allis ubba 2ªedição[1]

10
XXIII ACAREG J ORNAL OFICIAL DE CAMPO 2ª Edição CORPO NACIONAL DE ESCUTAS REGIÃO DE LISBOA Nesta Edição ALLIS UB BA Mapa e Simbologia de Campo 2 Ementas 3 Programa I Secção 4 Programa II Secção 5 Programa III Secção 6 Programa IV Secção 7 Concelho de Ferreira do Zêzere 8 Actividades Naúticas 9 1ª Casa de Apoio ao Centro de Actividades

Upload: lontra-guloso

Post on 24-Jul-2015

699 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

XXIII ACAREG JORNAL OFICIAL DE CAMPO

2ª Edição

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS REGIÃO DE LISBOA

Nesta Edição

ALLIS UBBA

Mapa e Simbologia de Campo

2

Ementas 3

Programa I Secção 4

Programa II Secção 5

Programa III Secção 6

Programa IV Secção 7

Concelho de Ferreira do Zêzere

8

Actividades Naúticas 9

1ª Casa de Apoio ao Centro de Actividades

Page 2: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 2 ALLIS UBBA

Aldeia dos Lobos – (Aldeia: pequena localidade, geralmente com poucos habitantes e de organização mais simples que a de uma vila ou cidade, sem autonomia administrativa; povoação rural). Os Lobos de Allis Ubba são o povo mais jovem da Guarda Avançada. A sua organização é mais simples de forma adequada à sua forma de vida. Firmamento dos Aventureiros – (Firmamento: abóbada celeste; céu). O firmamento é o espaço de aventura desta Guarda Avançada. Além de percorrer todo o planeta, também irão conhecer os céus. Planície dos Precursores – (Planície: extensa área da superfície terrestre lisa ou levemente ondulada, sem relevos, a baixa altitude; planura). As naves dos Precursores,antes de se fazerem aos voos de conhecimento de Zezuruz, descansam, rocando baixinho os motores. Agra dos Viajantes – (Agra: Campo; terreno inculto). No terreno inculto, por desbravar, os Viajantes, deixam as suas forças de renovação. Nesta Agra ficarão fundados para sempre as memórias de todos os viajantes. O terreno inculto transforma-se em fundações do futuro. do bulício, a Clareira oferece as condições para o repouso, a meditação,a alimentação. Via dos Homens Novos – (Via: caminho ou estrada que conduz de um ponto a outro; itinerário; orientação de algo que se desloca ou que acontece; direcção, linha, rumo). É a grande via onde a Tripulação e toda a Guarda Avançada circulam em redor da Allis Ubba. Esta Via é o local onde todos se encontram e comentam as suas descobertas e as suas alegrias. Este caminho é a grande veia onde corre o contentamento de todos.

Bosque da Tripulação – (Bosque: conjunto de árvores, arbustos e outras plantas, em geral mais pequeno do que uma floresta). É o local de descanso da Tripulação. É o local onde todos os serviços necessários à Allis Ubba na sua exploração por Zezuruz renovam as suas forças. Ponte de Comando – É o local de todas as decisões importantes. Nascente da Nova Energia – (Nascente: que nasce; que começa a aparecer; que começa a formar-se; que surge no horizonte). Aqui, a Tripulação e a Guarda Avançada, reúnem-se e comemoram. Aqui rezam em comum e daqui partem certos dos seus objectivos e da missão de cada um. Aqui nasce a Nova Energia para todos. Estádio Olímpico – Local criado propositadamente para a pratica dos jogos de treino para a guarda avançada. Liça dos Desafios – (Liça: terreno fechado, destinado a torneios; luta; briga; combate). Espaço especial destinado aos mais bravos e corajosos. Espaço para testar diversas situações extremas com o objectivo de tornar a Guarda Avançada numa Guarda de elite,altamente preparada para enfrentar qualquer desafio.

