agenda novembro 2008

28
NOV/08 “I Jornadas Culturais - 15 e 16 de Novembro” A Guerra Fantástica e as Guerras Peninsulares no Concelho de Proença-a-Nova

Upload: municipio-proenca-a-nova

Post on 30-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Agenda do Município de Proença-a-Nova

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda Novembro 2008

NOV/08

“I Jornadas Culturais - 15 e 16 de Novembro”A Guerra Fantástica e as Guerras Peninsulares no Concelho de Proença-a-Nova

Page 2: Agenda Novembro 2008

propriedade / Município de Proença-a-Novacoordenação / Prof. João Manso (Vereador da Cultura)colaboradores / António Sequeira, Carla Gaspar, Catarina Alves, Isabel Gaspar, Olívia Cardoso, António Manuel Silva, Sandra Venturadesign gráfico / Rui Salgueiropaginação /Carine Piresedição / RVJ Editores Av. Brasil, 4 r/c 6000-909 Castelo Branco

tel. / 274 670 000 fax / 274 672 697e-mail / [email protected] web / http//www.cm-proencanova.pt/

capa 01

sumário 02

editorial 03

tema do mês 04

gentes e lugares 06

de autor 07

falemos de 08

sabores da terra 09

hora do conto 10

novidades 11

fitas do mês 12

centro de ciência viva 13

divulgação 17

passeio pedestre 26

teatro 27

NOVEMBRO

7

2228

18 23

28

1611

25 26 29

10 144

12

F9

17

24 30

315

20

5

21

Page 3: Agenda Novembro 2008

Dirigimo-nos aos munícipes com reconhecido apreço pelo esforço e paciência que têm demonstrado sempre que uma obra se vos depara 'à porta de casa' ou no caminho para o trabalho. Dia 16 de Novembro é o dia Internacional para a Tolerância. É, pois, com este espírito que vos falamos e que procuramos agir na valorização do nosso Concelho. Numa época menos favorecida como a que estamos a atravessar, há que saber ser assertivo sem esquecer a tolerância - saber esperar, saber ouvir e conseguir transmitir. Proença encontra-se em movimento, em renovação, a criar novas a p o s t a s n o s e n t i d o d e m e l h o r proporcionar qualidade de vida às populações. É para vós que trabalhamos. É assim que o entendemos. É isto que queremos que sintam. Neste mês, convidamo-lo, a visitar a feira da Filhó e do Coscurel, a vir ao cinema, a assistir aos espectáculos, a participar nos concursos e a associar-se às I Jornadas Culturais.

Page 4: Agenda Novembro 2008

TEMA DO MÊS

Page 5: Agenda Novembro 2008

TEMA DO MÊS

Page 6: Agenda Novembro 2008

Proença-a-Nova na resistência aos franceses

É conhecido pela generalidades das pessoas que o concelho de Proença-a-Nova foi palco da 1.ª invasão francesa, comandada por Junot. Os invasores passaram por cá a 22 de Novembro de 1807, a caminho de Abrantes e com o objectivo de chegarem a Lisboa a tempo de aprisionarem a família real.

Não foi difícil aos franceses ocuparem todo o território português porque as i n s t r u ç õ e s o f i c i a i s e s u p e r i o r e s aconselhavam a não resistência. Todavia, os franceses não se mostraram dignos de tão boas vindas e primaram pela prática das mais variadas violações, vexames e desmandos contra as populações civis, tendo-se destacado o famoso General Loison, “o maneta”. Dele ficou memória na expressão “ir para o maneta” significando estar condenado à morte, que era o que acontecia aos presos portugueses que lhe eram presentes.

A pouco e pouco as populações começaram a organizar a resistência. Na nossa região, em Agosto de 1808, o Bispo de Castelo Branco chamou os povos às armas e fez de Proença a Nova o quartel da resistência e ponto de concentração de tropas para irem atacar Abrantes onde estavam aquartelados mais de 200 franceses deixados por Loison.

Assim se reuniram em Proença duas companhias de caçadores, com 95 soldados – uma de Salvaterra do Extremo e outra de Monsanto - e vem de Coimbra o capitão de Cavalaria Manuel Correia de

Lacerda para as comandar. O vigário de P r o e n ç a , J o s é B a r a t a S a l g u e i r o , entusiasmava a população de tal maneira que era muito difícil evitar que os populares avançassem de imediato para Abrantes.

