6º festival internacional sesc de música

44
6º Festival Internacional Sesc de Música Pelotas-RS 18 a 29 de janeiro de 2016

Upload: sesc-rs

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Catálogo do 6º Festival Internacional Sesc de Música. Evento acontece entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2016, em Pelotas-RS.

TRANSCRIPT

Page 1: 6º Festival Internacional Sesc de Música

6º Festival Internacional

Sesc de MúsicaPelotas-RS

18 a 29 de janeiro de 2016

Page 2: 6º Festival Internacional Sesc de Música
Page 3: 6º Festival Internacional Sesc de Música

18 a 29 de janeiro de 2016

sesc-rs.com.br/festival

6º Festival Internacional

Sesc de MúsicaPelotas-RS

Page 4: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Sumário

Apresentação 06

Cursos 14

Professores 15

Informações gerais 30

4

Page 5: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Créd

ito: S

ilvio

Ben

to

5

Page 6: 6º Festival Internacional Sesc de Música

6

Os acordes voltam a tomar conta de vários espaços e ruas de Pelotas, entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2016, com o 6º Festival Internacional Sesc de Música. Para o Sistema Fecomércio-RS é motivo de muito orgulho promover este que é um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina.

O Festival é reconhecido pela diversidade de sua programação e abrangência. Uma das principais vertentes desse projeto é a formação de plateias, tanto em espaços conhecidos da cidade quanto em lugares mais inusitados, sempre com apresentações gratuitas.

Seja numa sala de aula, em um grande teatro central ou num espaço da zona rural, assim como em qualquer esquina, todos saem ganhando. O Festival Internacional Sesc de Música já faz parte da essência pelotense e está inserido no calendário anual, sendo aguardado por toda a comunidade local e por visitantes de várias partes do mundo.

O Festival tem os eixos pedagógico e sociocultural como norteadores de sua atuação. Muito mais que uma evolução nos números, o Festival 2016 chega com a sensação de que os objetivos estão sendo alcançados de forma bastante satisfatória. O ensino de qualidade na área da música e a aproximação da comunidade com a arte são apenas duas das muitas evidências que esse projeto nos apresenta a cada novo ano.

Por meio do ArteSesc – Cultura Por Toda Parte, a estrutura pedagógica, artística e até mesmo física está pronta em Pelotas para receber muita gente e acolher a todos ao redor do principal: a busca constante da promoção do bem-estar social por meio das ações culturais.

Alunos, professores, colaboradores e, em especial, a comunidade: sejam todos muito bem-vindos ao 6º Festival Internacional Sesc de Música!

Luiz Carlos BohnPresidente do Sistema

Fecomércio-RS/Sesc/Senac

Luiz Tadeu PivaDiretor Regional

do Sesc/RS

Page 7: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Créd

ito: L

aure

ano

Bitt

enco

urt

7

Page 8: 6º Festival Internacional Sesc de Música

8

Como representante do cidadão pelotense, ter a certeza de que Pelotas abrigará pela sexta vez consecutiva o Festival Internacional de Música do Sesc nos reconforta, orgulha e reforça os laços de Pelotas e de sua população com esse evento que já se torna tradicional.

A equipe do Sesc teve a perspicácia e a sensibilidade de perceber em Pelotas uma cidade propícia a um evento cultural desse porte, pelo que somos muito gratos. Foi, porém, o formato que ele adquiriu aqui, sua adaptação a nossa paisagem urbana e social, a recepção calorosa e afetuosa que a população de Pelotas lhe deu, o que garantiu sua continuidade e garantirá, no que depender de nós, sua perenidade.

O Festival tem, a cada edição, surpreendido pela qualidade e pela ampliação e repercussão de seus efeitos. Esse é o desafio do Poder Público e do Sesc: manter essas virtudes, ao mesmo tempo em que asseguram a manutenção de seu perfil, que cresce junto com a cidade, acompanha suas características e necessidades e produz, no encontro de culturas e de personagens diferentes - o cidadão local, os brasileiros dos mais diversos rincões, os estrangeiros que para cá são atraídos - uma riqueza cultural e humana que poucas vezes se viu em tão curto espaço de tempo.

Os janeiros em Pelotas há alguns anos já não são mais os mesmos. Que venha o de 2016, com seus acordes, suas melodias e seus ritmos diversos.

Eduardo LeitePrefeito de Pelotas

Page 9: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Créd

ito: E

duar

do B

eles

ke

9

Page 10: 6º Festival Internacional Sesc de Música

10

Em sua sexta edição, o Festival Internacional Sesc de Música se solidifica como um dos grandes da América Latina. Alunos e músicos profissionais do Brasil e do Mercosul e professores de vários países deslocam-se para a “capital nacional do doce” para viverem uma verdadeira imersão musical.

O Festival proporcionará contato dos alunos bolsistas e do público com renomados profissionais por meio de cursos de instrumentos, recitais, masterclasses e concertos. Serão realizados mais de 40 espetáculos em 13 dias de evento e em inúmeros espaços da cidade de Pelotas. Estarão presente profissionais das Américas, da Europa e da Ásia, entre eles, nomes de reconhecida carreira internacional.

Com pluralidade nas ações, através de atividades que envolvam toda a comunidade e qualidade nos espetáculos artísticos, o Festival conquistou a comunidade de Pelotas e de outras regiões, que prestigia o evento de forma intensa.

A participação efetiva de público em todas as séries de espetáculos indica que estamos no caminho certo.

Educar é transformar, e a música é um dos melhores instrumentos. A sexta edição do Festival pretende estar junto da comunidade e de seus participantes, reunindo qualidade no ensino musical e na ação social através da cultura, educando para formar pessoas capazes de se comover e construir conosco um futuro melhor.

