a voz do povo - edição 235

16
Ano X - n 235 Quinta-feira, 17 de abril de 2014. o É GRATIS, É DO POVO! VOX POPULLI, VOX DEI Especial Tubarão/SC A Páscoa e seu verdadeiro significado Página 08 Paulão é pré-candidato ao Congresso Nacional Página 04 Armazém - Braço do Norte - Capivari de Baixo - Gravatal - Jaguaruna - Laguna - Pescaria Brava - Sangão - Treze de Maio - Tubarão Jornal Partido da República já se prepara para eleições municipais Página 05 Página 14 Semana Santa Procon orienta consumidores para a compra de pescados Capivari de Baixo/SC Entrevista Dr. Cléberson José Garcia Página 15

Upload: thayus-cesar

Post on 06-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Ano X - n o 235 Quinta-feira, 17 de abril de 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: a voz do Povo - Edição 235

Ano X - n 235 Quinta-feira, 17 de abril de 2014.o É GRATIS, É DO POVO!VOX POPULLI, VOX DEI

Especial Tubarão/SC

A Páscoa e seuverdadeiro significado

Página 08

Paulão é pré-candidatoao Congresso Nacional

Página 04

Armazém - Braço do Norte - Capivari de Baixo - Gravatal - Jaguaruna - Laguna - Pescaria Brava - Sangão - Treze de Maio - Tubarão

Jorn

al

Partido da República já se prepara para eleições municipaisPágina 05

Página 14

Semana Santa

Procon orienta consumidores para a compra de pescados

Capivari de Baixo/SC

Entrevista

Dr. Cléberson José Garcia

Página 15

Page 2: a voz do Povo - Edição 235

A Voz do Polvo!

A VOZ DO POVOTHAYUS CESAR DOMINGOS ME / CNPJ: 11.621.473/0001-22Diretor Responsável: Thayus Domingos / Produção e Redação: Thayus Domingos

e Marcelo Correia / Edição e Diagramação: + Comunicação & Marketing / Impressão: Gráfica Soller / Tiragem: 2.000 exemplares / N° de páginas: 16 a 20 /

Circulação: Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Laguna, Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, e Gravatal.

Colaboradores: Jaque Espíndola, Marco Aurélio Rodrigues, Maurício Nunes, Camila Teixeira, Rafael Martins, Maurício da Silva, Luiz Henrique da Silveira, Léo Rosa de

Andrade, Marcelo Correia, Haydée F. V. Moura e Natália Maximiano.Fone: 48 3623-3548 ou 9936-5810 E-mail: [email protected]

Endereço: Rua Santa Lúcia, 378 - Centro - Capivari de Baixo/SCOBS: Cada artigo ou texto de opinião é de responsabilidade de seu autor

Direto da Redação [email protected]

Caros admiradores do jornal semanal de maior circulação da Amurel. Sejam muito bem vindos à edição n° 235 do jornal AVP.

Em tempos de Páscoa as ações se voltam para as religiões e a fé volta ser o principal assunto debatido no mundo. Entre os maiores destaques está a ‘Paixão de Cristo’. evento que simboliza o início da religião cristã. O que pouca gente sabe ou tem conhecimento, é que a Páscoa não é um evento ligado à morte e ressurrei-ção de Cristo e sim ao contrário. A crucificação é que aconteceu no período da Páscoa.

Um exemplo que pode nos deixar bem clara essa situação é a escolha de salvação que Pilatos, então governador da Judéia, oferece ao povo para decidir entre Barrabás, um ladrão assassino inescrupuloso e o Nazareno que se auto-denominava o filho de ‘Deus’.

O fato é que Pilatos, já influenciado pelos incríveis feitos de Jesus, utilizou-se de uma tradição Judaica, que no período de Páscoa costumava libertar um condenado escolhido pelo povo, para não carregar para sí o peso da morte do tal homem. A intenção do mandatário era de salvar o ‘messias’, mas o povo judeu preferiu a salvação do temido bandido, condenando a humanidade à salvação eterna.

Uma escolha, aparentemente absurda, teria sido necessária para que a história tivesse tomado a amplitude que atingiu ao longo dos séculos. E nos leva a repensar nossas ações e reabrir um antigo conflito interior. Afinal como sabemos qual é a escolha certa? Lhe pareceria certo condenar um homem com tantas virtudes em detrimento de um bandido?

Ainda não sabemos se estamos fazendo a coisa certa, a única certeza que temos é que algo está muito errado e precisamos agir para reverter o quadro desfavorável. Aliás, enquanto continuarmos pensando que somos os filhos de ‘Deus’ que tudo podemos naquele em que acreditamos, que podemos pecar à vontade que depois basta se confessar e fazer umas orações para ser perdoado, que Jesus nos garantiu a salvação eterna, muita coisa continuará errada!

Precisamos entender que a salvação eterna somente será garantida àquele que pratica boas ações eternamente. Nosso maior juíz é a nossa consciên-cia e nossos maiores fantasmas são as memórias de nossas ações. Uma Feliz Páscoa a todos, uma boa leitura e excelente semana.

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014.02 EDITORIAL

As Tiras de Maurício Nunesvulgonunes.blogspot.com

Sindicato dos Compositores Românticos

Certo ou errado?

“Nessa edição o Polvo preferiu não sair na foto, que tem como principal objetivo conscientizar a sociedade da importância da

Educação Infantil. Precisamos de mais ações como essa apresentação teatral da ‘paixão de Cristo’ e menos desenhos de

lutas, novelas indecentes, brinquedos hostis, músicas pornográficas, histórias obsoletas, enfim menos indiferença.

Feliz Páscoa!”

Page 3: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVOQuinta-feira, 17 de abril de 2014. 03Opinião

Evandro x Matusa Os embates pegam fogo no legislativo tubaronense. Enquanto o vereador Evandro Almeida faz o seu trabalho de oposição, criticando e cobrando do executivo as reivindicações populares. O vereador Matuza (PT) sai em defesa da administração municipal e tece críticas pessoais ao edil. Dizendo que Evandro é um oportunista, que vai à tribuna somente para tumultuar, usando os anseios da população como pretexto para a 'criar o tumulto'.

Nesta segunda-feira (14), Evandro se defendeu das acusações e citou o caso das respostas aos requerimentos, que além de chegarem fora do prazo de 15 dias estipulado por Lei, ainda contém informações inverdadeiras, como a explicação a respeito do 'não pagamento do salário de médicos do município' requerida pelo vereador e que a Fundação de Saúde respondeu que 'desconhece qualquer caso de descumprimento dos compromissos financeiros do executivo'.

Para finalizar Evandro rebateu: 'Eles faltam com a verdade e eu que causo tumulto?'...

Máquina paradaApesar da ineficiência de grande parte do funcionalismo público,

parar na quarta-feira para retornar somente na terça-feira é demais. Tá certo que os caras não trabalham direito e nem iremos perceber grande diferença. Mas e os salários, serão proporcionais aos dias trabalhados no mês?

Pois é, grande parte das prefeituras de nossa região, decretaram ponto facultativo hoje, quinta-feira (17). Como se dois dias de feriados, emendando um final de semana, não fossem o suficiente para o descanso de tão prestativas engrenagens do sistema. Que ao menos o tempo de descaso descanso sirva para perceberem que a maioria nem faz falta e limparem um pouco da 'craca' encrostada nas entranhas da administração pública.