No dia 15 de Agosto as tropas e muitos populares marcharam para Vila de Rei, onde se juntaram os reforços provenientes da Sertã. No dia seguinte, armados de 300 chuços (paus com pontas de ferro) e algumas espingardas, avançaram para Abrantes e acamparam na Abrançalha. Aí seriam já um total de 4.000 homens.

Apenas rompeu a claridade do dia 17 de Agosto, puseram-se em marcha para o ataque a Abrantes onde entram aos gritos “viva a Pátria” e “morram os franceses”.

Travado o combate, os franceses tiveram 52 mortos, 117 prisioneiros e muitos fugitivos que foram presos ou mortos nos dias seguintes.

Abrantes voltou à administração portuguesa, precisamente no dia em que se travava também a batalha da Roliça, e com o grande contributo das gentes de Proença-a- Nova.

António Manuel M. SilvaProf. História Esc. Pedro da Fonseca

Page 7: Agenda Novembro 2008

Cheira a OutonoO Outono instalou-se: pintou os campos de

vermelho e amarelo, trouxe com ele o borbulhar do vinho novo e o cheiro a terra molhada das primeiras chuvas.

De cesta no braço, é tempo de ir por aí à procura dos “gasalhos” que nesta época do ano nascem no húmus fértil, debaixo da copa frondosa dos sobreiros.

Nas adegas, prova-se a água pé e a jeropiga. Reúnem-se os amigos à volta de um assador de castanhas. Recordam-se histórias que permanecem connosco para sempre e nos identificam como povo. É disto que nos lembramos quando, por alguma circunstância da vida, estamos longe da nossa terra.

Que o digam os jovens do nosso concelho que se encontram espalhados por essa Europa fora, a estudar, em estágios, ou a trabalhar.

“Sempre quis estudar Medicina, no entanto as minhas notas em Portugal não serviam para tal. Não desisti e resolvi apostar em estudar fora do país. A República Checa surgiu no meu caminho, 3000 km de casa, frio, costumes diferentes, um curso de Medicina leccionado em Inglês, colegas das mais diferentes nacionalidades, alemães, gregos, ingleses, checos, árabes. O que nos unia? O gosto pela medicina e a língua Inglesa. Aceitei o desafio e hoje passados 2 anos não me arrependo. O facto de ter aprendido Inglês na escola e de não o ter visto como uma obrigação mas sim como uma valorização pessoal ajudou-me imenso. Neste momento continuo num processo de aprendizagem de mais um idioma, o checo. Até ao momento o inglês foi sem dúvida muito importante mas com a entrada da parte prática nos hospitais terei de me fazer entender em checo. Língua difícil, diferente de tudo o que já aprendi até hoje, frases apenas com consoantes, Strc prst skrz krk (colocar o dedo no pescoço),

mas é a aprendizagem de mais um modo de me fazer entender com alguém e sinto que será importante. Pelo menos terei mais portas abertas. Hoje em dia é fundamental entendermos e fazer-nos entender, quebrando uma barreira, a Língua, que em tempos e no momento nos trazem problemas como a intolerância, incompreensão e a guerra. Por isso alerto para que, principalmente os jovens, não se acomodem com o que têm, tracem objectivos de vida e experimentem coisas novas e diferentes, certos de que as nossas memórias nos acompanham onde quer que estejamos e, por mais longe que seja, o cheiro ao Outono de Proença vem sempre ao de cima.E como se diz aqui, na shledanou (Adeus)”

2º ano de estudantes estrangeiros de Medicina em Pilsen, Republica Checa.

A cidade vista do meu quarto

João Gago, aluno de 2º ano de Medicina, Rep. Checa

Page 8: Agenda Novembro 2008

trabalhos diferentes.Agora aplica-se a compor tecidos, cores, texturas e como a família e amigos lhe reconhecem o jeito, lá lhe vão arranjando alguns retalhos para continuar a fazer as suas obras.Aproveite para visitar a aldeia de Cunqueiros, com o seu núcleo de xisto, onde alguns habitantes têm as suas adegas… quem sabe não é convidado para provar o vinho novo ou uma jeropiga com umas castanhas a acompanhar?Se estiver interessado em visitar a nossa artesã o seu contacto é o seguinte:

Maria do Rosário Ribeiro Farinha Cunqueiros 6150 Sobreira Formosa

Telefone: 274 822 742

FALEMOS DE….

