a desescolarizaÇÃo da sociedade

36
A DESESCOLARIZAÇÃO A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE DA SOCIEDADE A Nova Igreja do Mundo é a indústria do A Nova Igreja do Mundo é a indústria do conhecimento, ao mesmo tempo fornecedora de conhecimento, ao mesmo tempo fornecedora de ópio e lugar de trabalho durante um número ópio e lugar de trabalho durante um número sempre maior de anos na vida de uma pessoa. sempre maior de anos na vida de uma pessoa. A desescolarização está, pois, na raiz de A desescolarização está, pois, na raiz de qualquer movimento que vise à libertação qualquer movimento que vise à libertação humana.” humana.” (Ivan Illich – 1926-2002) (Ivan Illich – 1926-2002)

Upload: amandamorais30

Post on 11-Aug-2015

343 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A A DESESCOLARIZAÇÃO DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADEDA SOCIEDADE

““A Nova Igreja do Mundo é a indústria do conhecimento, A Nova Igreja do Mundo é a indústria do conhecimento, ao mesmo tempo fornecedora de ópio e lugar de trabalho ao mesmo tempo fornecedora de ópio e lugar de trabalho durante um número sempre maior de anos na vida de durante um número sempre maior de anos na vida de uma pessoa. A desescolarização está, pois, na raiz de uma pessoa. A desescolarização está, pois, na raiz de qualquer movimento que vise à libertação humana.”qualquer movimento que vise à libertação humana.”(Ivan Illich – 1926-2002)(Ivan Illich – 1926-2002)

Page 2: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

CRITICA Á ESCOLACRITICA Á ESCOLA

Temos analisado as diversas faces que aTemos analisado as diversas faces que a

escola adquiriu no decorrer da história, até oescola adquiriu no decorrer da história, até o

presente momento. Vivemos uma crise muitopresente momento. Vivemos uma crise muito

seria e nos preocupamos em saber qual será oseria e nos preocupamos em saber qual será o

destino da instituição escolar.destino da instituição escolar.

Segundo os teóricos crítico-reprodutivistas, aSegundo os teóricos crítico-reprodutivistas, a

escola reproduz as formas de dominaçãoescola reproduz as formas de dominação

social.social.

Page 3: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A década de 70 foi fértil em criticas á escola eA década de 70 foi fértil em criticas á escola e

propostas para alterar este quadro sombrio.propostas para alterar este quadro sombrio.

Fazendo coro com essa tendência. Ivan IllichFazendo coro com essa tendência. Ivan Illich

apresenta uma proposta aparentemente maisapresenta uma proposta aparentemente mais

radical: por que não “desescolarizar” aradical: por que não “desescolarizar” a

sociedade?sociedade?

Page 4: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

IVAN ILLICHIVAN ILLICH

Page 5: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Nasceu no ano de 1926 em Viena, membro de uma famíliaNasceu no ano de 1926 em Viena, membro de uma famíliacom ascendência judia, croata e católica.com ascendência judia, croata e católica.Entre 1936 e 1941 viveu a maior parte do tempo com seu avôEntre 1936 e 1941 viveu a maior parte do tempo com seu avômaterno em Viena. Estudou histologia e cristalografia namaterno em Viena. Estudou histologia e cristalografia nauniversidade de Florença.universidade de Florença.Entre 1932 e 1946 estudou teologia e filosofia na PontifíciaEntre 1932 e 1946 estudou teologia e filosofia na PontifíciaUniversidade Gregoriana do Vaticano, e trabalhou comoUniversidade Gregoriana do Vaticano, e trabalhou comopadre em Nova Iorque.padre em Nova Iorque.Em 1956 foi nomeado vice-reitor da Universidade Católica deEm 1956 foi nomeado vice-reitor da Universidade Católica dePorto Rico e, em 1961, fundou o Centro Intercultural dePorto Rico e, em 1961, fundou o Centro Intercultural deDocumentación (CIDOC) em Cuernavaca no México, centroDocumentación (CIDOC) em Cuernavaca no México, centrode investigação que dava cursos aos missionários da Américade investigação que dava cursos aos missionários da Américado Norte. do Norte. Depois de 10 anos, as posturas do CIDOC entraram emDepois de 10 anos, as posturas do CIDOC entraram emconflito com o Vaticano, e em 1976 o centro foi fechado com oconflito com o Vaticano, e em 1976 o centro foi fechado com oconsentimento daqueles que dele faziam parte. Illichconsentimento daqueles que dele faziam parte. Illichrenunciou à vida de religioso no final dos anos 1960.renunciou à vida de religioso no final dos anos 1960.

