apresentação do powerpoint - canal educação · o marco fundador da reforma protestante: as 95...

Post on 21-Jan-2020

10 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Conteúdos:- REVISÃO PARA PROVA BIMESTRAL.- RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

OBJETIVO da aula:- DIALOGAR CONTEUDOS E QUESTÕES PARA

APRIMORAMENTO DE APRENDIZAGEMDOS ALUNOS.

2

3

4

5

6

CONJUNTO DE EXPEDIÇÕES MILITARES E RELIGIOSAS DOSCRISTÃOS EUROPEUS CONTRA OS MUÇULMANOS (ÁRABES)NO ORIENTE, PALESTINA (JERUSALÉM).

CONTEXTO/ CONTRIBUINTES:

- CRESCIMENTO POPULACIONAL = CRISE SOCIAL.

- FALTA DE TERRAS: INSTABILIDADE SOCIAL NA EUROPA.

- “LIBERTAR” O SANTO SEPULCRO (JERUSALÉM).

- COMBATER O “INFIEL” MUÇULMANO.

7

CONSEQUÊNCIAS DAS CRUZADAS:

- REABERTURA DO COMÉRCIO MEDITERRÂNEO.

- EXPLENDOR DAS CIDADES ITALIANAS.

- REATIVAÇÃO DO COMÉRCIO ORIENTE-OCIDENTE.

- ESTÍMULO AO COMÉRCIO NA EUROPA.

- RUÍNA DE MUITOS NOBRES.

- FORTALECIMENTO DOS REIS.

- CONTATO COM PRODUTOS ORIENTAIS.

8

CONTEXTO/CONTRIBUINTES:

- AUMENTO PRODUTIVO NOS FEUDOS.

- REABERTURA DO MEDITERRÂNEO.

- PRODUÇÃO DO CAMPO = CIDADES.

SINAIS DESSE “RENASCIMENTO” COMERCIAL.

- COMÉRCIO AQUECIDO: FEIRAS & MERCADOS.

- USO MAIOR DE MOEDAS.

- RELAÇÕES BANCÁRIAS/MONETÁRIAS.

- CLASSE SOCIAL MERCANTIL: BURGUESIA.

9

10

11

“DEUS NOS LIVRE DA PESTE, DA FOME E DA GUERRA”.

FOME & DESABASTECIMENTO:

- CRISE PRODUTIVA: SECAS, INVERNOS RIGOROSOS.

A PESTE NEGRA: 1347-1351.

- FORMAS: BUBÔNICA E PULMONAR.

GUERRA DOS CEM ANOS: 1337-1453

- INGLATERRA x FRANÇA.

REVOLTAS CAMPONESAS

- CAMPONSES LUTANDO POR MENOS EXPLORAÇÃO.12

13

14

15

1. (UFPI) As cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na BaixaIdade Média. A mais significativa de suas consequências foi:a) a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 peloCismo do Oriente.b) um novo Cisma no cristianismo com o início da Reforma protestante noséculo XVI.c) a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental.d) a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação doscontratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial eurbano na Europa.e) o declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e adescentralização política no ocidente da Europa.

16

2. A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização –prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvoexceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.

A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:a) Apresentaram-se como legado das pólis gregas e das cidades romanas da Antiguidade.b) Eram fundamentalmente sedes episcopais e centros administrativos do Sacro ImpérioRomano Germânico.c) Tornaram-se núcleos da produção industrial que começou a desenvolver-se sobretudo nonorte da Itália, a partir do século XI.d) Tornaram-se os principais entrepostos do comércio de escravos africanos desde o iníciodas Cruzadas.e) Tornaram-se centros econômicos e financeiros e vinculados às rotas mercantis e àprodução agrária das áreas rurais próximas.

17

3. (PUCC) Assinale o grupo de palavras que melhor se relaciona com o Renascimento Comercial:

a) Mestres, aprendizes e jurados.b) Suseranos, vassalos e feudos.c) Cambistas, banqueiros e papel-moeda.d) Cavaleiros, escudeiros e feiras.e) Burgueses, banqueiros e moeda.