Continuando a missão de descobrir “novos talentos”, deslocámo-nos à bonita aldeia dos Cunqueiros para conhecer um pouco melhor a arte dos retalhos, ou 'patchwork' e quem tão bem a realiza. A D. Maria do Rosário Ribeiro, segundo nos informou, iniciou-se nesta arte ainda há pouco tempo. Há cerca de dois anos, tinha então 67 anos, deram-lhe um saco cheio de retalhos, os quais achou que poderia aproveitar para algum fim. Meteu mãos à obra e delas começaram a sair almofadas, colchas, rodilhas…Quem as viu gostou e aconselhou-a a continuar, pelo que a partir daí não mais parou e, hoje, sente-se feliz por fazer algo de útil, além de a ajudar a ocupar melhor o tempo. Participou na feira de artesanato, que se realizou em Sobreira Formosa e, segundo a mesma, vai continuar a criar as suas peças.Quando lhe perguntámos com quem tinha aprendido, respondeu-nos que quando era nova aprendeu costura, como quase todas as raparigas do seu tempo,” iam à mestra” era esta a expressão utilizada e aí aprendiam a cozer botões, fazer bainhas, alinhavar, bordar e coser à máquina. Também porque o pai vendia máquinas de costura, sempre coseu, embora fossem

Page 9: Agenda Novembro 2008

Sopa de Castanhas c/ Feijão

Ingredientes½ Kg. de castanhas piladas2 Mãos cheias de arroz1 Chávena de feijão encarnado4 Colheres sopa de azeite2 Cebolas picadas2 Dentes de alho picadosSal q.b.PreparaçãoComeça-se por lavar as castanhas e deixá-las de molho em água fria de um dia para o outro. Cozem-se em água e sal e um fio de azeite. Quando estiverem macias deita-se o arroz e deixa-se cozer.ConfecçãoFaz-se um refogado c/ azeite, cebola e alho; quando a cebola estiver loura, juntam-se as castanhas com a água onde foram cozidas, e o feijão cozido. Deixa-se apurar 5 /10 minutos. Serve-se aromatizada com coentros picados. Nota: convém cozer as castanhas com bastante água, garantindo assim a quantidade necessária para a confecção da sopa.

(Receita gentilmente cedida pelo Restaurante Milita, Proença-a-Nova)

Page 10: Agenda Novembro 2008

DATA: 19 de Novembro de 2008

HISTÓRIA: A Princesa Espertalhona, de Babette Cole

CONTADORA: Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

DATA: 20 de Novembro de 2008

HISTÓRIA: Corre, corre cabacinha, de Eva Mejuto e André Letria

CONTADORA: Carla Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do Ensino Pré-Escolar

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

TARDES DE CINEMA AUDITÓRIO MUNICIPALQUARTAS-FEIRAS – MÊS DE NOVEMBRO 14.30 HORAS

NOVEMBRO

05 de Novembro - Iron Man – Homem de Ferro M/12

12 de Novembro – Uns espartanos do pior M/12

19 de Novembro – Astérix nos Jogos Olímpicos M/12

26 de Novembro – O golpe de Baker Street M/12

Page 11: Agenda Novembro 2008

Jogo de MãosNora RobertsChá das Cinco2008

Max Nouvelle é o patriarca de uma ilustre família de ilusionistas e ladrões de jóias, constituída por: Lily( a sua esposa); Roxanne (a sua filha) e Luke (um rapaz que Max recolheu das ruas). No palco fazem números elaborados e, fora dele, assaltos ainda mais refinados.

DesertoJean-Claude Gustave Le ClézioDom Quixote1980

O livro que deu fama ao prémio Nobel da literatura, este ano galardoado pela Academia Sueca, contém magníficas imagens de uma cultura perdida no deserto do norte da África, contrastado com o retrato da Europa visto através do olhar de imigrantes indesejados.

Iron Man: Homem de Ferro

Após sobreviver um ataque inesperado em território inimigo, Tony Stark constrói uma armadura “high tech” e promete proteger o mundo, enquanto Homem de Ferro. O Homem de Ferro é um herói que não nasceu, foi construído, para ser como nenhum outro!

