agenda nº 59

24
MARÉ CHEIA agenda de eventos no concelho da moita NOVEMBRO 2008 59

Upload: municipio-da-moita

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Novembro 2008

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda nº 59

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

PICOTADO

leve-me consigo

NO

VEM

BR

O 2

008

59

NOVEMBRO 2008

59

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA

PROGRAMA MENSAL

DOS CHEIROS, O PÃO,DO SAL, O SABOR...

(prov. popular)

Page 2: Agenda nº 59

Foto de Américo Ribeiro (cedida pelo MAEDS),da primeira metade do século XX, que integra a exposição “O Salineiro, o Marítimo e o Construtor Naval - Profissões Tradicionais no Concelho da Moita”

tem a palavra 3 | o mês de … 4_7 | vai acontecer música | dança | exposições | livros | cinema | actividades para crianças | outros eventos 8_9 | a escolha de... 10_11| cumplicidades apetece ler… | ir em cantigas… | 7ª arte| à distância de um clique 12_13 | aqui tão perto 14_15associativismo 16_17 | sabores & saberes 18| utilidades contactos | calendário | aprender 19_23| picotado (leve-me consigo) destacável

TÍTU

LO: M

aré

Che

ia -

Age

nda

de E

vent

os n

o C

once

lho

da M

oita

EDIÇ

ÃO

: Câm

ara

Mun

icip

al d

a M

oita

CO

OR

DEN

ÃO

DA

ED

IÇÃ

O, R

EDA

ÃO

E F

OTO

GR

AFI

A: D

ivis

ão d

e In

form

ação

e R

elaç

ões

Púb

licas

PR

OJE

CTO

GR

ÁFI

CO

: Edg

ar M

elitã

oC

OLA

BO

RA

ÇÃ

O: D

epar

tam

ento

de

Ass

unto

s So

ciai

s e

Cul

tura

; Dep

arta

men

to d

e A

mbi

ente

e S

ervi

ços

Urb

anos

; D

ivis

ão d

e A

ctiv

idad

es E

conó

mic

as e

Tur

ism

oA

GR

AD

ECIM

ENTO

S: N

uno

Jane

iro;

Gin

ásio

Atl

étic

o C

lube

; Luí

s C

ravi

na; R

esta

uran

te “

Tave

rna

da B

roeg

a”

IMP

RES

SÃO

: Tip

ogra

fia B

elgr

áfica

REC

ICLA

DO

TIR

AG

EM: 1

5.00

0 Ex

.

VER

SÃO

ON

-LIN

E: w

ww

.cm

-moi

ta.p

tD

ISTR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TUIT

A

índice

fich

a té

cnic

a

Page 3: Agenda nº 59

RUI GARCIA VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

No Outono cai a folha, já se sabe.Mas este Outono é diferente. Cai a folha, caiem as Bolsas, caiem

as expectativas dos portugueses, caiem, ainda mais, os salários, caiem os direitos, caiem as condições de vida dos que trabalham e

vivem do seu trabalho.Por outro lado, há coisas que, teimosamente, não caiem. Não caiem os

juros, não caiem os preços, não caiem os impostos (de quem trabalha), não cai a continuada concentração da riqueza num reduzido grupo com o consequente acumular de pobreza, cada vez atingindo maiores dimensões: no espaço comunitário europeu vivem actualmente 78 milhões de pessoas em situação de pobreza, 19 milhões das quais têm emprego. A intensificação da exploração, a crescente desigualdade e injustiça social, as perspectivas sombrias que ameaçam o mundo, são o traço dominante deste Outono de 2008.Este é o tempo em que se prepara o próximo ano, tempo de elaboração dos Orçamentos e Planos em toda a Administração Pública. É o tempo de avaliar necessidades, contabilizar e afectar recursos e, sempre o mais difícil, estabelecer prioridades. Não será, este ano, um processo fácil. Os severos constrangimentos que não cessam de afectar o financiamento das autarquias, consequência da conjuntura económica de recessão mas também, de forma determinante, das orientações e actuações governamentais que restringem a capacidade financeira e a autonomia dos municípios, resultam para 2009 num quadro de agravamento significativo das dificuldades da generalidade das autarquias portuguesas.Outono é tempo de transição para o Inverno que se aproxima. Neste difícil Outono de 2008, será, como sempre, da iniciativa e da luta dos trabalhadores e dos povos que dependerá a capacidade de suster os aspectos mais gravosos da actual situação nacional e internacional, tornando efectiva a real possibilidade de construir um país e um mundo mais justos.Outono é tempo de transformação, é tempo de renovação, é tempo de esperança. Em Dezembro é Natal.

tem

a p

alav

ra...

3

Page 4: Agenda nº 59

o m

ês d

e ...

4C

ON

HEC

ER P

ROFI

SSÕ

ES T

RAD

ICIO

NA

IS

Page 5: Agenda nº 59

Uma viagem até ao dia-a-dia dos últimos profissionais do rio Em comum, as três profissões tradicionais retratadas na exposição tinham um dia-a-dia mal remunerado e perigoso que deixou marcas nas memórias e no corpo daqueles que o viveram. Rio de Trabalho, O Salineiro – Condições de Trabalho, A Marinha, A Extracção do Sal, O Marítimo – Ingresso na Embarcação e Vida a Bordo, Actividade de Transporte e Navegar no Rio são os diversos percursos que são agora dados a conhecer no Moinho de Maré.

O SALINEIRODesde Sarilhos Pequenos até à Baixa da Banheira, passando pelo Gaio/Rosário, Alhos Vedros e Moita, quase toda a frente ribeirinha do concelho foi, em tempos, ocupada pela actividade de extracção de sal. Em plena “safra” (recolha do sal), as margens tornavam-se “brancas de sal”. A margem esquerda do Tejo chegou mesmo a ser o centro salineiro mais importante do País e o concelho da Moita o segundo maior produtor da região.O trabalho nas salinas era sazonal, realizando-se nos meses de Verão, sob um sol abrasador. Era uma actividade de extrema dureza e muito mal remunerada. Mal vestidos, mal alimentados e muito explorados, assim eram os salineiros, dependentes ainda de um trabalho incerto e sem segurança.

Vão já distantes os tempos em que o Tejo era a principal fonte de subsistência da população do concelho da Moita. Hoje, resta a memória dos últimos profissionais do rio que importa preservar.Até Maio de 2009, pode ser vista, no Moinho de Maré de Alhos Vedros, a exposição temporária “O Salineiro, o Marítimo e o Construtor Naval – Profissões Tradicionais do Concelho da Moita” que pretende, simultaneamente, divulgar as antigas práticas profissionais ligadas ao Tejo e homenagear todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento socio-económico deste concelho ribeirinho.

Page 6: Agenda nº 59

O CONSTRUTOR NAVALTransmitidos de pais para filhos, como uma herança inevitável, assim era costume acontecer com os ofícios das gentes desta margem. Os estaleiros navais não eram excepção e, geralmente, organizavam-se como empreendimento de família, ocupando toda a mão-de-obra masculina disponível. Um armazém para guardar materiais, ferramenta própria, um terreno junto à margem do rio eram o suficiente para dar corpo a um estaleiro. Num tempo em que as máquinas eram quase inexistentes, o trabalho no estaleiro era muito duro e difícil. As madeiras chegavam aos estaleiros às toneladas e tudo passava pelos braços dos serradores. Além da madeira, o ferro era também uma das principais matérias-primas na construção dos vários tipos de embarcações do Tejo: botes, canoas, fragatas e varinos.