18

https://www.youtube.com/watch?v=ss4BynuRJdwRESUMO - Idade Média

19

MUNDO FEUDAL X MUNDO MODERNO

TERRA/SERVOS MOEDA/BENS

IMÓVEL/FEUDAL MÓVEL/BURGUÊS

RELIGIÃO/CELESTIAL RAZÃO/MUNDANO

MUNDO FECHADO EXPANSÃO TERRITORIAL

20

- DURANTE A IDADE MÉDIA OCORREU O “MONOPÓLIO RELIGIOSODA IGREJA CATÓLICA.- A IGREJA CATÓLICA ERA MUITO PODEROSA E CONSEGUIUACUMULAR MUITOS BENS MATERIAIS.- O CLERO CATÓLICO EXERCIA FORTE INFLUÊNCIA CULTURAL EIDEOLÓGICA NA SOCIEDADE DA ÉPOCA.- A IGREJA CRIOU O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO, A SANTAINQUISIÇÃO, PARA JULGAR E PUNIR OS HEREGES...

21

A EUROPA, DURANTE A IDADE MÉDIA, TINHA APENAS UMA IGREJA CRISTÃ,A CATÓLICA ROMANA. ELA EXERCIA SUA INFLUÊNCIA EM TODA ASOCIEDADE.

A REFORMA PROTESTANTE REPRESENTOU O FIM DESSA EXCLUSIVIDADE,QUANDO SURGIRAM NOVAS VISÕES RELIGIOSAS E NOVAS IGREJACONCORRENTES DA IGREJA CATÓLICA. É O FIM DA UNIDADE RELIGIOSA.

RUPTURA DA UNIDADE CRISTÃ EUROPEIA = SURGIMENTO DA DOUTRINAPROTESTANTE.

22

23

FINAL DA IDADE MÉDIA:

- CRESCIMENTO DO COMÉRCIO E DA VIDA URBANA.- SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADE – HUMANISMO.- SURGE A CLASSE SOCIAL BURGUESA.- MENTALIDADE MAIS RACIONAL, MENOS RELIGIOSA.- IDEIA DE RIQUEZA MONETÁRIA (CAPITAL).- CONDENAÇÕES DA IGREJA ÁS PRÁTICAS MERCANTIS.- CRISE DO SÉCULO XIV: GUERRA, FOME, DOENÇAS, MORTES.- CLERO IMPOTENTE PARA ‘RESPONDER’ AOS PROBLEMAS.

24

- CONDENAÇÃO DA PRÁTICAS BURGUESAS.- SENTIMENTO INDIVIDUALISTA BURGUÊS.- CORRUPÇÃO DO CLERO: VENDA = CARGOS, RELÍQUIAS.- DEGRADAÇÃO MORAL DO CLERO: DESVIOS DE CONDUTA.- CRISE MORAL DO CLERO: SEM RESPOSTAS!- FORMAÇÃO DA MONARQUIAS NACIONAIS (ESTADOS).- CHOQUES: NACIONALISMO (REI) x UNIVERSALISMO (PAPA).- INVENÇÃO DA IMPRENSA MÓVEL: JONH GUTEMBERG.- RENASCIMENTO CULTURAL – RACIONALISMO.

FATOR IMEDIATO: VENDA DAS INDULGÊNCIAS.

25

4. (Acafe 2017/2)Em 2017 completaram-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna.Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:

A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:a) O sistema clerical dominante foi criticado por Lutero através das 95 teses fixadas na portada igreja do castelo de Wittenberg.b) A doutrina calvinista aceitava o mundo dependente da vontade de Deus, estando todosos homens sujeitos à predestinação.c) A supressão do celibato e a condenação da simonia também caracterizaram princípiosdefendidos pelo protestantismo.d) Na Dieta de Worms, convocada pelo monarca Carlos V, o luteranismo foi oficializadocomo religião do Sacro Império e difundiu-se rapidamente na Península Ibérica.

26

5. (UFSC 2018) O ano de 2017 marcou os 500 anos da publicação do documento considerado o marco fundador da Reforma Protestante: as 95 teses de Martinho Lutero.Sobre a Reforma Protestante e seus desdobramentos, é correto afirmar que:( ) Martinho Lutero recusava o princípio católico de que a salvação dependia da fé, dasobras humanas e da graça divina porque, na sua concepção, apenas a fé levava à salvação.( ) ao contrário do que defendia a Igreja Católica, Lutero sustentava que todas as pessoas,religiosas ou leigas, deveriam ter acesso à Bíblia para que compreendessem individual elivremente a palavra de Deus.( ) de acordo com o sociólogo Max Weber, há uma adequação entre a atitude protestantee a atitude capitalista( ) como consequência imediata da Reforma Protestante, os camponeses, estimulados pelaspalavras de Lutero contra a autoridade da Igreja Católica, iniciaram uma série de levantescontra a nobreza e o clero.( ) o movimento luterano, apesar de toda a sua crítica reformista, mantinha a defesa danegociação das indulgências (perdões) para os pecados que os infiéis cometessem.

