história da religião islamica

Post on 12-Jun-2015

25.453 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Para o islã, o homem deve entregar-se a Deus e submeter-se a sua vontade em todas as áreas da vida.

Islã ou Islam: submissão à vontade e as ordens de Deus

As origens do Islamismo

No século VII, a península arábica era habitada por povos que levavam uma

vida nômade, divididos em tribos que viviam em constantes guerras.

Meca tornara-se um centro comercial importantíssimo, rota de passagem entre o Iêmen e a Síria e o atual Iraque.

Os árabes eram politeístas e a religião absorvia essa realidade, posto que sua fé refletia um pouco de todas as crenças populares do Oriente.

A história do profeta

Mohamad, nasceu em Meca, na Arábia, por volta de 570 d.C., e ficou órfão ainda quando criança, sendo educado por seu tio Abu Talib.Casou com Khadija, uma próspera comerciante da cidade de Meca.

Meca, sua cidade natal, era um importante centro comercial, pois era um posto de parada para as caravanas que transitavam pela Península Arábica. Além disso, era um dos centros religiosos da Arábia e um local de peregrinação.

A Mensagem

O Profeta Mohamad costumar meditar na caverna de Hira, e no mês de Ramadan recebeu a Mensagem de Deus através do Arcanjo Gabriel.

A PREGAÇÃO

Depois de sua revelação, Mohamad começou a fazer pregações em Meca, como profeta.Ele combatia a idolatria, afirmando que Alá( Deus em língua árabe) era o Único a ser adorado.

A Mensagem do Profeta Mohamad era um chamado para o monoteísmo mas foi perseguido pelos politeístas de Meca.

A divulgação do Islão

Em 622, por causa das perseguições, Mohamad saiu de Meca e foi para a cidade de Medina; esse acontecimento foi chamado de hégira.

Hégira

Muçulmanos

O islamismo surgiu na Arábia, há quatorze

séculos, mas os muçulmanos (submissos a Deus) existem desde

Adão.

Em Medina o Profeta tornou-se lider

religioso e chefe de Estado, tornando

seus habitantes através da Mensagem

de Deus uma irmandade.

Em Medina

O Alcorão (leitura ou recitação) é o livro que contém as revelações de Deus transmitidas através do arcanjo Gabriel feitas ao profeta Mohamad. Consta de 114 capítulos (suras).Contém os fundamentos da fé islâmica,normas de moral, histórias de profetas e Mensageiros de Deus. É a primeira fonte da religião Islâmica. A segunda fonte é a Suna.

Livro sagrado:

Alcorão

O ritual da oração representa a humildade do homem na presença de Deus.

ORAÇÃO

São 05 por dia: Oração da Alvorada Oração do Meio Dia Oração da Tarde Oração do por do Sol Oração da Noite

Jejum no mês de RamadanO nono mês do ano lunar, chama-se Ramadan, neste mês o muçulmano faz o seu Jejum, abstendo-se de comer, beber, fumar e de manter relações sexuais no intervalo entre o nascer do sol e o pôr do sol.

O muçulmano contribui com 2,5% liquido no final de cada ano para os muçulmanos mais carentes.

Zakat

PeregrinaçãoA peregrinação à Meca, que acontece todos os anos, é um

dos deveres do fiel.Todos os muçulmanos devem ir, pelo menos uma vez na

vida, a essa cidade, desde que tenham meios para isso.Antes de entrar nela, o peregrino abandona os seus trajes

habituais e cobre-se com panos brancos.Os milhares de peregrinos dão sete voltas ao redor do

santuário da grande mesquita, além de cumprir outros rituais.

Mesquitas

A palavra "mesquita" significa "local de prostração", ou seja, é o local de adoração, de reunião e de estudo do Alcorão. É o centro da vida comunitária.

Na mesquita as estátuas e certas imagens estão proibidas. É comum encontrar frases em árabe na forma de objetos.Nas mesquitas a tradição é sentar-se no chão e algumas cadeiras são permitidas para os que se encontram enfermos.Durante as suas orações os muçulmanos voltam-se em direção a Meca.

Mesquitas

A EXPANSÃO ISLÂMICA

O Profeta Mohamad estabeleceu relações diplomáticas com várias cidades, algumas assassinaram embaixadores muçulmanos provocando conflitos. Após a morte de Mohamad, 632, o Estado muçulmano passou a ser governado por califas, que concentravam os poderes religioso, político e militar.

Sob a liderança dos califas, ocorreu uma grande expansão. São várias as motivações dessa expansão: a busca de terras férteis, o interesse na ampliação das atividades comerciais (as atividades comerciais levavam o Islamismo e realizavam a divulgação do Islão) e também as guerras contra aqueles que combatiam a religião islâmica.

A EXPANSÃO ISLÂMICA

FASES DA EXPANSÃO

Primeira etapa (632-661) – conquistas da Pérsia, da Síria, da Palestina e do Egito, realizadas pelos califas eleitos que sucederam Mohamad.

FASES DA EXPANSÃO

Segunda etapa (661 – 750) – período da dinastia dos califas Omíadas. Conquistas do noroeste da China, do norte da África e de quase toda a península Ibérica. O avanço árabe ou sarraceno ao Reino Franco foi barrado por Carlos Martel, na Batalha de Poitiers, em 732.

Terceira etapa (750 – 1258) – período da dinastia dos califas Abássidas marcado pela ascensão dos persas rumo ao mundo islâmico. As conquistas muçulmanas ainda avançaram pela Europa, na parte sul da península Itálica.

FASES DA EXPANSÃO

A expansão islâmica levou à difusão do idioma árabe, que se tornou a “língua oficial” do mundo islâmico. Além disso, os muçulmanos desenvolveram inúmeras atividades econômicas nas regiões ocupadas e difundiram suas técnicas e conhecimentos.

FASES DA EXPANSÃO

O Islamismo é a religião que mais cresce no mundo com mais de 1 bilhão de seguidores e sua presença está em boa parte do mundo.

top related