Inimigos da Educação Mais uma vez os Deputados Estaduais adiaram a votação da MP 193 que determina o reajuste de 8,5% nos rendimentos dos educadores da rede estadual. A 'manobra' aconteceu na sessão legislativa desta terça-feira (15) e o fato determinante foi a falta de Quórum Parlamentar. Representantes do Sinte fizeram grande manifestação, tecendo duras críticas ao governador Raimundo Colombo e seus Aliados os denominando como 'Inimigos da Educação'.

Adote uma Praça em Laguna Com o objetivo de manter as praças limpas, com vegetação e boa infraestrutura, a prefeitura está colocando em prática a lei municipal (nº1554/2014) que institui o Programa Adote uma Praça. Já realizado em outras cidades, o projeto tem como objetivo fazer uma parceria entre o poder público e o setor privado, associações, entidades e até pessoas físicas. Em troca, o município oferece a opção do “patrocinador” expor sua marca no local. Interessados em adotar uma praça, jardim, canteiro, parques, academias ao ar livre e áreas de lazer podem procurar a Secretaria de Planejamento. Endereço: 1º andar do Centro Administrativo Tordesilhas, centro.

Fim da Quaresma A turma da folia já não vê a hora de encerrar o período de quaresma, onde as festas são interrompidas para respeitar o período de jejum espiritual e voltar a saculejar nos bailões espelhados por toda nossa região. Os meninos e meninas da melhor idade me confessaram que estão com o ‘pé que é um leque’. Mas nada de lek lek lek...

“As linhas de ônibus para Capivari são

uma vergonha, a empresa tem que saber que

transporta pessoas, não

animais, é preciso colocar veículos

novos, e não as latas velhas que circulam por aí.”

Valter de Oliveira – Agricultor

Espaço reservado para a ‘massa’...

“Praticamente falta tudo

quando se fala em transporte

coletivo em Tubarão, os motoristas e cobradores

tentam fazer o melhor, mas enfrentam

muitas dificuldades. A prefeitura precisa mudar essa realidade,

inclusive as estradas não ajudam, em matéria de transporte coletivo estamos no terceiro mundo.”

Rosa Gomes – Dona de Casa

“Muito pouca gente usa o transporte

coletivo porque falta incentivo, é preciso fazer

uma nova licitação em Tubarão e

incluir novas empresas. O

terminal central não oferece as

mínimas condições em dias de chuva, as empresas e a prefeitura são responsáveis por essa vergonha.”

Hegínio Machado – Aposentado

Page 4: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014.04 Tubarão/SC

Dr. Cleberson José GarciaDiretor Técnico - Médico

CRM 7252

Contato: 48 3628-2919Rua Porto Alegre, 318 - Aeroporto - 88705-200 - Tubarão/SC

[email protected]

Tubarão sediará Copa Santa Catarina de Handebol

As equipes par-ticipantes estarão repre-sentadas nas categorias mirim, infantil, cadete, juvenil e adulto. O muni-cípio de Tubarão terá duas equipes competin-do em busca dos melho-res resultados nas cate-gorias infantil e cadete feminino.

C e n t e n a s d e atletas de 16 municípios catarinenses disputam em Tubarão, a Copa Santa Catarina de Han-debol. As competições terão início nesta sexta-feira (18) e seguem até segunda-feira (21), no Ginásio de Esportes da Unisul.

Entre as atra-ções da competição, o destaque será para as equipes campeãs dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Equi-pes de Capão da Canoa (RS) e São Paulo (SP), também participaram da copa catarinense de han-debol.

Esporte

Professor Paulão lança sua pré-candidatura a uma vaga no Congresso Nacional

Política

V e r e a d o r Prof. Paulão (PT) confirmou a pré-c a n d i d a t u r a à Câmara Federal, no ú l t i m o f i n a l d e semana. O anúncio o c o r r e u d u r a n t e reunião de planeja-m e n t o d e p r é -c a m p a n h a c o m colegas, militantes, amigos e familiares. P r e s i d e n t e d o P a r t i d o d o s Trabalhadores de

por saber que as p e s s o a s e s t ã o acreditando, confian-do e defendendo m i n h a p r é -candidatura. Meu nome já tem o apoio de diversas lideran-ças comunitárias, sindicatos e entida-des de classe, e temos certeza que este projeto ainda irá c r e s c e r m u i t o ’ , declarou otimista o parlamentar.

Tubarão, Paulão destacou que, embora seja um grande desafio, ele aceitou a indicação de lideranças do partido (principal-mente pela corrente em que atua, Militância Socialista) por acreditar que Tubarão e toda a r e g i ã o p r e c i s a m d e representantes engajados no que realmente é de interesse e importância para a população. ‘ E s t o u m u i t o contente, principalmente

Cuidado com os dentes no período de PáscoaEducação

Alunos do pré-escolar ao 4º ano da Esco-la Básica Manoel José Antunes vão comemorar a Páscoa de uma forma bem mais saudável. Os estudantes participaram nesta semana de ativida-des que tiveram como foco os cuidados com a higiene e saúde bucal. O projeto intitu-lado “Sorrindo legal com Saúde Bucal” foi desen-volvido por funcionários e voluntários da Unidade de Saúde Dra. Diélly Cunha de Carvalho, loca-lizado ao lado da escola. Por meio da ini-ciativa, os alunos partici-param de palestras, con-tação e dramatização de histórias e atividades de lazer, como cama elásti-ca, castelo, pula-pula, entre outros. Um lanche

especial e uma lembran-ça de Páscoa encerraram o projeto. A diretora da unidade, Anete Dacorég-gio Volpato Wilbert salienta que na Páscoa, além do período de refle-xão espiritual, é também momento onde se conso-me muito açúcar, cau-sando cáries nos dentes,

por isso importância de reforçar os cuidados com a higiene e saúde bucal. A diretora da unidade, Anete Dacorég-gio Volpato Wilbert agradeceu a parceria com a equipe da Unidade de Saúde Dra. Diélly Cunha de Carvalho.

Page 5: a voz do Povo - Edição 235

Quinta-feira, 17 de abril de 2014. Capivari de Baixo/SC 05A VOZ DO POVO

MBCRua João Rodrigues Martins, 208 - Sala 02

Centro - Capivari de Baixo - SC - Cep:88745-000

Engenharia Eletrô[email protected]@hotmail.com

Política

PR busca novos filiados visandoo pleito municipal em 2016

O PR – Partido da República, é um dos partidos que estão em maior crescente nos últimos anos, em Capi-vari de Baixo não é diferente. O presidente do diretório municipal, Nilton Fernandes Pere-ira (Niltinho), informa que o partido já está se organizando para as eleições 2016, “Estamos trabalhando para as eleições municipais de 2016. Hoje o partido já tem mais de 600 filiados na cidade de Capivari de Baixo e é um dos principais partidos de

Em Santa Cata-rina o partido tem à sua frente o Deputado Federal Jorginho Mello, que concorrerá à reelei-ção e será o principal nome no estado para o próximo pleito. Junta-mente com Jorginho, os militantes da Amurel apoiarão a candidatura do professor Maurício da Silva para Deputado E s t a d u a l . O e x -vereador de Tubarão lançará sua candidatu-ra oficial em evento a se realizar no dia 27 de abril no clube Cruz e

nossa cidade. O nosso objetivo é lançar um can-didato ao executivo. Hoje um dos nomes mais cota-dos é o Dr. Vicente, mas o partido tem outros nomes importantes' ' , afirma Niltinho. Ainda segundo o presidente, atualmente os trabalhos são de filiação de novos correligionários, ''Hoje estamos buscando novas filiações, a aceitação do projeto está sendo muito positiva e se conti-nuarmos nesse ritmo, logo seremos o maior grupo partidário de Capivari'', salientou.