O MARÍTIMOPara os marítimos, a entrada no mundo do trabalho fazia-se muito precocemente. Quando ingressavam nos barcos, levados pelos pais ou mesmo por vontade própria, tinham muito pouco conhecimento da dureza da vida nos barcos do Tejo. Entravam a bordo como “moços”, entre os 12 e os 14 anos de idade, com cédula passada pela Delegação Marítima e prova de saber nadar, para desempenhar pequenas tarefas: fazer limpezas e recados, ir a terra comprar tabaco e hortaliças. Só mais tarde, conforme decorresse a aprendizagem ou o corpo o permitisse, ou ainda porque vagasse o lugar na embarcação, é que os “moços” passavam a “camaradas”, uma função com muito mais responsabilidades. O “camarada” auxiliava o arrais nas manobras de bordo, no içar e ferrar das velas e no guincho, na acostagem e na largada. Já o arrais era o mestre do barco, quem governava a embarcação e a carga a transportar, angariando e rejeitando fretes.Arrais, camarada e moço eram assim as categorias profissionais relacionadas com o tráfego fluvial que tomavam genericamente a designação de marítimos, também conhecidos como fragateiros.

Page 7: Agenda nº 59

o m

ês d

e ...

7o

mês

de

...7

CO

NH

ECER

PRO

FISS

ÕES

TRA

DIC

ION

AISGUIA DE VISITA

Passe pelo Moinho de Maré e, além da exposição documental, aprecie também os diferentes objectos expostos: várias ferramentas usadas nas diferentes profissões, miniaturas de embarcações tradicionais do Tejo ou ainda os trajes tradicionais do Salineiro, do Moço (Marítimo) e do Construtor Naval, entre outros.

HorárioSábados e domingos, das 14:00h às 19:00hPara visitas guiadas, é necessária marcação prévia através do telefone: 210817010 (Divisão de Cultura da CMM)A entrada é gratuita.

COMO CHEGAR

De Lisboa: Ponte 25 de Abril – A2 Sul – Saída Barreiro/MoitaPonte Vasco da Gama – 1ª Saída para o IC32 (Montijo/Barreiro) – Palmela/Moita

Do Sul:Setúbal – A2 Sul – Saída Barreiro/Moita

Chegada à Moita:Procurar indicação de Alhos Vedros; aqui chegado, dirija-se para o Centro. Próximo da saída de Alhos Vedros para o Barreiro, vire à direita para o Largo do Descarregador/Moinho de Maré de Alhos Vedros.

Page 8: Agenda nº 59

15 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

5:00

Ho

ra

s13

º C

OR

TA M

ATO

JU

VEN

ILTe

rren

o en

volv

ente

ao

Bai

rro

da C

aixa

– M

oita

dia

s 22

e 2

3 d

e n

ove

mB

ro

/

da

s 9:

00H

Às

18:0

0HTO

RNEI

O SO

CIAL

DON

A TE

RESA

Cam

pos

de T

énis

do

Par

que

José

Afo

nso

– B

aixa

da

Ban

heir

a

29 d

e n

ove

mB

ro

/ d

as

10:0

0H À

s 19

:00H

ESTÁ

GIO

REG

ION

AL

SUL

– K

AR

ATE

SH

OTO

KA

MP

avilh

ão D

espo

rtiv

o M

unic

ipal

- M

oita

enco

ntro

com

es

crito

res

8 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sA

PR

ESEN

TAÇ

ÃO

DO

LIV

RO

C

IÊN

CIA

E C

IDA

DA

NIA

HO

MEN

AG

EM A

BEN

TO

DE

JESU

S C

AR

A,

DE

LUÍS

A S

CH

MID

T E

JOÃ

O D

E P

INA

CA

BR

AL

Com

a p

rese

nça

dos

auto

res

e do

Pro

f. Jo

ão C

araç

aB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta

22 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“O

S VE

RD

ES A

NO

S”G

AST

RO

NO

MIA

: SO

PA

D

A P

EDR

AB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

26 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

O H

ERÓ

I”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

desp

orto

2 d

e n

ove

mB

ro

/ 9

:30

Ho

ra

sP

ASS

EIO

DE

BTT

NA

TUR

ALM

OIT

AP

artid

a: M

argi

nal d

a M

oita

(t

rase

iras

do

edifí

cio

dos

Paç

os d

o C

once

lho)

P

ercu

rso:

Moi

ta, G

aio/

Ros

ário

, Sar

ilhos

Peq

ueno

s,

Chã

o D

uro

e M

oita

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

; B

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

11 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sH

OR

A D

O C

ON

TO, S

EGU

IDA

D

E O

FER

TA D

E C

AST

AN

HA

S A

OS

LEIT

OR

ESB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

da B

aixa

da

Ban

heir

a

15 d

e n

ove

mB

ro

/ À

s 10

:00H

e

Às

11:0

0HTE

ATR

O D

E M

AR

ION

ETA

S “P

ETIT

JO

JO, S

AC

AU

DO

S”

– P

EQU

ENO

JO

JO

DE

MO

CH

ILA

ÀS

CO

STA

S,P

ela

CIE

La

Mau

vais

e H

erbe

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Inic

iativ

a pr

omov

ida

pela

AR

TEM

RED

E –

Teat

ro

Asso

ciad

os(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

danç

a22

de

no

vem

Br

o /

21:

30 H

or

as

“VEN

ENO

”; “

EUR

ÍDIC

E E

O IN

STA

NTE

”; “

FIN

ALE

”Tr

ês c

oreo

grafi

as

pela

C

ompa

nhia

Por

tugu

esa

de B

aila

do C

onte

mpo

râne

oFó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

aEn

trad

a gr

atui

ta, m

edia

nte

leva

ntam

ento

pré

vio

dos

bilh

etes

mús

ica

8 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sFE

STIV

AL

MA

U^0

8Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

5 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

0:30

Ho

ra

sH

OR

A D

O C

ON

TO

“AS

CO

RES

DE

MA

TEU

S”,

De

Mar

isa

Lópe

za S

oria

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o do

Val

e da

Am

orei

ra

8, 1

5, 2

2 e

29 d

e n

ove

mB

ro

A

TELI

Ê D

E P

OST

AIS

D

E N

ATA

LB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta;

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o de

Alh

os V

edro

s;

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o da

Bai

xa d

a B

anhe

ira;

B

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

9 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

1:00

Ho

ra

sC

INEM

A IN

FAN

TIL

“UN

DER

DO

G”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Aco

mpa

nhan

tes

– 2

,50

euro

s)

11 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

5:00

Ho

ra

sSÃ

O M

AR

TIN

HO

N

A B

IBLI

OTE

CA

16 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

1:00

Ho

ra

sC

INEM

A IN

FAN

TIL

“MA

CA

CO

S N

O E

SPA

ÇO

”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

19 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

0:30

Ho

ra

sLE

ITU

RA

EN

CEN

AD

A

“O M

ENIN

O D

E TO

DA

S A

S C

OR

ES”

