978-3-639-61018-5_coverpreview

1
Minas de Babel O tema que norteia as páginas seguintes pode ser resumido pela expressão “gramática política”. Esta é intencionalmente ambígua, já que os assuntos tratados nos capítulos foram bastante diversos, sendo difícil definir algo mais específico. Por um lado, nossa análise trata de uma gramática da política ou do conjunto de regras que permeavam a política. Analisa com isto o processo de obtenção de cargos e formação dos grupos políticos nas minas gerais no segundo quartel do século XIX, tendo como foco principal o contato com as letras. Por outro lado, trata-se, também, e ao mesmo tempo, de uma gramática política no sentido mais estrito das palavras, ou seja, uma gramática de cunho político. Escrever e publicar gramáticas em Portugal entre os séculos XVIII e XIX era, também, uma ação política. Tal característica não estava restrita ao fato de os grandes mecenas portugueses se ligarem aos grupos políticos, mas ia muito além, na medida em que os exemplos que compunham os compêndios sobre a língua continham uma posição política. Pedro Eduardo possui graduação em História pela UFOP (2009) e mestrado pela mesma instituição (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em Arquivística, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil imperial, arquivística, ortografia imperial, Minas Gerais século XIX e História do Livro e da Leitura. Pedro Eduardo Andrade Carvalho Minas de Babel padrões ortográficos e alterações burocráticas na Câmara de Mariana – MG entre 1824 e 1853 978-3-639-61018-5 MINAS DE BABEL Carvalho

Upload: pedrao-eduardo

Post on 07-Sep-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Coverpreview

TRANSCRIPT

  • Minas de BabelO tema que norteia as pginas seguintes pode ser resumido pelaexpresso gramtica poltica. Esta intencionalmente ambgua, j queos assuntos tratados nos captulos foram bastante diversos, sendo difcildefinir algo mais especfico. Por um lado, nossa anlise trata de umagramtica da poltica ou do conjunto de regras que permeavam a poltica.Analisa com isto o processo de obteno de cargos e formao dosgrupos polticos nas minas gerais no segundo quartel do sculo XIX, tendocomo foco principal o contato com as letras. Por outro lado, trata-se,tambm, e ao mesmo tempo, de uma gramtica poltica no sentido maisestrito das palavras, ou seja, uma gramtica de cunho poltico. Escrever epublicar gramticas em Portugal entre os sculos XVIII e XIX era, tambm,uma ao poltica. Tal caracterstica no estava restrita ao fato de osgrandes mecenas portugueses se ligarem aos grupos polticos, mas iamuito alm, na medida em que os exemplos que compunham oscompndios sobre a lngua continham uma posio poltica.

    Pedro Eduardo possui graduao em Histria pelaUFOP (2009) e mestrado pela mesma instituio(2012). Tem experincia na rea de Histria, comnfase em Arquivstica, atuando principalmente nosseguintes temas: Brasil imperial, arquivstica,ortografia imperial, Minas Gerais sculo XIX e Histriado Livro e da Leitura.

    Pedro Eduardo Andrade Carvalho

    Minas de Babelpadres ortogrficos e alteraesburocrticas na Cmara de Mariana MGentre 1824 e 1853

    978-3-639-61018-5

    MIN

    AS

    DE

    BA

    BE

    LC

    arv

    alh

    o