92 bio julho 99

8
Ano X-n° 92-Julho -1999 ijítiim iiM&sm-M Efésios4,6

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 08-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

92. Boletim Informativo da Diocese de Osasco - BIO - Ano X - N º 92 - Bio Julho de 1999

TRANSCRIPT

Page 1: 92 bio julho 99

Ano X-n° 92-Julho -1999

ijítiimiiM&sm-M

Efésios4,6

Page 2: 92 bio julho 99

CURSO TEOLÓGICOPASTORAL - RATIFICAÇÃO

Ratificamos as datas do Curso deAprofundamento Bíblico sobre o Li-vro do Apocalipse (Bio página 02 -junho/99)O AOS SÁBADOSDias: 14 e 28/08; 11 e 25/09; 09,16 e 30/10; 13 e 27/11C ÀS QUARTAS-FEIRASDias: 01,08, 15, 22 e 29/09

FAFA PARABENIZADIOCESES

"Compartilhando sentimentos de alegriae ação de graças das Dioceses deOsasco, Santo Amaro, Campo Lim-po e São Miguel Paulista no Déci-mo Aniversário de sua criação, oSumo Pontífice saúda corn grande afe-to em Cristo os respectivos bispos comsacerdotes, consagrados e fiéis, a todosexortando a prosseguirem, sem desâni-mo, no caminho da evangelização e co-munhão entre elas e com a Arquidiocesede que nasceram para ser aquela"Ecclesía in América" que continua amissão do redentor no meio de suasgentes, ao enviar-lhes, na feliz ocorrên-cia, particular Bênção Apostólica". (Car-deal Sodano, Secretário de Estado)

25 ANOS DE ECCENCONTRO DE CASAIS COM

CRISTOÉ com muita alegria que o ConselhoDiocesano, Conselho Setorial e Di-rigentes, convidam a todos para parti-ciparem da Santa Missa ern ação degraças, pelos vinte e cinco anos doECC, na Diocese de Osasco.Esta celebração se realizará: no dia 11de julho às 15h na Catedral Santo An-tônio; será presidida por Dom Francis-co e concelebrada por todos os Dirigen-tes Espirituais e padres presentes.

NOVO VIGÁRIO GERAL PARAA DIOCESE DE OSASCO

Assumiu como Vigário Geral da Diocese,no dia 29/06, com missa solene, o Pa-dre Claudemir José dos Santos, queaté a presente data era Vigário da Paró-quia Santo António. Região Carapicuiba.A Diocese de Osasco deseja que asua missão seja abençoada.

INICIATIVA POPULAR CONTRAA CORRUPÇÃO ELEITORAL

A campanha de coleta de assinaturasestá se intensificando, mas não pode seprolongar. Foi fixado o Dia 31 de ju-lho de 1999 como data Limite paraa coleta. Quem dispõe de folhas comassinaturas, que as envie URGENTE-MENTE para Brasília; ainda que sejauma só folha, todas serão necessárias.Falta meio milhão de assinaturas, por-tanto, a Comissão Brasileira de Justiçae Paz (CBJP), pede que redobrem osesforços. Outras notícias importan-tes: 1) Já tramita no Congresso, umProjeto de Emenda Constitucional (PEC)que diminui o número mínimo de assi-naturas para as iniciativas Populares deLei, de 1% do eleitorado para 0,5%;2) O quadro atual de questões que es-tão sendo levantadas no país relativa-mente à corrupção, está criando noCongresso um ambiente muito favorá-vel à aprovação.

"CORAGEMÍ LEVANTA-TE,ELE TE CHAMA" (Mc lO,49b)

Acontecerá o l- Congresso Vocacionaldo Brasil.* Tema: "Vocações e Ministériiospara o Novo Milénio"* Dias: 02 à 05/09/1999* Loca!: Indaiaíuba - SP (Itaici)* Maiores Informações:http://www.congressovocacional.org.br ou pelo Fone: (011) 876-1434FAX: (011) 876-3162

SEMANA CATEQUETICA - "NOSSO DEUS E PAI"

TEMAS: "Deus Pai, Reconciliação e Caridade"

JULHO / DIAS LOCAL (Horário: das 20 às 21:45h) R|G(AO PASTORAL05 - 06 - 07 - Paróquia N. Sra. dos Remédios06 - 07 - 08 - Paróquia N. Sra. Aparecida12-13-14- Anfiteatro em Jandira13 -14 -15 - Paróquia N. Sra. Graças - Vargem Grande2 0 - 2 1 - 2 2 - Catedral

BonfimCarapicuibaBarueriCotiaSanto António

JULHO/DIA LOCAL (Horário: das 9 às 16h) REGIÃO PASTORAL17 - Paróquia S. Roque São Roque