Com equilíbrio entre qualidade, gestão, diversidade e educação, o VI Festival Internacional Sesc de Música pretende se destacar não somente como um dos mais importantes festivais de música do Mercosul, mas também como um evento de grande amplitude cultural e social, contribuindo para a solidificação das ações culturais do Sesc RS em nosso Estado e contribuindo para a desenvolvimento cultural da cidade de Pelotas e do Estado do Rio Grande do Sul.

Evandro MattéDiretor Artíst ico

Page 11: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Créd

ito: J

anin

e To

mbe

rg

11

Page 12: 6º Festival Internacional Sesc de Música

12

O 6º Festival Internacional Sesc de Música atuará em dois principais eixos:

Pedagógico: direcionado para estudantes e profissionais da música.

Sociocultural: programação de concertos e espetáculos diversificada e gratuita para a comunidade.

No plano pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos e canto lírico, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica. No sociocultural serão realizados recitais de professores, recitais de alunos, recitais de música de câmara e ampla atividade de espetáculos.

O Festival disponibilizará vagas para alunos bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de vagas para alunos das instituições parceiras – UFPEL, OSPA, UNISINOS e projetos sociais.

Os bolsistas integrais receberão alimentação e hospedagem. Os bolsistas parciais receberão alimentação.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e o apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa, Café 35 e Expresso Embaixador.

Page 13: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Créd

ito: F

lávi

o N

eves

13

Page 14: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Cursosdisponibilizados

MÚSICA DE CONCERTOViolino | Viola | Violoncelo | ContrabaixoFlauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote Trompa | Trompete | Trombone| Trombone BaixoTuba | Saxofone | Eufônio | Harpa | PercussãoViolão Clássico | Canto Lírico | Piano | Composição

PRÁTIC A DE ORQUESTR A E DE BANDA SINFÔNICA Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos. Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula.

MÚSICA DE CÂMAR ARecitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos e professores.

14

Page 15: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Professores

Núcleo de Música de Concerto

PRÁTICA DE ORQUESTR A E BANDA SINFÔNICA

Gudni Emilsson - (ISL) Nasceu em Reykjavik, Islândia. Começou a ter aulas de música com seu pai aos quatro anos de idade. Estudou piano com Wolfgang Wagenhäuser e regência com Walter Hugler. Ganhou inúmeros prêmios nacionais e

internacionais para a condução. Entre os prêmios que recebeu: Herbert von Karajan Award em Salzburgo e Richard Wagner em Bayreuth Award. Gudni já percorreu toda a Europa, África Oriental e Ocidental, Oriente Médio, Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, China e as Américas. Desde 1999, é o Diretor Artístico e Maestro Principal da Orquestra de Câmara de Tubingen. Desde 2002, ele tem servido como Diretor Artístico e Adido Cultural do Festival de Música Clássica da cidade universitária de Tübingen, na Alemanha. Em 2005, assumiu como Maestro principal da Orquestra Camerata Bohemica Praga e da Orquestra Filarmônica da Tailândia.

Evandro Matté (BRA/RS)Diretor Artístico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e da Orquestra Unisinos Anchieta, é coordenador cultural da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos e do projeto social Vida com Arte. Tem especialização

pelo Conservatoire de Bordeaux (FRA) e University of Georgia (EUA). Possui MBA (Master of Busines) em Gestão Empresarial com ênfase em cultura.

15

Page 16: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Marcelo Jardim (BRA/SP) Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), atua como diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Desde 2013, atua na direção artística

do Festival Música das Américas, e em 2014 assumiu a direção artística do Festival Internacional de Música do Pará, realizado em Belém. É consultor artístico e diretor pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles).

VIOLINO

Carmelo de Los Santos (EUA)Graduado no Brasil com mestrado na Manhattan School of New York e doutorado na University of Georgia (USA). Atua como solista, músico de câmara e pedagogo. Ganhou inúmeros prêmios em concursos internacionais. É professor de

violino na Universidade do Novo México (USA).

Emmanuele Baldini (ITA)Spalla da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto OSESP é reconhecido concertista com intensa atividade no Brasil e no exterior. Foi Spalla da Orchestra del Teatro Comunale di Bologna, Orchestra del

Teatro “G.Verdi” de Triste e da Orquestra Sinfônica da Galícia.

Levon Ambartsumian (RUS)Violinista, maestro e professor de violino na Universidade da Georgia (EUA), Levon estudou música no Conservatório de Moscou sob a orientação de virtuosos como Felix Andrievski,

16

Page 17: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Yury Yankelevich, Leonid Kogan e Igor Bezrodny. Ganhou prêmios em importantes concursos internacionais e é o fundador e diretor artístico da Orquestra de Câmara ARCO.

Marcelo Guerchfeld (BRA/RS)É atual membro da Diretoria Executiva da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Foi professor de violino da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou inúmeros recitais e concertos de violino e viola pelo Brasil.

É consultor do CNPQ e da CAPES e integrante da comissão de seleção do programa de bolsas de estudos da VITAE.

Yang Liu (CHI/EUA)Foi um dos vencedores da Competição Nacional de Violino da China e da 12ª Competição Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Estreou nos EUA com a Sinfônica de Atlanta. Realiza recitais, masterclasses e concertos nas mais

importantes salas e festivais nos EUA, Europa e China. É professor de violino no Columbia College – Chicago.

VIOL A

Carlos Aleixo (BRA/MG)É professor de viola da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou “Master of Music” em viola na Shenandoah University. Como bolsista da CAPES/MEC, concluiu o Doutorado em Artes Musicais Performance /Viola (USA).

Hella Franck (BRA/RS)É professora de violino, viola e música de câmara no Departamento de Música da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Obteve orientação de professores como Eric

17

Page 18: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Schumsky e Csaba Erdélyi. Foi spalla de violinos e violas de diversas orquestras no Brasil e nos EUA e foi diretora artística da Orquestra de Câmara da ULBRA. É membro do Trio “Elas por Elas”.