Nilton Fernandes, o Niltinho está à frente do projeto municipal Representantes da Voto rantim Cimentos, empresa com unidade sediada no município estiveram reunidos hoje (16) de manhã com a secretária de Educação e Cultura, Márcia Roberg Cargnin, diretoras de escolas do município e com o diretor de Cultura, Agnaldo dos Santos. A

empresa apresentou o projeto Planeta Água- Um Mundo Sustentável, que tem o objetivo de sensibili-zar os alunos das escolas para a defesa do meio ambiente, através de oficinas de arte e teatro itinerante especialmente dedicado à discussão do tema da sustentabilidade com a comunidade e alunos.

O Projeto tem o apoio do Ministério da Cultura. A programação acontece entre os dia 22 e 29 de abril, com duas sessões diárias, numa tenda instalada em frente ao Parque Ambiental Tracte-bel Energia. O horário das sessões é às 9h e 14h, e terão duração de 90 minutos cada.

Projeto de Educação Ambiental “Planeta Água”Meio Ambiente

Reunião que definiu o projeto aconteceu na secretaria de educação

Escolinha de Capivari de Baixo estreou na Liga Verde Vale

de Futebol Amador O s a l u n o s d a

escolinha de futebol

de Capivari de Baixo

estrearam no último

domingo (13) pela a

Liga Amadora Verde

Vale de Futebol. A com-

petição aconteceu em

Capivari de Baixo, no

c a m p o d o N a c i o n a l .

Equipes de Grão Para,

São Ludgero, Pescaria

Brava, Braço do Norte,

C a p i v a r i d e B a i x o ,

Tubarão, Laguna, Rio

F o r t u n a , G r a v a t a l e

Jaguaruna disputarão

o Campeonato. A pró-

xima rodada acontece-

rá nos dias 26 e 27 de

abril , em Grão Pará.

Capivari de Baixo dis-

putará com a equipe

Tigrinhos, nas catego-

r i a s s u b - 1 1 e s u b -

15.

Os resultados

d a r o d a d a f i c a r a m

assim:

Categoria Sub-

13: Capivari de Baixo

2x2 Jovens Talentos

(Pescaria Brava).

Categoria Sub-

15: Capivari de Baixo

2x2 Jovens Talentos

(Pescaria Brava).

Esporte

Page 6: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014.06 Jaguaruna/SC

Jaguaruna terá Procon a partir do dia 23 de abril

Direitos do Consumidor

U m p a s s o importante para a proteção dos consu-midores está prestes a acontecer em Jagua-runa. No dia 23 de abril (quarta-feira), a i n a u g u r a ç ã o d o PROCON no municí-pio. A solenidade

acontecerá às 16h. O ato acontecerá no SINE local, onde posteriormente funcionará o órgão, loca-lizado na Avenida Duque de Caxias (próximo ao Magazine Luiza), nº 880, Centro. Segundo o Prefei-to Luiz Arnaldo Napoli, a

inauguração do órgão significa um avanço s igni f icat ivo para Jaguaruna, pois o PROCON soluciona previamente os pro-blemas que ocorrem constantemente entre consumidor e empre-sa.

todos os ciclistas. O valor da inscri-ção será R$ 50,00, com direito a um kit contendo Camiseta do evento, placa com o numero, barra de cereal, água e medalha de participação. A s i n s c r i ç õ e s podem ser feitas, em Jaguaruna na Secretaria de Esporte, Turismo, Juventude e Eventos, em Tubarão na Loja Giba

Cicle, e em Criciúma na Loja Bike Point. Mais informações na Secreta-ria de Esportes e Turismo, pelo fone (48) 3624-0306 ou pelo site www.riscoze-roadventure.com.br. O Marathon é uma realização da Secre-taria Municipal de Espor-tes, Turismo, Juventude e Eventos de Jaguaruna, Audaciosos MTB Team e Loja Giba Cicle.

Esperando repe-tir o sucesso da primeira edição, no dia 18 de maio (Domingo), acontecerá em Jaguaruna o 2º Marat-hon de Moutain Bike de Jaguaruna. O evento terá como largada a Estação Ferroviária do município, na área central, às 9h.Diferentemente do ano passado, esse ano o parti-cipante poderá optar por dois percursos: o Pró (com 45 km) e o Sport (com 33 km). Ao todo, o Marathon terá a disputa de 22 cate-gorias distintas. O trajeto será pelo Centro, passando por Morretes, Laranjal, Ria-cho do Francisco, Jabuti-cabeira, Porto Vieira, Trilho/pedreira, Morro da Cruz, Porto Vieira, Boa Vista, Costa da Lagoa, Encruzo, Centro, Retiro e Centro. A premi-ação será para os cinco primeiros colocados por categoria e medalhas para

Vem aí o 2° Marathon de Mountain BikeCiclismo

Page 7: a voz do Povo - Edição 235

Quinta-feira, 17 de abril de 2014. Laguna/SC 07A VOZ DO POVO

Super Promoção!

Inauguração de novo empreendimentofarmacêutico no Farol de Sta. Marta

Saúde

Inaugurou, na última sexta-feira (11) o mais novo empreendi-mento do Farol de Santa Marta. Trata-se da Droga-ria e Farmácia Santa Mar-ta, um estabelecimento que vai melhorar signifi-cativamente a qualidade de vida da população local. A primeira farmá-cia da região de Santa Marta é uma iniciativa do farmacêutico Hélton Albino, o Heltinho. Natu-ral de Jaguaruna e amante

do surf o proprietário diz que está rea l izando alguns sonhos, 'Quem não sonha em ter um negócio próprio hoje em dia? E o Farol para mim que gosto de praia e de surf é um paraíso. Estou realizando d i v e r s o s s o n h o s a o mesmo tempo.' A farmácia ofere-ce linha completa de medicamentos de todos os tipos além de pratelei-ras com produtos de higiene pessoal, perfuma-ria, linha infantil, além de

sala ambulatorial para atendimentos emergenci-ais de primeiros socorros. Para a comunida-de, este empreendimento é muito bem vindo e já era necessário para a região. 'Antes, nossas crianças não podiam ficar doentes que tínhamos que ir até Jaguaruna ou Laguna comprar medicamentos. Agora temos uma farmá-cia bem pertinho de casa', destacou Dona Maria Salete, moradora local.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO A INDUPROL abre vagas para revendedor de produtos de limpeza. Seja dono do seu próprio

negócio, trabalhe quando quiser! Saiba mais pelo fone (48) 36441749 ou no site

http://www.induprol.com.br.

