a carreta men to

1
Compare os poemas “ Cântico negro ” de José Régio e “ Livro de horas ” de Miguel Torga que você acabou de ler nesta aula e analise as semelhanças e as diferenças entre eles, situando-os no Modernismo Português, mais especificamente no Presencismo. A sua análise deve ser fundamentada em crítica especializada (indicada na aula, por exemplo) e ser exemplificada por meio de citações dos poemas supracitados. O seu texto deve ter, no mínimo, 10 linhas . Os presencialistas aspiravam a uma literatura e a uma arte desarticulada , se não mesmo, alheadas de qualquer corrente política, social ou religiosa. Na obra “ Cântico negro”, percebemos que a sua obra é permeadas por atmosfera densamente dramática e austeras como poucos. Voltando-se para uma linguagem mais intimista e artista, ou seja, de alta introspecção. Características essa que marca o presencialismo. Pode perceber isso, nos versos “ Não acompanhar ninguém” e “se eu mesmo busco e nenhum de voz me responde”.Vemos que o autor reafirma o seu posicionamento sobre a individualidade.

Upload: marcelo-lira

Post on 09-Nov-2015

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

letras

TRANSCRIPT

Compare os poemas Cntico negro de Jos Rgio e Livro de horas de Miguel Torga que voc acabou de ler nesta aula e analise as semelhanas e as diferenas entre eles, situando-os no Modernismo Portugus, mais especificamente no Presencismo. A sua anlise deve ser fundamentada em crtica especializada (indicada na aula, por exemplo) e ser exemplificada por meio de citaes dos poemas supracitados. O seu texto deve ter, no mnimo,10 linhas.

Os presencialistas aspiravam a uma literatura e a uma arte desarticulada , se no mesmo, alheadas de qualquer corrente poltica, social ou religiosa. Na obra Cntico negro, percebemos que a sua obra permeadas por atmosfera densamente dramtica e austeras como poucos. Voltando-se para uma linguagem mais intimista e artista, ou seja, de alta introspeco. Caractersticas essa que marca o presencialismo. Pode perceber isso, nos versos No acompanhar ningum e se eu mesmo busco e nenhum de voz me responde.Vemos que o autor reafirma o seu posicionamento sobre a individualidade.