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o do

Val

e da

Am

orei

ra

dia

s 20

e 2

1 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

4:30

Ho

ra

sD

AN

ÇA

“O

CA

MIN

HO

D

OS

(IN

)VIS

IVEI

S”,

Pel

a C

ompa

nhia

Por

tugu

esa

de B

aila

do C

onte

mpo

râne

oFó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

aIn

icia

tiva

prom

ovid

a pe

la

ARTE

MR

EDE

– Te

atro

s As

soci

ados

, dir

igid

a às

Esc

olas

B

ásic

as d

e 1º

cic

lo d

o co

ncel

hoIn

scri

ções

no

Fóru

m C

ultu

ral

– T:

210

8889

00

DO

SR

. LA

ZAR

ESC

U”

GAS

TRO

NO

MIA

: TO

CHIT

UR

RA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

19 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

KU

DU

RO

, FO

GO

NO

MU

SSEK

E”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

20 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“N

HA

FA

LA”

GA

STR

ON

OM

IA: K

ATC

HU

PA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

21 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“9ª

EST

RA

DA

”G

AST

RO

NO

MIA

: BO

RSH

EB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

22 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

5:30

Ho

ra

sA

TELI

Ê “D

AN

ÇA

S D

O M

UN

DO

”,P

or M

arta

Gue

rrei

roB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

30 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sTE

ATR

O IN

FAN

TIL

“PR

ETO

NO

BR

AN

CO

”,P

elo

Teat

ro E

xtre

mo

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 3 e

uros

)

cine

ma

5 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

OXA

CR

ESC

AM

PIT

AN

GA

S”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

12 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

AN

GO

LA

– H

ISTÓ

RIA

S D

A M

ÚSI

CA

P

OP

ULA

R”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

14 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“O

HER

ÓI”

GA

STR

ON

OM

IA: M

UA

MB

A

DE

GA

LIN

HA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

15 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“A

MO

RTE

28 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

2:00

Ho

ra

sC

AM

AN

É –

ESP

ECTÁ

CU

LO

“SEM

PR

E D

E M

IM”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 10

euro

s)

activ

idad

es

para

cria

nças

1 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sTE

ATR

O IN

FAN

TIL

“BU

!”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

2 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

1:00

Ho

ra

sC

INEM

A IN

FAN

TIL

“A B

AR

BIE

E O

CA

STEL

O

DE

DIA

MA

NTE

”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

vai a

cont

ecer

...8

agen

da d

e no

vem

bro

Page 9: Agenda nº 59

15 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

5:00

Ho

ra

s13

º C

OR

TA M

ATO

JU

VEN

ILTe

rren

o en

volv

ente

ao

Bai

rro

da C

aixa

– M

oita

dia

s 22

e 2

3 d

e n

ove

mB

ro

/

da

s 9:

00H

Às

18:0

0HTO

RNEI

O SO

CIAL

DON

A TE

RESA

Cam

pos

de T

énis

do

Par

que

José

Afo

nso

– B

aixa

da

Ban

heir

a

29 d

e n

ove

mB

ro

/ d

as

10:0

0H À

s 19

:00H

ESTÁ

GIO

REG

ION

AL

SUL

– K

AR

ATE

SH

OTO

KA

MP

avilh

ão D

espo

rtiv

o M

unic

ipal

- M

oita

enco

ntro

com

es

crito

res

8 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sA

PR

ESEN

TAÇ

ÃO

DO

LIV

RO

C

IÊN

CIA

E C

IDA

DA

NIA

HO

MEN

AG

EM A

BEN

TO

DE

JESU

S C

AR

A,

DE

LUÍS

A S

CH

MID

T E

JOÃ

O D

E P

INA

CA

BR

AL

Com

a p

rese

nça

dos

auto

res

e do

Pro

f. Jo

ão C

araç

aB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta

22 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“O

S VE

RD

ES A

NO

S”G

AST

RO

NO

MIA

: SO

PA

D

A P

EDR

AB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

26 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

O H

ERÓ

I”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

desp

orto

2 d

e n

ove

mB

ro

/ 9

:30

Ho

ra

sP

ASS

EIO

DE

BTT

NA

TUR

ALM

OIT

AP

artid

a: M

argi

nal d

a M

oita

(t

rase

iras

do

edifí

cio

dos

Paç

os d

o C

once

lho)

P

ercu

rso:

Moi

ta, G

aio/

Ros

ário

, Sar

ilhos

Peq

ueno

s,

Chã

o D

uro

e M

oita

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

; B

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

11 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sH

OR

A D

O C

ON

TO, S

EGU

IDA

D

E O

FER

TA D

E C

AST

AN

HA

S A

OS

LEIT

OR

ESB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

da B

aixa

da

Ban

heir

a

15 d

e n

ove

mB

ro

/ À

s 10

:00H

e

Às

11:0

0HTE

ATR

O D

E M

AR

ION

ETA

S “P

ETIT

JO

JO, S

AC

AU

DO

S”

– P

EQU

ENO

JO

JO

DE

MO

CH

ILA

ÀS

CO

STA

S,P

ela

CIE

La

Mau

vais

e H

erbe

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

Inic

iativ

a pr

omov

ida

pela

AR

TEM

RED

E –

Teat

ro

Asso

ciad

os(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

danç

a22

de

no

vem

Br

o /

21:

30 H

or

as

“VEN

ENO

”; “

EUR

ÍDIC

E E

O IN

STA

NTE

”; “

FIN

ALE

”Tr

ês c

oreo

grafi

as

pela

C

ompa

nhia

Por

tugu

esa

de B

aila

do C

onte

mpo

râne

oFó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

aEn

trad

a gr

atui

ta, m

edia

nte

leva

ntam

ento

pré

vio

dos

bilh

etes

mús

ica

8 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sFE

STIV

AL

MA

U^0

8Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

5 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

0:30

Ho

ra

sH

OR

A D

O C

ON

TO

“AS

CO

RES

DE

MA

TEU

S”,

De

Mar

isa

Lópe

za S

oria

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o do

Val

e da

Am

orei

ra

8, 1

5, 2

2 e

29 d

e n

ove

mB

ro

A

TELI

Ê D

E P

OST

AIS

D

E N

ATA

LB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta;

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o de

Alh

os V

edro

s;

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o da

Bai

xa d

a B

anhe

ira;

B

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

9 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

1:00

Ho

ra

sC

INEM

A IN

FAN

TIL

“UN

DER

DO

G”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: Men

ores

de

12 a

nos

– 1,

50 e

uros

; Aco

mpa

nhan

tes

– 2

,50

euro

s)

11 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

5:00

Ho

ra

sSÃ

O M

AR

TIN

HO

N

A B

IBLI

OTE

CA

16 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

1:00

Ho

ra

sC

INEM

A IN

FAN

TIL

“MA

CA

CO

S N

O E

SPA

ÇO

”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

19 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

0:30

Ho

ra

sLE

ITU

RA

EN

CEN

AD

A

“O M

ENIN

O D

E TO

DA

S A

S C

OR

ES”

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Pól

o do

Val

e da

Am

orei

ra

dia

s 20

e 2

1 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

4:30

Ho

ra

sD

AN

ÇA

“O

CA

MIN

HO

D

OS

(IN

)VIS

IVEI

S”,

Pel

a C

ompa

nhia

Por

tugu

esa

de B

aila

do C

onte

mpo

râne

oFó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

aIn

icia

tiva

prom

ovid

a pe

la

ARTE

MR

EDE

– Te

atro

s As

soci

ados

, dir

igid

a às

Esc

olas

B

ásic

as d

e 1º

cic

lo d

o co

ncel

hoIn

scri

ções

no

Fóru

m C

ultu

ral

– T:

210

8889

00

DO

SR

. LA

ZAR

ESC

U”