Não perca esta oportunidade!Induprol Produtos Químicos Ltda. - Tv. Radialista Nelson Almeida, 31 - Portinho - Laguna/SC

Heltinho recebeu os amigos com um coquetel de inauguração

Assinada a ordem de serviço para reconstrução do Mercado Público

Economia

“É um sonho realizado”, afirma o prefeito Everaldo dos Santos ao assinar a ordem de serviço de revitalização e adequa-ção do Mercado Públi-co de Laguna, na tarde desta segunda-feira (14). A obra começará nos próximos dias e tem previsão para ser feita em dois anos. A revitalização e adequa-ção do prédio está a v a l i a d a e m R$3.779.742,16. De acordo com o prefeito Everaldo dos Santos, o novo prédio é uma grande oportuni-dade para alavancar a economia da cidade, contribuindo para o comércio e o lazer do município “Será um modelo para todo o sul do estado, mais uma conquista do povo lagunense. Nossas famílias poderão des-

escritório do Iphan de L a g u n a , V l a d i m i r Stello: “É uma grande satisfação dar início à essa obra que será um grande ícone. Essa é uma data que vai ficar gravada na história da cidade”, ressalta. A comerciante Maria das Dores Pava-nate, conhecida como Dorza, trabalhou no M e r c a d o P ú b l i c o durante 32 anos. “É um grande sonho ver esse lugar ganhando vida novamente. Sou conhe-cida pelos meus salga-dos de camarão, pela bebidas geladas e por todos esses anos de trabalho. Hoje, com 68 anos, ver o início dessa obra é uma grande emoção”, afirma. Após o térmi-no da obra, o Governo Munic ipal deverá licitar os novos boxes do espaço.

frutar desse espaço, com uma vista e estrutura maravilhosa, aproveitando nossa culinária, nossa venda de pescados, frutas e verduras”, conta o prefeito. Os comerciantes já desocuparam o local em janeiro deste ano. Durante este período, a Fundação Lagunense de Cultura, responsável pelo acompa-nhamento da obra, aguar-dava uma liberação do Ministério da Cultura. Segundo o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pasco-al, a obra é destinada ao povo lagunense. “Temos que agradecer aos demais envolvidos e a paciencia dos comerciantes locais que acreditaram na neces-sidade e importância da revitalização. Fizemos o máximo e impossível para dar início à essa obra para nossos lagunenses e turis-tas”. Para o chefe de

Marcio

Bocã

o / S

eco

m P

ML / D

ivulg

açã

o / A

VP

Prefeito Everaldo se diz muito feliz por fazer parte desta ação

Page 8: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014. Especial08

Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. Atualmente, tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado. Para além dos chocolates e presentes, a CPAD - editora cristã - reforça a origem do termo, que remonta a aproximadamente 1.445 anos antes de Cristo.

Para contextualizarmos, neste período, de acordo com a Bíblia, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó viviam como escravos há mais de quatrocentos anos no Egito. A fim de libertá-los, Deus designou Moisés como líder do povo hebreu (Êxodo 3-4).

Em obediência ao Senhor, Moisés dirigiu-se a Faraó a fim de transmitir-lhe a ordem divina: “Deixa ir o meu povo”. Para conscientizar o rei da seriedade da mensagem, Moisés, mediante o poder de Deus, invocou pragas como julgamentos contra o Egito.

No decorrer de várias dessas pragas, Faraó concordava deixar o povo ir, mas, a seguir, voltava atrás, uma vez a praga sustada. Soou a hora da décima e derradeira praga, aquela que não deixaria aos egípcios nenhuma outra alternativa senão a de lançar fora os israelitas: Deus mandou um anjo destruidor através da terra do Egito para eliminar “todo primogênito... desde os homens até aos animais” (Êx.12.12).

A primeira PáscoaComo os israelitas também habitavam no

Egito, o Senhor emitiu uma ordem específica a seu povo. A obediência a essa ordem traria a proteção divina a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. Cada família tomaria um cordeiro macho, de um ano de idade, sem defeito e o sacrificaria. Famílias menores podiam repartir um único cordeiro entre si (Êx. 12.4).

Os israelitas deviam aspergir parte do sangue do cordeiro sacrificado nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquela terra, ele não mataria os primogênitos das casas que tivessem o sangue aspergido sobre elas. Daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”.

Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos egípcios. Deus

ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus,” Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (Jo. 1.29).

De acordo com a Bíblia, no livro de Êxodo, capítulo 12, versículo 31, naquela mesma noite Faraó, permitiu que o povo de Deus partisse, encerrando assim, séculos de escravidão e inaugurando uma via-gem que duraria quarenta anos, até Canaã, a terra prometida.

A partir daquele momento da história, os judeus celebrariam a Páscoa toda primavera, obede-cendo as instruções divinas de que aquela celebração seria “estatuto perpétuo” (Êx. 12.14). Era, porém, um sacrifício comemorativo, exceto o sacrifício inicial no Egito, que foi um sacrifício eficaz.

LibertaçãoAssim sendo, lembremos, não somente nesta

data, mas em todos os dias, o verdadeiro significado da Páscoa. Assim como o Todo Poderoso libertou os hebreus da escravidão no Egito, Deus quer nos libertar da escravidão do pecado e por isso, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que “todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3.16) Vida esta conquistada com sangue “porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5.7)

Feliz Páscoa!É o desejo de Genésio A. Mendes e Família...

A Páscoa o seu verdadeiro significado...

Page 9: a voz do Povo - Edição 235

Continuação do

sucesso "Rio", mais uma

vez dirigida pelo

brasileiro Carlos

Saldanha, que contará as

novas aventuras da arara

azul Blu e sua

companheira Jade na

cidade do Rio de Janeiro.

Desta vez, Blu e Jade têm

filhos, um macho e uma

fêmea, e esta última tem

medo de voar,

exatamente como o seu

pai... Juntos, a nova família vai se envolver em uma

trama em meio à Copa do Mundo de 2014.

Jornal A VOZ DO POVOQuinta-feira, 17 de abril de 2014. Variedades 09

Receitas Práticas Frases da Semanapor Jaque Espíndola e Camila Teixeira

Páscoa é ser capaz de mudar,

É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de

sofrimento.

Páscoa é dizer sim ao amor e à

vida,

É investir na fraternidade,

É lutar por um mundo melhor,

É vivenciar a solidariedade.

Páscoa é ajudar mais gente a ser

gente,

É viver em constante libertação,

É crer na vida que vencer a

morte.

Páscoa é renascimento, é

recomeço,

É uma nova chance pra gente

melhorar

As coisas que não gostamos em

nós.

Para sermos mais felizes por

conhecermos

A nós mesmos mais um

pouquinho e vermos

Que hoje somos melhores do que

fomos ontem.

