trabalho de sociologia thalita amorim

Post on 06-Jun-2015

184 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

MATO GROSSO DO SUL

ASPECTOS CULTURAIS DE MATO GROSSO DO SUL

A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense muito influenciada pela cultura paraguaia. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias outras contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.

A formação cultural do sul-mato-grossense está associada à diversidade das tradições trazidas pelos migrantes e pelos imigrantes, mas algumas predominaram e deram uma característica muito peculiar às manifestações artísticas locais. E a música e a culinária se constituíram nos principais componentes da 'genética' de Mato Grosso do Sul. As músicas associadas a polcas, guarânias e rock embalam um cardápio plural e exótico na culinária, com produtos e preparos portugueses, indígenas, africanos, asiáticos e hispânicos.

Etnias de Mato Grosso do SulCor/Raça % (IBGE/2007)

Brancos 51,1

Pretos 5,3

Pardos 41,8

Amarelos ou indígenas

1,7

A população de Mato Grosso do Sul tem crescido a altos níveis desde a década de 1870, quando o estado passou a ser efetivamente povoado.

Entre a década de 1940 e o ano de 2008, a população aumentou quase dez vezes, ao passo em que a população do Brasil, no mesmo período, aumentou pouco mais que

quatro vezes.

Isso, no entanto, não se dá devido a uma alta taxa de natalidade no estado,

mas à grande quantidade de migrantes de outros estados ou imigrantes

em Mato Grosso do Sul.

Como bebida típica o tereré (semelhante ao chimarrão,

porém frio), tomado nos encontros entre amigos e familiares, sendo também

considerado o estado-símbolo dessa bebida e maior produtor de erva-mate da região Centro-

Oeste do Brasil.

O uso desta bebida, derivada da erva-mate

(Ilex paraguariensis),

nativa do Planalto Meridional do Brasil,

é de origem pré-colombiana.

Principais bebidas típicas: Caldo de piranha - Licor de pequi - Sorvete de bocaiúva - Tereré

Símbolos

Arara AzulTuiuiúTereréTrem do PantanalPantanal

Danças Típicas

Polca paraguaia

Catira

Cururu

Festas

Populares

e religiosas

Reisado

Folia de reis

Festa do Divino Espírito Santo

Lendas

Mar de Xaraés, Lenda do tuiuiu, João-de-barro, Pé-de-Garrafa, Come-língua , Minhocão, Negro d’água, Donos dos porcos, Anta sobrenatural, Pai do mato, Sinhozinho e Santo que fugia.

Negro d'água

É um animal que vive nos rios...Metade Homem, outra metade peixe.Ataca os pescadores à noite, puxando a canoa, fazendo-a virar e levando o pobre pescador para as águas profundas e negras do rio.Dizem que o pescador que conseguir cortar uma das garras do Negro D'água, torna-se seu amigo.Também dizem que ele costuma tomar sol em lugares desertos nas pedras dos rios. 

Artesanato

Inst

rum

e

ntos

M

usicai

s

Inst

rum

ento

s M

usic

ais

Viola-de-cocho Maraca Viola

Violão Acordeão Harpa paraguaia

Gêneros Musicais

GuarâniaChamaméPolca ParaguaiaVanerãoSertanejo

Cantores

Di FerreroAlmir Sater Geraldo Espíndola

Gilson Espíndola Helena Meirelles Jerry Espíndola

João Bosco & Vinícius Luan SantanaLia Mayo

Maria Cecília &Rodolfo

Ney Matogrosso

Tetê Espíndola

Artes Plásticas

Lídia Baís, é principal ícone da cultura sul-mato-grossense, pintou cerca de 100 quadros.  Em 1977, com a divisão do Estado de Mato Grosso e criação do estado de Mato Grosso do Sul,   inicia-se um movimento cultural idealizado por Henrique Spengler para buscar-se uma identidade para o Mato Grosso do Sul.

A partir deste movimento aparecem nomes como:Jonir Figueiredo, Miska, Lúcia Barbosa, Nelly Martins, Teresinha Neder, Áurea, Ana Ruas, Ana Carla Zahran, Thetis Sellingardi, Lu Sant’ana, Genésio Fernandes, Carlos Nunes, Vânia Pereira, Neide Ono, José Nantes, Fernando Marson, Roberto Marson, Juracy, Cecílio Veria, Isaac de Oliveira, Elis Regina Nogueira, Irani Brum, Bucker, Heron Zanata e Ovini Rosmarinus, que buscaram a afirmação da arte sul-mato-grossense em diversos salões de arte brasileiros.

