aldous huxley

16
Aldous Huxley Escola Secundária Artística António Arroio 2011-2012 Catarina Mateus 12ºA Nº9

Upload: complementoindirecto

Post on 21-May-2015

560 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aldous Huxley

Aldous Huxley

Escola Secundária Artística António Arroio2011-2012

Catarina Mateus 12ºA Nº9

Page 2: Aldous Huxley

Sade considerava-se o apóstolo da revolução verdadeiramente revolucionária, para além da simples revolução política e económica –

da revolução dos homens, das mulheres e das crianças individuais, para quem o corpo se iria tornar daí em diante a propriedade sexual comum

de todos e para quem o espírito deveria ser purgado de todos os pudores naturais, de todas as inibições laboriosamente adquiridas pela

civilização tradicional.

Sade era um louco, e o fim mais ou menos consciente da sua revolução era o caos e a destruição universal.

Page 3: Aldous Huxley

Se calhar este mundo é o Inferno de outro planeta.Maybe this world is another planet’s hell

Adouls Huxley foi um escritor e crítico inglês que nasceu em 26 de Julho de 1894.Pertencia a uma família da elite intelectual.

Estudou medicina, mas, no entanto teve se abandonar os seus estudos devido a um problema de visão que o deixou quase cego toda a vida.

Recebeu um prémio da Academia Americana de Artes e Letras, pelos seus romances; no entanto escreveu também contos, ensaios, revistas, poesia, literatura de viagem e ainda guiões para filmes.

Um dos seus livros está na lista dos 100 Melhores Livros do Século: Admirável Mundo Novo.

Page 4: Aldous Huxley

Cada um pertence a todos os outros.Admirável Mundo Novo 1931

Fez várias experiências com LSD e mescalina, com o objetivo de desenvolver e melhorar as suas capacidades e condensar o pensamento.

Na obra Doors of Perception Aldous Huxley expõe as suas descobertas e experiências com mescalina.

Em Admirável Mundo Novo, as personagens ingerem umadroga denominada SOMA que aparece como uma versãodesenvolvida da droga LSD, cem os efeitos secundários prejudiciais à saúde.

Page 5: Aldous Huxley

Quando o indivíduo sente a sociedade ressente-se.Admirável Mundo Novo 1931

Page 6: Aldous Huxley

Técnica e ideologicamente estamos ainda muito longe dos bebés em proveta.Admirável Mundo Novo 1946

As suas obras demonstram grande preocupação com a liberdade individual, contrariando os ideais dos regimes autoritários, bem como considerações morais de crítica e alerta à sociedade – que ainda hoje são atuais.

Em algumas das suas obras (como é exemplo o Admirável Mundo Novo) Aldous Huxley prevê a criação de inovações que foram posteriormente inventadas como os bebé-proveta (ainda que não “fabricados” em série como na obra) e os helicópteros que, apesar de já inventados não permitiam transportar pessoas.

Page 7: Aldous Huxley

Obras

Page 8: Aldous Huxley

Em 1963, impossibilitado de falar, Aldous Huxley escreve uma carta a sua mulher com as seguintes palavras: LSD, 100 µg, I.M. Deste modo, pedi-lhe que lhe injetasse, via intramuscular, 100 miligramas de LSD.

A sua morte foi pouco mediática, pois Aldous Huxley morreu no mesmo dia que John F. Kennedy e de C. S. Lewis (22 Novembro 1963).

Page 9: Aldous Huxley

Se nós pudéssemos cheirar ou engolir alguma coisa que, por cinco ou seis horas por dia, (…) fizesse a vida parecer, não apenas digna de ser vivida, mas também divinamente bonita e com significado, e se, esta droga era de tal forma que pudéssemos acordar na manhã seguinte com a cabeça limpa e não danificada (…), parece-me que todos os nossos problemas (…) seriam totalmente resolvidos e a terra tornar-se-ia no paraíso.

.

If we could sniff or swallow something that would, for five or six hours each day, abolish our solitude as individuals, atone us with our fellows in a glowing exaltation of affection and make life in all its aspects

seem not only worth living, but divinely beautiful and significant, and if this heavenly, world-transfiguring drug were of such a kind that we could wake up next morning with a clear head and an undamaged

constitution-then, it seems to me, all our problems (and not merely the one small problem of discovering a novel pleasure) would be wholly solved and earth would become paradise.

Page 10: Aldous Huxley

Mais vale destruir que conservar.Admirável Mundo Novo 1931

Page 11: Aldous Huxley

A sua obra vai influenciar muitas bandas da época, e posteriores.

Os The Strokes têm uma música chamada SOMA que faz referência à pílula que as personagens de Admirável Mundo Novo tomam.

Page 12: Aldous Huxley

Os Iron Maiden realizaram um álbum cujo nome corresponde à versão original do nome Admirável Mundo Novo (Brave New World) na capa do qual está representado Londres do

futuro, como Aldous Huxley descrevera.

Page 13: Aldous Huxley

Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria ao Homem como realmente é: Infinito.

If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is:

Infinite

O nome da banda The Doors deriva da obra Doors of Perception de Aldous Huxley em conjunto com um verso de Blake

Page 14: Aldous Huxley

Aparece na capa do álbum Sgt Peppers dos Beatles. (Segunda figura da segunda fila a contar de trás).

Page 15: Aldous Huxley

Pode acontecer que a fase seguinte seja a guerra atómica e, nesse caso, não teremos de nos preocupar com profecias à cerca do futuro.

Page 16: Aldous Huxley

Bibliografia:

Wikipedia.org;huxley,.net;HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo;Quatationspage.com;Online-literature.com;Somaweb.org.