GAS

TRO

NO

MIA

: TO

CHIT

UR

RA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

19 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

KU

DU

RO

, FO

GO

NO

MU

SSEK

E”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

20 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“N

HA

FA

LA”

GA

STR

ON

OM

IA: K

ATC

HU

PA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

21 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“9ª

EST

RA

DA

”G

AST

RO

NO

MIA

: BO

RSH

EB

iblio

teca

Mun

icip

al B

ento

de

Jes

us C

araç

a –

Moi

ta(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

22 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

5:30

Ho

ra

sA

TELI

Ê “D

AN

ÇA

S D

O M

UN

DO

”,P

or M

arta

Gue

rrei

roB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

do V

ale

da A

mor

eira

30 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sTE

ATR

O IN

FAN

TIL

“PR

ETO

NO

BR

AN

CO

”,P

elo

Teat

ro E

xtre

mo

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 3 e

uros

)

cine

ma

5 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

OXA

CR

ESC

AM

PIT

AN

GA

S”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: 2

,50

euro

s)

12 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sM

OST

RA

DE

CIN

EMA

A

NG

OLA

NO

- “

AN

GO

LA

– H

ISTÓ

RIA

S D

A M

ÚSI

CA

P

OP

ULA

R”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

14 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“O

HER

ÓI”

GA

STR

ON

OM

IA: M

UA

MB

A

DE

GA

LIN

HA

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

– M

oita

(Bilh

etes

: 2,5

0 eu

ros)

15 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

1:30

Ho

ra

sC

ICLO

DE

CIN

EMA

E

GA

STR

ON

OM

IA

“DIF

EREN

ÇA

S Q

UE

NO

S U

NEM

”FI

LME:

“A

MO

RTE

28 d

e n

ove

mB

ro

/ 2

2:00

Ho

ra

sC

AM

AN

É –

ESP

ECTÁ

CU

LO

“SEM

PR

E D

E M

IM”

Fóru

m C

ultu

ral J

osé

Man

uel F

igue

ired

o –

Bai

xa d

a B

anhe

ira

(Bilh

etes

: 10

euro

s)

activ

idad

es

para

cria

nças

1 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

6:00

Ho

ra

sTE

ATR

O IN

FAN

TIL

“BU

!”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

2 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

1:00

Ho

ra

sC

INEM

A IN

FAN

TIL

“A B

AR

BIE

E O

CA

STEL

O

DE

DIA

MA

NTE

”Fó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a(B

ilhet

es: M

enor

es d

e 12

ano

s –

1,50

eur

os; A

com

panh

ante

s –

2,50

eur

os)

Page 10: Agenda nº 59

17 d

e n

ove

mB

ro

/ 1

0:30

Ho

ra

sEN

CO

NTR

O C

OM

A

ESC

RIT

OR

A E

ILU

STR

AD

OR

A

MA

RG

AR

IDA

BO

TELH

OB

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

da B

aixa

da

Ban

heir

a

expo

siçõ

es

até

2 d

e n

ove

mB

ro

IV

EXP

OA

VES

Pav

ilhão

Mun

icip

al

de E

xpos

içõe

s –

Moi

ta

até

7 d

e n

ove

mB

ro

PIN

TUR

A D

E A

NTÓ

NIO

TA

PA

DIN

HA

SG

aler

ia d

e Ex

posi

ções

do

Pos

to d

e Tu

rism

o M

unic

ipal

– M

oita

de

17 a

28

de

no

vem

Br

oP

INTU

RA

DE

IVO

SIL

VAG

aler

ia d

e Ex

posi

ções

do

Pos

to d

e Tu

rism

o M

unic

ipal

- M

oita

“O S

ALI

NEI

RO

, O M

AR

ÍTIM

O

E O

CO

NST

RU

TOR

NA

VAL

– PR

OFIS

SÕES

TR

ADIC

ION

AIS

DO

CON

CELH

O D

A M

OITA

”(a

té 3

1 d

e m

aio

de

2009

)M

oinh

o de

Mar

é

- A

lhos

Ved

ros

Hor

ário

de

visi

tas:

sáb

ados

e

dom

ingo

s, d

as 1

4:00

h às

19:

00h

Visi

tas

guia

das

atra

vés

de m

arca

ção

– T:

210

8170

10En

trad

a liv

re

outr

os

even

tos

CO

MEM

OR

ÕES

DO

15

º A

NIV

ERSÁ

RIO

DA

B

IBLI

OTE

CA

MU

NIC

IPA

L –

LO D

E A

LHO

S VE

DR

OS

dia

s 25

e 2

7 d

e n

ove

mB

ro

10:3

0h –

Hor

a do

Con

to

“O M

enin

o de

Tod

as a

s C

ores

”26

de

no

vem

Br

o10

:30h

e 1

5:00

h –

Espe

ctác

ulo

de a

nim

ação

do

livr

o e

da le

itura

“B

iblio

teca

Ext

rava

gant

e”,

pelo

Sal

to n

o Es

curo

29 d

e n

ove

mB

ro

15:3

0h –

Ate

liê P

eque

nos

Poet

as21

:30h

– S

erão

de

cont

os p

ara

adul

tos

“Con

trab

andi

stas

”30

de

no

vem

Br

o15

:00h

e 1

6:00

h –

Pro

ject

o D

e P

eque

nino

– “

Sons

dos

A

nim

ais”

, Ate

liê d

e M

úsic

a e

Mov

imen

to p

ara

Beb

és, p

ela

Com

panh

ia d

e D

ança

de A

lmad

a (In

scri

ções

at

ravé

s do

T: 2

1202

1227

)17

:00h

– “

Vam

os C

anta

r os

Par

abén

s”B

iblio

teca

Mun

icip

al

– P

ólo

de A

lhos

Ved

ros

IX E

NC

ON

TRO

DE

TEA

TRO

E

DA

A D

A A

SSO

CIA

ÇÃ

O

PO

RTU

GU

ESA

DE

PA

IS

E A

MIG

OS

DO

CID

AD

ÃO

D

EFIC

IEN

TE M

ENTA

L D

E SE

TÚB

AL

28 d

e n

ove

mB

ro

10:3

0h –

“C

afé

Am

or: U

ma

Gra

nde

Pal

haça

da”,

pel

o G

rupo

de

Ani

maç

ão d

o C

AJ

da A

PP

AC

DM

de

Setú

bal

15:0

0h –

“P

luft

, o

Fant

asm

inha

”, p

elo

Gru

po d

e Te

atro

Fan

tasi

a da

AP

PA

CD

M

de S

anta

rém

21:3

0h –

“A

i a M

inha

Vid

a”,

pelo

Pen

sar

Teat

ro –

Gru

po

de T

eatr

o da

Ass

ocia

ção

de

Saúd

e M

enta

l Dr.