Uma das funções da arte é criticar a sociedade, mostrar o que não querem ver. A arte lê o pensamento de um período histórico. O artista deve refletir seu meio ambiente. A obra tem que ter força social, durabilidade. Evandro Prado, Douglas Colombelli, Priscila Paula Pessoa e Patrícia Rodrigues são citados como a última geração de artistas que vêm apresentando um trabalho crítico para a sociedade de Mato Grosso do Sul e dão força para a arte Sul-mato-grossense.

Humberto Espíndola

Epaminondas Pedreira Daltro Júnior ou

Daltro

Joacilei Lemos Cardoso

Lucia Mont’ Serrat José Ramão Pinto de Moraes o Jorapimo

Lidia Baís

Outros...

 “As obras de arte são espelhos nos quais   é possível ler o deslizar da vida, suas idas e vindas   em direção ao mar da eternidade”.   (M. da Glória S. Rosa)

Telas

Bovinocultura- Humberto Espíndola

Pescador- Daltro

Sem título- Joacilei

Flores – Lucia Mont’ Serrat

Buriti - Jorapimo

Auto retrato – Lídia Baís

Escultura

Conceição dos Bugres – principal artista de MS

cerâmica de Paulo Celestino – Bela Vista/MS

Literatura

Academia Corumbaense de LetrasAcademia Douradense de LetrasAcademia Fatimassulense de LetrasAcademia Maracajuense de LetrasAcademia Pontaporanense de LetrasAcademia Treslagoense de LetrasA Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, cognominada "Casa Luis Alexandre de Oliveira" com sigla A.S.L., é a associação literária máxima de Mato Grosso do Sul, fundada em 30 de outubro de 1971, com o nome de "Academia de Letras e História de Campo Grande".

Escritores nascidos em Mato Grosso do Sul

Augusto César Proença –Corumbá- contista. Poetas Carlos de Castro Brasil – CorumbáDelasnieve Daspet- Porto MurtinhoDouglas Diegues – Ponta PorãEmmanuel Marinho -DouradosFlora Egídio Thomé – Três LagoasFrancisco Leal de Queirós - ParanaíbaMiguel Jorge – Campo Grande

EscritoresCláudio Valério da Silva –Anastácio Elpídio Reis -Ponta Porã Hélio Serejo -Nioaque

Manoel de Barros- Nascido à beira do rio Cuiabá, um ano depois sua família foi viver em uma propriedade rural em Corumbá , mudou ainda quando criança para Campo Grande.

Teatro

Como resultado do incentivo dos festivais, surgiram em Mato Grosso do Sul diversos grupos de teatro, como o GUTAC (Grupo de Teatro Amador Campo-grandense) e o GUTIC, dos quais faziam parte Américo Calheiros, Vanderley Rosa, Maria Cristina Moreira de Oliveira, Hélio de Lima, Joana d’Arc, Rosemary Lamontano. Outros grupos tiveram vida passageira, como os de Valter Rondon e José Carlos Vila.O teatro funcionou inicialmente nas escolas, que eram os centros culturais, onde se promovia o desenvolvimento das atividades estéticas.

Teatro Glauce Rocha em Campo Grande. Teatro Aracy Balabanian.

Famosos de MS Mato Grosso do Sul possui muitas pessoas brilhantes que atuam em várias áreas, tais como empresários, artistas, cantores, etc. Muitos brilham no Brasil e em outros países. Dentre todos escolhemos quatro.

Administração comercial

Henry Maksoud - empresário Ueze Zahran - empresário

Artes plásticasAlcides Pereira dos Santos - artista plástico Humberto Espíndola - artista plástico Jorapimo - artista plástico Maria da Glória Sá Rosa - crítica de arte/historiadora Victor Henrique Woitschach (Ique) - cartunista Wega Nery - artista plástica

Artes cênicas

Andréa Freire - atriz/diretora de teatro Aracy Balabanian - atriz Cândido Alberto da Fonseca - cineasta David Cardoso - cineasta e ator Glauce Rocha - atriz Gracyanne Barbosa - dançarina e modelo

ALUNA : THALITA AMORIMPROFESSORA : MYLAN° 272 ANO “B”

top related