A s t é r i x n o s J o g o s Olímpicos

Astérix e Obélix embarcam numa nova e hilariante aventura onde terão que vencer os Jogos Olímpicos para que o jovem gaulês, Apaixonadix, possa casar com a Princesa Irina e derrotar o terrível Brutus que está, ele também, pronto a usar todos os estratagemas para ganhar os Jogos Olímpicos e livrar-se do seu pai: Júlio César.

BSO Mamma MiaPer7ume

Per7ume

Page 12: Agenda Novembro 2008

Pelo site www.7arte.net / Auditório Municipal de Proença-a-Nova

As sessões realizar-se-ão às 21h30

07 de Novembro e 09 de Novembro (Domingo)SUPERHERO MOVIE - UM ESTRONDO DE FILME!Superhero MovieRealizador: Craig Mazin Actores: Drake Bell, Sara Paxton, Christopher Macdonald, Leslie Nielsen, Kevin HartAno: 2008 Idade: M/12 Duração: 85 minutos Género: Comédia Distribuidora: Lusomundo País de Origem: EUA

21 de Novembro e 22 de NovembroWALL.E WALL-ERealizador: Andrew Stanton Actores: Ben Burtt, Elissa KnightAno: 2008 Duração: 98 minutos Género: Animação / AventuraDistribuidora: Lusomundo País de Origem: EUA

28 de Novembro e 29 de NovembroMAMMA MIA!Mamma Mia!Realizador: Phyllida Lloyd Actores: Meryl Streep, Colin Firth, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard, Amanda SeyfreidAno: 2008 Idade: M/6 Duração: 108 minutos Género: Comédia / Musical Distribuidora: Lusomundo País de Origem: R.U / EUA / Alemanha

Page 13: Agenda Novembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

12 |13

Page 14: Agenda Novembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 15: Agenda Novembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

14 |15

Page 16: Agenda Novembro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 17: Agenda Novembro 2008

16 |17

Page 18: Agenda Novembro 2008
Page 19: Agenda Novembro 2008

18 |19

Page 20: Agenda Novembro 2008

Auditório Municipal de Proença-a-Nova

Dia 13 de Novembro

10.00 h - A Menina do Mar

Companhia Filandorra - Teatro do Nordeste. (para alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo)Era uma praia muito grande e quase deserta onde havia rochedos maravilhosos. Mas durante a maré alta os rochedos estavam cobertos de água. Só se viam as ondas que vinham crescendo do longe até quebrarem na areia com um barulho de palmas. Mas na maré vazia as rochas apareciam cobertas de limo, de búzios, de anémonas, de lapas, de algas e de ouriços. Havia pedras de todas as cores e feitios, pequeninas e macias, polidas pelas ondas. E a água do mar era transparente e fria.

“FotoXisto” documenta quotidiano das Aldeias do XistoPelo 2º ano consecutivo, a Rede de Aldeias do Xisto está a organizar o projecto denominado “FotoXisto” em que serão distribuídas máquinas fotográficas aos habitantes de 14 aldeias da rede. Estes podem assim captar imagens que mostrem a sua perspectiva da aldeia onde residem e todos os aspectos que considerem relevantes. No final será feita uma selecção das fotografias que melhor representem o tema proposto, a fim de serem expostas numa exposição itinerante. Este evento vai realizar-se na aldeia de Xisto de Figueira entre os dias 8 e 22 de Novembro.Aldeias de Xisto. A descoberta começa aqui. Visite: www.aldeiasdoxisto.pt