Feliz Páscoa

Pascoa é... Amor e Otimismo

Ingredientes 3 latas de leite condensado 2 colheres (sopa) de maisena 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) 6 gemas 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha 400g de creme de leite 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado 1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada 2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado

Modo de PreparoEm uma panela, coloque o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue e acrescente a essência de baunilha.Espere esfriar e misture o creme de leite. Separe 1/3 da mistura e reserve.No creme restante, misture o chocolate amargo derretido.Em um refratário médio, coloque metade do creme de chocolate no fundo.Leve ao congelador por 15 minutos, retire e cubra com o creme branco.Distribua a castanha de caju, volte mais 10 minutos ao congelador e cubra com o creme de chocolate restante.Derreta o chocolate ao leite e espalhe sobre o creme.Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Ovo de páscoa recheado na travessa

"É preciso que haja uma reação da imprensa corajosa, hirta, heróica, brava,

retumbante...Onde é que anda esta imprensa? Acomodados de uma figa. Meu salário tá

saindo. Por mim tá tudo bem. E é por isso que os mão grande estão nos sagrando a bolsa e os

pobres morrendo por não poder comprar remédio. Agonizando nas calçadas, porque não

há dinheiro para os hospitais, mas há para a

infraestrutura da Copa. Desgraçado." Luíz Carlos Prates.

Presidenciável socialista, Eduardo Campos oficializa chapa com Marina Silvacomo vice em ato marcado para esta segunda-

feira em Brasília; de olho na Presidência, ele aumenta o tom de oposição na disputa contra Aécio Neves (PSDB) pelo segundo turno das eleições: “A credibilidade financeira do Brasil

perante a comunidade internacional cai a cada dia e a inflação voltou a se tornar uma preocupação cotidiana”, escreveu no

Facebook; “O ano de 2015 está se anunciando mais complicado a cada dia que passa para

todos os brasileiros, e o governo parece continuar sem sequer saber como agir”

Rio 2 - 3D

Page 10: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014.Pelo Vale

A visita foi para divulgar a programação do evento, que neste ano acontece de 9 a 11 de maio. Atrações musicais, comida típica e apresentações cul-turais farão a alegria da população local e dos visi-tantes durante os três dias de festividades. A comis-são organizadora entregou em mãos convite para o chefe do executivo para participar da solenidade de abertura, e da progra-mação nos dias da festa.

A Gemüse Fest Realizada a cada dois anos, a Gemüse Fest leva o nome de um tradi-cional prato da comida ale-

Rainha e Princesa da Gemüse Fest visitam Armazém

Armazém/SC

10

A rede balançou,

ao todo, 10 vezes na

segunda rodada do Cam-

peonato Municipal de

Futebol de Campo, em

Gravatal. Estreante na

competição, o I lhota

goleou o Riacho por 4 a 0

na primeira partida da

rodada.

O s t o r c e d o r e s

compareceram em massa

na noite de sexta-feira, 11

de abril, no Estádio Muni-

cipal Silvio Zapelini,

para conferir de perto a

partida entre Ilhota e

Riacho, mas quem saiu

contente foi os torcedo-

res do estreante da edição

2014 do Municipal. O

Ilhota mostrou a força da

sua equipe e goleou o São

Roque. Numa partida

movimentada, o desta-

que ficou com o meia

Ricardinho, que marcou

duas vezes e fez belas

jogadas. Leandro e Celi-

no fecharam o placar da

partida.

Já na noite de

sábado, também no Está-

dio Municipal Si lv io

Zapelini, o São Roque

amargou a segunda der-

rota no Municipal. O

Camboim partiu para

cima e fez 3 a 0 sobre a

equipe do técnico Fer-

nando Lessa. Israel, que

balançou as redes em

duas oportunidades, e

Jeferson foram os autores

do gol do Camboim.

Ilhota goleia na estréia do municipalGravatal/SC

mã feito com purê de bata-ta, couve e defumados de porco: o gemüse (lê-se gui-mis). O objetivo da festa é resgatar a cultura da colo-

nização alemã na região das Encostas da Serra Geral através da gastro-nomia típica e de apre-sentações artísticas.

As beldades foram recebidas no Gabinete Municipal pelo prefeito e pelo vice-prefeito

Ilhota aplicou 4x0 no time do Riacho

Enxadristas conquistam medalhas em Navegantes

Braço do Norte/SC

No sábado, dia 12/04/14, a ABRAX esteve participando, com 14 enxadristas, da 2ª Etapa do Circuito Estadual de Xadrez Rápido. Estavam presentes 187 enxadristas de todo o estado.

Trouxeram o título para Braço do norte os atletas Camile Coan (Sub10 Fem - Divisão Escolar), Daiane

Escolar) e Everton Coan (9º lugar na classificação geral da divisão Especial).

"Tivemos um bom desempenho com os atletas mais experientes e os iniciantes começaram a sentir que devem se dedicar mais para melhorarem seus resultados". Diz Lucio, Presidente da ABRAX.

Schlickmann Borba (Sub14 Masc - Divisão Especial) e Igor Patrício Michels (Sub14 Masc - Divisão e 3º na classificação geral - Divisão Especial). Ainda trouxeram medalha, Daiane Coan (2º lugar, Sub16 Fem - Divisão Especial), Luiza e Laura Teixeira de Souza (3º lugares na Sub10 e Sub08 da Divisão Escolar, respectivamente), Marília Bohora (3º Lugar - Sub14 Fem - Divisão

Page 11: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVOQuinta-feira, 17 de abril de 2014. Pela Amurel 11

Avaliador do São Paulo F. C. selecionou 15 atletas da região

Futebol de Base

No último final de semana mais de 350 jovens participaram de uma avaliação técnica para as categorias de base do São Paulo Fute-bol Clube e da equipe do Red Bull. O peneirão aconteceu no Clube de Campo em Tubarão e contou com a presença do ex-jogador, Cícero Gomes, mais conhecido como Tupã, hoje avalia-dor das categorias de base do tricolor paulis-ta. Participaram da ava-liação jovens nascidos

entre os anos de 2001 a 2006.

De acordo com o professor Laurence Sil-vestri, da escolinha do C l u b e d e C a m-po/Cruzeiro os selecio-nados pelo Cícero serão monitorados em longo p r a z o p e l o t i m e d o Morumbi. Os meninos terão que viajar de três a quatro vezes neste ano para a capital paulista, onde darão sequência às avaliações no CT do clu-be. “Foi muito positiva esta avaliação. O Cícero

gostou da nossa estru-tura e da forma que lida-mos com a garotada, acredito que esta parce-ria está apenas come-çando”, destaca Lauren-ce.

Quinze atletas f o r a m s e l e c i o n a d o s para treinar no clube do Morumbi e três para o Red Bull. Na última sex-ta-feira, a seleção ocor-reu também em Araran-guá, onde apenas um garoto foi selecionado.

Mais de 350 garotos participaram da avaliação

Divu

lgaçã

o / A

VP

Artigo de Opiniãopor Luiz Carlos Amorim

A Lei das ‘Cotas’ e a Educação Brasileira A Lei de Cotas para o Ensino Superior, de nº 12.711 de 29 de agosto de

2012, regulada pelo Decreto 7824-12 e normatizada pela Portaria 18-2012, polê-

mica desde que inventaram as cotas, continua dividindo opiniões. Segundo ela,

as Universidades e Escolas Técnicas Federais devem reservar 50% das vagas em

cada curso e turno de graduação para estudantes que tenham cursado todo o

ensino médio em escolas públicas. Desses 50% reservados, metade será destina-

da aos estudantes que venham de famílias com renda per capita inferior a 1,5

salário-mínimo. Nas duas partes reservadas, serão garantidas vagas para os auto-

declarados pretos, pardos e indígenas, proporcionalmente à população deles no

estado onde estiver localizada a instituição de ensino, conforme último censo do

IBGE. Essa reserva e distribuição de vagas aplica-se, também, às instituições

federais de ensino técnico de nível médio para os alunos que cursaram todo o

ensino fundamental em escolas públicas.

