reserva natural do sado

Post on 03-Mar-2016

237 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Áreas Protegidas de Portugal

TRANSCRIPT

Reserva Natural do Estuário do Sado

Autores: Ana Catarina e

Daniela Arrifes

Turma:6ªA

Data:Fevereiro de 2010

Nº: 3 e 10

Localização do Estuário do Sado

Historial do ParqueO Sado é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra daVigia e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlânticoperto de Setúbal.

No seu percurso passa por Alvalade e por Alcácer do Sal, sendo o seuestuário a separar Setúbal de Tróia. É dos poucos rios da Europa quecorre de Sul para Norte, tal como o Rio Mira (Odemira, Alentejo), que éde menor dimensão.

No estuário do Sado habita uma população de golfinhos (roaz-corvineiro), que tem resistido à invasão do seu habitat pelo homem(tráfego marítimo para os estaleiros da Mitrena, para o porto deSetúbal e decorrente da pesca e da doca de recreio, além do ferry-boat de ligação entre margens).

O rio Sado não tem um grande caudal devido a vários factores,destacando-se dois: o clima mais árido do Alentejo, onde se encontraa sua nascente, e o desnível, pequeno, entre a altitude da nascente ea altitude da foz. A sua bacia hidrográfica tem uma área de 7640 km2.

A Fauna

Na Reserva Natural do Estuário do Sado (R.N.E.S.) estãoregistadas 261 espécies de vertebrados, das quais 8 são anfíbios,11 são répteis, 211 são aves e 31 são mamíferos.

Nas águas do Estuário vive uma grande diversidade de animais, dosmuitíssimos pequenos a ponto de não se verem, aos animais que pesam otriplo ou o quádruplo do homem. Aos muito pequenos chamamos plânctone servem de alimento aos animais maiores que os conseguem "filtrar" daágua. Este absorve nutrientes dos sapais e de outras origens. Nos lodoshabitam as minhocas, muito procuradas para a pesca desportiva.Erradamente são apanhadas em excesso e exportadas. Em consequência asaves e peixes ficam com menos alimento e o lodo revolvido durante aapanha provoca grandes problemas ao Estuário. Os polvos, chocos e lulassão animais calmos por natureza, juntamente com alguns animaisescondidos em conchas como a amêijoa e a ostra portuguesa que quasedesapareceu devido a tintas anti-vegetativas colocadas nos fundos dosbarcos. Não menos interessantes são os caranguejos, santolas, sapateiras ecamarões, outrora abundantes mas que agora são capturados e exportadospondo em risco a vida dos seu predadores naturais Os mais conhecidos sãoos peixes. Até hoje já foram identificadas 69 espécies. Destas destacam-se orobalo, o charroco, a taínha, a solha o linguado, o salmonete e a corvina.Estes dois últimos, extremamente dependentes do Estuário estão em riscode extinção local. A poluição e captura exagerada de alguns animais quelhes serviriam de alimento e dos próprios peixes tem contribuído para adrástica diminuição dos efectivos pesqueiros.

Golfinhos

Os Golfinhos Roazes são a imagem de marca deste Estuário,onde existe uma comunidade residente que continuamentebusca os peixes e chocos que são a base da sua alimentação.

Águias Pesqueiras

Rainhas dos ares, modelos da tecnologia aérea, algumas aves procuramtambém o Estuário para se alimentarem. O perna -longa que nidifica nosmuros das salinas, os alfaiates e flamingos. Podem ainda ser vistas emgrandes bandos os maçaricos, as garças, os borrelhos e os pilritos. Asaves aventureiras são gaivotas, patos, mergulhões, mergansos, ecorvos marinhos. Porém o trono dos céus é ocupado pelas aves derapina, águias sapeiras e águias pesqueiras.

As Cegonhas

As cegonhas apesar de se tratar de uma espéciemigradora, nos últimos anos, devido à melhoria dascondições climatéricas, tem preferido permanecerpor Portugal todo o ano, tornando-se uma presençaassídua na Reserva Natural do Estuário do Sado

A Flora

Quilómetros de dunas a perder de vista com enormes extensõesde pinhal (e nenhuma construção) e um mar magnífico constituemum cenário idílico que poucos países europeus se podem gabar depossuir. Portugal pode orgulhar-se, por enquanto, de possuirpaisagens naturais únicas, embora, para manter intacta estasurpreendente faixa litoral, seja urgente torná-la numa daszonas mais protegidas na reserva, com acesso pedonal limitado.Das inúmeras espécies de flora que se podem encontrar nasdiversas áreas da R.N.E.S., como os sapais, as dunas, entreoutras, destacam-se as seguintes pela sua manifesta beleza:Giesta, Dedaleira, Lírio, Feto, Camarinheira, Tomilho, Santolina,Cardo rolador e Bocas de lobo.

Campos de Arroz

Os campos de arroz são uma das imagens símbolo das terras dosado. Terrenos alagados onde, ao longo de todo o ano, esta plantavai ganhando forma, pacientemente, até à chegada da queima dorestolho no final de Setembro, que se prolonga por dias consecutivos.Ao anoitecer, a paisagem pinta-se de tons laranja e vermelho, comas chamas a alcançar o horizonte. Nestes arrozais são avistadascegonhas, flamingos, garças, patos e enumeras aves em busca dealimento. A aplicação de pesticidas contamina os insectos e pequenosroedores que por ali vivem, contaminando assim indirectamente asaves e o homem, causando danos incalculáveis a nível ecológico e anível da saúde humana.

Montados de sobro e pinhais

A área envolvente ao Estuário do Sado está na sua maior parteocupada por montados de sobreiro e pinhais mansos e bravos erespectivas plantas associadas. Neles se distribui umaextraordinária riqueza faunística. Fugidos aos intoleráveisInvernos da Europa do Norte, bastantes espécies de pequenasaves (tentilhões, pintarroxos, felosas, estorninhos, etc.) agrupam-se em extensos bandos de alegria e companheirismo, ora saltandona erva verde, ora colocando-se alerta nas árvores.

Sapais

São zonas no Estuário onde se acumulam sedimentos (lodos,areias, detritos vários) provenientes de outras zonas do rio,constituindo terrenos de aluvião, ciclicamente alagados pelasmarés e onde se fixa uma vegetação que tolera a água salgada.Algumas destas plantas são constituídas, quaseexclusivamente por caules suculentos onde armazenam águafiltrada de sais.

Contribuição do Parque para a Biodiversidade

Estes projectos fazem parte de uma ambiciosaestratégia de conservação da natureza e têm comoobjectivo a protecção, preservação e integração dosrecursos naturais de forma a promover nas ÁreasProtegidas o desenvolvimento sustentável e aconservação da biodiversidade.

Bibliografia

Informação retirada do site:descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/20785.htmle da wikipédia e encicolpédiaImagens retiradas do mesmo e do google

(:}

top related