história atividade 02

Post on 21-Aug-2015

33 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Curso Licenciatura em Ciências - UNIVESP

Disciplina História – Aluno: Eduardo Rodolfo Assunção

Bimestre 2

Atividade de Portfólio da Semana 2

Levantamento de Grupos Escolares Investigar em sites de arquivos, livros, artigos e também onde mora qual o grupoescolar mais antigo da sua localidade.

O Grupo Escolar mais antigo de nossa região é a Escolas Reunidas doBelenzinho, hoje conhecida como Escola Estadual Amadeu Amaral.

Quais as principais características do prédio?

É um prédio bastante antigo, possuindo 3 andares e mais de 80 salas,totalizando aproximadamente cinco mil m² de espaço para educadores e educando.

Tem como alvo de atendimento, o Ensino Fundamental e Ensino Médio, é étambém uma extensão da ETEC José Rocha Mendes, oferecendo vários cursostécnicos aos seus alunos como Administração, Contabilidade e Logística.

Quando foi fundado?

A Escola Reunidas do Belenzinho começou a funcionar em 29 de Abril de 1907,sob a direção do professor Carlos de Escobar, com o mesmo programa e a mesmadisciplina dos grupos escolares.

Já a Escola Estadual Amadeu Amaral foi inaugurada em 3 de Fevereiro de 1909

Como e quando foi a criação desse tipo de escola para a sua localidade –repercussão, notícias, informações de indivíduos que vivenciaram o processo?

Fica localizada no Lgo. São José do Belém, bairro que é chamado deBelenzinho pelos moradores mais tradicionais.

A Instituição contribuiu para a formação de muitas pessoas da região e tambémde personalidades, como o grande ator e cineasta Amácio Mazzaropi, que cursou oensino primário em 1919.

Pelos pisos em ladrilhos portugueses do seu prédio, que já foi chamado deGrupo Escolar do Belenzinho e em 2002 foi tombado pelo Condephaat - Conselho doPatrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo,passaram muitos estudantes que se orgulham dos primeiros ensinamentos aprendidosno local.

Um exemplo é o ex-aluno Fábio Lazzari, que estudou no Amadeu Amaral de1939 até 1942. “Lembro-me do alto gabarito dos professores, que na época eram bemseveros. Aprendíamos muito, já que a qualidade do ensino era excelente”, lembraLazzari que, atualmente é presidente da FPH - Federação Paulista de Handebol, cujasede fica no Belém.

Segundo ele, naquele tempo, aulas de francês, inglês e caligrafia faziam partedo currículo escolar, bem como os tradicionais uniformes. “Calça azul, blusa branca euma gravatinha com o número de listras correspondentes ao ano do primário que oaluno cursava”, afirma.

Questionado sobre suas melhores lembranças, Lazzari diz sem hesitar.“Quinzenalmente, havia projeções de filmes que uniam todas as salas e alunos. Nós,crianças, esperávamos ansiosos para ver os filmes de Chaplin e dos Três Patetas”,conta ele que, por três anos consecutivos, foi o primeiro aluno da classe emlinguagens, título que lhe rendeu gosto pela escrita, para que anos depois, concluísse ocurso de Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já Rosália Pierre, goiana de 81anos, que mora no bairro ‘desde criança’, como ela diz, e faz questão de o chamar deBelenzinho, se recorda com saudade do tempo em que os três filhos estudavam no‘colégio centenário’. “Uma vez, fui conversar com a professora do meu filho, Mário, porcausa de uma ‘confusão’. Ela fez um mapa onde os traços da Europa estavammaiores, e meu filho apontou o erro e provou para ela. O resultado foi uma bronca nelee o convite para que eu comparecesse na escola”, relembra saudosa.

Outro belenense que passou pela Instituição é Manoel Pitta, que compara aépoca em que estudou com os dias atuais. “O ensino decaiu muito. Os alunos iam comgosto para escola. Seja no Amadeu ou em outros colégios, a educação tem muito amelhorar”, ressalta.

Escolas Reunidas do Belenzinho

Escola Estadual Amadeu Amaral

top related