Fer

nand

o Ilh

arco

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to

de J

esus

Car

aça

- M

oita

mov

imen

to

asso

ciat

ivo

15 d

e n

ove

mB

ro

I FÓ

RU

M D

O M

OVI

MEN

TO

ASS

OC

IATI

VO,

No

âmbi

to d

o P

roje

cto

Inte

grad

o da

Bai

xa

da B

anhe

ira

Das

9:3

0h à

s 17

:30h

Rec

epçã

o às

ent

idad

es

e di

scus

são

de d

ifere

ntes

te

mas

rel

acio

nado

s co

m

o as

soci

ativ

ism

oG

inás

io A

tlét

ico

Clu

be

– B

aixa

da

Ban

heir

a21

:30h

– In

terv

ençõ

es

artís

ticas

e c

ultu

rais

das

as

soci

açõe

sFó

rum

Cul

tura

l Jos

é M

anue

l Fig

ueir

edo

– B

aixa

da

Ban

heir

a

BIL

HET

ES: O

s bi

lhet

es p

ara

os e

spec

tácu

los

no F

órum

Cul

tura

l pod

em s

er r

eser

vado

s at

ravé

s do

tele

fone

210

8889

00, d

as 1

4:30

h às

17:

30h,

de

3ª fe

ira

a sá

bado

, com

um

lim

ite

de 5

bilh

etes

por

res

erva

. O le

vant

amen

to d

as r

eser

vas

deve

ser

efe

ctua

do a

té à

s 48

h an

tes

do in

ício

do

espe

ctác

ulo.

Hor

ário

da

bilh

etei

ra: D

e 3ª

feir

a a

sába

do, d

as 1

4:30

h às

17:

30h;

dia

s de

esp

ectá

culo

, das

20:

30h

até

ao in

ício

do

espe

ctác

ulo;

dom

ingo

s, d

as 1

0:00

h às

11:

00h.

Os

bilh

etes

par

a os

esp

ectá

culo

s re

aliz

ados

na

Bib

liote

ca M

unic

ipal

Ben

to d

e Je

sus

Car

aça

deve

m s

er a

dqui

rido

s na

quel

e eq

uipa

men

to. P

ara

os r

esta

ntes

esp

ectá

culo

s, o

s bi

lhet

es p

odem

ser

res

erva

dos

na D

ivis

ão d

e C

ultu

ra, a

trav

és d

o te

lefo

ne 2

1081

7012

, e d

ever

ão s

er le

vant

ados

no

próp

rio

loca

l, co

m 3

0 m

inut

os d

e an

tece

dênc

ia.

vai acontecer... agenda de novembro

Page 11: Agenda nº 59

CELEBRAR AS ARTES “Um dia no concelho da Moita”

Actor e modelo, Nuno Janeiro, com fortes ligações ao concelho da Moita, tornou-se conhecido do público pela sua participação na série juvenil de televisão “Morangos com Açúcar”. Deu os primeiros passos na moda aos 24 anos. Agenciado na Face Models Portugal, participou nos mais importantes eventos de moda em Portugal, como é o caso do Portugal Fashion. Na área da publicidade, participou em anúncios de marcas bem conhecidas. A sua primeira experiência televisiva na área da representação, que considera de “constante aprendizagem”, deixou-lhe vontade de continuar a ser actor. “Tive a sorte de me convidarem para outros trabalhos”, conta Nuno Janeiro que, após a participação nos “Morangos com Açúcar”, fez o papel de “Vicente”, na novela “Fascínios”, onde contracenou com actores de renome. Neste momento, está a gravar a nova novela da TVI “Despertar” e pretende vir a realizar workshops na área da representação. “É sempre bom enriquecer a nível pessoal e profissional”, afirma, acrescentando que gostaria de poder vir a fazer teatro e cinema. O jovem actor convida os munícipes a passar um dia preenchido com teatro, música e dança, no concelho da Moita, no dia 28 de Novembro, começando por participar no IX Encontro de Teatro e Dança da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, com início às 10:30h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, e, mais tarde, pelas 22:00h, assistindo ao espectáculo “Sempre de Mim”, que Camané protagonizará, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. E Nuno Janeiro reforça ainda: “A música portuguesa precisa do nosso apoio”… N

uno

Mig

uel J

anei

ro d

a Si

lva

nasc

eu e

m A

bran

tes

em 1

977.

Dep

ois

do e

nsin

o pr

imár

io, n

o La

vrad

io, a

fam

ília

mud

ou-s

e pa

ra a

freg

uesi

a da

Moi

ta, o

nde

freq

uent

ou o

e 3º

cic

los

e o

secu

ndár

io e

ond

e re

sidi

u ce

rca

de 2

0 an

os. A

ctua

lmen

te, v

ive

em L

isbo

a m

as, s

empr

e qu

e po

de, v

isita

o c

once

lho

onde

fica

ram

os

pais

e o

s am

igos

.

11a

esco

lha

de...

Nu

No

Ja

Nei

ro

Page 12: Agenda nº 59

EM PORTUGAL NÃO SE COME MAL de Miguel Esteves Cardoso – Editora Assírio e AlvimMiguel Esteves Cardoso, como bon vivant, não poderia deixar de fazer algumas “observações” relativamente à gastronomia nacional e à sua evolução desde que Portugal entrou para a União Europeia. Aqui encontramos críticas (sempre com o habitual humor e sarcasmo a que já nos habituou) a algumas proibições levadas a cabo pela União Europeia e à forma como estas estão a desvirtuar a gastronomia portuguesa: “No Porto, procurando-se o sublime arrozinho de forno, tradicionalmente confeccionado em tachinhos de barro, encontrar-se-á, em vez do dito arrozinho, uma longa explicação acerca do conteúdo de chumbo que há no barro e na maneira terrível como nos envenena, apesar de séculos de alegre sobrevivência…”

ANTI CANCRO – UM NOVO ESTILO DE VIDA de David Servan-Schreiber – Edições CadernoNeste livro, um conceituado médico e investigador, que também foi atingido por esta terrível doença há quinze anos, descreve o seu confronto com o cancro e como o superou. A obra enumera as mais recentes descobertas no campo de tratamento e prevenção do cancro e revela como os estilos de vida saudáveis podem aumentar as defesas naturais e assim prevenir o cancro, melhorar a eficácia dos tratamentos e prolongar a vida.

IV, Tiago Guillul – Editora FlorCaveiraEntre As Borboletas Borbulhas, Os Ninivitas, Os Lacraus, As Velhas Glórias e a produção de outras bandas e artistas como Samuel Úria, Os Pontos Negros ou Manuel Fúria, Tiago Guillul ainda encontra tempo para gravar um disco seu. Pregador Baptista, autor do blogue Voz do Deserto e um entusiasta do Roque de Baixa Fidelidade produzido em condições caseiras, Tiago Guillul abre-nos, com este álbum, uma porta para uma visão totalmente inovadora da música pop portuguesa.

ATTACK AND RELEASE, The Black Keys – Universal Music PortugalHá uns anos, deu-se o renascimento do blues-rock norte-americano, através de bandas como The Black Keys e The White Stripes. Apesar de não terem alcançado o mesmo nível de reconhecimento internacional de Jack e Meg White, são citados por músicos tão diferentes como Robert Plant dos Led Zeppelin, Josh Homme dos Queens of the Stone Age, Billy Gibbons dos ZZ Top ou Thom Yorke dos Radiohead, como uma banda a ter em conta. Produzido por Danger Mouse, “Attack and Release” promete colocar os The Black Keys no lugar de sucesso que estes merecem.

AP

ETEC

E LE

R...

AP

ETEC

E LE

R...

IR E

M C

AN

TIG

AS.

