a expansão marítima ( resumo de aula)

2
A Expansão Marítima 1) Causas da Expansão Marítima; A Europa está se transformando (A partir de 1150, fatos importantes ocorreram) Que Europa é essa ? Rural (Pois se expandiram com a derrubada de florestas , secagem de pântanos e etc., resultando em uma expansão agrícola, pois conseguiram novas terras cultiváveis). Fortalecimento do comércio (Graças à expansão agrícola com a geração de excedentes acentuam-se as trocas comerciais). 2) A Crise do século XIV; Houve declínio da população, escassez de alimentos, epidemias (peste negra) nos período de 1347 e 1351. Grandes extensões de terras foram abandonadas e aldeias inteiras desapareceram. Causa da crise: A razão se deve ao impacto das epidemias e a mudança de clima e nas condições do solo. Então, qual é a saída agora? Expandir territórios e arrebatar novas terras cultiváveis. 3) Pioneirismo Português; Porque um país tão pequeno foi capaz de fazer algo tão grande? a) Experiência no comércio : (eles já estavam adaptados ao comércio, pois faziam transações comerciais com os genoveses e venezianos. Transformando Lisboa em um grande centro mercantil) b) Posição geográfica: Portugal estava muito bem localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, além de possuir correntes marítimas favoráveis à navegação. c) Poder centralizado: Eles estavam politicamente fortes e unificados, portanto, centralizado. (Revolução de 1383- 1385)

Upload: vanessa-ribeiro

Post on 13-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

HIstoria

TRANSCRIPT

Page 1: A Expansão Marítima ( Resumo de Aula)

A Expansão Marítima

1) Causas da Expansão Marítima;

A Europa está se transformando (A partir de 1150, fatos importantes ocorreram) Que Europa é essa?

Rural (Pois se expandiram com a derrubada de florestas, secagem de pântanos e etc., resultando em uma expansão agrícola, pois conseguiram novas terras cultiváveis).Fortalecimento do comércio (Graças à expansão agrícola com a geração de excedentes acentuam-se as trocas comerciais).

2) A Crise do século XIV;

Houve declínio da população, escassez de alimentos, epidemias (peste negra) nos período de 1347 e 1351. Grandes extensões de terras foram abandonadas e aldeias inteiras desapareceram. Causa da crise: A razão se deve ao impacto das epidemias e a mudança de clima e nas condições do solo.Então, qual é a saída agora? Expandir territórios e arrebatar novas terras cultiváveis.

3) Pioneirismo Português;

Porque um país tão pequeno foi capaz de fazer algo tão grande?a) Experiência no comércio : (eles já estavam adaptados ao comércio, pois faziam

transações comerciais com os genoveses e venezianos. Transformando Lisboa em um grande centro mercantil)

b) Posição geográfica: Portugal estava muito bem localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, além de possuir correntes marítimas favoráveis à navegação.

c) Poder centralizado: Eles estavam politicamente fortes e unificados, portanto, centralizado. (Revolução de 1383-1385)

d) Técnicas de navegação: Portugal possuía uma Escola que tratava sobre arte de navegar. (Escola de Sagres, criada pelo Infante D. Henrique). Houve muitas renovações tecnológicas como: o quadrante e o astrolábio; que permitiam conhecer a localização de um navio pela posição dos astros. Eles desenvolveram uma embarcação leve e veloz para as condições da época ( as caravelas) que permitia uma aproximação em terra firme evitando, na medida do possível, de encalhar.

e)4) A atração pelo Ouro e pelas especiarias.

O que os portugueses queriam para se aventurar tanto, ao ponto de vencerem seus maiores medos, ao encarar o “mar tenebroso”?O ouro era a moeda para se fizer as trocas comerciais e as especiarias, os condimentos, entre outros, a noz-moscada, o gengibre, a canela, o cravo e, sobretudo a “pimenta”. Havia outros como: peixe, tecidos, a madeira, o corante, as drogas medicinais etc. e pouco a pouco os escravos africanos.

Page 2: A Expansão Marítima ( Resumo de Aula)