Horácio Schaefer (BRA/SP)Spalla do naipe de violas da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Mestre em viola pela Escola Superior de Música de Colônia, foi membro da Orquestra de Câmara Deutch Bach Solisten, spalla das violas da Orquestra

Filarmônica de Essen e violista do Quarteto Ravel.

VIOLONCELO

Ilia Laporev (BEL)Nascido na Bélgica, integra a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) desde janeiro de 2015. Começou a estudar violoncelo aos 9 anos, com seu pai, e foi aluno de Clemens Hagen, no Mozarteum de Salzburgo, e de

Jérôme Pernoo, no Conservatório de Paris. Integrou a Orquestra Jovem Gustav Mahler e atuou como violoncelista solista convidado nas orquestras Solistas de Luxemburgo, Nacional da Bélgica e nas Filarmônicas de Bruxelas e Luxemburgo.

Rodrigo Silveira (BRA/SP)Violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é membro do Quarteto Romanov e professor do Instituto Baccarelli. Estudou no Instituto de Artes da UFRGS, na Hartt School e na Juilliard School em Nova Iorque. Foi membro

e cello principal da Juilliard Symphony e da Juilliard Orchestra, assim como membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

18

Page 19: 6º Festival Internacional Sesc de Música

CONTR ABAIxO

Alberto Bocini (ITA) Natural de Prato (Itália), estudou com Franco Petracchi. Foi o principal contrabaixo da Orquestra Nazionale di Santa Cecilia dell’Accademia (Roma) e da Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino (Zubin Mehta).

Também foi membro da Orquestra do Teatro Alla Scala (Milão), Orquestra Sinfônica de Londres e I Solisti Veneti. É membro da The Bass Gang e é professor da Haute Ecole de Musique de Geneve/HEM, Suíça, desde 2009.

Eder Kinappe (BRA/RS)Graduado em contrabaixo pela UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foi contrabaixista da Orquestra Sinfônica da UCS. Foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA em 2001 e realizou aperfeiçoamento na University of

Georgia (EUA). É contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor do Conservatório Pablo Komlòs (POA).

FL AUTA

Artur Elias (BRA/RS)Flauta solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, estudou na Escola de Música da Ospa com Hans Hess e na Alemanha com Robert Dohn e Ulrike Stickroth. Com Hajo Fuss, estudou flauta barroca. Possui intensa atividade em

música de câmara e como solista.

Wally Hasen (ALE) Professora de flauta na Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar e professora visitante na Universidade de Música de Cracóvia, ministra masterclasses na Europa, Austrália, América do

19

Page 20: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Sul, Coreia e China. Participou dos grupos Karlsruhe 13 e do Bach Collegium Stuttgart, sob a direção de Helmuth Rilling. Foi solista da Staatskapelle Weimar, da Staatskapelle Dresden, Rádio Orquestra Sinfônica, SWR Freiburg Baden Baden, MDR Leipzig, WDR de Colónia e da Orquestra Real de Antuérpia. Se apresenta regularmente com a Camerata Salzburg.

OBOé

Christoph Hartmann (ALE)Oboísta da Orquestra Filarmônica de Berlim (ALE), é reconhecido pelo seu virtuosismo técnico e refinamento musical no instrumento. Tem participado de inúmeros grupos de música de câmara e fundou o Festival Landsberger

Sommermusiken. Possui inúmeros CDs gravados, entre eles: Fantasia Italiana, Bella Napoli e Clair de Lune.

Viktória Tatour (BIE) Oboísta solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, nascida em Minsk, Bielorússia, a oboísta Viktoria Tatour é Mestre pelo Conservatório Nacional daquele país. Em 1996, especializou-se em oboé com o professor do Conservatório

Nacional Superior de Música de Paris, Pierre Pierlot.

CL ARINETE

Diego Grendene (BRA/RS)Clarinetista da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – graduou-se na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez cursos de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e em Nice, na França. É

especialista pelo Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica.

20

Page 21: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Michel Lethiec (FRA)Professor do Conservatório de Paris e do Conservatório de Nice (FRA), é um dos mais conceituados clarinetistas da atualidade. Já gravou para os selos Naxos, Arion, RCA, Bis e tem sido jurado de importantes concursos

internacionais e festivais pelo mundo. Recebeu as seguintes honrarias na França: Cavaleiro da Ordem do Mérito Nacional e da Ordem das Artes e Letras.

FAgOTE

Adolfo Almeida Jr (BRA/RS)É o fagote solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor de fagote no Instituto de Artes da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Integra também o Trio de Madeiras de Porto Alegre, o grupo Arthur de

Faria & Seu Conjunto e o grupo Ex-Machina.

Martin Kuuskmann (EST)Com formação na Yale University e na Manhattan School of Music, foi citado pelo The New York Times como um dos grandes fagotistas da atualidade. Recebeu um Grammy Nomination para sua gravação de fagote do concerto de

David Chesky. Atuou como solista de importantes orquestras, tais como: Filarmônica de New York e Suisse Romand. É professor da Manhattan School of Music (NYC).

TROMPA

Andrej Zust (ALE)Trompista da Filarmônica de Berlim, é natural da Eslovênia e ganhador de vários prêmios internacionais. Foi trompista solo da Filarmônica da Eslovênia, da Orquestra Juvenil Gustav Mahler

21

Page 22: 6º Festival Internacional Sesc de Música

e da Orquestra do Festival de Música do Pacífico. Desenvolve intensa programação de música de câmara como membro do Quinteto Ariart.

Gustavo Constenla (URU)Trompa solo da Orquestra Sinfônica do SODRE e da Orquestra Filarmônica Municipal é também professor da Escola de Música de Montevidéu (URU). Atua como solista, professor de festivais e em trabalhos de música de câmara no Uruguai

e em outros países da América do Sul.

