82 anos ten. cel. oterson luis nocelli assume comando do ...... domingo, 15 de marÇo de 2015 1...

8
www.sljornal.com.br DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do 57° BPM Leia a entrevista com Eugênio Ferraz, Chanceler da Comenda Ambiental 82 ANOS Domingo, 15 de Março de 2015 Edição nº 4186 - R$ 1,00 (pág 03) Na manhã de terça-feira, dia 10 de março, aconteceu a solenidade de passagem de comando do 57°Batalhão da Polícia Militar na cidade de São Lourenço-MG. Confira a programação especial para o Dia Mundial da Água (pág 04) Karateca da cidade é premiada em campeonato mineiro (pág 07) Segurança

Upload: others

Post on 09-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1

Impr

esso

Espe

cial

CON

TRAT

O

N. 99

1216

6940

/200

8CO

RREI

OS

(pág 04)

Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do 57° BPM

Leia a entrevista com Eugênio Ferraz, Chanceler da Comenda Ambiental

82 A

NO

S

Domingo, 15 de Março de 2015Edição nº 4186 - R$ 1,00

(pág 03)

Na manhã de terça-feira, dia 10 de março, aconteceu a solenidade de passagem de comando do 57°Batalhão da Polícia Militar na cidade de São Lourenço-MG.

Confi ra a programação especial para o Dia Mundial da Água (pág 04)

Karateca da cidade é premiada em campeonato mineiro (pág 07)

Segurança

Page 2: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 20152 opinião

VERA GANNAMMaria Nossa Mãe

SIMONE GANNAMFalando ao Coração

[email protected]

MONS. JONAS ABIBRefl exão

EDITORIAL

Coluna Popular

jornalismo@portalalternati va.com.br

DR. LUÍS PAULO DE OLIVEIRAOrtopedia e Traumatologia

DR. LUÍS PAULO DE OLIVEIRA

São JoséCelebra-se no dia 19 de

Março, a solenidade de São José, esposo de Nos-sa Senhora e Padroeiro da Igreja Universal.

José acreditou no que é humanamente impossível: a maternidade de uma vir-gem, a Encarnação do Fi-lho de Deus. Pela sua fé e obediência, mereceu que se realizassem estes gran-des mistérios em seu lar. Toda a vida de José foi ato prolongado de fé e obedi-ência nas mais obscuras e difí ceis situações, huma-namente falando. Pouco após o nascimento de Je-sus, recebe a ordem do céu: “Levanta-te, toma o meni-no e sua mãe, e foge para o Egito” (Mt 2,3). Mais tar-de, diz-lhe o Anjo do Se-nhor: “Vai para terra de Is-rael” (Mt 2,20). Imediata-mente – de noite – José obedece. Não contempo-riza, não pede explicações, não põe difi culdades. É li-

teralmente “o servo fi el e prudente a quem o senhor confi ou sua família” (Lc 12,42), totalmente dispo-nível para Deus, sempre atento a seus acenos e to-talmente entregue ao divi-no serviço. Revela seme-lhante dedicação seu per-feito amor: ama a Deus com todo o coração, com toda alma, com todas as forças. Maria é sua esposa, mas bem sabe José que perten-ce ela exclusivamente a Deus, guarda-a para Deus, auxi-liando-a na missa de Mãe do Filho de Deus. Grande lugar ocupa São José hoje na Igreja que o invoca e o venera como seu protetor.

Nos momentos obscuros da vida é o exemplo de São José para todos nós estí mu-lo à fé inabalável, à adesão sem reservas, à vontade de Deus, ao serviço generoso.

Fonte: Inti midade Divi-na-Gabriel de Santa Maria Madalena.

A fórmula mágicaQuem de nós não gostaria de

encontrar uma fórmula mágica que pudesse resolver, num pis-car de olhos, todos os nossos problemas e afl ições? Certamen-te, muitas vezes em nossa vida, senti mos este desejo profundo a invadir a nossa mente e o nos-so coração. Mas a verdade é uma só: a realidade não nos permite tal proeza e, assim, somos obri-gados a refl eti r sobre os desa-fi os que nos são apresentados, buscando soluções que muitas vezes levam tempos e tempos para produzir seus resultados.

Vivemos num mundo extre-mamente acelerado. Temos a impressão de que os dias cor-rem e que as horas voam. E, le-vados por esta sensação, para-lelamente, queremos solucionar nossos confl itos também assim, rapidamente, de um minuto pa-ra outro, num “piscar de olhos”. Neste afã de “fi carmos livres” disto ou daquilo, desta ou da-quela pessoa ou situação, quan-tos erros cometemos, colabo-rando para que as coisas se com-pliquem ainda mais, criando verdadeiras “bolas de neve”.

As soluções realmente efica-zes são aquelas que se cons-tróem dia após dia, com zêlo, cuidado e atenção. Aquilo que requer de nós um acompanha-

mento constante é extrema-mente trabalhoso, mas é igual-mente necessário para que os efeitos possam ser produzidos, a seu tempo.

Assim como as pessoas que querem perder peso jamais con-seguirão manter a forma alme-jada sem doses homeopáticas de reeducação alimentar e ati-vidades físicas (o que requer força de vontade), jamais con-seguiremos resultados satisfa-tórios sem dedicação, sem ação. Soluções não caem do céu. Quando tomamos apenas um remédio para emagrecer, con-tinuamos exatamente iguais. Quando queremos resolver os problemas num passe de má-gica, a tendência é que eles se agravem ainda mais.

Fórmulas mágicas são muito interessantes, porém, irreais. Elas só funcionam na fi cção, pois a realidade é outra. No mundo real, temos que gastar energia e empreender esforços contí -nuos a uma causa, a fi m de que os frutos apareçam, ainda que a longo prazo. Paciência e per-sistência são fundamentais, sem-pre. Descruzemos os braços e, corajosamente, abandonemos as falsas fórmulas mágicas a fi m de que os milagres realmente aconteçam...

