a conclusão sobre a globalização eo direito internacional (2)

2
. A conclusão sobre a globalização é que ela traz muitos benefícios , mas também traz algumas consequências não tão agradáveis que temos observado atualmente como desempregos em larga escala que tem atingido não só os países em desenvolvimento como também os países desenvolvidos da América do Norte, Europa e da Ásia. Mas, o efeitos Globalização é diferente em cada país e traz consequências sociais de diferentes formas em cada realidade . É fora de dúvida que a globalização em si mesma é um progresso da qual nenhum país poderá escapar, é algo irreversível . Porém, ao aceitarmos simplesmente esta constatação, não podemos admitir, necessariamente, que todas as suas consequências devam projetar-se em uma só direção, a qual, até agora, parece beneficiar basicamente a alguns países e prejudicar a muitos outros . Na globalização existem ganhadores e perdedores porque entre os países desenvolvidos se está criando uma mentalidade em muitos sentidos excludente , e que não interpreta todos os fatores que entram no tabuleiro deste intrincado jogo. Tais fatos podem produzir desequilíbrios internacionais capazes de conduzir o mundo a dificuldades maiores do que as que já conhecemos. Por esse motivo é necessário que os países em desenvolvimento tenham claras as noções de interesse nacional.

Upload: araujoci

Post on 25-Dec-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Conclusão Sobre a Globalização Eo Direito Internacional (2)

. A conclusão sobre a globalização é que ela traz muitos benefícios, mas também traz algumas consequências não tão agradáveis que temos observado atualmente como desempregos em larga escala que tem atingido não só os países em desenvolvimento como também os países desenvolvidos da América do Norte, Europa e da Ásia. Mas, o efeitos Globalização é diferente em cada país e traz consequências sociais de diferentes formas em cada realidade.

É fora de dúvida que a globalização em si mesma é um progresso da qual nenhum país poderá escapar, é algo irreversível. Porém, ao aceitarmos simplesmente esta constatação, não podemos admitir, necessariamente, que todas as suas consequências devam projetar-se em uma só direção, a qual, até agora, parece beneficiar basicamente a alguns países e prejudicar a muitos outros.

Na globalização existem ganhadores e perdedores porque entre os países desenvolvidos se está criando uma mentalidade em muitos sentidos excludente, e que não interpreta todos os fatores que entram no tabuleiro deste intrincado jogo. Tais fatos podem produzir desequilíbrios internacionais capazes de conduzir o mundo a

dificuldades maiores do que as que já conhecemos. Por esse motivo é necessário que os países em desenvolvimento tenham claras as noções de interesse nacional. apoiada em complexas comunidades nacionais que têm seu direito a viver, suas expectativas ante o mundo, uma cultura e uma história que defender e preservar e uma lógica aspiração à dignidade.

Nisso tudo, . Sendo a Dignidade da Pessoa Humana um princípio do Direito Internacional e

tendo em vista a noção de Direito ao Desenvolvimento e da Proteção do Homem Objeto,oque leva ainda em consideração o respeito aos

direitos humanos, sobretudo a dignidade da pessoa humana, a democracia e o direito à

Page 2: A Conclusão Sobre a Globalização Eo Direito Internacional (2)

transparência política e de gestão do interesse público e a participação da sociedade na

tomada de decisões que lhe afetam.onde os governos têm que ser

representativos da vontade da sociedade em um contrato social claramente

definido para que aqueles que aspiram a falar em nome das unidades nacionais que entram no jogo global, possam ser, realmente, legítimos representantes dos povos.

justificando a globalização saudável ao homem.