Page 6: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A partir dos anos 1980, Illich viajou muito, repartindo seuA partir dos anos 1980, Illich viajou muito, repartindo seutempo entre os Estados Unidos da América, México etempo entre os Estados Unidos da América, México eAlemanha. Foi nomeado professor visitante de filosofia eAlemanha. Foi nomeado professor visitante de filosofia eciência, tecnologia e sociedade na Universidade Estadual daciência, tecnologia e sociedade na Universidade Estadual daPensilvânia, e também professor visitante da Universidade dePensilvânia, e também professor visitante da Universidade deBremen.Bremen.Seus últimos anos foram marcados pela luta contra um câncerSeus últimos anos foram marcados pela luta contra um câncerna face que o levou à morte em 2002. Seguindo sua crítica àna face que o levou à morte em 2002. Seguindo sua crítica àmedicina tradicional utilizou tratamentos alternativos paramedicina tradicional utilizou tratamentos alternativos paraenfrentar o câncer, que batizou de "Minha mortalidade". enfrentar o câncer, que batizou de "Minha mortalidade". Seu livro mais famoso é Seu livro mais famoso é Sociedade sem escolasSociedade sem escolas (1971), uma (1971), umacrítica à institucionalização da educação nas sociedadescrítica à institucionalização da educação nas sociedadescontemporâneas. Através de exemplos sobre a naturezacontemporâneas. Através de exemplos sobre a naturezaineficaz da educação institucionalizada, Illich se mostravaineficaz da educação institucionalizada, Illich se mostravafavorável à auto-aprendizagem, apoiada em relações sociaisfavorável à auto-aprendizagem, apoiada em relações sociaisintencionais, e numa intencionalidade fluida e informal:intencionais, e numa intencionalidade fluida e informal:

Page 7: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A educação universal por meio da escolaridade não é possível.A educação universal por meio da escolaridade não é possível.Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituiçõesNem seria mais exequível se se tentasse mediante instituiçõesalternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nemalternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nemnovas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentaisproliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais(nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção(nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intençãode aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto dede aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto deincluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado aincluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado aeducação universal. A busca actual de novos canais educativoseducação universal. A busca actual de novos canais educativosdeverá ser transformada na procura do seu oposto institucional:deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional:redes educativas que aumentem a oportunidade de cada umredes educativas que aumentem a oportunidade de cada umtransformar cada momento da sua vida num outro de transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar aaprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar acontribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza taiscontribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza taisinvestigações sobre as grandes linhas na educação – e tambéminvestigações sobre as grandes linhas na educação – e tambémpara quem procura alternativas para outros tipos estabelecidospara quem procura alternativas para outros tipos estabelecidosde serviços.de serviços.

Page 8: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

As últimas frases deixam claro o que o título do livro sugereAs últimas frases deixam claro o que o título do livro sugereque a institucionalização da educação marca uma tendênciaque a institucionalização da educação marca uma tendênciade institucionalização da sociedade, e as idéias dede institucionalização da sociedade, e as idéias dedesinstituicionalização da educação poderiam ser um pontodesinstituicionalização da educação poderiam ser um pontode partida para a desinstitucionalização da sociedade. Comode partida para a desinstitucionalização da sociedade. Comopensador holístico, de inteligência formidável e erudiçãopensador holístico, de inteligência formidável e erudiçãocatólica ampla, Illich sempre propôs as suas análises noscatólica ampla, Illich sempre propôs as suas análises nostermos mais amplos possíveis.termos mais amplos possíveis.O livro é mais do que apenas uma crítica, contém propostasO livro é mais do que apenas uma crítica, contém propostaspara reinventar toda a aprendizagem em várias instâncias dapara reinventar toda a aprendizagem em várias instâncias dasociedade e também na esfera individual. Possui destaque asociedade e também na esfera individual. Possui destaque asua proposta, feita em 1971, de criar as "redes desua proposta, feita em 1971, de criar as "redes deaprendizagem" ("telarañas de aprendizaje") apoiadas emaprendizagem" ("telarañas de aprendizaje") apoiadas emtecnologias avançadas.tecnologias avançadas.A obra de Ivan Illich compreende numerosos temas da relaçãoA obra de Ivan Illich compreende numerosos temas da relaçãoentre o indivíduo, a sociedade com a ciência e a técnica.entre o indivíduo, a sociedade com a ciência e a técnica.Uma boa amostra são as citações:Uma boa amostra são as citações:

Page 9: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

"Não há movimento de verdadeira libertação que não"Não há movimento de verdadeira libertação que nãoreconheça a necessidade de adotar uma tecnologia de baixoreconheça a necessidade de adotar uma tecnologia de baixoconsumo energético.“consumo energético.“

"Diga-me a que velocidade se move e te direi quem és? Se"Diga-me a que velocidade se move e te direi quem és? Senão pode contar com seus próprios pés para se locomover, énão pode contar com seus próprios pés para se locomover, éum marginal, porque o veículo se converteu em símbolo daum marginal, porque o veículo se converteu em símbolo dasegmentação social e em condição para a participação da vidasegmentação social e em condição para a participação da vidasocial. Ao conseguir propiciar aos motoristas à quebra de umasocial. Ao conseguir propiciar aos motoristas à quebra de umanova barreira de velocidade a indústria do transporte estánova barreira de velocidade a indústria do transporte estápatrocinando, inevitavelmente, novos privilégios para umapatrocinando, inevitavelmente, novos privilégios para umaminoria e agonia para a minoria e agonia para a maioria."maioria."

Page 10: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

"Chegou à hora de tirar das mãos do médico a seringa, como"Chegou à hora de tirar das mãos do médico a seringa, comose tirou a pena das dos escritores durante a Reforma. Ase tirou a pena das dos escritores durante a Reforma. Amaioria das doenças que temos hoje em dia podem sermaioria das doenças que temos hoje em dia podem serdiagnosticadas e tratadas por pessoas comuns. Para adiagnosticadas e tratadas por pessoas comuns. Para amaioria essa declaração é muito difícil de ser aceita, porque amaioria essa declaração é muito difícil de ser aceita, porque acomplexidade do ritual médico lhes ocultou a simplicidade decomplexidade do ritual médico lhes ocultou a simplicidade deseus próprios instrumentos básicos...”.seus próprios instrumentos básicos...”.

"A escola parece estar destinada a ser a igreja universal de"A escola parece estar destinada a ser a igreja universal denossa cultura em decadência...”.nossa cultura em decadência...”.

"A escola é um rito iniciático que introduz o neófito à carreira"A escola é um rito iniciático que introduz o neófito à carreirasagrada do consumo progressivo...”.sagrada do consumo progressivo...”.

Page 11: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Para Illich todos nossos passos se achamPara Illich todos nossos passos se acham

enquadrados e submetidos a instituiçõesenquadrados e submetidos a instituições

criadas para proteger e orientar, mas que nacriadas para proteger e orientar, mas que na

verdade cerceiam as ações humanas.verdade cerceiam as ações humanas.

Page 12: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O homem é um aprendiz de feiticeiro queO homem é um aprendiz de feiticeiro que

não consegue mais controlar os efeitos danão consegue mais controlar os efeitos da

mágica desencadeada.mágica desencadeada.

Page 13: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A escola escraviza mais que a família, devidoA escola escraviza mais que a família, devido

à estrutura sistemática e organizada, aà estrutura sistemática e organizada, a

hierarquia, aos rituais das provas e o mito dohierarquia, aos rituais das provas e o mito do

diploma. Segundo Illich, não é verdade quediploma. Segundo Illich, não é verdade que

as crianças aprendem na escola, ao contrario,as crianças aprendem na escola, ao contrario,

os alunos realizam a maior parte de seuos alunos realizam a maior parte de seu

aprendizado fora dela.aprendizado fora dela.

Page 14: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

““Aprendemos a falar, pensar, amar, sentir,Aprendemos a falar, pensar, amar, sentir,

brincar, praguejar, fazer política e trabalharbrincar, praguejar, fazer política e trabalhar

sem interferência de professor algum.”sem interferência de professor algum.”

Page 15: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

SOCIEDADE SEM ESCOLASOCIEDADE SEM ESCOLA

O que, afinal, lllich propõe como substituiçãoO que, afinal, lllich propõe como substituição

à escola que ele quer destruir?à escola que ele quer destruir?