Hérnia de DiscoConsiderações gerais

O disco intervertebral é uma estrutura carti lagino-sa que tem a função de mo-vimentação da coluna, dis-tribuição do peso e da ener-gia que atravessam o eixo longitudinal do corpo. Sua porção central tem consis-tência gelati nosa e consis-te em meio ácido, altamen-te tóxico para as estruturas nervosas da região.

Durante a vida, passamos por um processo de enve-lhecimento natural do nos-so corpo. A primeira estru-tura que começa a envelhe-cer é o disco, sendo que já podemos encontrar altera-ções degenerati vas do mes-mo na adolescência. Por volta dos 65 anos de idade, prati camente 100% da po-pulação possuirá alterações degenerati vas da coluna, incluindo o disco e seus ti -pos de herniação. Deste to-tal de indivíduos, somente cerca de 10% terão dor re-lacionada à hérnia discal.

Estudos mostram que ao se fazer exame de ressonância na população assintomáti -ca, encontramos hérnias de disco e alterações degene-rati vas da coluna em até 40% das pessoas.

Desta forma, uma peque-na parcela das pessoas te-rá dor causada pela hérnia discal, com sintomas de in-fl amação da raiz nervosa, principalmente a dor do ti -po ciáti ca, com irradiação até o pé. Na maioria dos casos (mais de 90% das ve-zes), a crise de dor se re-solve espontaneamente com o tempo (consideramos o quadro agudo de dor até 6 semanas - 2 meses), sendo necessário apenas medidas de controle da dor (medi-cação, Fisioterapia, acupun-tura), e programa de rea-bilitação e prevenção na sequência. Assim, quando devemos indicar cirurgia ?

Voltarei ao assunto na próxima postagem.

Ricardo Antonio MarcelinoCTPS nº 47670 Série nº 324/SP

Prezado Senhor:Solicitamos o comparecimento de V.Sa. ao estabeleci-

mento desta Empresa Rosana Maria Costa Senna – ME, no prazo de 15 dias, no intuito de justi fi car suas faltas que vêm ocorrendo desde o dia 01/02/14, até o dia 11/03/15, sob pena de caracterização de abandono de emprego, ensejando a justa causa do seu contrato de tra-balho conforme dispõe o arti go 482, letra “I” da CLT.

Sem mais,AtenciosamenteSão Lourenço, 11 de março de 2015.

ROSANA MARIA COSTA SENNA - ME

Entenda como o Senhor nos forma e nos moldaNos problemas do dia a dia, o Senhor nos forma e nos molda

Pode ser que, hoje, este-jamos em uma “zona de desconforto”, mas essa não é a verdade da nossa vida. Deus, muitas vezes, permi-te que vivamos esses mo-mentos para conti nuar a nos moldar de acordo com Sua imagem e semelhança. Só o arti sta sabe por que cortou e bateu na pedra bruta para que esta se trans-formasse em uma imagem. Da mesma forma, só o Se-nhor sabe por que permite que as coisas sejam corta-das da nossa vida.

Nós não queremos per-der nada, mas para sermos imagem e semelhança do Altíssimo, Ele precisa po-dar em nós o que for ne-cessário. Deus Pai nos for-ma na oficina da vida, nos problemas do dia a dia; Ele não nos leva a um lugar separado e restrito para nos moldar.

Na verdade, somos cheios de egoísmo, de maldade e orgulho; e quebrar essas coisas em nós não é fácil. O Senhor sabe que existe muita ruindade em nós, e a única forma de reti rá-la é quebrando-nos na ofi cina da vida. Somos um “blocão de mármore” e precisamos ser moldados. Ou Deus cor-ta você e o quebra nesta vida ou você vai chegar no céu despreparado.

Só vamos nos projetar em Deus quando chegarmos à eternidade, mas isso se es-ti vermos moldados; se, nes-ta vida, todas as nossas ruin-dades forem cortadas. Se a vida não nos humilhar, vamos entrar no céu sober-bos e não nos encaixaremos no Senhor, porque Ele é sim-ples. Só os humildes vão se encaixar no Pai. Se a vida não “bater” em nós, não aprenderemos.

A importância de preservar

Muita gente já ouviu falar da importância da preserva-ção do meio ambiente e dos esforços dos ambientalistas para reduzir o impacto do homem no planeta. Mas es-sa ati tude não deve parti r apenas de determinados gru-pos e nem depender apenas de políti cas ambientais. Afi -nal, a Terra tem seis bilhões de habitantes e a colabora-ção de cada um é essencial.

Atualmente, enfrentamos um período de escassez de recursos naturais ao mesmo tempo em que a população mundial cresce e os impactos ambientais se tornam mais intensos. Dentre os principais problemas, podemos desta-car o desmatamento desor-denado, a emissão de poluen-tes e a uti lização de recursos sem a reposição dos mesmos.

A conscienti zação ambien-tal surge como um caminho para a preservação do meio ambiente, na qual a socieda-de compreende as limitações do planeta e parti cipa de ações que visam soluções efeti vas. O Brasil, por exemplo, possui a maior fl oresta do mundo e uma biodiversidade riquíssi-ma. Por outro lado, algumas

regiões do país enfrentam cri-ses hídricas históricas.

Além de se conscienti zar, a população precisa se infor-mar e se posicionar por me-didas favoráveis ao meio am-biente. A preservação e re-cuperação de Áreas de Pre-servação Permanente, espe-cialmente próximas a rios e nascentes, evita a diminuição da profundidade e vazão dos rios e, portanto, seu desapa-

recimento gradual. A forma-ção de corredores ecológicos, para que os animais não aden-trem áreas culti vares e com habitação. A manutenção da qualidade da água, uma vez que a chuva pode levar resí-duos das lavouras e fezes de animais aos rios e ao solo, contaminando também o len-çol freáti co.

O consumo consciente de água e energia elétrica e a

separação de lixos recicláveis e orgânicos são pilares para a preservação, que começa dentro de casa. Consumir de marcas e empresas ecologi-camente responsáveis, que possuam uma cadeia de pro-dução sustentável, é uma maneira de demonstrar apoio a quem se preocupa com a preservação do meio ambien-te, podendo infl uenciar ou-tros produtores.