ENCERRAMENTO: Dia 23 às 20h com Celebração Eucarística - Catedral

NOTICIAS DO EPISCOPADO

* Dom Cláudio Hummes, no dia 22de abril, foi nomeado membro da Con-gregação do Culto Divino e Disciplinados Sacramentos por um período de 5anos.* Dom Miguel Pedro Mundo, fale-ceu no dia 18 de maio, era Bispo Dioce-sano de Jataí (GO).* Dom Urbano José Allgayer, BispoDiocesano de Passo Fundo (RS), renun-ciou o governo pastoral da Diocese nodia 19 de maio, na mesma data o BispoCoadjutor Dom Pedro Ercílio Simon,assumiu o governo da Diocese.* Dom Jerônimo Mazzarotto, fale-ceu no dia 23 de maio, era Bispo Auxi-liar Emérito de Curitiba (PR).* Pé. Agostinho Zacchetti, por DomCláudio Humrnes, no dia 24 de maio,foi nomeado Vigário Episcopal para aRegião Santana (SP).* Dom Angelo Domingos Salvador,foi nomeado, no dia 26 de maio, Bispoda Diocese de Uruguaiana (RS).* Dom José Carlos Melo, CM, Bispó Auxiliar de Salvador (BA), no dia 02de junho, foi elevado a Arcebispo.* Pé. Mário Pasqualotto, PIME, nodia 02 de junho, foi nomeado, Bispo Au-xiliar para a Diocese de Manaus (AM).* Mons. José Maria Libório C. Sara-cho, no dia 16 de junho foi nomeadoBispo Auxiliar para a Diocese de SãoMiguel Paulista.* Pé. Guilherme António Werlang,MSF, foi nomeado Bispo da DioceseVacaníe de Ipamerí (GO).* Dom Raymundo Damasceno As-sis, secretário Geral da CNBB, foi no-meado membro do Pontifício Conselhopara as Comunicações Sociais, por umperíodo de cinco anos.

"A CRUZ PEREGRINA PELOBRASIL EVANGELIZANDO

COM MARIA, MÃE DE JESUS"

Em preparação aos 500 anos daEvangelização do Brasil, réplicada cruz que presidiu a Primeira Mis-sa no Brasil e a imagem de NossaSenhora Aparecida visitam todasas Dioceses do Brasil.Elas estarão em nossa Diocese deOsasco de 18 à 25 de julho.O Catedral dias: 18, 19 e 20O Região Pastoral Cotia dia 20 à tardeO Região Past. S. Roque dia 21 à tardeS Região Past. Barueri dia 22 à tardeO Região Past. Carapicuiba 23 à tardeO Região Past. Bonfim dias 24 e 25

BIO-02 Julho 1999

Page 3: 92 bio julho 99

ACONTECIMENTOS...

O Toda a nossa Diocese de Osasco sentiu comtristeza o falecimento do nosso querido Pé. ElídioMantovani. Vigário Gerai, ele gozava da amizade eda confiança de todos os sacerdotes. Pároco daCatedral Santo António, atraía, graças à sua bon-dade, as atenções de todos os paroquianos. Amigopessoal do senhor Prefeito, Dr. Silas Bortolosso, re-cebeu da parte do município de Osasco as homena-gens mais carinhosas.

Uma verdadeira multidão de pessoas compa-receu ao seu funeral e à santa missa de sétimo dia.Pé. Elídio está em nosso pensamento e em nossoscorações. Encomendamo-io a Deus, movidos pelosentimento de gratidão e de saudade. Deus o tenhaem seu Reino definitivo, pois, muito se asseme-lhou a Ele na terra pela bondade de coração.

O Precisamos levar à frente a história dos ho-mens.

E para tanto, escolhemos o Pé. Claudemir Josédos Santos para dar continuidade à tarefa de VigárioGeral e de Pároco da Catedral de Osasco. Deseja-mos ao Pé. Claudemir as melhores graças de Deuspara que possa exercer com êxito o cargo tão im-portante no governo desta querida Diocese deOsasco.

C O mês de julho na Diocese de Osasco é mar-cado pelas "Semanas Catequéticas".

Programadas com bastante antecedência peiacoordenação diocesana de catequese, elas se pro-põem, neste ano, a refletir sobre "Deus que é nossoPai". Assim sintonizam com a preparação próximaao Jubileu do ano 2000. No projeto de preparaçãodo Jubileu, este ano de 1999 é dedicado às reflexõessobre o "Pai". Outros temas serão a "reconciliação"e a "caridade".

Todo este esforço de evangelizar tem a inten-ção de realizar o que propõe o"Diretório Geral paraa Catequese": "A Igreja tem a responsabilidade decatequizar aqueles que crêem, invoca o Espírito doPai e do Filho, suplicando-lhe que faça frutificar e for-talecer interiormente todos aqueles trabalhos que, emtodas as partes, se realizam em favor do crescimentoda fé e do seguimento de Jesus Cristo Salvador...Elesencontram em Maria o modelo espiritual para pros-seguir e consolidar a renovação da catequese con-temporânea na fé, na esperança e na caridade. Porintercessão da "Virgem Santíssima do Pentecostes"

nasce, na Igreja,uma força nova,para gerar filhos e fi-lhas na fé e educá-los para a plenitudeem Cristo".

OOutro acon-tecimento a realizar-se em julho é a che-gada na Dio-cese da réplicada cruz que pre-sidiu à Primeira Missa no Brasil e da imagem deNossa Senhora Aparecida.

