açai nativo

6
AÇAÍ: (Euterpe Oleracea) Nome Popular: Açaí-do-Pará Família Botânica: Palmae Origem: várzeas e margens dos rios da região amazônica. Características da planta- palmeira de estipe delgado e elegante, podendo atingir até 25 m de altura, folhas grandes, finamente recortados em tiras, de coloração verde-escura atingindo freqüentemente 2m de comprimento. Flores pequenas, agrupadas em grandes cachos pendentes, de coloração amarelada, surgem predominantemente de setembro a janeiro. Operações necessárias ao manejo de açaizal nativo A ) Limpeza da área A roçagem é o primeiro trabalho feito na área e consiste da eliminação das plantas de menor porte e de cipós, bem como da retirada de galhos, e visa facilitar o deslocamento de pessoas que implementarão as demais práticas. B ) Raleamento da vegetação Nessa etapa são identificadas e eliminadas as árvores sem valor de mercado, mantendo aquelas produtoras de madeira, frutos, sementes, fibras, látex, óleos e fitoterápicos. As árvores mais finas e as palmeiras podem ser eliminadas por meio de corte, e as mais grossas por anelamento, consistindo da retirada, em forma de anel de 25 a 100 cm de largura, de parte do córtex em torno do tronco, dependendo da espécie. As árvores preservadas devem estar bem distribuídas, permitindo a penetração da luz do sol na área, facilitando o crescimento e o aumento da produção de frutos do açaizeiro e das outras espécies. C ) Desbaste das touceiras A prática de desbaste visa eliminar o excesso de estipes, deixando de 3 a 4 em cada touceira, sendo eliminados aqueles muito altos, finos, defeituosos ou que apresentem pouca produção de frutos. Essa prática é realizada na entressafra, com aproveitamento dos palmitos. Após o desbaste, são plantadas as mudas de açaizeiro nas áreas mais espaçadas em media de 5m X 5m, para que seja constituída a população aproximada de 400 touceiras por hectare. D ). Manutenção do açaizal Anualmente é efetuada a eliminação das plantas de valor comercial desconhecido, para que o açaizal seja mantido limpo e mais produtivo. São eliminadas as brotações novas, deixando somente as que substituirão os açaizeiros grandes indesejáveis, com vistas a manter a população recomendada.

Upload: samuel-oliveira

Post on 31-Jul-2015

33 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: açai nativo

AÇAÍ: (Euterpe Oleracea)

Nome Popular: Açaí-do-ParáFamília Botânica: PalmaeOrigem: várzeas e margens dos rios da região amazônica.Características da planta- palmeira de estipe delgado e elegante, podendo atingir até 25 m de altura, folhas grandes, finamente recortados em tiras, de coloração verde-escura atingindo freqüentemente 2m de comprimento. Flores pequenas, agrupadas em grandes cachos pendentes, de coloração amarelada, surgem predominantemente de setembro a janeiro.

Operações necessárias ao manejo de açaizal nativo

A ) Limpeza da área

A roçagem é o primeiro trabalho feito na área e consiste da eliminação das plantas de menor porte e de cipós, bem como da retirada de galhos, e visa facilitar o deslocamento de pessoas que implementarão as demais práticas.

B ) Raleamento da vegetação

Nessa etapa são identificadas e eliminadas as árvores sem valor de mercado, mantendo aquelas produtoras de madeira, frutos, sementes, fibras, látex, óleos e fitoterápicos.

As árvores mais finas e as palmeiras podem ser eliminadas por meio de corte, e as mais grossas por anelamento, consistindo da retirada, em forma de anel de 25 a 100 cm de largura, de parte do córtex em torno do tronco, dependendo da espécie. As árvores preservadas devem estar bem distribuídas, permitindo a penetração da luz do sol na área, facilitando o crescimento e o aumento da produção de frutos do açaizeiro e das outras espécies.

C ) Desbaste das touceiras

A prática de desbaste visa eliminar o excesso de estipes, deixando de 3 a 4 em cada touceira, sendo eliminados aqueles muito altos, finos, defeituosos ou que apresentem pouca produção de frutos. Essa prática é realizada na entressafra, com aproveitamento dos palmitos. Após o desbaste, são plantadas as mudas de açaizeiro nas áreas mais espaçadas em media de 5m X 5m, para que seja constituída a população aproximada de 400 touceiras por hectare.

D ). Manutenção do açaizal

Anualmente é efetuada a eliminação das plantas de valor comercial desconhecido, para que o açaizal seja mantido limpo e mais produtivo. São eliminadas as brotações novas, deixando somente as que substituirão os açaizeiros grandes indesejáveis, com vistas a manter a população recomendada.

Para que os estipes do açaizeiro apresentem rápido crescimento em diâmetro, é indispensável a realização da limpeza das touceiras, que consiste da retirada das bainhas presas no estipe após a morte da folha. Essa prática é mais necessária nas plantas jovens, pois nas adultas as bainhas se desprendem, naturalmente, junto com as folhas.

