a perseverança da família de dona neide no sudoeste baiano

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº 1517 Abril/2014 Na comunidade de Mandacaru, localizada a 15 Km da cidade de Cordeiros-BA, moram cerca de 30 famílias. Uma delas é a família de Dona Reoneide Gonçalves dos Santos Franco, chamada de Neide, e seu esposo José Ribeiro Franco, popularmente conhecido como Zé das Cabras, e seus 3 filhos. A família da agricultora Neide é muito unida, pois tanto ela e seu esposo, quanto os 2 filhos mais velhos, sempre dividem as responsabilidades no cuidado com a propriedade. Eles vivem nesta comunidade há 12 anos e já possuem, em sua casa, as tecnologias que guardam a água para consumo humano e também para produção. No passado, Seu José passou 3 meses no estado de São Paulo, para tentar melhorar sua condição de vida, porém não conseguiu e voltou para a sua terra natal assim que soube que as tecnologias implementadas pela ASA estavam chegando em sua comunidade. Existem diversas árvores frutíferas em seu quintal como pé de manga, laranja, tangerina, acerola, caju, goiaba, seriguela, mamão. Com muita dedicação, Dona Neide tem em seu quintal uma boa quantidade de galinhas, que são vendidas já abatidas na sua barraca na feira e por encomendas. A família cultiva também em seu quintal hortaliças como couve, alface, coentro, cebolinha, rúcula e leguminosas como abóboras, cenoura e beterraba e algumas medicinais como hortelã, poejo e erva cidreira. A perseverança da família de Dona Neide no Sudoeste Baiano Cordeiros-BA Dona Neide cuidando de suas hortaliças Hortas de dona Neide

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Dona Neide mora na comunidade de Mandacaru, município de Cordeiros, ela reside com o seu esposo José e seus três filhos. Com a criação de galinhas, Dona Neide sempre vende por encomenda ou algumas vezes na feira da cidade.Esse meio de comercializar já serve para a renda da família. E também vende algumas vezes as hortaliças produzida em seu próprio quintal.

TRANSCRIPT

Page 1: A Perseverança da Família de Dona Neide no Sudoeste Baiano

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº 1517Abril/2014

Na comunidade de Mandacaru, localizada a 15 Km da cidade de Cordeiros-BA, moram cerca de 30 famílias. Uma delas é a família de Dona Reoneide Gonçalves dos Santos Franco, chamada de Neide, e seu esposo José Ribeiro Franco, popularmente conhecido como Zé das Cabras, e seus 3 filhos. A família da agricultora Neide é muito unida, pois tanto ela e seu esposo, quanto os 2 filhos mais velhos, sempre dividem as responsabilidades no cuidado com a propriedade. Eles vivem nesta comunidade há 12 anos e já possuem, em sua casa, as tecnologias que guardam a água para consumo humano e também para produção.

No passado, Seu José passou 3 meses no estado de São Paulo, para tentar melhorar sua condição de vida, porém não conseguiu e voltou para a sua terra natal assim que soube que as tecnologias implementadas pela ASA estavam chegando em sua comunidade.

Existem diversas árvores frutíferas em seu quintal como pé de manga, laranja, tangerina, acerola, caju, goiaba, seriguela, mamão. Com muita dedicação, Dona Neide tem em seu quintal uma boa quantidade de galinhas, que são vendidas já abatidas na sua barraca na feira e por encomendas. A família cultiva também em seu quintal hortaliças como couve, alface, coentro, cebolinha, rúcula e leguminosas como abóboras, cenoura e beterraba e algumas medicinais como hortelã, poejo e erva cidreira.

A perseverança da família de Dona Neide no Sudoeste Baiano

Cordeiros-BA

Dona Neide cuidando de suas hortaliças

Hortas de dona Neide

Page 2: A Perseverança da Família de Dona Neide no Sudoeste Baiano

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Bahia

Metade da renda familiar vem das hortaliças produzidas no próprio quintal, mas segundo Dona Neide não é suficiente. “É apenas um reforço para nos manter. Eu e meu esposo cuidamos, molhamos e adubamos e os 2 filhos mais velhos ajudam no que podem. A nossa expectativa é de continuar e aumentar a quantidade de hortas, mas isso vai depender da quantidade de água que tivermos”.

Eles não têm sistema de irrigação, pois na opinião deles gastaria mais água, por isso molham as hortas com o regador. A adubação é feita com o esterco de vaca e de cabra e não há a utilização de nenhum produto químico. A família de Dona Neide já participou dos cursos GAPA (Gestão de Água para Produção de Alimentos) e o SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção).Eles têm tanto a cisterna de água para consumo humano, quanto acisterna-enxurrada, que acumula água da chuva para produção de alimentos e criação animal.

Por causa das dificuldades de ir pra escola e também por trabalhar desde cedo, Dona Neide e Seu José estudaram até a 5ªsérie do ensino fundamental. A filha mais velha está no 7ºano, que

equivale a 6º série. O filho do meio está no 4º ano ou na 3º série e a mais nova, por ser muito pequena, está ainda na creche, que fica localizada na comunidade vizinha.

A perseverança dessa família é muito grande. Estão sempre buscando alternativas que favoreçam o conhecimento da família. E isso, com certeza, faz com que sejam felizes.

Apoio

Criação de galinhas

Abobora, fruto do trabalho

Criação de Cabras

Realização

Centro Comunitárioda Paróquia São Pedro

Aracatu-BAConvivendo com o Semiárido