Acontecerá no dia 18 de julho, domingo, às17 horas, vinda da Diocese de Mogi das Cruzes. Elapermanecerá na Diocese de Osasco até o seguintedomingo, dia 25 de julho. Assim todos teremos aoportunidade de, com todas as Dioceses, nos pre-parar para a celebração dos 500 anos de evan-gelização do Brasil.

O lema: "A cruz peregrina pelo Brasil,evangelizando com Maria, Mãe de Jesus" será oenfoque dessa visita de evangelização.

Para que ela passe por toda a Diocese propo-mos que permaneça na Catedral até à tarde de terçafeira, dia 20, indo para a Região Pastoral de Cotia.No dia 21 à tarde irá para a Região Pastoral de SãoRoque. No dia 22, à tarde, irá para a Região PastoraldeBarueri. No dia 23 de julho, à tarde, irá para a Re-gião Pastoral de Carapicuiba. E finalmente, no dia 24de julho, à tarde, irá para a Região Pastoral do Bonfim,permanecendo na Igreja dos Remédios até à tardedo dia 25, quando será levada para a Diocese de SãoMiguel Pauiista.

Vamos acolher a Cruz redentora de Jesus, agra-decendo os 500 anos de evangelização do Brasii semnos esquecer de pedir perdão pelos pecados come-tidos durante a colonização e pela escravidão prati-cada nesta pátria, chamada também de "Terra deSanta Cruz".

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Bra-sil, nos ensine a considerar na Cruz redentora aobra maravilhosa de salvação de toda a humani-dade, realizada por Deus, através do seu Filho,Jesus Cristo.

t FRANCISCO

Julho 1999 03- BIO

Page 4: 92 bio julho 99

O QUE É VOCAÇÃO?Vocação é chamado. Não existe serhumano que não seja convidado ou cha-mado por Deus a ser rnais do que é.Todo ser humano, é chamado a viver,conviver, a servir e a crescer espiritual-mente.Portanto, podemos falar de: # Voca-ção à existência (vida); # Vocaçãohumana (ser gente, participar da obrado Criador e ser feliz); # Vocação cris-tã (ser comprometido com o Reino). Narealidade concreta, cada urn de nós échamado a ser pessoa humana que as-sume, no mais íntimo do seu ser a Fécristã e a sua vocação específica dentrodo Plano de Deus, realizada no Povo deDeus.Vocação sempre indica chamado equem chama sempre deseja algumacoisa da pessoa a quem chama. Deusfaz um pouquinho diferente: * antesde pedir, Deus dá: # existência; #vida humana; * liberdade. Isso tudosignifica que Deus quer precisar de nós

1. Acolhida (preparar urn cartão-zinho com palavras de boas vindas)Material: Bíblia, vela, jornal (classif. deemprego}, carteira de trabalho, livros,ferramentas (caneta, pá, enxada, vas-soura, eíc).Anímador(a): O mês de agosto é dedi-cado à "oração e à valorização dos vári-os ministérios que o Espírito Santo fazbrotar nas comunidades", portanto, mêsdas vocações, somos convidados a ré*fletir e rezar. A história da nossa voca-ção é eterna como o próprio Deus. Noprincípio não existia nada, nem anjos,nem homens, nem mundo. Existia Deuse só Deus. E Deus vivia em comunida-de. Esta comunidade era formada por:* Deus Pai; * Deus Filho; # DeusEspírito Santo.2. Canto Inicial: Antes que te formas-ses, dentro do seio de tua rnãe, antes...3. Oração: (colocar no chão os símbo-los) Gn 12,1-8 * O que íez Abraãoquando recebeu o chamado de Deus?Leitor l: O Pai: ninguém é pai se nãotern alguém que lhe seja filho. Por isso,ser pai é estar voltado, isto é, interes-sar-se pelo bem e felicidade de seu fi-lho. E "ser para"alguém que é seu fi-lho. O Filho: ninguém é filho, senãoaquele que tem alguém que é seu pai.Por isso, ser filho é "estar voltado", é

para continuarmos no mundo o seu Pla-no. Por isso, se há um chamado devehaver uma resposta. Nós podemos serchamados para participar da obra deDeus nestes estilos de vida: no casa-

O PLANO DE DEUS

"ser_p_ara "alguém que é seu pai. OEspírito Santo: é calor, o amor emDeus, isto é, a ação do amor do Pai paracom o Filho e do Filho para com o Pai.Leitor 2: O amor "é coisa" que sai dequern ama e vai para a pessoa amada.O arnor foi feito à imagem e semelhan-ça de Deus. O modelo da humanidadeé o próprio Deus. Deus é comunidadeou comunhão de pessoas divinas, ondecada uma é ser para a outra. Eu tam-bém devo ser oara o outro. Só assimterei a vida conforme Deus quis e pen-sou. Assim terei a plena felicidade. Deusme criou (e a cada ser humano) paraparticipar de sua vida e de sua felicida-de divina.Leitor 3: O homem foi criado para vi-ver a vida divina e, portanto, em comu-nhão com Deus e com os irmãos. Vivero amor, a caridade. Com o pecado, adesobediência, fruto do orgulho, do que-rer "ser mais" de maneira totalmenteerrada, a humanidade afastou-se deDeus. Porém, Deus não se vingou, con-tinuou o Seu "plano". De fato, nenhu-ma pessoa seria capaz de recuperar avida divina (a amizade e comunhão comDeus) se Deus não tivesse mandado "al-guém" para salvá-la. Durante séculosDeus Pai preparou a vinda do Salvador(Jesus).