Page 3: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 3 ALLIS UBBA

Dia 1 – Sábado Jantar: Degas estufadas com fusão de semelha e salada marítima. Origem

Asilusor. Dia 2 – Domingo

Almoço: Fiel Amigo e alloz acompanhado de alface marítima. Origem Arbra. Jantar: Fusão de Ghetti com Nhesa. Origem Seteo.

Dia 3 – 2ª Feira Almoço: Misturada de tuna fixe com frei faveco. Origem Asalar Rude. S

Jantar: Novilha guisada e Alface marítima. Origem Delta Icon. Dia 4 – 3ª Feira

Almoço: Trinca de agulha com vários subaquáticos. Origem Arbra. Jantar: Bifes de sebento e cebolinho e semelha cozida. Origem Domeh Vento

Nos. Dia 5 – 4ª Feira

Almoço: Passada de subaquáticos e salada marítima. Origem Anil Tero. Jantar: Alloz hermano e salada marítima. Origem Anil Tero.

Dia 6 – 5ª Feira Almoço: Agregados de escamanta e Salada de São Petersburgo. Origem Arbra. Jantar: Costelas de sebento com semelha triturada. Origem Domeh Vento Nos.

Dia 7 – 6º Feira Almoço: Fiel Amigo Brás. Origem Delta Icon.

Jantar: Gaulês refogado com cereais cozidos. Origem Domeh Vento Nos Dia 8 – Sábado

Almoço: Cápsulas orgânicas. Origem Planeta Terra.

Todos os dias. Pequeno-almoço: Trigo moído, gordura vegetal, doce de frutos.

Suco branco com aditivo. Origem Zezuruz.

Explorações da Guarda Avançada

Cápsulas orgânicas. Agua mineral de Zezuruz.

Catitas minúsculos.

Bebidas Oficiais da Allis Ubba Agua mineral das nascentes de Zezuruz

Sucos de vários sabores e origens. Bagunços: Bagos negros ou castanhos moídos com açúcar e água

mineral quente. Bebida de não adormecer.

Birras fermentadas. Mistura liquida de cevada. Bebida para adormecer.

Extras prováveis. Doces congelados de vários sabores.