Parece resolver todo o problema dos estudantes de família muito pobre

que não tinham acesso à graduação, ou seja, ao ensino superior até então, mas não

é bem assim. Infelizmente, acaba-se criando mais discriminação racial. Uma em

cada duas vagas nas universidades públicas será ocupado através de cotas, mas

isso não conseguirá mascarar a péssima qualidade de nosso ensino. Dar acesso,

simplesmente, a alunos menos favorecidos, não melhorará o ensino fundamental

e o médio automaticamente. Será preciso investir na educação, para que todos os

estudantes, sem exceção, possam se sair bem em um curso superior.

A Lei tem uma tabela progressiva de aplicação de percentuais por ano,

que iniciou em 2013, até atingir os cinquenta por cento, coisa que acontecerá em

2016. Então, até 2013, os estudantes que queriam ingressar na universidade

pública, as federais e estaduais, só conseguiam isso fazendo bons cursos pré-

vestibulares, que são bem caros. O que fazia com que, praticamente, só aqueles

estudantes de famílias mais bem “situadas” financeiramente conseguissem

passar nos vestibulares. E por quê? Porque o nosso ensino fundamental e também

o médio estão sucateados, num processo de falência que já vem de há algum

tempo. Algumas escolas públicas não têm a manutenção que precisam, não têm o

equipamento necessário, os professores não tem atualização na qualificação, não

são bem pagos, o conteúdo programático vem sendo reduzido não é de hoje.

Com tudo isso, a qualidade da nossa educação vem caindo assustadora-

mente e com um ensino deficiente, os egressos da escola pública têm dificuldade

para passar nos vestibulares. Agora, além do Enem, que se transformou em um

grande vestibular, mas com sucessivos escândalos na sua organização, tem se

revelado mais um fiasco do nosso governo no tocante à educação, existem as

cotas. Mas entrando através de cotas, com uma base fraca, os estudantes conse-

guirão acompanhar e terminar o curso superior, graduando-se? O governo diz

que sim, mas dá pra confiar no que ele diz?

Como já disse, possibilitar a entrada de estudantes de baixa renda e de

negros, pardos e indígenas na universidade, faz com que o poder público tenha de

providenciar, também, a melhora do ensino fundamental e médio públicos. Sim,

para que os alunos que compõe o contingente das cotas da lei 12.711 possam

usufruir do seu acesso ao ensino superior, com capacidade e oportunidade de se

manterem na universidade, de acompanhar os estudos de graduação, a educação

brasileira tem que ser reestruturado, precisa recuperar a sua qualidade.

O próprio governo cria, assim, mais uma necessidade de repensar e

resgatar a qualidade do ensino público e não pode deixar passar essa oportunida-

de. Educação é a base de tudo e um povo sem educação está fadado à miséria.

Então temos que cobrar o poder público para que dê a devida atenção à educação,

que administre com seriedade nossas escolas públicas, para que saiamos desse

retrocesso em que nos encontramos. Nós os elegemos para isso e não para cuida-

rem de interesses próprios e ficarem ricos as nossas custas.

Page 12: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014.Pelo Estado12

Luiz Henrique da SilveiraSenador da República

Em 1936, Sergio Buarque de Holanda publicou um livro essencial à compreensão do caráter brasileiro. No seu “Raízes do Brasil”, o pai do Chico (como, lamentavelmente, o autor é hoje mais conhecido) Buarque de Holanda assinala a personalidade pacífica e solidária, que predomina (predominava?...) no jeito de ser brasileiro.

Na verdade, o Brasil é um raro País onde as transformações políticas, econômicas e sociais processaram-se sem violência. Evoluímos do Império à República sem o custo do sangue nacional, o que confirma a tese firmada no “Raízes do Brasil”.

O que plasma o caráter nacional? Evidentemente que são as heranças culturais portuguesa, indígena e negra. São três povos intrinsecamente pacíficos. Deles herdamos a bonomia que caracterizava o povo brasileiro na época em que foi publicado o célebre livro.

Nasci em 1940. Tive uma infância lúdica, onde a rua, sem carros, era o nosso “Playground”. Ali, marcávamos com duas pedras o local da trave, e jogávamos futebol. Ali, esticávamos uma corda, de um lado para o outro, e disputávamos partidas de vôlei. Ali, armávamos uma “casinha” triangular com gravetos, e disputávamos os 24 pontos da partida de taco; ali, fazíamos rolar as bolinhas de gude. Ali, soltávamos pandorgas e pipas. A nossa rua era um grande jardim de infância!

Nossas casas, sem tranca, eram a nossa segurança. Nossos vizinhos, sem TV, conversavam, na calçada, até altas horas. E o comerciante confiava nos compradores, assinalando-lhes, no caderno, as compras, a serem pagas no fim do mês.

Nossa escola ficava a uns dez quilômetros. Pequeninos, íamos a pé, sem medo de abusos e sequestros. Aquela vida era, realmente, a do brasileiro cordial, afetivo, solidário.

A violência, que entrou nas nossas ruas, veio de fora, impulsionada pela droga, que, também, veio de fora. Não é uma obra nacional; é importada de países que foram construídos à base de brutalidades, genocídios, guerras fraticidas.

Estamos sendo impregnados por essa violência estrangeira. Ela está nos filmes que assistimos. Sempre comparo a cena final do “High Noon”, o célebre filme de John Ford, que chegou a nós com o título “Matar ou Morrer”. Ele culmina com um duelo, em que o mocinho mata o bandido com um só tiro.

Hoje, os heróis acionam supermetralhadoras que matam milhares com uma só rajada; e canhões manuais que fazem ir para os ares tudo o que vem à sua frente.

A mesma metamorfose processou-se nos desenhos infantis. Antes eram os inocentes filmes da Disney, marcados por figuras doces como Branca de Neve e os Sete anões; ou pelas viagens mágicas de Peter Pan; e por figuras benfazejas como o Popeye, o Zé Carioca, o Mickey Mouse e o Pato Donald. Hoje, predominam personagens estranhas e violentas, em filmetes que levam as crianças à irritação e desobediência.As cenas comuns de crimes, que a TV mostra todo o dia, expõe uma nova face do brasileiro, que é, no entanto, superficial. No fundo, contudo, o que ainda predomina é a cordialidade, marcada nos milhões que aclamaram o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, durante o Festival da Juventude.