mento, na vida religiosa, na vida sa-cerdotal, como leigos e leigas con-sagrados. Estes estilos de vida serão na-turalmente vividos em urna determinadaprofissão assumida para servir os irmãos.Toda vocação tem a dimensão missio-nária. O vocacionado é escolhido peloPai, consagrado pelo Espírito e enviadopelo Filho.# Vocação é obra divina: chamamen-to para a vida e exige resposta paraum compromisso com Deus.Vocação é: 1) Oferta de Deus - urnchamado; 2) Resposta da gente - aco-lhida ao chamado; 3) Compromissocom Deus e com os irmãos e irmãs- doar-se.Todo animador vocacional, movido pelaforça do Espírito Santo, é mensageiroda alegria e portador da esperança,força renovadora que brota do CristoRessuscitado que o impulsiona parafrente.C Para refletir: (Jeremias 1,4-8)

4. Oração: Ex 3,7-125. Reflexão: Acreditamos na misericór-dia e bondade do Deus fiel? # Nós aco-lhemos a Palavra de Deus? * Anuncia-mos a bondade, a grandeza, e o amorde Deus?6. Canto Final: Deus chama a gentepra um momento novo...

BIO-04 Julho 1999

Page 5: 92 bio julho 99

SAI

1. Acolhida (com abraços)Material: Biblia, vela, fotos de família,fotos de crianças, fotos de missionários(as},5 tijolos.Animador (a): "No dia 03 de marçode 1982, numa rua calma de Olinda,cidade vizinha a Recife-PE, o procura-dor federal, Pedro Jorge de Melo da Sil-va, foi comprar leite e pão para suas fi-lhas numa padaria próxima a sua casa.Ao sair é assassinado pelas costas corntrês tiros que partiram de um carro. Porquê? - Simplesmente porque, dois me-ses antes, cumprindo seu dever profissi-onal, havia denunciado 25 pessoas cornoresponsáveis pelo desvio de 16 bilhõesde cruzeiros (valor de 1984) destinadosa empréstimos agrícolas do Banco do

'A VOCAÇÃO LEIGABrasil. Este fato tornou-se conhecidocomo 'o escândalo da mandioca'."2. Canto Inicial: Eis-meaqui, Senhor,Eis-me aqui, Senhor...3. Oração: "Senhor nosso Deus, cria-dor de todas as coisas venha a nós o teuimenso amor de Pai. Desperta em cadaum de nós o jeito próprio de ser maisirmão e mais irrnã. Dá entusiasmo paracelebrarmos sempre os dons recebidos.Queremos construir um mundo bom ernnossa vida com o nosso trabalho, nanossa vocação de leigos e leigas. Amém!''Leitor 1: Nós leigos, sornos cristãosmembros da Igreja, gostamos muito deJesus Cristo, queremos segui-lo etestemunhá-lo. Como balizados temosobrigação de anunciar Jesus Cristo.Anunciamos na realidade em que vive-mos: família, meios de comunicação,profissões, escolas, comércio, eíc. Nes-te vasto e complicado mundo das reali-dades algumas exigem de nós especialatenção: família, educação, política,meios de comunicação social.Leitor 2: Em todas estas realidades nósleigos buscamos: promover sempre obern comum, defender a dignidade dosdireitos do ser humano, proteger, espe-cialmente, os mais fracos e necessita-dos, lutar sempre pela construção da

paz e da justiça. A nossa missão é:viver no mundo e transformá-lo à manei-ra de Jesus Cristo, animando e aperfei-çoando com espírito evangélico a reali-dade, prestar serviços à comunidade nosdiversos ministérios, segundo as condiçõesde cada um e necessidades da Igreja.Animador (a): O leigo transforma omundo de dentro para fora como bomfermento na massa (Mt 13,33) e atuacom o testemunho da sua vida, sua pa-lavra oportuna, sua ação concreta.Oração: (colocar os símbolos), com os ti-jolos fazer uma "construção" (deixar es-paços entre eles, para perceber a neces-sidade de preenchê-los}. Na construçãopodemos ver que sobraram espaços. Sea construção não for bem feita, ela correo risco de desabar. A construção bem fei-ta dá segurança. IPcdro 2,11-25.5. Reflexão: Qual a relação entre o queestamos vendo e a vocação? * Há pes-soas sern profissão e vocação?# A quem cabe o dever de construir acomunidade e no mundo profissional?

"Vocação é a ordem do ser e umestado de vida; profissão é a ordemdo fazer e uma ocupação na vida."