TROMPETE

Anthony Plog (EUA) Trompetista e compositor, Anthony Plog foi trompetista da Utah Symphony e da San Antonio Symphony. Atuou com a Los Angeles Philharmonic sob a batuta de maestros como Zubin Mehta, James Levine, Michael Tilson

Thomas e Claudio Abbado. Na Europa, atuou com a Symphony Malmo (Suécia), Staatliche Hochschule fur Musik em Freiburg e na Basel Symphony (Suíça). A música escrita por Anthony Plog foi executada em mais de 30 países ao redor do mundo.

Heinz Schwebel (BRA/BA)Atual Diretor da Escola de Música da UFBA, integra seu corpo docente desde 2001. Primeiro trompete da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia), é Mestre pelo New England Conservatory of Music em Boston e Doutor pela

Catholic University of America. Heinz é integrante do Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia – GIMBA, especializado em música contemporânea, e vencedor do Prêmio Funarte de Música em 2010.

22

Page 23: 6º Festival Internacional Sesc de Música

TROMBONE TENOR

Peter Ellefson (EUA)Professor e Presidente do Departamento de Metais da Jacobs School of Music da Universidade de Indiana. Gravou e excursionou internacionalmente com a Chicago Symphony e a Filarmônica de Nova Iorque. Foi trombonista

da Seattle Symphony. Também atuou no Canadian Brass, Grupo de Metais da Chicago Symphony, Quinteto da New York Philharmonic e Trombones da Costa Rica.

TROMBONE BAIxO

Adib Corrêa Vera (BRA/SP)Graduado pelo Conservatório de Amsterdam (Holanda) e pela Academia de Música da OSESP, foi premiado no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atuou na Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

(OSESP), Orquestra Sinfônica Portuguesa, Orquestra Filarmônica dos Países Baixos e Orquestra Filarmônica de Rotterdam.

TUBA

Albert Katthar (BRA/SP)Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Clinician Yamaha. Foi tuba solo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica de Santo André. É mestre

em performance pela Unicamp. Atua como convidado em inúmeras orquestras do Brasil.

23

Page 24: 6º Festival Internacional Sesc de Música

SA xOFONE

Emiliano Barri (ARG)Estudou no Conservatório Nacional de Buenos Aires e com Arno Bornkamp na Holanda. Membro do Quarteto 4mil, é saxofonista solo da Banda Sinfónica de la Ciudad Autónoma de Bs.As. É professor da IUNA (Instituto

Universitário Nacional de Arte) e no Conservatório Superior de Música de la Ciudad de Buenos Aires “Astor Piazzolla”.

EUFÔNIO

Fernando Deddos (BRA/PR)Graduado em Composição/Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Mestre em música pela Duquesne University (EUA). Gravou o primeiro disco dedicado ao eufônio no Brasil, premiado pela Associação Internacional de

Tubas e Eufônios. Como compositor, possui obras performadas/gravadas no Japão, EUA, América do Sul e Europa. É doutorando pela Universidade da Georgia. É artista no Adams Instruments (Holanda).”

HARPA

Giselle Boeters – (BRA/MG)Harpista principal da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2012, formou-se no Conservatório de Amsterdam e na Academia de Música “Hanns Eisler” e é bolsista da academia de Staatskapelle, em Berlim. Tem atuado como

solista em diversas orquestras, entre elas: Orquestra Sinfônica do Conservatório de Amsterdam, Orquestra Nederlands Jeugd Strijkorkest, Sinfônica de Brandenburgo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Taipei.

24

Page 25: 6º Festival Internacional Sesc de Música

PERCUSSãO

Clarissa Severo de Borba (BRA/FRA)Doutora em Percussão (DMA) na University of Miami (EUA), tem desenvolvido uma carreira sólida tendo ministrado cursos em festivais de música na França, Espanha, Brasil e Estados Unidos e concertos em várias cidades da França,

Espanha, Bélgica, Estados Unidos, China e Brasil. É professora de percussão nos conservatórios de Alençon e de Le Mans (França).

Douglas Gutjahr (BRA/RS)Graduado em percussão pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, realiza constantes apresentações com a Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É

professor do projeto social Vida com Arte e foi selecionado como integrante da Orquestra Jovem Mundial.

VIOLãO CLÁSSICO

Paulo Inda (BRA/RS)Paulo Inda é violonista erudito e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Realizou concertos pela América do Norte, Sul e Europa diversas vezes nos últimos 20 anos, apresentando um amplo

repertório que atravessa cinco séculos, incluindo performances solo, de câmara e concertos com orquestra. Mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, Paulo Inda estudou com alguns dos mais importantes nomes do violão atual, como Eduardo Fernández, Mark Delpriora e David Starobin.

25

Page 26: 6º Festival Internacional Sesc de Música

CANTO LíRICO

Eiko Senda (URU) Nascida no Japão, formou se no Japão e Alemanha como cantora solista e Pedagoga e ganhou diversos prêmios em concursos internacionais. Já atuou em mais de 90 óperas. Recebeu excelentes críticas do jornal “The New

York Times” e das revistas “Opernwelt” e “Opera”, e o prêmio cultural japones pelos embaixadores. Tendo orientado mais de 450 cantores, professores e atores, atualmente possui estúdio de preparação de voz em Montevidéu (URU).

Lenine Santos (BRA/PR)Doutor em música pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, desenvolve projeto de pesquisa junto à FAPESP/UNICAMP voltado para a análise, divulgação e interpretação da música de câmara brasileira, repertório em que vêm realizando

estreias de importantes compositores como Edmundo Villani-Côrtes, Osvaldo Lacerda, Achille Picchi, Amaral Vieira, Kilza Setti, Almeida Prado, Sérgio Vasconcelos Corrêa. Participa como cantor, docente e pesquisador de importantes festivais internacionais, como o Barcelona Festival of Song (Espanha) e Festival de Musica da America Latina (Colômbia).