Luiz Henrique da SilveiraSenador da República

O Homem Cortês Governo lança o ‘Cartão Escola’ para despesas emergenciais

Educação

O Governo do Estado lançou oficialmen-te nesta segunda-feira, 14, em Florianópolis, o Car-tão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (CPESC), ferramenta que dará mais autonomia administrativa e financei-ra para gestores públicos executarem despesas emergenciais, além de ampliar o controle de gastos com adiantamen-tos. A Secretaria de Estado da Educação é a primeira a aderir. Após projeto-piloto lançado em novembro do ano passado com 12 escolas, o cartão será entregue neste ano para todos os 1.100 direto-res dos estabelecimentos de ensino da rede estadu-

al. “É um grande avanço, um passo impor-tante para trazer autono-mia para os diretores e um ganho de qualidade. O diretor terá esse recurso no cartão de débito para comprar o material de pequenos reparos, como trocar um vidro ou um

trinco de porta. Isso vai dar uma agilidade muito grande e uma eficiência maior. Nós estamos confi-ando nos diretores e essa confiança é fundamental para melhorar as relações em cada uma das escolas”, destacou o governador Raimundo Colombo.

Page 13: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVOQuinta-feira, 17 de abril de 2014. Geral 13

TABULEIRO Por Marcelo Corrêa

Reaproximação Após uma relação con-turbada com o empresariado de Tubarão no primeiro ano de governo, o prefeito Olavio Falchetti tem dado a demonstra-ção de que está aberto ao pleito de reivindicações do segmento. Em reunião na CDL na segunda-feira a noite, o prefeito se com-prometeu em buscar condições para a retirada dos trilhos em Oficinas. Para isso promete mobilizar os deputados federais para que junto ao DNIT seja viabilizada a realização da obra. Durante a reunião o prefeito afirmou que pretende reformar a Casa da Cidade, para que um dia por semana possa atender a população sem agenda. Quem chegar e pretender falar com o prefeito vai conseguir, indepen-dente de classe social, cor ou credo religioso.

Crescimento tacanho A economia brasileira registrou forte desaceleração em fevereiro, apesar de ter marcado o segundo mês seguido de expansão. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) desacelerou para 0,24% em fevereiro na comparação com janeiro, quando teve expansão de 2,35%. Na comparação anual, o indicador, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 1,63% e, no acumulado de doze meses, a alta foi de 2,41%. A prévia do PIB fica abaixo da expectativa de pesquisa realizada pela agência Reuters, cuja mediana de 23 projeções apontava alta de 0,3 por cento.

Crescimento tacanho 2 A avaliação geral dos agentes econômicos é de que a economia brasileira vai desacelerar neste ano. A Pesquisa Focus mostra, por exemplo, que a expecta-tiva dos economistas é de expansão de 1,65% do PIB em 2014. No ano passado, o crescimento foi de 2,3%. O cenário de atividade mais fraca neste ano acompanha a escalada da inflação, que levou o BC a aumentar a taxa básica de juros para 11%, afetando ainda mais o consumo devido ao encarecimento do crédito. Por outro lado, a produção industrial brasileira avançou 0,4% em fevereiro, o segundo mês consecutivo de alta, enquanto as vendas no varejo também tiveram resultados positivos nos dois primeiros meses do ano.

Não ao patrocínio privado A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que veda a doação de empresas para campanhas eleitorais. O texto foi avalizado em decisão terminativa e, dessa forma, vai direto para a apreciação da Câmara caso nenhum senador recorra com pedido de votação pelo plenário da Casa. A CCJ já havia aprovado a proposta em primeiro turno há das semanas, mas confirmou a aprovação em turno suplementar hoje. O relatório de Roberto Requião (PMDB-PR) propõe a proibição do recebimento de recursos por partidos e candidatos de pessoas jurídicas de qualquer natureza ou finalidade. Em sua justificativa, o senador afirmou que o sistema de contribui-ções para as eleições em vigor no Brasil aumenta as diferenças sociais e é um reconhecimento da "legitimidade da influência do poder econômico no processo eleitoral e, por consequência, no resultado das eleições".

Pressão sobre o Google Procuradores-gerais de diferentes estados americanos estão pressio-nando o Google a combater e retirar do ar anúncios, resultados de pesquisas e sites que vendem medicamentos sem prescrição médica e drogas ilegais, reporta o jornal Washington Post. É a segunda vez em menos de três anos que a empresa é criticada por manter uma política relaxada de fiscalização de sites que vendem drogas ilegais. As queixas dos estados, transmitidas ao gigante de buscas em uma carta assinada por 24 procuradores, já fizeram com que o Google partici-passe de dois encontros neste ano, em Denver e Washington, para conversar sobre as reclamações. Neste momento, segundo o jornal, enquanto alguns dos procuradores-gerais estão satisfeitos com as respostas da empresa de tecnolo-gia, outros querem que o Google siga adiante e aprimore ainda mais suas práti-cas. Os próprios acionistas do Google também pressionam a empresa para atuar de forma mais efetiva no combate aos sites que vendem produtos ilegais.

Política

Justiça 'bloqueia' conta de Romildo Titon

A decisão partiu no fim da tarde desta terça-feira (15/04), depois que a Justiça decidiu acatar o pedido do Minis-tério Público de Santa Catarina e trancar os mais de R$2 milhões da conta

do parlamentar. Romildo Titon foi afastado recen-temente da presidência da Assembleia Legislativa depois que seu nome foi apontado na Operação Fundo do Poço, da Polícia Federal.

A investigação apura fraudes e desvios de verbas públicas em con-tratos de obras de sanea-mento básico em municí-pios de Santa Catarina. Titon segue no exercício parlamentar.

Div

ulg

ação / A

VP

O Deputado teve mais de R$ 2 milhões bloqueados

Segurança

PM inicia a ‘Operação Páscoa 2014"

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária d e S a n t a C a t a r i n a (BPMRv) iniciou as 18h desta quarta-feira, 16, e estenderá até as 8h de terça-feira, 22, a Operação Páscoa 2014 para reforçar a segurança nas rodovias do Estado. Os 24 postos rodoviários estarão articu-lados e trabalhando em escalas de serviço de revezamento para monito-rar as rodovias catarinen-ses. Para emergências ligue para o 198, central que encaminha o usuário ao

posto mais próximo ou para 190, que aciona a Polícia Militar em qual-quer região do Estado de Santa Catarina. A Polícia Militar orienta aos motoristas para que não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas, utilizem o cinto de segu-rança e respeitem os limites de velocidade. Também é importante verificar condições dos seus veículos, como a parte mecânica, o freio, o siste-ma elétrico, os pneus e regularizar seus documen-

tos de porte obrigatório. O v o l u m e d e acidentes aumenta nos períodos de feriados por conta da despreocupação dos motoristas que trafe-gam nas rodovias e do aumento do volume de veículos, de acordo com o BPMRv. Na Operação Páscoa de 2013 foram registrados 126 acidentes, sendo 59 acidentes com vítimas e 67 acidentes sem vítimas, envolvendo 215 veículos e causando feri-mentos em 85 pessoas,

Page 14: a voz do Povo - Edição 235

Quinta-feira, 17 de abril de 2014.14 GeralA Voz do Povo

Leo Rosa de Andradewww.leorosa.com.br

Contrato de Convivência Social

Os gregos já falavam em contrato social. O que os gregos pensavam sobre o assunto, contudo, não nos alcançou com muita relevância. A partir do século XV (modernidade) o tema foi recuperado e recolocado em discussão. A era moderna, aliás, pôs tudo em discussão. Nesse período histórico que começa lá pelos anos 1400 e nos alcança ocorreram fenômenos sociais e eventos políticos e científicos que vêm, até hoje, ainda que vagarosamente, arrasando as crenças medievais.