Page 4: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 4 ALLIS UBBA

Page 5: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 5 ALLIS UBBA

Manhã Tarde Noite Sábado 1 Chegada a

campo Montagens Tempo das

Galáxias

Domingo 2

Montagens Montagens Eucaristia e Abertura de Campo

Segunda 3

Rio – Andrómeda Jogo de Vila – Remoinho

Oficinas – Triângulo Torneios – Via

Láctea

Rio – Andrómeda Jogo de Vila – Remoinho

Oficinas – Triângulo Torneios – Via

Láctea

Jogo Estrelar Andrómeda e Remoinho Vigília

Triângulo e Via Láctea

Terça 4 Rio – Triângulo Jogo de Vila – Via

Láctea Oficinas – Andrómeda Torneios – Remoinho

Rio – Triângulo Jogo de Vila – Via

Láctea Oficinas – Andrómeda Torneios – Remoinho

Jogo Estrelar Triângulo e Via

Láctea Vigília

Andrómeda e Remoinho

Quarta 5 Rio – Remoinho Jogo de Vila – Andrómeda

Oficinas – Via Láctea Torneios – triângulo

Rio – Remoinho Jogo de Vila – Andrómeda

Oficinas – Via Láctea Torneios – triângulo

Festa da Galáxia

Quinta 6 Rio – Via Láctea Jogo de Vila – Triângulo

Oficinas – Remoinho Torneios – Andrómeda

Rio – Via Láctea Jogo de Vila – Triângulo

Oficinas – Remoinho Torneios – Andrómeda

Festa das galáxias

Sexta 7 Jogo Galáctico Desmontagens Cerimónia de Encerramento

Sábado 8 Desmontagens Partida de campo

Actividade de preparação da II Secção para o XXIII ACAREG

No passado dia 7 de Junho, no Parque das Nações, reunimos a II Secção com os seus Guias e Sub-Guias para uma actividade de preparação do XXIII Acampamento Regional de Lisboa que se realizará entre 1 a 8 de Agosto no Campo de Actividades Escutistas da Região de Lisboa, em Ferreira do Zêzere. Fomos um total de 194 Escuteiros, entre 153 Exploradores e 41 Animadores, que nos encontrámos às 10h00 na Gare do Oriente e vivemos uma Aventura fantástica que se iniciou com uma pequena reunião para que todos soubéssemos diversas informações sobre o ACAREG e para que nos conhecêssemos melhor. Depois, almoçamos junto aos vulcões de água do Parque da Nações e, à tarde, fizemos várias oficinas como Orientação, Fogo Conselho, Alimentação, Ambiente, Segurança em Raides e Actividades Náuticas. Para finalizar a nossa actividade, encontrámo-nos com o Chefe Divino na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, com a presença do nosso Assistente Regional dos Exploradores, Padre Tiago Neto. No final, voltámos para casa com a vontade de contagiar o nosso entusiasmo a todos quanto vão estar no Acampamento Regional de Lisboa em Agosto. Foi mais uma actividade onde fomos muito felizes, onde aprendemos e onde conhecemos novos amigos.

Lince Pisteiro João Saramago

Secretário Regional da II Secção

Page 6: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 6 ALLIS UBBA

Page 7: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 7 ALLIS UBBA

Caros Viajantes,

A nave ALLIS UBBA está praticamente a entrar em contagem decrescente, quase a levantar voo para o Planeta Zezeruz! Todos os tripulantes, incluindo a Guarda Avançada, não medem esforços para ultimar tudo ao mínimo detalhe! Os desafios foram já lançados aos nossos Viajantes, as coordenadas para as missões a desempenhar já estão traçadas.

À nossa espera, estarão os Zezerianos, de braços abertos, prontos a receber-nos e a partilhar connosco os seus usos e costumes, as suas artes e ofícios, os seus manjares e os seus doces conventuais… Iremos descer às profundezas das águas, e subiremos rio acima, à descoberta da natureza…

A expectativa é muita, mas cabe-vos agora a vós, Viajantes, zelar pelo êxito desta Exploração Planetária! Será uma semana vivida intensamente, com muitos novos conhecimentos, com muitas novas experiências e principalmente com muitas novas amizades.

No regresso, as nossas mochilas regressarão mais ricas e mais experientes, mas mais importante do que isso, é deixarmos atrás de nós uma mensagem de paz, de harmonia e de exemplo a seguir. É sermos Homens Novos para uma Nova Humanidade. É deixarmos atrás de nós um mundo um pouco melhor do que o encontrámos.

Isabel Alberto

Chefe de Campo da IV Secção

Page 8: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 8 ALLIS UBBA

Caracterização do Concelho

Toda a região em que se insere este concelho é muito acidentada e com estrutura geológica variada. A maior parte é constituída por terrenos provenientes da desagregação de xistos, quartezitos e grês, existindo na periferia da vila terrenos de várzea bastante férteis. Sob o ponto de vista topográfico, a vila situa-se numa pequena "crista" com

uma altitude média de 350m. A única depressão com maior significado situa-se a norte do aglomerado, a que corresponde uma linha de água que torna essa zona mais húmida. Assim, o relevo não teve influência directa e decisiva no desenvolvimento da Vila, pois embora o núcleo embrionário apareça no cabeço, a sua expansão fez-se de uma forma radial, no sentido de todos os pontos cardeais, ao longo do traçado de vias de comunicação, que, estas sim, foram directamente marcadas pela sinuosidade própria das elevações. O concelho é limitado a nascente pelo importante curso de água - Rio Zêzere, que deu nome à vila, e no qual se situa uma importante obra de hidráulica - albufeira do Castelo de Bode. Toda a região tem um subsolo bastante rico em água, excepto a zona de Chãos.