Page 3: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 3

Diretor Geral: Flávio Augusto de Paula Dutra, Reportagem, Fotos, Redação: Karla Maria de Almeida Barbedo, Jornalista Responsável: Luciana Dutra, Designer: Lúcio Adriano, Diagramação: Marcio Vinícius Gouveia, Departamento Administrati vo: Isabel Cristi na de Paula Dutra, Departamento Comercial: Vera Lucia de Carvalho Dutra e Luciana Dutra, Assessor Jurídico: José Manoel Pereira, Distribuição: Júlio César de Paula Dutra.

Colaboradores: Vera M. Gannam de Castro, Hilda Pinelli, Simone Gannam L. Ribeiro, Izidoro Sant`Angelo Filho, Frei Felipe Gabriel Alves, Heloísa M. D. de Almeida, Filipe Nacle Gannam, Pedro Jorge de Oliveira Nett o, Mariana Dutra, José Celso Garcia, Prof. André, Beto Bacha, Dom Zeca, Mario Henrique Poli de Oliveira, Monsenhor Jonas Abib, José Luiz Mendes, Padre Bruno César, Dr. Rodrigo C. Santos, Cecília Britt o, Débora Centi , Rita Abbud.

Circulação: São Lourenço e Região Sul de Minas: Lambari, Jesuânia, Olimpio Noronha, Carmo de Minas, Dom Viçoso, Cristi na, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Caxambu, Cambuquira, Baependi, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro. Redação e Administração: Rua Alzira Candal, 100 - São Lourenço/MG - CEP 37470-000 Telefax: (35) 3332-8484 - E-mail: escritorio@portalalternati va.com.br / jornalismo@portalalternati va.com.br

Os arti gos assinados não representam a opinião do jornal.EXPE

DIEN

TE

Para anunciar:Telefax: (35) 3332-8484Tiragem Semanal: 8000 exemplares

opinião

ENTREVISTA

CLASSIFICADOS

ALUGA-SE LOJA NO ANTONIO DUTRA SHOPPING – 2º PISO – LOJA 64.TELEFONE DE CONTATO: 35-3332-2092 OU 8832-8834(OI)

ALUGA-SE APTO EM UBATUBA (PRAIA GRANDE). TRATAR (35) 8816-2486 OI / (35) 9105- 6305 - TIM.

ALUGUEL - CASA COM DOIS QUARTOS SENDO UMA SUÍTE, SALA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA DE SERVIÇO, SEM GARAGEM. ENTRADA INDEPENDENTE, LOCALIZADA NO ANDAR SUPERIOR E POR ISSO POSSUI ESCADA. CONTADOS PELO TELEFONE (19) 98802-9913 OU (19) 99265-0865.

RITA ABBUDCanti nho da Poesia

“Eu e Você”Tenho me manti doNo propósito de escrever; O que estava perdidoNão me deixava viver;Uma nova invençãoGosto de comunicar;Sou de natureza falanteDifí cil de descrever;Falar de mim para “você”É um eterno prazer.Nesta luta hercúleaPor justi ça social faço acontecerA missão que “Jesus” determinouNão apenas escrever;A ação é que me liga “Eu e Você”.

Missão

Aniversário

DOM ZECAA notí cia é...

maestromarti [email protected]

Frei Camilo Militão, são lourenciano, ordenado dia 20 de dezembro de 2014, segue em missão para Angola, Africa. Que Deus o abençoe cada vez mais. Que seu trabalho de evangelização seja co-roado de êxitos.

Celebrar a vida, dom de Deus, é uma grande bênção. E nossa família mais uma vez celebrou com muita alegria o aniversário da Maria Clara Guimarães. Nossa mãe e avó, mulher guerreira, completou 69 anos de vida e de muita luta, na últi ma quarta-feira (11). Louvamos e agradecemos a Deus pela sua presença entre nós e pedimos que Ele con-ti nue nos abençoando e nos dando forças para suportar os desafi os da vida. Parabéns, Maria Clara! Filhos e Netas

Com grande júbilo recebemos diversos grupos do Terço dos homens provenientes de diversas cidades para come-morarmos o 5º aniversário de criação do Terço dos homens em nossa Paróquia, dia 08 últi mo. Foi uma tarde de ale-gria, oração, confraternização e refl exão. A missão do Ter-ço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. Sendo assim, o Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os prin-cipais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Ma-ria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho. Agrade-cemos a todos que nos ajudaram. Muitas pessoas se em-penharam e por isso, o encontro foi um grande sucesso. Resta-nos agradecer a Deus que nos dá sempre forças pa-ra caminharmos, ao Pe. Tanquinho que não mediu esforços e veio nos auxiliar. Ao nosso querido bispo Dom Diaman-ti no que abrilhantou a nossa festa com a sua presença ale-gre e amiga, em fi m, a todos o nosso Deus lhes pague. “O mundo sem fé na dor se consome, Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens”. Que a Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus e nossa nos ajude a sermos cada dia mais seme-lhantes ao seu Filho e interceda por nós!

Faculdade Victor Hugo e Endeavor (maior Insti tuto de Empreendedorismo do Mundo)

Em parceria com o Sebrae Na-cional, a Faculdade Victor Hugo iniciará o projeto “Educação Empreendedora”.

Este projeto ocorrerá a parti r de duas fases:

1) Com a implementação da metodologia de desenvolvimen-to de negócios chamada “Bota pra Fazer”, criada e conduzida pe-la Endeavor (maior Insti tuto de Empreendedorismo do Mundo)

2) Através da aplicação da me-todologia de formação de em-preendedores do Sebrae-MG.

O projeto completo terá du-ração de dois anos, envolvimen-to de cerca de 100 alunos, mais de 10 professores e orçamento de R$ 150.000,00.

O “Bota pra Fazer”Através de aulas presenciais

e à distância (com apoio dos professores da Faculdade e de consultores da Endeavor, os alu-nos desenvolverão projetos de novos negócios!

Em grupos, eles trabalharão desenvolvendo estes novos ne-gócios e ao fi nal do projeto, a Faculdade Victor Hugo realizará um evento para apresentação desses projetos.

