectativas. «Antevemos vinhos de muito boa qualidade. Acabou por ser um ano mais equilibrado do que estávamos a pensar», frisa a empresária que se orgulha dos prémios conquistados este ano, além de Portugal, em França, Bélgica e Inglaterra. O es-pumante da casa, uma estreia em 2009, vai ser reforçado este ano, com «mais qualidade», para que possa voltar a brilhar em épocas festivas.

Jaime Quendera, enólogo da Cooperativa de Santo Isidro de Pegões, conta que 2010 foi um ano «normal» em que a produção foi superior, em dez por cento, à média de 2009. Tanto nos brancos como nos tintos, a firma espera vinhos de «bom nível». A grande novidade deste ano foi o lançamento do espumante rose, que teve uma «óptima» aceitação dos consumidores.

Filipe Cardoso, da Sivipa, sublinha que se tratou de um «excelente» ano vinícola, uma vez que «quase todos os vinhos» produzidos pela firma conquistaram medalhas em concursos nacionais e internacionais, bem como recomen-dações por parte de revistas da especialidade, o que contribui para o «incremento» das vendas e para a «consolidação» da empresa como uma das principais da região na produção de vinhos de qualidade.

A adega Venâncio da Costa Lima, de Quin-ta do Anjo, orgulha-se de ter vivido um ano vinícola «normal», com a produção de «bons vinhos». Apesar dos ‘escaldões’ do Verão, os vinhos da firma não foram atingidos quer na

qualidade quer na quantidade. A empresa lançou, no Outono, uma edição limitada do moscatel da casa, distinguido em França, em garrafa de meio-litro e com caixa personalizada alusiva ao vinho e ao prémio.

49500

Page 50: 500 maiores 2010

50050

energia verde é o ‘petróleo’ do séCulo XXiO POTEnCIAL do distrito de Setúbal para

a implementação de projectos de energias renováveis é dado adquirido para algumas das empresas de maior peso, na região.

Pioneiro na energia do vento, através do parque eólico de Sines, implementado em 2004, e um investimento superior a 11 milhões de euros, o distrito é também dos que mais investe na energia solar e na reconversão da biomassa em biogás para a produção de electricidade.

E é aqui que Setúbal tem dado as maiores cartadas a nível nacional, com Simarsul explo-rar a energia das lamas de águas residuais, e a Amarsul também na frente da investigação e desenvolvimento tecnológico. Desde 2004, foram já investidos 2.500 milhões de euros no sistema do aterro do Seixal, tendo, nos primeiros cinco anos, «recuperado o inves-timento», adianta Luís Santos, engenheiro técnico responsável pelo sistema que todos os anos produz energia a partir do biogás e o vende à Rede Eléctrica nacional.

Em fase de implementação está, agora, o sistema de aproveitamento energético no aterro de Palmela, estando previstos os pri-meiros ensaios para Janeiro de 2011. «São muitos os ganhos do ponto de vista ambiental e também financeiros», argumenta o técnico, que recomenda a generalização da utilização desta fonte de energia. Para esse fim muito têm contribuído as agências de energia que congregam os concelhos da península, «no sentido de sensibilizarem para a produção e utilização das energias alternativas» no dia-a-dia dos consumidores.

Um dos exemplos desse trabalho é a S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alco-chete, que nos últimos anos tem sido «parceira estratégica» de entidades como a Amarsul, no sentido de contribuir para a eficiência ener-gética, a promoção da utilização de energias renováveis e a gestão ambiental, promovendo o desenvolvimento local sustentável.

São já três anos de actividade, junto das autarquias, que resultaram numa «maior sensibilização dos autarcas para as questões energéticas intimamente relacionadas com as questões ambientais», revela a agência de energia, para quem novos comportamentos ao nível da utilização de painéis solares «são agora mais compreendidos» e utilizados de modo abrangente. Uma ideia defendida, também, pela Amarsul, para quem projectos como os da compostagem, dos painéis solares, da energia fotovoltaica e eólica «são o futuro» de uma região que tem, como poucas, no país, «enorme potencial de afirmação» das energias alternativas.

São projectos «cada vez mais acarinhados e postos em prática», o que tem vindo a resultar na redução das emissões de dióxido de carbono «através de uma eficiência energética avançada e da produção e uso de energias mais limpas, renováveis e alternativas».

PUB

Page 51: 500 maiores 2010
Page 52: 500 maiores 2010