6. Canto final: Põe a semente na ter-ra, não será em vão...

VOCAÇÃO CONSAGRADA

1. Acolhida (com abraços)Material: Bíblia, vela, estola, ODC,Liturgia das Horas, fotos de padres,religiosos(as) leigos (as) consagrados...Animador(a): O padre é alguém queé tirado do meio do povo e consagradopor Deus para o serviço deste mesmopovo nas coisas que se referem a Deus.Ele é o representante de Deus junto aopovo e do povo junto a Deus. E comouma ponte entre Deus e o Povo deDeus. O ponto de partida desta voca-ção não está na renúncia: "Deixa teupai, tua mãe, teus irmãos, teus bens..."mas está numa opção de vida, numaescolha: seguir Jesus Cristo. Respon-der ao seu chamado: "Vem e segue-rne"(Mt 19,21).2. Canto Inicial: Me chamaste paracaminhar na vida contigo...3. Oração: "Deus, criador do céu e daterra, Tu nos criastes à tua imagem esemelhança para participarmos de tuaobra criadora. Inspira e sustenta a vo-cação dos nossos padres, religiosos(as),

leigos(as) consagrados, para viveremcom serenidade, fé, esperança e cari-dade a sua vocação. Amém."Leitor l: O padre vive no seio de umacomunidade cristã e com ela exerce oseu ministério. Cabe ao padre: criar acomunidade eclesial, alimentá-la com aPalavra de Deus e os seus sacramen-tos, servir, defender, santificar, ensinar.

Deus o chamou para colocá-lo a servi-ço de seu plano libertador, a salvaçãodo povo. E o chamado de Deus que oleva a isso. Não é melhor que os outrosservidores, é nosso irmão.Leitor 2: Os (as) religosos(as), se dedicamao serviço das famílias, dos pobres, dosdoentes, dos idosos, das crianças, dos jo-vens, eíc. De acordo com os dons de cadaum se dedicam também à catequese, aoserviço litúrgico, à luta pelos direitos hu-manos, pela justiça, ao anúncio do evan-gelho, à educação, à formação, anima-ção de comunidades, etc. Vivem nor-nalmente em comunidades tendo tudo emcomurn, e se organizam em Institutos, Or-dens, ou Congregações.4. Oração: Mc l,16-205. Reflexão: Que qualidades você con-sidera mais importantes para alguémque deseja entrar na Vida Religiosa?* Pense na presença do padre em suavida, sua família e em silêncio agradeçaa Deus e reze por ele.6. Canto Final: Os grãos que formam...

Julho 1999 05- BIO

Page 6: 92 bio julho 99

TRISTEZA NA DIOCESE: PE. ELIDIO DEIXA SAUDADES..

No dia 25 /05/1999, a nossa Diocese seentristeceu com a noticia do falecimentodo querido Pé. Elídio Mantovaní. Nas-ceu no dia 16/04/1939, na cidade deJundiai-SP, fi lho do Sr. ArchângeloMantovani e Sra. Assumpta P. Maníovani.Sua educação começou dentro da famí-lia, se desenvolveu na catequese e nogrupo de coroinhas da Igreja Sagrado Co-ração de Jesus, no bairro da Colónia, emJundiaí. De 1945/50, teve os seus pri-meiros passos como estudante no Gru-po Escolar Barão de Jundiaí. De 1951 a1956 entrou no Seminário Menor Me-tropolitano "Imaculado Coração de Ma-ria" em São Roque - SP, onde fez o Gi-

násio e o Colégio. Cursou o l- e o 2-anos de Filosofia (1957 e 1958), no Se-minário Central da imaculada Conceição,no bairro do Ipiranga-SP. Em 1959, de-vido ao espaço já pequeno do Seminá-rio Central, foi transferido para Apare-cida-SP, onde cursou o 3g ano de Filoso-fia. De outubro de 1959 a 07/1963,estudou Teologia na Pontifícia Universi-dade Gregoriana. em Roma, onde obte-ve licenciatura em Teologia.No dia 05/05/1963, na Capela dosPadres do Sagrado Coração de Jesus,pela Imposição das mãos de Dom Gio-vanni Canestri. Bispo Auxiliar de Roma,foi ordenado presbítero. Após a sua or-denação, presiou Assisiência Religiosa avárias Comunidades ca perireria de Romae colaborou na Parcculs es Palidoro, en-quanto fazia cursos complementares nocarnpo da Teologia Dc-g~á^ca. Voltandopara o Brasil, assumiu alguns serviços naArquidiocese de São Paulo. :oi Vigário naParóquia N. Sra. das Graças, no BairroCidade Vargas, de 05/1968 a 02/1969,quando voltou para o Seminário MenorMetropolitano ''Imaculado Cor. de Maria",onde foi secretário dos estudos, prof. deportuguês, latim e grego, também foi rei-tor até o encerramento das atividades dacasa, em 12/1973. Nesse período foitambém, pároco de Araçariguama, noMunicípio de S. Roque, e vigário substi-tuto por três meses. Ern 30/12/ 1973,foi Vigário em Ibiúna. Por 4 anos Se-

