alimentaÇÃo saudÁvel. pet i- vila uniÃo

32

Upload: rozeli-lima-cabral

Post on 25-Jul-2015

419 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 2: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO

Teorias e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Nutricionista: Simone Carbonaro

Cursistas: Célia, Lucélia e Rozeli.

Page 3: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 4: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO

Descrição da atividadeAtividade desenvolvida: Visita na chácaraPúblico Alvo: Crianças de 06 á 07 anosObjetivo Geral: Levar as crianças a importância dos alimentos e fazer uma reflexão de como é todo o processo de desenvolvimento dos alimentos , conhecer direto da feira do produtor, incluindo, frutas, legumes, verduras e hortaliças.

Page 5: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO

RESUMO DO DESENVOLVIMENTONo primeiro momento, as monitoras fizeram uma apresentação do que seria desenvolvido, ressaltando a visita á chácara para conhecer os alimentos saudáveis direto do produtor. Em seguida, os alunos acompanhado das monitoras, foram á caminho da chácara. Chegando lá, observaram logo de frente, grandes pés de jaqueira e mangueira carregadas de frutas. Desde aí já começa o contato direto dos alimentos em especial , as frutas. Em seguida, continua a observação das verduras recém plantadas como as alfaces, sobre um procedimento usado, chamado sombrite para que a luz solar que num determinado horário é bem mais forte não prejudique a planta. Logo já observam outros tipos de verduras como a cenoura, rabanete, beterraba, espinafre, abobrinha, quiabo etc. Tiveram contato direto com a carne como o contato com o porco. Assim prosseguimos com a visita, observaram e sempre nos questionaram de como tudo é produzido, embalados e até a chegada desses alimentos até a nossa mesa. Depois que chegamos no projeto, foi desenvolvido em sala, um atividade, onde os alunos iriam representar em forma de ilustração o que foi visto no passeio e ilustrar algumas imagens já representadas.na folha sulfite.

Page 6: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 7: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 8: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 9: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 10: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 11: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 12: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 13: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 14: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 15: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 16: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 17: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 18: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 19: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 20: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 21: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 22: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 23: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 24: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 25: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 26: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 27: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 28: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 29: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 30: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO
Page 31: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO

Questionamentos apontados pelos os alunos: >O que é sombrite?>Como é plantadas todas essas verduras?>Para que serve todo aquele monte de terra? Que na verdade eram estercos amontoados>O que é aquela moita grande bem verdinha? Que na verdade eram os pés de espinafres Observação: Essas perguntas relatadas acima eram falas dos próprios alunos.

Page 32: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PET I- VILA UNIÃO

RELATÓRIO

A referida atividade “Passeio á chácara”, foi desenvolvida com os alunos do PETI, da Vila União Itaporã – MS, com as monitoras: Célia, Lucélia e Rozeli. No primeiro momento, as monitoras fizeram uma apresentação do que seria desenvolvido, ressaltando a importância de conhecer os alimentos saudáveis direto do produtor. Em seguida, os alunos acompanhados das monitoras, foi ao passeio, visitar os alimentos. O passeio segue naturalmente, e chegando lá, observaram logo de frente, grandes pés de jaqueira e mangueira carregadas de frutas como pôde ver nas imagens. Desde aí já começa o contato direto dos alimentos em especial, as frutas. Em seguida, continua a observação das verduras recém-plantados como as alfaces, rúculas e couve sobre um procedimento usado, chamado sombrite para que a luz solar que num determinado horário é bem mais forte não prejudique a planta. Logo, no decorrer do percurso do passeio, observaram outros tipos de verduras como a cenoura, rabanete, beterraba, espinafre, abobrinha, quiabo etc. Outro contato, que os alunos tiveram foram os porcos no chiqueiro, onde a carne é uma proteína importante para o organismo humano. Assim prosseguimos com o passeio, os alunos observaram e sempre questionaram de tudo como tudo é produzido desde a plantação, embalagens, o procedimento do sombrite, e até a chegada desses alimentos até a mesa de alimentação. Quando chegamos ao projeto, foi desenvolvido em sala, um atividade, onde os alunos iriam representar em forma de ilustração o que foi visto no passeio e ilustrar algumas imagens já representadas na folha sulfite, utilizando lápis, borracha, lápis de cor e canetinha. Foi avaliado, o interesse, a participação e a motivação. Com a apresentação da proposta, lá no início, as crianças ficaram entusiasmadas e também houve uma boa aceitação por parte dos alunos. A duração das atividades foi num total de seis horas, no primeiro dia que foram ás quatros horas foi trabalhado uma pequena introdução dos conceitos dos alimentos saudáveis, a apresentação da proposta da atividade que seria realizada, o percurso, as observações, os registros e os questionamentos e o percurso de volta. No outro dia, durante duas horas foi desenvolvida as atividades de sala que foram a representação e a ilustração de imagens de alimentos visto durante o passeio. Contudo, quando uma determinada atividade é bem apresentada e elaborada com os alunos de uma forma correta e certa, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de um aprendizado melhor. Portanto foi uma atividade de boa aceitação e prazerosa para os monitores e principalmente para os alunos.