Ao constatar que o vertiginosoAo constatar que o vertiginoso

desenvolvimento tecnológico levou o homemdesenvolvimento tecnológico levou o homem

à alienação, lllich considera importanteà alienação, lllich considera importante

desmistificar o ideal de progresso e dedesmistificar o ideal de progresso e de

consumo insaciável.consumo insaciável.

Page 16: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O símbolo do homem que afronta o destinoO símbolo do homem que afronta o destino

é Prometeu um dos titãs da mitologia grega é Prometeu um dos titãs da mitologia grega

Page 17: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Page 18: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Para lllich é importante abolir homemPara lllich é importante abolir homem

prometéico. Que o homem ambicioso limiteprometéico. Que o homem ambicioso limite

suas necessidades, reduza as aspirações esuas necessidades, reduza as aspirações e

não afronte tanto a natureza, respeitando anão afronte tanto a natureza, respeitando a

ordem nela escrita e para isso é precisoordem nela escrita e para isso é preciso

destruir a megamáquina. destruir a megamáquina.

Page 19: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Evidentemente, ao fazer a critica asEvidentemente, ao fazer a critica associedades industrializadas avançadas, lllichsociedades industrializadas avançadas, lllichbem sabe que elas não teriam como reverterbem sabe que elas não teriam como reverteresse quadro perverso. No entanto, pensa seresse quadro perverso. No entanto, pensa serpossível advertir os dois terços do globo quepossível advertir os dois terços do globo queainda não foram plenamente industrializados,ainda não foram plenamente industrializados,a fim de evitar os malefícios da destruição da a fim de evitar os malefícios da destruição da natureza, da sociedade e da imaginação. Pornatureza, da sociedade e da imaginação. Porisso suas esperanças se dirigem aos paísesisso suas esperanças se dirigem aos paísesem via de desenvolvimento.em via de desenvolvimento.

Page 20: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Embora reconheça que a vida em sociedadeEmbora reconheça que a vida em sociedade

seria impossível sem as instituições, faz umaseria impossível sem as instituições, faz uma

nítida distinção entre as manipulativas e asnítida distinção entre as manipulativas e as

conviviais. As primeiras são as que merecem conviviais. As primeiras são as que merecem

suas criticas, pois não estão mais a serviço dosuas criticas, pois não estão mais a serviço do

homem, mas contra ele, constituindo-sehomem, mas contra ele, constituindo-se

‘’‘’falsos serviços públicos’’ voltados para osfalsos serviços públicos’’ voltados para os

interesses econômicos de alguns privilegiados. Asinteresses econômicos de alguns privilegiados. As

segundas seriam interativas, permitindo osegundas seriam interativas, permitindo o

intercambio entre as pessoas com a condição deintercambio entre as pessoas com a condição de

que todas mantenham sua autonomia.que todas mantenham sua autonomia.

Page 21: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Ao simplificar a forma de vida, as instituiçõesAo simplificar a forma de vida, as instituições

conviviais a forma de vida, as instituiçõesconviviais a forma de vida, as instituições

conviviais proporcionam melhor interaçãoconviviais proporcionam melhor interação

familiar, criando autenticas comunidades. Illichfamiliar, criando autenticas comunidades. Illich

chamada de convivialidade a criação dechamada de convivialidade a criação de

““redes de comunicações culturais” queredes de comunicações culturais” que

facilitariam o encontro de pessoasfacilitariam o encontro de pessoas

interessadas no mesmo assunto.interessadas no mesmo assunto.

Page 22: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Então, o inverso da escola se tornariaEntão, o inverso da escola se tornaria

possível. Essas redes não seriam escolas –possível. Essas redes não seriam escolas –

por não terem programas preestabelecidos por não terem programas preestabelecidos

nem reconstituírem a figura do professor---enem reconstituírem a figura do professor---e

proporcionariam apenas a troca deproporcionariam apenas a troca de

experiências, com base na aprendizagemexperiências, com base na aprendizagem

automotivada. automotivada.

Page 23: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

““Desescolarizar significa abolir o poder deDesescolarizar significa abolir o poder de

uma pessoa de obrigar outra a freqüentaruma pessoa de obrigar outra a freqüentar

uma reunião. Também significa o direito deuma reunião. Também significa o direito de

qualquer pessoa, de qualquer idade ou sexo,qualquer pessoa, de qualquer idade ou sexo,

de convocar uma reunião.” de convocar uma reunião.”