CONSE LHO MISSIONÁRIODIOCESANO (COMIDO

No dia 18 de abril, alguns representan-tes das Pastorais da Diocese, se reuni-ram para estudarem juntos o Texto Basedo COMLA 6. O estudo começou comurna visão geral do Texto Base, atravésde transparências do Congresso LatinoAmericano. Depois, em grupos foramaprofundadas as seguintes perguntas:1) Como as realidades de hoje desafi-am nossa ação evangelizadora?; 2)Como é ameaçada a vida?; 3) O quepode ser feito para despertar vocaçõesmissonárias, que anunciem Jesus àque-les que ainda não o conhecem e quesão dois terços da humanidade?Síntese das Respostas: 1) Dar tes-t emunho de amor. 2) A vida éameaçada pelas desigualdades sociaisgerando fome, violência, desemprego,analfabetismo, precariedades na saúde,

BIO-06

manipulação dos meios de comunicaçãosocial. 3} Organizar Missões populares;mobilizar grupos de ruas durante o anotodo: engajamento nos serviços da Igre-ja; formação para as lideranças; missãojovem (ajudar o jovem a descobrir suavocação}. "Diante destes desafiosprecisamos experimentar hoje, apresença de Maria em nossas ati-vidades, como exemplo de fidelida-de, testemunho, anúncio, amor gra-tuito, amor e doação total, princi-palmente na oração. Maria nos dámuita força e coragem para enfren-tarmos qualquer dificuldade."No final do estudo ficou de se organizarCelebrações Missionárias nas Comuni-dades, Paróquias, Regiões Pastorais, empreparação ao COMLA 6. Equipe doCOMIDI.

cretáriou do Conselho de Presbíteros daRegião Episcopal de Osasco (hoje, Diocesede Osasco), era membro da Comissão Re-gional de Presbíteros do Estado de S. Pau-lo e participou da Comissão Nacional doClero, organismo subsidiário da CNBB. No-meado Cónego Catedrático do ColendoCabido Metropolitano de S. Paulo, por des-pacho do Revmo. Sr. Cardeal Arcebispo,D. Paulo Evaristo Ams, de 25/05/1979.

Até o dia do seu falecimento era VigárioGeral da Diocese de Osasco e Pároco daCatedral de Santo António. Agradecemosa solidariedade de todas as pessoas queforam sempre presença na vida do pa-dre Elídio e também no momento de seupassamento. Pedimos a Deus que aco-lha em seu Reino este servo bom efiel que tanto se dedicou à Igreja. Elejá está na Glória de Deus Pai.

LITURGIA -VIDADA IGREJA

FESTAS TEMÁTICAS

Durante o tempocomurn, são muitosos elementos de in-terferência na Litur-gia. São práticaspastorais muito for-tes na vida do povo.Os meses temáticosforam criados pelaIgreja do Brasil, apartir das necessidades de evangelizaçãoe catequese do povo cristão.Por exemplo: Mês da Bíblia, das mis-sões, vocação, etc. O cuidado que as Equi-pes de Liturgia devern tomar é o de teruma comunhão entre as leituras, cantos,e com o momento celebrado, para queas comunidades tenham sempre como re-ferência o Mistério Pascal de Cristo.

Julho 1999

Page 7: 92 bio julho 99

'eco

O DIACONATO PERMANENTE NO BRASIL HOJE

A nossa diocese estuda a introdução do Diaconato permanen-te, para caminhar em comunhão com as outras dioceses doBrasil. Reinstaurado pelo Concílio há mais de trinta anos, nosprimeiros 25 anos foi adotado por poucas dioceses, na maio-ria das quais somente para casos esporádicos.Mas, nos últimos anos os diáconos se multiplicaram: chegan-do (em fevereiro deste ano), a 929 diáconos já ordenados,outros 35 já próximos à or-denação e outros 681 fre-quentando cursos de prepa-ração. Várias dioceses orde-naram já grupos consisten-tes de diáconos. Eis algunsexemplos: A diocese de San-tos tem 6 diáconos ordenadose está preparando outros 15;Santo André tern 6 diáconose prepara mais 18; Mogi dasCruzes tem 2 e prepara ou-tros 18; Taubaté tem 24 eprepara 20; São José dosCampos tem 34 e prepara43; São Carlos e Franca têmdiáconos e estão preparando,respectivamente, 41 e 16. Aexperiência está se revelan-do útil à Igreja. E a nossa diocese quer seguir os sinais dostempos. Diretrizes da CNBB - "o número aumenta graçasà melhor seleção e formação que está sendo dada". Novasdireírizes da CNBB exigem que L:os aspirantes recebam for-mação doutrinária, moral e espiritual que os capacitem a exer-cerem convenientemente o ministério da Palavra, da Liturgiae da Caridade". Exigem ainda que "tenham exercido encar-gos pastorais pelo espaço mínimo de três anos"; que no currí-culo de preparação conste "o estudo da Sagrada Escritura,Teologia Dogmática e Moral , Li turgia , Pastoral, DireitoCanónico e outras disciplinas especiais e auxiliares". Novasdiretrizes: em 22.02.98 a Congregação para a EducaçãoCatólica publicou "Normas fundamentais para a forma-ção dos Diáconos Permanentes" e a Congregação do Clero