..IR

EM

CA

NTI

GA

S...

cum

plic

idad

es12

Page 13: Agenda nº 59

FLIGHT OF THE CONCHORDS – SÉRIE 1 Realizador: James BobinConsiderados o “4º Duo Folk de Paródia mais popular da Nova Zelândia”, Jemaine Clement e Bret McKenzie, os Flight of the Conchords, vão tomar de assalto Nova Iorque. O seu objectivo é conquistar os Estados Unidos, um fã de cada vez… literalmente. São dois discos com os 12 episódios da primeira série, um sucesso indiscutível no canal HBO mas que ainda não foi adquirido por nenhuma cadeia de televisão nacional. Dois discos de comédia, música e mais comédia que prometem cativar o público português.

www.discoverislamicart.org/exhibitions/ISL/A Península Ibérica foi, em tempos, um foco importante da cultura islâmica e o nosso país e a nossa cultura de hoje em dia foram fortemente influenciados pela presença do povo muçulmano. Apesar deste incrível legado, a arte islâmica sempre passou um pouco ao lado dos portugueses em geral. Através deste site, poderá ficar a conhecer melhor a cultura islâmica e a sua arte e, consequentemente, também um pouco mais da história da Península Ibérica e de Portugal.

www.sergeicartoons.comSe é apreciador de caricaturas e de cartoons e gosta de rir, provavelmente este portal não constituirá nenhuma novidade para si. Nascido em 2000, o Sergei Cartoons tem como objectivo divulgar o humor gráfico de qualidade, com o intuito de alterar mentalidades e refinar o gosto pelo cartoon e pela caricatura. São dezenas os artistas que “expõem” aqui os seus trabalhos, abordando temas tão diversos como desporto, profissões ou música. Se tem algum tempo livre, porque não passar pelo Sergei Cartoons?

7ª A

RTE

...7ª

AR

TE...

À D

ISTÂ

NC

IA D

E U

M C

LIQ

UE.

..À

DIS

TÂN

CIA

DE

UM

CLI

QU

E...

TROPA DE ELITE Realizador: José PadilhaTropa de Elite apresenta-nos uma visão crua e violenta do Rio de Janeiro, da vida nas favelas e da corrupção policial. O Capitão Nascimento do Batalhão de Operações Especiais, cansado da vida que leva e do peso que o combate à criminalidade está a ter na sua vida familiar, procura um sucessor; os candidatos são Neto e Matias, o primeiro, impulsivo e rápido no gatilho, o segundo, inteligente e idealista. Juntos, são o substituto perfeito mas apenas um poderá tomar o lugar de Nascimento…

cum

plic

idad

es13

Page 14: Agenda nº 59

UMA MÁQUINA E MUITA IMAGINAÇÃO Num primeiro olhar, as peças parecem artesanato, com pormenores esculpidos por umas quaisquer mãos habilidosas. Mas não. Os originais troféus de madeira são obras de uma moderna máquina que grava, a lazer, os desenhos que um computador lhe envia. Ao “comando” está Luís Cravina, proprietário da empresa Luís M. Cravina – Cortantes Gráficos e Corte a Lazer em Acrílico e Madeira. “Com esta máquina, podemos fazer quase tudo. Só precisamos de imaginação e depois é trabalhar o que idealizámos no computador”, conta, empolgado, este empresário da Moita.Foi em 2002 que Luís Cravina abriu a sua empresa, inteiramente dedicada

aqui

tão

pert

o...

14In

ovaç

ão

Page 15: Agenda nº 59

àquela que ainda hoje é a sua principal actividade: cortantes gráficos. Grandes marcas do mercado apresentam as suas embalagens com cortantes feitos por esta empresa. Com a evolução do negócio, era essencial apostar nas novas tecnologias e investir na máquina mais importante na área. “Em Portugal, existem apenas quatro máquinas iguais a esta. Com ela, ficámos mais competitivos e conseguimos ir ao encontro de tudo o que os nossos clientes desejam”, refere.Assim surgiu a ideia dos troféus em madeira e acrílico. Foram os Clubes de Ciclismo da Moita e do Penteado os seus primeiros clientes nesta área. A Câmara Municipal foi a cliente seguinte, com a encomenda de troféus para provas desportivas. Mas o empresário tem já novas ideias. “Gostava de reproduzir alguns dos edifícios mais emblemáticos do concelho da Moita, como a Praça de Toiros, o Moinho de Maré, o Cais, tudo em madeira”. Ao olhar para o seu percurso, Luís Cravina não hesita em afirmar que a sua empresa é um caso de sucesso: “Estamos em constante crescimento, temos cada vez mais trabalho, mais clientes e tentamos evoluir, apresentando novas ideias e novos produtos”.

aqui

tão

pert

o...

15In

ovaç

ão

Page 16: Agenda nº 59

GINÁSIO REACTIVA SECÇÃO DE CICLISMOEstávamos em 1962, na 25.ª Volta a Portugal em Bicicleta. António Aiveca corria pelo estreante Ginásio Atlético Clube (GAC), da “mais jovem” terra do país – a Baixa da Banheira – onde residia. A etapa que enfrentava era árdua; passava ao Penedo Gordo, Beja, terra que o viu nascer, onde Natália, grávida do primeiro rebento do casal, esperava a passagem da Volta, com um cântaro de água fresca, acompanhada de praticamente todos os habitantes da aldeia. Um jornalista do Jornal de Notícias, que assistia à

Volta, eternizou esse momento “da vida agitada de um corredor que quer dar a volta a Portugal”. António tinha combinado com Natália “adiantar-se ao pelotão, sobre o flanco direito da estrada, detendo-se um momento que fosse bastante para poder encher os seus bidons”, à passagem pelo Penedo Gordo. Temendo alguma “fuga” e recordando os contratempos que enfrentara para conseguir alcançar aquele lugar, Aiveca não parou e dispensou a água que a sua mulher, desapontada, acabou por entregar a um “corredor que não era do clube do António”… Nessa etapa, o atleta do GAC, viria a classificar-se em 13.º lugar, colado aos atletas do Benfica e do Sporting.

Gin

ásio

Atlé

tico

Clu

be

Page 17: Agenda nº 59

Chamado à conversa na sede do GAC, o antigo ciclista, recorda que, nessa altura, a volta se fazia em “3 mil e tal Kms, 22 etapas, que incluíam circuitos de pista, e durava 15 ou 16 dias”. Como ele, muitos outros ciclistas e outras estórias marcaram a história do GAC que, por falta de suporte financeiro, apenas participou por três vezes na Volta. Apesar disso, o clube somou êxitos em provas oficiais e particulares e viu ainda outro dos seus atletas ser distinguido pela internacionalização – Manuel Grosso –, representando o país nos 1º.s Jogos Luso Brasileiros, no Brasil.Como forma de reavivar a memória do passado glorioso do ciclismo no GAC, a secção foi agora reactivada e reforçada com uma nova valência. Coordenada pelo jovem António Palma e com cerca de 34 sócios a pedalar, a recente Secção Ciclismo/BTT pretende fomentar o ciclismo de estrada, com muita tradição na Baixa da Banheira, e o BTT, numa óptica de uso da bicicleta para a prática desportiva e lúdica, e também enquanto meio de transporte não poluente, proporcionando o convívio entre os praticantes. É também intenção da secção “juntar a malta nova com as velhas glórias do ciclismo”. “Todos os domingos, sem excepção, fazemos umas voltinhas informais, a partir das 8:00h”, informa o responsável, adiantando que a

secção tem vindo a agendar a sua participação em algumas provas pelo país e terá uma equipa promissora, composta por oito jovens a percorrer maratonas de BTT. Além desta nova secção, o GAC tem ao dispor dos associados outras modalidades como pilates, halterofilismo, dança contemporânea, ginástica de formação e de manutenção, karaté, ginástica de trampolins/tumbling, hip-hop, lutas olímpicas, dança criativa, danças de salão, yoga e ballet, nas quais muitos atletas continuam a notabilizar-se, juntando novos êxitos às velhas glórias do Ginásio.