Pretende-se envolver empre-

sas da nossa região para acom-panhar o projeto desde o de-senvolvimento do trabalho dos alunos até a apresentação dos resultados fi nais do trabalho.

Acreditamos ser uma opor-tunidade interessante de apro-ximar o mercado da faculdade. Dentre os benefí cios com essa aproximação, estão:

• Oportunidade de conhecer talentos da faculdade e recrutar para a sua empresa;

• Ter acesso a um processo de concepção de negócios, que poderão receber o investi men-to de sua empresa como sócia do negócio;

• Oportunidade de sugerir projetos de negócio que este-jam convergentes com as neces-sidades da sua empresa;

• Possibilidade de contribuir com informações/conhecimen-to para novos projetos de ne-gócio que surgirão no projeto.

A parti cipação de sua empre-sa no projeto será gratuita, ne-cessitamos apenas de que algum colaborador esteja disponível para parti cipar de reuniões men-sais sobre o andamento dos pro-jetos. E que a direção da empre-sa esteja presente no evento de apresentação fi nal dos projetos.

Eugênio FerrazChanceler da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço - MG

O entrevistado dessa semana é o Sr. Eugênio Ferraz. Engenhei-ro, Jornalista e Escritor, é o Di-retor-Geral da Imprensa Ofi cial do Estado de Minas Gerais. Foi Superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais; Diretor-Geral do Centro de Es-tudos do Ciclo do Ouro; Diretor--Geral do Museu Casa dos Con-tos de Ouro Preto; responsável por diversas restaurações de monumentos históricos no pa-ís; fundou e coordenou o Fórum de Dirigentes Federais em Mi-nas Gerais e o Sistema de Mu-seus de Ouro Preto; é membro da Arcádia de Minas Gerais, do Insti tuto Histórico e Geográfi co de Minas Gerais; membro do Insti tuto Histórico e Geográfi co Brasileiro; Chanceler das Comen-das da Liberdade e Cidadania (São João del Rei, Tiradentes e Ritápolis) e Ambiental (São Lou-renço). Tem mais de 15 livros publicados em edições ricamen-te ilustradas, dezenas de tí tulos editorados, prefácios e apresen-tações para renomados autores e insti tuições, além de arti gos publicados em jornais.

Como estão os prepara-ti vos para a Comenda Ambien-tal 2015?

Estão ocorrendo perfeitamen-te, agora, quase às vésperas da cerimônia. Até há pouco de-pendíamos de algumas defi ni-ções que acontecem agora. O mais trabalhoso é a necessida-de de ligar inúmeras partes sol-tas, de forma a possibilitar um

desenvolvimento ágil, correto e efi caz das diversas ati vidades, as quais, em separado ou no conjunto, são interdependentes e inter-relacionadas e que, em sua maioria, dependem de ár-duas e demoradas arti culações e organização logísti ca de ex-trema precisão. Por exemplo, as arti culações fi nais para o “3° Se-minário Sobre Acessibilidade em Cidades Turísti cas” e, sobretu-do, o Seminário “Olhar Judicial Sobre o Meio Ambiente”, que contará com debatedores e pa-lestrantes de elevada projeção em órgãos e enti dades, como o Tribunal de Justi ça de Minas Gerais, a Justi ça Federal, o Mi-nistério Público, a Defensoria Pública e a Advocacia Geral do Estado, dando a dimensão da importância do tema, principal-mente neste momento de es-cassos recursos hídricos dispo-níveis no país, em especial na região sudeste, que engloba o nosso Estado de Minas Gerais, permiti ndo que o tema tão atu-al possa ser melhor debati do, exposto e sirva de subsídios pa-ra os parti cipantes e diferentes atores da área jurídica. Neste aspecto, e no tema, São Lou-renço novamente se projeta na vanguarda.

Quem são as autorida-

des e personalidades que es-tarão presentes no evento des-te ano?

Preferimos manter a discri-ção, uma vez que no agracia-mento estarão, também, impor-tantes autoridades e persona-lidades estaduais e nacionais, razão pela qual, também, não devemos divulgar alguns nomes em detrimento de outros.

A ideia da Comenda Am-biental é de sua esposa, a ensa-ísta e são-lourenciana, Ivanise Junqueira. Ela imaginava a di-mensão que o evento ganharia?

Com certeza nem ela imagi-nava a repercussão de sua pro-posição, ideia surgida no senti -do de inserir nossa cidade no

contexto políti co e de mídia na-cional, de forma tal que, com crescente visibilidade, maiores recursos fossem aportados e aumentasse também o volume de turistas na cidade, o que se confi rma, desde a primeira edi-ção, em benefí cio da sociedade local. No seu sonho, chegará, certamente, em futuro próximo, a oportunidade de, com cada vez menos agraciados e conse-quente valorização cada vez maior da Comenda Ambiental, serem destacados os maiores ícones da preservação do meio ambiente, seu permanente de-sejo como idealizadora desta importante Comenda, cuja im-plantação pode ser traduzida na grandiosidade da mesma, veri-fi cada desde sua implantação há cinco anos. Cabe lembrar, também, que Ivanise, na con-cepção original, atrelava a so-lenidade de agraciamento a vá-rios outros eventos que bene-fi ciassem diretamente a popu-lação, como educação ambien-tal para jovens, cultura e ensi-namentos permanentes de for-ma a perpetuar o senti do maior da preservação ambiental em um contexto mais amplo.

Como é o pós-evento,

com seus contatos políti cos e celebridades que vêm receber a comenda em São Lourenço? Eles comentam alguma coisa sobre a cidade?

Os resultados para São Lou-renço, conforme dados geren-ciais apresentados pelo prefei-to Zé Neto, pelos vereadores - que também são a voz da po-pulação - por empresários, por agraciados, por autoridades de fora, pela grande mídia impres-sa, falada e televisionada, não deixam a menor dúvida acerca dessa exposição que a cidade tem de forma espontânea e gra-tuita. Para se ter uma pequena ideia do que isso signifi ca, cer-tamente todo o orçamento bru-to do município sequer daria para custear uma parcela ínfi ma da propaganda espontânea e

gratuita gerada pelo evento, po-tencializando o turismo que é a maior fonte de riqueza de nos-sa terra, a indústria limpa, sem poluição e que por isso mesmo, tão bem se coaduna com os ob-jeti vos e com o senti do da Co-menda Ambiental Estância Hi-dromineral de São Lourenço.

