a televisão na educação

7

Upload: carlos-henrique

Post on 25-Jul-2015

1.105 views

Category:

Entertainment & Humor


6 download

TRANSCRIPT

A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma  apresentação de Frei José Abril de 1950. Foi com uma  apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados.instalados no saguão dos Diários Associados.

Finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, Finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, canal 3, foi inaugurada. Iniciativa do pioneiro da canal 3, foi inaugurada. Iniciativa do pioneiro da comunicação no Brasil: Francisco de Assis Chateaubriand comunicação no Brasil: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que já controlava uma cadeia de jornais Bandeira de Melo, que já controlava uma cadeia de jornais e emissoras de rádio chamada Diários Associados, este e emissoras de rádio chamada Diários Associados, este havia encomendado à RCA equipamento para duas havia encomendado à RCA equipamento para duas emissoras de televisão. A antena foi instalada no edifício do emissoras de televisão. A antena foi instalada no edifício do Banco do Estado de São Paulo.Banco do Estado de São Paulo.

A primeira emissora educativa a entrar no ar A primeira emissora educativa a entrar no ar foi a TV Universitária de Pernambuco, em foi a TV Universitária de Pernambuco, em 1967. 1967.

Em 1972, o MEC criou o Programa Nacional Em 1972, o MEC criou o Programa Nacional de Teleducação – PRONTEL com o objetivo de de Teleducação – PRONTEL com o objetivo de coordenar as atividades de teleducação no coordenar as atividades de teleducação no País.País.

A Televisão é um meio de comunicação de grande importância na sociedade atual, por suas diversas controvérsias, desperta amor e ódio de alguns educadores, uns afirmam que ela aliena e emburrece, outros citam que ela promove a violência e o consumo desenfreado. Porem hoje a Televisão é a forma popular de mídia de maior acesso pelas crianças e adultos. Ocupando tempo e espaço cada vez mais centralizados tanto na vida da criança quanto na do adulto, a televisão acaba ocupando um lugar de referência na vida social e educacional.

Na educação com a televisão se utilizam programas como estratégia pedagógica para motivar aprendizados, despertar interesses, problematizar conteúdos. Educar pela televisão significa comprometer emissoras a ofertar mais e melhores programas ao público. 

A Televisão produz muitas vezes o indesejável efeito colateral em que “o errado parece certo”, a corrupção, os desvios de caráter estão cada vez mais presentes na sociedade e como tal refletem em proporções consideráveis na educação, ficando impossível para alguns, criarem discernimentos sobre as imagens apresentadas.

Os Adultos e as Crianças se acostumaram a se expressar de forma polivalente, utilizando a dramatização, o jogo, a interpretação, o concreto, a imagem em movimento. A imagem mexe com o imediato, com o palpável. Trazendo a facilidade de assimilação do que se propõe.