amazônias 3 petrolíferas minero-metalúrgicas...

18
Amazônias Amazônias petrolíferas petrolíferas minero minero - - metalúrgicas metalúrgicas hidrelétricas hidrelétricas •Roteiro apresentado por Oswaldo Sevá no Seminário internacional Integração Energética da América Latina, IEE/USP, 10 de maio de 2005. •Disponível, após o seminário na página eletrônica www. www. fem fem .unicamp.br/~seva .unicamp.br/~seva 3 3

Upload: others

Post on 23-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Amazônias Amazônias petrolíferaspetrolíferas

    minerominero--metalúrgicasmetalúrgicashidrelétricashidrelétricas

    •Roteiro apresentado por Oswaldo Sevá no Seminário internacional Integração Energética da América Latina, IEE/USP, 10 de maio de 2005. •Disponível, após o seminário na página eletrônica

    www.www.femfem.unicamp.br/~seva.unicamp.br/~seva

    33

  • • # Os metaismetais serão fabricados em quantidade crescente?

    • # Por acaso, o consumo de eletricidadeeletricidade cresceráeternamente?

    • # Em todos os lugares? em somente alguns dos lugares?

    Amazônias Amazônias hidrelétricashidrelétricas

  • AUSTIN, George T. “Water Conditioning and Environmental protection”, capitulo 3, pp. 9 a 45do livro “SHREVE’s Chemical process industries” FifthEd., McGraw Hill , New York, 1984 ( bibl. e xerox )

    BROWN, H.L., HAMEL, B.B., HEDMAN, B.A .“Energy analysis of 108 Industrial Processes”. The Fairmont Press, Lilburn, GA, 1996.

    Quantos kilowatts-hora são gastosna fabricação de alguns materiais contemporâneos?

    Para cada tonelada do produto final, os menos eletro-intensivos gastam centenas ou um mil kwh; os mais eletro-intensivos gastam dez mil, vinte , até mais de cem mil kwh.

    Numa residência média com quatropessoas, pode-se gastar 2.500 a 3.000 kwhpor ano. Para uma tonelada de aluminio, p.ex., é gasto o consumo de cinco a seis casas dessas.

  • + sismicidade induzida

    + gases carbônicos+ ácidos orgânicos voláteis

    Essas barragens e represas alteram os rios que foram represados, tornando-os uma outra coisa. Represas são ecossistemas, artificialmente construídos, mas integrantes da natureza, da região, cuja dinâmica resulta do quê ocorre nas terras e águas rio acima - e – da operação feita pelas empresas... São ecossistemas parcialmente gerenciados, integrantes de um rio alterado, e provas de uma natureza alterada.

  • Hidrelétricas de médio e grande porte devem ser consideradas eventos geológicos de construção humana, e o homem considerado como um agente geológico de primeira grandeza. Por isto – dentre outras razões similares- estamos na era tecnogênica, pós-quaternária. ( Ter Stepanian, Int Jl.Geology Engineering1988)

    Essas barragens e represas alteram os rios que foram represados, tornando-os uma outra coisa.

    Represas são ecossistemas, artificialmente construídos, mas integrantes da natureza, da região, cuja dinâmica resulta do quê ocorre nas terras e águas rio acima - e – da operação feita pelas empresas...

    São ecossistemas parcialmente gerenciados, integrantes de um rio alterado, e provas de uma natureza alterada.

  • Foto Landsat, agosto de 1988 .Represa da usina de Tucuruí, no rio Tocantins, Pará

    o lenhador subaquático colhendo madeira de lei no “paliteiro”

    colonos acampados diante da guarita da Eletronorte, exigindo um novo assentamento, por causa da praga mansônica

    Ao lado: Fotos de G. Bizzarri, MAB,1992

  • A LOGISTICA DE UM MEGA-CANTEIRO DE OBRAS (1976 a 84...2005):

    Equipamentos e instrumentos importados diretamente para Tucuruí, ou para montadoras e fabricantes em SP, e depois re-despachados para Tucuruí,via Belém .

    Cimento e ferragens vieram Cimento e ferragens vieram por cabotagem de SP, do litoral da PB e PE, e por via rodoviária, de MG e do DF.

    A mão de obra veio das demais frentes barrageiras, e dos Estados do Nordeste e do Centro Oeste, via Imperatriz, Araguaína, Marabá.

  • Hidrelétrica de Samuel, rio Jamari, Rondônia.Na parte baixa da bacia fluvial mais degradada do Estado. 215 MW, abastece a capital Porto Velho e algumas cidades ao longo da BR 36470 km de diques protegem a “represa” de extravazar água para bacias vizinhas.No perímetro inundado, milhões de árvores já haviam tombado, a sua lenha apodrece nas margens, outras milhões ainda resistiam em 1998

  • A bacia do rio Xingu, no Mato Grosso, Pará e regiões vizinhas.

    Carta temática sobre mapa de ocupação do solo, indicando a localização e formatos das represas de hidrelétricas projetadas: Belo Monte, Babaquara, Ipixuna, Kokraimoro, Jarina e Iriri, e as superposições com Terras Indígenas, Florestas Nacionais e outras áreas protegidas.

    Elab. no Laboratório de geoprocessamento do ISA- Instituto socioAmbiental SP, para integrar o encarte do livroTenotã-mõ. Alertas sobre as conseqüências das hidrelétricas projetadas no rio Xingu, Pará, Brasil.(Sevá(org), 2005, I.R.N. )

  • A Volta Grande do rio Xingu, mais de 100 km de corredeiras, lajedos, pedrais, arquipélagos e algumas cachoeiras com vários km de largura,como essa do Jericoá.altamira

    Rio Amazonas

    Rio XinguRio Iriri

    BR 230

  • A extensão de LDs. Linhas de Distribuição, no caso, para eletrificação rural, se faz provocandoum desmatamento de dezenas de metros de largura, Destruindo e prejudicando mais do que a própriarodovia federal BR 174, entre Manaus e Presidente Figueiredo(AM).Julho de 2003

  • Também as LTs, Linhas de Transmissão de eletricidade abrem rasgos na mata,e servem de entrada para outras atividades degradantes . ]“Linhão” de 230 mil Volts entre Porto Velho(RO) e Rio Branco (AC). A faixa da empresa elétrica acompanhando a faixa da rodovia federal BR 364

  • •# Qual a função atual da busca de reaproveitamentoreaproveitamento de materiais fabricados e dos descartes e resdescartes e resííduos pduos póóss--usouso? E qual seria no futuro?

    •# O quê e quanto pode ser suprido através da montagem de sistemas de coleta e posterior reutilização e refabricação de metais caros, como

    alumalumíínio, cobre, nnio, cobre, nííquel, estanho, chumbo, e todas as suas ligas?quel, estanho, chumbo, e todas as suas ligas?

    •# Que significado terá de fato esta garimpagem na superfície, que pode cada vez mais dispensar a ampliação das minas?

    •E com isto, diminuiria a demanda por mais eletricidade ?

    # Ou... será que serão barrados todos os trechos de rios que tenham alguma força motriz considerada aproveitável?

    •Será que os rios se tornarão uma sucessão de represas de hidrelétricas?