a seriedade do evangelho - igrejabaptistacacem.org · nº 878 2015.04.19 nasci num tempo em que o...

4
Nº 878 2015.04.19 Nasci num tempo em que o presi- dente do governo era venerado, os sacerdotes católicos eram respeita- dos e a maioria da população cria nalguma coisa acerca de Deus ou cria nalgum sistema religioso. Natu- ralmente, tudo isso era o resultado de um regime político opressor e da conivência de uma igreja intole- rante, orgulhosa da sua história, ciosa dos seus direitos e receosa das minorias que ousavam ques- tionar a sua doutrina. O tipo de cris- tianismo popular de então era em parte consequência da falta de liber- dade e o resultado de uma ignorân- cia bíblica endémica. Hoje caímos noutro extremo. Vive- mos tempos difíceis de confusão re- ligiosa, de queda das instituições, de descredibilização dos dirigentes políticos, da perda de princípios e desmoronamento da família. A cul- tura do nosso tempo baniu a ideia de Deus e colocou o homem no centro de todas as coisas, e este tornou-se deus de si mesmo. A crise económica que se abateu so- bre Portugal é o resultado dessa queda moral e espiritual. Aconteceu tão devagar que nem demos conta. Ninguém deu o alarme. No meio deste caos florescem as seitas, algumas delas assumindo-se enganosamente como “evangé- licas”. Nalguns desses cultos abun- da a chocarrice, o abuso de poder, práticas mágico-supersticiosas, coa- ção psicológica e a exploração de quem sofre e procura a esperança. Basta fazermos uma busca desses cultos na Internet para ficarmos chocados com o despudor de homens avarentos, egoístas, cobi- çosos, comerciantes do sagrado, que não conhecem a Deus nem temem a Deus (II Tim. 3). O evangelho é totalmente diferente; é sério, é credível, é simples, é poderoso para destruir as fortalezas de Satanás. O evangelho não pro- mete riqueza aqui e agora; não se interessa pela carteira do indivíduo, nem busca multidões fanáticas. O evangelho oferece-nos o perdão das nossas iniquidades mediante o sacrifício de Cristo. O mundo não precisa de mais dinheiro nem de revoluções sangrentas nem de ou- tro evangelho. O mundo precisa do verdadeiro evangelho e da reden- ção que há em Jesus Cristo. Pastor J. Pinto Ferreira A Seriedade do Evangelho

Upload: phungcong

Post on 23-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº 878 2015.04.19

Nasci num tempo em que o presi-dente do governo era venerado, os sacerdotes católicos eram respeita-dos e a maioria da população cria nalguma coisa acerca de Deus ou cria nalgum sistema religioso. Natu-ralmente, tudo isso era o resultado de um regime político opressor e da conivência de uma igreja intole-rante, orgulhosa da sua história, ciosa dos seus direitos e receosa das minorias que ousavam ques-tionar a sua doutrina. O tipo de cris-tianismo popular de então era em parte consequência da falta de liber-dade e o resultado de uma ignorân-cia bíblica endémica.

Hoje caímos noutro extremo. Vive-mos tempos difíceis de confusão re-ligiosa, de queda das instituições, de descredibilização dos dirigentes políticos, da perda de princípios e desmoronamento da família. A cul-tura do nosso tempo baniu a ideia de Deus e colocou o homem no centro de todas as coisas, e este tornou-se deus de si mesmo. A crise económica que se abateu so-bre Portugal é o resultado dessa queda moral e espiritual. Aconteceu tão devagar que nem demos conta. Ninguém deu o alarme.

No meio deste caos florescem as seitas, algumas delas assumindo-se enganosamente como “evangé-licas”. Nalguns desses cultos abun-da a chocarrice, o abuso de poder, práticas mágico-supersticiosas, coa-ção psicológica e a exploração de quem sofre e procura a esperança. Basta fazermos uma busca desses cultos na Internet para ficarmos chocados com o despudor de homens avarentos, egoístas, cobi-çosos, comerciantes do sagrado, que não conhecem a Deus nem temem a Deus (II Tim. 3).

O evangelho é totalmente diferente; é sério, é credível, é simples, é poderoso para destruir as fortalezas de Satanás. O evangelho não pro-mete riqueza aqui e agora; não se interessa pela carteira do indivíduo, nem busca multidões fanáticas. O evangelho oferece-nos o perdão das nossas iniquidades mediante o sacrifício de Cristo. O mundo não precisa de mais dinheiro nem de revoluções sangrentas nem de ou-tro evangelho. O mundo precisa do verdadeiro evangelho e da reden-ção que há em Jesus Cristo.

Pastor J. Pinto Ferreira

A Seriedade do Evangelho

Nº 878

* 10h00 – Escola Bib. DominicalClasse Maternal: no primeiro piso.Classe de Pré-Primários: Ativi-dades relacionadas com as lições anteriores.Classe de Primários: Atos 13-28 – A maior alegria de PauloClasse de Juniores: continuação da lição anterior em Atos 18.9 – O evangelho chega à Europa.Classe de Adolescentes: I Timóteo 6.17-19 – O que é meu... é meu!Classes de Jovens e de Adultos. Lição nº 6: Luc. 24.19-35 – A promessa cumprida* 11h00 – Culto de Louvor e Pre-gação. Mensagem: João 17.14-23 – O Clamor do Mundo* 16h30 – Ensaio do Grupo Coral* 18h30 – Culto de adoração. Men-sagem em Génesis 39 – Temor de Deus e suas bênçãos. O caráter e a vida de José são a demonstração prática da grande verdade de Provérbios 1.7.