CULTURA DO ABACAXI

Page 2: açai nativo

EPOCA DE PLANTIO- Recomenda-se que o plantio do abacaxi deve ser feito o ano todoDIMENSIONAMENTO DA COVA- Para o abacaxi o tamanho ideal é de 30X30X30cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- 1m entre fila e 30cm entre as plantasADUBAÇÃO DA COVA- coloca-se 1 lt de esterco bem curtido e acrescenta-se de 15 a 20g de NPK (10-05-20), misturam-se as duas dentro da mesma. TRATOS CULTURAIS- A cultura é exigente em capina, adubação e um controle rigoroso de pragas e doenças para que o resultado seja positivo. PRINCIPAIS PRAGAS- em nosso estado, as pragas que mais atacam a cultura são a Cochonilha e a Broca do Fruto.PRNCIPAIS DOENÇAS- A fusariose é que mais tem aparecido com mais freqüência em áreas plantadasCONTROLE DE DOENÇAS E PRAGAS- O melhor controle começa na seleção de mudas de boa qualidade, depois o produtor precisa consultar u técnico sobre qual produto que deve ser usar e qual dosagem correta.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- Baseado no espaçamento dá para obter-se 33.333 plantas/ha.COLHEITA – Pode-se colher abacaxi o ano todo, para isso o produtor vai ter que fazer o seu plantio utilizando a técnica do escalonamento do plantio.

CULTURA DO AÇAÍEPOCA DE PLANTIO- Recomenda-se no inicio do período chuvoso.DIMENSIONAMENTO DA COVA- È aconselhável que seja feito uma cova de50X50X50cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- O mais utilizado é de 4m entre planta e 4 m entre fila para melhor favorecer os tratos culturaisADUBAÇÃO DA COVA- coloca-se 1 lt de esterco bem curtido dentro da mesma. TRATOS CULTURAIS- Os principais são o coroamento, cobertura morta, desbaste e adubação.PRINCIPAIS PRAGAS- Broca e Lar gata.PRNCIPAIS DOENÇAS- Mal das folhas curtas..QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- 625 plantas no espaço utilizado.ÉPOCA DA COLHEITA- Colhe-se o inteiro com mais freqüência no período de estiagem.

CULTURA DA ACEROLAEPOCA DE PLANTIO- Recomenda-se de que seja efetuado de Janeiro até Abril.DIMENSIONAMENTO DA COVA- é de 30X30X30cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- O utilizado é de 5 m entre fila e de 4 m entre plantas, com isso você terá um plantio que irá lhe favorecer os tratos culturais.ADUBAÇÃO DA COVA-Usa-se cerca de 10 lts. de esterco bem curtido e mais 150 g de Superfosfato triplo. TRATOS CULTURAIS- Os mais utilizados são o coroamento, roçagem, cobertura morta, poda de formação e adubação. PRINCIPAIS PRAGAS- Cochonilha e o PulgãoPRNCIPAIS DOENÇAS- Antracnose.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- 500 plantas/ha.COLHEITA – Colhe se o ano todo, tendo-se a safra e a entressafra

CULTURA DA BANANAEPOCA DE PLANTIO- Início da estação chuvosaDIMENSIONAMENTO DA COVA- é de 40X40X40cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- 3m entre fila e 3m entre as plantasADUBAÇÃO DA COVA- coloca-se 10 lts. de esterco bem curtido, 25 g de uréia, 400 g de Superfosfato simples e 50 g de cloreto de potássio. TRATOS CULTURAIS- os principais são: coroamento, roçagem, cobertura morta, desbaste e adubação. PRINCIPAIS PRAGAS- Broca do Rizoma, Broca do pseudo do caule prips. PRNCIPAIS DOENÇAS- Mal do Paraná, Mal Sigatoka e Moko.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- Baseado no espaçamento dá para obter-se 1.111 plantas/ha.COLHEITA –O ano todo.

CULTURA DO COCÔ

Page 3: açai nativo

EPOCA DE PLANTIO- De Janeiro até Abril.DIMENSIONAMENTO DA COVA- é de 50X50X50cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- 8m entre fila e 8m entre as plantasADUBAÇÃO DA COVA- 10 lts de esterco bem curtido, 200 g de Superfosfato simples e 150 g de cloreto de potássio. TRATOS CULTURAIS- os principais são: coroamento, roçagem, cobertura morta e adubação. PRINCIPAIS PRAGAS- Broca do Tronco, Broca do olho, pulgão cochonilha e a larga ta. PRNCIPAIS DOENÇAS- Podridão do olho, anel vermelho, podridão negra dos frutos.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- obter-se 143 plantas/ha.COLHEITA: O ano todo

CULTURA DO CUPUAÇUEPOCA DE PLANTIO- Inicio as Chuvas.DIMENSIONAMENTO DA COVA- é de 40X40X40cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- 5m entre fila e 5m entre as plantasADUBAÇÃO DA COVA- 10 lts de esterco bem curtido, 100 g de Superfosfato triplo. TRATOS CULTURAIS- os principais são: Poda de formação, poda de Limpeza, coroamento, roçagem, cobertura morta e adubação. PRINCIPAIS PRAGAS- pulgão e a cochonilha . PRNCIPAIS DOENÇAS- vassoura de bruxa.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- obter-se 400 plantas/ha.EPOCA DE COLHEITA –Novembro a Junho.