Gin

ásio

Atlé

tico

Clu

be

Page 18: Agenda nº 59

Passando pela Estrada Nacional que liga a Moita ao Montijo, ao chegar ao Chão Duro, ninguém consegue ficar indiferente ao painel gigante que anuncia a Taverna da Broega.Inaugurada em Junho de 2008, a Taverna da Broega nasceu da vontade de um dos sócios, João Neves da Costa, de abrir um restaurante inteiramente dedicado ao leitão assado, no concelho da Moita. “Apesar de actualmente residir no Barreiro, sinto-me mais ligado ao concelho da Moita. O meu pai era médico em Alhos Vedros e eu nasci aqui”, afirma João Neves. Quando vi estas instalações à venda, soube logo que era este o sítio indicado. Precisávamos de um espaço grande e vazio, para fazermos obras e colocarmos as coisas ao nosso gosto”.Com a sua experiência na confecção de leitões, uma receita secreta e um grande investimento, assim surgiu a Taverna da Broega que, com perto de 200 lugares, é um dos maiores espaços de restauração no concelho da Moita.O restaurante funciona também como take-away onde as especialidades da casa, como o leitão, o pato e o frango, todos feitos no forno a lenha, podem ser adquiridos para levar para casa.Para acompanhar o leitão (cuja preparação e receita permanecem secretas), a batata frita na hora e o molho especial da casa, João Neves aconselha o vinho frisante da Adega Cooperativa de Cantanhede, para refrescar a refeição.Se, ao passar pela estrada, se repara na “Taverna da Broega”, quem entra pode muito bem nunca mais a esquecer.

Taverna da BroegaRua 25 de Abril, n.º 2 Fracção DBroega(Encerra à quarta-feira)

sabo

res

& s

aber

esTa

ver

na

da

Bro

ega

Page 19: Agenda nº 59

ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES, A PARTIR DAS 15:00H

7 de Novembro ( a partir das 14:00h ) - Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos - Vereador Carlos Santos

14 de Novembro – Junta de Freguesia do Vale da Amoreira - Vereadora Vivina Nunes

21 de Novembro – Junta de Freguesia de Alhos Vedros - Presidente, João Lobo

28 de Novembro – Delegação Municipal - Vice -Presidente, Rui Garcia

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS:

BIBLIOTECA MUNICIPALBENTO DE JESUS CARAÇARua Dr. Alexandre Sequeira, MoitaTelefone: 210817040

PÓLO DO VALE DA AMOREIRAAv. José Almada Negreiros,Vale da AmoreiraTelefone: 212020021

PÓLO DE ALHOS VEDROSNúcleo Cultural José Afonso,Largo da Igreja, Alhos VedrosTelefone: 212021227

PÓLO DA BAIXA DA BANHEIRAFórum Cultural José Manuel FigueiredoRua José VicenteTelefone:210888902

ESPAÇO INTERNETRua Machado Santos, nº35, MoitaTelefone: 210856546Horário: 2ªfeira das 13:00h às 20:00h.De 3ªfeira a 6ªfeira das 12:00h às 22:00h.Sábados das 14:00h às 21:00h.

FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDORua José Vicente, Baixa da BanheiraTelefone: 210888900

CENTRO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE “PÉ DE VENTO” Praceta das Camélias, Bloco 50, r/C, Vale da AmoreiraTelefone: 212045410

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO - MOITAPraça da RepúblicaTelefone: 212806700/ext.261

POSTO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO -BAIXA DA BANHEIRARua Jaime Cortesão, nº 33Telefone: 210816970

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITAPraça da República, 2864-007e-mail: [email protected]

http://www.cm-moita.ptTelefone geral: 212806700Fax: 212894928

Resolução de avarias:(Águas e Esgotos) 212890209

Linha Verde do Ambiente:800202323

Divisão de Informaçãoe Relações Públicas:Telefone: 212806715Fax: 212806750e-mail:[email protected]

Departamento de Assuntos Sociais e Cultura:Telefone: 210817000

DELEGAÇÃO MUNICIPALDE ALHOS VEDROSAv. General Humberto Delgado, nº 7 ATelefone: 210816900

DELEGAÇÃO MUNICIPALDA BAIXA DA BANHEIRARua Jaime Cortesão, n.º 33Telefone: 210816970

DELEGAÇÃO MUNICIPALDO VALE DA AMOREIRAMercado Municipal do Vale da AmoreiraLoja 2 – ServiçosAv. Vasco da Gama2835 -205 Vale da AmoreiraTelefone: 210831210

utili

dade

s19

cont

acto

s

Page 20: Agenda nº 59

STQQSSD

F2

3456789

10111213141516

17181920212223

STQQSSD

NOVEMBRO

Dia - Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal, em Sarilhos Pequenos, às 21:00h. Mais informações em www.cm-moita.pt.

24252627282930

PSP - BAIXA DA BANHEIRALargo da GNR, Baixa da BanheiraTelefone: 212029010

GNR - MOITARua Machado Santos, n.º 31, MoitaTelefone: 212809330

TRIBUNALRua Francisco Távora, MoitaTelefone: 212808600

LINHAS DE EMERGÊNCIA

NÚMERO NACIONALDE EMERGÊNCIA: 112

INTOXICAÇÕES: 808 250 143

ALERTA DE INCÊNDIOS: 117

PROTECÇÃO CIVIL:212806700 / 917199412

SAÚDE 24: 808242424

BOMBEIROS: 212890044

POSTO DE TURISMO E GALERIADE EXPOSIÇÕESRua Dr. Miguel Bombarda, 2-A, MoitaTelefone: 212806858

PAVILHÃO GIMNODESPORTIVOMUNICIPALAlameda dos Bombeiros Portugueses, MoitaTelefone: 212801993

PISCINA MUNICIPALRua João Eanes, Alhos VedrosTelefone: 212025140

PAVILHÃO MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕESLargo Dr. Joaquim Marques Elias, MoitaTelefone: 210816910

utili

dade

s20

cont

acto

s /

cale

ndár

io d

o m

ês

Page 21: Agenda nº 59

escolasde músicaTodos os instrumentos de sopro- 4ªs e 6ªs feiras, das 17:30h às 19:30hBanda - 4ªs feiras, das 21:30h às 23:30hTelefone: 210880872

fanfarra dos BomBeirosvolUntÁrios da moitaInstrumentos de Sopro e Percussão- 3ªs e sábados, das 21:00h às 22:30hEscola de Aprendizagem- 2ªs feiras, das 21:00h às 22:30hTelefone: 212 808 170/9

esCola de músiCa da soCiedade filarmÓniCa de reCreio e UniÃo alHosvedrense “a velHinHa” Sábados e Domingos, às 15:00h Telefone: 212040067

aprender

gruposmusicaisCoro polifÓniCo alliUsvetUs s.f.r.U.a. “a velHinHa”4ªs e 6ªs feiras, das 21:00h às 23:00hTelefone: 212040067

grUpo Coral alenteJano“o soBreiro”da União Desportiva e Cultural Banheirense6ªs feiras, das 21:00h às 23:00hTelefone: 212033055