PIANO

Eduardo Monteiro (BRA/RJ)Em 1989 recebeu o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven. Foi laureado, também, nos concursos de Dublin, em 1991 e Santander, em 1992. Foi solista das

principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen e a Orquestra de Câmara de Viena.

26

Page 27: 6º Festival Internacional Sesc de Música

COMPOSIçãO

Januíbe Tejera Miranda (BRA/FRA)Compositor brasileiro, recebeu o 1º Prix du Conservatoire de Paris em composição e prêmios internacionais de composição na Alemanha, França, Itália, Chile e EUA. É membro-artista da Académia de Artes da França do ano de 2015.

Possui encomendas de obras pela Orquestra Philarmonique de Radio France, Ensemble Intercontemporain, Festival de Darmstadt, Festival Presence, Festival Milano Musica. É professor de composição na Universidade Paris VII.

Música de Câmara (Coordenador)Max Uriarte (BRA/RS)Graduado em piano pelo Instituto de Artes da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aperfeiçoou-se na “Hochschule für Musik” de Viena e no “Konservatorium und Musikhochschule” de Zurique, onde concluiu

sua Pós-graduação (Konzertreifediplom). Tem intensa atividade em música de câmara e atua como solista em importantes orquestras do cenário nacional.

PIANISTAS CORREPETIDORES

André Carrara (BRA/RS)Pianista da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), é Doutor em Música pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Gravou os 12 Estudos op. 10 de Chopin e tem atuado como concertista nas principais

orquestras do país.

27

Page 28: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Paulo Bergmann (BRA/RS) Bacharel em piano pela UFRGS, desenvolve intensa atividade como pianista correpetidor, repertorista e acompanhador de cantores em festivais de música, masterclasses e recitais no Brasil e no exterior.

Eduardo Knob (BRA/RS)Vencedor de inúmeros concursos de piano, é bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em música pela University of Houston (EUA). Como solista, já atuou em inúmeras orquestras, entre elas a

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É pianista correpetidor do Coral Unisinos Anchieta.

28

Page 29: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Créd

ito: F

lávi

o N

eves

29

Page 30: 6º Festival Internacional Sesc de Música

30

Informações Gerais

CRONOgR AMA DO FESTIVALLançamento do Festival: 07/07/2015Período de inscrições: 08/07 a 07/08/2015Divulgação dos selecionados: 08/09/2015Matrícula dos selecionados: 09 a 21/09/2015Divulgação dos selecionados 2ª Chamada: 28/09/15Matrícula dos selecionados 2ª Chamada: 29/09 a 09/10/2015Credenciamento no Festival: 17/01/2016Realização do Festival: 18/01 a 29/01/2016

ESTRUTUR A DAS ATIVIDADES PEDAgógIC AS DO FESTIVALClasses de Instrumentos: turno da manhã.Classes de Canto Lírico: manhã e tarde.Classes de Composição: manhã e tarde.Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde.Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o Coordenador da área).

INSCRIçõESAntes de efetuar sua inscrição, leia atentamente as informações gerais. As inscrições somente poderão ser realizadas através do site www.sesc-rs.com.br/festival

Período das inscrições: 08/07 a 07/08/2015

O Festival disponibilizará as seguintes modalidades de inscrição:- Aluno bolsista integral: recebem hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação.- Aluno bolsista parcial: recebem alimentação (almoço e jantar).- Aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel)*.

Page 31: 6º Festival Internacional Sesc de Música

31

- Aluno vinculado a projetos sociais do Estado do RS, conveniados ao Festival.

A inscrição do aluno atesta o seu conhecimento sobre as normas, direitos e deveres presentes no regulamento do Festival, no entanto, ainda não garante a sua participação.

• Os alunos vinculados à UFPel devem realizar a inscrição no mesmo período e no site do Festival como os demais interessados. É necessário que seja informado no currículo que o mesmo estará ocupando as vagas disponibilizadas para a Universidade. A seleção dos alunos para essas vagas são de responsabilidade da Universidade. A falta de inscrição e pagamento da taxa de matrícula nos períodos estabelecidos acarretará a liberação da vaga para alunos suplentes conforme os prazos estipulados neste regulamento.

• Os alunos vinculados a projetos sociais devem preencher os mesmos requisitos do demais (envio de currículo e vídeo) e anexar carta de recomendação do projeto que atua com confirmação de estar vinculado ao projeto, assinada pelos respectivos responsáveis pelo projeto.

INFORMAçõES IMPORTANTES• A seleção dos alunos será através da avaliação dos currículos e vídeos postados pelos inscritos no site do Festival.• Só é permitida a inscrição de um curso por aluno. Não é possível um mesmo aluno realizar dois cursos em função do conflito de horários.• Além das informações pessoais e de outros dados solicitados na ficha de inscrição do site, é obrigatória a postagem de um vídeo na internet (YouTube) de 3 a 5 minutos, com repertório de livre escolha. O endereço de postagem do vídeo deve ser inserido no campo disponibilizado no site no momento da inscrição.

Page 32: 6º Festival Internacional Sesc de Música

32

- Podem ser inseridos dois vídeos, sendo um obrigatório.- Não é obrigatória a postagem de vídeo para candidatos ao curso de COMPOSIÇÃO. Caso possuam vídeos com execução de suas obras, a postagem pode ser realizada. - Para a inserção dos links na ficha de inscrição do site, o candidato deverá hospedar os vídeos, previamente e por sua conta, em canal próprio na internet (YouTube). Os arquivos de vídeo devem ser nomeados, antes da publicação no site do Festival, no seguinte padrão: nome do curso seguido do nome do candidato e numeração do vídeo, limitado a 02 vídeos, ou seja, violino_nome completo do aluno_vídeo 1.- Quanto maior a complexidade das obras e qualidade de execução, melhores serão as chances de seleção do candidato como Bolsista Integral.- Podem ser postadas partes de obras maiores (até o limite de 5 min).