CULTURA DOS CITROS

LARANJA/LIMÃO/TANJERINAEPOCA DE PLANTIO- Inicio da estação chuvosa.DIMENSIONAMENTO DA COVA- é de 40X40X40cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- 7m entre fila e 4m entre as plantasADUBAÇÃO DA COVA- 10 lts de esterco bem curtido, 500 g de calcário dolomitico e 150 g de Superfosfato triplo. TRATOS CULTURAIS- os principais são: coroamento, roçagem,poda e adubação. PRINCIPAIS PRAGAS- pulgão cochonilha e a mosca Branca.PRNCIPAIS DOENÇAS- Verrugose e a antracnose.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- obter-se 357 plantas/ha.COLHEITA –O ano todo sabendo que existe a entresafra.

CULTURA DO MARACUJÁEPOCA DE PLANTIO- Inicio da estação chuvosa.DIMENSIONAMENTO DA COVA- é de 50X50X50cm (Largura, comprimento e altura)ESPAÇAMENTO NO LOCAL DEFINITIVO- 5m entre fila e 3m entre as plantasADUBAÇÃO DA COVA- 5 lt de esterco bem curtido, 500 g de torta de mamona, 250g de yoorim, 250 g de Superfosfato triplo e 1 kg de calcário dolomitico. TRATOS CULTURAIS- os principais são: Capina, poda, adubação e cobertura morta. PRINCIPAIS PRAGAS- Lagarta PRNCIPAIS DOENÇAS-Antracnose e a Verrugose.QUANTIDADE DE PLANTAS POR HECTARE- obter-se 1.111 plantas/ha.COLHEITA – 6 a 9 meses após o plantio.

MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA)

Page 4: açai nativo

É considerada uma planta rústica e com ampla capacidade de adaptação as condições mais variadas de clima e solo. Classifican-se quanto a toxidez, bravas que são destinadas para industria e as mansas também chamadas de doces, não venenosas, macaxeiras e aipim, destinadas ao consumo humano.O Pará é o maior produtor de mandioca, com 298.400 hectares em 2004. Com 15,6% de área de todo o Brasil. Sendo que o Município de Bagre tem produção média de 10 toneladas por hectare. Com a conbinação de componentes do sistema de produção da mandioca e com tecnologias adequadas à pequena produção familiar é possível elevar esse rendimento por unidade de área. Esse sistema de produção é Chamado de TRIO DA PRODUTIVIDADE.

SELEÇÃO DE RAMASA seleção de ramas é um dos pontos mais importantes para o sucesso da plantação. Em muitos casos, chega a ser mais importante que a variedade, por essa ração, é que se diz: “mais vale uma rama boa de uma variedade ruim do que uma rama ruim de uma variedade boa”.A queda natural das folhas, da base para o ápice das plantas, é indicador seguro de maturação das ramas, deve-se escolher ramas sadias, de bom diâmetro e maduras, em geral com 08 a 14 meses de idade. Não utilizar ramas provenientes de mandioca que sofreu incidência de granizo. Retirar manivas-sementes sadias com 8 a 14 meses de idade da

parte mediana da planta; Eliminar plantas doentes ou atacadas por doenças ou brocas que

não servem para propagação; Eliminar a parte inferior fibrosa, pois corre o risco de não brotar; Eliminar a parte superior esverdeada, corre o risco de não germinar; Fazer corte reto sem danificar as gemas; Utilizar manivas de 20cm de comprimento e com 1,5 até 2,5 de

diâmetro.

Exemplo de manivas-sementes:

ESPAÇAMENTOESPAÇAMENTO

ESPAÇAMENTOPlantar em fileiras simples no espaçamento de 1,00 X 1,00m. Essa pratica resulta em plantas mais produtivas e facilita as atividades com tratos culturais e colheita.

PLPLANTIO

No inicio das chuvas ou no começo da estiagem, forma que reúne duas condições essenciais da natureza climática-umidade e calor. Tal pratica resulta na mais rápida brotação e enraizamento das estacas plantadas. Aonde chove bem por todo o ano. Plantar em covas com profundidade media de 10 cm, com as estacas colocadas na posição horizontal conforme a figura seguir.

TRATOS CULTURAISA falta de capinas implica em perdas na colheita de ate 90% e representa 35% do custo da produção. 2 a 3 capinas, nos 5 primeiros meses (150 dias) de vida da planta.

Page 5: açai nativo