Page 21: Agenda Novembro 2008

TrangalhaDanças 2008 - Festival de Teatro Infanto - JuvenilChapéus há muitos

Dia 18 de Novembro de 200810h00 no Auditório Muni-cipalEra uma vez um quarteto de narizes vermelhos. Viviam felizes com as suas ideias, mais ou menos luminosas. E foi precisa-mente uma delas, uma ideia que um dia surgiu numa língua que ninguém sabia decifrar, que desencadeou a maior dor de cabeça da história da humanidade. Ambulâncias, hospitais, cirurgiões e mais duas ou três loucuras levam à descoberta do chapéu. Bem, a principio não era bem um chapéu como nós hoje o conhecemos. Mas a importante descoberta estava feita: a cabeça afinal pode servir para ter algo em cima. Regadores, sinais de trânsito, cestos de fruta... o que levamos na cabeça diz quem somos e o poder que temos, sobre os outros, ou o poder que os outros têm sobre nós. Nomeio do jogo e da dança alguém se atreve a usar um verdadeiro chapéu, um chapéu que não é mais nada para além de um chapéu, um senhor chapéu. Este acto, o de colocar na cabeça o verdadeiro chapéu, vai transformar para sempre o mundo deste quarteto de narizes vermelhos, que, lentamente, lentamente se vão transformando em pessoas sérias, com chapéus a sério, cada um mais alto que o outro, a formular projectos para o futuro e a fazer relatórios sobre o passado, numa intrincada rede hierárquica de presidentes poderosos.

FICHA ARTÍSTICA Concepção: Alexandra Espiridião, Diogo Duro, João Sérgio Palma, João Sol e Sandra Horta Interpretação: Alexandra Espiridião, Diogo Duro, João Sérgio Palma e João Sol Encenação: colectiva coordenada por João Sérgio Palma Dramaturgia: colectiva coordenada por Alexandra Espiridião Cenografia e figurinos: colectivo Produção: Alexandra Espiridião e Helena Estanislau Secretariado: Maria de Jesus Branco Realização técnica: Diogo Duro Imagem gráfica: João Sérgio Palma Confecção de figurinos: Teresa Branquinho Agradecimentos: Osvaldo Maggi, Jesús Jara, Helder Cavaca e Rita Wengorovius DURAÇÃO DO ESPECTACULO 50 Minutos (sem intervalo)

20 |21

Page 22: Agenda Novembro 2008

TrangalhaDanças 2008 - Festival de Teatro Infanto - JuvenilContárvores

dia 22 de Novembro15h00 no Centro de Ciência VivaSinopse:Partindo do universo infantil de Aquilino Ribeiro. Contárvores apresenta-se como uma intervenção teatral de estórias interpretadas três árvores e dois animais da floresta. As aventuras da raposa Salta-Pocinhas surgem ao ritmo das criações musicais inéditas tornando-se em verdadeiras estórias da imaginação.Um espectáculo para toda a família, basta apenas saber o que desde há muito as árvores guardam debaixo dos seus ramos. Afinal quem é que não gosta de ouvir estórias?Ficha Técnica: Produção colectiva de Onomatopeia projecto teatral Actores: Mara Maravilha; Paulo Matos; Sílvia Costa Músicas: André Cardoso; Paulo Neves Luminotécnicos: Rafael; Fábio

46º Passeio Pedestre - 16 de Novembro de 2008INAUGURAÇÃO DO PERCURSO PEDESTRE PR4 – “Pela Linha de Defesa”

Integrado nas primeiras jornadas culturais - A GUERRA FANTÁSTICA E AS GUERRAS PENINSULARES NO CONCELHO DE PROENÇA-A-NOVA

Grau de dificuldade - médio extensão - 14kmConvidamo-lo a participar e a enriquecer a sua cultura histórica através da palavra daqueles que, ao longo dos anos, se têm dedicado ao estudo da história militar da nossa região, do nosso país. 08h30m – Concentração junto à Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova (para os que se deslocam no autocarro do Município) (restantes actividades ver folheto das 1ª Jornadas Culturais)A organização lembra: Se quiser viajar até ao local do passeio em transporte do município (limite de 50 lug.), efectue a sua pré-inscrição até às 17h30m da Sexta-feira que antecede aquele.- Estando atingido o limite de lugares, todos que queiram realizar o percurso serão igualmente bem vindos, devendo, no entanto, deslocar-se em veículo próprio.- Após realizada a inscrição, comprometa-se a comparecer no dia do passeio, pois a reserva do restaurante ou Associação encontra-se já efectuada nessa altura e a contar consigo. Bem-haja. Contactos: 274670000/ 939623269

Page 23: Agenda Novembro 2008

22 |23

Page 24: Agenda Novembro 2008

1ª Edição da Iniciativa “Olhar o Património” Concurso de Pintura- +Arte

Resultados:

1º Prémio – Carlos Farinha 2º Prémio – Alberto Alves 3º Prémio – Diana Alves

Óleos Alimentares Usados: Resíduos ou Matéria-Prima?