• No currículo postado, o aluno deve inserir o nome do(s) professor(es), da instituição que estuda e das obras que executa.• Os músicos que atuam em grupos profissionais devem informar a instituição e a função que exercem no currículo.• Somente após a mensagem “Inscrição aceita com sucesso” a inscrição estará finalizada e o candidato considerado inscrito. O mesmo deve aguardar o resultado da lista de selecionados para efetivar o pagamento da matrícula e, assim, garantir sua vaga.

DIVULgAçãO DOS ALUNOS SELECIONADOSO resultado da seleção dos alunos (todas as categorias) s e r á d i spon ib i l i z ado somente a t r a vé s do s i t e www.sesc-rs.com.br/festival. O aluno inscrito é responsável por buscar no site do Festival as informações sobre seleção e prazos a serem cumpridos, a fim de não perder a vaga disponibilizada.

A lista de selecionados será divulgada no dia 08/09/2015.

Page 33: 6º Festival Internacional Sesc de Música

33

MATRíCUL ASO aluno selecionado deverá efetivar a matrícula conforme período e instruções descritas abaixo.

Período de pagamento e efetivação da matricula: de 09 a 21/09/2015.Período de pagamento e efetivação de matrícula 2ª chamada: 29/09 a 09/10/2015. Obs.: a segunda chamada dependerá da disponibilidade de vagas.

Valores da matrícula:- Aluno bolsista integral = R$ 250,00- Aluno bolsista integral com o Cartão Sesc/Senac = R$ 125,00- Aluno bolsista parcial = R$ 150,00- Aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas e Projetos Sociais = R$ 125,00

• A matrícula é obrigatória para todos os participantes do Festival e é a garantia da vaga disponibilizada. Deverá ser efetivada após o resultado dos selecionados através de depósito na conta bancária especificada abaixo e envio de comprovante de depósito para o e-mail: [email protected]

Dados da Conta-Corrente:Banco do Brasil - Agência 3418-5 Conta-Corrente 5986-2

Obs.: não serão aceitos comprovantes de depósitos por envelope em caixas eletrônicos. O aluno deverá comprovar o depósito através de comprovante legível e de débito na conta-corrente do Festival.

• Alunos estrangeiros: devem efetuar o pagamento em R$ (reais) no dia do credenciamento. Para que o estrangeiro garanta a sua vaga até o dia do credenciamento, deverá enviar um e-mail confirmando sua participação nos prazos estipulados de matrícula (se primeira ou segunda chamada). A falta de envio do referido e-mail acarretará no cancelamento da vaga. Envie e-mail para: [email protected]

Page 34: 6º Festival Internacional Sesc de Música

34

• Confirmação da Matrícula: participantes inscritos e selecionados para a matrícula deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula, mais eventuais taxas de emissão de boleto. O pagamento da matrícula garante ao aluno sua vaga e presença como participante do festival. O aluno deverá obrigatoriamente enviar o comprovante de pagamento da taxa para o e-mail do Festival e apresentar o documento original no dia do credenciamento em Pelotas.

• Somente serão aceitas as inscrições quando da aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão o pagamento e envio do comprovante da taxa de matrícula.

• Devolução da taxa de matrícula: haverá devolução da taxa de matrícula somente em caso de cancelamento do curso que o aluno foi selecionado. Não há devolução prevista para os demais casos.

TR ANSPORTEPara os alunos selecionados e que efetuarem sua matrícula, será disponibilizado transporte rodoviário gratuito de Porto Alegre para Pelotas no dia 17 de janeiro de 2016 e de Pelotas para Porto Alegre no dia 30 de janeiro de 2016.

Para a ut i l ização do transporte, o a luno deverá sinalizar a necessidade na inscrição e enviar e-mail para [email protected] no mesmo período de confirmação da matrícula (09 a 21/09/2015), confirmando a sua utilização. Os alunos que não enviarem o e-mail de confirmação da utilização do ônibus do Festival, não poderão embarcar em função de legislação vigente do Departamento de Estradas de Rodagem.Deslocamento de Porto Alegre para Pelotas: os ônibus sairão em frente ao Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n - Centro) e do Aeroporto Internacional Salgado Filho no dia 17/01/2016 em horários a serem informados no site do Festival.

Page 35: 6º Festival Internacional Sesc de Música

35

Deslocamento de Pelotas para Porto Alegre: os ônibus sairão em frente aos hotéis onde os alunos estarão hospedados no dia 30/01/2016 (retorno a ser realizado no início da manhã, com estimativa de chegada em Porto Alegre até as 14h do mesmo dia).

Obs.: o deslocamento dos participantes de suas cidades para Porto Alegre é por suas próprias expensas. O Festival também não se responsabilizará pelo transporte de alunos fora dos horários estipulados para os deslocamentos.

Para a utilização do transporte disponibilizado pelo Festival os estudantes que fizerem reservas em voos, devem fazê-lo com previsão de chegada dia 17/01/2016 até as 11h e partida dia 30/01/2016 prevista a partir das 15h.

HOSPEDAgEM E ALIMENTAçãOO Festival fornecerá hospedagem e alimentação gratuita somente aos alunos selecionados como bolsista integral.

Obrigatoriamente, o aluno deverá indicar na ficha de inscrição se irá utilizar o serviço de alimentação.

Os alunos vinculados à UFPel e inscritos como aluno bolsista parcial não terão direito a hospedagem, somente alimentação (almoço e jantar).