grUpo Coral e mUsiCal “o norte”ARPI da Zona Norte da Baixa da Banheira4ªs e 6ªs feiras, das 14:00h às 16:00hTelefone: 212049865

grUpo mUsiCal “voZes da planÍCie”Sociedade Recreativa e Cultural UniãoAlentejana4ªs e 6ªs feiras, das 21:30h às 23:00hTelefone: 212031556

grUpo Coral infanto-JUvenilAssociação de Moradores da Zona NorteParque Estrela Vermelha2835 Baixa da Banheira

grUpo Coral amiZadeDo Centro de Reformados e Idosos da Vila da Baixa da banheira3ªs e 6ªs feiras, das 15:00h às 17:00hTelefone: 212040271

ranchosfolclóricosClUBe reCreativo sport CHinQUilHoarrotense, alHos vedros6ªs feiras, das 21:00h às 23:30hTelefone: 212046691

ranCHo etnogrÁfiCo de danÇase Cantares da Barra CHeia6ªs feiras (adultos), das 21:30h às 23:30hSábados (rancho infantil), 19:30hTelefone: 212130597 / 212130 780

ranCHo folClÓriCo“CoraÇÕes Unidos”da Sociedade Recreativada Baixa da Serra, Baixa da Banheira6ªs feiras, das 21:45h às 23:30hTelefone: 212044996

ranCHo folClÓriCo “os faZendeirosda Barra CHeia e arredores”6ªs feiras, das 21:00h às 24:00hTelefone: 212131051

utili

dade

s21

apre

nder

Page 22: Agenda nº 59

escolasde dança“grUpo most”Centro Cultural e Recreativo União Pires,Alhos Vedros3ªs e 5ªs feiras, das 21:30h às 23:00hT: 212031572 / 936793189

soCiedade filarmÓniCaCapriCHo moitense

> DANÇAS DE SALÃO,AULAS DE APRENDIZAGEM,DANÇAS SOCIAISE COMPETIÇÃOde 2ª a 6ª feira, das 20:00h às 22:00h

> DANÇAS SEVILHANAS2ªs e 6ªs feiras, das 20:30h às 22:00hTelefone: 212890102

soCiedade filarmÓniCaestrela moitense

> ESCOLA DE BALLET4ªs e 6ªs feiras,das 18:15h às 20:45h

> DANÇAS SEVILHANAS2ªs, 3ªs e 4ª feiras,das 21:00h às 22:30hTelefone: 212 890 207

Centro ComUnitÁrio paragem- alHos vedros

> ATELIÊ DE DANÇAS ORIENTAIS5ªs feiras, das 20:00h às 22:00h

> ATELIÊ DE DANÇAS AFRICANASSábados, das 15:00h às 17:00h

> ATELIÊ DE CAPOEIRA6ªs feiras, das 20:30h às 22:00hTelefone: 212898524

ClUBe UniÃo BanHeirense“o CHinQUilHo”

> DANÇAS DE SALÃOAulas às 3ªs e 5ªs feiras,das 20:00h às 22:00hTelefone: 212040516

escolas desportivasmunicipais

FUTEBOL

esCola de fUteBol do UniÃo fUteBol ClUBe moitenseComplexo Desportivo do Juncal – Campo n.º 22ªs e 4ªs feiras, às 19:00hSábados, às 9:30hTelefone: 212893031

esCola de fUteBol manUel fernandes1º de Maio Futebol Clube Sarilhense, Sarilhos Pequenos 2ªs e 4ªs feiras, das 18:30h às 20:30hSábados, das 10:30 às 20:30hTelefone: 212898714 (campo de jogos)

esCola de fUteBol do grUpo desportivo e reCreativo portUgalCampo Municipal do Vale da Amoreira2ªs e 4ªs, às 19:00hT: 212023289 / 212023296

esCola de fUteBol do ClUBe reCreio e instrUÇÃo, alHos vedrosTelefone: 212040283

FUTSAL

esCola de fUtsal do sporting ClUBe BanHeirensePavilhão Desportivo da EB 2,3 José Afonso, em Alhos VedrosT: 210863245

assoCiaÇÃo moradores amigos da Zona sUl Telefone: 210863245

ATLETISMO

Centro do atletismo da BaiXa da BanHeiraTelefone: 212040653 / 918355027

ClUBe amigos do atletismo da moitaPavilhão Desportivo Municipal, na Moita De 2ª a 6ª feira das 19:00h às 21:00hTelefone: 210841385 / 966133238

HÓQUEI EM PATINS

Casa do BenfiCa da BaiXa da BanHeira Telefone: 210822677 / 962724976

utili

dade

s22

apre

nder

Page 23: Agenda nº 59

TÉNIS DE MESA

aCademia e mUsiCal e reCreativa 8 de Janeiro, alHos vedrosTelefone: 212033947 / 212020461

CANOAGEM E VELA

assoCiaÇÃo de desportosnÁUtiCos alHosvedrense“amigos do mar”, alHos vedrosTelefone: 212028429

assoCiaÇÃo naval sarilHense,sarilHos peQUenosTelefone: 212895699

Centro nÁUtiCo moitense, moitaTelefone: 212892907

BASQUETEBOL

esCola de miniBasQUeteBoldo ClUBe reCreativo do palHeirÃoPavilhão Desportivo Municipal, MoitaTelefone: 212801993

GINÁSTICA

esCola de ginÁstiCa desportiva(para alUnos das e.B. 1º CiClo)Ginásio Atlético Clube,Baixa da BanheiraTelefone: 212041520

XADREZ

ClUBe de XadreZ da moitaPavilhão Desportivo Municipal, Moita2ªs, das 18:00h às 19:00h; 4ªs e 6ªs, das 16:00h às 19:00hTelefone: 212801993

Centro nÁUtiCo moitenseseCÇÃo de XadreZTelefone: 2128929074ªs feiras, das 21:00h às 22:00hSábados, das 15:00h às 17:00hTelefone: 212892907

artesateliÊ de artes deCorativasMutualidade da Moita – Associação Mutualista Av. Teófilo de Braga, nº 35ªs feiras das 15:00h às 20:00hTelefone: 210888770

ofiCina de artesCACAV - Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros

Atelier de Desenho e Pintura para crianças: sábados, às 11:00h;

Fotografia: sábados, das 18:30h às 20:00h;

Cerâmica: abertas as inscrições

Azulejaria: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Desenho/Escultura/Pintura e Projecto Artístico: sábados, das 15:00h às 17:00h;

Guitarra: sábados, das 17:00h às 19:00h;

Telefone: 932214015

teatrogrUpo de teatro amadore eXperimental “o norte”ARPI da Zona Norteda Baixa da Banheira3ªs e 5ªs feiras, das 20:00h às 22:30hT: 212049865 / 212050167

grUpo de teatro infantil da s.f.r.U.a.“gato do CHapéU alto” Sociedade Filarmónica Recreio e União AlhosvedrenseSábados, das 16:00h às 17:30hT: 212040067

utili

dade

s23

apre

nder

Page 24: Agenda nº 59

MARÉCHEIAagenda de eventos no concelho da moita

PICOTADO

leve-me consigo

NO

VEM

BR

O 2

008

59

NOVEMBRO 200859

Este suplemento faz parte integrante da A

genda de Eventos do Concelho da M

oita “ MA

RÉC

HEIA

PROGRAMA MENSAL

DOS CHEIROS, O PÃO,DO SAL, O SABOR...

(prov. popular)