Encontram-se já à disposição dos munícipes oleões para recolha dos óleos alimentares usados. Deste modo, os óleos poderão ser aproveitados, sendo-lhes dadas novas utilizações, designadamente, a produção de biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO .2

Os oleões foram colocados no dia 16 de Outubro, Dia da Alimentação, que teve este ano como tema lançado pela Organização das Nações Unidas “os desafios das alterações climáticas e a bioenergia”, pelo que a iniciativa de iniciar a recolha de óleos usados enquadra-se plenamente neste mote.

Page 25: Agenda Novembro 2008

Associação de Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova

Conjunto de Edifícios da Câmara Municipal 1ºB 6150-522 Proença-a-NovaTel. 274670000 Telm. 969969799 Fax. 274672918

Contacte-nos para realização de plantações Florestais e Agrícolas

No passado dia 9 de Outubro foram publicadas na página do PRODER as novas medidas de apoio ao investimento em actividades associadas à floresta.Gestão Multifuncional O aproveitamento das potencialidades do espaço florestal está particularmente associado aos sistemas multifuncionais, constituindo um eixo importante para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais de maior interioridade. A acção Gestão Multifuncional constituí um apoio à promoção de um conjunto de actividades como a cinegética, a pesca nas águas interiores, a apicultura, ou ainda a produção de cogumelos e frutos silvestres, plantas aromáticas, condimentares e medicinais que, associadas à floresta, promovem a valorização da produção de bens não lenhosos, contribuindo igualmente para a sua sustentabilidade. Tipologia de Projectos:• Gestão cinegética em zonas de caça associativa; Gestão cinegética em zonas de caça turística; Gestão de pesca nas águas interiores; Apicultura; Produção de cogumelos silvestres, de plantas aromáticas, condimentares e medicinais e de fruto silvestres.

Árvores de Natal - A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova pretende levar a cabo mais uma iniciativa de Natal. Solicitamos a todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Pré-Escolar, Cortiço, Instituto de S. Tiago, que participem na elaboração de árvores de Natal, que posteriormente serão expostas no Auditório da Biblioteca Municipal. As inscrições poderão ser efectuadas na Biblioteca Municipal. A exposição decorrerá de 09 de Dezembro a 06 de Janeiro de 2009.

24 |25

Comunidade Leitora11 de Novembro de 2008- Centro de Ciência Viva da Floresta- “Equador”, Miguel Sousa TavaresAberta a todos os interessados- 18.00 Horas Magusto

Page 26: Agenda Novembro 2008
Page 27: Agenda Novembro 2008

26 |27

Terceiro festival de teatro de Proença-a-Nova

M/ 12 ANOS

Uma peça baseada numa obra

de Moliére de 1668… tão

actual como no dia que f oi

escrita.

Organização: Companhia de Teatro

de Montes da Senhora

Apoios: Município de Proença -a -Nova

Escola Pedro da Fonseca

Instituto Português da Juventude

Dia 8 de NOVEMBRO às 21.45 h.no Auditório Municipal (com entrada livre)

“O VELHO AVARENTO”baseado na obra “O Avarento” de Moliére

Pelo ChichArt de Pelmá(Alvaiázere)

Um velho avarento que guarda o seu tesouro numa velha caixinha escondida no jardim.

A filha humilde que ambiciona apenas ficar com o seu grande amor e o filhomuito revoltado, que não quer perder a fortuna do pai.

A situação complica-se quando o pai resolve casar.

Page 28: Agenda Novembro 2008

Município de Proença-a-Nova 274 670 000Biblioteca 274 672 800Pavilhão Desportivo 274 670 005Piscina Municipal 274 670 005Centro de Ciência Viva 274 670 220Posto de Turismo 939 623 269Espaço Internet 274 673 166Centro de Saúde 274 670 040Pousada de Proença-a-Nova - Casa das Amoras 274 670 210Bombeiros 274 671 555GNR 274 672 667Linha de apoio social 800 301 633

Seg a Sáb 14h - 18.30h / Terç a Sex - 10h - 12.30h - 14h - 18h