um "Díretório do ministério e da vida dos DiáconosPermanentes". (Paulinas, doe. ng 157). Em seguida, DomAngélico S. Bernardino elaborou um anteprojeto de "Diretri-zes" para adaptar as normas gerais destes documentos à rea-lidade do nosso pais. As normas sugeridas pela Santa Sé egeralmente adotadas no Brasil, indicam este processo: apre-sentação dos candidatos ao Bispo é feita pelo pároco,

em sintonia com a comuni-dade.São critérios de escolha:1) a vivência cristã pessoal docandidato e da sua família; 2)as motivações que o movema desejá-lo; 3) sua situaçãoconsolidada na família e naprofissão, aceitação e colabo-ração da esposa; 4) atuaçãona comunidade com capaci-dade de liderança aceita pelo

^povo, e exercida em comu-nhão com a Igreja. Os candi-datos aceitos pelo Bispo sãoadmitidos a um período pro-pedêutico para maior infor-mação e esclarecimento re-la t ivo aos compromissos

diaconais. Segue o período de formação, três anos nomínimo, contendo ao menos mil horas de aula, minisiradas de modo apto à condição dos aspirantes, ligados a ati-vidades profissionais e familiares. Também as esposas, e atéos filhos participam, de algumas iniciativas de formação quenão termina com a ordenação, pois é exigida a formaçãopermanente. Continuam as reuniões periódicas do grupo,com partilha de experiências e estudo dos problemas encon-trados; são inseridos nas reuniões, reciclagens e retiros doclero. Este simples esboço permite concluir que o diaconato éassumido e levado para frente com muita responsabilidade. Saempessoas bem formadas, treinadas na pastoral, avaliadas pelasdioceses, comunidades, e portanto, aptas a trabalhar com frutopara o crescimento do Reino de Deus.

FESTA DE CORPUS CHRISTINo ano de 1246, em LJége, na Bélgica,foi celebrada pela l5 vez, por iniciativade uma religiosa, a beata Juliana, a Fes-ta do Corpo de Cristo. Em pouco tem-po essa festa se transformou numa dasmais importantes e mais populares do ano.Era considerada a festa mais impor-tante da época. Havia sempre procis-são e várias pessoas dramatizavam atosda História da Salvação. Em nossa Dio-cese, no dia 03 de junho, comemoramós o dia de Corpus Christi corn umabelíssima procissão, que foi abrilhantadapelas casas e ruas enfeitadas por ondepassou. A missa, celebrada por DomFrancisco e concelebrada pelos padresda Diocese foi muito rica em símbolos e

Julho 1999

também, pela presença de centenas de pessoas.

07- BIO

Page 8: 92 bio julho 99

No dia 23 de rnaio (Pentecostes), cerca de três mil jovensentre crismandos e crismados, reuniram-se no Ginásio de Es-portes do Parque dos Camargos em Barueri, para o 49 En-contro de Pentecostes dos Crismandos da Região Pas-toral Barueri. Este Encontro foi promovido pela Coordena-ção de Catequese da Região, que sempre conta com o apoiodos padres, e a cada ano vem crescendo em participação equalidade. O objetivo do Encontro é despertar nos jovensa consciência de que receber o Sacramento da Crisma é tor-nar-se apóstolo no mundo de hoje participando da Comuni-dade e sentindo-se Igreja enviada na Força do Espírito Santo.Pois é o Espírito Santo que renova a Igreja fazendo-a alegre,jovem, dinâmina e comprometida com a transformação darealidade. O tema deste ano foi: "Espírito Santo: Amorde Deus Pai trabalhando na Reconciliação do Mundo",

dando ênfase à Festa de Pentecostes, Projeto Rumoao Novo Milénio e a Campanha da Fraternidade 99. OEncontro teve início às OShOO, com urn momento de oraçãopreparado por catequistas das 10 Paróquias que compõem aRegião. Logo após, o Pé. Atílio (Coordenador Regional) deu asboas vindas a todos. O dia foi enriquecido pela presença do Pé.Raimundo (Região Pastoral Bonfim), que deixou uma mensa-gem a todos os jovens "o Sacramento da Crisma é um momentoprecioso no itinerário da fé dos jovens e adolescentes". Encer-rou-se o evento às 15HOO, com a Missa presidida pelo Pé. Atílioe concelebrada por sete padres da Região."Que Maria Santíssima, Mãe da Igreja nascente em Pen-tecostes, proteja a todos jovens e os faça cheios doEspírito Santo para construírem uma nova humanida-de sem drogras, sem violência e sem exclusão."