Introdutores: Doina Leucã e Armando Lukanu; Diaconisa: Bertília Pires;Música: Samuel Oliveira (órgão), Jónatas Fer-reira (violino), Rute Figueiredo (piano);Audiovisual: Noemi Ferreira, Miguel Leal, Pedro Jerónimo Jr., João Pedro Santos;Ornamentação: Severina Rocha.

Há vidas que são um manancial de histórias, algumas dramáticas, outras comoventes, outras hilariantes. Out-ras, como esta, são verdadeiros testemunhos da manifestação da gra-ça de Deus.Esta semana, conversando com a irmã Aida Pires (88 anos), ficamos a saber que nunca frequentou a escola. Começou a trabalhar para fora aos sete anos de idade para auxiliar o magro orçamento familiar. Tempos muito difíceis para as crianças! A pro-fessora ainda mandou recado lá a casa dizendo que estava a contar com a Aida. Mas o pai tinha outros planos. O filho iria à escola; as rapari-gas aprenderiam depois com o irmão.A Aida lembra as aulas improvisadas em cima das arcas de madeira dos cereais lá em casa. Não faltava a célebre palmatória, apanágio da boa pedagogia de então. Quem não sabia... levava. A escola não dispen-sava o argumento do terror. A vítima, vitimizava de igual modo as irmãs.A Aida (e a irmã) aprendeu como pode, mas a pedagogia foi deficiente. Ficaram lacunas. Muitos anos depois, já mãe, quando o filho fazia os trabal-hos de casa e somava: 5+5=10 e vai um... A Aida desesperava... Vai um como? Cinco e cinco são dez! Que história é essa vai um?... Agora o mestre era o filho. Mas sem o terror do argumentum baculinum.

J. P. F.

Nº 878

Próximo Domingo:Dia de Missões MundiaisQuerendo Deus, no próximo domin-go levantaremos a nossa oferta es-pecial para Missões Mundiais. Con-tamos ter connosco o Pastor Eduar-do Melo no culto da manhã. Prepare a sua oferta separando-a anteci-padamente. A nossa contribuição para a obra de Deus não deve fazer-se de improvi-so. Deus planeia, não improvisa. Assembleia GeralO Pastor convoca todos os irmãos para reunirmos em Assembleia Ger-al no próximo Domingo às 19h15 para aprovação das contas do C. S. Baptista em 2014.

Aliança Evangélica PortuguesaAmanhã reunirá em Lisboa às 14h30 a Assembleia Geral da Alian-ça Evangélica Portuguesa. A agen-da incluirá aprovação de relatórios e contas de 2014, movimento de membros e eleições para o próximo triénio. A agenda bem como a lista eleitoral e demais informações es-tão afixadas. A nossa Igreja deverá fazer-se representar. Notícias de MissõesEm 2015 estaremos apoiando um novo projecto em Moçambique, na província da Zambézia, na formação bíblica e administração de Igreja. O Pastor António Gonçalves e um membro da igreja de Leiria deslocar-se-ão a Moçambique para esta for-mação e abrir uma nova frente de trabalho naquele país. Conforme o relatório do Pastor Eduardo de Melo, queremos continuar a cooperar em Moçambique na educação e forma-ção teológica.Desejando voltar a Angola, e pers-pectivando um desenvolvimento da cooperação com os baptistas an-golanos, iremos, este ano, apoiar a abertura de uma nova igreja, apoian-do um trabalho iniciado por um membro da igreja de Rio de Mouro, em colaboração com a Igreja Bap-tista Nova Aliança, em Luanda, apoio que será na área da formação e com material didático para a Missão Bap-tista Fonte de Jacó. (…)A Africa lusófona, particularmente Angola e Moçambique, vivem mo-mentos de grande crescimento evan-gelístico. (…) (excerto do Boletim Informativo de Missões Mundiais da CBP)

Propriedade:Igreja Evangélica Baptista do Cacém

Equipa Redatorial:Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira,Samuel Oliveira.

E-mail: [email protected]: www.igrejabaptistacacem.org

Periodicidade: Semanal

Tiragem: 120 exemplares

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

E-mail: [email protected]

Telefones:

Igreja Baptista: 21.9141936Centro Social Baptista:Sede: 21.9129120Fax: 21.9129129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificaçãoQuarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblicoQuinta-feira:16.00 - História bíblica no infantárioSábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 21.9260420, 93.3400367E-mail: [email protected]

19/abril - Rute Colares Pina19/abril - André Ferreira

Ação de Graças:Pelo poder e pureza do evangelho. Saúde:Aida Pires;Augusta Melo (visão);Conceição Capão;Georgete Silva;Isabel Gonçalves (visão e fratura);Laura M. Ribeiro;M.ª Alice Conceição;M.ª Helena Ferreira;M.ª Luísa Pereiro;M.ª Júlia Fernandes (lar de idosos);Paulina Campos;Telmo Cunha;Ofélia Felizardo (pós-operatório). Comunidade:Irmãos emigrados;Viagem e adaptação dos Forgerini. Outros:Convenção Baptista Portuguesa;Despertar espiritual em Portugal;Povos de língua of. portuguesa.