a fada oriana- sistematização

19
A Fada Oriana A Fada Oriana Sophia de Mello Breyner Andresen Sophia de Mello Breyner Andresen 5º Ano 5º Ano Professora: Professora: Marisa Neves Marisa Neves

Upload: marisa-neves

Post on 02-Jul-2015

1.501 views

Category:

Education


21 download

DESCRIPTION

Para relembrar os conteúdos abordados após o estudo da obra. Permite, também, ser usado numa atividade para avaliação da expressão oral.

TRANSCRIPT

Page 1: A fada Oriana- sistematização

A Fada OrianaA Fada Oriana

Sophia de Mello Breyner AndresenSophia de Mello Breyner Andresen

5º Ano5º AnoProfessora: Professora: Marisa NevesMarisa Neves

Page 2: A fada Oriana- sistematização

«[a cidade] parecia feita de «[a cidade] parecia feita de opalasopalas, de , de rubisrubis, de brilhantes, de , de brilhantes, de esmeraldasesmeraldas e de e de safirassafiras.».»

Page 3: A fada Oriana- sistematização

As personagens:As personagens:

Page 4: A fada Oriana- sistematização

«A vida de um«A vida de um peixe é uma vida deliciosa.»peixe é uma vida deliciosa.»

«Se precisares de alguma coisa de mim lembra-te que eu estou sempre às tuas «Se precisares de alguma coisa de mim lembra-te que eu estou sempre às tuas ordens.»ordens.»

Page 5: A fada Oriana- sistematização

«-Mas que bonita que eu sou -disse ela. - Sou linda.»«-Mas que bonita que eu sou -disse ela. - Sou linda.»

Page 6: A fada Oriana- sistematização

«O Poeta disse-lhe os seus versos, que eram claros e brilhantes como «O Poeta disse-lhe os seus versos, que eram claros e brilhantes como estrelas. Depois ficaram os dois calados enquanto a Lua subia no céu.»estrelas. Depois ficaram os dois calados enquanto a Lua subia no céu.»

Page 7: A fada Oriana- sistematização

« - Oriana, « - Oriana, enche o ar enche o ar de música.»de música.»

Page 8: A fada Oriana- sistematização

«Vê o que «Vê o que aconteceu aos aconteceu aos homens, aos homens, aos animais e às animais e às plantas que tu plantas que tu abandonaste. »abandonaste. »

Page 9: A fada Oriana- sistematização

A floresta abandonadaA floresta abandonada CogumelosCogumelos

víboravíbora

ratorato formigaformiga

Page 10: A fada Oriana- sistematização

«…o caminho era «…o caminho era selvagem, cheio selvagem, cheio de picos e de de picos e de pedras. Oriana pedras. Oriana caminhava caminhava cortando a cortando a cada instante os cada instante os seus pés.»seus pés.»

Page 11: A fada Oriana- sistematização

«E levaram-no «E levaram-no preso e meteram-no preso e meteram-no na cadeia.»na cadeia.»

«É aqui que está «É aqui que está preso um lenhador preso um lenhador que roubou dois que roubou dois cobertores de lã?»cobertores de lã?»

«Ele roubou «Ele roubou porque o filho dele porque o filho dele estava a morrer de estava a morrer de frio (…)»frio (…)»

Page 12: A fada Oriana- sistematização

«Não és «Não és Oriana. A tua Oriana. A tua cara é igual à cara é igual à cara da fada cara da fada Oriana, mas Oriana, mas mentes porque mentes porque não tens asas e não tens asas e não podes não podes encantar a encantar a noite. (...) O noite. (...) O Mundo está Mundo está desencantado. desencantado. Oriana vive Oriana vive com as com as árvores, com o árvores, com o vento, com as vento, com as flores. Vai-te flores. Vai-te embora.»embora.»

Page 13: A fada Oriana- sistematização

«- Ai como eu estou sozinha! Ai como estou cansada! Não sei para onde hei-de ir e «- Ai como eu estou sozinha! Ai como estou cansada! Não sei para onde hei-de ir e não posso dar mais um passo.não posso dar mais um passo.

E dizendo isto Oriana encostou a cabeça ao tronco de uma árvore e começou a E dizendo isto Oriana encostou a cabeça ao tronco de uma árvore e começou a chorar.»chorar.»

Page 14: A fada Oriana- sistematização

Árvore da florestaÁrvore da floresta «Era um tronco forte, áspero, «Era um tronco forte, áspero,

negro. E Oriana rodeou-o negro. E Oriana rodeou-o com os seus braços e colou a com os seus braços e colou a cara à casca rugosa. Então a cara à casca rugosa. Então a árvore baixou-se e, com os árvore baixou-se e, com os seus ramos, pegou nela ao seus ramos, pegou nela ao colo. Cobriu-a com a sua colo. Cobriu-a com a sua folhagem e pôs duas folhas folhagem e pôs duas folhas sobre os seus olhos. E Oriana sobre os seus olhos. E Oriana adormeceu.»adormeceu.»

[Oriana]…tu viste que eu era [Oriana]…tu viste que eu era uma fada (…) tu deste-me a uma fada (…) tu deste-me a tua paz (…)»tua paz (…)»

Page 15: A fada Oriana- sistematização

«(…) uma fada «(…) uma fada muito bonita, que a muito bonita, que a olhava sorrindo.»olhava sorrindo.»

«Eu sou a Rainha «Eu sou a Rainha das Fadas Más.»das Fadas Más.»

Page 16: A fada Oriana- sistematização

«E esquecendo-«E esquecendo-se de que não se de que não tinha asas, saltou tinha asas, saltou no abismo, no abismo, para para salvar a velha.»salvar a velha.»

Page 17: A fada Oriana- sistematização

«(…) Eu «(…) Eu ordeno que ordeno que de novo de novo nasçam duas nasçam duas asas nos teus asas nos teus ombros.»ombros.»

«-Toma esta «-Toma esta varinha de varinha de condão e não condão e não esqueças esqueças nunca a tua nunca a tua promessa!» promessa!»

[Rainha das [Rainha das Fadas]Fadas]

Page 18: A fada Oriana- sistematização

«E logo nos ombros de Oriana apareceram outras asas.«E logo nos ombros de Oriana apareceram outras asas.- Asas, asas, ai, minhas asas !- gritou Oriana, tremendo de alegria. »- Asas, asas, ai, minhas asas !- gritou Oriana, tremendo de alegria. »

Page 19: A fada Oriana- sistematização

«- Oriana, encanta tudo.»«- Oriana, encanta tudo.»