As refeições serão feitas no Restaurante Universitário da UFPel - Universidade Federal de Pelotas. Para utilização do serviço, os participantes deverão diariamente confirmar junto à coordenação do Festival, que irá fornecer o cartão de acesso ao restaurante universitário.

Aluno bolsista integral que receberá hospedagem deverá seguir as seguintes regras:

Page 36: 6º Festival Internacional Sesc de Música

36

a) Apresentar o Cartão de Acesso sempre que solicitado pelo hotel;b) Respeitar o horário de silêncio nas dependências do hotel, sob pena de expulsão do Festival;c) Manter padrões comuns e razoáveis de higiene e organização pessoal;d) Respeitar os pertences de seus colegas e evitar qualquer contato com os mesmos. Hóspedes que desrespeitarem a propriedade de seus colegas poderão ser expulsos do Festival;e) É proibido levar animais de estimação;f) Participantes visivelmente embriagados ou sob a influência de entorpecentes serão expulsos do Festival;g) Hóspedes que desrespeitarem essas regras, assim como outras regras de bom senso referentes ao bom comportamento e cooperação entre todos os hóspedes, poderão ser expulsos dos mesmos e do Festival;h) O participante deverá carregar consigo seus objetos, documentos e pertences de valor, não se responsabilizando o Festival por quaisquer danos e/ou furtos que venham acontecer durante a realização do mesmo;i) É obrigação dos participantes do Festival o comportamento adequado no meio, tratando outros alunos, funcionários e terceiros com respeito e urbanidade.j) O descumprimento dessas obrigações implica na imediata exclusão do aluno do Festival, cabendo à Comissão Organizadora o direito de determinar a saída do aluno. Ademais, na hipótese do descumprimento de tais obrigações gerarem danos materiais ou imateriais ao Festival, estará o(a) aluno(a), obrigado a indenizar, nos termos do artigo 186 do Código Civil Brasileiro, as partes prejudicadas. Além disso, o Festival reserva-se no direito de não mais aceitar inscrições de tais infratores nas suas próximas edições.

Participantes que tiverem sua matrícula cancelada devido ao não cumprimento das regras estabelecidas aqui não terão direito a receber seu Certificado de Participação, serão imediatamente excluídos do hotel e refeições do festival, e desde então não

Page 37: 6º Festival Internacional Sesc de Música

37

poderão mais participar em classes, ensaios, concertos e qualquer atividade oficial do Festival na condição de participante. Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição.

Participantes encontrados na posse ou sob influência de substâncias ilícitas proibidas por lei serão imediatamente expulsos do Festival e entregues às autoridades. Participantes estrangeiros poderão ser expulsos do Brasil.

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival.

HOSPEDAgEM DE ALUNOS MENORES NO FESTIVAL- Menores desacompanhados dos pais deverão portar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e Autorização de Hospedagem assinada pelos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida em tabelionato, sendo que a autorização deverá indicar, além dos dados do menor, o nome e o CPF de quem está autorizado a acompanhar o menor, a data ou o período da autorização a que se refere a hospedagem.

O aluno menor desacompanhado deverá apresentar a referida documentação no embarque em Porto Alegre. Em caso de não apresentação da documentação, o mesmo ficará impossibilitado de seguir viagem para Pelotas.

Participantes que não trouxerem consigo essa autorização original não poderão credenciar-se no Festival, e terão sua matrícula cancelada.

- Documentos originais de menores de 18 anos (Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento).

*Não será oferecida hospedagem para pais e acompanhantes de menores.

Page 38: 6º Festival Internacional Sesc de Música

38

CREDENCIAMENTOO credenciamento é obrigatório e será realizado na Faculdade Senac de Pelotas - Rua Gonçalves Chaves, 602 – Centro - Pelotas/RS.

Datas e horários de credenciamento: domingo | 17 de janeiro de 2016 | das 10h às 18h.

O credenciamento deverá ser realizado pessoalmente pelo participante, tendo consigo documento com foto cujo número foi inserido em sua ficha de inscrição (documento de identidade ou carteira de motorista atual) e comprovante de depósito de matrícula. Participantes que se apresentarem com outro documento, ou não tiverem o mesmo documento em mãos, não poderão registrar-se e não poderão participar do Festival.

REgUL AMENTO

Material e vestimentaCada aluno deverá trazer e arcar com todas as suas despesas de custeio e manutenção dos instrumentos musicais utilizados, não podendo cobrar tais despesas das empresas/órgãos organizadores do Festival.

Cada aluno deverá portar todo o material necessário para estudo, inclusive sua estante musical.

Todos os alunos masculinos deverão portar calça e sapato preto e camisa social de manga longa preta para os espetáculos, recitais e concertos. As mulheres deverão vestir preto.

Permanência no evento e atividades relacionadas:Os participantes deverão permanecer na cidade de Pelotas do dia 17 de janeiro até o final das atividades do Festival no dia 30 de janeiro de 2016.

Page 39: 6º Festival Internacional Sesc de Música

39

Os participantes que se ausentarem das atividades do Festival sem prévia autorização da administração ou se recusarem a participar de alguma atividade solicitada pela comissão artística terão suas matrículas canceladas e não terão direito a receber o Certificado de Participação ou reembolso da taxa de inscrição. Conforme o caso, poderá ser excluído do Festival.

Os participantes deverão estar presentes em todas as atividades pedagógicas e artísticas para as quais o Festival determinar sua presença. Alunos com conflitos de horários ou impossibilitados de participar de alguma classe, concerto, ou outra atividade deverão notificar o Festival o mais rápido possível explicando a natureza do conflito, oferecendo também sua sugestão de como o conflito poderá ser contornado. A Comissão Organizadora irá analisar o pedido e tomará uma decisão se o conflito merece qualquer ajuste ou exceção, ou se a falta do participante será motivo para falta ou cancelamento da matrícula.