Page 24: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O recurso ao computador seria indispensável,O recurso ao computador seria indispensável,

pois facilitaria a localização dos parceiros apois facilitaria a localização dos parceiros a

partir de interesses revelados. Haveriapartir de interesses revelados. Haveria

também o auxilio do sistema de correios, bemtambém o auxilio do sistema de correios, bem

como de uma rede de boletins informativos oucomo de uma rede de boletins informativos ou

anúncios classificados de jornais.anúncios classificados de jornais.

Page 25: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Illich se refere a quatro diferentes abordagens queIllich se refere a quatro diferentes abordagens quepermitem ao estudante ter acesso a qualquer recursopermitem ao estudante ter acesso a qualquer recursoeducacional:educacional: Serviço de consulta a objetos educacionais Serviço de consulta a objetos educacionais

armazenados em bibliotecas, laboratórios, museus, armazenados em bibliotecas, laboratórios, museus, teatros, ou ainda nas fábricas, aeroportos ou teatros, ou ainda nas fábricas, aeroportos ou fazendas;fazendas;

Intercambio de habilidades (o que permite às Intercambio de habilidades (o que permite às pessoas oferecer seus serviços);pessoas oferecer seus serviços);

Encontro de colegas (parceiros interessados no Encontro de colegas (parceiros interessados no mesmo tipo de pesquisa);mesmo tipo de pesquisa);

Serviço de consulta a educadores em geral, agora Serviço de consulta a educadores em geral, agora despojados de seu autoritarismo e limitados ao despojados de seu autoritarismo e limitados ao importante papel de aconselhamento e orientação. importante papel de aconselhamento e orientação.

Page 26: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA PROPOSTAPROPOSTA

A desescolarização foi um projetoA desescolarização foi um projeto

provocador demais, merecendo a atençãoprovocador demais, merecendo a atenção

dos educadores contemporâneos. Illich nãodos educadores contemporâneos. Illich não

inova ao criticar a escola; seu grande méritoinova ao criticar a escola; seu grande mérito

resulta da solução que apresenta aoresulta da solução que apresenta ao

problema.problema.

Page 27: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Illich produz uma teoria de impacto que instigaIllich produz uma teoria de impacto que instiga

a imaginação e a rebeldia contra o que aia imaginação e a rebeldia contra o que ai

esta. Ele pos em duvida a escola comoesta. Ele pos em duvida a escola como

instituição.instituição.

Page 28: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Não deixa de ser interessante à ênfase dada Não deixa de ser interessante à ênfase dada àà

multiplicação dos contatos do estudante commultiplicação dos contatos do estudante com

o mundo por meio de redes de convivialidade,o mundo por meio de redes de convivialidade,

o que sugere uma sociedade globalmenteo que sugere uma sociedade globalmente

educativa, porem alguns ajustes devem sereducativa, porem alguns ajustes devem ser

feitos para que funcione de maneirafeitos para que funcione de maneira

adequada.adequada.

Page 29: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A critica de Illich porem se destina à escolaA critica de Illich porem se destina à escola

estritamente tradicional, porem é tãoestritamente tradicional, porem é tão

exagerada que parece ignorar asexagerada que parece ignorar as

contribuições progressistas que vem contribuições progressistas que vem

ocorrendo.ocorrendo.

Page 30: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Se por um lado é pertinente a criticaSe por um lado é pertinente a critica

antitecnocratica e antiburocratica feita àsantitecnocratica e antiburocratica feita às

instituições, por outro lado Illich não consegueinstituições, por outro lado Illich não consegue

explicar como deve ser feita a reversão para aexplicar como deve ser feita a reversão para a

convivialidade, recorrendo a conceitos poucoconvivialidade, recorrendo a conceitos pouco

definidos e até mesmo superficiais. definidos e até mesmo superficiais.

Page 31: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

A esse respeito, diz o espanhol JesusA esse respeito, diz o espanhol Jesus

Palácios: “Não pensamos que o problemaPalácios: “Não pensamos que o problema

deva situar-se em nível de supressão dasdeva situar-se em nível de supressão das

instituições, mas sim de um novo tipo de relações instituições, mas sim de um novo tipo de relações

que devam instaurar-se no seio dessas instituições eque devam instaurar-se no seio dessas instituições e

em nível do novo papel que as instituições devemem nível do novo papel que as instituições devem

exercer na vida social”. Nesse sentido a propostaexercer na vida social”. Nesse sentido a proposta

desescolarizadora nos parece idealista e semdesescolarizadora nos parece idealista e sem

perspectiva política. (...) Como assinalaram algunsperspectiva política. (...) Como assinalaram alguns

autores, a desescolarização é um slogan vazio e aautores, a desescolarização é um slogan vazio e a

““escola” sonhada por Illich é justamente uma escolaescola” sonhada por Illich é justamente uma escola

sem “sociedade”.sem “sociedade”.