O que sempre ouvimos, nos últi mos anos, são constantes elogios à cidade, às suas aco-lhedoras recepções e à inata ca-pacidade de São Lourenço em tão bem receber seus visitantes, os turistas, razão primeira de seu crescimento e sucesso.

Essa já é a quinta edição da Comenda, o que mudou nes-ses cinco anos? E o que nós po-demos esperar para o futuro?

O que fi ca cada vez mais ní-ti do nos últi mos anos é o res-peito que se observa pela cida-de, o reconhecimento das au-toridades consti tuídas para com a região e, sobretudo, o olhar para São Lourenço como uma cidade especial, de qualidades singulares em suas múlti plas plu-ralidades. Pereniza-se, assim, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço como um grande “mote” para alavancar o progresso sustentá-vel da cidade, para a elevação cultural do município e sua ine-gável inserção no cenário minei-ro e nacional, quer seja insti tu-cional, políti co, sócio-econômi-co e turísti co, trazendo maior conforto e melhor qualidade de vida aos seus moradores.

Quais são as suas ex-pectati vas para a Comenda Am-biental 2015?

Que se acentuem, cada vez mais, no projeto de longo pra-zo, os benefí cios direto e indi-retos para a cidade, ressaltan-do-se o lema “Prima Inter Pa-res”, inscrito na Medalha da Co-menda Ambiental, associado à simbologia da frase do brasão da cidade que diz “Aqua Vitae Ignes Fidei”, que tanto signifi -cam para a nossa querida terra.

Agradecimento

Page 4: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 20154 cidades

BETO BACHAGiro Esporti vo

OH DÚVIDA CRUEL

Essa semana a CBF divulgou a ta-bela das séries A e B do Campeona-to Brasileiro de 2015 e alguns assun-tos começam a chamar a atenção. O primeiro assunto diz respeito ao formato do campeonato, alguns clu-bes discutem a volta do chamado mata-mata ou playoff s, no esquema igual à Copa do Brasil com mais emo-ção, principalmente na fase fi nal e fi nanceiramente mais rentável. Qual-quer campeonato só com pontos corridos é incompleto e injusto. Incompleto porque ti ra do torcedor a chance de assisti r a uma fi nal. Injusto porque irá faltar o teste fi nal emocional e decidido em um único dia. Temos desde 2003 um formato com turno e returno onde o melhor ti me é o campeão ao fazer o maior número de pontos. Vamos colo-car em discussão: neste formato de disputa as últi mas roda-das do Brasileirão estão fi cando realmente sem emoção? So-mente existe briga na parte de baixo da tabela? Por que não temos um público compatí vel ao “melhor futebol do mundo”? Hoje temos 20 clubes jogando 38 rodadas, quatro vagas na Libertadores da América e quatro rebaixados. Quem sabe en-contra-se uma proposta que mistura os pontos corridos com o mata a mata na parte fi nal. Outra discussão diz respeito ao chamado fair-play fi nanceiro dos clubes, onde o clube que ti -ver dívida trabalhista perderia pontos no campeonato, porém pra isso o jogador deveria denunciar o clube para que o clube possa ser punido. Essa é a proposta da CBF, que força o joga-

dor se expor e con-sequentemente fi car “mal visto” no mercado. O que a CBF faz é colocar uma responsabi-lidade em cima do jogador com essa proposta, onde ele tem que denun-ciar o seu clube, o clube perde os pontos e imagina o tratamento da torcida com esse jogador.

TERRA A VISTA

O Campo da Associação Esporti va Santa Mônica (Vival-dão), esta passando por reforma. Será feito um sistema de drenagem responsável por coletar as águas de chuvas e levarem para fora do campo. E logo em seguida, será colo-cada grama novinha em folha para os prati cantes do fute-bol. Estamos na expectati va de formação de equipes do bairro para a disputa da Copinha de Base. A pro-messa é que após o en-cerramento das obras, se-rá realizado um torneio com os garotos e também com os véinhos. Refl exo do bom trabalho e enga-jamento dos moradores do bairro Santa Mônica.

Parque das Águas prepara programação especial para o Dia Mundial da Água

São Lourenço, que colabo-ra para que Minas Gerais se-ja considerada a “caixa d’água do Brasil”, vai comemorar o Dia Mundial da Água, cele-brado anualmente no dia 22 de março. Aproveitando o

tema Água e Desenvolvimen-to Sustentável, proposto pe-la Organização das Nações Unidas, o Parque das Águas de São Lourenço organizou uma programação especial para os moradores e turistas.

Além de ati vidades educati -vas que tratam dos temas de preservação da água e reci-clagem, estarão presentes personagens do Looney Tu-nes, com quem as crianças poderão brincar e ti rar fotos.

O parque fi ca aberto de do-mingo a segunda das 08h00 às 17h20 e o valor do ingres-so é R$7,00. No dia 22 de mar-ço, a entrada será gratuita.

Mais informações no Par-que das Águas: 35 3332-7111

57° BPM tem novo ComandanteNa manhã de terça feira,

dia 10 de março, aconteceu a solenidade de passagem de comando do 57°BPM na cidade de São Lourenço-MG. O Tenente Coronel Paulo Va-lério Junior se despediu com honras militares e o Tenente Coronel Oterson Luis Nocelli assumiu o comando.

O Ten. Cel. Valério foi o pri-meiro comandante do 57° batalhão da PMMG, que com-pletou um ano no dia 12 de novembro de 2014.

Estavam presentes na so-lenidade comandantes de toda região e de outros es-tados, como o comandan-te da 17° Região da Polícia Militar Cel. Wagner Mutti tavares.

O novo comandante, Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli é na-tural de Juiz de Fora – MG, bacharel em Direito e espe-cialista em segurança pública.