A modernidade fez nascer o pensamento liberal. Na sua origem, o liberalismo considerava a convivência social e o próprio Estado como resultado de um contrato estabelecido entre cidadãos que autonomamente saíam da vida em natureza (em que havia guerra permanente de todos contra todos) e se organizavam em um coletivo governado. Liberdade individual com governo pouco ingerente e que representasse a vontade geral era a base doutrinária do contratualismo.

Três autores deram as bases gerais da doutrina: Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Rousseau passou à história como “bonzinho”, ou de esquerda. Teria inspirado Karl Marx na sua propositura do estado socialista. Hobbes é visto como “mau”, ou de direita, e teria dado munição para as autocracias. Bem, não vejo bem assim. Ademais, os estados socialistas não foram em nada menos autocráticos do que as diversas modalidades de ditadura que o mundo (nós inclusive) conheceu ou conhece.

Pensar, hoje, em Estado como contrato é simplificar a complexidade das organizações políticas. Não há acordo geral, mas conflito permanente de interesses. Não existe uma vontade racionalista pondo ordem nas coisas, mas há relações de poder, com demandas conflitantes, vencidos e vencedores. Se alguém tem dúvida, basta olhar o Brasil. Claro, há países mais equilibrados, mas no geral das nações há excessiva vantagem de uma (pequena) parte diante da outra (grande) parcela da população.

Agora, se um contrato geral é impraticável, a sensatez dos aproveitadores do sistema não deveria sê-lo. Para a sensatez sovina dos que levam vantagem nas relações sociais brasileiras, os teóricos do contratualismo (Os Pensadores, Abril Cultural) ainda têm o que dizer. Assim, recomendaria Rousseau: “Cada um tem necessariamente de se submeter às mesmas condições que impõe aos outros [...]. O pacto social estabelece entre os cidadãos uma tal igualdade que todos ficam obrigados às mesmas condições e todos devem gozar dos mesmos direitos” (p. 40-41).

Locke, alicerce do pensamento liberal, defende ideias equivalentes: No estado de natureza não há “qualquer subordinação entre os homens que nos autorize a destruir a outrem, como se fôssemos feitos para o uso uns dos outros como as ordens inferiores de criaturas são para nós” (p. 36). Então, não se pode aceitar que uns tenham privilégios sobre outros, “porque não é qualquer pacto que faz cessar o estado de natureza entre os homens, mas apenas o de concordar, mutuamente e em conjunto, em formar uma comunidade, fundando um corpo político” (p. 39).

Hobbes foi ainda mais enfático: “Embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer benefício a que outro não possa também aspirar” (p. 75).

A população brasileira sempre requereu essas condições contratuais da vida em comum. Elas foram sempre prometidas; jamais foram entregues. A Ditadura de 64 tinha a Lei de Segurança Nacional para enquadrar quem se manifestasse por democracia. O governo petista pretende criminalizar os movimentos de rua, tipificando-os como agressão à segurança do Estado. Vivemos em eterna tensão advinda da desigualdade social que insistimos em manter. Os contratualistas, entre nós, permanecem revolucionários, o que é uma declaração de atraso.

Léo Rosa de AndradeDoutor em Direito pela UFSC.

Psicólogo e Jornalista.Professor da Unisul

Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O file de peixe do tipo Hippoglossus Steno-l e p i s , p o p u l a r m e n t e conhecido por Alabote, importado da China, não estava dentro do patrão de pesagem determinadas pela portaria 153/2008 do Inmetro. De acordo com o gerente de produtos pré-medidos do Imetro/SC, Marcos Silva, o produto

Na manhã desta terça-feira, 15, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) e o Ministério da Agricultu-ra, Pecuária e Abasteci-mento (Mapa) retiraram de circulação mais de 140 quilos de filé de peixe congelado em Santa Cata-rina. O produto estava fora da padronização indicada pelo Instituto Nacional de Metrologia,

era vendido sem o descon-to do glacimanto. “Produ-tos pré-medidos e conge-lados devem apresentar, na embalagem, o peso liquido do produto”, lembra o gerente. Produtos pré-medidos que são de con-sumo básico da população só podem ser comerciali-zados em embalagens com determinadas indica-ções quantitativas.

Imetro/SC encontra mais 140 quilos de file de peixe fora do padrão

Fiscalização

Camiseta da campanha tem o autógrafo de mais de 150 personalidades do futebol

Mercado Consumidor

Procon orienta consumidores para a escolha dos pescados

Neste período de Páscoa, muitos consumi-dores seguem a tradição de não comer carne ver-melha durante as refei-ções e substituem o ali-mento por pescados. O Procon-SC e a Vigilância Sanitária realizam fiscali-zação especial sobre esses produtos neste período e alertam os consumidores sobre a qualidade do peixe na hora da compra.

De acordo com a Diretora Estadual do Procon-SC, Elizabete Luiza Fernan-des, para saber se o produ-to é fresco, é importante avaliar a coloração das brânquias, as escamas e os olhos dos peixes. “ A s g u e l r a s devem estar avermelha-das e os olhos vitrificados. As escamas devem estar firmes, não podem estar se soltando. No caso

das postas, o consumidor deve observar se têm aspecto pastoso, o que indica que não estão boas para consumo”, explica.Os preços dos pescados podem variar bastante durante o Feriadão de Páscoa. Por isso, vale sempre realizar uma pesquisa de preços antes das compras para uma maior economia, orienta.

Page 15: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVOQuinta-feira, 17 de abril de 2014. 15Entrevista

Dr. Cléberson José Garcia

O fechamento do Pronto Atendimento 24h gerou um sério

problema social e de saúde no município. E

quem está pagando é a população mais pobre.

Casado com a advogada Cinara e pai da Ana Maria Carolina e Cléberson Augusto, o médico de 46 anos de idade, fala sobre sua profissão e o seu desejo de um dia ter a possibilidade de administrar Capivari de Baixo.

Page 16: a voz do Povo - Edição 235

Jornal A VOZ DO POVO Quinta-feira, 17 de abril de 2014. Contracapa

Fotos: Divulgação / AVP

Imagens da Semanao Pz do ov V oA

Tiago Satiro e Zoé Paulina Feuser, reuniram os amigos dia 05 de abril para anunciar que vão se casar. Sucesso ao jovem casal!

Comemorando aniversário de 96 anos Bortolo Atílio Calegari, verdadeiro herói da 2ª guerra mundial. Parabéns dos filhos, netos e bisnetos.

Projeto Amigos da Comunidade (Librelato) entregou 1.500 ovos de chocolate para projetos sociais e escolas públicas de Capivari de Baixo, Içara, Criciúma e Orleans. Na Foto com as crianças do CEACA em Capivari.

Dia 20 de abril estará festejando mais uma ano de vivências, o Sr. Reitor da Faculdade Capivari (FUCAP) Expedito Michels. Parabéns!