É obrigatória a participação dos alunos em ensaios, concertos e eventos pertinentes ao Festival quando solicitados pela Comissão Artística.

O participante matriculado que não comparecer ao Festival, abandoná-lo durante sua realização, ou mesmo for excluído por motivos disciplinares, ficará impedido de participação nas 02 (duas) próximas edições.

Classe de cantoCaso seja necessário, é obrigatória a participação dos alunos da Classe de Canto Lírico em concertos que exijam coro.

CertificadoSó receberão certificados os alunos que participarem de 75% das classes, que deverá ser comprovado pelo aluno através de assinatura – diária – nas listas de chamada.

Page 40: 6º Festival Internacional Sesc de Música

40

Atividades pedagógicas e artísticasO participante deverá: Comparecer a todos os ensaios e concertos, de orquestra ou de música de câmara, assim como classes de instrumento e masterclasses agendados pelo Festival, podendo esses acontecer em diversos espaços escolhidos pela organização;

Estudar suas partes, previamente, e vir preparado para todos os ensaios, concertos e classes que contam com sua presença e participação;

Conviver com seus colegas e professores em uma atmosfera de harmonia e apoio mútuo;

A programação é de inteira responsabilidade da Comissão Artística do Festival e poderão ocorrer alterações sem prévio aviso.

Professores poderão ser excluídos ou adicionados sem prévio aviso, bem como poderão ser autorizados a se afastar temporariamente de suas atividades pedagógicas a critério da organização do Festival.

O Festival não se responsabiliza pelas consequências advindas de quaisquer mudanças.

Utilização de espaços comunsNenhum participante poderá convidar pessoas que não estejam ligadas ao Festival para participarem em aulas, classes de música de câmara, sem a expressa autorização da organização do Festival.

Participantes que desrespeitarem essas regras, assim como outras regras de bom senso referentes ao bom comportamento e cooperação entre todos os membros da família do Festival, poderão ser excluídos a critério da comissão organizadora.

Page 41: 6º Festival Internacional Sesc de Música

41

Acesso aos espaçosNo credenciamento será fornecido para o aluno o seu CARTÃO DE ACESSO. Esse cartão deverá ser apresentado quando for solicitado, tanto para acesso aos locais de hospedagem, restaurante Universitário, salas de aulas e demais locais que seja necessário.

A não apresentação do referido cartão quando solicitado, acarretará o impedimento de acesso do aluno no referido espaço.

Uso de fotografias e gravações de imagemA participação no 6º Festival Internacional Sesc de Música implica na cessão gratuita à organização do Festival, de todos os seus direitos de voz, som e imagem, que poderão ser captados pelo Festival ou por terceiros em nome dele, para inclusão dos mesmos em qualquer tipo de suporte material hoje ou no futuro existentes, podendo o Festival livremente deles dispor, bem como de seus extratos, trechos ou partes, dando-lhe qualquer utilização (não remunerada), exemplificativamente, adaptá-la para fins de produção de obras audiovisuais, para exibição através de projeção em tela em casas de frequência coletiva ou em locais públicos, com ou sem ingresso pago, transmiti-la via rádio e/ou televisão de qualquer espécie (televisão aberta ou televisão por assinatura, através de todas as formas de transporte de sinal existentes, exemplificativamente UHF, VHF, cabo, MMDS e satélite), adaptá-la para qualquer formato, veicular propaganda, bem como fixá-la em qualquer tipo de suporte material, tais como películas cinematográficas de qualquer bitola, CD, CD-ROM CD-I (compact disc interactive), home vídeo, DAT (digital audio tape), DVD (digital video disc) e suportes de computação gráfica em geral, armazená-la em banco de dados, disseminá-la através da internet, via celular, inclusive para downloads, WAP, SMS ceder os direitos autorais sobre a obra produzida a terceiros, para qualquer espécie de utilização (não remunerada), utilizar trechos ou extratos das mesmas.

Page 42: 6º Festival Internacional Sesc de Música

42

O participante, através da sua matricula, autoriza a utilização de seu nome em apresentações artísticas, imagens e voz, bem como cede a título gratuito os direitos patrimoniais de autor sobre as obras enviadas, permitindo a utilização dessas, sem qualquer limitação de tempo, exemplificativamente, mas não se limitando em fotos, cartazes, filmes, spots, em qualquer meio de comunicação utilizado pela organização do Festival para suas campanhas de marketing, incluindo, mas não se limitando à mídia televisiva, jornais, revistas, outdoors e/ou meio de transmissão digital, com ou sem provedor, inclusive, ceder esses direitos a terceiros.

Page 43: 6º Festival Internacional Sesc de Música

43

Créditos

SERVIçO SOCIAL DO COMéRCIO:

Luis Carlos Bohn | Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac

Luiz Tadeu Piva | Diretor Regional Sesc/RSSilvio Alves Bento | Gerente de Cultura Sesc/RSLuis Fernando Parada | Gerente Sesc Pelotas

COMISSãO ORgANIzADOR A:

Silvio Alves Bento | Gerente de Cultura Sesc/RSAnderson Mueller | Coordenador Técnico/ProduçãoEvandro Matté | Diretor ArtísticoLuis Fernando Parada | Gerente Sesc PelotasViviane Guterres | Subgerente Sesc PelotasLucas Vidal | Agente de Cultura Sesc Pelotas

COMISSãO ARTíSTICA:

Evandro Matté | Diretor ArtísticoGeraldo Moori | Coordenador da Orquestra

Acadêmica e Recitais de AlunosWhilton de O. Mattos | Coordenador da Banda

Sinfônica do FestivalMax Uriarte | Coordenação de Música de Câmara

Page 44: 6º Festival Internacional Sesc de Música

Apoio Cultural

Realização

Apoio Institucional