Page 32: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Podemos concordar com Illich quanto ao “mito daPodemos concordar com Illich quanto ao “mito dacompetência”, por meio da qual o saber docompetência”, por meio da qual o saber doespecialista retira a iniciativa das pessoas e resultaespecialista retira a iniciativa das pessoas e resultaem forma de poder e manipulação das massas, masem forma de poder e manipulação das massas, masé preciso reconhecer que o saber especializadoé preciso reconhecer que o saber especializadopode aliviar o esforço do homem e que a ciência e apode aliviar o esforço do homem e que a ciência e atécnica quando bem utilizadas, só podem ajudá-lo atécnica quando bem utilizadas, só podem ajudá-lo asair da privação e da penúria, afinal pela primeirasair da privação e da penúria, afinal pela primeiravez na historia da humanidade vislumbrou-se avez na historia da humanidade vislumbrou-se apossibilidade de emancipação dos homens por meiopossibilidade de emancipação dos homens por meioda técnica. Não se trata de rejeitar a técnica e ada técnica. Não se trata de rejeitar a técnica e aciência devido o risco de alienação, mas sim utilizaciência devido o risco de alienação, mas sim utilizala adequadamente em seu beneficio.la adequadamente em seu beneficio.

Page 33: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Por isso, a principal critica a proposta de IllichPor isso, a principal critica a proposta de Illich

refere se a dimensão individualista de seurefere se a dimensão individualista de seu

projeto, que despreza uma analise maisprojeto, que despreza uma analise mais

profunda dos conflitos sociais. Na verdade eleprofunda dos conflitos sociais. Na verdade ele

propõe uma revolução moral, empenhadapropõe uma revolução moral, empenhada

em conscientizar os indivíduos para aem conscientizar os indivíduos para a

mudança e em converter cada um.mudança e em converter cada um.

Page 34: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

É nesse sentido que Illich, temendo os riscosÉ nesse sentido que Illich, temendo os riscosdo autoritarismo do professor, propõem umado autoritarismo do professor, propõem umanão diretividade na qual as pessoas estariamnão diretividade na qual as pessoas estariamentregues às forças espontâneas de seu autoentregues às forças espontâneas de seu autointeresse. Ora, o ideal de convivialidade,interesse. Ora, o ideal de convivialidade,segundo o qual a desigualdade existente nosegundo o qual a desigualdade existente nonosso sistema de escolarização serianosso sistema de escolarização seriasubstituída pelo ensino em rede igualitária,substituída pelo ensino em rede igualitária,repousa na ingenuidade de supor que orepousa na ingenuidade de supor que osistema de redes escaparia à pressão e àssistema de redes escaparia à pressão e àscontradições dos interesses estabelecidos.contradições dos interesses estabelecidos.

Page 35: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O grande risco do não diretivismo e do idealO grande risco do não diretivismo e do ideal

de convivialidade esta em que os alunos sede convivialidade esta em que os alunos se

encontrariam abandonados a formasencontrariam abandonados a formas

conservadoras de pensar e viver,conservadoras de pensar e viver,

impregnadas da ideologia da classeimpregnadas da ideologia da classe

dominante. Para evitar isso, apenas um corpodominante. Para evitar isso, apenas um corpo

docente critico e experiente teria condições dedocente critico e experiente teria condições de

provocar um questionamento profundo eprovocar um questionamento profundo e

radical, muitas vezes doloroso e demorado.radical, muitas vezes doloroso e demorado.

Page 36: A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃOFILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Pedagogia 1º período – Uniso Trujillo Pedagogia 1º período – Uniso Trujillo

Prof.Ms João J. C. Sampaio Prof.Ms João J. C. Sampaio

Amanda Francisca Machado de MoraisAmanda Francisca Machado de MoraisDenise Aparecida BelásDenise Aparecida BelásLucilene de Fátima Carriel Lucilene de Fátima Carriel