Page 5: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 5

cidades

Enfermagem: arte, ciência e segurançaO enfermeiro é hoje um dos principais protagonistas do sistema de saú-

de, pois cabe a ele assistir os pacientes, monitorar o progresso e os resul-tados desejados, desenvolver o plano de cuidados interdisciplinares e apri-morar a qualidade e a segurança, bem como educar pacientes e outros membros da equipe multidisciplinar de assistência. Essas responsabilida-des não se restringem aos casos agudos, mas também abrangem a atenção primária, secundária, terciária, a longa permanência, a assistência domi-ciliar e os cuidados paliativos. A enfermagem envolve também o ensino, a pesquisa, a participação na formulação das políticas de saúde e na gestão de sistemas de saúde.

Ao contrário do que muitos pensam o enfermeiro não é um seguidor de ordens. Ele é encarregado de orquestrar a complexa cadeia de elementos e recursos necessários para oferecer arte, ciência e segurança. A formação multi disciplinar e visão sistêmica permitem a esse profi ssional coordenar toda a rede de assistência ao paciente. Ele assume um papel vital na identi -fi cação de soluções assistenciais e ajuda no melhor uso dos recursos, um desafi o crucial na área da saúde. Mas é também, para além da assistência direta, um ouvidor, defensor e mediador dos interesses do paciente, ofere-cendo compaixão e dignidade.

Os profi ssionais de Enfermagem são profi ssionais de importância vital pa-ra o sistema de saúde brasileiro e realizam tudo de forma éti ca e compro-meti da com o ideal de atuação que é cuidar com conhecimento adequado e zelo para salvar vidas, sendo este o objeti vo da Faculdade de São Louren-ço na formação de novos profi ssionais.

Pensando na qualifi cação profi ssional do aluno e na atualização dos pro-fi ssionais que atuam em São Lourenço e cidades circunvizinhas que a Facul-dade de São Lourenço convida à todos para parti cipar da VI Semana de En-fermagem, a ser realizada entre os dia 11 e 15 de maio de 2015, a parti r das 19:30 horas, nas dependências da mesma.

Será um prazer recebê-los na Faculdade de São Lourenço.

Cristi any Reis Costa Ferreira PintoCoordenadora da Graduação em Enfermagem

cidades

DÉBORA CENTIIrresistí vel mundo da beleza

Cabelo também envelhece

Você, certamente, já ouviu dizer que cabelo envelhece, ou ter notado que com o pas-sar dos anos os cabelos per-dem muito do volume e tam-bém o seu brilho natural, mes-mo sendo bem tratado. Um dos fatores do envelhecimen-to dos cabelos é devido ao nosso metabolismo desace-lerar com a idade, levando a um estresse oxidati vo do nos-so organismo. O resultado deste processo nos cabelos se traduz por fi os mais fi nos, opacos e quebradiços.

Vale ressaltar que os agen-tes externos como a polui-ção, o cigarro, o sol, uso fre-quente de secador, chapinha e tratamentos químicos em excesso, contribuem para o envelhecimento mais preco-ce dos fi os.

Para melhorar e reverter o quadro de envelhecimento dos fi os é preciso procurar um bom dermatologista e fazer uso de medicações tópicas e de uso oral. O envelhecimen-to do cabelo é tão notório que basta perceber a textura e a

cor dos cabelos brancos que são bem diferentes dos fi os naturais saudáveis. Tudo por-que os fi os perdem melanina e querati na.

Há também os nutricosmé-ti cos: cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, ami-noácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de ori-gem vegetal) que trazem do-ses acima da ingestão diária recomendada. Os melhores nutricosméticos para tratar o envelhecimento dos cabe-los são aqueles que contêm em sua formulação vitamina biotina, zinco, ferro e antio-xidantes.

Outra forma de evitar o en-velhecimento dos fi os é apos-tar nos cosméti cos anti -age, encontrados facilmente em lojas de produtos para cabe-los , esses produtos possuem especialmente anti oxidantes, proteínas e hidratantes capa-zes de penetrar na fi bra ca-pilar. O ideal é usá-los uma vez a cada 15 dias, o uso fre-quente pode deixar o cabelo pesado, oleoso e sem vida.

Page 6: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 20156 cidades

DR. RODRIGO C. SANTOSMédico Veterinário

DR. RODRIGO C. SANTOS

Consultas, Acupuntura, Homeopatia, Vacinas,Medicamentos, Hospedagem, Banho e Tosa

A medicina homeopáti ca veterinária

A medicina homeopáti ca(do grego Homoio = semelança e Pathos = doença) nasceu em 1790, criada pelo médico ale-mão Christi an Frederich Samuel Hanemam. Hanemam aban-donou a práti ca médica (após 10 anos de clínica), pois estava atormentado por escrúpulos, angústi a e crises existenciais em função dos maus efeitos que os medicamentos causavam na maioria de seus pacientes.

Dizia ele: “Converter-me no assassino de meus irmãos era para mim um pensamento tão terrível que renuncio à práti ca médica para não me expor mais a conti nuar prejudicando”.

Foi assim que em 1789 ini-ciou o trabalho de tradutor de livros, revistas, arti gos médicos e estudos farmacêuti cos. E tra-duzindo o livro “Matéria Médi-ca” de Culen, que comentava o êxito da planta China off no tra-tamento da malária, e que for-ti fi cava o estômago, interessou--se pelo assunto. Assim Hane-mam passou a tomar o remédio e observou que este lhe causa-va os mesmos sintomas da ma-lária: ai nasceu a homeopati a.

A medicina homeopáti ca, nas-cida há mais de 200 anos,conti nuou pouco conhecida e sempre re-lacionada à fé, ervas, plantas, espiriti smo, curandeirismo, char-latanismo, etc.

