análise crocs em pdf

15
Análise da loja franquia CROCS em Uberlãndia MG, localizada no center shopping na avenida João Naves de Avila.Realizada pelas alunas Cátia Rodrigues e Fernanda S. Borsari nadisciplina de Ateliê do curso de design da Universidade Federal de Uberlândia.

Upload: catia-rodrigues

Post on 20-Aug-2015

199 views

Category:

Art & Photos


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Análise crocs em pdf

Análise da loja franquia CROCS em Uberlãndia MG, localizada no center shopping na avenida João Naves de Avila.Realizada pelas alunas Cátia Rodrigues e Fernanda S. Borsari nadisciplina de Ateliê do curso de design da Universidade Federal de Uberlândia.

Page 2: Análise crocs em pdf

Recém-chegada ao Brasil, a Crocs veio para fazer história no país.Desde maio de 2007 a marca de calçados está presente no paíse hoje se destaca pela inovação de produtos, pela qualidade percebida pelos consumidores - que são cada vez mais ilustres ao material usado como matéria-prima do produto e pelo design diferenciado.Todos usam: jovens, adultos e crianças, provavelmente seu maior público.Alguns acham brega. Outros usam sem nenhuma vergonha.

Page 3: Análise crocs em pdf

Entrevista com uma das vendedoras da loja:

1. Qual o principal publico alvo da loja: infantil e pré adolescente2. O que você acha da circulação e da ergonomia(conforto) da loja?A loja possui uma boa circulação e como é feita com medidas padrão , possui uma boa ergonomia, os moveis são dispostos em lugares que facilitam a circulação, tanto do cliente quando dos funcionários. Os expositores são de fácil acesso e ficam separados por modelos numeração e cor. No balcão ficam expostos os acessórios da marca e é onde se faz o pagamento e é também o local de atendimento ao cliente. A loja apensar de pequena possui espaço bem distribuído e aproveitado3. A loja possui boa iluminação?Sim, é clara e da destaque aos produtos4 Possui um bom estoque?O estoque da loja é pequeno, mas acomoda bem os produtos, visto que recebem poucas mercadorias por vezes5. O que poderia melhorar na loja? O balcão de atendimento é pequeno para as funções dos funcionários, que são pagamento, atendimento, mostruário de acessórios, embrulho de presentes entre outros. E a falta de uma vitrine na fachada da loja, que não possui. Teria uma melhor divulgação da marca se possuísse.

Page 4: Análise crocs em pdf

A fachada da loja está de acordo com opadrão de franquias brasileiras. Como podemos perceber ha predominância da madeira em tom claro em contraste com o verde limão marcante e opreto e branco que são cores que se destacam juntas.A vitrine é modesta, como podemos ver não se preocupam muito com vitrine grande, ja que as lojas no Brasil ficam loca-lisadas nos shopping centers e quando a loja está fechada não ha um fluxo grande de pessoas transitando, portanto a vitrine ja não é mais o grande destaque e a estrategia de venda.São pequenos nichos redondos (seguindo o conceito da logo) emvidro.A fonte usada na logo é AG Book Rounded BQ-Bold , como pode-mos notar é simples e marcante e segue o conceito da marca.Por ser algo simples, lembramos com facilidade da marca, a gran- de maioria das pessoas que perguntamos consegue assimilar o crocodilo na memória quando falamos a palavra CROCS.

Page 5: Análise crocs em pdf

Todos os acessórios de personalizar o crocs estão or-ganizados no balcão, alguns na parte superior e outros embutidos em um painel no próprio balcão. Funciona da seguinte forma: o cliente escolhe e o vendedoro atende no balcão mesmo.

Page 6: Análise crocs em pdf

Nota-se que os calçados de numeração maior es-tão dispostos em prateleiras embutidas nas paredes.Os da linha infantil nesse nicho localizado mais aocentro da loja e com altura menor, onde possibilitamelhor acesso da criança, ja que a intenção é queo cliente fique a vontade para escolher seu produto.Em cima do nicho estão espostas as bolsas, mochilase estojos escolares. Na parede ao fundo da loja pode- mos ver algumas prateleiras que possibilitam destacar e expor outros produtos como por exemplo as botas. Expositores e prateleiras são sempre brancos ou transparentes, ja que o produto ja é bem colorido e contrasta com o tom neutro.

Page 7: Análise crocs em pdf

A iluminação da loja necessita de uma luz bemclara e branca, para dar contraste nos produtos que sãomulticoloridos.Possui uma boa iluminação geral e também umailuminação nos expositores e nas prateleiras com spotscom luzes mais fracas, para não esquentar o produto edanifica lo .

Page 8: Análise crocs em pdf
Page 9: Análise crocs em pdf

O estoque da loja fica aos fundos e é pequeno maisacomoda bem os produtos , visto que recebem poucasmercadorias por vezes.Não pudemos fotografar por dentro mais em algumas fotos da pra ver que ele também é composto por prateleiras e algumas caixas que ficam no proprio chão.A porta do estoque é a parede do fundo da loja, portanto quando ele esta aberto podemos ver uma partecomo registrado nas fotos. A loja estava um pouco bagunçada e tinham até caixas no chão atrapalhando o fluxo dos clientes, isso ocorreu devido ao grande movimento da loja, notamos que é bem movimentada.

Page 10: Análise crocs em pdf

O teto da loja, embute iluminação como ja foifalado anteriormente e também o ar condicionado.A temperatura no interior da loja é agradável.

Page 11: Análise crocs em pdf

O cliente senta nos pufes para experimentar ocalçado, ele mesmo pode circular na loja, ter acesso aos produtos e experimentar.

Page 12: Análise crocs em pdf

Os expositores são embu-tidos na parede como pode-mos ver na foto abaixo e com iluminação direta destacando os produtos com tipo de lampada adequada.A altura tem aproximadamente 2.5m e abriga os tamanhos maiores, de adulto. A foto ao lado mostra que a alturanos permite pegar os pedrotus sem fazer esforço, uma pessoa de estatura média consegue ter acesso tranquilamente.Os calçados da linha infantil estão organiza-dos em comportimentos mais baixos, comoja foi falado anteriormente. Concluimos que a ergonomia nesse ponto foi realizada de forma adequada.

Page 13: Análise crocs em pdf

Planta com analise do percurso dos funcionari-os e dos clientes. É basicamente o mesmo percursoo que diferencia é que os funcionarios tem acesso ao balção e ao estoque e os clientes não.

Page 14: Análise crocs em pdf

planta cotada e com o lay out que é bem basico e permite mobilidade, não são fixos.

Page 15: Análise crocs em pdf

Corte AA. Nele podemos perceber o balcão, a vitrine, os expositorese a fachada da loja.