Localização

No extremo norte do Ribatejo, encontramos o Concelho de Ferreira do Zêzere que estántegrado na Região de Turismo dos Templários (Floresta Central e Albufeiras), localizando-se a cerca de 160Km a norte de Lisboa e a 180Km a sul do Porto, bem no centro de Portugal. Para chegar a Ferreira do Zêzere vindo de Lisboa, deve usar a A1 saindo no nó de Torres Novas para a A23, depois a saída para Tomar apanhando o IC3 em direcção a Coimbra até encontrar a saída para Ferreira do Zêzere (variante N238). A partir daqui até à vila são cerca de 5Km. Vindo do Porto, deve circular na A1 para sair em Condeixa apanhando o IC3 no sentido Tomar. Sai-se para a localidade de Cabaços e dentro desta seguir destino na estrada que irá conduzir a Ferreira do Zêzere. Concelho em números Alguns dados estatísticos de interesse sobre o Concelho de Ferreira do Zêzere:

- Área Total do Concelho: 190,5 Km²;

- Número de Habitantes por Km²: 49,5;

- População presente: 9781 indivíduos (4504 do sexo masculino);

- Percentagem da Variação Populacional entre 1991 e 2001: -5,3%;

- Número de Edifícios: 6385;

- Consumo Doméstico de Electricidade por consumidor: 1,5 milhares de Kwh;

- Consumo Industrial de Electricidade por consumidor: 44,3 milhares de Kwh.

Page 9: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

P Á G I N A 9 ALLIS UBBA

Local Base – Fernandaires – Vila de Rei

Distância de campo – 19km por estrada

Tempo Médio de Viagem – 30m

Actividades:

• Canoagem

• Jogos Aquáticos

• Jangadas

• Atelier Vela

Page 10: Allis Ubba   2ªEdiçãO[1]

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS REGIÃO DE LISBOA

Avenida João Paulo II, Lote 552 , 1º B 1950-154 Lisboa

Telefone: 218594746 Fax: 218594748 Email: [email protected] Site: http://www.cnelisboa.org

Edição da Equipa de Comunicação e Imagem XXIII ACAREG

Contribuições: José Carlos Oliveira, Alex Simões, Ana Ruivo, João Saramago, Pedro Colaço, Isabel Alberto.

Revisão: Sérgio Mouta

Redacção e Paginação: Ana Santos

ALLIS UBBA

DATAS IMPORTANTES

19 de Julho - Sábado - Fernandaires -ENCONTRO E FORMAÇÃO PARA

AS ACTIVIDADES NÁUTICAS

24 a 26 de Julho - FORMAÇÃO EM CORDAS - em diversos locais - já

foram enviadas as fichas de inscrição ;

18/19 de Julho - Ferreira do Zêzere - MONTAGEM DO CAMPO DAS

CORDAS NO ESPAÇO AVENTURA - é necessário o maior número

possível de recursos adultos para ajudar a montar este campo ;

11/12 de Julho, 18/19 de Julho, 25/26 de Julho - MONTAGENS DO

ACAMPAMENTO - Ferreira do Zêzere - é necessário o maior número possível de recursos adultos para ajudar a montar diversas infra-

estruturas no acampamento, incluindo as construções a efectuar

nos quatro campos das secções.

Nome: Rita Cerqueira

Idade: 14 anos

Agrupamento: 49 - Mercês

É ser aventureiro, amigo de todos os outros irmãos escutas. É uma fase de preparação para a vida. É ser feliz.

Nome: André Passos

Idade: 14 anos

Agrupamento: 1126 - Porto Salvo

Que tenha muitas actividades, diversão e oportunidade de conhecer pessoas novas.

Nome: Leonor Godinho

Idade: 13 anos

Agrupamento: 1050 – São João de Deus

Slide, raid e construção de jangadas.