A medicina homeopáti ca ve-terinária vem provar que tudo isso não tem nenhum funda-mento. Os animais não são in-duzidos por nenhuma fi losofi a ou falsidade ideológica. Não sabem o que estão tomando e respondem positi vamente ao tratamento homeopáti co, res-tabelecendo suas funções. A ho-meopati a é uma técnica tera-pêuti ca séria e não agressiva que procura o equilíbrio do organis-

mo, que nada mais é que saúde.Em 1833 foi publicado o pri-

meiro periódico com as indica-ções dos remédios homeopáti -cos para os animais domésti cos “Zooiasis do Dr. Gilliame Lux ”. Dizia ele: “Da mesma forma que há uma anatomia, uma fi siolo-gia, uma patologia, uma maté-ria médica, há uma só medicina para todos os seres vivos”.

As diluições homeopáti cas usuais encontram-se 109 e 1023, que são as concentrações dos hormônios e neurotransmisores no organismo. Diluições supe-riores também são usadas e as suas aplicações explicadas pelas leis da Física quânti ca.

Pesquisas atuais afi rmam que os medicamentos homeopáti cos atuam diretamente a nível celu-lar, (como ou) sobre os peptí de-os neuroimunoendócrinos, den-tro da rede psicossomáti ca que se estende por todo o organis-mo. Hoje sabemos que os pep-tí deos consti tuem a manifesta-ção bioquímica das emoções, desempenhando um papel im-portante nas ati vidades coorde-nadas do sistema imunológico e interligam ati vidades mentais, emocionais e biológicas.

A medicina veterinária home-opáti ca atua de forma segura em doenças agudas e crônicas (para estas a medicina clássica apresenta apenas paliati vos). É também muito usada para tra-tar rebanhos, plantel ou ainda população de animais de uma certa região ou criadouros.

O médico veterinário home-opata trata ainda de problemas de animais selvagens confi na-dos ou domesti cados (vícios de baia, automuti lação, destruição de objetos, apeti te perverti do, rejeição ao acasalamento, cio silencioso e inúmero transtor-nos de comportamento).

Pimentel apresenta estudo sobre o orçamento do Estado para 2015

O governador de Minas Ge-rais, Fernando Pimentel, apre-sentou quinta-feira, dia 12 de março, no Palácio Tiraden-tes, em Belo Horizonte, es-tudo elaborado por sua equi-pe sobre o orçamento do Es-tado para 2015. O material irá subsidiar a Assembleia Legislati va na votação do Pro-jeto de Lei Orçamentária Anu-al (PLOA) que esti ma as re-ceitas e prevê as despesas para este ano, sugerindo al-terações na proposição en-caminhada em setembro pe-la gestão passada.

Durante a apresentação, Pimentel destacou a situa-ção financeira do Estado e a existência de um déficit de R$ 6 bilhões no Orçamento deste ano. O Orçamento apresentado pela gestão an-terior havia suprimido arti-ficialmente o déficit ao su-perestimar receitas e subes-timar despesas. “Queria aler-tar para o fato de que a si-tuação financeira do Estado é grave”, declarou.

De acordo com o estudo feito pelo governo, a recei-ta antes estimada em R$ 72,4 bilhões será, na verdade, de

R$ 68,3 bilhões, devido a uma superestimação de cer-ca de R$ 4 bilhões dos valo-res apresentada pelo gover-no anterior. Já as despesas, antes calculadas em R$ 72,4 bilhões, serão R$ 1,9 bilhão maiores, chegando a R$ 74,4 bilhões. Dentro do déficit geral de R$ 6 bilhões, R$ 1,1 bilhão é referente a despe-sas de exercícios anteriores, ou seja, gastos assumidos pelo antigo governo sem a correspondente cobertura orçamentária.

Uma das principais fontes de arrecadação do Estado, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), também estava superesti ma-do. No estudo enviado à As-sembleia Legislati va, a pers-pecti va é de uma receita de R$ 40,5 bilhões com o im-posto, R$ 1,1 bilhão menor do que a previsão inicial.

O governador garanti u que, apesar das difi culdades, o governo vai manter os direi-tos dos servidores e a quali-dade dos serviços nas áreas da saúde, educação e segu-rança. “Agora, estamos en-tregando uma peça realista

e factí vel. Vamos trabalhar para equilibrar as contas. Não vamos ferir neste trabalho nenhum direito dos servido-res. Todos os aumentos que estão consignados em lei es-tão assegurados”, disse. “Que-ro assegurar à população que vamos prestar os melhores serviços possíveis em todas as áreas, apesar de os nú-meros não serem favoráveis”, completou.

O governador estava acom-panhado dos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, de Fazenda, José Afonso Bi-calho, e de Governo, Odair Cunha, e do presidente da Comissão de Fiscalização Fi-nanceira e Orçamentária da Assembleia, deputado Tiago Ulisses. O deputado e o se-cretário Odair Cunha foram encarregados de levar ao pre-sidente da Assembleia Legis-lati va, Adalclever Lopes, os estudos realizados pelo Exe-cuti vo mineiro

Readequação O secretário Helvécio Ma-

galhães afi rmou que a situ-ação herdada pela nova ges-

tão “é constrangedora do ponto de vista orçamentário”. “Foi importante apresentar-mos os dados históricos que mostram que o Estado vem acumulando nos últi mos anos, das últi mas gestões, défi cits progressivos”, disse durante entrevista.

Ainda segundo o secretá-rio, a determinação do go-vernador é a de trabalhar para readequar as contas e gerir melhor os recursos. “Nossa obrigação é trabalhar para reduzir ou oti mizar as despesas e ampliar as recei-tas dentro do que for possí-vel, arti culando investi men-tos das estatais, do próprio governo, das operações de crédito e dando melhor uso a cada centavo”, salientou.

Já o secretário José Afonso Bicalho negou que a ati vida-de econômica do país tenha infl uenciado na realidade fi -nanceira encontrada pela no-va gestão. “O orçamento que estamos reduzindo não tem nada a ver com a ati vidade econômica. Tem a ver com a expectati va que foi impos-ta no orçamento e é irreali-zável”, declarou.