27

28

EXPANSÃO MARÍTIMO EUROPÉIA

INTERESSES ENVOLVIDOS (“FATORES”):• ENCONTRAR: “VIA ALTERNATIVA” PARA O ORIENTE.• BUSCA DE RIQUEZAS: ESPECIARIAS, OURO, PRATA...• EXPANDIR OS DOMÍNIOS EUROPEUS.• AMPLIAR OS PODERES DOS ESTADOS (REIS).• CONVERSÃO/CATEQUESE DOS NATIVOS.• HISTORIAS/RELATOS DAS RIQUEZAS ORIENTAIS.

FATORES DECISIVOS:• CENTRALIZAÇÃO DO PODER (ESTADOS = REIS).• “PATROCÍNIO”: ESTADO (REI) + BURGUESIA.• APRIMORAMENTO DAS ARTE MARÍTIMA.• ENSINAMENTOS DE ÁRABES E ITALIANOS...

29

Deus disse: ‘Que as águas sejam povoadas de inúmeros seres vivos, e que na terravoem aves, sob o firmamento dos céus’. Deus criou, segundo as suas espécies, osmonstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as avesaladas, segundo as espécies. E Deus viu que isto era bom”.

30

31

Assinatura do Tratado de Tordesilhas32

PORTUGUESES POR AQUI:

•EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL: COMÉRCIO: MONOPÓLIO ESTATAL (ESTANCO) RELAÇÃO COM ÍNDIOS: CORDIAL!? FORMA DE COMÉRCIO: ESCAMBO (TROCAS). ARMAZENAGEM NO LITORAL: FEITORIAS. EXTRATIVISMO: AÇÃO PREDATÓRIA. DESTRUIÇÃO: MATA ATLÂNTICA.

OBS.: A EXTRAÇÃO DO PAU-BRASIL NÃO POSSIBILITOU/IMPRIMIU A OCUPAÇÃO/COLONIZAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA PORTUGUESA...

33

https://www.youtube.com/watch?v=ViIBcsGdYDMCOLONIZADO

34

6. Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculosXV e XVI?A) Fazer a navegação ao redor do mundo passando por todos os oceanos.B) Descobrir e controlar uma rota marítima para as Índias para comprarespeciarias diretamente na fonte e vender com elevados lucros na Europa.C) Chegar até o extremo norte do continente americano para iniciar opovoamento da região.D) Estabelecer e controlar novas rotas marítimas para a Oceania com oobjetivo de explorar os recursos minerais da região.

35

7. (Enem) Dali avistamos homes que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Erampardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso deencobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar orosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos everdadeiros. Os cabelos seus são corredios. (CAMINHA)

O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para aformação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato,se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a

a) preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios àocupação da terra.

36

b) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticasculturais do indígena.c) orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativoscomo mão de obra para colonizar a nova terra.d) oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalhocatequético e exigia amplos recursos para a defesa da posse da nova terra.e) abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aosinteresses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dosíndios.

37

- A colônia (Brasil) só podia comprar e vender produtos para a metrópole (Portugal).

- Era proibido instalar indústrias na colônia (Brasil).- Os produtos manufaturados vinham de Portugal.- A metrópole (Portugal) exercia monopólio (exclusividade) sobre o comércio

da colônia.

38

39

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS: 1534

- JÁ EXPERIMENTADO: ILHAS DO ATLÂNTICO.

- TRANSFERIR O CUSTO DA COLONIZAÇÃO.

- “TERCEIRIZAR” DA OCUPAÇÃO.

- “PRIVATIZAÇÃO DA COLONIZAÇÃO.”

- LOTEAMENTO DO BRASIL: 15 “LOTES”.

- DOCUMENTOS: CARTA DE DOAÇÃO (REI

DOA A CAPITANIA), FORAL (DIREITOS E

DEVERES DO CAPITÃO DONATÁRIO).

40

8. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas GrandesNavegações dos séculos XV e XVI?A) Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários paísesmoravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em navegaçãooriundo da industrialização do país.B) Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos naconstrução de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e americanos.C) Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação,domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos oriundoda burguesia e nobreza.D) Experiência em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média,grande quantidade de madeira e ferro no território português para a construçãodas caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.

41

42

43

top related