PASTORAL FE E POLÍTICANos dias 21. 22 e 23 de maio a PastoralFé e Política da Diocese de Osasco,se reuniu para realizar o encontro anual,com a participação de 40 pessoas, na Casade Retiros "Divina Providência", em Cotia.O tema do encontro foi " O desem-prego no Brasil de hoje" , que vem deencontro ao tema da C.F./99. No sábadodia 22, o assessor Celso Jordão (da Equi-

pe do Plínio Arruda), apresentou uma Aná-lise da Conjuntura Atual no mundo e noBrasil. Após a exposição, formararn-segrupos para debater os ternas apresenta-dos e procurar soluções. No domingo, es-teve conosco. o Deputado Federal JoãoPaulo, que apresentou a situação brasi-leira dos 500 anos de nossa história, ex-plicou também a situação da Câmara

Federal na atualidade. Respondeu a di-versas perguntas feitas pelos participan-tes. Estiveram presentes também, o Pé.Cláudio, (Coordenador das PastoraisSociais) e o Pé. Claudemir. Após a cele-bração, já no final do encontro, foram dis-cutidas as formas de atuação desta Pas-tora! . como equipe de Fé e Política e seuenvolvimento na Pastoral de Conjunto.

®£££^W£d£ÍX$) E>£*MsiJ^vA&fíT'-

01 -Q- 39 SSB - Past. Social - Centro Pastoral - 20h- Reunião Diocesana - Pastoral Familiar - Cotia

02 -S- Missa do Voluntariado -Califórnia- 15h- ECC - 1 § Etapa - Reg. Bonfim - S. José - até dia 04/07

03 -S- Retiro - Pastoral da Saúde - Região Bonfim- Pastoral Carcerária - Reg. Carapicuiba - Sta Rita - 1 5h

04 -D- SÃO PEDRO E SÃO PAULO- Encontro Vocacional da Região Barueri- Conselho Pastoral - Reg. Barueri - Silveira - 15h- RCC - Reunião Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos- ECC 1 § Etapa - Região Bonfim - Término

05 -S- Semana Catequética- Reg. Bonfim -até dia 07 -20h06 -T- Semana Cateq. - Reg. Carap. - até dia 08/07 - 20h08 -Q- PR Região Bonfim - 9h09-S- Q- Encontro Região Pastoral Familiar - Bauru - até

dia 11/0710 -S- Pastoral da Juventude Diocesana- Barueri- 14h

- Past. Familiar- Reg. Barueri- Aparecida -Jandira-16h- RCC - Reunião Secretaria - Marcos- PASCOM - Reunião Diocesana - CECAD - das 9 às 1 2h

11 -D- 15Q DOMINGO TEMPO COMUM- Pastoral Juventude - Reg. Barueri - Vale do Sol - 1 4h- 25 anos de ECC na Diocese - Catedral - 1 5h- CEBs - Reg. Barueri - Medianeira - 1 4:30h

12 -S- Semana Catequéíica- Barueri - até dia 14/07 -20h- Jornal Regional - Região Bonfim - Piratininga - 20h

13 -T- Semana Catequética - Cotia - Vargem Grande - atédial 5/07 -20h

1 5 -Q- Apostolado da Oração - Reg. Barueri - Silveira - 1 5h16 -S- RCC - Oração Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos

- ECC - 1 3 Etapa - Reg. Bonfim - Vila Piauí - até dia 1 8/07

^*) Xj j Jl; - d~il3íí£BCS) ÇÇ)

17 -S- RCC -Reunião Secretaria Moisés- Sem. Catequética - S. Roque - das 9 às 1 6h• RCC - Evento Secretarias Marcos e Davi- Esc. de Fé e Política - Reg. Past. Sto. Ant.- das 9 às 1 2h- Fé e Política - Região Barueri - 1 6h

18 -D- 165DOMINGOTEMPOCOMUM- Chegada da Cruz e imagem de N. Sra. Aparecida -

Catedral -17h- Formação Pré-Matrimônio - Pastoral Familiar- Reg.

Carapicuiba - Sto. António- Past. da Juventude - Reg. Carap. - S. Roque - 1 4:30h- ECC - 1- Etapa - Região Bonfim - Término

20 - T- Semana Catequética - Sio. António - Catedral - atédia 22/07 - 20h

23 - S - Sem. Cateq. - Missa de Encerramento - Catedral - 20h- Comissão Administrativa- CEO -9h- RCC - Região Barueri - Cristo Rei - 20h- Romaria da Juventude - Reg. Carap. - Aparecida- ECC - 1 § Etap. - Reg. Bonfim - Oper. Munhoz - até dia 25

25-D- 1 7^ DOMINGO TEMPO COMUM- Saída da cruz e imagem de N. Sra. Aparecida - da

Igreja dos Remédios - 1 5h- Ene. Interd. de CEBs - SP2 - Sto. Amaro - das 9 às 1 7h- Past. Juventude Diocesana - Romaria da Juventude- Apostolado da Oração - Retiro - Itapevi- RCC - Reunião Geral - Coord. Diocesana Reg. Gr.

Oração - Secr. Dioc. e Regionais- ECC 1 - Etapa - Reg. Bonfim - Término

27 -T- Coordenadores G.O. da RCC - Reg. Sto. António29 -Q- Past. da Saúde - Reg. Carap. - N. Sra. Aparecida - 20h30 -S- Apostolado da Oração - Reg. Bonfim - 15h

BIO-08 Julho 1999