Foto: Divulgação

Foto: Manoel Marques/Imprensa MG

Page 7: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 7

Cartório de Reg. Civil e Notas da Comarca de São Lourenço Tabelião: Cecil Domingos J.Póvoa - Pretendem se casar:

E D I T A LCONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL - PESSOA FÍSICA - EXERCÍCIO DE 2015

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1971, que dispõe sobre a arrecadação da Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas fí sicas, que possuem imóvel rural, com ou sem empregados e/ou empreendem, a qualquer tí tulo, ati vidade econômica rural, enquadrados como “Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do arti go 1º, inciso II, alíneas “a”, “b” e “c” do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural, referente ao exercício de 2015, devida por força do Decreto-lei 1.166/71 e dos arti gos 578 e seguintes da CLT. O recolhimento da CSR deverá ocorrer, impreterivelmente, até o dia 22 de maio de 2015, em qualquer estabelecimento integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta do recolhimento da Contribuição Sindical Rural – CSR, até a data do vencimento (22 de maio de 2015), consti tuirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no arti go 600 da CLT. As guias foram emiti das com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – SRFB, remeti das, por via postal, para os endereços indicados nas respecti vas Declarações, com amparo no que estabelece o arti go 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e o 7º Termo Aditi vo do Convênio celebrado entre a CNA e a SRFB. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento da Guia de Recolhimento pela via postal, o contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via, diretamente, à Federação da Agricultura do Estado onde tem domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela sua reti rada, diretamente, pela internet, no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br. Eventual impugnação administrati va contra o lançamento e cobrança da Contribuição Sindical Rural – CSR deverá ser encaminhada, por escrito, no prazo de 30 (trinta) dias, contado do recebimento da guia, para a sede da CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifí cio CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-021 ou da Federação da Agricultura do seu Estado, podendo ainda, ser enviada via internet no site da CNA: [email protected]. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais.

Brasília, 15 de Março de 2015.

João Marti ns da Silva JúniorPresidente

1ª Etapa Do Campeonato Mineiro de Karatê Interesti los (FMKI) 2015

A Karateca de São Louren-ço, Nicole Maciel Cadeiras, Onze Anos, (Academia Ra-chido-Kan – São Lourenço), começou destacando-se no-vamente no karatê, ou seja, no Dia 08 de Março de 2015 (domingo), deu-se início da 1ª Etapa do Campeonato Mi-neiro de Karatê Interestilos (FMKI), realizado pela Con-federação Brasileira de Ka-ratê Interestilos (CBKI). O evento foi realizado no Gi-násio Poliesportivo Mutu-cão, na Cidade de Elói Men-des – MG. Abrangendo atle-tas de diversas delegações de várias cidades da região para as competições de dis-puta nas modalidades Kata e Kumite (luta).

A karateca Nicole, Onze Anos, Graduação Verde, com-peti u na categoria Infanti l de faixas verde, roxa, marrom e preta de 11 à 12 Anos, sa-grando-se com premiações como: Medalha de (OURO) na modalidade Kata (CAM-PEÃ) e Medalha de (PRATA) na modalidade Kumite (VICE--CAMPEÃ).

Nesta competi ção, a kara-teca Nicole de São Lourenço conquistou mais 02 meda-lhas, somando o total de 44 Medalhas, além de vários Tí-tulos com apenas 2 Anos e 09 Meses de karatê, isto de-vido a muita disciplina, de-dicação e constante roti na de treinos com seu Mestre

Kiko, que a treina para alcan-çar excelentes resultados em competi ções. A karateca Ni-cole já parti cipou até o mo-mento de 21 Campeonatos, entre eles da FMKI, FMK, Mundial WUKF, Sul-Ameri-cano e Brasileiro.

Nicole na oportunidade agradece ao seu Mestre Jo-

aquim Felício (Kiko) por acre-ditar na sua determinação de vencer. Nicole também agradece ao COC (Insti tuto de Educação e Cultura – AE-PA) de São Lourenço, minha Escola, pelo patrocínio e gran-de apoio e ao São Lourenço jornal e a Rádio Alternati va pela força de sempre.

000790 - DIEGO WANDRÉ DE CARVALHO NICOLA, solteiro, maior, AGENTE PENINTEN-CIARIO, natural de SÃO LOURENÇO-MG, residência RUA SÃO JOSE 407, São Lourenço--MG, fi lho de GERALDO WANDRE NICOLA e SUELY APARECIDA DE CARVALHO NICOLA; e BRUNA APARECIDA DA SILVA, solteira, maior, COMERCIANTE, natural de SÃO LOU-RENÇO-MG, residência RUA RIBEIRO DA LUZ 1149, São Lourenço-MG, fi lha de JOÃO BATISTA DA SILVA JUNIOR e BENEDITA APARECIDA DE SOUZA SILVA;

Page 8: 82 ANOS Ten. Cel. Oterson Luis Nocelli assume comando do ...... DOMINGO, 15 DE MARÇO DE 2015 1 Impresso Especial CONTRATO N. 9912166940/2008 CORREIOS (pág 04) Ten. Cel. Oterson Luis

www.sljornal.com.brDOMINGO, 15 DE MARÇO DE 20158

22,KG

90 Peixe SalgadoT. Bacalhaua granel

Cerveja ItaipavaLatão 473ml

2,UN

29UN

10,UN

38 Arroz UnissulTipo 1 - 5kg

9,KG

98 Costela SuínaCongelada Suinco

Achocolatado em Pó Toddy Pote 400g

4,UN

69UN

27,KG

90 Filé de Salmão Megg’s

2,UN

89 Biscoito LaminadoMarilan 400gSabores

16,KG

99 Coxão Mole Friboi Reserva 10,UN

99 Filé de Polaca do Alasca CongeladoMegg’s - 1kg 4,KG

98 Peito de Frango comOsso CongeladoQuality

1,UN

29 Detergente Líquido Limpol 500mlFragrâncias

4,UN

69 Chocolate TableteNestlé - Sabores 2,UN

49 Sardinha Gomes daCosta 125gSabores

14,UN

49Camarão Vermelhosem Cabeça CongeladoMegg’s Bdj 400g

17,UN

99 Sorvete KibonCremosíssimoPote 2l - Sabores 9,UN

98 Carga Gillette Mach 3com 2 unidadesRegular / Sensitive

OFERTAS VÁLIDAS DE 13 A 23 DE MARÇO DE 2015, OU ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES